Pages

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Emanuel Pinheiro assume condição de candidato a presidente da AL

Deputados dizem ter o apoio de 11 parlamentares, na disputa pelo comando da AL
O deputado Emanuel Pinheiro, que será candidato à presidência da Mesa Diretora

O deputado estadual reeleito Emanuel Pinheiro (PR) afirmou que será o candidato à presidência da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, responsável pelo biênio 2015-2016. Já o deputado eleito José Eduardo Botelho (PSB) será o primeiro-secretário.

A chapa denominada “Coragem para mudar”, em referência à coligação do governador eleito Pedro Taques (PDT), já contaria com o apoio de 11 deputados.

"Essa chapa tem o apoio de 11 deputados e me tem como presidente e o Botelho como primeiro-secretário. Estamos buscando um conceito para Assembleia"“Essa chapa tem o apoio de 11 deputados estaduais e me tem como presidente e o Eduardo Botelho como primeiro-secretário. Estamos buscando, acima de tudo, um conceito para Assembleia, em que possamos garantir a transparência e a efetiva participação de todos os deputados na gestão e na divisão dos poderes nos cargos da Mesa Diretora”, afirmou.

Além de conseguir o apoio da maioria dos deputados do PR, isolando o deputado Mauro Savi (PR), Pinheiro afirmou também contar com o apoio de Taques.

Mesmo apoiando a chapa de Emanuel e Botelho, Taques deve ajudar a unir novamente os dois grupos que se formaram no Legislativo.

“O governador Pedro Taques esteve conosco, está apoiando essa chapa, mas ele busca, como todo governante, a unidade. A unidade do Poder Legislativo, a unidade da governabilidade. Ele quer ter a certeza de que a maioria da Assembleia vai dar sustentação ao novo momento que o Estado vive”, disse.

“E acredito que isso irá acontecer, porque a Assembleia vive também um novo ciclo e queremos escrever a nossa história com um processo de abertura cada vez maior, aproximando o Legislativo do cidadão, resgatando e melhorando a sua credibilidade”, afirmou Pinheiro

Concorrência

A chapa de Pinheiro e Botelho têm como concorrente a dos deputados Guilherme Maluf (PSDB) e Mauro Savi (PR).
A dupla tem, hoje, a maioria, contando com o apoio de 13 parlamentares.

No entanto, o candidato à presidência da Mesa pelo PR afirmou que já está articulando novos apoios.

“Você começar com 11 votos, em um universo de 24, já é um privilégio. Então, vamos continuar articulando, levando a nossa proposta, levando o nosso conceito e ideia de transformação, mudança, oxigenação e de transparência e democracia interna”, disse.


"O governador Pedro Taques esteve conosco, está apoiando essa chapa, mas ele busca, como todo governante, a unidade"

Entre as propostas que serão apresentadas por Pinheiro e Botelho, está a atribuição de funções especificas a todos os membros da Mesa e a proibição da reeleição ao comando da Casa.

“Acredito que a maioria quer aderir, porque estamos propondo um conceito de o crescimento do poder legislativo, distribuição de poderes, atribuição especifica para todos os membros da Mesa, fim da reeleição”, disse. 

“Assim, teremos a igualdade de todos os deputados. Não vai mais existir o deputado classe A e o classe B. Porque com todo o poder na mão do presidente e primeiro-secretário e os demais deputados estavam vivendo uma marginalização dentro do próprio poder. Todos somos iguais e somos chamados de pares, somos representantes do povo e dessa forma devemos gerir a Assembleia”, afirmou.

Mudança de ideia

Inicialmente, Emanuel Pinheiro negou qualquer possibilidade de concorrer a algum dos cargos da Mesa Diretora.

No entanto, com o aumento da possibilidade de Savi voltar ao comando da Mesa, alguns deputados da oposição se mostraram “descontentes”.

Emanuel Pinheiro afirmou ter sido convocado pelos deputados a se candidatar. 

“Um bom soldado não foge a convocação. E eu fui convocado por companheiros que colocaram meu nome e eu aceitei a empreitada. Mas aceitei com desprendimento, com respeito, porque estamos representando um novo momento, um novo grupo e um novo compromisso com a Assembleia”, disse.

“Todos os outros 10 companheiros que avalizaram meu nome possuem total condições de assumir a candidatura à presidência ou a primeira-secretaria. Se, nesse momento, meu nome convergiu com apoio maior, faremos de tudo para representar esse novo momento para história do Poder Legislativo”, completou o deputado.

Veja a lista de deputados que apoiam a chapa de Emanuel e Botelho:

Bancada do PR

Sebastião Rezende
Nininho
Emanuel Pinheiro
Wagner Ramos

Bancada do PSB

Eduardo Botelho
Max Russi
Oscar Bezerra

Bancada do PV

Wancley
Coronel Taborelli

Bancada PSD

José Domingos Fraga

Bancada do PSDB

Wilson Santos

Midia News com Cuiabá Tudo na Hora
www.cuiabatudonahora.com;br
João Batista de Oliveira

Renovação - “Pedro Taques viu que era equívoco não entrar no jogo", diz Bezerra

Fonte: Mídia News com Cuiabá Tudo na Hora
www.cuiabatudonahora.com.br
Bezerra estar confiante no apoio de Taques à chapa encabeçada pelos deputados Eduardo e Botelho e Emanuel Pinheiro

O governador eleito Pedro Taques (PDT) e o futuro secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, participaram, na noite da última quinta-feira (18), do jantar que oficializou a candidatura dos deputados Eduardo Botelho (PSB) e Emanuel Pinheiro (PR) à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

“Acho que ele (Pedro Taques) viu que era um equívoco não 'entrar no jogo'. No passado, governadores como o Dante de Oliveira e o Blairo Maggi, que optaram por não participar do processo de discussão da Mesa, acabaram ficando sempre reféns da Assembleia”, disse, o deputado eleito Oscar Bezerra (PSB). 

O parlamentar acredita que a aproximação de Taques junto aos deputados é para que ele tente a formação de uma chapa mais “leve” do ponto de vista da governabilidade. 



"No passado, governadores como o Dante de Oliveira e o Blairo Maggi, que optaram por não participar do processo de discussão da Mesa, acabaram ficando sempre reféns da Assembleia"“Ninguém quer governar com a “faca no pescoço”. O Pedro enxergou isso e acredito que ele não gostaria de ser a todo o momento colocado contra a parede”, afirmou o deputado. 

Bezera disse ainda estar confiante no apoio de Taques à chapa encabeçada pelos deputados Eduardo e Botelho e Emanuel Pinheiro. 

Prova disso, segundo ele, seria a participação de Taques e de seu secretário da Casa Civil, na reunião realizada pelo grupo. 

“Coincidentemente, tivemos dois jantares ontem: um na casa do Botelho e um do Maluf (Guilherme Maluf). O Taques participou do jantar do Botelho, acho que fica evidente a escolha que ele quer”, disse Bezerra. 

“Repatriar” aliados 

O deputado eleito alegou ainda que a chapa de Botelho e Pinheiro, que segundo ele, conta hoje com o apoio de 11 deputados, tentará “repatriar” aqueles que pertenciam ao chamado Grupo dos 11 (de situação ao Governo de Taques) e que optaram em apoiar a chapa adversária. 

Bezera alegou que o fato de o governador Pedro Taques estar apoiando a chapa poderá ser usado na tentava de trazer de volta os antigos aliados. 

“Hoje, o Guilherme Maluf, o Zeca Viana, o Dilmar Dal Bosco, o Leonardo e o Saturnino Masson estão do lado lá. Mas eu tenho a certeza que o lugar deles é aqui. Hoje, nosso grupo tem 11 e o deles tem 13, mas com a força do Pedro Taques, tenho convicção que podemos reverter isso”, avaliou ele. 

Por fim, Bezerra disse que ainda não há uma definição de quem, entre Eduardo Botelho e Emanuel Pinheiro, ocupará a presidência e a primeira-secretaria.



"Ninguém quer governar com a “faca no pescoço”. O Pedro enxergou isso e acredito que ele não gostaria de ser a todo o momento colocado contra a parede"Apoio PR

A chapa que, segundo Bezerra, é apoiada por Pedro Taques, conta também com o apoio de quatro, dos cinco deputados do PR, sigla oposicionista ao Governo. São eles: Sebastião Rezende, Nininho, Emanuel Pinheiro e Wagner Ramos. Além disso, o grupo teria ainda o apoio do deputado Zé Domingos (PSD).

Zeca Viana - O que leva o presidente do PDT e um dos mais antigos aliados de Pedro Taques a defender com veemência Mauro Savi, um fiel aliado de José Riva

Nem mesmo a grave denuncia do MP contra Riva e Mauro Savi tem
feito o principal aliado de Pedro Taques mudar de opinião
.

Conforme os comentários nos bastidores da eleição, Zeca Viana vem se revelando um exímio articulador e trabalha fortemente para de continuidade da gestão Riva comanda pelo atual primeiro secretario, Mauro Savi e candidato a reeleição. 

Será o porque Viana não apóia a verdadeira renovação de fatoA DEMOCRATIZAÇÃO DA MESA DIRETORA.

De acordo com o deputado Emanuel Pinheiro (PR), a proposta busca garantir a participação efetiva de todos os membros da Mesa Diretora na decisão dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Assembleia Legislativa. "A iniciativa é mais representativa e busca um processo de democratização interna das decisões no Poder Legislativo. O objetivo primordial é distribuir as atribuições dos integrantes da Mesa Diretora", justificou o parlamentar.

Ainda de acordo com o projeto, os membros da Mesa Diretora não podem fazer parte de Liderança Partidária, bem como de Comissões Especiais ou de Inquérito. Segundo a propositura, o registro junto à Mesa Diretora se dá individualmente ou por chapa, de candidatos previamente escolhidos pelas bancadas dos partidos ou blocos parlamentares ao cargo que, de acordo com o princípio da representação proporcional, tenham sido distribuídos a esses partidos ou blocos parlamentares.

O Projeto de Resolução tem como parâmetro a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. O primeiro vice-presidente da Câmara tem função de substituir o presidente da Casa e encaminhar pedidos de informação a ministros e outras autoridades dos Poderes Executivo e Judiciário. Além disso, a ele também cabe relatar os projetos de Resolução da Câmara.

Já o segundo vice-presidente tem como principal tarefa ser o Corregedor da Casa, promovendo as investigações sobre denúncias que envolvem parlamentares. Atribuições – A Mesa Diretora é a responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Assembleia Legislativa. Trata-se da instância máxima do Poder Legislativo.

Dirigir os serviços da Casa e tomar as providências necessárias à regularidade dos trabalhos legislativos são a primeira atribuição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, que é composta pelo Presidente, pelo Primeiro e Segundo Secretários. Outra atribuição dos membros da Mesa Diretora é decidir, conclusivamente, em grau de recurso, as matérias referentes a ordenamento jurídico de pessoal e dos serviços administrativos da Assembleia.

Caso o Poder Legislativo necessite de créditos adicionais para custear os serviços da Administração, a Mesa Diretora é quem deverá encaminhar a solicitação ao Poder Executivo. No que se refere à questão financeira, ela também encaminhará ao Tribunal de Contas do Estado a prestação de contas da Assembleia em cada exercício financeiro.

Após a aprovação em plenário, a Mesa Diretora deverá promulgar os decretos legislativos e as resoluções da Assembleia. E ainda promulgar emendas à Constituição do Estado, além de elaborar a redação final de projeto de resolução.

Estranho - Mesmo com a denuncia do MP contra Mauro Savi, Zeca Viana afirma que Pedro Taques ‘prefere’ Guilherme Maluf na presidência da AL

Zeca Viana afirma que Pedro Taques ‘prefere’ Guilherme Maluf na presidência da AL
Zeca Viana vem atuando em defesa de Mauro Savi -  Ministério Público na última sexta (19). Isso porque o órgão fiscalizador propôs  ações contra o presidente da Assembleia, José Riva (PSD) e primeiro-secretário, Mauro Savi (PR)  por possíveis atos de improbidade administrativa em supostas fraude em licitações e compras simuladas de material de expediente
 Presidente do PDT em Mato Grosso e um dos mais antigos aliados de Pedro Taques (PDT), o deputado estadual Zeca Viana (PDT) garantiu que o governador eleito prefere ver na presidência da Assembleia Legislativa (AL) o deputado eleito por sua coligação, Guilherme Maluf (PSDB), a ver o oposicionista Emanuel Pinheiro (PR), que encabeça chapa com o aliado Eduardo Botelho (PSB) na disputa pela Mesa Diretora. O único empecilho de Maluf é a composição com Mauro Savi (PR), atual primeiro secretário da AL, que não agradaria Taques.
 
 
Conforme os comentários nos bastidores da eleição, Zeca Viana vem se revelando um exímio articulador e trabalha para que o futuro governador não encontre dificuldades para aprovar os projetos de mudança que estão por vir.
 
 
“Apoio a chapa do Maluf pois conseguimos construir esses compromissos que são importantes para o governo. Os deputados que apóiam essa chapa querem ajudar a governar o estado de forma mais igual, mais justa, mais transparente. O Pedro prefere sim e quer o Guilherme na presidência, o que se discute é a disposição dos cargos na Mesa”, explicou o deputado Zeca.
 
 
Taques, segundo apurou a reportagem, não avalizaria a permanência do republicano Mauro Savi na primeira secretaria, tendo indicado inclusive outro republicano, Emanuel Pinheiro, para substituí-lo, porém sem sucesso. 
 
 
Maluf e Pinheiro até chegaram a iniciar conversas, mas o tucano optou por manter sua palavra com Savi. Os dois contabilizam 14 votos e trabalham para chegar às vésperas do natal com pelo menos 16 deputados garantidos.   Fonte: Olhar Direto

Emanuel Pinheiro e Botelho aposta no apoio de Pedro Taques

eduardo botelho
 Eduardo Botelho pretende ordenar as despesas da Assembleia a partir de 2015
Com o nome Coragem para Mudar, a chapa para a disputa da Mesa Diretora da Assembleia que apresenta Emanuel Pinheiro (PR) na presidência e Eduardo Botelho (PSB) como 1o secretário conta com o apoio do governador diplomado Pedro Taques (PDT) para cooptar outros deputados estaduais. “Dar governabilidade e ser o início de um novo ciclo da Assembleia com mudanças profundas, com transformação no modo na gestão do Legislativo é o nosso propósito”, afirma o republicano.
chapa emanuel botelho
 Chapa liderada por Emanuel conta com 11 votos
No cenário atual,  a chapa “Coragem para Mudar” tem 11 deputados aliados, no entanto, fica atrás da chapa composta por Guilherme Maluf (PSDB) e Mauro Savi (PR) que concorrem como presidente e 1o secretário. Os adversários contabilizam apoio de 13 parlamentares.
Apesar de sair atrás, Botelho afirma que espera reconquistar parlamentares que aderiram projeto de Maluf-Savi e que antes formavam o bloco dos 11 deputados da base do governador eleito Taques. São eles Zeca Viana, Leonardo Albuquerque, ambos do PDT, além Saturnino Masson (PSDB), Dilmar Dal Bosco (DEM) e o próprio Maluf. “Acredito que eles irão voltar para a base. O lugar deles é aqui, Está reservada junto conosco”, enfatiza Emanuel Pinheiro.
Emanuel revela ainda que os deputados estaduais Zé Domingos Fraga (PSD) e Wilson Santos (PSDB) serão os responsáveis por traçar as ações que tomadas pela chapa, caso venha conquistar a Mesa Diretora. “Dar oportunidade para todos os deputados, acabar com a reeleição. Dar condições de trabalho para os deputados para possam representar a base eleitoral. E, principalmente, aproximar o Legislativo da população, resgatando a confiança e credibilidade”, destaca.
 Com isso, o republicano acredita que em razão do modelo de gestão mais parlamentares irão aderir à chapa Emanuel-Botelho. O socialista, por sua vez, acredita na cooptação de mais deputados, mas lembra que ainda faltam dois meses para a eleição que ocorre em 1º de fevereiro logo após a posse dos deputados eleitos na eleição deste ano. “Muita agua irá rolar”, alerta.
Eleição
A eleição para Mesa Diretora acontece em 1de fevereiro de 2015. Os deputados estaduais escolhem o novo presidente na sessão subsequente ao ato de posse marcado para aquela data.
Fonte: RDNews
Extraido do site Cuiabá Tudo Na Hora com João Batista
Cuiaba Tudo na Horahttp://www.rdnews.com.br/