Pages

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Emanuel Pinheiro é contra - Maluf apoio a Janete, silêncio de Taques, Zeca, Maluf, Leonardo e Dilmar apoiam continuísmo da gestão Riva na AL

Guilherme Maluf está preocupado com a reação de Pedro Taques. Teme sofrer boicote do governador eleito, que ficou na bronca ao saber que o tucano, na sessão da última sexta na Assembleia, definiu voto à Janete Riva para o cargo de conselheira do TCE. 

Janete Riva foi adversária de Pedro Taques nas urnas. Ele considera absurda a indicação da filiada ao PSD e esposa de Riva para o TCE. 

Entende que a pecuarista e ex-secretária de Cultura do Estado não prenche tais requisitos. Maluf reune com total apoio de José Riva (PSD) até agora apoios necessários para ganhar a presidência da AL. E com ajuda de Riva, está formando chapa que manterá Romoaldo de vice e Savi de primeiro-secretário. Se Taques, que tem uma base com 11 dos 24 futuros parlamentares, intervier, o deputado do PSDB corre risco de perder o comando do Legislativo.

Emanuel Pinheiro o fim da reeleição e a ‘pulverização’ do poder entre todos os que compõem a Mesa “Todos os 24 parlamentares são iguais e têm a mesma força política, tem defendido o parlamentar.

Zeca, Maluf, Leonardo e Dilmar apoiam continuísmo da gestão do deputado Riva na AL, com Mauro Savi na primeira secretaria, sendo que no PR os quatro parlamentares mantêm a unidade, Emanuel Pinheiro, Ondonir Bortolini, o Nininho, e Sebastião Resende, onde indicam o deputado Emanuel Pinheiro para assumir o cargo de primeiro secretario, quatro é menos que umsendo que a bancada do partido da república está unida em torno do deputado Emanuel Pinheiro e não do Mauro SaviO grande questionamento, e a pergunta que fica no ar, é o porque o deputado Zeca Viana e seus aliados exigem que o Mauro Savi seja o candidato a primeiro secretario do grupo, tendo o apoio do maior inimigo político do governador eleito Pedro Taques (PDT) 

O temor do grupo do Riva (PSD) com a ida de Emanuel Pinheiro para a primeira secretaria seria a forma de gestão compartilhada que parlamentar defende, como por exemplo o fim da reeleição e a ‘pulverização’ do poder entre todos os que compõem a Mesa “Todos os 24 parlamentares são iguais e têm a mesma força política, tem defendido o parlamentar. 

O deputado estadual eleito Oscar Bezerra (PSB) revelou que considera impossível um consenso entre todos 24 parlamentares em torno da eleição para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Na visão do parlamentar, a movimentação dos grupos políticos nas últimas semanas deixa claro que as articulações serão feitas até os últimos momentos antes da votação, programada para o dia 1º de fevereiro de 2015. “Entendo que será natural a disputa, o que faz parte da democracia. Há muitos interesses em torno da eleição da Mesa Diretora”, disse. 
O deputado estadual eleito Oscar Bezerra (PSB) revelou que considera impossível um consenso entre todos 24 parlamentares
Conforme Bezerra, o grupo dos 11 parlamentares pertencentes ao grupo político do governador eleito, senador Pedro Taques (PDT), trabalha uma composição envolvendo José Eduardo Botelho (PSB) para a presidência da Assembleia Legislativa e um deputado do PR para a primeira-secretaria, que poderia ser representado por Emanuel Pinheiro, Ondonir Bortolini, o Nininho, ou Sebastião Resende. 

A estratégia do grupo dos 11 parlamentares é construir unidade e aproximar-se do PR que detém a maior bancada com 5 deputados estaduais. 

No entanto, não há unidade sequer na base aliada de Taques, o que tem oportunizado favorecimento ao grupo político da oposição. “Os deputados Zeca Viana, Leonardo Albuquerque, Guilherme Maluf e Dilmar Dal Bosco estão mais próximos do outro grupo político neste momento. Não é um processo fácil, é uma construção que envolve diálogo”, afirma Bezerra. 

A outra chapa concorrente na disputa da Assembleia Legislativa está sendo composta com o intuito de unir o deputado Guilherme Maluf (PSDB) e Mauro Savi (PR), concorrendo a presidência do Legislativo e primeira secretaria, ou vice-versa, respectivamente. Até o momento, a dobradinha PR-PSDB tem despontado como favorita pelo apoio que recebe do atual presidente de deputado José Riva (PSD), em meio a toda a movimentação dos bastidores políticos.

Autor: João Batista de Oliveira
Fonte: Cuiabá Tudo Na Hora