Pages

sábado, 3 de setembro de 2011

CHICÃO BEDIN:SORRISO MT:FERROVIA: Sorriso recebe comitiva “Rota da Integração Cuiabá-Santarém”



  • Fotos: Dieison Guisolfi - Decom
    Considerando a imensa demanda chinesa por alimentos e o grande potencial agrícola que o Brasil possui, um grupo de investidores chineses estuda a viabilidade para que seja construída uma ferrovia entre Cuiabá e Santarém, afim de escoar a produção matogrossense pelo Pará, reduzindo custos e ampliando as opções de logística no estado. Além do apoio do Governo do Estado, a idéia também tem a adesão da Prefeitura de Sorriso, que recepcionou uma comitiva formada por representantes do consórcio chinês, secretários estaduais, deputados estaduais e federais e o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa.
     
    O prefeito de Sorriso, Chicão Bedin, diz que o projeto da Ferrovia Cuiabá – Santarém é uma iniciativa atraente para o desenvolvimento do município: “Há muito se discute a ampliação dos nossos modais de transporte, tanto em hidrovias como a Teles Pires – Tapajós como no que diz respeito às ferrovias... Ter um grupo de investidores visitando Sorriso, ao lado do governador e sua comitiva, é um sinal de que nossos sonhos podem virar realidade, e a gente fica muito feliz em saber que Sorriso faz parte disso. A Prefeitura não mede esforços para que possamos atingir esse desenvolvimento... Hoje organizamos uma recepção, mas o trabalho para que projetos assim possam beneficiar o município não é algo que se faça em apenas um dia. Estamos trabalhando constantemente para que a cidade seja cada vez melhor, cada vez mais, uma terra de oportunidades”.
     
    O encontro entre gestores matogrossenses e representantes do grupo estrangeiro aconteceu nas dependências do Lions Club de Sorriso, onde membros da comitiva falaram sobre a importância do projeto e puderam assistir a um vídeo sobre as potencialidades de Sorriso. Em sua fala, o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa lembrou que a Ferronorte está avançando, a Fico (Ferrovia da Integração Centro-Oeste) é uma das prioridades da presidente Dilma Rousseff e que o estado também fará a sua parte para que a malha ferroviária de Mato Grosso conte também com a ferrovia Cuiabá – Santarém.
     
    A desenvoltura da região para a produção agrícola supreendeu Wang Huaifeng, representante do consórcio chinês. Segundo ele, apesar de o foco da ferrovia ser o escoamento da produção brasileira ao longo do eixo Cuiabá – Santarém e, em seguida, rumo à China, o sentido oposto também é atrativo, já que o país asiático é um grande exportador de tecnologia. Sobre o potencial de retorno para o grupo quanto ao tamanho do investimento, ele lembra um ditado chinês: “Se você quer ser rico, existem dois caminhos, o caminho da rodovia [roadway] ou o caminho da ferrovia [railway]”.
     
    Na comitiva, que segue até Santarém de carro, estão o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, o secretários estaduais José Domingos Fraga Filho, Francisco Vuolo, Arnaldo Alves e Pedro Nadaf, os deputados estaduais Ondanir Bortolini, Dilmar Dal’Bosco e Pedro Satélite e os deputados federais Wellington Fagundes e Neri Geller.


  • Autor: Dieison Guisolfi - Decom
    FERROVIA: Sorriso recebe comitiva “Rota da Integração Cuiabá-Santarém”
    FERROVIA: Sorriso recebe comitiva “Rota da Integração Cuiabá-Santarém”
    FERROVIA: Sorriso recebe comitiva “Rota da Integração Cuiabá-Santarém”
    *Todo e qualquer conteúdo públicado neste site está à disposição de qualquer profissional ou veículo de imprensa para livre divulgação e uso, desde que resguardadas a integridade do conteúdo, a fonte e a autoria dos textos, fotos e imagens.

    Poderá também gostar de:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário