Pages

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

ELEIÇÃO DA MESA Quatro do PR contrapõem acordão e já articulam chapa Botelho - Emanuel Pinheiro

m defesa da Continuidade - Com a articulação do deputado José Riva para derrotar Pedro Taques e  para manter os aliados nos cargos de secretários   no poder legislativo o parlamentar fez a intervenção e já tem como certa a vitoria de Mauro Savi e Guilherme Maluf, para dar a continuidade em sua gestão sem exonerar os cargos de primeiro escalão na estrutura do poder legislativo.

As costuras para a formação de uma chapa “de consenso” na disputa à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, em pleno andamento, passam pelo aval do governador eleito Pedro Taques (PDT). A declaração é do deputado estadual, Guilherme Maluf (PSDB) que pelas costas de Taques, tem o apoio de José Riva para assumir Presidência da AL, afirmam fontes, ele deverá encabeçar chapa à presidência, tendo como primeiro-secretário Mauro Savi (PR). Para não dar na cara o parlamentar usa o seguinte argumento “Sou candidato do governo Pedro Taques e estou alinhado às políticas públicas que sob o novo gestor do Estado deverão reconstruir a administração”.

A posição de Maluf estaria embasada em encontro recente, contando com a presença de Taques, que teria validado a dobradinha entre situação e oposição a partir da próxima Legislatura, em 2015.As articulações entre Maluf e Savi contariam com aval de 16 parlamentares.

Fonte destaca simpatia pelas conversações vindas do PDT de Zeca Viana e do deputado eleito Leonardo Albuquerque, além do DEM de Dilmar Dal’Bosco.Maluf contaria com as bênçãos do governador pedetista mesmo com Riva sendo o padrinho da chapa. O principal é o fato de ser um político de “bom trânsito” entre a maioria das siglas no Estado.

O estilo pacificador é visto como trunfo pelo novo governo, que conta teoricamente com 11 dos 24 deputados eleitos do grupo parceiro. Além disso, por ser um parlamentar indo para o terceiro mandato, o tucano é conhecedor das nuances da política, e do funcionamento do Poder Legislativo.
Sem o conhecimento do G11 – grupo formado pelos parlamentares eleitos pela chapa do governador do Estado, Pedro Taques (PDT), o deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) vêm articulando com José Riva (PSD) e Mauro Savi (PR) para assumir a Presidência da Assembleia de Mato Grosso, em eleição que ocorre em 1° de fevereiro.

São fatores essenciais para um presidente do Poder, considerando os passos prometidos por Taques para 2015, como a reforma administrativa, que precisa passar pelo aval do Legislativo, bem como a maior parte das matérias de interesse do Executivo de Mato Grosso. Maluf pertence aos quadros do PSDB, partido aliado nas eleições de 2014, sob a presidência estadual do deputado federal reeleito, Nilson Leitão.Taques também ganharia pontos com a oposição, porque Mauro Savi também é reconhecido pela habilidade de circulação entre partidos, e condução de temas polêmicos.

Savi também mantém sintonia com muitos aliados diretos de Taques, caso do megaempresário Eraí Maggi (PP).As conversações, segundo fonte, projetariam a chance de vir a ocorrer consenso entre os 24 parlamentares, com novas investidas do grupo aliado a Taques, sob Maluf. “Queremos uma Assembleia sem atropelar o processo, na defesa de um Parlamento moderno, eficiente, solidário e atento aos apelos sociais. Isso sem perder o foco da fiscalização do Poder Executivo, mas sendo parceiro nas políticas do futuro governo que será empossado em 2015”, assinalou Maluf.

RACHA

O tão comentado con-senso para a composição de uma única chapa à eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa já é assunto descartado por parte do grupo dos 11 parlamentares eleitos pela base do futuro governo Pedro Taques (PDT). De acordo com deputado estadual eleito Oscar Bezerra (PSB), a união entre Guilherme Maluf (PSDB) - membro do bloco de situação - e Mauro Savi (PR), atual primeiro-secretário da Casa, não é bem vista e terá concorrência.“Nós não temos nada contra nomes, o que queremos é uma renovação. É por isso que eu digo que tem 100% de chances de nós lançarmos outra chapa”, afirma o socialista.

A composição também não seria “pura”, uma vez que os descontentes do grupo dos 11 contam que tem como aliados pelo menos três dos cinco deputados do PR: Emanuel Pinheiro, Ondanir Bortolini, o Nininho, e Sebastião Rezende. A principal defesa, no entanto, de acordo com Oscar, é quanto a não continuidade de um único grupo no comando da AL.

O deputado de primeiro mandato Eduardo Botelho (PSB) continua sendo o candidato a presidente do bloco governista. Ele já teria sinalizado, todavia, a possibilidade de recuar, caso a maioria chegue a outro entendimento.Uma das possibilidade é que Emanuel Pinheiro seja o escolhido.

João Batista de Oliveira
Fonte: Cuiabá Tudo Na Hora