Pages

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Ativista pede mais transparência e participação social na Assembléia,e aplaude proposta de Emanuel Pinheiro/Botelho


O ativista pede transparência e participação social ao candidato à presidência da Assembleia, Emanuel Pinheiro, candidato do governador Pedro Taques, a outra chapa é Guilherme Maluf/Mauro Savi que tem o apoio declarado do deputado José Riva.

 
O ativista na luta pela proteção dos direitos humanos das crianças e adolescentes em MT, João Batista de Oliveira,que é diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia emitiu ontem uma nota pública destacando a importância de adotar novos instrumentos de transparência, que possam fortalecer a Assembléia Legislativa de Mato Grosso. João Batista aplaude a proposta de Emanuel Pinheiro que pretende contribuir para que a assembléia se torne cada vez mais forte, transparente e independente. 

O ativista aplaudiu também a maneira como o parlamentar vem conduzindo campanha pela presidência, que  vem se estendendo à sociedade como um todo, com a distribuição de material impresso contendo suas principais propostas.

Entre as reivindicações estão o compromisso dos deputados na otimização dos gastos de recursos públicos; transparência nas despesas com pessoal, bens e serviços; criação de mecanismos que garantam uma participação social na proposição de leis e no acompanhamento do trabalho legislativo; realização de concurso público; democratização da Rádio e TV AL MT; entre outras.

De acordo com o ativista, a carta representa um posicionamento de todos os que lutam pela igualdade de direitos e pelo fortalecimento da democracia. “É uma forma de colaborar com o trabalho dos deputados e agilizar a implementação de ações em favor de todos os cidadãos, de forma justa e igualitária”, afirma.

Confira a carta na íntegra:

No próximo semana Assembléia Legislativa do estado de Mato Grosso elege uma nova mesa diretora. Apesar de somente os deputados com assento naquela Casa votarem nesse processo, a eleição interessa a toda a sociedade matogrossense, posto que um Poder Legislativo transparente e aberto à participação social fortalece a democracia em nosso Estado.
Nesse sentido, concitamos o candidato Emanuel Pinheiro que representa a verdadeira mudança pregado pelo governador Pedro Taques a assumir o compromisso público de implementar as seguintes medidas:
1) Otimização dos gastos de recurso públicos destinados àquela Casa Legislativa, bem como garantia de TRANSPARÊNCIA nas despesas com pessoal, custeio e aquisições de bens e serviços;
2) Criação de mecanismos para garantir a participação social na proposição de Leis e também no acompanhamento dos trabalhos das Comissões existentes na AL MT;
3) Democratização da Rádio e TV Assembléia, inclusive com a abertura da grade de programação, contemplando temas de interesse dos movimentos sociais, notadamente na área de direitos humanos;
5) Democratização da Escola do Legislativo, tornando os cursos mais acessíveis para as pessoas de baixa renda, estudantes, ativistas do movimento social.