Pages

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Vamos combater com rigor: Com o Portal Todos Contra o Tráfico de Pessoas Mato Grosso será referência nacional na luta

Maior ativista na luta contra a exploração sexual e pedofilia em Cuiabá comemorou a adesão de brasileiros de diferentes localidades ao site contra o Tráfico de Pessoas que entrará no ar em 30 de junho. "Faltam 14 dias para o lançamento afirmou o diretor do maior portal de combate à pedofilia do Brasil. Várias pessoas estão entrando em contato conosco", destacou o ativista.

Uma das adesões à iniciativa comandada pelo diretor do portal todos contra a pedofilia há seis anos veio de parte dos vereadores de Cuiabá. Eles contataram o diretor fim de obter adesivos da campanha Cuiabá de Mãos Dadas Contra a Pedofilia.

O diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia, afirmou que site Todos Contra o Tráfico de Pessoas em MT esta sendo idealizado como um novo mecanismo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. O objetivo é criar um amplo debate das instituições e da sociedade civil para estabelecer princípios, diretrizes e ações de prevenção, repressão ao crime e atendimento às vítimas.



O site servirá como novo canal de denúncia e de articulação da sociedade civil para ações de prevenção, por meio de campanhas e mobilizações nas redes escolares, bem como para auxílio na implementação e fiscalização de políticas públicas de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

Em conjunto com as instituições e da sociedade civil o site terá como atribuições no enfrentamento ao tráfico de pessoas:
I.            Promover estudos para o aperfeiçoamento da legislação relativa ao tráfico de pessoas e crimes correlatos;
II.            Ampliar e detalhar o conhecimento nas instâncias e órgãos envolvidos na repressão ao crime e responsabilização dos autores;
III.            Fomentar a cooperação entre órgãos federais, estaduais e municipais envolvidos para atuação articulada na repressão e responsabilização;
IV.            Sugerir a criação e o aprimoramento de instrumentos;
V.            Desenvolver programas preventivos de combate;
VI.            Fomentar a cooperação internacional;
VII.            Divulgar projetos artísticos e culturais focados no tráfico de pessoas;
VIII.            Auxiliar na capacitação dos integrantes dos Conselhos Tutelares, de Segurança e outras instituições com potencial para identificação e prevenção;
IX.            Informar a respeito das ações dos Núcleos de Enfrentamento e demais instituições que atuam na prevenção, repressão e/ou na atenção às vítimas.

O site é será sem fins lucrativos e visa tão somente prestar um serviço de utilidade pública!
Todos estão convidados a participar do projeto, com ideias, sugestões de conteúdo, artigos, imagens, links úteis, informações, pesquisas e dados, mensagens e tudo que julgarem interessante para a construção deste espaço de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas!

Mato Grosso:

O presidente da Comissão de Direitos, Humanos, Cidadania e Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso, o deputado Emanuel Pinheiro (PR) aproveitou a audiência promovida pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o Tráfico de Pessoas na Câmara Federal para denunciar casos de tráfico de pessoas no norte do Estado, mas precisamente no município de Apiacás.

Segundo o parlamentar, a rede criminosa atua no âmbito internacional, com inúmeras ocorrências no Suriname. Pinheiro expôs a vulnerabilidade do estado mediante os quase quatro mil quilômetros de malha rodoviária federal, no qual existem cerca de 130 pontos de exploração sexual e tráfico de pessoas.

Os dados apresentados são da Polícia Rodoviária Federal (PRF). “Mato Grosso por apresentar um corredor de extensa faixa de fronteira tem ligações diretas com a rota do tráfico nacional e internacional de pessoas. A Comissão há muito tempo vem debatendo esse crime hediondo com a sociedade e com as autoridades competentes. Temos que eliminar de uma vez por todas o mal pela raiz”, avaliou o republicano.