Pages

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Secretário de Educação de Cuiabá quer valorizar professor


Novo secretário de Educação Gilberto Figueiredo lança novas metas


O novo secretário de Educação de Cuiabá,Gilberto Gomes Figueiredo, afirmou, que quer uma educação acolhedora para os profissionais e, principalmente, para os estudantes. “Vamos discutir as reivindicações dos professores, melhorar as estruturas das escolas e lutar sempre para que nossas unidades sejam um lugar bom para todos”, disse. 

O novo secretário de Educação de Cuiabá, Gilberto Gomes Figueiredo, evita expor o antecessor, Silvio Fidelis, mas tem procurado se diferenciar nos mínimos detalhes. O objetivo é "despolitizar" a secretaria municipal de Educação e criar um perfil mais técnico para manter o funcionamento da rede escolar num ambiente mais harmonioso. Para criar o novo modelo, ele pretende dar um tratamento igualitário às escolas a partir de um levantamento feito entre seus diretores. O raio x de todos os problemas norteará a prefeitura nos investimentos futuros e na aplicação para reparos nas unidades até o início do ano letivo. 


A Secretaria de Educação na gestão passada, comandada por Silvio Fidelis, recebeu muitas críticas por não tratar bem os professores e ainda aparelhar a pasta e arregimentar cargos comissionados para fazer campanha política.


Natural de Curitiba-PR, Gilberto Figueiredo chegou à Cuiabá ainda criança, onde constituiu família. Órfão de pai e mãe aos 12 anos, o secretário destacou a importância da educação na sua trajetória de vida. “Perdi meus pais ainda muito criança e pelo empenho dos meus irmãos aprendi o valor do estudo. Foi a educação que me deu tudo o que eu tenho hoje. Foi a educação que me fez chegar onde cheguei, que me fez estar aqui, nesse novo desafio ao lado de todos vocês, profissionais da Educação de Cuiabá”, contou o secretário. 

O gesto evita a exposição negativa, já que a educação era uma das áreas mais criticadas da gestão passada, porém por onda tem passado não deixou de passar sua mensagem para se diferenciar. Mostrou-se exigente, disse que os locais precisavam de pequenas reformas, ressaltando o lançamento de editais de licitação para que não haja descontinuidade na manutenção das escolas.
Diretor vai recorre ao secretário de educação Gilberto Gomes Figueiredo, para continuar a parceria no projeto A Escola de Mãos Dadas Contra a Pedofilia 

Diante da problemática social, gerada pelo aumento dos casos de pedofilia no município de Cuiabá, a direção do Portal Todos Contra a Pedofilia e a ONG MT contra a pedofilia, quer continuar a parceria, com a secretaria de educação de Cuiabá e outros parceiros, para manter a parceria com a secretaria de educação de Cuiabá com o projeto “A Escola de Mãos Dadas Contra a Pedofilia”, para isso o diretor do portal vai recorrer ao secretario municipal de educação, Gilberto Gomes Figueiredo para manter a parceria. 

O diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia MT, João Batista de Oliveira, pretende mobilizar pelo menos 60 entidades e empresas instaladas em Cuiabá para aderir ao projeto. Segundo p maior ativista na luta contra a exploração sexual e pedofilia em Cuiabá, João Batista, é preciso da mobilização e o envolvimento da sociedade cuiabana nessa causa tão importante, além de garantir a continuidade de outras ações. “As ações serão contínuas no município. A prefeitura de Cuiabá já realizada um importante trabalho através dos projetos sociais, como o Cras e o Peti, e pretendemos intensificar para conscientizar a população”, disse o presidente da ONG MT contra a Pedofilia. 

Ele destacou ainda que a campanha vai trabalhar em várias frentes de atuação, como encaminhamento de denuncias online, divulgação do Disque 100 e 197, encaminhamento a atendimentos psicossocial, pedagógico e jurídico, tanto para as vítimas como para familiares, além de ações de âmbito cultural e artístico. 

“Temos que enfrentar este problema e, por isso, vou ao secretario municipal de educação, Gilberto Gomes Figueiredo, no sentido de continuar com o apoio da prefeitura de Cuiabá através da secretaria de educação, nessa grande luta em defesa da criança e adolescente”. 

A pedofilia causa danos, em alguns casos, irreversíveis. “Temos que estar atentos, denunciar e cobrar leis mais firmes visando a combater este mal”, destacou Toninho do Gloria, que é o maior ativista na contra a pedofilia em MT. 

O maior ativista na luta contra a pedofilia em MT, João Batista de Oliveira, diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia, destacou que a campanha vai incomodar muita gente, 
porém vai trazer resultados positivos e o apoio do secretario de educação, Gilberto Gomes Figueiredo do prefeito Mauro Mendes, e acima de tudo tendo a primeira dama, Virginia Mendes como aliada, com certeza será de fundamental na luta para contra esse crime hediondo e que tem destruído muitas famílias. 

João Batista reforçou o posicionamento sobre a necessidade de a família ser mais estruturada e os pais mais atentos aos ensinamentos dos princípios morais. 

O Diretor citou diversos casos de crianças que foram vitimas de pedofilia, a maioria dos casos, praticados por familiares ou pessoa próximas e comentou que 70 por cento dos casos estupros envolvem crianças, que são mais fáceis de aliciar.