Pages

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Prêmio de Renome Nacional - Ações no combate as drogas e a exploração sexual rende homenagem ao prefeito Walace Guimarães


Pesquisa colocou Várzea Grande e Cuiabá como as mais atuante do país no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
O desenvolvimento de eficientes políticas públicas voltadas à criança e ao adolescente garantiu à Várzea Grande uma menção de destaque, gestão de referência no segmento.  

Pesquisa realizada com os internautas do maior portal de combate a pedofilia do centro oeste, que goza de credibilidade em todo o Brasil, reconheceu à expressão nacional de Cuiabá e Várzea Grande, no combate ao abuso e á exploração sexual de crianças e adolescentes.

A enquete realizada pelo portal abordou a seguinte pergunta. Qual cidade dessas citadas é as mais atuantes no combate a exploração sexual.

O prefeito de Várzea Grande, Walace Guimarães (PMDB), a primeira dama, Jaqueline Guimarães, e  o secretário Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Mariuso Damião Ferreira, receberão a homenagem o  "Troféu Rompendo o Silêncio Joanna Maranhão", destinado as personalidades e a instituições governamentais e não-governamentais que se destacarem no âmbito dos direitos humanos, no combate à exploração sexual, abuso sexual e pedofilia. 
Para o prefeito Walace Guimarães, esta ação é de grande importância, pois, os combates à exploração infantil e aos crimes de pedofilia devem ser prioridades do Governo e da Justiça no Brasil. 


“Esta honraria é fruto do compromisso com as causas sociais na perspectiva da inclusão e da construção da equidade, que só se dará através da educação, do conhecimento e de um conjunto de políticas de proteção e promoção da infância e da adolescência”, desta o prefeito Walace.

Para o ativista, o Destaque Nacional mostra o comprometimento da Prefeitura na área da infância e da adolescência e também a articulação entre o poder público e o Conselho Municipal. “Este prêmio é resultado do esforço e das ações da Prefeitura e dos projetos desenvolvidos pelo Conselho”, destaca João Batista.

O diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia disse que a solidariedade é um ato que deve ser passado adiante. “Foi pensando assim que decidi apoiar um conjunto de campanhas sociais que estão contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas, com informação e orientação. Esta mobilização é apenas um começo, de muitas outras campanhas que virão”.
Este prêmio objetiva segundo o maior ativista na luta contra a exploração sexual e pedofilia, oreconhecimento e valorização do trabalho de pessoas ou entidades que lutam pela defesa dos direitos das crianças e adolescentes. 

Além do  "Troféu Rompendo o Silêncio Joanna Maranhão".  serão entregues certificados a personalidades e instituições que contribuem, decisivamente, no desenvolvimento da criança e do adolescente. 

Joanna Maranhão:

Nadadora que derrubou o muro do silêncio - Sabemos que enquanto a vítima de um abuso sexual sofrer em silêncio, dificilmente conseguirá vencer o trauma. Esta sua postura servirá de modelo para milhares de crianças, que deixam de contar sobre o abuso sexual sofrido, porque ninguém acredita nelas. 

A criança cresce então com profundo sentimento de culpa e vergonha. O que você passou não é um problema só seu. Muitas crianças são vítimas de abuso sexual por pessoas que mantém com elas uma relação de confiança e de amizade, muitas vezes, uma relação de autoridade, de poder e dependência. A criança cede por medo e se cala por vergonha. 

Joanna com a ajuda de sua família, que a apoia integralmente, conseguiu derrubar o muro do silêncio que cercava essas memórias traumáticas. Servirá de exemplo para muitas crianças, homens e mulheres, já adultos, e que não tiveram a coragem que teve Joanna, que hoje está livre de um fardo que carregou durante, no mínimo, onze anos. 

Que a sociedade se conscientize de que o abusador sexual está em todas as classes sociais e que, na maioria das vezes, é uma pessoa conhecida da família, que nele confia. E que as autoridades esportivas não se fechem corporativamente a uma realidade.

Combate as Drogas Walace: 

“Tanto as crianças e os adolescentes, como a parcela adulta da população hoje dependentes das drogas precisam do apoio do poder público para se livrar desse grave problema, que atinge cada vez mais a família várzea-grandense,” avalia Walace. 

Para o peemedebista, somente políticas bem direcionadas e consistentes tocadas pela prefeitura em parceria com os governos estadual e federal podem contribuir para tirar essas pessoas do flagelo em que se encontram hoje, situação que contribui, cada vez mais, para a desagregação das famílias que sofrem com esse problema,” entende Walace. 

“Como médico tenho credenciais suficientes para implementar iniciativas que venham a culminar com a recuperação de quem é hoje vítima das drogas em nossa cidade,” analisa Walace. 

O prefeito diz que o problema das drogas é hoje um caso para ser resolvido pelo poder público, que tem a obrigação de implementar políticas que curem e reduzam, ao máximo, os danos no organismo de quem consome esses produtos. “Os anos se passaram e o consumo de drogas nunca foi tratado com políticas humanizadas e eficientes em nossa cidade. Os gestores que passaram pelo município e os de plantão sempre empurraram o problema com a barriga, com muito descaso e desprezo,” acusa Walace. 

Walace ressalta que, em sua gestão, trata o consumo de drogas como uma doença que precisa ser curada e não como um problema de polícia. “Sempre analisaram o uso de drogas de forma distorcida, por isso a situação chegou ao ponto em que está hoje, de pura degradação de quem consome tais produtos,” assinala Walace.

Visita o Portal Todos Contra a Pedofilia
Seja Parceiro na Luta Contra a Pedofilia 
Contato para contribuição:movimentocontrapedofiliamt@gmail.com