Pages

sábado, 8 de setembro de 2012

Mobilização em defesa do voto sustentável reuniu mais de 1000 pessoas em Mato Grosso





Cujo objetivo foi sensibilizar e conscientizar a população com relação ao processo eleitoral e à necessidade de escolher candidatos com responsabilidade e consciência.

Com a proximidade das eleições 2012, partidos e eleitores começam a debater os mais diferentes temas. Desde a vida pessoal dos candidatos até as propostas de cada um, passando pelo currículo, experiência, paixões partidárias e muitas outras variáveis que envolvem um pleito municipal. Afinal, é na esfera local que o eleitor sente com maior intensidade a importância do seu voto.

No entanto, um assunto promete ocupar um espaço importante nos debates: a sustentabilidade. E já que o conceito de sustentabilidade pressupõe um desenvolvimento que atenda as necessidades de hoje sem comprometer as necessidades das futuras gerações, harmonizando o crescimento econômico com a justiça social e a preservação dos recursos naturais, cabe ao eleitor cobrar dos candidatos respostas sobre os problemas do presente e propostas para o futuro.


Antes de finalizar a reunião, que contou com a presença maciça das lideranças e da juventude de várzea-grandenses, a candidata Lucimar Campos, contou que a parceria com a candidata Zair Ferraz será um grande triunfo para as famílias da Várzea Grande. “Eu e Zair, juntas, vamos sim, lutar para fazer um trabalho que possa elevar a autoestima da nossa gente. Sempre priorizando a educação das nossas crianças que são o futuro desse povo. Quero também, criar uma secretaria do Meio Ambiente no Parque Bernado Berneck, e criar uma base comunitária lá da guarda municipal, além deixar o local pronto para os nossos artesãos expor seus trabalhos e a sua arte naquele local, onde os jovens terão um espaço para integração social” afirmou a candidata à prefeita, Lucimar.

Fonte:http://www.acoesdesustentabilidadejazairferraz.com/2012/09/cerca-de-1000-pessoas-compareceram-na_8.html

Programa Cidades Sustentáveis – Zair Ferraz aderiu ao programa


Uma grande rede de organizações da sociedade civil está aproveitando as eleições municipais de 2012 para colocar a sustentabilidade na agenda da sociedade, dos partidos políticos e dos candidatos. Neste sentido foi lançado o Programa Cidades Sustentáveis que oferece aos candidatos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda, enriquecida por casos exemplares nacionais e internacionais como referências a serem perseguidas pelos gestores públicos municipais. 

O programa é complementado por uma campanha que tenta sensibilizar os eleitores a escolher a sustentabilidade como critério de voto e os candidatos a adotar a agenda da sustentabilidade.

O Programa Cidades Sustentáveis tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. 

São grandes os desafios e, para sermos exitosos em ações que contribuam com a sustentabilidade, será necessário o envolvimento de cidadãos, organizações sociais, empresas e governos.

Para isso, o Programa Cidades Sustentáveis oferece:

I – Ferramentas

Plataforma Cidades Sustentáveis, uma agenda para a sustentabilidade das cidades que abordaas diferentes áreas da gestão publica, em 12 eixos temáticos, e incorpora de maneira integradaas dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural;
Indicadores gerais associados aos eixos da plataforma;
- Indicadores básicos que farão parte dos compromissos de candidatos(as) e prefeitos(as);

Casos exemplares e referências nacionais e internacionais de excelência para a melhora integrada dos indicadores das cidades.

II – Mobilização

- Campanha para os(as) candidatos(as) adotarem a Plataforma e assumirem compromissos com o Programa;
- Campanha para eleitores valorizarem os(as) candidatos(as) comprometidos com o Programa Cidades Sustentáveis.

III – Compromissos

- Os(as) candidatos(as) a cargos executivos podem confirmar seu engajamento com o desenvolvimento sustentável assinando a Carta Compromisso. Com isso, os signatários eleitos deverão estar dispostos a promover a Plataforma Cidades Sustentáveis em suas cidades e aprestar contas das ações desenvolvidas e dos avanços alcançados por meio de relatórios,revelando a evolução dos indicadores básicos relacionados a cada eixo.


- As cidades participantes ganharão visibilidade em materiais de divulgação e na mídia, terão acesso a informações estratégicas e trocarão experiências com outras cidades, além de fazerem parte de um movimento inédito no Brasil que representa um passo a mais no processo de construção de cidades mais justas, democráticas e sustentáveis.