Pages

sábado, 20 de outubro de 2012

Secretário de Educação do Distrito Federal, Águas Lindas, Curitiba e Cuiabá são os que mais incentivam ações de combate a pedofilia nas escolas


O Subsecretário de Políticas sobre Drogas (SUBAD) – Mário Gil Guimarães, o secretário municipal de educação de Águas Lindas, Cleomídio Antônio Oliveira,secretária municipal de  educação de Curitiba, Liliane Casagrande Sabbag e o secretário municipal de educação de Cuiabá MT, Silvio Aparecido Fidelis, estão entres os secretários que mais incentivam ações de combate a pedofilia nas escolas revela o Jornal Zero Hora de Brasília. 

A pedofilia, segundo o maior ativista na luta contra a pedofilia em MT João Batista de Oliveira (JOÃOZINHO), é um dos crimes que mais choca a população devido à frieza dos abusadores e pelo fato de serem alvos as crianças e adolescentes. “Poucas pessoas conhecem as causas, os traumas e os problemas sociais que envolvem esse mal”, explicou o ativista ao secretario municipal de Educação de Cuiabá. Além desta iniciativa, a administração municipal também possui vários programas e ações que buscam proteger crianças e adolescentes.

O secretário municipal de educação de Águas Lindas, Cleomídio Antônio Oliveira, atuante na luta contra a pedofilia nas escolas municipais do seu município, tem colocado a disposição toda a estrutura da sua secretaria para atividades e ações que possam beneficiar a sociedade no combate à pedofilia. "Gostaria de firmar um compromisso de parceria aqui com todos os presentes para estarmos cedendo a estrutura da Secretaria Municipal de Educação para a realização de qualquer atividade ou ação em benefício do trabalho de combate a esse mal", afirmou. 

Em Brasília o Subsecretário de Políticas sobre Drogas da Educação, Mário Gil Guimarães é o mais atuante na luta contra a pedofilia no Distrito Federal, Mário, nascido em Brasília, é policial civil há 13 anos no Distrito Federal. Bacharel em Direito pelo UniCeub há 21 anos, também é professor de Direito Administrativo e Direito Constitucional em cursos preparatórios para concursos, Especialista no combate à Pedofilia e as Drogas, Mário Gil ministra palestras do projeto “Brasília sem Pedofilia” e do projeto "Viva a Vida sem Drogas". 

Em Cuiabá a secretaria municipal de educação está desenvolvendo, por meio do Portal Todos Contra a Pedofilia MT, uma agenda de palestras contra a pedofilia em todas as escolas municipais. O Projeto A Escolas de Mãos Dadas Contra a Pedofilia foi criado para alertar crianças, adolescentes, pais e professores sobre a importância do combate a esse crime. 

“Nós entendemos que o combate à pedofilia deve ser de dentro para fora das famílias. Temos que conhecer os casos para combater. A partir daí, nascem as denúncias”, afirmou o coordenador e palestrante do Projeto a Escola de Mãos Dadas Contra a Pedofilia em Cuiabá,João Batista. 

As palestras serão ministradas em escolas municipais, creches e terá duração de 60 minutos a 90 minutos. Durante a palestra, João Batista ressaltará a importância de se conhecer o pedófilo, a partir da prevenção e de informações sobre o assunto. “Muitas crianças não conhecem o tema e, com a palestra, se os casos acontecerem, saberão como agir”, ressalta João Batista. 

Com linguagem e profundidade diferenciadas, o tema Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, com ênfase em Pedofilia, é repassado às crianças, adolescentes, pais e professores, abordando os principais tópicos, como o que é pedofilia, quem é o pedófilo, como e onde age, como reconhecer uma ação de pedofilia; como agir e denunciar um pedófilo, o que fazer dentro de casa e na escola para reconhecer uma vítima de pedofilia e ações positivas para se evitar a ação de um pedófilo. 

Desenvolvida através dos moldes da mobilização criada, a nível nacional, pelo senador Magno Malta (PR), a campanha, trazida para o município de Cuiabá pelo diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia MT,“tem atuado na parte de orientação e de prevenção junto a população. Já o Conselho e o Creas trabalham na parte de recebimento das denúncias de caso de suspeita. A delegacia só apura os casos confirmados do crime. A população precisa conhecer esses eixos para saber quem procurar nesses casos”, informou João Batista. 

Além de atuar junto aos pais e responsáveis por menores de idade, João Batista, afirmou que o foco da campanha em Cuiabá é também no sentido de firmar a adesão das autoridades municipais, ampliando assim a força da mobilização. 

“Através da diretriz lançada pela Diretoria do Portal Todos Contra a Pedofilia MT e com o apoio do secretario Silvio Fidelis, estamos desenvolvendo novos rumos para a campanha, afim de aumentar a adesão da população, assim como das autoridades do município, garantindo uma maior proteção às crianças e adolescentes do município”, garantiu João Batista. 

Fonte: Jornal Zero Hora de Brasília.