Pages

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Secretário de Assistência Social José Rodrigues faz a diferença promovendo novas ações


 “Muito há por fazer ainda, mas não estamos medindo esforço para trabalhar em prol dos cidadãos Cuiabanos” frisou José Rodrigues.


Secretaria de Assistência Social de Cuiabá prioriza trabalho integrado


O Secretario Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) de Cuiabá, José Rodrigues Rocha Júnior, planejou um elaborado e ousado plano de trabalho, que visa além de corrigir e socorrer as dificuldades do momento, também um crescimento sócio-econômico de cada família.

O diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia MT tem elogiado o empenho e eficiência de toda a equipe da secretaria municipal de Assistência social, aonde vem desenvolvendo um importante trabalho no município. “É a mão amiga, sempre pronta para ajudar, orientar e socorrer a quem precisa. É uma equipe eficiente e dedicada, que trabalha com amor, e cumpre todas as determinações do prefeito Mauro Mendes (PSB), para o bem de nossa gente”, disse o ativista.

O ativista falou que o secretario José Rodrigues tem usado uma forma prática e rápida de promover a justiça social e fazer o bem a quem precisa. “Hoje temos um departamento de assistência social competente, que atende a nossa gente”.

O diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia destacou que o secretario vem demonstrando na pratica que esta trabalhando fortemente para reduzir ou amenizar o estado de desigualdade social causado por fatores que contribuem para o aumento do índice da miséria no município, a exemplo da desigualdade na distribuição de renda; escassez das políticas públicas; precariedade dos programas sociais;carência de programas de geração de emprego e de renda; migração descontrolada e sem planejamento e outros, etrabalhando para que haja ações conjuntas por parte dos governos federal, estadual e municipal, sem falar também da participação da igreja e da sociedade civil.

Trabalhar de maneira integrada com os diversos segmentos da sociedade e da administração municipal é a forma encontrada pelo secretário de Assistência Social, José Rodrigues, para ampliar espaços e difundir os trabalhos da secretaria.

Depois de percorrer corredores de alguns Ministérios em Brasília, convidado que fora pelo prefeito Mauro Mendes, o secretário voltou com alguns trunfos.

Um deles, que também é do prefeito Mauro Mendes onde Cuiabá terá mais vagas para cursos de qualificação,Cuiabá terá mais 1.100 vagas para o Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em 2013. A garantia foi dada pelo secretário nacional do programa Brasil Sem Miséria, Tiago Falcão, durante Encontro Nacional com Prefeitos e Prefeitas, do qual o prefeito Mauro Mendes participou nesta segunda-feira (28), em Brasília.
Outra notícia mais animadora ainda, é que em audiência com o Secretário Nacional de Avaliação e Gestão da Informação do MDS, Paulo Jannuzzi o secretario José Rodrigues entabularam parceria para realização de curso para os trabalhadores dos Cras, Creas, equipe técnica e da gestão do SUAS que irá ocorrer durante a realização do Seminário Internacional de Boas Práticas do Trabalho Decente (maio/13, em Cuiabá-MT). O MDS irá capacitar esses trabalhadores para usarem corretamente as ferramentas de gestão que estão disponíveis, com a finalidade de melhorar a execução das ações na ponta, qualificando o atendimento ao usuário da Assistência Social. 
Referência: Programa de Revitalização da Assistência Social:

O Programa de Revitalização da Assistência Social, lançado pelo prefeito Mauro Mendes no dia 25 de janeiro, já entregou os 500 móveis aos 13 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), 04 Centros de Convivência do Idoso (CCI) e um Centro de Assistência Social Básica (CASB). Além disso, a limpeza e restauração da estrutura física de várias unidades também já foram concluídas. 
Já receberam os restaurou as seguintes unidades: 
  • CRAS PEDRA 90
  • CRAS COLORADO
  • CRAS PLANALTO
  • CRAS DOM AQUINO (ANDAMENTO)
  • CASB. DOUTOR FÁBIO
  • CCI JOÃO GUERREIRO
  • CRAS ARAÇA
  • CCI Pe. FIRMO
  • CRAS PEDREGAL 
O programa prevê a restauração dos 13 Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, 04 Centros de Convivência do Idoso – CCI e um Centro de Assistência Social Básica – CASB, Abrigos (05), Conselhos Tutelares (06), PETI (08), Siminina (16), PróJovem Adolescente (10), Banco de Alimentos, Padaria Comunitária e Restaurante Popular da Capital. 

O objetivo é que as estruturas físicas passem por reparos e adequações imediatamente, além de promover capacitação dos profissionais para padronizar e sistematizar os atendimentos e a rotina de trabalho.

Em articulação, o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Junior,conseguiu trazer para Cuiabá o Seminário Internacional contra trabalho forçado que será realizado em maio.

O seminário, coordenado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), envolve países da América do Sul e tem o objetivo de debater as práticas inovadoras adotadas pelas várias instituições que defendem o trabalho decente. O evento terá como eixos principais as práticas no combate ao trabalho escravo e infantil e aos acidentes de trabalho. 

Fazendo a Diferença: José Rodrigues Rocha Junior  também participou da primeira reunião da Comissão Intergestora Tripartite 2013.Dentre os assuntos em pauta, estão o reordenamento dos serviços de Conveniência e Fortalecimento de Vínculos, a pactuação da agenda de trabalho ao longo do ano e a destinação dos recursos voltados a execução dos programas socioassistenciais nos Estados.

José Rodrigues, que tem longo currículo na área – aproximadamente 10 anos como secretário adjunto de Ação Social do Governo Estadual,vem se destacando como o secretario mais atuante no inicio do mandato do prefeito Mauro Mendes,afirmou o diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia.

Prefeitura da capital de MT vai fazer a diferença com o projeto “Cuiabá de Mãos Dadas Contra a Pedofilia na Copa do Mundo de 2014”


Unificar outras campanhas já existentes em favor da infância, o objetivo é desenvolver ações estratégicas de prevenção ao turismo sexual de crianças e adolescentes


Portal Todos Contra a Pedofilia MT lançará campanha contra turismo sexual de crianças na Copa 2014

Para denunciar e lutar contra esta realidade, o Portal
Todos Contra a Pedofilia vai iniciar a Campanha de
Enfrentamento ao Turismo Sexual 
Com o advento da Copa do Mundo 2014 e as grandes obras, nunca foi tão propicio levantar questões tão importantes no enfrentamento dos direitos de crianças e adolescentes.

O Portal Todos Contra a Pedofilia conta com 6 projetos de apoio e promoção a jovens e adolescentes.

Por meio do Projeto 
Cuiabá de Mãos Dadas Contra a Pedofilia na Copa do Mundo de 2014, trabalhará com crianças adolescentes e adultos temas relacionados com sexualidade, relacionamento, autocuidado e prevenção da violência sexual, tendo o cuidado de direcionar as atividades a cada faixa etária.


Serão 5 bases de trabalho que o projeto
vai utilizar: conhecer, apreciar, cuidar,
respeitar e proteger o seu corpo
Além do esporte, o turismo sexual é um grande atrativo para quem vem de fora do país. Segundo o Governo Federal, estima-se a vinda de 500 mil turistas na época da Copa, o que corresponde a 10% do total que o país recebe em um ano. Em um levantamento da Secretaria e Direitos Humanos da Presidência da República, de janeiro a setembro de 2010 foram registradas 698 denúncias de exploração sexual infantil nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.

Serão 5 bases de trabalho que o projeto vai utilizar: conhecer, apreciar, cuidar, respeitar e proteger o seu corpo, com o intuito de que jovens desenvolvam a sexualidade de forma segura e com afeto, pois a exploração sexual não é um jogo no qual é preciso denunciar.

Para denunciar e lutar contra esta realidade, o  Portal Todos Contra a Pedofilia vai iniciar a Campanha de Enfrentamento ao Turismo Sexual da Criança e do Adolescente na Copa 2014,com o objetivo de firmar alianças estratégicas.

Para denunciar e lutar contra esta realidade, o Portal Todos Contra a Pedofilia vai iniciar a Campanha de Enfrentamento ao Turismo Sexual da Criança e do Adolescente na Copa 2014.Precisamos firmar alianças estratégicas para ser colocado em pratica o projeto,precisamos do apoio do secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Junior, secretário de Turismo Marcus Fabrício, secretário de Gilberto Gomes Figueiredo, primeira dama de Cuiabá Virginia Mendes, Secretario Extraordinária da Copa (Secopa), Maurício Guimarães, secretário de Esportes de Cuiabá, Carlos Brito (PSD),  o projeto pretende unificar outras campanhas já existentes em favor da infância, o objetivo é desenvolver ações estratégicas de prevenção ao turismo sexual de crianças e adolescentes.

Panorama Cuiabá é uma das 12 sedes da Copa do Mundo FIFA de 2014:

Precisamos firmar alianças
estratégicas para ser colocado
em pratica o projeto
Cuiabá é uma das 12 sedes da Copa do Mundo FIFA de 2014, representando o Pantanal, uma região com imenso potencial turístico, que atrai, todos os anos, visitantes de diversas partes do planeta. É a capital e maior cidade do Estado de Mato Grosso. Segundo o censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de Cuiabá é de 556.298 habitantes. A região metropolitana engloba ainda outros municípios como Santo Antônio do Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Acorizal e Chapada dos Guimarães, formando um aglomerado urbano próximo de atingir um milhão de habitantes.

Já o Mapeamento dos Pontos Vulneráveis à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Federais Brasileiras, realizado em parceria pela Childhood Brasil, Organização Internacional do Trabalho (OIT), Departamento da Polícia Rodoviária Federal e Secretaria de Direitos Humanos da Presidênciada República, identificou, no período 2011/2012, 112 locais propícios a essa prática criminosa. São 89 críticos, 23 de alto risco, e nenhum de médio e baixo risco.


Queremos chamar a atenção que Cuiabá
é bom para o turismo não porque tem
mulheres e crianças

No estudo anterior, de 2009/2010, foram constatados 45 pontos vulneráveis à exploração sexual de meninos e meninas, sendo 20 de risco crítico, 18 locais de alto risco e sete de médio risco. Quando se comparam os dois períodos, constata-se que houve um incremento de 148,89% no número de lugares de vulnerabilidade a essa prática criminosa.Mas as belezas do Pantanal são, muitas vezes, vendidas com apelos para o turismo sexual.

“Estamos adiantando em dois anos nessa mobilização para formar uma consciência, criar mecanismos de denúncia e fiscalização para garantir o combate para exploração na Copa [de 2014] e para além do Mundial”, explica o diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia, João Batista.







Re­­ceberemos muitos turistas que ainda
acham que criança é produto de comércio
A intenção, segundo os organizadores da campanha, é que a Copa de 2014 não seja um atrativo para o público que busca turismo sexual. “Queremos chamar a atenção que Cuiabá é bom para o turismo não porque tem mulheres e crianças”, afirma o diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia.
A estudante cuiabana  Luciana Soares avalia que campanhas não são suficientes para inibir a exploração, mas um começo. “Re­­ceberemos muitos turistas que ainda acham que criança é produto de comércio.”


Estamos adiantando em dois anos nessa
mobilização para formar uma consciência, criar
mecanismos de denúncia e fiscalização 
O Portal Todos Contra a Pedofilia MT conversou com João Batista de Oliveira, considerado como o maior ativista na luta contra a exploração sexual em Cuiabá.

Portal Todos Contra a Pedofilia - Como o Portal acredita principalmente através do Projeto Cuiabá de Mãos Dadas Contra a Pedofilia na Copa do Mundo de 2014ser possível combater o turismo sexual de crianças e adolescentes em Cuiabá?

Maior ativista na causa em Cuiabá - É possível, mas não é fácil ou simples. O combate ao turismo sexual de crianças e adolescentes, depende de ações e setores diversos. É preciso considerar que se trata de “crime organizado” e que existem setores responsáveis e competentes para ações específicas.Nosso papel no combate ao turismo, à exploração sexual de crianças e adolescentes, é educar para projeto de vida, informar e orientar a sociedade e as famílias sobre os direitos de crianças e adolescentes, inclusive de como identificar situações de risco e proceder nas denuncias. 

Portal Todos Contra a Pedofilia  - O Portal Todos Contra a Pedofilia MT já está discutindo possíveis estratégias a serem implementadas contra a violência sexual de crianças e adolescentes durante os períodos dos megaeventos esportivos - COPA 2014 - ? Se sim, o que já foi possível delinear? Se não, há alguma pretensão neste sentido?

Maior ativista na causa em Cuiabá  - O projeto Cuiabá de Mãos Dadas Contra a Pedofilia na Copa do Mundo de 2014vai atuar nas escolas de Cuiabá com oficinas de autocuidado para prevenção de abuso sexual infantil  nas Escolas de Educação Infantil e de prevenção de DST/AIDS, Sífilis congênita e violências contra crianças e adolescentes na comunidade e Escolas de Ensino Fundamental. – Vamos iniciar o ano de 2013 promovendo um encontro com os professores e educadores sociais, onde vamos apresentar a preocupação com as crianças e adolescentes em razão da realização do evento em 2014, nossas ações será: 1- Fortalecer a comunidade a partir do trabalho intersetorial, em rede, para o enfrentamento do abuso e exploração sexual infanto-juvenil. 2- Promover o fortalecimento pessoal e o vínculo familiar como uma estratégia para a prevenção do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes; 3- Estimular a capacitação continuada de profissionais e cuidadores fortalecendo a rede de proteção e da prevenção do abuso e exploração sexual infanto-juvenil. Os eixos temáticos serão:
1) Estatuto da Criança e do Adolescente;
2) Arte/Educação em Saúde;
3) Trabalho em Rede.


Portal Todos Contra a Pedofilia  - Jovens que vivem em comunidades de alta vulnerabilidade social ou em regiões periféricas são as maiores vitimas da exploração e abuso sexual ou o jovem de classe média e classe média alta, também está à mercê de abuso e exploração?

Maior ativista na causa em Cuiabá   - O abuso sexual acontece em todas as classes sociais, credos, em toda parte do mundo. Nas comunidades mais vulneráveis essas ocorrências costumam vir a público, já nas classes média e alta costumam ser abafados. Veja, quando uma criança sofre violência dentro de um cômodo da comunidade é mais fácil alguém ouvir, perceber, e denunciar. Já nos grandes apartamentos, palacetes ou condomínios onde as casas ficam distantes umas das outras é muito mais difícil haver o envolvimento de outras pessoas para interferir. Famílias com maior poder aquisitivo, quando algum caso de violência sexual acontece, o sigilo é obtido com presentes, com atendimentos de médico e psicólogo de família, que nem sempre rompem o ciclo.Quanto à exploração sexual parece que é maior entre jovens de menos acesso,  de regiões de periferia. O fenômeno é semelhante. Contudo, não podemos esquecer que os jovens adolescentes são vulneráveis em qualquer classe social pela própria condição de desenvolvimento. Vez ou outra surgem na mídia casos de jovens de classe média e alta envolvidos com drogas, que cometem furtos, assaltam, matam e é sabido que devem se expor em atividades sexuais impróprias para manter o vício, a dependência. O número é bem maior do que é divulgado, e eles acabam tendo o suporte da família se não para dar conta do problema, pelo menos para abafar.

Portal Todos Contra a Pedofilia  -  Gostaria de deixar alguma mensagem para as pessoas no sentido da responsabilidade de todos no enfrentamento das violações em geral dos diretos humanos de crianças e adolescentes?

Maior ativista na causa em Cuiabá   - Posicionar-se e enfrentar as violações de direitos humanos de crianças e adolescentes é responsabilidade de todos. Não há dúvidas sobre isso, mas também não é segredo de que há resistências em todos os setores. Desde o surgimento da AIDS a quebra de paradigmas retrata o direcionamento adotado nos serviços de atendimento aos portadores do HIV/AIDS. A AIDS foi e ainda é um desafio, mas o enfrentamento da epidemia construiu um conhecimento que pode ser reproduzido para enfrentar a violência contra crianças e adolescentes. É preciso desconstruir o que está estabelecido, sair do conformismo, romper o conceito de que o enfrentamento é tarefa de alguns e partir para ações criativas, Inter setoriais e em rede.