Pages

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Programa DNN contrapõe propaganda de Galindo e mostra realidade dos bairros








Ao contrário do que pinta o prefeito Chico Galindo em suas propagandas em horário nobre na TV Globo, o Programa DNN vem mostrando que a realidade nos bairros periféricos de Cuiabá é cruel. Falta saneamento básico, falta asfalto e sobra lixo pelas ruas.

Nesta edição, o repórter Junior Oliveira mostra a situação lamentável do bairro Renascer. Ruas intransitáveis e esgoto a céu aberto que aumenta o índice de dengue no bairro, expondo os moradores à doença.



Em conversa com os moradores, a sensação é só uma: abandono. Em tom irônico, Junior Oliveira lembra um mote da propaganda de Galindo para criticar a Prefeitura: “Cuiabá continua avançando, pare pra ver”.




Fonte: O Cuiabano

Embora prefeito desconverse, o PTB já trabalha com a reeleição de Galindo

Para Dilemário Alencar, presidente do partido de Galindo na Capital, eleição de Cuiabá é uma das prioridades do diretório nacional trabalhista. Apesar de negativas, evento principal do aniversário de Cuiabá foi no CPA, na região mais populosa da cidade






PAULO COELHO



O prefeito de Cuiabá Chico Galindo (PTB) “já está começando a paquerar a ideia de ser candidato à reeleição”.

É o que garantiu no início da noite deste domingo (08) o presidente municipal do PTB, Dilemário Alencar, durante desfile cívico alusivo ao aniversário de 293 anos de Cuiabá, realizado no CPA I, que fica na região mais populosa de Cuiabá.



Mayke Toscano/Hipernoticias



Apesar da chuva que caiu no final da tarde, população compareceu ao desfile cívico-militar realizado pela prefeitura pela passagem do aniversáro de 293 anos de Cuiabá



Galindo, conforme Alencar, é o nome de uma das oito eleições das quais o PTB nacional não abre de pleitear em 2012.



Em entrevista ao HiperNoticias, publicada neste domingo, Galindo alegou não estar trabalhando a reeleição.

“Nós respeitamos a posição do prefeito, que está focado em tirar do papel todo o plano de ação da sua administração, mas nós temos a tática do convencimento”, disse o dirigente petebista.

O carro-chefe dessa tática, ainda conforme Dilemário, é o “Poeira Zero”, programa financiado 100% com recursos próprios da prefeitura, pelo qual a administração municipal pretende asfaltar todos os bairros da Capital num prazo máximo de quatro anos.

O plano, dividido em três etapas, já começa a sair do papel com seu processo licitatório concluído e com a ordem de serviço já expedida.

“Já estamos com 30 frentes de trabalho ao mesmo tempo em Cuiabá com o Poeira Zero, por isso estamos defendendo a reeleição do prefeito, pois aos poucos a população vai tomando conhecimento do que vem sendo feito e isso vai nos ajudar a convencê-lo a disputar”, disse Alencar, acrescentando que o Poeira Zero prega também a necessidade de continuidade da gestão.

No desfile cívico da tarde-noite deste domingo, foram apresentados maquinários comprados pela prefeitura e pagos à vista. Entre os equipamentos estão 50 caminhões e dezenas de pás carregadeiras e patrolas.




Mayke Toscano/Hipernoticias



Dilemário, presidente do PTB: ações como poeira zero devem viabilizar reeleição de Galindo
“Vem aí uma pressão muito forte em cima dele, pois a consequência do trabalho que vem sendo feito será um reforço natural na tese na reeleição e isso que vem sendo feito agora é consequência de um trabalho austero realizado em 2011, onde ele arrumou a casa, trabalhou para dentro e fez com que Cuiabá voltasse a ter capacidade de investimento; hoje a prefeitura tem crédito na praça, todos querem vender para a prefeitura”, destacou o dirigente petebista.

“Vem aí uma pressão muito forte em cima dele, pois a consequência do trabalho que vem sendo feito será um reforço natural na tese na reeleição e isso que vem sendo feito agora é consequência de um trabalho austero realizado em 2011, onde ele arrumou a casa, trabalhou para dentro e fez com que Cuiabá voltasse a ter capacidade de investimento; hoje a prefeitura tem crédito na praça, todos querem vender para a prefeitura”, destacou o dirigente petebista.



Galindo, no desfile cívico, teve apenas seu secretariado ao seu lado e apenas acenou e aplaudiu às apresentações. O prefeito não falou de política e teve durante todo o evento um imenso painel com uma frase parabenizando a município pelo aniversário.

A estratégia do PTB é enaltecer, além do “Poeira Zero” e da austeridade, o retorno do IPTU ao cidadão.

“Sempre achei que a comunicação da prefeitura deveria ser mais audaciosa e agora com o (Carlos) Brito na Secretaria de Comunicação, acho que uma ampla campanha de publicidade prestando conta à população sobre o que vem sendo feito pela prefeitura vai fazer com que todos tomem conhecimento desse trabalho e, aí, a reeleição será consequência”, emendou Dilemário Alencar.

Perguntado sobre o assunto durante o evento deste domingo, Galindo desconversou e reiterou o que já tinha dito a HiperNoticias, que se preocupa com a cidade e não com a reeleição.

A convenção do PTB está marcada para o dia 30 de junho e esse é o tempo que a sigla terá para tentar convencer o prefeito a disputar a reeleição.

AUSÊNCIAS - Não foram notadas no evento deste domingo as ausências de vereadores, especialmente do presidente da Câmara Júlio Pinheiro, e também de representantes do Governo do Estado, já que nem o governador Silval Barbosa nem o vice Chico Daltro - ou mesmo qualquer secretário de Estado - foram vistos na solenidade.

"Júlio Neto já sinalizou que abrirá mão de candidatura em nome dos tios Jaime e Lucimar Campos”, diz deputado Júlio Campos



Segundo Júlio Campos, caso o senador Jaime Campos ou sua esposa, Lucimar Campos decidam entrar na disputa, o seu filho Júlio Neto, apesar de fazer um trabalho de base para se fortalecer nas pesquisas, abrirá mão da candidatura em prol dos tios.




O deputado federal Júlio Campos (DEM), confirmou na manhã desta segunda-feira (09.04) que no próximo dia 25 a população irá conhecer o representante do Democratas para disputar a Prefeitura de Várzea Grande. Conforme ele, o Ibope será o instituto responsável pela pesquisa que avaliará os três nomes mais cotados, os quais foram apontados pelo deputado: Júlio Neto, Wilson Grafite e Lucimar Campos.

No entanto, segundo Júlio Campos, caso o senador Jaime Campos ou sua esposa, Lucimar Campos decidam entrar na disputa, o seu filho Júlio Neto, apesar de fazer um trabalho de base para se fortalecer nas pesquisas, abrirá mão da candidatura em prol dos tios.

“Apesar de fazer um ótimo trabalho de base, visando às eleições, Júlio Neto já sinalizou que se tiver uma candidatura de Jaime ou da ex-primeira dama Lucimar Campos, ele abrirá mão da disputa e somará junto aos dois nomes. Pois ele entende que esses nomes são mais viáveis para o partido” destacou Júlio Campos em entrevista a CBN Cuiabá.

Ao finalizar, Júlio destacou que há um movimento muito forte no diretório municipal reivindicando o nome de Lucimar Campos, como a representante do partido para disputar as majoritárias nas eleições municipais.


por Rojane Marta/VG Notícias

Vereador acusa Galindo de usar Prefeitura para campanha



O vereador Domingos Sávio (PMDB) questiona os gastos com publicidade efetuados pelo prefeito Chico Galindo (PTB) e afirma que o gestor tem se ‘escondido’ atrás da afirmativa de não ser candidato para ir ‘comendo pelas beiradas’ e trabalhar sua reeleição sem chamar atenção como propaganda extemporânea.

Segundo Sávio, na sessão matutina desta terça-feira (10), ele deve apresentar um requerimento na Câmara Municipal para que a Prefeitura Municipal envie àquela Casa de Leis um relatório com o detalhamento dos gastos com publicidade dos últimos 3 anos.

“Em ano eleitoral os gastos com publicidade devem ser equivalentes aos anos anteriores. Tenho certeza que em Cuiabá não é isso que tem acontecido. O Galindo fica com esse discurso de que não é candidato só pra não ficar em evidência e poder fazer essas campanhas mentirosas que temos visto na TV. Alguém por um acaso tem visto essas melhorias que ele mostra nos comerciais? Cuiabá ta do mesmo jeito, se não estiver pior ainda”, disparou.

Além das campanhas televisas e radiofônicas, a Prefeitura encartou um informe publicitário de 14 páginas sobre Cuiabá na revista Veja que circulou neste domingo (8), dia do aniversário da Cidade. Por telefone a reportagem tentou contato com o secretário de Comunicação Carlos Brito, mas não obteve reposta.

Sávio aponta propaganda fora de época de prefeitura; Brito nega

Valérya Próspero e Patrícia Sanches

     O vereador Domingos Sávio (PMDB) reclama do volume de propagandas sobre às ações da Prefeitura de Cuiabá e vai apresentar um requerimento cobrando explicações. Sávio acusa o prefeito Chico Galindo (PTB) de fazer propaganda eleitoral extemporânea já que, segundo ele, o petebista fala de ações futuras. Assim, promete tomar as medidas cabíveis. “Ele (prefeito) transforma Cuiabá nunca cidade de primeiro mundo, mas não está fazendo nada”, reclama.
    Para o vereador, a “gota d’água” foi a veiculação de três páginas de divulgação dos projetos realizados em Cuiabá na revista Veja, tento como foco o aniversário de 293 anos da Capital, comemorado no último domingo (8). Sávio aponta que os gastos com publicidade são exorbitantes, já que vídeos são reproduzidos em horário nobre, páginas de revistas de circulação nacional não têm baixo custo e páginas inteiras de jornais que custam caro.
    Com a proximidade do pleito eleitoral, Chico Galindo tem sido alvo de críticas por parte dos parlamentares. Sávio, por exemplo, é do mesmo partido do empresário e pré-candidato a prefeito Dorileo Leal. O peemedebista, entretanto, não é o primeiro a reclamar das propagandas veiculadas pela prefeitura. O pré-candidato pelo PSB Mauro Mendes também alfinetou Galindo dizendo que o prefeito diz que não faz blá blá blá, mas vendeu a Sanecap sem discutir com a população.
   Outro lado
    O secretário de Comunicação Carlos Brito diz estar bastante tranquilo quanto as publicidades feitas pela gestão. Segundo ele, não há nenhuma irregularidade, mas apenas a prestação de contas por parte da administração. "Descontentamentos eleitoreiros só terão resposta após as convenções", reage Brito.
     Pontua ainda que a cidade vive um momento delicado e importante, tendo em vista que após, muitos anos, conseguiu alcançar o equilíbrio das contas. "Vamos concluir esses projetos e não vamos nos contaminar antes da hora", afirma, numa referência ao pleito de outubro. Ele assegura ainda que a prefeitura vai fornecer  todas as informações solicitadas por Sávio, da maneira mais transparente possível.
Ir para o Blog

Galindo com dinheiro em caixa

   Em menos de 2 anos de mandato, Chico Galindo conseguiu algo inédito na história da Prefeitura de Cuiabá. Registra, conforme balanço junto ao TCE, superávit de R$ 100 milhões. Isso se deu pela gestão austera e mais técnica. Por isso, o prefeito conseguiu comprar maquinário com pagamento à vista, conceder 10% de aumento para o funcionalismo e implementar o novo PCCS. Além do mais, lançou o Poeira Zero, com R$ 62 milhões para asfaltar 24 bairros. O intrigante é que, mesmo assim, Galindo tem alto índice de rejeição. Pode ser o efeito-Wilson Santos, que saiu tão desgastado que ficou em 3º lugar na disputa a governador.
RDNEWS - Notícias e Bastidores da Política em Mato Grosso

‘Sei que vou pagar um preço alto’

Presidente da Câmara de Cuiabá disse ter problemas com álcool, porém negou ter agredido a esposa. Parlamentares o apoiam







Em coletiva de imprensa, vereador afirma que retomará tratamento que faz contra a dependência de bebidas alcoólicas

RENATA NEVES
Da Reportagem

O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Júlio Pinheiro (PTB), admitiu ser alcoólatra e tentado entrar em casa à força na madrugada da última sexta-feira (6), mas negou ter agredido verbal ou fisicamente sua esposa, Gisely Carolina Lacerda Pinheiro.

Diante da grande repercussão do fato, Pinheiro concedeu entrevista coletiva nesta segunda-feira (9) para apresentar sua versão. Ele admitiu ter chegado “alterado” em sua casa, localizada no bairro Santa Rosa, e disse que seu comportamento foi resultado da mistura de bebida alcoólica com os “mais de dez” remédios que toma diariamente para controlar o diabetes, a pressão, o colesterol e a ansiedade.

“Na quinta-feira aprovamos o aumento de 10% no salário dos servidores públicos e eu fiquei na Câmara até às 17h para concluir o projeto de lei e encaminhar ao prefeito Chico Galindo. Após esse horário, entreguei o projeto ao prefeito, saí de lá e fui fazer umas visitas políticas. No final da noite, cometi um erro: bebi”.

O vereador disse que chegou em casa por volta das 3h, mas a esposa não o deixou entrar. Por isso, tentou forçar a porta. “Eu estava tentando entrar na minha casa. Não invadi a casa de ninguém”.

Ele também negou ter ameaçado a esposa com um garfo de churrasco, como consta no boletim de ocorrência registrado no Cisc Planalto, ou tê-la agredido de qualquer outra forma. “Nunca bati em mulher nenhuma, principalmente na minha esposa, pois sei que quando ela discute comigo é para o meu bem. Cometi o erro de misturar bebida alcoólica com os medicamentos, mas em momento algum eu a agredi”.

Para comprovar a afirmação, Pinheiro disse que a esposa não apresentou qualquer denúncia contra ele. Também afirmou ter ido ao Cisc espontaneamente e negou ter ingerido entorpecente.

O parlamentar aproveitou a oportunidade para pedir desculpas à sua família pelo ocorrido e garantiu que irá retomar o tratamento contra a dependência de álcool. O presidente recebeu o apoio de colegas parlamentares, como os vereadores Misael Galvão (PR), Paulo Borges (PSDB), Éverton Pop (PSD), Toninho de Souza (PSD), Chico 2000 (PR), Totó César (PTB), Arnaldo Penha (PMDB) e Pastor Washington (PRB), que permaneceram ao seu lado durante a coletiva.

Boletim de Ocorrência – Segundo informações do B.O., Júlio Pinheiro gritou com sua esposa e jogou pedras na vidraça para forçá-la a abrir a porta. Após a insistência do marido, Gisely o deixou entrar e ele, que estava bastante “exaltado”, foi atrás dela, ameaçando-a com um garfo de churrasco. Para se proteger, Gisely se trancou no quarto e chamou a polícia. O B.O. foi registrado às 5h13.

A repercussão negativa do fato aumentou ainda mais o receio do vereador de não conseguir se reeleger no pleito de outubro deste ano. “Sei que vou pagar um preço alto por isso”.

Além de protagonizar vários ‘bate-bocas’ na Câmara, a imagem de Pinheiro sofreu desgaste principalmente quando ele assumiu a prefeitura no lugar de Chico Galindo, em julho do ano passado, e sancionou o projeto de lei que autorizou a concessão da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap).

CCJ analisará o caso; vereador pode ser cassado

Caberá aos membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara a responsabilidade de decidir sobre o futuro político de Júlio Pinheiro (PTB). Se chegarem à conclusão de que houve quebra de decoro parlamentar, ele poderá ser punido com a cassação do mandato.

A solicitação para que a CCJ analise o caso foi feita pelo próprio Pinheiro, após admitir ter ingerido bebida alcoólica e chegado alterado à sua residência.

“Vou pedir à CCJ que faça um parecer sobre esse caso. Caberá aos membros da comissão decidir se encaminham o caso para a Comissão de Ética da Câmara, se abre uma comissão processante ou até mesmo uma CPI para analisar o caso”.

A decisão de encaminhar o caso para análise da CCJ gerou estranheza por parte de membros da própria comissão, já que normalmente cabe à Comissão de Ética a responsabilidade de julgar casos envolvendo o comportamento de parlamentares. Foi assim com o ex-vereador Ralf Leite (PRTB), que teve o mandato cassado por quebra de decoro após ter sido flagrado praticando atos libidinosos com um travesti menor de idade na região do Zero-quilômetro, em Várzea Grande. Dias antes de ser cassado, o vereador agrediu a então namorada, o que complicou sua situação e contribuiu para o desfecho.

A decisão de Pinheiro de encaminhar o caso para a CCJ, no entanto, pode ser justificada pelo fato de dois dos três membros da comissão pertencerem ao seu partido e o terceiro ser filiado ao PSDB, que faz parte da base de sustentação do prefeito Chico Galindo, também do PTB. Compõem a comissão os vereadores Marcus Fabrício (PTB), Clóvis Hugueney (PTB) e Antônio Fernandes (PSDB). (RN)

Chico Galindo:PTB:Chico Galindo destaca as obras que estão acontecendo em Cuiabá e afirma que teve coragem para realizar as mudanças




Nome: Francisco Bello Galindo Filho, Idade: 56, Estado civil: Casado , Formação: Negócios Imobiliários

O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB), assim como diversos políticos locais, não é cuiabano. Entretanto, destaca que adotou a Capital mato-grossense como lar. Nascido em Martinópolis (SP), Galindo também foi ‘alvo’ da conhecida hospitalidade cuiabana, que, independentemente de quem e de onde seja a pessoa, cativa todos que aqui chegam.

Galindo destaca que deixará para o próximo gestor uma prefeitura em ordem, com equilíbrio fiscal e rica em investimentos, já que neste último ano lançou uma série de obras a serem realizadas na cidade.

Mesmo com os militantes do próprio partido garantindo que ele é candidato à reeleição, o prefeito de Cuiabá continua negando veementemente e diz estar focado apenas no término de sua gestão. Segundo ele, seu objetivo durante os dois anos de mandato era fazer o máximo por Cuiabá e, por isso, não assumiu pensando em votos.

No entanto, ele não esconde que sua sigla pretende lançar candidatura própria, mas afirma que o nome ainda não foi definido e será trabalho em conjunto dos correligionários.



Diário de Cuiabá – Apesar de faltar muito, qual sua expectativa para Cuiabá quando ela completar 300 anos?
Chico Galindo - O prefeito não tem muito o que comemorar, porque ele está com um índice de rejeição muito alto e é bastante criticado. Mas a população tem o que comemorar, porque é ela quem faz a administração, ela quem paga seus tributos para que a prefeitura possa melhorar e beneficiar a sociedade como um todo. Então, posso dizer que Cuiabá nos seus 293 anos tem muito que comemorar, pois hoje ela é uma cidade que têm 50 caminhões novos e 23 máquinas pesadas, todas pagas. Tem 203 quilômetros de asfalto bom, incluindo recapeamento, onde já fizemos 50 quilômetros, e até o final do ano faremos mais 50, como se fosse daqui até Rondonópolis. Cuiabá, no ano de 2012, vai ter 46 bairros pavimentados, licitados e com ordem de serviço. Cuiabá, em seu aniversário de 293 anos, vai duplicar a avenida dos Trabalhadores, que vai do Alphaville até a entrada do Planalto, e vai duplicar a avenida Antártica até a Ambev. Além disso, ainda vamos modernizar, readequar e servir como modelo com a avenida Carmindo de Campos, porque vamos recapear, equacionar os estacionamentos, fazer pontos de ônibus modernos... Também vamos fazer, além da Cidade Limpa, a adequação do visual de todo o comércio daquela região, e mais 201 unidades de saúde, educação e assistência ampliada, reformada ou adequada, todas passam até dezembro deste ano por adequações. Construiremos duas UPAs, uma na Morada do Ouro e uma no Pascal Ramos, onde as obras já começaram. Construímos 11 centros infantis, 1.565 novas vagas, em parceria como governo federal. Vamos também distribuir este ano, no primeiro semestre até junho, 8.000 computadores para as crianças de 9 a 12 anos nas nossas escolas públicas, onde o computador modelo tablet poderá ser levado para casa pelos alunos, para interagirem com seus pais e ter uma qualificação melhor. Então, Cuiabá tem o que comemorar e nos próximos sete anos, se continuar com uma administração séria, sem dúvida alguma, vamos ter uma cidade maravilhosa, que é o sonho de todos nós.



Diário - E esses investimentos estão sendo feitos com que recursos?
Galindo - Por incrível que pareça, muitos até não acreditam, mas esses investimentos estão sendo feitos com recursos próprios. Todos esses projetos, com exceção das 11 escolas e das duas UPAs, que estão sendo realizadas em parceria com o governo federal. O restante é 100% com recursos próprios, porque eu tive coragem de ampliar a planta genérica de Cuiabá, que fazia 15 anos que ninguém tinha coragem de ampliar, aí entrou mais dinheiro. A receita de Cuiabá no ano de 2012 é de R$ 100 milhões a mais do que de 2010, quando eu assumi. Eu consegui R$ 100 milhões a mais, sem aumentar tributos, beneficiando o idoso, o deficiente físico, quem tem casas no valor até R$ 45 mil. Em 2009, cinco mil casas não pagavam IPTU, por serem de idosos, deficientes físicos, famílias com baixa renda familiar... Hoje, 37 mil casas não pagam, porque é uma coerência não cobrar de quem menos tem e cobrar quem está especulando, com grandes terrenos na cidade. Isso fez com que a receita da prefeitura aumentasse e esse recurso pudesse ser devolvido para a sociedade em forma de investimentos, porque é ela quem paga.



Diário - Qual a maior dificuldade que o senhor encontrou quando entrou na prefeitura?
Galindo - Eu vim de uma continuidade, então já estava inserido no governo, mas não diria dificuldade, acho que é uma questão de postura. É diferente, é o que eu falo de coragem. Nenhum que passou teve coragem de corrigir a planta genérica da cidade, que era necessário, de fazer uma concessão da água e do esgoto, que também está ajudando na entrada de dinheiro para fazer essas benfeitorias. Então, eu tive coragem, pois sabia que iria ficar com rejeição, mas não pensei em mim, não pensei no voto, eu pensei numa cidade melhor, o que me faz ficar tranquilo com essas ações.



Diário – Então, o senhor acredita que está colocando a cidade em dia?
Galindo - Eu não acredito, tenho certeza. O ano de 2011, exceto saúde que teve um pouco de déficit, 100% de tudo que nós fizemos foi pago. Este foi o primeiro ano em que a prefeitura teve superávit. Além disso, começamos a pagar o salário do servidor dentro do mês, e até dezembro deste ano os servidores sabem o dia certo em que irão receber o salário, pois nós fizemos um calendário e publicamos. Isso é gestão, é maneira de administrar, respeitando o dinheiro público.



Diário - Sobre a CAB Ambiental, como vai funcionar realmente essa concessão?
Galindo - Dia 16, a CAB Ambiental assume. Mas aí é até interessante, porque publicaram uma foto minha no Facebook dizendo pra eu ir tomar banho no rio Cuiabá. Eu guardei essa foto e ampliei, porque nós vamos poder beber água e nadar no rio Cuiabá. Essa é a coragem da concessão. A partir do dia 16, a água é mais barata em Cuiabá. Todos falam que iria dobrar o valor, mais vai ser mais barata. É pouco, mais vai ser. Nós vamos ter água nos próximos três anos em 100% das residências. Os projetos que estavam parados aqui, de condomínio, de edifício, não podiam ser aprovados porque não tínhamos expansão, mas agora com a concessão vai-se poder fazer tudo isso. Então, a CAB assume, e cabe a Agência Reguladora (Amaes) fiscalizar, a população fiscalizar, nós cobrarmos da empresa. É isso que a gestão tem que fazer. A presidente Dilma quebrou um tabu de anos e fez a concessão dos aeroportos, então eu também tive a coragem de fazer a concessão da água e esgoto de Cuiabá. E vale ressaltar que não é privatização, é concessão. Todo o patrimônio e os investimentos que serão feitos é de propriedade da prefeitura.



Diário - Qual será o primeiro investimento dela?
Galindo - Para você fazer essa concessão, que muitos insistem em dizer que eu fugi, mas eu fiquei sete dias em Portugal, os outros 299 dias eu estava presente. Fui eu quem assinou, e ainda tem uns que têm coragem de dizer que eu nem sancionei. Fui eu quem sancionou, quem assinou o contrato. O projeto tem que passar uma vez pela Câmara de Vereadores. Essa concessão passou duas, porque na hora em que teve algum ruído eu falei, vamos mandar novamente dentro de todos os prazos legais. A lei diz que tem que fazer uma audiência pública, nós fizemos cinco. Antes de ir para praça, eu mandei o edital para 47 entidades, como o Ministério Público, Ministério do Trabalho, Judiciário, Fiemt e CDL e nenhum deles questionou o documento. Vieram sugestões, mudei na última hora, porque o modelo de Campo Grande era melhor e com ele nós vamos receber durante os 30 anos de concessão 5% de toda a receita. Eu fiz tudo de forma transparente. Para você fazer essa concessão, tem que ter um plano municipal de saneamento, e foi feito um para os próximos 30 anos, onde foi projetado tudo: o número de habitantes, de edifícios, de bairros e outras coisas. É claro que no decorrer dos anos irá haver mudanças, mas este Plano tem que ser cumprido. Este Plano determina que em três anos a água seja universalizada e, em dez, o esgoto. Este ponto vai ser rígido, mas nos demais pode haver mudanças, o que é normal.



Diário - Falando um pouco de eleições. O senhor realmente não irá se candidatar à reeleição?
Galindo - Eu falei em janeiro do ano passado que ia focar na gestão, que eu não ia me preocupar com voto, e que não ia me candidatar à reeleição, senão não estaria dando essas boas notícias. E foi isso que fiz. Eu foquei, e começamos a colher frutos agora. O que eu posso dizer é que a partir de junho, que é quando acontecem as convenções, pelo trabalho que fizemos, que eu acredito que a população vai começar a ver, nós vamos fazer nosso sucessor. A população não é mais boba igual ao que muitos pensam. Ela está vendo e, até outubro, todos esses projetos vão acontecer, e acontecendo, eu tenho certeza de que ela vai falar que essa gestão precisa continuar. Não é Chico Galindo, são gestões, é uma continuidade daquilo que venho fazendo. Nós vamos construir um nome em junho, e este vai ser respaldado por todo este trabalho que estamos fazendo agora, e vamos vencer porque a população vai aprovar a nossa gestão.



Diário - Mas esse nome pode ser o seu?
Galindo - Eu não diria pode ou não pode. Vamos construir este nome. Eu sempre afirmei, se for um desejo meu, é o mesmo que eu anunciei há dois anos, de não disputar a reeleição. Mas agora a política a gente tem que construir, e nós temos os pares e vamos construir o melhor para Cuiabá.



Diário - O senhor chegou a dar algumas declarações no passado de que teria interesse em disputar as eleições de 2014 para deputado federal. Isso procede?
Galindo - Eu disse que gosto de política e que vou continuar fazendo política, seja municipal, estadual ou federal. Eu nunca disse que iria ser candidato a deputado federal, falei que vou continuar na política. Agora, o que eu vou fazer, é muito cedo ainda pra discutir. A política é muito dinâmica, muda dia a dia. Então, vamos primeiro concentrar em 2012, para manter a gestão e administração da maneira que nós estamos fazendo em Cuiabá, e aí, sim, 2013 e 2014 nós vamos discutir no futuro.



Diário - Qual o maior legado que o senhor deixa para o próximo gestor?
Galindo - Você fazer uma gestão numa prefeitura que não tinha capacidade de investimento, e investir em todos esses setores, é um grande legado. Tem jeito, sim, é gastar bem o dinheiro público, ter coragem de cobrar do cidadão. A prefeitura está no rumo certo, não é mais deficitária, é uma prefeitura que paga todas as suas competências dentro do mês. Em 2005, sequer pagava passe livre para os estudantes. Na semana passada, sequestraram R$ 3,5 milhões nossos, R$ 3,5 milhões que nós vamos deixar de investir, mas de lá pra cá nós estamos pagando. Essa briga com a rede de energia elétrica é de 2005 para trás, de lá para cá foram pagos. A prefeitura está inteira, redonda, na competência do ano, e é este legado que eu deixei. Agora, você não tem como deletar esse passado, você não tem como jogar fora. Então, ainda existem consequências desse passado, que você tem que administrar.



Diário – Recentemente, o senhor lançou uma série de propagandas institucionais, divulgando suas ações à frente da prefeitura. Por que só agora?
Galindo - Você tem que economizar, para reformar o centro do idoso, as policlínicas e as demais coisas, e eu economizei. Agora, o índice de rejeição eu tenho que mostrar também. A hora em que eu economizei e apliquei essa economia, ninguém me parabenizou. Agora que eu mostro, você está mostrando. Mas eu também tenho que mostrar o que eu fiz, porque se não parece que eu não fiz nada. Eu desafio pegar o histórico da prefeitura dos outros mandatos e pegar o histórico de 2011, e vir discutir aqui, mas com responsabilidade, porque jogar pedra é fácil.



Diário - Mas não tem um repasse destinado exclusivamente pra Comunicação que poderia ser usado para isto?
Galindo - Tem um valor destinado para Comunicação. Mas primeiro tem a questão do ano eleitoral, que você só pode gastar até junho. Então, nós temos que mostrar até junho o que nós estamos fazendo pela sociedade. O poder público tem a obrigação de mostrar para a sociedade o que eles estão pagando com os seus tributos e o que está sendo feito de retorno para eles. E olha o tanto de coisa que foi feito. Infelizmente, parte da imprensa, que já está fazendo política, não mostra o que está sendo feito. Ela não mostra que o salário do servidor está sendo pago dentro do mês, que nós ampliamos as unidades do pronto-socorro, que o déficit de Várzea Grande para Cuiabá é de R$ 26 milhões só no ano de 2011. Ela fala que está um caos, que tem um monte de buracos nas ruas, e tem mesmo. Ela deve falar e deve orientar. Agora, ela também tem que passar a seriedade, a evolução e tudo o que nós estamos fazendo. Em 293 anos de Cuiabá, em 2012 tem o que festejar, com coerência e responsabilidade, e eu tenho que mostrar isso para a sociedade, para ela não acreditar só na mentira, para ela acreditar que tem muita coisa o que fazer. Não estamos solucionando os problemas de Cuiabá, mas temos condições de solucionar até os 300 anos, se continuar com este tipo de gestão.



Diário - Como ficará a reforma nas secretarias?
Galindo - Essa foi tranquila. A Habitação só mudou de nome para a Secretaria de Cidades, como os demais municípios estão fazendo. Estou criando a Secretaria da Juventude, com cinco cargos a mais só. Tem um estudo em nível mundial que mostra que a juventude passa a ter interesse político, então nós temos que incentivar isso daí. E a Senif, que eu dividi em Serviços Urbanos e Obras, que vai acrescentar mais um secretário. Mas três secretários deixaram para ser candidatos. Senão, nada mudaria ainda, porque eles estavam prestando um bom serviço. O João Emanuel, o Poção e o Dilemário prestaram um excelente serviço para Cuiabá, mas optaram por ser candidatos. E vou pensar nos substitutos e nos novos secretários na segunda-feira, depois do aniversario de Cuiabá, porque é uma mudança muito tranquila e caseira. E nós devemos apresentar estes nomes até sexta-feira. Não tem nenhum nome certo ainda e enquanto isso os adjuntos assumem.



Diário - O atual secretário de Comunicação, Carlos Brito, migrará para a Secretaria de Obras?
Galindo - Se ele achar interessante e se for importante para Cuiabá, vai para a Secretaria de Obras, mas nós vamos discutir ainda. Mas não tem problema nenhum, o Brito tem eficiência em tudo que ele faz.

Autor: KAMILA ARRUDA/DIÁRIO DE CUIABÁ

Cuiabá:Politica:Cuiabá:Vuolo diz que encara como um desafio disputar a prefeitura

Ele garante, também, que o projeto para ferrovia em Cuiabá estará pronto em 2013

MidiaNews
Clique para ampliar 
Vuolo: "é um desafio que me sinto preparado para assumir"
DA REDAÇÃO
Confirmado como pré-candidato do PT ao cargo de prefeito de Cuiabá, Francisco Vuolo disse hoje durante entrevista ao Programa Cidade Independente que aceitou a indicação como um desafio e que se sente honrado pela lembrança.
“Ter nosso nome referendado para conduzir um projeto de desenvolvimento para Cuiabá é uma honra muito grande. É um desafio que me sinto preparado para assumir”, destacou Vuolo durante a entrevista ao vivo na Rádio Cidade 94 FM. Escolhido por unanimidade no PR, a entrada de Vuolo no cenário eleitoral movimento o quadro sucessório de 2012.
Trazendo no currículo os cargos de secretário municipal e vereador e a coordenação de campanhas de líderes políticos como Blairo Maggi e Roberto França, Vuolo tem até o início de junho para se desincompatibilizar das funções de secretário Extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes.
Ferrovia em Cuiabá
Durante a entrevista, Vuolo anunciou que os projetos e estudos ambientais para a chegada da Ferrovia Senador Vicente Vuolo à Capital estarão prontos em 2013. O cronograma oficial, que inclui a inauguração do terminal em Rondonópolis no primeiro semestre do ano que vem, confirma que o avanço dos trilhos rumo a Cuiabá se torna uma realidade cada vez mais palpável à população.
“Antigamente, muitos se lembram, falar em ferrovia era motivo de chacota na cidade. Tinha gente que brincava que o Dom Bosco ia ser campeão ou que uma moça ia se casar só quando a ferrovia chegasse. Sempre acompanhamos a obstinação de meu pai em prol da ferrovia em Cuiabá e hoje, o que era sonho, é realidade”, declarou Francisco Vuolo.
O secretário de Estado embarca esta semana rumo a Brasília, para checar detalhes da liberação final das operações do terminal de Itiquira. Lá, as obras já foram concluídas e agora avançam no sentido Rondonópolis, com 15 quilômetros de trilhos já instalados. Em Alto Taquari e Alto Araguaia, cidades mato-grossenses onde há terminais da ferrovia em operação, são movimentadas atualmente 12 milhões de toneladas de grãos, impulso ao desenvolvimento econômico da região.
“E assim que concluirmos Rondonópolis, já estaremos com projetos e estudos ambientais prontos para podermos licitar as obras de Cuiabá. Já obtivemos R$ 14 milhões junto à ministra Miriam Belchior [Planejamento], já liberados, para que a UFMT faça esses estudos. Tudo agora é apenas uma questão de pouco tempo para que a ferrovia chegue a Cuiabá”, frisou Vuolo.
A chegada dos trilhos à Capital é o prenúncio de novos investimentos em Mato Grosso. Um grande grupo chinês já manifestou ao governo do Estado o interesse em assumir a construção da ferrovia de Cuiabá até Santarém, no Pará, consolidando uma nova rota de escoamento logístico no país. O grupo detém 90 mil quilômetros de ferrovias na China. 

Cuiabá:Politica:Cuiabá:PT terá prévias para escolher candidato em Cuiabá

Por enquanto, Lúdio é o único pré-candidato, mas grupo de Serys querem lançá-la

MidiaNews/Agência Senado
Clique para ampliar 
Vereador Lúdio Cabral ainda é o único pré-candidato; Serys quer ser consenso no PT
LAÍSE LUCATELLI
DA REDAÇÃO
O PT decidiu que vai realizar prévias para escolher o candidato do partido a prefeito de Cuiabá nas eleições deste ano. Por enquanto, a sigla tem somente um pré-candidato ao posto, o vereador Lúdio Cabral (PT), mas, se surgirem outros pré-candidatos, o desempate será por meio de eleição interna.
No entanto, devido ao complexo processo de escolha que o PT adota para definir os rumos eleitorais, ainda não é certeza, nem mesmo, se o partido lançará candidato próprio. No próximo domingo (15), haverá a eleição dos 175 delegados que votarão, na semana seguinte (22), se o partido terá candidatura própria ou vai se coligar, apoiando o candidato a prefeito de outra sigla.
“Após esse encontro, se ficar definido que teremos candidatura própria, há um prazo de cinco dias para que os interessados se inscrevam para disputar as prévias. É preciso coletar assinaturas e ter o apoio de pelo menos 10% do diretório municipal”, explicou o presidente regional do PT, Willian Sampaio.
As prévias só serão realizadas em maio, e vão sacramentar o nome do PT para a disputa do Palácio Alencastro. A tendência é de que o PT encabece a chapa, já que a sigla está tentando se reerguer após o baixo desempenho nas eleições de 2010. Lançar um candidato a prefeito em Cuiabá faz parte do processo de reconstrução interna e fortalecimento do partido.
Por enquanto, Lúdio Cabral conta com o apoio de cinco correntes petistas, que totalizam 65% do diretório municipal. Porém, a esperança dos grupos ligados à ex-senadora Serys Slhessarenko (PT) é que ela aceite o desafio e encare a disputa interna, visando a concorrer como cabeça-de-chapa no pleito de outubro. O deputado estadual Ademir Brunetto (PT) é um dos que defendem a candidatura da ex-senadora.
No entanto, a própria Serys já declarou, em entrevistas, que não pretende disputar prévias. Ela entende que sua eventual candidatura deve nascer de um consenso do partido.
Serys, provavelmente, teme que a disputa interna leve o PT a um novo racha, como ocorreu em 2010. Na época, ela perdeu o direito de disputar a reeleição para o Senado, após perder as prévias para o então deputado federal Carlos Abicalil.
Outros municípios
O prazo dado pela direção nacional do PT para definição de candidatura própria se encerra em 29 de abril.
Em Rondonópolis, o PT adiantou o calendário e já escolheu como candidato a prefeito o ex-vereador Juca Lemos (PT). 

Cuiabá:Politica:Cuiabá:Senado exonera enteada de Gilmar do gabinete de Demóstenes

Por ter foro privilegiado, o senador só pode ser julgado pelos ministros do STF

Folha de S. Paulo
Clique para ampliar 
Por ter foro privilegiado, o senador (à dir.) só pode ser julgado por ministros do STF, entre eles, Mendes
DA FOLHA.COM
A diretoria-geral do Senado exonerou, a pedido, a enteada do ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), que tinha cargo de confiança no gabinete do senador Demóstenes Torres (GO).

Conforme revelou a Folha de S. Paulo no dia 25 de março, Ketlin Feitosa Ramos ocupava desde setembro o cargo de assessora parlamentar de Demóstenes no Senado, posto de confiança e livre nomeação.

A enteada do ministro do STF é servidora de carreira do Ministério Público Federal, nível médio, e foi cedida para ser funcionária comissionada do gabinete do senador.

O ato de exoneração -- publicado no dia 2 de abril no Diário Oficial da União -- tem data de 30 de março.

No dia 27, o Procurador-Geral da República pediu ao STF a abertura de inquérito para investigar o envolvimento do senador Demóstenes Torres com o grupo do empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, acusado de explorar jogo ilegal.

Por ter foro privilegiado, o senador só pode ser julgado pelos ministros do STF. Seus advogados, aliás, prometem recorrer ao Supremo nos próximos dias para pedir a anulação das provas colhidas contra Demóstenes na Operação Monte Carlo, que investigou a atuação de Carlinhos Cachoeira. Pressionado, ele pediu a desfiliação do seu partido, o DEM, e sofre ameaça de cassação de mandato.

O senador e assessoria do ministro negaram qualquer conflito de interesse na nomeação de Ketlin Feitosa em setembro do ano passado.

"O fato de ser parente de uma figura importante da República não deve ser levado em conta para o ingresso de alguém no serviço público, não deve ser também motivo de impedimento", disse Demóstenes quando a Folha mostrou o caso. Segundo ele, a relação pessoal que tem com Gilmar não influenciou no emprego à enteada.

Já Ketlin Feitosa afirmou, por escrito, que sua ideia inicial era ter contato com o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), presidente da Comissão de Meio Ambiente, mas acabou sendo convidada pelo senador de Goiás para trabalhar com ele.

"Demóstenes me fez uma proposta de trabalho para que eu atuasse em sua assessoria jurídica e disse que estava precisando de um servidor com o meu perfil, pois tinha muito interesse na área ambiental."

Cuiabá:Politica:Cuiabá:MPE propõe nova ação contra defensor-geral André Prieto

Promotor Roberto Turin afirma que gasto de R$ 70 mil com festa foi "ilegal e imoral"

MidiaNews
Clique para ampliar 
O defensor André Prieto, que é acusado de improbidade pelo MPE
ANTÔNIO DE SOUZA
DA REDAÇÃO
O Ministério Público Estadual (MPE) propôs mais uma ação por ato de improbidade administrativa contra o defensor público-geral André Prieto. O promotor de Justiça Roberto Aparecido Turin oficializou a ação na última terça-feira (03).

Desta vez, o MPE analisou o processo de contratação de empresas, com dispensa de licitação, pelo valor de R$ 70.923,57, para realização de jantar e baile de confraternização pelo Dia Nacional do Defensor Público, ocorrido em 19 de maio do ano passado.

Segundo o promotor, da 13ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa, a contratação do buffet responsável pela realização da festa foi concretizada mediante dispensa de licitação "injustificada e ilegal" .

Conforme dados extraídos do Fiplan (Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças de Mato Grosso) pelo MPE, a Defensoria Pública efetuou o pagamento de R$ 52.333,57 à empresa Allphaville Buffet; R$ 6.790,00 à empresa CM - Cerimonial e Eventos Ltda.; R$ 7.410,00 à empresa Luxxus Serviços de Decoração; e R$ 4.390,00 a Clay Sound Eventos Ltda-ME.

Além de questionar a finalidade da despesa, que não teria respaldo constitucional e legal, o Turin também sustenta que a Defensoria Pública dispensou de maneira ilegal o processo de licitação e remanejou verbas do orçamento para a indevida contratação dos referidos serviços.

"Ilegal e imoral"

“Essa despesa se configura como imprópria, ilegal e imoral, pois se trata de flagrante desvio de valores do erário para fins não essenciais à atividade desenvolvida pelo órgão, isto é, a despesa não atende ao princípio da finalidade do interesse público, fato inclusive ressaltado na Orientação Técnica 81/2010 da Auditoria Geral do Estado, de conhecimento de todas as repartições estaduais”, diz um trecho da ação.

O promotor de Justiça argumentou que a conduta de Prieto, ao ordenar e realizar despesa indevida, desrespeitando dolosamente a lei de licitações, configura-se como improbidade administrativa geradora de danos ao erário.

“O requerido André Luiz Prieto, como defensor público-geral, conhecedor das Leis e princípios que regem a Administração Pública, jamais poderia alegar ignorância das normas relativa a despesas públicas e licitações”, disse Turin.

Ressarcimento

Além de requerer a condenação do defensor por ato de improbidade administrativa, na ação o MPE pleiteia que o mesmo seja condenado a ressarcir o prejuízo causado ao erário, no montante de R$ 70.923,57, acrescidos de correção monetária e juros de mora.

Cuiabá:Politica:Cuiabá:Promotor Turin fala em "flagrante desvio do erário"

Segundo MPE, Defensoria Pública gastou R$ 70 mil com festa privada

Assessoria MPE
Clique para ampliar 
O promotor de Justiça Roberto Turin, autor da ação contra Prieto: "festa privada"
RAMON MONTEAGUDO
DA REDAÇÃO
O promotor de Justiça Roberto Aparecido Turin, que propôs, na semana passada, ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o defensor-geral André Prieto, afirmou que a despesa de R$ 70.923,57, para realização de jantar e baile em comemoração ao "Dia do Defensor", se configura como “imprópria, ilegal e imoral”.

“Trata-se de flagrante desvio de valores do erário para fins não essenciais à atividade desenvolvida pelo órgão, isto é, a despesa não atende ao princípio da finalidade de interesse público, fato inclusive ressaltado na Orientação Técnica n.º 81/2010 da Auditoria Geral do Estado, de conhecimento de todas as repartições estaduais”, afirmou Turin na ação.

Segundo o promotor, o defensor público-geral gastou “dinheiro público para patrocinar uma festa privada, em benefício particular de uma determinada categoria de pessoas”.

“A festa não tinha intenção ou finalidade de melhorar os serviços da Defensoria ou atender a clamor ou interesse da população. Tratava-se apenas de banquete e baile para agradar aos Defensores e trazer benefícios políticos ao requerido André Luiz Prieto junto ao público interno da Defensoria”, sustentou Turin, na ação. (veja matéria aqui)
De acordo com o MPE, a contratação emergencial por dispensa de licitação não encontra respaldo legal e se constitui em “dolosa e ilícita burla” à Lei n.º 8666/93.

“Assim, a conduta do requerido em ordenar e realizar despesa indevida, bem desrespeitar dolosamente a lei de licitações, configura-se como improbidade administrativa geradora de danos ao erário e ofensiva aos princípios da Administração Pública, fatos que determinam e justificam a propositura da presente Ação Civil Pública”, sustentou o promotor de Justiça.

A versão de Prieto

Ao ser notificado pelo Ministério Público Estadual (MPE) para explicar os gastos de R$70 mil com um jantar e baile, o defensor público-geral, André Prieto, afirmou que fez a contratação emergencial da empresa Alphaville Buffet porque o contrato existente, firmado com o Buffet Leila Malouf Ltda., estava próximo de ser encerrado.

Segundo Prieto, conforme consta na ação por improbidade administrativa, devido à demora no encerramento do Pregão para Registro de Preços n.º 005/2011, o qual selecionaria nova empresa para o objeto contrato de “buffet”, não seria possível contratar uma nova empresa a tempo de realizar as festividades do “Dia do Defensor Público”, problema que só seria resolvido com uma contratação emergencial.

Ao MPE, o defensor público-geral determinou cotações de preço junto às empresas Alphaville Buffet, Buffet Tereza Bouret e Buffet Leila Malouf Ltda.

Segundo a versão de Prieto apresentada ao promotor Turin, a Coordenadoria de Planejamento e Orçamento informou ao Defensor Público-Geral que não havia disponibilidade orçamentária para se realizar a comemoração, pois a verba prevista em orçamento para serviços de buffet em todo o ano de 2011 era de R$ 24.000,00.

Juntou-se, então, parecer jurídico que opinou pela contratação direta, com dispensa de licitação, do Alphaville Buffet Ltda.

O contrato emergencial de n.º 26/2011 foi assinado (com data de 17 de Abril de 2011) e publicado seu extrato no Diário Oficial do Estado do dia 19 de maio do ano passado.

Em 17 de maio de 2011, Prieto determinou o remanejamento de verbas do orçamento da Defensoria para cobertura do evento festivo, bem como acatou o parecer jurídico no sentido de determinar a contratação do buffet.

Cuiabá:Politica:Cuiabá:Brunetto quer manter Incra em Carlinda e Pontes e Lacerda

Deputado diz que fechamento de unidades prejudicará 4.600 famílias

Fablício Rodrigues-ALMT
Clique para ampliar 
Brunetto se reúne com Rafael Pires, secretário Nacional de Assuntos Federativos do Incra
DA ASSESSORIA
O deputado Ademir Brunetto (PT) viaja para Brasília nesta terça-feira, dia 10 para cumprir intensa agenda de visitas. Porém, a principal reivindicação do parlamentar será feita no Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA onde está marcada uma audiência com o secretário Nacional de Assuntos Federativos do INCRA, Rafael Pires. A solicitação é para a revogação da Resolução/ Incra nº 59.
O documento determina o fechamento das Unidades Avançadas do Incra nos municípios de Carlinda e Pontes e Lacerda. O deputado está levando ao secretário registros da indignação dos habitantes bem como das entidades de classes e autoridades destes municípios repudiando a determinação inserida na Resolução.
Para entender o caso, após a resolução para o fechamento das unidades, o parlamentar mato-grossense realizou em fevereiro, duas audiências Públicas para tratar o tema com a população.
De acordo com diagnóstico enviado pela unidade de Carlinda, o órgão local possui um bom número de técnicos e funcionários que atendem as demandas em dezenas de assentamentos que aportam àquela unidade executiva. São mais de 4.600 famílias atendidas.
Brunetto justifica que, em Carlinda, a comunidade, por meio de arrecadações espontâneas, construiu o prédio para instalação da unidade do Incra em uma estrutura moderna e ampla, que atende mais de 12 municípios do norte de Mato Grosso, que ficam distantes 800 km da capital.
Já a unidade de Pontes e Lacerda atende mais de 15 municípios no Vale do Guaporé, extremo oeste do estado de Mato Grosso, região de fronteira com a Bolívia, onde os conflitos agrários são permanentes. Há também um grande número de assentamentos já devidamente organizados e acompanhados pelo INCRA local, são aproximadamente 1890 famílias contempladas.
Como a bandeira da sua gestão é a reforma agrária e a agricultura familiar, Brunetto irá destacar ao representante do INCRA, a relevância destas unidades executoras para Mato Grosso, visto que elas oportunizam a inclusão social a redução da miséria e principalmente terras para inúmeras famílias trabalharem.
Casa Civil
Além de buscar a revogação da Resolução/ INCRA nº 59, Ademir Brunetto visitará a Casa Civil e os senadores da bancada de Mato Grosso para saber sobre o andamento de projetos para o Estado.
No Senado Federal Brunetto irá discutir, entre outros assuntos, educação, reforma agrária, além de desenvolvimento sustentável, energia e infraestrutura. O deputado deve ressaltar ainda as expectativas em torno da Copa de 2014, e o Programa Luz para todos.
Segundo o deputado, essas visitas contribuem para intensificar o relacionamento entre o estado e a federação ampliando as oportunidades de parcerias. 

Cuiabá:Politica:Cuiabá:Pedro Taques quer CPI mista sobre caso Cachoeira

Comissão irá investigar envolvimento de parlamentares com o empresário goiano

Wlademir Barreto-Agência Senado
Clique para ampliar 
Taques: "comissão suprapartidária buscará a elucidação dos fatos"
DA ASSESSORIA
O senador Pedro Taques (PDT-MT) sugeriu nesta segunda-feira (09.04) a criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar o envolvimento de parlamentares como empresário Carlos Cachoeira – acusado de envolvimento em um esquema de jogos ilegais em Goiás. O pedetista adiantou que começa hoje a recolher assinaturas para apresentar o requerimento pela abertura da Comissão à presidência do Senado.
"Trata-se de uma Comissão suprapartidária que buscará a elucidação dos fatos. O Senado tem que dar uma resposta à sociedade e também aos senadores", afirmou.
A iniciativa foi motivada pelo indeferimento do Supremo Tribunal Federal (STF) ao ofício encaminhado à Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo informações a respeito da "Operação Monte Carlo”. Na manhã de hoje, o STF comunicou oficialmente ao Senado que o requerimento não poderá ser respondido por que o inquérito tramita sob segredo de justiça.
Conforme argumentou o senador Pedro Taques, somente uma CPI teria condições constitucionais de receber tais informações. Em Plenário, os senadores Ana Amélia (PP) e Álvaro Dias (PSDB) manifestaram apoio à proposta.
Ele explicou ainda que uma Comissão composta por senadores e deputados federais seria mais viável, uma vez que as últimas notícias ampliam a participação de políticos no suposto esquema ilícito.
De acordo com o artigo 58 da Constituição Federal, a instalação da comissão se dará mediante requerimento com a adesão de um terço dos membros das duas Casas, ou seja, 27 senadores e 171 deputados federais.
Conselho
Independente da abertura da CPMI, o senador Pedro Taques ressalta que Conselho de Ética do Senado poderá agir sem as informações da PGR, "cumprindo o seu dever constitucional”. O nome do novo presidente do Conselho será definido nesta terça-feira (10.04). 

Cuiabá:Politica:Cuiabá:Polícia prende idoso homicida em Juína

Com 67 anos, ele esfaqueou duas pessoas

DA ASSESSORIA
Na noite de ontem 06.04, a Polícia Militar da cidade de Juína (735 km de Cuiabá), prendeu Ângelo Ferreira Ramalho 67 anos, em flagrante pela prática de homicídio e tentativa de homicídio no Bairro Palmiteira.

O fato ocorreu por volta das 22 horas, quando uma guarnição da Força Tática fazia rondas pelo bairro deparando com uma testemunha que relatou que o suspeito teria acabado de esfaquear duas pessoas em sua residência.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado dando assistência a ocorrência.

Odálio Luiz da Silva, 38 anos, vulgo “Lagoa”, foi atingido com cinco golpes de faca não resistindo aos ferimentos vindo a falecer ainda no local.

João Santana da Costa, 45 anos, também atingindo no braço e abdômen foi encaminhado ao Hospital Municipal onde recebeu atendimento médico.

A guarnição comandada pelo Cabo Antero realizou diligências pelo bairro encontrando o suspeito todo ensanguentado e com a faca na cintura.

Segundo populares, Ângelo chegou na residência entrando no quarto da casa, onde deferiu diversas facadas em Odálio que estava dormindo em uma cama.

Eram visíveis os sinais de embriagues alcoólica tanto no suspeito quanto na vítima que foi levada ao hospital,e até o momento não foi possível identificar os reais motivos desse fato, haja vista que, os envolvidos não estavam em sã consciência.

O suspeito foi encaminhado para o Cisc Municipal e entregue á autoridade policial.

O estado de saúde de João Santana é considerado estável e segundo informações ele não corre risco de morte.

Participaram da ocorrência: Cabo Antero e Soldados Ézio, W. Alves, e Galvão.