Pages

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Com mudanças, Assembleia deve criar da Secopa nesta quinta-feira

Da Redação
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jose Riva (PP), afirmou que que o Projeto de Lei Complementar que autoriza o Estado para criar a Secretaria Extraordinária para a Copa 2014 - Secopa - deverá ser colocado para votação em plenário na manhã desta quinta-feira. A sessão da noite de hoje foi encerrada mais cedo em decorrência do estado de saúde do deputado estadual Luiz Marinho (PTB), que sofreu um AVC e está internado em estado grave num hospital em Cuiabá.
De acordo com o parlamentar, somente após a definição das mudanças é que a proposta será colocada em Plenário para a votação. “É possível que as discussões sejam definidas ainda nesta quinta-feira. Temos que sanar alguns erros de origem e não aprovar a proposta de forma equivocada. A Secopa não pode existir até 2015, bem como a existência de 63 cargos, que pode ser reduzido”, destacou Riva. O deputado Walter Rabello (PP) afirmou que é um absurdo o governo querer transferir 30% do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) e mais 25% do Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Fundeic) para a Secopa. “Há dois anos não acontece nada. Até hoje, a população só vê a construção da Arena Pantanal. Outro erro é de o governo criar primeiro a Secopa e depois extinguir a Agecopa. Isso tem que ser feito por lei específica”, destacou Rabello.
Enquanto isso, o primeiro-secretário e deputado Sérgio Ricardo (PR) disse que o impasse em torno da votação sobre a criação da Secopa seja definido ainda esta semana. “Se for preciso fazer várias sessões extraordinárias que se faça. A Casa não pode ser responsabilizada por possíveis atrasos das obras. A Secopa tem que ser uma secretaria diferente e mais forte. Não podemos perder mais tempo e que essa mudança seja a última”, observou Sérgio Ricardo.
Já o deputado Emanuel Pinheiro (PR) sugeriu ao líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Romoaldo Júnior (PMDB), que o governo transforme a Secretaria Extraordinária de Acompanhamento da Copa do Mundo e do PAC , sob o comando de Djalma Sabo Mendes, na Secopa. A transformação seria, de acordo com o parlamentar, por meio de decreto.
“Essa iniciativa é de competência do Executivo e está amparada pela Emenda Constitucional 32 – da Constituição Federal. Sugeri ao líder do governo apresentar a proposta ao governador Silval Barbosa para criar a Secopa, por meio de Decreto, dando com isso mais rapidez ao processo”, observou Pinheiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário