

VÁRZEA GRANDE | 22/04/2011 - 07:37
Tião compõe equipe com indicados do governador e de desembargador
Romilson Dourado
O empresário e prefeito em exercício de Várzea Grande Sebastião dos Reis, o Tião da Zaeli (PR), está conseguindo, aos poucos, contornar a crise, marcada por conflitos entre os grupos do prefeito afastado Murilo Domingos, do mesmo PR, e do irmão deste, empresário Toninho Domingos, e do presidente da Câmara Municipal, João Madureira (PSC), que assumiu o comando do município por alguns dias. Com uma semana no cargo, Tião concluiu que, seria preciso mudar logo a maioria dos membros do primeiro escalão, para ter controle maior da gestão e evitar tantas conspirações, que levaram Murilo a sofrer racha e perder a cadeira de chefe do Executivo. Começou a montar o quebra-cabeça, buscando pessoas com perfil mais técnico e fora dos quadros da prefeitura. Por sugestão do governador Silval Barbosa (PMDB), com quem logo procurou se aproximar, Tião aceitou concordou em nomear na Infraestrutura o técnico Danilo Batista. Ele trabalha com Silval há vários anos e vai compor o staff em Várzea Grande. Na época que Silval foi deputado e presidiu a Assembleia, Danilo era o coordenador do Almoxarifado do Legislativo.
O coronel PM da reserva Orestes Oliveira, ex-comandante-geral da Polícia Militar na gestão Blairo Maggi, será o chefe de Gabinete. Sirlei Cabral foi convidada para assumir a Procuradoria-Geral. Ela é esposa do desembargador Juvenal Pereira da Silva. Na pasta da Receita, o novo prefeito exonerou José Augusto de Moraes e passa a ter na pasta o empresário Ricardo Guim.
Alguns que vinham respondendo por secretarias na gestão Murilo e seguiram com a passagem "relâmpago" de Madureira pelo Paço Couto Magalhães devem ser remanejados. O ex-vereador João Bulhões, que foi assessor de Tião antes deste se tornar vice-prefeito, acumula agora a pasta de Desenvolvimento Econômico e a de Meio Ambiente e Agricultura. O vereador licenciado Wilton Coelho, o Wiltinho (PR), segue na administração, mas deixa a condução da Educação para ser o secretário de Governo no lugar de outro parlamentar, o republicano Charles Caetano.
Tião deve concluir o quadro com 20 integrantes do staff na próxima semana. Com ajuda da direção regional do PR, ele está conseguindo contornar crise com vereadores do partido e busca diálogo com os demais. Hoje, ao menos 9 dos 13 vereadores são opositores. Eles estavam alinhados ou com Madureira ou com Murilo.
Folha
Na primeira semana de mandato, Tião baixou um decreto para liberar o pagamento de 450 servidores, que estão cedidos a outros órgãos e optaram por continuar recebendo salário pelo municípo. O ex-prefeito tampão Madureira, que fez alarde como "caçador de fantasmas", havia determinado o bloqueio de salários alegando "inconsistência de cadastro".
O novo prefeito entende que esses servidores não têm culpa pela prefeitura ter feito termo de cooperação técnica, cedendo-os a outros órgãos, e, por isso, mandou liberar os subsídios. Tião enfatiza que esse procedimento não encerra as investigações sobre denúncias acerca de funcionários fantasmas e quer "depurar" a folha, que hoje consome R$ 9 milhões mensais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário