Pages

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

PF deflagra operação em MT e mais quatro estados; 20 foram presos e um é acusado de assassinar um policial (Atualizada)


Da Redação - Julia Munhoz
Foto: AssessoriaCocaína apreendida durante a operaçãoCocaína apreendida durante a operação
A Polícia Federal cumpre na manhã desta sexta-feira (30) 41 mandados de prisão durante uma operação deflagrada no município de Cáceres (220 km de Cuiabá). Denominada “Noturnos”, a ação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa voltada ao tráfico internacional de cocaína e foi deflagrada em cinco estados.

Conforme a assessoria da PF, em Mato Grosso serão cumpridos mandados de prisão em Cáceres, Pontes e Lacerda, Campo Novo dos Parecis e Cuiabá. Nos outros estados as prisões serão cumpridas nas cidades de Campo Grande (Mato Grosso do Sul), Viana (Espírito Santo), Pinheiro e Viana (Maranhão) e Ribeirão Preto (São Paulo).

As investigações duraram cerca de um ano e tiveram início em Cáceres. Apesar de residirem, no município o núcleo do grupo criminoso atuava em outras cidades mato-grossenses, bem como em outros estados relacionando-se ou prestando apoio a outras quadrilhas.

Cerca de 160 policiais federais cumprem 35 mandados de prisão preventiva, seis mandados de prisão temporária e 38 mandados de busca e apreensão, os quais foram expedidos pelo Juízo da Justiça Federal em Cáceres.

No decorrer da investigação foram lavrados seis autos de prisões em flagrante delito e apreendidos, aproximadamente, 390 kg de cocaína, além de material destinado à produção, preparação e transformação de drogas.

Os investigados responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, cujas penas podem chegar a 15 anos de reclusão. No entanto, por se tratar de tráfico internacional de entorpecentes e pelo fato de as ações ilícitas do grupo envolverem mais de um estado brasileiro, há previsão de elevação das penas de um sexto a dois terços.

Depois de interrogados, os presos serão recolhidos à Cadeia Pública de Cáceres, sendo que os detidos em outros estados serão, posteriormente, recambiados para o município, onde permanecerão à disposição da Justiça Federal.

A “Operação Noturnos” recebeu esta denominação em virtude de parte dos alvos internalizarem a droga no Brasil através de caminhada noturna, bem como enviarem o entorpecente para os outros estados através de “mulas” que viajam somente à noite.

Mandados cumpridos

De acordo com informações da PF, até o início desta manhã, 20 mandados de prisão já foram cumpridos sendo quatro em Cuiabá, dos quais dois já estavam no Presídio Pascoal Ramos e receberam novos mandados, um preso em Campo Novo do Parecis, sete na cidade de Cáceres e outras cinco pessoas que já estavam presas também receberam novos mandados.

No Maranhão e no Espírito Santo três pessoas que já estavam presas e receberam novas ordens de prisão, sendo duas em Pinheiros (MA) e uma em Viana (ES).

Dentre os envolvidos no esquema uma pessoa, que ainda cumpre pena em regime domiciliar, já havia sido indiciada no inquérito das operações Fronteira Branca e Sapiquá. Segundo a PF, ele teria morado na Bolívia durante 20 anos após assassinar um policial em Mato Grosso. Lá, levou um tiro que o deixou paralítico.

Dos 20 mandados cumpridos quatro são contra mulheres. Duas delas alegaram não ter qualquer envolvimento com a organização criminosa e disseram que só foram presas por causa dos maridos.

Ataualizada às 08h36

Nenhum comentário:

Postar um comentário