Pages

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Em defesa da chapa Emanuel Pinheiro/Botelho,ativista diz que a Assembléia Legislativa precisa resgatar a credibilidade

É preciso de um trabalho coletivo, envolvendo outros parlamentares e a acima de tudo a participação do povo. defende João Batista, e deixou uma pergunta, porque o deputado José Riva apoia Guilherme Maluf? com a palavra Pedro Taques.


O diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia, João Batista, acredita que o deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR) que é um dos postulantes à presidência da Assembleia Legislativa tem mais chance de colocar em pratica aquilo que representa a vontade popular em relação ao poder legislativo, pois os atuais mandatário do parlamento (RIVA) estão trabalhando para eleger a chapa Maluf/Mauro Savi, como renovar? os cargos comissionados e principalmente os secretariados, como renovar se os atuais articula a apóio a chapa Maluf/Mauro Savi, é preciso a renovação de fato, como prega o governador eleito Pedro Taques (PDT), disparou o ativista.

O ativista acredita que a disputa será acirrada, e ele e gostaria de ver o apoio do governador Pedro Taques ao candidato Emanuel Pinheiro, tendo em vista que na campanha de Mauro Mendes a prefeitura de Cuiabá, Pedro Taques e Emanuel Pinheiro trabalharam juntos para a consolidação do projeto político vitorioso e sempre defendeu que PR deveria caminhar com Taquescaso isso não ocorra, o deputado José Riva (PSD) sairá vitorioso com a chapa apoiada por ele Maluf/Mauro Savi. tenho percebido que o nome de Pinheiro não conta com rejeição, pela sua proposta onde atribui responsabilidades a todos os integrantes da Mesa, para evitar "dois super deputados e 22 de segunda linha”, acredita.

“O problema de Mato Grosso não é fácil de resolver, mas pode ser simplificado. É preciso uma união política, como defende Emanuel Pinheiro (PR) e acima de tudo deixar de arrogância, largar esse estilo de política praticado por um grupo que se acha dono de MT”, cravou João Batista.

Para João Batista, o legislativo passa por um momento muito delicado. "É o poder que representa o povo, mas que se encontra fragilizado perante a população.". É preciso mostrar que a Assembleia Legislativa está pronta para exercer o papel que lhe cabe entre as duas chapas,Emanuel Pinheiro/Botelho é o que mais representa tudo isso", defende.

Autor: João Batista de Oliveira
Fonte: Cuiabá Tudo na Hora
www.cuiabatudonahora.com.br

Proposta de Emanuel Pinheiro atribui responsabilidades a todos os integrantes da Mesa, para evitar "dois super deputados e 22 de segunda linha

O grupo aproveita o momento difícil que vive o grupo liderado por Guilherme Maluf/Mauro Savi após a enxurrada de ações judiciais envolvendo a atual Mesa Diretora.
MP diz que AL-MT simulou a compra de 187 mil livros para desviar verba 

De acordo com o deputado Emanuel Pinheiro (PR), a proposta busca garantir a participação efetiva de todos os membros da Mesa Diretora na decisão dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Assembleia Legislativa. "A iniciativa é mais representativa e busca um processo de democratização interna das decisões no Poder Legislativo. O objetivo primordial é distribuir as atribuições dos integrantes da Mesa Diretora", justificou o parlamentar.

Ainda de acordo com o projeto, os membros da Mesa Diretora não podem fazer parte de Liderança Partidária, bem como de Comissões Especiais ou de Inquérito. Segundo a propositura, o registro junto à Mesa Diretora se dá individualmente ou por chapa, de candidatos previamente escolhidos pelas bancadas dos partidos ou blocos parlamentares ao cargo que, de acordo com o princípio da representação proporcional, tenham sido distribuídos a esses partidos ou blocos parlamentares.

O Projeto de Resolução tem como parâmetro a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. O primeiro vice-presidente da Câmara tem função de substituir o presidente da Casa e encaminhar pedidos de informação a ministros e outras autoridades dos Poderes Executivo e Judiciário. Além disso, a ele também cabe relatar os projetos de Resolução da Câmara.

Já o segundo vice-presidente tem como principal tarefa ser o Corregedor da Casa, promovendo as investigações sobre denúncias que envolvem parlamentares. Atribuições – A Mesa Diretora é a responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Assembleia Legislativa. Trata-se da instância máxima do Poder Legislativo.

Dirigir os serviços da Casa e tomar as providências necessárias à regularidade dos trabalhos legislativos são a primeira atribuição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, que é composta pelo Presidente, pelo Primeiro e Segundo Secretários. Outra atribuição dos membros da Mesa Diretora é decidir, conclusivamente, em grau de recurso, as matérias referentes a ordenamento jurídico de pessoal e dos serviços administrativos da Assembleia.

Caso o Poder Legislativo necessite de créditos adicionais para custear os serviços da Administração, a Mesa Diretora é quem deverá encaminhar a solicitação ao Poder Executivo. No que se refere à questão financeira, ela também encaminhará ao Tribunal de Contas do Estado a prestação de contas da Assembleia em cada exercício financeiro.

Após a aprovação em plenário, a Mesa Diretora deverá promulgar os decretos legislativos e as resoluções da Assembleia. E ainda promulgar emendas à Constituição do Estado, além de elaborar a redação final de projeto de resolução.

João Batista de Oliveira