Pages

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Vergonha atuação pífia,90 pessoas: Poucas pessoas compareceram na AL no lançado do Projeto “Bairros pela Paz”


Animação total no lançamento da campanha, mas a mobilização foi pífia

De acordo com um levantamento realizado pelo Ministério Público, Cuiabá tem 21 mil processos vitimando crianças e adolescentes. Para mudar essa realidade, foi lançado nesta quarta-feira (15), durante a Sessão Especial em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual, o projeto “Bairros pela Paz”.

A intenção é atender escolas públicas de seis comunidades da Capital que registraram o maior índice de violência familiar e abuso sexual: Pedra 90, Grande CPA, Altos da Serra, Doutor Fábio, Morada da Serra e Morada do Ouro. Além de palestras nas escolas, serão realizados concursos de redação com premiação para alunos e professores, além de sorteios de prêmios para os moradores dos bairros onde houver maior redução dos casos de violência.

A sessão requerida pelo deputado José Riva e presidida pelo atual presidente em exercício deputado Antônio Azambuja (PP), contou com a assinatura do termo de cooperação entre Assembleia Legislativa, Governo do Estado, Ministério Público, Câmara, Prefeitura Municipal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Associação de Conselheiros Tutelares de Mato Grosso.

“O objetivo é de unir vários poderes e instituições para reduzir o número de casos de abuso sexual e violência doméstica”, pontuou a coordenadora da Sala da Mulher e secretária de Estado de Cultura, Janete Riva.

A primeira dama e secretária de Trabalho e Ação Social (Setas), Roseli Barbosa, disse que esse projeto é mais que um dever, é uma missão de todos. “Precisamos promover diversas ações que conscientizem a importância de denunciar e evitar novos casos de violência sexual e doméstica”, destacou.

A promotora da 1ª Vara de Violência Doméstica, Lindinalva Rodrigues Costa, destacou que graças às campanhas de conscientização, as pessoas estão perdendo o medo de fazer a denúncia. “No levantamento realizado pelo Ministério Público de 2008 pra cá foram contabilizados 4.500 processos de violência praticada contra criança, adolescentes e violência doméstica contra mulher, não podemos admitir isso nos dias de hoje, temos que unir esforços para mudar essa realidade”, reforçou.

AÇÃO - O projeto ‘Bairros pela Paz’ será realizado por um período de 12 meses, nas escolas públicas, com uma equipe composta por promotores de justiça, conselheiros tutelares, policiais militares, policiais rodoviários federais, servidores públicos de diversos setores e instituições estarão visitando as instituições de ensino com palestras e ouvindo a comunidade sobre a importância de proteger as crianças, os adolescentes e as mulheres da violência doméstica e do abuso sexual.

Para o promotor Paulo Prado, essas atividades com palestras educativas, redações e debates, estimulam as crianças a despertar o senso crítico e não aceitar a violência em casa e nem de ser vítima da agressão. “É uma ótima forma de deixá-las conscientes quanto à importância de discutir esse assunto para não omitir casos de abusos e incentivar a denunciar”, ressaltou.

MANIFESTAÇÃO – Nesta sexta-feira (18) haverá uma manifestação contra o abuso sexual, na praça do Porto, em Cuiabá, a partir das 17h.

Participaram da solenidade: O coronel e coordenador do Proerd, Jacques Lima; defensora Pública e presidente do Conselho Estadual da Mulher, Rosana Leite; secretário de Enfretamento ao Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes, Jean Estevão e o vereador Onofre Ribeiro Júnior.