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domingo, 24 de abril de 2011

Projeto atrativos amplia matrículas na Escola Filogônio Corrêa

PROJETO ATRATIVOS 

Projeto atrativos amplia matrículas na Escola Filogônio Corrêa 

PATRÍCIA NEVES 
Assessoria/Seduc-MT 

A Escola Estadual Filogônio Corrêa, instalada no Distrito de Nossa Senhora da Guia, em Cuiabá, é um exemplo da prática da Escola Atrativa. Com oferta de oficinas de letramento, horta pedagógica, ginástica rítmica, xadrez, dama, futebol de campo, confecção de jornais, oficinas de histórias em quadrinhos, informática e vôlei têm incentivado a frequência na unidade.
Em 2011 foram efetuadas cerca de 790 matrículas, quase 200 a mais do registrada em 2010, e os indiciadores quanto ao abandono foram considerados inexpressivos.
Um dos grandes apoios da proposta de atratividade é o Programa Mais Educação. O projeto trabalha com foco na permanência da criança ou adolescente em ambiente escolar em período integral.
A estudante Magna Figueiredo da Costa, 15 anos, matriculada no 3º ciclo da Escola, acredita que “é melhor do que ficar na rua, sem ter o que fazer. “A gente pode brincar, jogar bola e ainda participar do reforço”. Ela ainda participa da oficina de jornais e de histórias em quadrinhos.
Atualmente, na Escola Filogônio, cinco monitores atuam no desenvolvimento das oficinas e atendem a cerca de 350 estudantes, instalados na sede e em salas anexas. “Com espaço adequado podem se integrar ao programa e consequentemente apresentam melhor desempenho nas atividades que são propostas, dentro e fora do ambiente escolar”, explica a coordenadora do Programa Mais Educação na unidade, Joelma Alves do Castro Nascimento.
Segundo Joelma, “a educação integral reflete diretamente no rendimento do aluno. Ele se torna, na maior parte das vezes, mais participativo já que é atendido em todas as suas necessidades”.
Rosilene Santos, 17 anos, possui déficit cognitivo, mas não falta a uma das aulas do Programa Mais Educação. Tímida moradora de um assentamento rural, é assídua na escola e também participa das ações executadas por meio da sala multifuncional. “Muitos assentamentos estão a mais de 20 quilômetros da Escola, mais esse fator não impede a frequência dos estudantes”, diz a coordenadora.

  
 
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