Pages

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Emanuel Pinheiro, Meu foco esta na aprovação do projeto de lei que irá fortalecer o Poder Legislativo, o fim da reeleição e a ‘pulverização’ do poder entre todos os que compõem a Mesa

Emanuel Pinheiro diz que deputados articulam "terceira via" para a presidência
Deputado diz que nova formação surge em consequência da falta de definição dos demais grupos

O deputado estadual, Emanuel Pinheiro (PR), diz que não entrará na disputa à presidência

O deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR) confirmou que está sendo articulada a criação de uma "terceira via" para a disputa da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (Al-MT). 

Mesmo se tratando de uma chapa alternativa, o republicano defende que ela seja formada por parlamentares de oposição e de situação ao Governo Pedro Taques (PDT). 

Segundo Pinheiro, a formação desta nova chapa surge em consequência da falta de definição dos chamados Grupo dos 11 (dos quais fazem parte os aliados a Taques) e do Grupo dos 13 (formado pelos deputados oposicionistas ao novo Governo). 

“Falta uma definição por parte dos dois grupos. As conversas estão demoradas, então resolvemos buscar essa alternativa


"Todos os parlamentares, principalmente os novatos, estão sedentos em participar e contribuir com o processo de escolha". Todos os parlamentares, principalmente os novatos, estão sedentos em participar e contribuir com o processo de escolha”, afirmou Pinheiro. 

De acordo com o republicano, os diálogos se intensificaram nos últimos dias. No entanto, os parlamentares têm encontrado mais divergências do que convergências.

“Vários cenários foram especulados, o que não quer dizer que eles já estejam concretizados”, disse. 

Por enquanto, o deputado preferiu não comentar nomes dos parlamentares que estariam em busca da chamada terceira via.

“Todos os 24 parlamentares são iguais e têm a mesma força política. Estamos ouvindo a todos”, disse ele. 


"Defendo que todos os partidos possam, de uma maneira republicana, dentro da proporcionalidade que pesa no Legislativo, ter representatividade. Mas a maior bancada faz o presidente"Presidência 

Embora especulações o apontem como um dos nomes propensos à disputar a presidência da AL, o republicano continua descartando a possibilidade de concorrer ao cargo. 

Ele reitera que, a princípio, está focado na aprovação do projeto de lei de sua autoria e que, segundo ele, irá fortalecer o Poder Legislativo. 

O projeto, que tramita há três anos na Casa, prevê a redução do mandato dos membros da Mesa Diretora, de dois anos para um ano, o fim da reeleição e a ‘pulverização’ do poder entre todos os que compõem a Mesa. 

A justificativa é de que, da forma atual, apenas os cargos de presidente e primeiro-secretário possuem funções bem definidas. 

“Primeiramente, defendo a aprovação desse projeto, que irá aumentar a credibilidade do Legislativo com a população. Continuo me mantendo fora dessa disputa”, afirmou ele.

Pinheiro acredita que o projeto de lei possa ser votado ainda antes do recesso parlamentar, marcado para o próximo dia 22. 


Recentemente, Pinheiro defendeu que o PR ocupe a presidência, já que tem a maior bancada na AL com cinco deputados. 

“Defendo que todos os partidos possam, de uma maneira republicana, dentro da proporcionalidade que pesa no Legislativo, ter representatividade. Mas a maior bancada faz o presidente”, alegou.

João Batista de Oliveira
Fonte: Cuiabá Tudo Na Hora
http://www.cuiabatudonahora.com.br/2014/12/emanuel-pinheiro-meu-foco-esta-na.html
Cuiaba Tudo na HoraCuiaba Tudo na Hora

Mauro Savi não manifestou apoio, Grupo pode lançar outros nomes,Emanuel Pinheiro é preferido pela proposta descentralizadoras

Sem declarar apoio a proposta de descentralização do poder presidência versus primeira secretaria, deputado Mauro Savi é rejeitado pelos novatos
Reunião realizada recentemente, na “calada da noite”, entre deputados da Assembleia Legislativa, deflagrou uma ousada tática para construir uma chapa alternativa na disputa pela Mesa Diretora do Poder. O grupo de parlamentares, que reúne aliados do governador eleito Pedro Taques (PDT), além de legendas da oposição a partir de 2015, como do PR, avaliariam outros nomes para assumir a condição de postulante ao comando do Legislativo. Um dos nomes aventados é o do deputado estadual republicano Emanuel Pinheiro que tem a simpatia do governador eleito Pedro Taques e do prefeito da Capital, Mauro Mendes (PSB).

Fonte assegura a participação de Pinheiro no encontro, que teria contado ainda com a integração de Guilherme Maluf além de outros. Maluf é cobiçado pela situação e oposição mais o preferido é Emanuel.

Nas novas investidas, a ideia é apresentar uma “chapa alternativa” para a presidência, mantendo o perfil independente. “Não seremos nem de ataque, nem uma chapa branca. A proposta consiste em fazer uma presidência embasada em novos conceitos de gestão pública de um Poder tão importante como a Assembleia Legislativa”, comentou a fonte e o nome do deputado Emanuel Pinheiro tem o perfil.

Enquanto o atual primeiro secretario da Assembleia Legislativa de MT Mauro Savi (PR) articula nos bastidores para assegurar a presidência, novatos que são a maioria preferem Emanuel Pinheiro (PR) pela proposta inovadora de descentralização do poder presidência versus primeira secretaria

Emanuel Pinheiro admitiu ter integrado “várias reuniões na última semana”. Prefere manter sigilo sobre as tratativas, assegurando que “só estamos avaliando as possibilidades na disputa, até porque o PR ainda vai se reunir para discutir o assunto”.

Além de Mauro Savi para a disputa, o Grupo dos 11, denominado o bloco aliado a Taques, avalia nomes para encabeçar a chapa, como o deputado estadual eleito, Eduardo Botelho (PSB). Também são aventadas outras possibilidades como o deputado Dilmar Dal’Bosco (DEM), o mais difícil seria com Mauro Savi, primeiro porque não se manifestou apoio a proposta do colega de partido Emanuel Pinheiro, segundo por ser o candidato da continuidade de José Riva, que alias tem o seu apoio na disputa na mesa, portanto com a sua vitoria todos os cargos de secretarias na estrutura da Assembléia Legislativa continuaria na indicação do deputado José Riva.

Autor: João Batista de Oliveira
Cuiabá Tudo Na Hora