Pages

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Mulher de Jayme Campos pode dar vexame em debate


Levada a assumir vaga do marido, que decidiu permanecer no senador federal, Lucimar Campos mostrou despreparo e se perdeu entre perguntas e respostas em entrevista ao jornal da gazeta


Após muita polêmica em torno da não veiculação da propaganda eleitoral gratuita na televisão em Várzea Grande, o pleno deferiu em favor da realização do mesmo, que deve ser veiculada a partir do final de agosto. 

A decisão veio após os diretórios regionais do PMDB, PT e PSB e do diretório provisório municipal do PPL ingressarem com uma representação ao TRE solicitando o horário gratuito na cidade, apesar do município não possuir nenhuma emissora televisiva. O Ministério Público durante a sessão foi favorável a decisão do pleno. 

Após a decisão, o TRE deve enviar um comunicado a 49ª Zona, que é responsável pela propaganda eleitoral em Várzea Grande, sobre o parecer. A mesma então deve definir nos próximos dias o modo que os partidos devem utilizar o tempo de TV para os partidos, sortear qual emissora da Capital deve vincular a propaganda de Várzea Grande e a forma de como será a ordem de apresentação do horário eleitoral. 

Com a confirmação do pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT) aprovou (19.07), por unanimidade, a veiculação da Propaganda Eleitoral Gratuita na televisão em Várzea Grande,poderá levar a recém-catapultada à disputa a prefeitura de Várzea Grande, Lucimar Campos (DEM) a um constrangimento grave e determinante para o resultado final nas urnas,tendo em vista que a candidata Lucimar Campos vem demonstrado pouca desenvoltura à frente das câmeras (vejam os vídeos abaixo). 

Na convenção agarrou-se a papéis preparados pela assessoria, na entrevista ao jornal do meio dia ela não soube aproveitar o tempo destinado às respostas e confundiu-se. Tampouco manteve contato visual com os telespectadores. 

Ao ser questionada qual o principal plano de governo, a candidata disse é a participação popular,daí para frente ela se perdeu e saiu em defesa das "pessoas humildes" que vieram morar em Várzea Grande. "São pobres, trabalhadores, pessoas humildes. O que a gente poderia fazer se não fosse criar 90% das obras em Várzea Grande tem a participação popular. Em vários momentos Lucimar desviou de assunto. 

"Tudo que for de corrupção não vou aceitar, quero falar que agora vai começar um novo plano de governo. Não vamos ter nenhuma corrupção, quero dizer que nosso governo vai ser de muita transparência, muita transparência mesmo. Quero dizer pro povo de Várzea Grande que pode confiar em Lucimar", disse. 

Com 10 partidos coligados, a aliança que apóia o nome de Lucimar tem como vice o ex-secretário municipal de Saúde Arilson Arruda (PRB) e cerca de 110 candidatos a vereador.

Vídeo fonte Jornal do Meio Dia Lucimar Campos diz que população de VG a chamou

Gostou do conteúdo então divulgue 


Candidata à prefeitura de Várzea Grande fala de suas propostas.

Convenção DEM 2012 - Lucimar Campos 25

Vereador propõe projeto inédito e pioneiro criando o programa “Driblando o Oxi e Crack”


Durante o evento os jovens receberam folders e cartilhas sobre o Oxi e crack 

Para ajudar a combater um dos maiores problemas sociais e hoje uma epidemia de dimensões incalculáveis o vereador Antonio José de Oliveira (TONINHO DO GLORIA) lider da bancada do (PV), apresentará na proxima quarta–feira projeto inédito e pioneiro instituindo o programa Driblando o “Oxi” e “Crack” onde será realizado um torneio de futebol de salão.

O crack é uma droga mais viciante e potente do que a cocaína, de rápida absorção, prazer efêmero e devastador para o organismo e que causa danos ainda maiores ao corpo humano pela velocidade e potência com que seus componentes chegam ao pulmão e ao cérebro.

“O crack tem um poder avassalador para desestruturar a personalidade, agindo em prazo muito curto e criando enorme dependência química e psicológica.

O crack nasceu nos guetos pobres das metrópoles, levando crianças de rua ao vício fácil e a morte rápida. Agora “chega à classe média, aumentando muito o seu rastro de destruição”, comentou o parlamentar.

No artigo segundo do projeto fica incluído a campanha de prevenção aos malefícios do consumo de “oxi”, considera-se “oxi” (“oxidado”) a mistura de base de cal, cocaína, permanganato de potássio e combustível.

No projeto inclui a divulgação da campanha “Várzea Grande de Mãos Dadas Contra a pedofilia”, com objetivo de alertar os jovens e ao público presente para esse mal que tem destruído a vida de muitas crianças, adolescentes e de seus familiares. 

“Fiquem atentos ao comportamento de seus filhos, se notarem algo diferentes, procurem conversar e ver o que está acontecendo. O oxi, crack e a pedofilia destroem a família, ambos levam as crianças e adolescente a um caminho de sofrimento e dor”, comentou o vereador.

Segundo Toninho do Gloria esta iniciativa objetiva beneficiar principalmente as crianças, os jovens, e a sociedade como um todo. Infelizmente muitos estão sendo vítimas das drogas, e ultimamente por uma conhecida por “oxi” (“oxidado”) uma mistura de base de cal virgem, cocaína, ácido sulfúrico permanganato de potássio e combustível, como querosene, gasolina, diesel ou solução de bateria.



O Oxi vem causando devastação na população. Se a dependência química em relação à cocaína já é um problema seríssimo, o uso do oxi quase sempre desencadeia o consumo de álcool – cachaça, cerveja ou até mesmo o álcool de farmácia.




No começo o dependente químico em oxi parece sentir uma sensação de euforia, de ânimo. Depois vem o medo, a mania de perseguição, a paranóia. A droga só dá “barato” no momento em que está sendo consumida, e cada pedra dura cerca de 15 minutos. Para perpetuar o “barato”, o álcool serve de alívio entre uma dose e outra, num ritual que se alonga por mais de 6 horas, geralmente à noite.




Para conseguir mais droga e dar fim a “fissura”, é comum que os usuários se entregarem a pequenos roubos e à prostituição, o que os torna mais vulneráveis à AIDS e demais doenças sexualmente transmissíveis.




Vendido em pedras que podem ser mais amareladas ou mais brancas, dependendo da quantidade de querosene ou cal virgem, respectivamente – o grande apelo do oxi é justamente o seu preço: enquanto a mescla custa de 5 a 10 reais uma trouxinha que serve três cigarros, o oxi é vendido de dois a cinco reais por cinco pedras. “É uma droga popular, inegavelmente, mas dependendo do período o preço aumenta: se é época de chuva, se a polícia intensifica mais a vigilância, explica.



Além dos problemas sociais que claramente empurram esses jovens para o uso da droga, a proximidade com o comércio ilegal também abre as portas.




Muitos deles sofrem a influência de amigos que consomem ou estão envolvidos com o tráfico. Mas a maior questão do oxi é que ela é uma droga mais rápida, causa um efeito mais forte.

Pelo projeto o Poder Executivo fica autorizado realizar parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Muncipal de Saúde e regulamentar a presente matéria.

As eventuais despesas decorrentes da aplicação desta lei correrão a conta de dotações orçamentárias próprias, consignadas no orçamento vigente, e suplementadas se necessário. 

Vereador Toninho do Gloria propõe o fim da farra de obras inacabadas

Toda grande obra realizada por algum governo seja ele municipal estadual ou nacional recebe uma cerimônia para sua conclusão/inauguração. No entanto, alguns governos se apressam em fazer o evento comemorativo e lançam ele antes mesmo de o trabalho ter sido concluído. É com este pensamento que o vereador Toninho do Gloria lider da bancada do (PV) desenvolveu o projeto de lei para proibir inaugurações antes do término das obras.

A proposta será apreciada em primeira e segunda votação na Câmara de Vereadores e segue para sanção do prefeito Tião da Zaeli (PSD) o parlamentar justifica que a intenção é forçar o Executivo a ter maior responsabilidade para que as obras sejam concluídas dentro do prazo.

“Já vimos inaugurações de obras inacabadas em vários lugares e também em Várzea Grande. É meu dever como vereador zelar pela moralidade pública em desfavor daqueles que fazem uso de estratégias visando vantagem eleitoral, sem ao menos respeitar o povo”, dispara Toninho.“Temos obras que iniciaram há anos e não foram finalizadas até hoje”, disse o vereador Toninho do Gloria.
http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?edt=33&id=218457

Vereador propõe incentivo ao estudo e inclusão de idosos no mercado de trabalho em Várzea Grande

PL ainda fala da reserva de 5% das vagas de cada cargo público colocado em disputa em concurso para a população acima de 60 anos
Um Projeto de Lei (PL) quecomeça a tramitar na Câmara Municipal de Várzea Grande quer estimular a inclusão dos idosos no mercado de trabalho através de incentivo aos estudos e reserva de vagas para cargos disputados em concursos públicos. De autoria do vereador Antonio José de Oliveira-Toninho do Gloria lider da bancada do (PV), propõe o acréscimo de dispositivos à lei  que institui a política do idoso. “Hoje os idosos se aposentam com boa saúde e tem muita experiência, o mercado de trabalho pode absorver essa mão de obra. Vamos ajudar essas pessoas nessa fase em que mais precisam de recursos para remédios e outras despesas. Uma pesquisa recente diz que uma parcela grande de famílias é sustentada por pessoas que vivem da aposentadoria. Eles têm uma participação grande no custeio da vida familiar”, explica o autor da proposta.

Para o vereador Toninho do Gloria, a educação é a melhor foram de inclusão para essa parcela da população. Assim, o projeto estabelece que o município deverá criar um incentivo para acesso dos idosos a cursos de ensino médio, superior e profissionalizante. “A partir desta política pública, poderia ocorrer o aumento de turmas da Educação para Jovens e Adultos (EJA), cursos técnicos e de nível médio noturnos. Além disso, é necessária a criação de uma metodologia específica para os idosos, para que eles possam efetivamente adquirir informação”, diz.
 O projeto trata, ainda, da reserva de 5% das vagas de cada cargo público colocado em disputa em concurso para os idosos, desde que haja compatibilidade entre a qualificação e as atribuições do cargo pretendido pelo idoso. Essa mesma porcentagem seria considerada para contratações na administração pública municipal direta e indireta. “Os paradigmas estão mudando, é necessário rever conceitos e marcos legais para garantir aos idosos não só acesso ao mercado de trabalho, mas aumento da qualidade de vida através da informação”, afirma Toninho do Gloria.
O projeto de lei ainda vai passar por outras comissões da Câmara, onde quando pode receber alguma emenda, antes de ser apreciado. Se aprovado, ele é encaminhado para o Executivo municipal, e entra em vigor após a sanção do prefeito Sebastião dos Reis Gonçalves-Tião da Zaeli (PSD).

Vereador propõe fim da taxa de religação da água em Várzea Grande


Vereador propõe fim da taxa de religação da água em Várzea Grande

De acordo com Toninho do Gloria, é injusto com as classes mais baixas, que lutam para se regularizar, ainda terem que pagar uma taxa para voltar a receber o serviço 

O vereador Antonio José de Oliveira,(TONINHO DO GLORIA) lider da bancada do (PV) vai apresentar, nesta segunda-feira (14), na Câmara Municipal de Várzea Grande, o Projeto de Lei que prevê a proibição da taxa de religação do fornecimento de água e rede de esgoto pela empresa fornecedora nos imóveis residenciais, industriais e comerciais do município de Várzea Grande.

De acordo com Toninho do Gloria, é injusto com as classes mais baixas, que lutam para se regularizar, ainda terem que pagar uma taxa para voltar a receber o serviço. “Ninguém fica inadimplente por vontade própria, considerando que a água é indispensável à vida”, acrescentou. 



A justificativa apresentada no projeto é de que, apesar da melhora na qualidade da água nos últimos anos, o valor por metro cúbico subiu muito e os problemas com abastecimento coleta e esgoto permanecem. Ainda assim, o consumidor já arca com juros e multas por atraso no pagamento.

O projeto, vai para Comissão de Turismo, Indústria e Comércio, e deve ir nos próximos dias para a primeira discussão. A proposta ainda deve passar pela votação em plenário.



http://expressomt.com.br/noticia.asp?cod=167307&codDep=3

Vereador defende que Emendas ao Orçamento garantem participação popular

Fonte:
http://180graus.com/politica/vereador-defende-que-emendas-ao-orcamento-garantem-participacao-popular-472872.html



Populares poderão enviar emendas ao Projeto de Lei para serem analisadas
A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Várzea Grande deverá abrir um prazo para a população participar do processo de votação do orçamento,essa é a sugestão do vereador Antonio José de Oliveira lider da bancada do (PV) (TONINHO DO GLORIA).
Com o prazo, os populares poderão enviar emendas ao Projeto de Lei, que estima a receita e fixa as despesas do Município para 2012. De acordo com o vereador Toninho do Gloria, esta será uma inovação que tem como principal objetivo inserir a população no processo. “Não é comum, nestes casos, uma Comissão fazer uma Audiência Pública. Esta será uma demonstração mais clara de transparência da Câmara”.
Outra inovação defendida pelo vereador Toninho do Gloria (PV) é que seja colocado no site da Câmara, do Orçamento enviado pela Prefeitura. “Esta é outra inovação que a camara de muncipal de Várzea Grande deverá adotar, pois estamos colocando o Orçamento no site e divulgamos o edital para a participação popular, dando mais uma demonstração de que queremos incentivar a participação”, garantiu Toninho, ressaltando a transparência do processo.
Pela proposta as emendas deverão ser protocoladas na Secretaria Legislativa da Câmara Municipal. As proposições devem estar subscritas por, no mínimo, 5% do eleitorado, conforme critérios estabelecidos pela Constituição Federal e a Lei Orgânica do Município.
Se as emendas não receberem o apoio deste percentual, a sugestão será encaminhada para a Comissão ou para um dos vereadores, que podem apresentar ou não a questão, conforme suas avaliações.

Várzea Grande terá programa de combate à dengue nas escolas


Proposta é de autoria do vereador Antonio José de Oliveira líder do PV

Os vereadores de Várzea Grande vão analizar o projeto de lei que cria o programa permanente de combate e prevenção da dengue nas escolas da rede municipal de ensino. A proposta de autoria do vereador Antonio José de Oliveira (TONINHO DO GLORIA) líder da bancada do (PV).

O texto diz que o programa deve informar os alunos sobre a importância da prevenção da dengue e os riscos de contraí-la. Também deverá ressaltar a necessidade de combate aos focos de transmissão da doença durante todo o ano.

Para colocar a proposta em prática, o município fica autorizado a abrir um crédito adicional especial no orçamento atual e a firmar convênios ou termos de cooperação com organismos estaduais ou federais.

Vereador propõe mais um projeto pioneiro e ousado na luta contra as drogas


Pelo projeto autorizativo o município de Várzea Grande - MT pagará a família tratamento de dependente químico 

O vereador Antonio José de Oliveira – Toninho do Gloria líder da bancada do (PV) apresentou na câmara municipal de Várzea Grande projeto de lei autorizativo que cria o cartão Várzea Grande de Mãos Dadas Contra as Drogas.

Pelo projeto o cartão vai dar o direito a um auxílio mensal para que as famílias possam custear o tratamento de parentes usuários de drogas. “Com uma parte ela vai pagar a clínica da sua escolha. E os outros vão ser destinados à despesa para visitar o seu parente que esteja internado. É um projeto que vai aproximar a família daquela clínica ou comunidade terapêutica no qual o familiar está sendo tratado”, explica o vereador.

O projeto Várzea Grande de Mãos Dadas Contra as Drogas visa envolver para envolver a sociedade no combate às drogas destacou Toninho, ele ressaltou que cada vez mais precisamos nos conscientizar que a questão da droga é o grande mal do século 21. Nós temos de estreitar os nossos esforços, o governo estadual, governo federal, mas, em especial, a sociedade para que, de fato, nós tenhamos a condição de reverter essa grande mazela da nossa sociedade moderna que é a questão das drogas. Exatamente com o objetivo de dar orientação às famílias e as pessoas que queiram se ver livre do problema das drogas que resolvi apresentar esse projeto de lei,destacou Toninho do Gloria.

E agora com esse projeto ousado na luta contra as drogas. É o cartão Várzea Grande de Mãos Dadas Contra as Drogas. Como vai funcionar  esse projeto quando for colocado em pratica pelo prefeito de Várzea Grande?


Toninho do Gloria (PV) — Nós temos aqui um caso muito interessante. Nós sabemos que as famílias, que tem no seu convívio as pessoas dependentes químicas, que precisam de um tratamento, necessitam do apoio do Município e do Estado. E nós não poderíamos de ressaltar e agradecer muito, com as chamadas comunidades terapêuticas, que são instituições, normalmente filantrópicas, vinculadas às igrejas e que acolhem as pessoas dependentes químicas, que tem os seus problemas com as drogas, para fazer o seu tratamento e a sua cura. Então agora com o projeto o que nós vamos fazer com esse cartão é que a família receberá um crédito, como um cartão de crédito. Por mês. Com uma parte ela vai pagar a clínica ou a comunidade terapêutica da sua escolha. E a outra parte será destinada à visitação, à despesa para visitar o seu parente que esteja internado. É um projeto muito interessante que vai aproximar a família daquela clínica ou comunidade terapêutica no qual o familiar está sendo tratado. Eu vou lutar e muito para colocar esse projeto em pratica em Várzea Grande, sei que será uma grande missão mais vamos enfrentar para que o poder executivo, assim que aprovado na câmara, já seja sancionado pelo prefeito Tião da Zali (PSD).

Com isso já dá para dizer que os várzeagrandense começam a vencer a luta contra as drogas?

Toninho do Gloria (PV)— Na realidade é um grande esforço. Em primeiro lugar, nós várzeagrandense estamos sabendo e somos conscientes hoje que o tema da droga é algo muito importante. E não é o legislativo e o governo municipal sozinho que vai conseguir reverter esse quadro. Volto a dizer a parceria para o combate a droga é de fundamental importância a participação das famílias, da sociedade, das empresas, das instituições todas nessa luta tão importante a favor da vida e contra as drogas. Mas não há dúvida que esse projeto é interessante, inovador, ousados e que já vai dar muito resultado. Ou seja, nós precisamos começar, de fato, a enfrentar com valentia e com muita coragem esse drama social do nosso tempo.

Vereador defende que Emendas ao Orçamento garantem participação popular

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Várzea Grande deverá abrir um prazo para a população participar do processo de votação do orçamento,essa é a sugestão do vereador Antonio José de Oliveira lider da bancada do (PV) (TONINHO DO GLORIA).
Com o prazo, os populares poderão enviar emendas ao Projeto de Lei, que estima a receita e fixa as despesas do Município para 2012. De acordo com o vereador Toninho do Gloria, esta será uma inovação que tem como principal objetivo inserir a população no processo. “Não é comum, nestes casos, uma Comissão fazer uma Audiência Pública. Esta será uma demonstração mais clara de transparência da Câmara”.

Outra inovação defendida pelo vereador Toninho do Gloria (PV) é que seja colocado no site da Câmara, do Orçamento enviado pela Prefeitura. “Esta é outra inovação que a camara de muncipal de Várzea Grande deverá adotar, pois estamos colocando o Orçamento no site e divulgamos o edital para a participação popular, dando mais uma demonstração de que queremos incentivar a participação”, garantiu Toninho, ressaltando a transparência do processo.

Pela proposta as emendas deverão ser protocoladas na Secretaria Legislativa da Câmara Municipal. As proposições devem estar subscritas por, no mínimo, 5% do eleitorado, conforme critérios estabelecidos pela Constituição Federal e a Lei Orgânica do Município.

Se as emendas não receberem o apoio deste percentual, a sugestão será encaminhada para a Comissão ou para um dos vereadores, que podem apresentar ou não a questão, conforme suas avaliações.
www.mt24horasnews.com.br
mt24horasnews@gmail.com

Toninho do Gloria:Valores familiares precisam ser repensados e preservados

“A Família é o presente mais gracioso que Deus nos deu, quem valoriza sua família tem um grande tesouro, mas é preciso, sempre, lapidar esse tesouro”, essas palavras são do Vereador Toninho do Gloria que é considerado o maior ativista na luta contra a exploração sexual e pedofilia em MT,ele acredita que o Poder Público deve ser um dos incentivadores de estar cotidianamente resgatando os valores que hoje em dia estão um tanto esquecidos. 

“O Poder Público tem o dever de trabalhar por uma sociedade mais justa e igualitária, um dos caminhos para se alcançar este objetivo é a educação, que começa pelos valores da família que são muito bem preservados nas Igrejas.

A Igreja é uma entidade que tem este como um princípio sempre trabalhado com as crianças, adolescentes, adultos e idosos, enfim com todas as pessoas que a freqüentam. 

Quando me refiro a família, não estou apenas falando de laços de sangue e sim de pessoas que tem convívio, que dividem o mesmo teto e que são ligadas por um sentimento comum de afeto”, destaca Toninho do Gloria que diz ainda que, “é através da família que podemos dar um futuro melhor para nossos jovens, livres das drogas e da marginalidade”. Para o Vereador “a boa educação é o caminho para formar adultos conscientes dos seus direitos e deveres para com uma sociedade assim com certeza aplicará o que lhe foi ensinado aos seus descendentes e assim sucessivamente. Desta maneira os valores da família continuarão sempre sendo priorizados na educação”, completa. 

Projeto do vereador Toninho do Gloria visa valorizar negros em propaganda

Um projeto do vereador Toninho do Gloria lider da bancada do (PV),poderá ser transformado em lei municipal, que determina que, quando for necessária a presença do elemento humano, as peças publicitárias dos órgãos da administração pública municipal, devem valorizar proporcionalmente a presença de pessoas da raça negra.

Além disso, a medida estabelece ainda, que nenhum grupo étnico ou membro desse grupo será apresentado de forma depreciativa ou de modo a que se criem, contra este, atitudes de rejeição ou antipatia. 

Conforme o vereador Toninho do Gloria (PV), os meios de comunicação são instrumentos fundamentais de expressão de valores culturais e espelho concreto da realidade brasileira.

O mais recente censo do IBGE aponta que a metade da população brasileira é composta por negros e pardos. Assim, os negros e seus descendentes são parte significativa da população e vêm aumentando seu poder de consumo e de opinião na sociedade. 

"Devemos atuar de forma consistente contra qualquer forma de racismo ou preconceito e as propagandas oficiais podem perfeitamente fazer parte desta estratégia", justificou o vereador.

Projeto do vereador Toninho do Gloria vai alertar sobre violência contra pessoas com deficiência em MT


Projeto inédito entre as câmaras municipais no Brasil visa alertar para abuso sexual contra menores com deficiência

Incidência de abuso sexual é grande entre pessoas com deficiência intelectual, o vereador Antonio José de Oliveira apresentou projeto de lei instituindo campanha no sentido de chamar a atenção para uma face ainda mais cruel do problema: o abuso sexual de crianças e adolescentes com deficiência física ou mental.

Na semana em que a apresentadora Xuxa Meneghel revelou ter sofrido abuso sexual na infância e na adolescência, o presidente da ONG MT Contra a Pedofilia, Antonio José de Oliveira Toninho do Gloria chamou a atenção para uma face ainda mais cruel do problema: o abuso sexual de crianças e adolescentes com deficiência física ou mental.

“Se as crianças em geral são vulneráveis ao abuso sexual, a situação é ainda pior quando elas possuem algum tipo de deficiência, física ou intelectual. Nesses casos, a dificuldade de escapar da agressão ou denunciar o ocorrido pode ser muito maior”, afirmou o ativista que é considerado o mais atuante na luta contra a exploração sexual e no combate a pedofilia em MT.

Toninho do Gloria entende que é preciso uma alteração no código civil para tornar crime hediondo o abuso sexual de menores com deficiência física – atualmente, a lei prevê aumento de penas para estupro de vulneráveis e pessoas com deficiências mentais. Embora não haja estatísticas oficiais, é crescente o número de denúncias envolvendo abuso sexual de pessoas com deficiência.

No dia (23/05), investigadores de polícia da Delegacia Municipal de Paranatinga (373 km ao sul da Cuiabá) prenderam em flagrante um homem de 60 anos acusado de estuprar uma adolescente de 11 anos com síndrome de Down. Segundo o delegado da cidade, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, o suspeito, José Alexandre Bonfate, é amigo da família e aproveitava o vínculo para cometer o abuso sexual.

A informação é a maior arma para evitar que crianças, adolescentes e adultos se tornem vítimas deste tipo de crime. Além de denunciar este tipo de prática, é importante discutir o assunto dentro de casa e educar as crianças para que entendam desde cedo sobre os riscos aos quais estão expostas. Estimativas mostram que até 90% de mulheres e 50% dos homens com deficiência intelectual serão abusadas sexualmente. Clique aqui e confira uma matéria com conselhos para prevenir o abuso sexual.

Toninho do Gloria:Cidades do Brasil e exterior vestem preto na luta contra pedofilia


18 de maio é o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Infanto-juvenil”.
Fonte: Portal Todos Contra a Pedofilia MT
 A A A
Crédito: Ilustração
Com o objetivo de mobilizar e alertar a população para os crimes de abuso sexual contra crianças e adolescentes, o vereador e presidente da ONG MT Contra a Pedofilia MT Antonio José de Oliveira Toninho do Gloria líder da bancada do (PV), tem acompanhado  a maratona  visando o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Infanto-juvenil”.

O vereador, que é o coordenador da campanha “MT de Mãos Dadas Contra a Pedofilia” e ganhou projeção mundial, pede para a população usar preto, como forma de protesto a esse crime que fere o físico e emocional da vitima. “Não podemos nos calar diante de um crime bárbaro como este, que destrói a vida não só da vitima, mas de toda a sua família”, comentou.

Além de Cuiabá (MT) no comando da primeira dama Norma Galindo, , as cidades de Florianópolis (SC), Manaus (AM), Jacareí (SP),  Tupã (SP), São Lourenço da Mata (PE), Ourinhos (SP), Ribeirão Preto (SP), Recife (PE), Santa Barbara d’Oeste (SP), São Paulo, Campinas (SP), Belo Horizonte (MG), Aguai (SP), Uberlândia (MG), São João da Boa Vista (SP), Rio de Janeiro, Cataquases (MG), Limeira (SP), Jaguariúna (SP), Brasília, Ilha Solteira (SP), Praia Grande (SP), Piranhas (AL), Itapetininga (SP), Volta Redonda  (RJ), Itapecerica (MG), Santa Monica (PR), Itápolis (SP), Divinópolis (MG), e  o estado de Sergipe  irão fazer parte da manifestação. A data também será lembrada em Portugal, na cidade San Miguel de Tucuman, Argentina e Dublin na Irlanda.

O parlamentar alertou que o combate a pedofilia tem início em casa, por intermédio dos pais, que devem orientar e ensinar seus filhos que não podem ser tocados por um adulto e tomar cuidado com vans escolares, professores e pessoas que tentem um contato mais íntimo, alertando que devem confiar neles e relatar qualquer ato desta natureza e deixou bem claro que a pedofilia pode ser real ou virtual.

De acordo com reportagem publicada pela revista Istoé, 76 por cento de todos os pedófilos do mundo estão no Brasil, que é o líder em numero de sites de pornografia infantil, com cerca de  mil novos portais de pedofilia entrando no ar todos os meses. Destes, 52 por cento tratam de crimes contra crianças de 9 à 13 anos, e 12 por cento expõem crimes contra bebês de até três meses de idade, com fotografias de cunho sexual explícito.

A pesquisa também mostra que os compradores destes produtos têm perfis variados e características comuns e bastante marcantes. Acredita-se que 95 por cento dessas pessoas sofreram abuso sexual na infância ou na adolescência.

“ Fique assustado com os dados da pesquisa que mostra o crescimento do mercado para esse tipo de crime. Segundo a pesquisa, algumas fotos caseiras, com cenas de nudez infantil, chegam a ser vendidas na rede por até US$ 100 e vídeos também caseiros podem ser vendidos por até mil dólares”, comentou Toninho do Gloria.

Existe um comércio que alimenta a rede de pornografia infantil on-line onde fotos e vídeos de crianças são vendidos e chegam a movimentar bilhões de dólares por ano no mundo. Segundo pesquisa realizada nos EUA, a cada cinco crianças que navegam na internet, uma recebeu proposta de um pedófilo, e uma a cada 33 já se comunicou, através de telefone e recebeu dinheiro ou passagem para se encontrar com um criminoso. Pais e filhos, inconscientes dos perigos da rede são presas fáceis de pedófilos. Uma criança ingenuamente não identifica um adulto se passando por um amiguinho da mesma idade.

A internet facilita o contato dos pedófilos com suas vítimas, pois eles podem assumir qualquer personalidade e usar uma linguagem que atraia crianças e pré-adolescentes. Há 10 anos, os pedófilos precisavam recorrer a clubes fechados para trocar informações ou satisfazer seus prazeres.

A maioria dos abusos sexuais com crianças é praticada por agressores identificáveis pela vítima. Cerca de 80 por cento a 85 por cento são do núcleo familiar, sendo que de 30 por cento a 40 por cento são pais ou padrastos. O agressor observa e acompanha a criança até encontrar o momento certo para agir. Geralmente, cria-se uma situação de domínio que, muitas vezes, impede a vítima de contar o que está acontecendo. Mais de 90 por cento dos casos não aconteceu uma única vez, principalmente por essa proximidade entre a criança e o pedófilo, que exerce uma posição de superioridade e controle dentro ou próxima ao núcleo familiar.

Cada criança reage de diferente, algumas contam imediatamente o ocorrido, outras podem levar anos. Uma grande parcela de mães ao ter conhecimento do fato toma providências para acabar com o abuso sexual. Outras que chegam a agredir a criança por achar que ela está mentindo. Existem casos que as mães foram coniventes, chegando a participar do ato sexual com os próprios filhos.

As crianças vitimas de abuso sexual apresentam no decorrer do tempo baixa auto-estima, depressão, sentimentos de estigmatização, auto-marginalização, passa a ter dificuldades de relacionamento, hostilidade com pessoas do mesmo sexo do agressor, disfunções sexuais, uso abusivo de drogas licitas e ilicitas e podem chegar a se prostituirem.

O parlamentar  lembra que o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) determina que é dever da família, da sociedade e do Estado cuidar das crianças e adolescentes. Daí a existência de uma ordem hierárquica na redação da lei, afinal, cabe primeiramente à família essa obrigação, mas quando ela não consegue garantir o direito mínimo para as crianças e adolescentes, entra em ação o Poder Público.

18 de maio
No dia 18 de maio de 1973, a pequena Araceli Cabrera Crespo, de nove anos incompletos, desapareceu da escola onde estudava para nunca mais ser vista com vida.

A menina foi espancada, estuprada, drogada e morta numa orgia de drogas e sexo. Seu corpo, o rosto principalmente, foi desfigurado com ácido. Seis dias depois do massacre, o corpo foi encontrado num terreno baldio, próximo ao centro da cidade de Vitória, Espírito Santo. Seu martírio significou tanto que esta data se transformou no “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

Durante mais de três anos, o corpo da criança permaneceu na fria gaveta do Instituto Médico Legal de Vitória e segundo consta se interessar pelo caso e tentar uma punição para os culpados significava comprar briga com as mais poderosas famílias do estado, cujos filhos estavam sendo acusados do hediondo crime. Pelo menos duas pessoas já tinham morrido em circunstâncias misteriosas por se envolverem com o assunto.

A campanha “Todos Contra a Pedofilia”, que tem servido de exemplo e está sendo implantada em diversas cidades conta com o apoio do Ministério Público, Policia Federal, Policia Militar do Estado de São Paulo, Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), deputados e senadores através de CPIs e da Frente Parlamentar Contra da Pedofilia e da população em geral.

Dicas para  proteger seus filhos da ação de pedófilos na internet

* Mantenha o computador em uma área comum da casa;
* Acompanhe as crianças quando utilizar computadores de bibliotecas;
* Navegue algum tempo com a criança internauta. E guie seu filho no mundo virtual;
* Aprenda sobre os serviços utilizados pela criança, observe suas atividades na Internet;
* Encoraje a criança a relatar atividades suspeitas, ou material indevido recebido;
* Estabeleça regras razoáveis para a criança. E tempo de permanência na internet;
* Se necessário, opte por programas que filtram e bloqueiam sites;
*  Monitore sua conta telefônica e o extrato de cartão de crédito.
*  Instrua a criança a nunca divulgar dados pessoais na internet;
* Conheça os amigos virtuais da criança sobre a criança.
*  Cuide para que a criança não marque encontros com pessoas conhecidas através da internet sem sua permissão.
* Caso suspeite que alguém on-line está fazendo algo ilegal, denuncie-o às autoridades policiais ou ao site.http://www.expressomt.com.br/nacional-internacional/cidades-do-brasil-e-exterior-vestem-pr-14008.html

Projeto do vereador Toninho do Gloria:MT terá 1º município do Brasil a instituir fundo de Apoio a Educação Ambiental


Conforme a proposta, as ações a serem contempladas pelo fundo incluirão coleta seletiva de materiais descartáveis para reciclagem, estímulo a novos negócios na área de reciclagem
Fonte: JL/Emanuel Santos Andrade
 
1
A Câmara municipal de Várzea Grande vai analisar o Projeto de Lei, do vereador Antonio José de Oliveira – Toninho do Gloria líder da bancada do (PV-VG/MT), que institui o Fundo Municipal de Apoio a Educação Ambiental para apoiar a implementação de planos, programas e projetos na área de educação ambiental no município, bem como, apoiar as organizações da sociedade civil e entidades privadas.Vale ressaltar que os programas não poderá ter fins lucrativos.


Conforme a proposta, as ações a serem contempladas pelo fundo incluirão coleta seletiva de materiais descartáveis para reciclagem, estímulo a novos negócios na área de reciclagem, gerenciamento integrado de resíduos sólidos, consumo sustentável e projetos de recuperação ambiental, entre outras.


O fundo será formado dos recursos arrecadados com multas ambientais.


A proposta prevê a participação da sociedade nas iniciativas, com envolvimento de meios de comunicação, estabelecimentos de ensino, organizações não governamentais e empresas públicas e privadas.

Toninho do Gloria destacou que a criação de um fundo específico para educação ambiental pode incrementar uma área que hoje, segundo ele, não conta com uma fonte de recurso permanente.

Consciência ambiental
“A educação e a informação têm importância fundamental na promoção do desenvolvimento sustentável e na proteção dos bens ambientais. Por meio da implementação de programas voltados para o desenvolvimento da consciência ambiental, torna-se possível a modificação de comportamentos da sociedade”, afirma Toninho do Gloria.


Em relação ao Fundo Municipal de Apoio a Educação Ambiental, o vereador lembra que um dos seus objetivos é o desenvolvimento de projetos que visem ao uso racional e sustentável de recursos naturais. “A lei considera prioritárias as aplicações dos recursos em projetos voltados para a educação ambiental. O Fundo Municipal de Apoio a Educação Ambiental pode, assim, ser usado como um instrumento potencializador de projetos de educação ambiental destinados à formação para práticas ambientalmente corretas”, disse.