Pages

terça-feira, 17 de abril de 2012

Video: homem assassinado com vários tiros em via pública

Por Wadson Correia // Imagens: Wallacy Bruno
Tiros, morte, correria e nenhuma testemunha. Na noite do domingo (1º) a equipe Rocom 17, comandada pelo cabo Firmino foi acionada para uma ocorrência na Rua Dr. Miguel Omena, por trás da Igreja das Graças, no bairro da Levada, em Maceió. No local estava um homem, ainda sem identificação, com várias perfurações de arma de fogo.

Uma equipe da Unidade de Suporte Avançado (USA) do Samu foi até o local, mas a vítima já estava em óbito.
O caso será investigado pelos agentes do 1º Distrito Policial.
Assista ao Video
Galeria de Fotos

Deixe um comentário
Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o EMERGÊNCIA190 

Após briga, Silval e Eder chegam a um acordo pela permanência


Romilson Dourado e Patrícia Sanches

  O clima que amanheceu tenso entre o governador Silval Barbosa e o secretário Eder de Moraes, que conduz os projetos preparativos da Grande Cuiabá para a Copa-2014, encerra esta terça mais ameno. Ambos tiveram uma reunião pela manhã e, por causa de uma série de divergências, Eder colocou o cargo à disposição. O maior ponto de conflito se deu por causa do projeto do VLT, que continua empacatado e se transformou numa das maiores dores de cabeça de Silval. Eder foi cobrado duramente. Para piorar, nesta terça os operários da Arena Pantanal anunciaram que devem paralisar as atividades até o final de semana.
   Eder saiu do gabinete do governador achando que seria exonerado. A notícia logo se espalhou. Em entrevista à TV Record Canal 10, ao meio-dia, ele confirmou o encontro com o chefe do Executivo e ponderou que não havia entregado o cargo, mas que seu destino na administração estava nas mãos de Silval. "No transcorrer das coisas, muitos interesses são contrariados", desabafou Eder, completando que há muitos tubarões que ocupam o poder no Estado se sentem incomodados. Depois disparou que há uma campanha velada para que deixe o posto. "A justificativa de sair ou ficar, cabe ao governador do Estado e não a mim".
     Foi o bastante para analistas concluírem que a relação entre ambos estaria rompida e que Eder tende a sair do Governo, no qual entrou desde janeiro de 2003, ainda sob Blairo Maggi, quando assumiu a presidência do MT Fomento, depois foi remanejado para a pasta da Fazenda, Casa Civil e há cerca de 2 anos conduz os trabalhos para os jogos do Mundial, primeiro na extinta Agecopa e, agora, na Secopa.
   Deputados e secretários entraram em ação para atuar como bombeiros e apagar o incêndio, de modo a contornar a crise e criar clima favorável para Eder seguir no primeiro escalão. Os parlamentares Mauro Savi e Emanuel Pinheiro (ambos do PR) e o presidente da Assembleia José Riva (PSD) estão se articulando para Silval anunciar logo, oficialmente, a permanência de Eder. Há outros que comemoram a possível saída do polêmico Eder, como os deputados Zeca Viana (PDT) e Luciane Bezerra (PSB).
Ir para o Blog

Alencar procura PSD para disputar prefeitura; vaga no TCE para Sérgio


Romilson Dourado

    Da tribuna da Assembleia, cacique do PSD José Riva diz que conselheiro o procurou para deixar o TCE e disputar a sucessão em Barra do Garças, mas que ainda não se decidiu; Sérgio Ricardo está prestes a ocupar o cargo vitalício
---------------------------------
   O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Alencar Soares procurou a cúpula do PSD, especialmente o presidente da Assembleia José Riva e o vice-governador Chico Daltro, para saber se, em caso de aposentadoria imediata do órgão, encontraria abrigo no partido para concorrer à Prefeitura de Barra do Garças neste ano. Ouviu de Riva que seria bem-vindo, mas precisaria buscar entendimento político com o empresário Roberto Farias que, mesmo estando inelegível, se mantém no páreo como possível candidato. A revelação do teor da conversa foi feita por Riva, da tribuna, durante a sessão ordinária desta terça à noite.
    Riva disse que esteve reunido com Alencar nesta terça. Antes, o conselheiro há havia discutido o assunto com Daltro e com deputados da bancada do PSD. Segundo o presidente da Assembleia, ao mesmo tempo que se mostra animado com a possibilidade de deixar o TCE para poder disputar as eleições, seguindo o exemplo do então conselheiro Júlio Campos, que se aponsentou em 2008 e encarou e perdeu a Prefeitura de Várzea Grande, Alencar pondera que "não está 100% decidido".
    Alencar pertence ao mesmo grupo de Roberto Farias, primo do prefeito Vanderlei Farias (PR), que deve disputar a reeleição. O curioso é que os Farias estão rompidos. Embora não admita publicamente, o conselheiro, contrariando a lei que o proíbe participar da militância política, vem atuando nos bastidores para ser candidato. Quem lidera as reuniões é o próprio filho Leandro Soares, que em 2010 concorreu a deputado e ficou na quarta-suplência pelo PP e hoje está no PSD. A tendência é de Alencar entrar no páreo porque Roberto Faria dificilmente conseguirá sair da inelegibilidade de 3 anos. Em julgamento em julho do ano passado, o Tribunal de Justiça puniu Beto Farias por abuso de poder econômico praticado nas eleições de 2010, quando foi candidato a deputado federal, tanto que seus votos ficaram sub judice e só foram incluídos como válidos após a decisão do Supremo Tribunal Federal de postergar a entrada em vigor da Lei da Ficha Limpa para o pleito deste ano.
   Vaga para Sérgio
   Sobre a abertura de vaga para o cargo vitalício de conselheiro, o cacique do PP José Riva deixou claro que trata-se de indicação da Assembleia é que o nome com tendência de ser indicado é do primeiro-secretário da Mesa Diretora, deputado Sérgio Ricardo (PR). Em seguida, comenta que Sérgio também não se decidiu. "Uma coisa é certa: a vaga será de um dos 23 deputados, porque eu estou fora. Não quero, não tenho perfil para ser conselheiro do TCE. Vou encerrar o mandato e voltar para a iniciativa privada", enfatizou Riva.
   Quando destaca que a vaga será da Assembleia, Riva manda recado para o secretário da Secopa, Eder de Moraes, que havia participado de um acordo, ainda no governo Blairo Maggi, de que ele (Eder) será o próximo conselheiro do TCE, com aval do Executivo e do Legislativo. Pelo visto, Eder perdeu na queda-de-braço.
Ir para o Blog

Em defesa de Silval, Líder garante novidades no Governo nesta semana


Gabriela Galvão

     O líder do Governo na Assembleia, Romoaldo Júnior (PMDB), saiu em defesa do governador Silval Barbosa e garantiu na sessão desta terça (17) que nesta semana haverá novidades. A declaração do peemedebista foi uma resposta as acusações da deputada Luciane Bezerra (PSB) quanto a suposto esquema que haveria entre o governador e o secretário Extraordinário da Copa, Eder Moraes (PR).
     Luciane disparou que já pediu a “cabeça” de Eder por várias vezes por irregularidades e nada aconteceu e ressaltou que nesta terça viu por meio da imprensa que o republicano teria desafiado Silval a demití-lo e mesmo assim continua no cargo. “É uma vergonha para o Estado. Agora vamos ver se o governador tem rabo preso com o secretário”.
     Romoaldo, por sua vez, que preside a sessão noturna desta terça, disse que estava presente na reunião realizada nesta manhã entre o secretário e o governador e que em momento alguns Eder colocou seu cargo à disposição ou desafiou Silval. “Houve uma conversa e vem novidades por ai”, afirmou em tom emblemático. 
     Logo em seguida, o líder teve que intervir mais uma vez, após Zeca Viana aproveitar a "crise" para bombardear o Estado e criticar a postura de Eder. O pedetista voltou a reclamar do modelo de licitação do VLT e insinuou que o Governo não tem se preocupado em investigar casos polêmicos como dos maquinários e o "rombo" de R$ 13 milhões na conta única do Estado. "Ninguém joga nada para debaixo do tapete não", defendeu Romoaldo. 
RDNEWS - Notícias e Bastidores da Política em Mato Grosso

Entre “mortos e feridos”, na briga do supersecretário Eder Moraes, da Secopa, com o governador Silval Barbosa, os dois foram “salvos”...



O tempo fechou na manhã de hoje no gabinete do governador, quando Eder e Silval teriam discutido em voz alta. Os gritos ecoaram e, como seria óbvio, viraram o "prato do dia" da mídia eletrônica. Ao deixar o Palácio, os comentários nos corredores e antessalas palacianos, e que repercutiram nos sites e blogs, era de que o secretário seria exonerado na sequência.

Ele seria “imexível”

Porém, na parte da tarde, com a ida do governador para Brasília e o ambiente desanuviado, as conversas filtradas de várias fontes são no sentido que Eder continua na Secopa, porque seria, digamos assim, “imexível” – a não ser que se arrume um cargo melhor, tipo uma vaga de conselheiro do TCE. Ou o seu retorno para a Sefaz. A conferir!

A coisa zedou

O clima azedou no Paiaguás em função de que Silval teria convocado Eder para cobrar do secretário satisfações sobre matéria divulgada em um jornal semanário e cujo conteúdo atingiria o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a Assembleia Legislativa. A reportagem, bem no estilo panfletário e teria sido “plantada” através de articulação feita por Eder.

O homem é “blindado”

Do seu “bunker” da Secopa, Eder Moraes, devidamente “blindado” por setores midiáticos amigos e devidamente "azeitados", continua dando as cartas e mandando seus recados ameaçadores, deixando entender que sua saída do cargo pode se transformar em mais um problema, e dos grandes, do que solução para Silval Barbosa.

Cenas Fortes:Bizarro MT:Policia MT:Várzea Grande:Cuiabá:Cansanção: Traficante “PAM” é morto e três comparsas são presos após confronto com a polícia

A operação foi comandada por policiais da 4ª CIA de Polícia Militar de Cansanção com o auxílio da Polícia Civil.
Gleidson Santos
Cansanção

O traficante José Roberto Nunes de Almeida, conhecido como “PAM”, 34 anos morreu na noite da semana passada após trocar tiros policiais militares do município de Cansanção. Segundo informações, na madrugada da última terça-feira (13), o traficante havia baleado dois jovens próximo ao colégio CEOBS, a polícia passou as últimas 24 horas fazendo buscas com o objetivo de prender-lo.

A polícia foi informada através de denúncia anônima que o suspeito estava escondido em uma casa na Rua Santo Antônio, ao chegar no local os policiais foram recebidos a bala pelo criminoso que portava duas armas, uma pistola .40 e um revolver calibre 38. Após um intenso tiroteio PAM acabou sendo baleado, não resistiu e morreu.

Na companhia de PAM estavam três comparsas, Amauri Oliveira, Josuel Pinto França e Julivan Pinto França, a polícia suspeita que ambos eram integrantes da quadrilha do traficante morto. Além das duas armas que estavam sobre o poder de PAM, os policiais tambem apreenderam na residência onde os meliantes estavam escondidos, uma moto Honda CG 125, com suspeita de chassi adulterado, uma espingarda, munições, um aparelho de celular e R$ 180,00 (Cento e Oitenta Reais).

Segundo o delegado da Polícia Civil de Cansanção, Antônio Álvaro, o traficante PAM já cumpriu pena por assassinato, tinha diversas passagens pela polícia e era suspeito de estar envolvido nos quatro últimos homicídios e tentativas de homicídios no município de Cansanção. A polícia também suspeita que nos últimos meses o criminoso tenha travado uma guerra contra rivais com o objetivo de assumir o comando do tráfico de drogas na cidade.

A operação foi comandada por policiais da 4ª CIA de Polícia Militar de Cansanção com o auxílio da Polícia Civil.

Informações e fotos da Polícia Militar de Cansanção

AMM mobiliza municípios para o Encontro de Prefeitos de Mato Grosso em maio


Na oportunidade, será promovido também o 11º Encontro de Gestoras Sociais e Primeiras-damas, organizado pela APDM.


Na programação do encontro, haverá uma reunião com parlamentares estaduais e federais, integrantes da Frente Parlamentar Municipalista.


Está também confirmada a presença de representantes da Confederação Nacional de Municípios, que vão se reunir com os prefeitos no dia 11. A finalidade é informar sobre os projetos municipalistas em âmbito nacional. O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, já confirmou participação.


Haverá também um painel especial da AMM, com a participação do presidente, superintendente e coordenadores, que falarão aos prefeitos sobre os avanços da instituição.


Durante o evento o Sebrae fará a entrega do prêmio Prefeito Empreendedor aos gestores que apresentaram projetos visando o desenvolvimento regional. Um dos objetivos do evento é oportunizar aos gestores a avaliação das ações em cada cidade e o que se espera para os próximos anos em relação ao desenvolvimento sócioeconômico dos municípios.


O encontro de prefeitos é um dos mais tradicionais eventos realizados pela AMM, anualmente, para repassar aos gestores informações sobre vários temas, como os recursos disponíveis nas esferas governamentais e os trâmites legais necessários para captação dos recursos.

Setor mineral discute legalização de áreas para a exploração em MT


Representantes do setor mineral de Mato Grosso se reuniram hoje (17), em Cuiabá, para discutir a legalização de áreas para a extração mineral, com foco no ouro e diamante.
Fonte: Disney de Paula
 A A A
De acordo com o Sindicato das Indústrias Extrativistas de Minérios do Estado de Mato Grosso (SIDMINÉRIO), o Brasil ocupa hoje o 7º lugar em produção de ouro no mundo e pode melhorar esse ranking se a produção for legalizada. Um dos entraves é liberação das chamadas anuências (Autorizações) que dependem de grandes mineradoras, a maioria multinacional, que detém o direito minerário e se utilizam das áreas apenas para especulação financeira, obrigando os garimpeiros a trabalharem na ilegalidade.
 
Com o preço do ouro em alta, a atividade garimpeira voltou a ser atraente movimentado a economia de várias cidades mato-grossenses. O secretário administrativo da Cooperativa dos Garimpeiros de Peixoto de Azevedo (COOGAVEPE), Sirney de Paula, destacou que a “legalização é um importante passo para o fortalecimento da atividade responsável pelo emprego de cerca de cinco mil garimpeiros na região do “Vale do Peixoto” e defendeu a interferência do governo Estadual no sentido de resolver o 
impasse”.
 
O Secretário Chefe da Casa Civil José Lacerda, propôs a criação de um grupo de trabalho para a elaboração de uma proposta de lei, de âmbito estadual e federal, para resolver o impasse de forma a contemplar mineradoras e garimpeiros.
 
O grupo será formado por representantes das cooperativas, mineradoras, Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Sindicato das Indústrias Extrativistas de Minérios do Estado de Mato Grosso (SIDMINÉRIO) Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT), da Assembleia Legislativa, Companhia Mato-grossense de Mineração (METAMAT) e do governo do Estado.
 
A reunião foi realizada no gabinete do Secretário Chefe da Casa Civil do Governo do Estado, José Lacerda, e contou ainda com a participação dos secretários de Estado de Meio Ambiente (SEMA), Vicente Falcão, e de Administração (SAD), César Zílio.

Projetos valorizam Festança do Divino e danças do Congo e do Chorado


"Precisamos descobrir o Brasil! / Escondido atrás das florestas, / com a água dos rios no meio, / O Brasil está dormindo, coitado. / Precisamos colonizar o Brasil". As sábias palavras de Carlos Drumond de Andrade convidam a refletir sobre as preciosidades que formam a cultura brasileira, muitas vezes esquecida nos rincões desse imenso País. Em Vila Bela da Santíssima Trindade, primeira capital de Mato Grosso, a Festança do Divino, com suas danças do Congo e do Chorado, é uma das mais belas manifestações culturais já vistas no Estado. E, para não deixar que essa preciosidade “adormeça”, já tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso dois projetos de leis com o objetivo de declarar esses eventos integrantes do Patrimônio Cultural do Estado.

De autoria do deputado estadual Mauro Savi (PR), que em 2010 foi imperador da Festa do Divino, as duas proposições têm como o objetivo valorizar e preservar a cultura de um povo que deu início à história de Mato Grosso.

“Reconhecendo a importância dos vários grupos étnicos, do vasto repertório de expressões, da pluralidade das identidades sociais, dos hábitos e costumes formadores e fomentadores da nossa cultura e ainda a expansão significativa da afeição pelo patrimônio regional é que apresentamos os projetos leis”, justificou o parlamentar.

Mauro Savi ressalta ainda que Mato Grosso é um estado é rico e detentor de uma vasta lista de bens culturais imateriais que devem ser protegidos. “Tradições que sobrevivem como as Danças do Congo e do Chorado, que celebram a identidade de um povo que soube interferir em seu próprio destino, merecem ser valorizadas e preservadas, e este é nosso objetivo”.

Da mesma forma, o parlamentar ressalta que a Festança de Vila Bela da Santíssima Trindade, que homenageia ao mesmo tempo o Glorioso São Benedito, o Divino Espírito Santo e a Santíssima Trindade, é hoje um dos ritos mais belos de Mato Grosso. Segundo Savi, a Festança representa memórias de um passado que não pode ser esquecido, que resgata lutas de antepassados e reconsidera o papel dos santos católicos.

O especialista em Educação através do Lúdico, Hosaná Dantas, ao falar sobre a importância da valorização da cultura brasileira, ressalta que “vivemos uma fase que comemoramos o Halloween, mas não sabemos nos aproximar dos festejos do interior do Brasil. Nossa cultura perdeu-se em deslumbramento de outros contextos, que alguém tratou de julgar para nós como sendo a melhor referência. Vivemos o que pode ser chamado de submissão cultural”.

Os projetos apresentados pelo deputado Mauro Savi, na medida em que visam valorizar e proteger tais manifestações culturais, vão ao encontro das preocupações do educador.

A Dança do Congo
A Dança do Congo é, na verdade, um jogo, uma peça teatral onde o elenco é composto por personagens que usam vestes coloridas e espadas de brinquedo. O enredo gira em torno de dois personagens: o rei do Congo, acompanhado de seu filho Canjinjim e de seu secretário de guerra; e o rei de Bamba, representado pelo seu embaixador e seu exército, formado por 12 pares de guerreiros.

A Dança do Chorado
A Dança do Chorado, hoje objeto de admiração e rito cultural, tem sua origem em fatos dolorosos. Dançada exclusivamente por mulheres, as escravas dançavam ao verem seus entes queridos castigados por feitores. O objetivo era atrair a atenção dos feitores e amenizar a pena dos castigados. Assim surgiu o nome Chorado, do choro dos que apanhavam e das escravas que viam.

A Festança
A Festança do Divino, realizada uma vez por ano (normalmente na última quinzena de julho), teve início a partir da transferência da capital de Mato Grosso para Cuiabá, em 1935, quando Vila Bela foi abandonada pelos portugueses e brasileiros brancos, por padres e soldados. Naquela época, permaneceram na região apenas os negros forros, escravos velhos, escravos fugidos e os que zelavam os bens dos senhores.

Hoje é uma grande festa, dividida em duas partes, preparação, caracterizada por reza, folia, levantamento do mastro e alvorada dançante. A segunda parte segue com a reza solene (missa), sorteio dos novos festeiros e os banquetes do dia (almoço e jantar).

Deputado defende ´Dia Contra a Homofobia em Mato Grosso'


Um projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa, e de autoria do deputado Alexandre Cesar (PT), tem por objetivo a promoção do direito à livre orientação sexual.
Fonte: Sid Carneiro
 A A A
O parlamentar justifica sua iniciativa diante do crescente quadro de violência e discriminação contra gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais. Cesar reivindica ao Governo do Estado a institucionalização do Dia Contra a Homofobia em Mato Grosso. 

Alexandre Cesar elaborou o projeto de lei com base em pesquisas realizadas no país que mostram a violência contra gays no ano de 2002. Neste período, segundo informações repassadas ao deputado, 126 (cento e vinte e seis) homossexuais foram assassinados e num período de 39 anos (1966 a 2002), 2.218 (dois mil duzentos e dezoito) homicídios ocorreram contra homossexuais no Brasil. “Os números representam apenas a ponta deste quadro de violência e discriminação”, argumentou o parlamentar. 

Conforme avaliação de Alexandre Cesar, os direitos são diariamente negados a gays, lésbicas e transgêneros pela omissão legislativa. Ele afirma que, o Estado deixou de criminalizar atos homofóbicos, diferentemente do que ocorre com cidadãos que sofreram injúria em razão de sua raça, cor, etnia, religião ou origem. 

“Há omissão sobre o reconhecimento legal das uniões homoafetivas como entidade familiar, bem como a inexistência de dispositivo legal que regre os casos de alteração de prenome às transexuais”, disse o deputado. 

Eder Moraes fala em perseguição política e deve deixar o Governo

Valdemir Roberto
Redação 24 Horas News





O secretário Especial para Assuntos da Copa do Mundo, Eder Moraes, deve deixar o cargo nas próximas horas. Ele admitiu nesta terça-feira, 17, que não tem “mais clima” para continuar no Governo. E fez uma denuncia pesada: revelou a existência de “tubarões” que “mamam nas tetas” do Governo. Segundo ele, interesses políticos e econômicos estariam sendo contrariados. Moraes admitiu estar sofrendo com um esquema de perseguição. Contudo, evitou declinar nomes.

Moraes disse que existe uma campanha velada pela sua saída, durante entrevista no programa Jornal do Meio Dia, da TV Record. Enigmático, Moraes acrescentou: “A situação é muito complicada e ficou praticamente insustentável”. O secretário da Copa alega que vem sendo sabotado por grupos obscuros da política mato-grossense e de gente do próprio Governo.

Éder disse que já comunicou o governador Silval Barbosa sobre a situação e que colocou na mão do chefe do Executivo a decisão final. Ele se reuniu na manhã com Silval Barbosa e praticamente entregou o cargo. Inclusive, declinou do convite de acompanha-lo até Brasília.

“Não vou incorrer risco de processos. Mas se necessário for, vou revelar no momento certo” – disse o secretário. Segundo ele, há, de fato, pressão para “mudar as coisas”. Ele disse, no entanto, que não aceita e que a decisão de tirá-lo do cargo será do governador.

Esta não é a primeira vez que Eder Moraes enfrenta problemas de relacionamento no Governo. Executivo da extinta Agecopa, eler entrou em rota de colisão com vários membros da equipe. Acabou ganhando a queda de braço contra Carlos Brito, que terminou pedindo demissão do cargo. Em seguida, a Agecopa foi transformada em Secretaria Especial

Eder foi um dos principais nomes tanto do governo Blairo Maggi (PR). Começou como assessor da Casa Civil. Depois, foi para a MT Fomento e de lá para o cargo de secretário de Fazenda. Já na gestão de Silval Barbosa, foi secretário-chefe da Casa Civil, de onde saiu para ocupar o cargo de principal executivo da Agecopa, posteriormente extinta.

“Tem muito tubarão se sentindo incomodado”, diz Eder


“Tem muito tubarão se sentindo incomodado”, diz Eder

 O secretário Eder Moraes (Secopa) afirmou hoje que está sendo vítima de uma “campanha velada”, cujo objetivo principal é provocar a sua demissão. À frente da campanha, segundo ele, estão “tubarões” e “aqueles que mamam na teta do governo de forma continuada”. As declarações foram feitas ao apresentador Lúcio Sorje, no Jornal do Meio Dia, da TV Record Cuiabá.


“No transcorrer dos trabalhos, muitos interesses acabam sendo contrariados... Interesses políticos, econômicos... Tubarões que ocupam o Poder se sentem incomodados, aqueles que mamam na teta do governo, de forma continuada, há muitos anos, estão se sentindo incomodados”, afirmou Eder.


Nas entrelinhas, ele disse que supostos esquemas de corrupção estariam no centro da campanha contra si.
 

“Faço na Secopa o que preceitua a lei brasileira, sendo fiscalizado por 14 órgãos simultaneamente. Não há espaço para situações não republicanas; talvez isso incomode”, disse.


Questionado sobre quem são os “tubarões”, o secretário não citou nomes. “A sociedade conhece e sabe quem são. Não vou nominar, não vou incorrer em risco de processos judiciais. Mas, se necessário, revelarei quem são no momento adequado”, disse.


Recado dado

Ele disse que não são apenas políticos que têm interesse em sua demissão. “Não são só pessoas, há setores da economia, com velada pressão no sentido de mudar as coisas. São interesses contrariados nas mais diversas vertentes. Várias pessoas estão se sentindo incomodadas”, disse.
 

Eder disse que, se necessário, ele virá a público falar sobre os bastidores.


“O recado está dado. Alguém está se sentindo incomodado, ou várias pessoas. Sou homem de enfrentamento, não me importo em fazer essa discussão e vir a público. Sou firme nas minhas decisões”, disse.
 

O secretário reiterou que caberá ao governador Silval Barbosa lhe demitir ou não. “Cabe a ele; é ele quem admite e quem exonera. A justificativa de sair ou ficar cabe a ele”, disse.

Várzea Grande inicia força tarefa contra dengue



Redação

Com relatos estatísticos do alto índice, de proliferação do mosquito da dengue (Aedes Aegypti), na Grande Cuiabá, foi realizada ontem (16.04) uma reunião para desenvolver uma força tarefa, para iniciar o combate a dengue. A reunião contou com a presença do secretário municipal de Infraestrutura, Orestes Teodoro Oliveira e do secretário de Estado das Cidades, Nico Baracat. Na reunião, Orestes apresentou o mapeamento das regiões de Várzea Grande, diagnosticadas de alto risco.

“Estávamos trabalhando de forma tímida, com apenas dois caminhões, uma retro escavadeira e um trator. A estrutura irá melhorar, pois estaremos recebendo seis caminhões, uma retro escavadeira e uma pá escavadeira, para ajudarmos no combate a dengue, no município em Várzea Grande”, informou Orestes Teodoro Oliveira.

Será realizada uma campanha, unindo Governo do Estado e as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande. Os moradores das áreas de risco também participarão do trabalho. Com índices alarmantes de casos confirmados da dengue, de 100 casos para mil moradores. O combate ao criadouro do mosquito da dengue, será feito de forma a orientar a população, com cartilha explicativa. As localidades de risco em Várzea Grande são: Lagoa do Jacaré, Construmat e São Mateus.

“Nosso trabalho também será o de recorrer a Justiça, para autorizar nossa entrada nas residências, para fazer a limpeza e combater o criadouro do mosquito”, explicou o secretário de Governo das Cidades.

Orestes Oliveira também teve ontem, uma reunião na secretaria municipal de Infraestrutura, para reforçar e orientar as funções, força tarefa contra dengue.

Vereador defende isenção do ISSQN para realização da 1ª Expovag

O vereador Antonio José de Oliveira – Toninho do Gloria líder da bancada do (PV), é o primeiro parlamentar a se posicionar favorável a isenção do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza – ISSQN, para a realização da 1ª Exposição Agroindustrial de Várzea Grande – Expovag, que será realizada de 10 a 15 de Maio. O evento faz parte das programações alusivas aos 145 anos de fundação da cidade.

Toninho do Gloria salientou que “é preciso que a Câmara, venha demonstrar nesse momento que parceiro de primeira hora, no tocante a realização da 1ª Exposição Agroindustrial de Várzea Grande – Expovag, e como líder de bancada vou defender essa preposição.

Toninho do Gloria destacou que a realização deste evento coloca a Cidade Industrial de volta ao circuito das grandes exposições, movimentando a economia da cidade com a geração de mais de 800 empregos diretos e indiretos, fomentando o comércio local e atraindo novos investimentos na área do agronegócio. Na programação shows com grandes nomes da cena country nacional como Paula Fernandes, Jorge & Matheus, Gustavo Lima, Eduardo Costa, Marcos e Belluti, Trio Bravana, Henrique & Diego e Leonardo, além do rodeio radical que terá premiação de R$ 1 milhão.

Demonstrando ser um fã do trabalho desenvolvido, Mário Zeferino, Ricardo Camilo e do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Várzea Grande – Acivag, Adauto Tuim,Toninho do Gloria,promete apresentar na Câmara municipal uma moção de aplauso aos empresários por acreditar em Várzea Grande, tendo em vista a mobilização que estão fazendo em torno da realização da 1ª Exposição Agroindustrial de Várzea Grande

Mais informação: vendas de camarotes empresarial open-bar. Primeiro lote R$120,00 por dia. Camarote Expovag (estrutura gel túnel a mesma que se usa no Caldas Country) primeiro lote R$200,00 passaporte pra todos os dias. Passaporte pista PRA TODOS OS DIAS: primeiro lote: R$60,00. A partir de amanhã (sábado), começam as vendas de convites e camarotes nos seguintes locais: DITADO POPULAR,TEXAS COUNTRY. INFORMACOES: 3615-4000

Shows - A grade de shows da 1ª Expovag terá a cantora Paula Fernandes e o Trio Bravana, na abertura do evento, dia 10, seguido de Marcos e Belluti, dia 11; Eduardo Costa, dia 12; Henrique e Diego e Gustavo Lima, dia 13; Jorge & Matheus, dia 14 e o cantor Leonardo na festa de encerramento, dia 15, data do aniversário de Várzea Grande, que terá os portões abertos ao público.

Encontro fortalece o Ciclo de Formação nas escolas de Cuiabá e VG


 Redação
Professores articuladores de 96 escolas estaduais que ofertam o ensino fundamental e os profissionais que atuam nas Salas de Superação, de Cuiabá e Várzea Grande, discutem em dois dias de trabalho, nestas terça e quarta-feira (17 e 18.04), estratégias de atuação para o fortalecimento do processo de aprendizagem por meio do Ciclo de Formação Humana. O ‘Encontro Orientativo’ é uma ação programada dentro da ‘Jornada da Alfabetização’, projeto formatado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT), cujo objetivo é a garantia de que toda criança matriculada esteja sabendo ler e escrever até os oito anos.
“Esse é o momento de fortalecermos vínculos com os profissionais que fazem a ponte com o professor regente”, destaca a secretária-adjunta de Políticas Educacionais, Fátima Resende. Conforme esclarece, os profissionais atuam com estudantes, independente da faixa etária. Eles trabalham os alunos que em algum momento apresentaram dificuldades de aprendizado nas ciências exatas e sociais. “Este evento fortalece o fazer pedagógico, além de socializar experiências positivas e apontar as fragilidades no processo em busca de educação com qualidade social”, pontua a professora Fátima.
De um total de 736 unidades da rede estadual, Mato Grosso oferta o Ensino Fundamental em 450 unidades, prestando atendimento a cerca de 230 mil alunos em 2012. “E nosso grande desafio continua sendo o de garantir a inclusão. Quando tratamos de Ciclo de Formação Humana não discutimos a escola, mas sim o sujeito. É a escola que deve se adequar e não o contrário’, explica o coordenador do Ensino Fundamental da Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT), Daltro Ricardes, sobre as metodologias empregadas pelo Ciclo.
Ele pondera que a figura do professor articulador é vital nesse processo. “Ele é a figura que deve encontrar uma dinâmica diferenciada, construir planos de trabalho para cada aluno que apresentar dificuldades em sala de aula, não ficando restrito a repetir o conteúdo administrado pelo professor regente”.
O Estado possui atualmente um total de 540 professores articuladores e outras 40 Salas de Superação (espaço para adequação da defasagem idade-série). Nele são propostas ações pedagógicas para superar as deficiências apresentadas pelo estudante, assegurando o direito de aprender. “Cabe ao professor fazer desafios para a aprendizagem, executar as dinâmicas adequadas para aquela idade”.
Exemplos
“Os meus alunos leem histórias um para o outro. Quando enfrentam dificuldade para a leitura peço que usem a imaginação, que sejam os personagens das histórias”. O relato da experiência é da professora Meiry Rosana Guedes, que atua como professora articuladora há um ano na Escola Estadual Emanuel Pinheiro (instalada no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande). Ela cita que emprega o conhecimento de cada criança para garantir o aprendizado em sala de aula. Ela relata que um dos estudantes aprendeu matemática com ajuda da contagem dos itens recebidos na cesta básica destinada a família. A criança, de sete anos de idade, possui dificuldade de concentração. “Ele sabe contar, se interessa pelo que é sua realidade. Empreguei o conhecimento para o processo”, completa.
Jornada da Alfabetização
A promoção de atividades para o fortalecimentos das práticas pedagógicas será expandido para outros municípios. Um cronograma elaborado pelo setor prevê a realização, até o mês de julho, de um encontro com o mesmo foco para professores articuladores e da Sala de Superação das unidades do interior do Estado.
Outra medida programada pela Jornada da Alfabetização é a liberação orçamentária de R$ 535 mil para a compra de kits com obras literárias para a distribuição as unidades que ofertam o ensino fundamental. A Secretaria de Educação também possui dotação orçamentária para despesas no valor de R$ 7 milhões para aquisição de materiais pedagógicos.
Está em construção um caderno pedagógico com exemplos de ações práticas que ajudam no fortalecimento da proposta.
“Nós queremos que o aluno termine, com 14 anos, o Ensino fundamental e que tenha pleno domínio das Ciências, da Literatura, que esteja preparado para o mundo”, finaliza o coordenador do Ensino Fundamental da Seduc.