Pages

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

João Emanuel (PSD) na corda bamba novamente - Vereador Renivaldo reclama que falta de luz foi providencial e exige laudo técnico



Vereador reclama que falta de luz foi providencial e exige laudo técnico

Patricia Sanches e Glaucia Colognesi

Foto: Rodinei Crescêncio
Foto: Rodinei Crescêncio -- Vereador Renivaldo Nascimento (PDT)
Vereador Renivaldo Nascimento (PDT)
   O vereador Renivaldo Nascimento (PDT) insinuou que a suposta pane elétrica, que ocorreu na Câmara de Cuiabá na última segunda (2) e que até agora não foi resolvida, pode ter sido forjada pelo presidente João Emanuel (PSD) para adiar as sessões plenárias que deveriam ter acontecido nesta semana. Acontece que os 16 vereadores do bloco governista ainda tentam tirar o social-democrata da presidência do Legislativo. O clima é de confronto e eles prometem colocar novamente em votação o requerimento que pede o afastamento do parlamentar do cargo por desrespeitar o Regimento Interno.
  Renivaldo classificou a falta de luz como providencial e anunciou que vai exigir da Mesa Diretora que traga um técnico de fora da Câmara para emitir um laudo acerca dos problemas na rede elétrica que, curiosamente, começaram em meio à crise interna. “Não vou aceitar que um diretor venha aqui dizer quais são os problemas que existem”, frisou, em entrevista ao grupo RDNews. Embora não cite nomes, quem tem se pronunciado sobre o assunto é o diretor-geral, Aparecido Alves, o Cido.
  O pedetista também avisou que, independentemente se João Emanuel sair ou não da direção, ele não vai mais deixar que se “rasgue” o Regimento Interno. “Vou exigir as prestações de contas. Quem quer que seja o presidente, tem que agir dentro da legalidade”, avalia. O pedetista avalia que os vereadores erraram por deixaram as coisas correrem soltas e as irregularidades foram se acumulando.
  Sobre a pecha de que a Câmara volta a ser a “Casa dos Horrores”, o vereador disse que não está preocupado com a carga negativa do confronto. “O importante é corrigir o que está errado. Dessa forma, acredito que estarei contribuindo”, pondera.
  Bastidores
  Nos bastidores, a informação é de que os caciques dos partidos começam a articular para por fim a crise que está ficando fora de controle. Muitos vereadores entendem, inclusive, que essa é a única forma de acalmar os ânimos. Renivaldo, por sua vez, confirmou os rumores de que os “mandatários de partidos” estão enquadrando os seus vereadores para acabar com a crise. Ele faz uma ressalva quando ao seu líder maior, o senador Pedro Taques (PDT). “Isso não acontece com o Taques, ele não interfere”, garante.
RDNEWS - Notícias e Bastidores da Política em Mato GrossoBlog do Romilson Dourado

Antero - Câmara de Cuiabá continua sem energia . Luz só volta quando Riva e João Emanuel tiverem certeza de que genro não perderá o mandato




O genro João Emanuel depende do prestígio e articulação política do sogro Riva para voltar a ter tranquilidade na presidência da Câmara
O genro João Emanuel depende do prestígio e articulação política do sogro Riva para voltar a ter tranquilidade na presidência da Câmara
O jornal Diário de Cuiabá revela em sua edição de hoje que a Câmara Municipal continuará sem energia elétrica até o final de semana, pois não conseguiu resolver os problemas técnicos. Quem presenciou a última sessão que aconteceu no legislativo percebeu claramente que o presidente da casa, vereador João Emanuel mandou desligar a luz do plenário, quando sentiu-se ameaçado pela possibilidade de 16 vereadores que dão sustentação na casa ao prefeito Mauro Mendes deflagrarem o processo pela sua destituição(dele João Emanuel) do cargo. A última sessão ocorreu na quinta feira da semana passada. Na terça feira, quando os trabalhos deveriam ter sido retomados, a Câmara alegou impossibilidade de fazer funcionar o plenário, em função de problemas técnicos no fornecimento de energia. Hoje, o Diário de Cuiabá revela, com informações do comando do legislativo cuiabano que a solução, se vier, será apenas depois do final de semana.
Não é nada disso que está ocorrendo. O presidente João Emanuel só vai reabrir as sessões, quando estiver seguro de que não correrá mais risco de ser deflagrado o processo da sua destituição do cargo. Para isso vem movendo mundos e fundos. O deputado José Riva está usando todo o seu prestigio e força política para abrir canais de diálogo com o prefeito Mauro Mendes. O coordenador da campanha de Mauro, deputado Emanuel Pinheiro tem sido um dos principais interlocutores da Assembléia que se empenha em proteger João Emanuel. O governador Silval Barbosa tem feito gestões junto a vereadores do PMDB. As lideranças maiores querem um acordão que salve todos. Na verdade, para a opinião pública esse acordão pode prejudicar a imagem de todos. Essa tem sido a dificuldade política para a celebração da construção da maior pizza da história da cidade.
O acordão até o momento não saiu em função de Mauro Mendes situar o problema no desentendimento entre as duas bancadas. Os vereadores da base de Mendes reclamam do desrespeito com que foram tratados por João Emanuel. Desta forma, Mendes tem reafirmado a sua crença no diálogo como importante instrumento da democracia, mas tem enfatizado que essas conversas só são possíveis se o entendimento ocorrer entre as duas bancadas. O executivo municipal já se posicionou que não liderará nada nesse sentido.
Diante de tudo isso, preocupações continuam pois o lado oposicionista sabe o que o presidente João Emanuel fez de errado. O próprio deputado Riva estaria na intimidade condenando os exageros praticados pelo genro, conforme revelou a um deputado amigo. Exatamente por causa disso tudo, a luz da Câmara não voltará antes do final de semana. Esperam, que as próximas horas sejam decisivas para salvar o mandato de João Emanuel. Depois do acordão, da pizza no forno e da certeza da impunidade, a luz voltará.
Cuiabá não merece nada disso.