Pages

sábado, 3 de janeiro de 2015

Estranho - Por indicação de José Riva, Zeca Viana busca convencer Pedro Taques a aceitar Mauro Savi na Mesa

Orientado pelo deputado José Riva, Zeca Viana entende que chapa com opositores será benéfica para a governabilidade
José Riva articula dois nomes para a primeira secretaria, Romoaldo Junior e Mauro Savi e aposta que ira derrotar Pedro Taques na disputa da mesa

As eleições para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa programada para o dia 1º de fevereiro de 2015 seguem intensificadas nos bastidores.
A proposta de chapa com o deputado Guilherme Maluf (PSDB) na presidência do Legislativo e Mauro Savi (PR) na primeira secretaria, embora defendida pelos parlamentares, enfrenta a resistência do governador eleito Pedro Taques (PDT) por saber que é questão de honra para o deputado José Riva a primeira secretaria com Savi ou Romoaldo Junior.
Taques não deseja o republicano na Mesa Diretora por conta de sua proximidade com o deputado José Riva (PSD), de quem é inimigo ferrenho. Riva e Savi foram recentemente denunciados pelo Ministério Público Estadual (MPE) por desvio de R$ 2,7 milhões. 
No entanto, deputados como Zeca Viana, presidente do diretório estadual do PDT, buscademover Taques da ideia e aceitar a viabilidade da chapa Maluf-Savi bancado pelo deputado José Riva. Um dos argumentos é que o Executivo depende muito do Legislativo, e não o contrário, além da necessidade de evitar inimizades nos primeiros meses de mandato. 
Para evitar que um poder paralelo ao do governador seja instalado em Mato Grosso, a exemplo do que ocorreu com Riva ao permanecer 20 anos na Mesa Diretora da  Assembleia Legislativa, criando poder de influência no Palácio Paiaguás. 
Parlamentares aliados de Taques desejam pôr fim à reeleição da Mesa Diretora e impedir que um deputado possa se alternar entre presidência e primeira secretaria, acumulando poderes político e financeiro. 
Outra chapa que tem se articulado para disputar a Mesa Diretora é a de Emanuel Pinheiro (PR) como presidente e Eduardo Botelho como primeiro-secretário. Eles tem maior simpatia do governador eleito, porém contam com apenas 11 deputados como aliados. Já a chapa Maluf-Savi tem apoio de 13 parlamentares, sendo a maioria eleita pela oposição ao pedetista.

Autor: João Batista de Oliveira
Fonte: Cuiabá Tudo Na Hora

Caiu na net Branquela fazendo DP com negões