Pages

terça-feira, 22 de maio de 2012

Pesquisa coloca Cuiabá como a mais atuante do país no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Pesquisa realizada com os internautas do maior portal de combate a pedofilia do centro oeste, e goza de credibilidade em todo o Brasil, reconheceu à expressão nacional de Cuiabá, no combate ao abuso e á exploração sexual de crianças e adolescentes.

A enquete realizada pelo portal abordou a seguinte pergunta. Qual a capital mais atuante no combate a exploração sexual, veja o resultado.


Cuiabá       (42%)
Manaus      (30%)
Brasília      (9%)
Vitoria      (4%)
Com grande abrangência social, o Portal Todos Contra a Pedofilia MT tem mudado o comportamento da sociedade com esse tipo de crime. “Antes era acobertado pela própria família que não tinha confiança no Estado para denunciar os abusos e abusadores. A própria rede mundial de computadores, que era considerada inviolável, teve o sigilo quebrado e não permite mais o livre mercado de pornografia infantil,destacou João Batista de Oliveira Diretor do Portal Todos contra a Pedofilia MT.

Para o diretor a pedofilia tem ligações com o crime organizado. “É uma rede que pode estar ligada a outros crimes, como lavagem de dinheiro e até drogas ilícitas. Eles negociam imagens, compartilham dos desejos e fantasias sexuais daqueles que cometem os abusos. Servem de combustível financeiro para a manutenção da pedofilia”, afirmou João Batista.

Denunciar casos de abuso, violência e exploração sexual de crianças e adolescentes é decisivo para o trabalho de combate e amparo às vítimas. Em Cuiabá, o incentivo às denúncias foi à principal bandeira da mobilização pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, liderada pela Secretária de Assistência Social de Cuiabá, Regina Kaezer  e pela primeira-dama de Cuiabá, doutora Norma Sueli Galindo.

A mobilização foi apoiada pelo prefeito Chico Galindo (PTB) que em sua gestão realiza um grande trabalho, por meio da rede de proteção a criança e ao adolescente, que tem contribuído para identificar e apoiar as vítimas de abuso e exploração sexual.

Em Cuiabá, a maratona contra a exploração sexual contou com a presença da primeira dama Norma Galindo, onde esteve voluntariamente apoiando a campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em Cuiabá. Participaram também escolas, organizações da sociedade civil, conselhos tutelares, órgãos e secretarias que realizam trabalhos com o público infanto-juvenil, além de empresários locais.

O diretor do portal voltou a destacar a importância do trabalho realizado pela primeira-dama Norma Galindo na área social de Cuiabá, ações que, segundo ele, têm contribuído muito no governo do prefeito Chico Galindo, conforme a pesquisa.

A maratona contra a exploração sexual liderado pela primeira-dama tem surtido um grande efeito, pela disposição e empenho com que ela vem abraçando as causas sociais.

 “Ela acaba ocupando um espaço importante, porque o prefeito Chico Galindo não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Apesar de não ter cargo no governo, na condição de primeira-dama, ela, de certa forma, exerce uma função institucional e isso tem ajudado muito o prefeito Chico Galindo,como tal, esta ai a pesquisa colocando a capital como a mais atuante no combate a exploração sexual”.destacou João Batista Diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia MT.

Entendemos que esse é o momento importante e precisamos discutir, ir às ruas, falar sobre a rede de enfrentamento que o Estado está montando. E as mães precisam ter um olhar mais crítico dentro de casa porque boa parte desses casos acontecem com pessoas próximas a  família. Não podemos mais achar isso como normal, precisamos criar os mecanismos e que cada um possa fazer a sua parte. Precisamos preservar a infância e a juventude brasileira. Vereador Toninho do Gloria, presidente da ONG MT contra a pedofilia.

A população hoje acredita, reconhece e parabeniza o nosso trabalho. Quando presenciamos essa demanda crescente de denúncia ficamos triste, porque é mais uma criança, e feliz porque as pessoas estão perdendo medo de denunciar e elas estão acreditando na Rede de Proteção Integrada que é compostas pelos conselhos tutelares, pela  primeira-dama do Estado e com o apoio das parlamentares Conceição e Socorro Sampaio. Tudo isso é uma questão de tentar inibir esse tipo de violência. João Batista de Oliveira, Diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia MT.

Somos responsáveis pelo enfretamento dessa questão. A mobilização do dia 18 de maio gerou consciência que, por consequência, gera atitude e isso gera confronto. Essa é a lógica que as pessoas precisam entender. Parabéns primeira-dama Norma Galindo pela atitude. Secretária de Assistência Social de Cuiabá, Regina Kaezer .

Eu estou aprendendo mais sobre esse assunto. Eu vejo que é preciso fazer mesmo esse tipo de campanha para informar as pessoas sobre onde e como denunciar. Luicimar Silva, 18, estudante

Esses debates são importantes porque pode gerar mais ação para combater esses tipos de crime. Kleiton Silva, 17, estudante

Precisamos desses debates nas escolas para que os jovens saibam mais como devem funcionar as denúncias. Eu fiquei satisfeito porque temos pessoas que estão com um trabalho sério, como a dona Norma que lidera essa e outras campanhas muito boas. Sandro José da Silva, 16, estudante
Poderá também gostar de:

Toninho do Gloria aplaude a iniciativa da apresentadora Xuxa

O Diretor do maior Portal de Combate a Exploração Sexual e Pedofilia do Centro Oeste, Antonio José de Oliveira Toninho do Gloria que é considerado o maior ativista no combate a exploração sexual e no combate a pedofilia no centro oeste destacou que o depoimento da apresentadora Xuxa Meneghel ao "Fantástico" deste domingo configura como um exemplo de coragem e superação na luta contra a exploração sexual na infância e na adolescência. Com 49 anos de idade e 26 de carreira na "TV Globo", foi a primeira vez em que a Rainha dos Baixinhos conseguiu combater os medos da menina assediada até os 13 anos e desfazer as amarras que mantinham sua história aprisionada no passado.

Em entrevista ao "Fantástico" neste domingo (20), Xuxa contou que, na época, não teve coragem de revelar os fatos à mãe. "Eu tinha vergonha, me calava, me sentia mal, me sentia suja, me sentia errada."


Xuxa declarou que não tinha idéia do que fazer para se livrar dos assédios porque se julgava culpada pelas agressões, sentimento comum à maioria das crianças que sofrem algum tipo de violência doméstica.

O ativista destacou sobre duas possíveis reações desencadeadas na fase adulta por quem já teve a sexualidade violada: "Não temos como dizer que a violação sexual vai gerar algum sintoma determinado, porque cada pessoa reage de uma forma. Algumas pessoas vão se tornar resilientes e gerar um mecanismo de defesa para lutar em favor de outras crianças, como fez a Xuxa. Outras podem ter incapacidade de confiar no próximo e ainda se tornar adultos inseguros", explicou Toninho do Gloria.
A melhor medida para evitar a ocorrência de atos de violência sexual na família ou na escola é a prevenção. Criar um diálogo aberto sobre sexualidade desde cedo é um meio de estabelecer uma relação de confiança e abrir caminhos para que o filho fale tudo o que acontece no dia-a-dia . "Os pais devem sempre alertar que o corpo pertence somente à criança e que ela deve ter cuidado para não se deixar ser manipulada por um amiguinho ou um adulto. Se, por acaso, isso acontecer, ela terá liberdade de contar a verdade".
O Diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia MT alerta os pais devem conduzir a conversa de acordo com a faixa etária. O avanço no tema será amadurecido na proporção do crescimento do filho. "É claro que, quando a criança tem dois ou três anos, a linguagem deve ser peculiar a essa idade. O mais importante é deixá-la ciente de que ela não pode deixar ninguém lhe machucar e que tem o direito de dizer não".

O ativista destacou que as palavras do senador Magno Malta são suas a declaração da Xuxa "tem uma grande importância principalmente pelo fato de ela ser uma personagem nacional, com grande influência entre jovens e crianças".

"A Xuxa, aos 49 anos, teve coragem de vomitar esse monstro enquanto milhares de homens e mulheres não tiveram essa coragem. Após essa entrevista, ela já é a nossa referência", reafirmou o ativista.

Ele destacou ainda que a decisão da apresentadora vá encorajar outras pessoas que passaram pelo mesmo problema. "De cada dez abusados, sete sofreram os abusos por parte de pessoas próximas.

Toninho do Gloria que é considerado o maior ativista na contra a pedofilia em MT ele afirmou que "infelizmente" o país tem "um quadro ainda a ser revertido".

Falta de Apoio:

O Diretor do maior Portal de Combate a Exploração Sexual de MT, João Batista de Oliveira concorda com a posição da coordenadora da sala da mulher da assembléia legislativa do estado de MT,Janete Riva que pediu ações conjuntas no combate à violência contra crianças e adolescentes, ele destacou durante a entrevista que são necessárias políticas públicas mais vigorosas de fortalecimento às famílias.



E voltou a perguntar, onde está às autoridades que içaram a bandeira contra a Exploração Sexual e no combate a Pedofilia e promoveram discursos?” será que não pode na hora da distribuição da mídia dos órgãos públicos, a exemplo de câmaras municipais,governo do estado,assembléia legislativa,AMM, (banner) não pode incluir este portal que defende uma causa tão nobre, questionou o diretor do Portal Todos contra a pedofilia MT.movimentocontrapedofiliamt@gmail.com, ele salientou que até site de baladas recebe mídia dos órgão publico, e agora um Portal que tem o reconhecimento do senador Magno Malta como o maior Portal de Combate a Exploração Sexual de MT,não tem nenhum apoio de nenhum político de MT, de nenhum órgão publico,ele destacou que já foi enviado o pedido a SECOM MT,a todos deputados estaduais e nada,portanto o Combate a Exploração Sexual em MT tem que sair do Discurso para prática, no sentido de apoiar aqueles que estão atuando na área, de que maneira ?solicitar do governo do estado da assembléia legislativa da prefeitura de Cuiabá,incluir o Portal no recebimento de mídia.



“Porque se a causa para eles, de fato é justa a causa, as ações deveriam estar na pauta na hora de mandar banner à mídia aos sites, e o portal de combate a exploração sexual de MT deveria ser o primeiro a receber a mídia, porém voltou a dizer nenhum órgão tem enviado banner. ele destacou que vai voltar a procura dos deputados estaduais de MT para serem parceiro pois,acredita que neste ano pode ainda se fortalecer ainda mais o combate a exploração sexual em MT.



CRIME VIRTUAL, VIOLÊNCIA REAL:




“Uma seqüência de fotos mostra ela acorrentada sendo violentada. A mão dela está totalmente roxa. Deveria estar há um dia amarrada para ficar nesse estado. A sensação é que a alma daquela criança já não está mais ali”



Estas imagens mudaram a vida de Anderson e Roseane; eles estavam conversando em uma sala de bate-papo quando as imagens surgiram na tela do computador. As imagens mostravam uma menina de 6 anos sendo estuprada. Chocados, criaram em 1998 o site, e em MT o ativista Toninho do Gloria criou o Portal Todos Contra a Pedofilia MT com o mesmo objetivo. Com denúncias na internet. Sem apoio de nenhum órgão publico de MT, porém com a adesão de internautas do mundo todo, o site deu origem à campanha MT no Combate à Pedofilia online.



Existe um comércio que alimenta a rede de pornografia infantil on-line onde fotos e vídeos de crianças são vendidos e chegam a movimentar U$S 5 bilhões por ano no mundo. Também constam dados de uma pesquisa realizada nos EUA, dizendo que de cada 5 crianças que navegam na internet, uma recebeu proposta de um pedófilo, e uma a cada 33 já se comunicou, através de telefone e recebeu dinheiro ou passagem para se encontrar com um criminoso.



“Uma empresa pode abrir um site de pornografia infantil no exterior e cobrar via cartão de crédito o download das fotos. Diversas empresas ligadas ao mercado do sexo anunciam nesses sites, que para manter os “clientes”, contratam especialistas em aliciar, estuprar e fotografar crianças. A pedofilia online alimenta a violência na vida real”



Pais e filhos, inconscientes dos perigos da rede são presas fáceis de pedófilos. Uma criança ingenuamente não identifica um adulto se passando por um amiguinho da mesma idade. Uma dica é: Retirar o computador do quarto da criança, colocar em local onde possa estar vigiando sempre. Olhe sempre o histórico de navegação antes de fechar o computador para saber os passos que seu filho deu dentro da web. Computador no quarto também é veículo para o tráfico da pornografia infantil.



"A PEDOFILIA É UMA DOENÇA QUE DEVE SER COMBATIDA NAS FAMÍLIAS, NAS ESCOLAS, EM TODAS AS INSTITUIÇÕES. A PREVENÇÃO DEVE SER FEITA COM EDUCAÇÃO E INFORMAÇÃO. E A PUNIÇÃO SÓ SE DÁ COM A DENÚNCIA E O RIGOR DA LEI.


Fonte:Portal Todos Contra a Pedofilia MT
Contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com