Pages

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Site MT 24 Horas News lança enquete para saber qual o pior, vereador de Cuiabá

A nova enquete do site MT 24 Horas News vai estar no ar nesta terça. Nessa nova empreitada tentaremos descobrir quem é o pior vereador de Cuiabá 

A nova enquete irá avaliar como anda a satisfação de nossos leitores com a qualidade do mandato exercido pelos nossos vereadores de Cuiabá.
Faremos ao final da votação no dia 30 de maio o diploma “Cartão Vermelho Máster” e convidaremos para receber essa homenagem às avessas Cartão Vermelho.
Poderá também gostar de:

Mário Zeferino:Na véspera de feriado, Leonardo e Du Prado & Danillo fazem "A Festa em Cuiabá

Foto: Reprodução
Para assistir aos shows o público terá a disposição uma estrutura ampla, com dois palcos, e opções em pista, área vip e camarotes.
 

Na véspera de feriado, Cuiabá terá a noite mais apaixonante de 2012 com o show do cantor romântico sertanejo Leonardo e da dupla Du Prado & Danillo.  A Grande Festa marca o primeiro show nacional da temporada 2012 na Casa de Shows Anauê, a partir das 21h30. 
O show será uma das últimas apresentações do cantor em Mato Grosso, que anunciou um tempo em sua carreira ainda este ano. Para assistir aos shows o público terá a disposição uma estrutura ampla, com dois palcos, e opções em pista, área vip e camarotes. 
 
Leonardo – Com uma carreira de sucesso, conquistada a partir do sucesso da música Pense em Mim, ao lado do irmão Leandro, Leonardo tem cerca de 35 milhões de discos vendidos em 25 anos de estrada. Foram 28 álbuns lançados entre CDs e DVDs, sendo 15 em carreira solo.
 
O mais recente trabalho do cantor chama “Nada Mudou” com músicas como “Baby, Fala pra mim” e “Além do Sol”, “Além do Mar”, que serão tocadas em Cuiabá junto aos antigos e sucessos como “Pense em Mim” e “Zuar e Beber”. 
 
Há três anos na estrada, Du Prado & Danillo são dois apaixonados pela música sertaneja que abandonaram outras atividades para se dedicarem à profissão. Ambos são compositores e se destacam com vários sucessos como “Tá rodada”, “Bandida”, “Normais”. 
 
Pela segunda vez em Cuiabá, os amigos que cantam os sucessos “Calado Sozinho” e “Colchão Véio” animaram os cuiabanos ao lado do sertanejo Leonardo. 
 
Serviço
Assunto: Show de Leonardo (A Grande Festa- com Du Prado & Danillo)
Data: 05/04/2012
Horário: 21h30
Onde: Anauê, na Avenida Miguel Sutil, nº 1000, Ponte Nova.
Pontos de Vendas: Anauê, Cortez Grill, Casa de Festas, Texas Country e Hooper Hanch
 

Assessoria de Imprensa 

Mário Zeferino:Leonardo traz noite apaixonante para Cuiabá em show no Anauê

Redação

Na véspera da sexta-feira da Paixão, Cuiabá terá a noite mais apaixonante de 2012 com o show do cantor romântico sertanejo Leonardo. A Grande Festa marca o primeiro show nacional da temporada 2012 na Casa de Shows Anauê, e terá ainda a apresentação da dupla sertaneja Du Prado & Danillo, sendo em 05 de abril (quinta-feira – Véspera de Feriado), a partir das 21h30.

O show será uma das últimas apresentações do cantor em Mato Grosso, que anunciou um tempo em sua carreira ainda este ano. Os fãs contarão com um show de primeira, sendo as apresetações em dois palcos com cenário e equipe completa do Leonardo

Para assistir aos shows o público terá a disposição uma estrutura ampla e de primeira, o qual poderá optar em adquirir seu ingresso na pista, área vip, mesa para 4 pessoas ou camarote para 12 pessoas (sendo as três últimas opções com acesso à frente do palco). Sem contar que a Casa de Shows Anauê está com a estrutura renovada com novo conceito de lazer aos cuiabanos, atrelando o tradicional da música sertaneja com a modernidade de seu novo espaço. Leonardo – Com uma carreira de sucesso, conquistada a partir do sucesso da música Pense em Mim, ao lado do irmão Leandro, Leonardo tem cerca de 35 milhões de discos vendidos em 25 anos de estrada. Foram 28 álbuns lançados entre CDs e DVDs, sendo 15 em carreira solo.

Um filme sobre a trajetória de Leandro e Leonardo está nos planos do cantor, possivelmente, para este ano. O longa está em fase de roteirização. Desde 1998, Leo canta sozinho, a pedido do parceiro e irmão, que morreu vítima de um câncer raro.

O mais recente trabalho do cantor chama “Nada Mudou” com músicas como Baby, Fala pra mim e Além do Sol, Além do Mar, que serão tocadas em Cuiabá junto aos antigos e recentes sucessos como Pense em Mim e Zuar e Beber.

Du Prado & Danillo – São dois apaixonados pela música sertaneja que abandonaram outras atividades para se dedicarem à profissão. Ambos são compositores e se destacam com vários sucessos como Calado Sozinho, Tá rodada, Bandida, Normais, entre outras.

Renovação - Depois de uma ampla reforma o Anauê chega com ambiente climatizado (área vip), atendimento de qualidade, além de muitas propostas de eventos e ações diferenciadas para a Casa de Shows. Na temporada 2012, o Anauê traz diversas apresentações para agradar seu público, indo do sertanejo no estilo moda de viola ao universitário, bem como o pagode e funk. A Casa amplia também seu leque de opções. Além da tradicional feijoada, o Anauê também recebe eventos corporativos e parcerias com universitários.

Fidelidade - Com a nova roupagem, o Anauê pensa em primeiro lugar em seu cliente, no intuito de oferecer a ele um espaço mais aconchegante e confortável, na hora de sua diversão e lazer. O local usufruirá de maior tranquilidade nas noites de terças-feiras, e em todos os outros Shows que o Anauê já tem agendado para seu público na temporada 2012. Anauê É Show, 9 anos de Sucesso! O Bom ficou ainda Melhor!

PR de VG apara as “arestas” com PSD e sinaliza apoio a reeleição de Tião da Zaeli

Foto: VG Notícias
De acordo com o presidente do diretório municipal do PR, vereador Wilton Coelho – o Wiltinho, na última sexta-feira (30.03) o partido se reuniu com membros do PSD e houve um entendimento entre as siglas
 

Os republicanos de Várzea Grande resolveram aparar as “arestas” com os sociais democratas e já sinalizam positivamente que irão caminhar juntos com o PSD nas eleições de 2012. Neste caso, o apoio será a reeleição do prefeito Sebastião dos Reis Gonçalves – o Tião da Zaeli.
Vale destacar que no início de fevereiro o deputado estadual e secretário geral do PR, Emanuel Pinheiro disse que a sigla havia perdido espaço na administração municipal e por isso iria avaliar a aliança.
No entanto, de acordo com o presidente do diretório municipal do PR, vereador Wilton Coelho – o Wiltinho, na última sexta-feira (30.03) o partido se reuniu com membros do PSD e houve um entendimento entre as siglas. “Tudo indica que em Várzea Grande o PR irá caminhar junto com o PSD na disputa pela majoritária”, destaca Wiltinho em entrevista ao VG Notícias.
Já amanhã (03.04) o diretório municipal do PR se reunirá no Hotel Hits Pantanal, com os vereadores filiados, e os pré-candidatos a vereadores pela sigla. A pauta da reunião será para definir o rumo das eleições e discutir a formação da chapa proporcional do PR no município.
 

por Rojane Marta/VG Notícias

Pesquisa qualitativa terá peso maior na escolha do candidato a prefeito do PMDB, diz João Virgílio

Segundo ele, a pesquisa qualitativa reflete o perfil de gestor que a população várzea-grandense espera.
 

O Diretório do PMDB em Várzea Grande se reúne na noite desta segunda-feira (02.04), para definir o critério de pesquisa para escolha do pré-candidato da sigla que irá disputar a Prefeitura do município, nas eleições deste ano. A disputa interna está pulverizada apenas entre o deputado estadual Wallace Guimarães e o procurador do Estado, João Virgílio.
Em entrevista ao VG Notícias nesta segunda-feira (02.04), João Virgílio reafirmou que a pesquisa irá definir o nome do candidato – e que os dois critérios serão avaliados, porém, destacou que o peso maior será a qualitativa. Virgílio explicou que a pesquisa quantitativa reflete apenas o momento – e citou como exemplo, o senador Pedro Taques (PSDT) e o ex-governador Blairo Maggi (PR) que figuravam na pesquisa quantitativa com número inferior a 5% e saíram vitoriosos – mas na qualitativa, os dois postulantes eram os perfis que os eleitores queriam.
 
Questionado sobre o peso que daria aos critérios da pesquisa, ele disse que acredita que o peso maior deve ser para qualitativa. Sobre a possibilidade de empate entre ele e Wallace nos critérios, ele enfatizou que o diretório irá decidir. Quanto ao Wallace Guimarães ter maioria no diretório – o procurador não acredita que isso vai influenciar na escolha.
 
 “A decisão ficará para quem ganhar na pesquisa qualitativa, que é aquela que vai definir o perfil do candidato que os eleitores de Várzea Grande querem. Eu acredito que neste quesito, no qualitativo, eu vou superar o deputado Wallace”, afirmou.
 
Virgílio acha difícil um dos dois vencerem nas duas modalidades – mas assegurou que se Wallace vencer nos dois critérios, ele terá a grandeza de abrir mão para apoiá-lo, mas acha pouco provável isso ocorrer.
 

por Edina Araújo & Rojane Marta/VG Notícias

Chico Galindo:PTB:Projeto “Poeira Zero” será lançado nesta quinta-feira, no bairro Bela Vista

Redação

O Programa “Poeira Zero” será lançado, nesta quinta-feira (05-04), às 15 horas, no bairro Bela Vista, e faz parte das comemorações do aniversário de 293 anos de Cuiabá. Com recursos próprios da Prefeitura de Cuiabá, na ordem de R$ 297.145.565,09, o programa está dividido em três etapas para a execução de serviços de pavimentação e drenagem, que irão se estender a 49 bairros de Capital. As obras devem iniciar na segunda quinzena de abril.

O “Poeira Zero” foi concebido visando beneficiar os bairros de Cuiabá que ainda sofrem com a falta de pavimentação. Do total da malha viária da capital, que tem mais de 1.791 km de extensão, aproximadamente 1.046 km das ruas são pavimentadas. O objetivo é concluir o programa em dois anos com a pavimentação de um total de 158,80 km. A primeira e segunda etapas já foram licitadas.

Segundo o diretor de Infraestrutura da Secretaria, Alan Porto, a licitação da terceira etapa será concuída nesta terça-feira (03/04), quando serão conhecidas as empresas responsáveis pelo serviço.

Para o secretário Municipal de Infraestrutura, Lécio Monteiro, a gestão Francisco Galindo está fazendo história na capital. “Cuiabá nunca teve todo esse movimento de máquinas e obras. Estamos no caminho certo, e o ‘Poeira Zero’ vem para consolidar as ações da prefeitura”, frisa.

Através de investimentos na ordem de R$ 54.189.186,28 milhões, com recursos próprios, provenientes do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), a primeira etapa para execução dos serviços de pavimentação, drenagem de águas pluviais, somando 35,71 km de asfalto em 24 bairros da Capital será executada pela empresa Delta Construções S.A., vencedora da licitação.

Os bairros contemplados na primeira etapa são: Bela Vista, Bosque da Saúde, Campo Verde de Esperança, Canjica, Carumbé, Cidade Verde, Getúlio Vargas, Jardim Aclimação, Jardim Califórnia, Jardim Guanabara, Nossa Senhora Aparecida, Nova Esperança, Novo Horizonte, Novo Tempo, Novo Terceiro, Oito de Abril, Pascoal Ramos, Parque Amperco, Parque Cuiabá, Parque Ohara, Recanto dos Pássaros, Sol Nascente, Santa Angelita e Vila Flamboyant.

A segunda etapa vai beneficiar seis bairros com recursos de R$ 70.956.566,04. As empresas responsáveis pela execução dos serviços para asfaltamento de 87,74 km de malha viária são: HL Construtora Ltda., Terraplenagem Centro Oeste, 3 Irmãos Engenharia e Contral Construtora, Terra Norte e Construtora Nhambiquara.

Os bairros contemplados são: Parque Atalaia, Jardim Industrial, Jardim Imperial, Jardim Florianópolis, Jardim Umuarama e Residencial Itamaraty.

A terceira etapa, que está finalizando o processo de licitação, irá beneficiar 19 bairros com recursos de R$ 171.999.812,77. Serão 35,34 km de asfalto nos seguintes bairros: Jardim Renascer, Ribeirão da Ponte, Jardim Santa Amália, Dom Bosco, Jardim Itapõa, Jardim Cuiabá, Jardim Novo Paraíso 1, Jardim Novo Paraíso 2, Pedra 90, Jardim Santa Cruz 1, Jardim Santa Cruz 2, Jardim União, Jardim Universitário, Jardim Vitória, Avenida Antártica, Jardim Kennedy, Novo Praeiro, Avenida Carmindo de Campos e Avenida dos Trabalhadores.

Cuiabá:Politica:Cuiabá:CPI anuncia que relatório será enregue no dia 12 e deverá pedir cassação de Deucimar



Da Redação

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o superfaturamento de R$ 1,1 milhão nas obras de reforma na Câmara Municipal de Cuiabá entregará o relatório final dos trabalhos no próximo dia 12. Os vereadores que compõem a Comissão decidiram pela data em reunião nesta segunda-feira.

A comissão, formada pelos vereadores Edivá Alves (PSD), Misael Galvão (PR) e Arnaldo Penha (PMDB), pretende formar uma “força tarefa” para concluir o trabalho. Os trabalhos da CPI foram divididos em duas fases.

Na primeira, foi realizada uma perícia técnica na obra, com base nos relatórios e planilhas de preços, onde foi constatado o superfaturamento. Na segunda, foram colhidos os depopimentos de envolvidos e testemunhas. Apenas o representante da construtora Alos, responsável pela obra, não foi localizado.

Nas oitivas foram ouvidos o ex-presidente da Casa, Deucimar Silva (PP), o engenheiro civil da Secretaria Municipal de Habitação, Carlos Anselmo, o arquiteto da Alos Construtora Ltda Alexandre Lopes e o Secretário Municipal de Habitação (SMH), João Emanuel Moreira Lima (PSD). O relatório deverá opinar pela cassação do mandato do ex-presidente Deucimar Silva e também serão encaminhados as cópias da investigação para o Minsitério Pùblico.

Cuiabá:Politica:Cuiabá:PR se reúne com Silval para cobrar neutralidade; Vuolo anuncia decisão



Da Redação

As principais lideranças do Partido da República (PR) de Mato Grosso estarão reunidas nesta terça-feira a partir das 10 horas da manhã com o governador Silval Barbosa (PMDB) no Palácio Paiaguás. Na ocasião, a legenda cobrará de forma oficial a neutralidade do governador nas eleições municipais nas cidades onde partidos da base aliada estejam em lados opostos.

Este posicionamento do governador é esperado também pelo PT. Uma das cidades onde aliados do governador estarão se enfrentando é justamente na capital do Estado. O PMDB lançará o empresário João Dorileo Leal; o PT irá as urnas com o vereador Lúdio Cabal; e o PR projeta a candidatura do secretário de Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo.

Na ocasião, os republicanos anunciarão ainda se o vereador licenciado irá disputar. Após ser apontado como o melhor nome dos republicanos para a disputa, Vuolo pediu um prazo para decidir sobre uma candidatura. A tendência, é que ele aceite concorrer ao Palácio Alencastro.

Cuiabá:Politica:Cuiabá:Prefeitura de VG acumula dívida de R$ 337 mi; Zaeli fala em não disputar reeleição

O prefeito de Várzea Grande, Sebastião dos Reis Gonçalves, o "Tião da Zaeli", revelou na tarde de hoje que o município possui hoje uma dívida global de R$ 337 milhões. "Esta dívida é impagável e do tamanho de um orçamento anual", explicou, após participar da solenidade de lançamento de duplicação da estrada da Guarita numa extensão de 8,5 quilômetros ao custo de R$ 29,5 milhões.

"Tião da Zaeli" detalhou, por exemplo, que a prefeitura deve R$ 108 milhões para a Rede/Cemat e R$ 63 milhões para o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social). Mensalmente, a prefeitura ainda gasta R$ 1 milhões com pagamentos de empréstimos contraídos por ex-gestores e precatórios judiciais.

Segundo "Tião da Zaeli", quando assumiu definitivamente a prefeitura em agosto do ano passado no lugar do prefeito cassado Murilo Domingos (PR), o déficit mensal era de R$ 2,6 milhões e hoje é cerca de R$ 800 mil. "Nem mágico consegue equilibrar as contas de Várzea Grande", frisou.

Diante do volume excessivo de dívidas, a prefeitura segue inscrita no Cadin (Cadastro de Inadimplentes). Isto faz com que a cidade esteja impedida de receber recursos federais e também do Estado.

Reeleição

O prefeito voltou a admitir a possibilidade de não disputar a reeleição em outubro. "Não faço da política uma profissão. Não me sinto bem na política e o problema é um conflito interno comigo mesmo", desabafou.

"Tião da Zaeli" apontou que o PSD possui outros nomes para disputar o paço Couto Magalhães. Ele apontou o empresário Heitor Trentim e também os vereadores Chico Curvo e Wanderley Cerqueira.

Cuiabá:Politica:Cuiabá:Ministra Tereza Campello cumpre agenda em Mato Grosso no próximo dia 16

Redação

Por articulação da secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Roseli Barbosa, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, virá a Mato Grosso neste mês de abril para o lançamento de ações previstas nos Planos Brasil Sem Miséria e Mato Grosso Sem Miséria.

A princípio a vinda da ministra ao Estado estava prevista para o dia 17 de abril, contudo a agenda foi antecipada para o dia 16 de abril (segunda-feira), com extensa programação durante todo o dia no Cenarium Rural, em Cuiabá-MT. Na oportunidade, serão discutidas e pactuadas várias ações com o foco no combate à extrema pobreza, nas áreas de regularização fundiária e ambiental, qualificação profissional, transferência de renda, entre outras.

Além disso, serão formalizadas outras parcerias para implementação do Plano Mato Grosso Sem Miséria. Com a participação de representantes de todas as secretarias de Estado, de outros Poderes Constituídos e da sociedade organizada, o evento voltado à construção de políticas públicas que garantam a melhora da qualidade de vida da população, será aberto ao público em geral.

Para recepcionar a ministra do MDS, o Comitê Gestor Permanente do Plano Mato Grosso Sem Miséria tem realizado várias reuniões. No próximo dia 11 de abril será a vez do Comitê se reunir, pela manhã, com representantes do Lions, Rotary, Maçonaria, Igrejas e Movimento Comunitário. Já no período da tarde, os gestores estaduais estarão reunidos com representantes da Fecomércio, Fiemt, Famato, FCDL, Facmat, dentre outros representantes dos empregadores e Sistema “S”. As duas reuniões ocorrerão no Palácio Paiaguás.

O objetivo do Plano Mato Grosso Sem Miséria é ampliar a renda e melhorar a qualidade de vida da população mato-grossense. As famílias com renda mensal até R$ 70,00 per capita que ainda não são atendidas serão identificadas e incluídas de forma integrada nos mais diversos programas de acordo com as suas necessidades, serão cadastradas junto aos governos Federal, estadual e municípios, nos objetivos definidos no Plano Brasil Sem Miséria.

Cuiabá:Politica:Cuiabá:Prefeitura de Cuiabá inicia revitalização ambiental de área de risco

Redação

As três áreas de risco em que viviam as 462 famílias atingidas por enchentes na Cohab São Gonçalo, Santa Terezinha e Getulio Vargas, em Cuiabá, serão revitalizadas após a demolição das casas, que está sendo realizada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Habitação.

A demolição de 52 casas começou nesta segunda-feira (02). Do total, 43 estão localizadas na Cohab São Gonçalo, onde mora a senhora Duzolina Teixeira, de 67 anos. Há 28 anos ela morava na primeira casa às margens do Córrego Machado. “É bom ir pra uma casa nova. Tenho um filho doente e lá ele vai ficar mais calmo”, comemorou.

As famílias retiradas destas áreas foram transferidas para dois residenciais, inaugurados na última quinta-feira (29): “Alice Novack” e “Nilce Paes Barreto”. São mais de 900 moradias à disposição dos moradores que viviam na área de risco.

De acordo com o secretário adjunto de Habitação, Raimundo Ferreira Filho, a área a ser desocupada após a demolição será revitalizada. “Já está sendo feito um projeto em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e com a pasta de Desenvolvimento Urbano para o plantio de árvores e a criação de uma área de lazer”, explicou. O objetivo, segundo ele, é evitar que outras famílias venham a morar no local.

A nova residência dessas pessoas segue o padrão de outros residenciais já inaugurados pela Prefeitura Municipal: sala, cozinha, dois quartos e banheiro, sendo que as famílias podem aumentar a estrutura da casa.

Cuiabá:Politica:Cuiabá:Seduc realizará processo seletivo para formadores dos Cefapros

Redação

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizará no próximo mês de maio processo seletivo para escolha de 100 educadores para exercerem funções de professores formadores nos 15 Centros de Atualização e Formação dos Profissionais da Educação (Cefapros) de Mato Grosso, e de coordenadores de formação nos pólos de Juína, Juara, Primavera do Leste e Tangará da Serra.

O edital que normatiza o processo seletivo será publicado na segunda quinzena de abril. As inscrições dos candidatos também estão agendadas para esse período. Segundo a superintendente de Formação da Seduc, Ema Marta Dunck Cintra, o objetivo do processo seletivo é aumentar os quadros dos Centros com o intuito de fortalecer a política formativa do Estado.

“Atualmente temos 260 formadores e após o seletivo iremos para 360. Esse esforço tem por meta a sustentação das ações de formação como: a jornada pela alfabetização e letramento das crianças até os oito anos de idade, o aprofundamento da integração curricular e o fortalecimento do Ciclo de Formação Humana”.

Ema Marta conta que o edital do seletivo deverá dispor as vagas de acordo com a demanda formativa das unidades de ensino nos pólos dos Cefapros. Também delimitará os requisitos para a inscrição dos interessados. Ela adianta que para participar os professores devem ser efetivos da rede estadual, não estarem em estágio probatório, não possuírem dois ou mais cargos nas Escolas Estaduais (o que equivale há 60 horas) e não trabalharem em duas redes conjuntas (Estado e município).

Destaque

A política de Formação Continuada dos profissionais da Educação desenvolvida pela Seduc por meio dos Cefapros é referência no país. Pesquisa publicada em junho do ano passado pela Fundação Carlos Chagas apontou o trabalho de formação dos Centros, como o mais inovador dentre 19 Estados pesquisados pela Fundação.

Com o tema “Formação Continuada de Professores: uma análise das modalidades e das práticas em Estados e municípios Brasileiros”, a Carlos Chagas cita que Mato Grosso “criou vários Centros de Formação de professores (Cefapros) com o propósito de auxiliar o trabalho dos profissionais da escola, buscando garantir melhores condições para a realização da docência. Trata-se, pois, de articular a formação inicial e a continuada, favorecendo o desenvolvimento da escola e dos profissionais que nela atuam”.

Ainda segundo a pesquisa o projeto sala do educador realizado em todas as 727 escolas de Mato Grosso sob a coordenação dos professores formadores dos Centros “é a a política de formação mais inovadora”, pois “de acordo com a literatura: a escola é vista como o lócus por excelência da Formação Continuada”.

Mais informações sobre o processe seletivo, podem ser obtidas na Superintendência de Formação da Seduc, com a servidora Maria Teresinha Fin pelo fone: (65) 3613-6451.

Cuiabá:Politica:Cuiabá:Nova secretária garante que formação científica será prioridade

Redação

Após assumir o cargo de secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Áurea Regina Alves Ignácio, garante que o foco da sua administração será o de fortalecimento da formação científica de Mato Grosso. Com vasto currículo na área de pesquisa, Áurea Regina declarou nesta segunda-feira (02.04) que sua gestão será participativa e de planejamento. “Vou olhar de frente para os projetos de formação científica como, por exemplo, os que a Secretaria irá firmar com a Finep. Vou trazer para a área de tecnologia e inovação minha experiência na gestão de pesquisa” afirma a nova gestora, que é professora efetiva da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) desde 1990.

A titular da Secitec comenta que nesse mês de abril uma das prioridades de atuação será lançar o edital que garante um novo processo seletivo de alunos do ‘MT Preparatório’. Executado pela Secitec em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), o programa educacional oferece gratuitamente a 23 mil pessoas aulas preparatórias para exames seletivos (Enem, Vestibular e concurso público). O ‘MT Preparatório’ atende todos os 141 municípios.

Com passagem pela Superintendência de Ensino Superior da Secitec no ano de 2002, na gestão do ex-secretário de Ciência e Tecnologia, José Carlos Maia, Áurea Regina comenta ainda que já se prepara para a ‘VI Mostra Estadual de Ciência e Tecnologia’, evento esse organizado pela Secitec. Com previsão para julho, a Mostra reúne projetos científicos e tecnológicos produzidos por alunos da rede pública e privada de Mato Grosso.

Saiba mais sobre a nova secretária

Áurea Regina Alves Ignácio exerce desde o dia 29 de março de 2012 o cargo de secretária de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Natural de Santanésia (RJ) possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (1990), mestrado em Neurociências e Comportamento pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Ciências Biológicas (biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Desde 1990 é professora efetiva da Universidade do Estado de Mato Grosso.

Tem experiência na área de Morfologia e Toxicologia Ambiental, com ênfase no Sistema Nervoso, atuando principalmente na avaliação dos efeitos da intoxicação mercurial sobre o cérebro e monitoramento dos níveis de mercúrio na Bacia do Alto Paraguai.

Cuiabá:Politica:Cuiabá:Seduc realizará processo seletivo para formadores dos Cefapros

Redação

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizará no próximo mês de maio processo seletivo para escolha de 100 educadores para exercerem funções de professores formadores nos 15 Centros de Atualização e Formação dos Profissionais da Educação (Cefapros) de Mato Grosso, e de coordenadores de formação nos pólos de Juína, Juara, Primavera do Leste e Tangará da Serra.

O edital que normatiza o processo seletivo será publicado na segunda quinzena de abril. As inscrições dos candidatos também estão agendadas para esse período. Segundo a superintendente de Formação da Seduc, Ema Marta Dunck Cintra, o objetivo do processo seletivo é aumentar os quadros dos Centros com o intuito de fortalecer a política formativa do Estado.

“Atualmente temos 260 formadores e após o seletivo iremos para 360. Esse esforço tem por meta a sustentação das ações de formação como: a jornada pela alfabetização e letramento das crianças até os oito anos de idade, o aprofundamento da integração curricular e o fortalecimento do Ciclo de Formação Humana”.

Ema Marta conta que o edital do seletivo deverá dispor as vagas de acordo com a demanda formativa das unidades de ensino nos pólos dos Cefapros. Também delimitará os requisitos para a inscrição dos interessados. Ela adianta que para participar os professores devem ser efetivos da rede estadual, não estarem em estágio probatório, não possuírem dois ou mais cargos nas Escolas Estaduais (o que equivale há 60 horas) e não trabalharem em duas redes conjuntas (Estado e município).

Destaque

A política de Formação Continuada dos profissionais da Educação desenvolvida pela Seduc por meio dos Cefapros é referência no país. Pesquisa publicada em junho do ano passado pela Fundação Carlos Chagas apontou o trabalho de formação dos Centros, como o mais inovador dentre 19 Estados pesquisados pela Fundação.

Com o tema “Formação Continuada de Professores: uma análise das modalidades e das práticas em Estados e municípios Brasileiros”, a Carlos Chagas cita que Mato Grosso “criou vários Centros de Formação de professores (Cefapros) com o propósito de auxiliar o trabalho dos profissionais da escola, buscando garantir melhores condições para a realização da docência. Trata-se, pois, de articular a formação inicial e a continuada, favorecendo o desenvolvimento da escola e dos profissionais que nela atuam”.

Ainda segundo a pesquisa o projeto sala do educador realizado em todas as 727 escolas de Mato Grosso sob a coordenação dos professores formadores dos Centros “é a a política de formação mais inovadora”, pois “de acordo com a literatura: a escola é vista como o lócus por excelência da Formação Continuada”.

Mais informações sobre o processe seletivo, podem ser obtidas na Superintendência de Formação da Seduc, com a servidora Maria Teresinha Fin pelo fone: (65) 3613-6451.

Cuiabá:Politica:Cuiabá:PBA inicia aulas mas ainda existem vagas

Redação

Um pacto firmado entre os governos federal e estadual e conta com a adesão voluntária dos municípios na busca pela redução aos indicadores do analfabetismo no país, 12 mil estudantes de Mato Grosso iniciaram as aulas por meio do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) em 2012.

A coordenadora do Programa Brasil Alfabetizado, na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Márcia Dudeque, informa que o Ministério da Educação (MEC) ampliou o prazo para cadastramento das turmas, logo o número de estudantes será ampliado, assim como o de municípios que ofertam o PBA. “Até hoje temos 64 cidades mas, ainda estamos recebendo a documentação (Termo de Cooperação) que está sendo enviada pelos gestores municipais para ampliar esse quadro”.

A estimativa é a de que 15 mil pessoas sejam atendidas em 2012. O número é menor do que a meta prevista inicialmente ( 30 mil pessoas). Ela pontua que a adesão ao Programa Brasil Alfabetizado é voluntária.

Criado com uma concepção diferenciada de atendimento, o PBA usa espaços alternativos dentro das comunidades (como centros comunitários, bibliotecas públicas, até ambientes caseiros) para realizar as aulas. Os professores, denominados alfabetizadores voluntários, são responsáveis pela montagem das turmas, assim como a divulgação dos espaços destinados para a prática educacional. “Nossa orientação, por se tratar de trabalhadores, e que enfrentaram uma longa jornada durante o final o dia, é de que as aulas aconteçam de segundas às quartas-feiras, no máximo por duas horas e meia".

As turmas são criadas com número pequeno de estudantes (7 para zona rural e 15 para zona urbana) com a finalidade de prestar melhor atendimento por parte dos alfabetizadores. Conforme Márcia, na segunda quinzena de abril será realizada a formação para esses alfabetizadores por meio de uma parceria com a Fundação BB Educar. Entretanto, pontua que não há prejuízo do processo formativo ocorrer após o início do ano letivo, pois existe acompanhamento pedagógico, por meio dos coordenadores de turmas e da Seduc, para a execução dos trabalhos. “O PBA é desenvolvido ao longo de oito meses, com carga horária de 360 horas, mas é só o início de todo o processo”, diz a coordenadora.

Na prática

A experiência do PBA tem ajudado a transformar a vida do pedreiro Germânio Lenk, 42 anos, morador da cidade de Nova Conquista. Germânio retornou para o ‘mundo das letras’ após 25 anos. Sobre a necessidade dos estudos, ele cita o quanto é fundamental o acesso e a permanência na escola, só não havia encontrado uma forma de conciliar os estudos na rotina diária.

“Minha cunhada fez um grupo e chamou muita gente para estudar. Eu fui. Minha turma era bem grande, cerca de 30 alunos e as aulas eram realizadas no Centro Comunitário do Assentamento Gamaliel”. Após oito meses no PBA, Germânio decidiu se matricular na Educação de Jovens e Adultos (1º segmento). “Vou continuar. Quem sabe eu não consigo fazer vestibular para engenharia civil. Há 20 anos trabalho como pedreiro e tenho experiência de sobra”.

Sobre a educação ele finaliza: “tenho um filho de 19 anos e uma menina de 7. Os dois estudam. Faço cobranças de como estão se saindo”.

Números

Em 2011, o PBA atendeu 14.761 pessoas, em um total de 1.310 turmas. Atuaram 1.001 alfabetizadores com um total de 223 coordenadores. Desde a implantação do Programa, no ano de 2004, Mato Grosso já prestou atendimento a 82 mil pessoas. A estimativa é de que existam 230 mil pessoas analfabetas no Estado.

Cuiabá:Politica:Cuiabá:Juiz concede direito a prisão domiciliar a detento com tuberculose e AIDS

Redação

O juiz da Segunda Vara Criminal de Cuiabá, Roberto Teixeira Seror, concedeu a um reeducando do Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC) o direito de cumprir a pena em prisão domiciliar. Na decisão, o magistrado citou o artigo 117 da Lei de Execuções Penais (LEP), que prevê que sentenciados acometidos de doença grave podem cumprir pena em regime aberto, em residência particular. O reeducando é portador de tuberculose e do vírus HIV. Ele foi sentenciado a 22 anos e dois meses de prisão pela prática de homicídio qualificado e por uma tentativa de assassinato.

O magistrado recorreu também à decisão anterior do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que em caso semelhante concedeu prisão domiciliar a reeducando de idade avançada e portador de doença grave sob o argumento de prevalência do princípio constitucional da dignidade da pessoa humana.

“A Convenção Americana dos Direitos Humanos (Pacto de San José da Costa Rica), da qual o Brasil é signatário, garante aos segregados o direito de não serem submetidos a tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes e o respeito devido à dignidade inerente a condição de ser humano”, revela trecho de acórdão do TJMT.

O Ministério Público Estadual manifestou-se favorável à concessão do benefício ao reeducando em pedido formulado pela Comissão de Direitos Humanos da OAB/MT. O MPE atendeu ainda apelo da mãe do reeducando, que no dia 16 de março procurou a instituição e prestou informações sobre a saúde do filho.

Ela informou que costuma visitá-lo a cada dois dias e que a unidade prisional não pode dispensar ao reeducando o tratamento que ele necessita. Segundo a mãe, o filho precisa de cuidados permanentes para a cicatrização das feridas, que se encontram abertas.

Cuiabá:Politica:Cuiabá:Núcleo de conciliação do TJ conquista parceria de universidades

Redação

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Poder Judiciário de Mato Grosso conquistou a parceria de universidades na batalha para mudar a cultura de litígio entre os alunos e futuros operadores do Direito, e enraizar a cultura da conciliação. Representantes do Centro Universitário Cândido Rondon (Unirondon) e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) se comprometeram a inserir a disciplina como matéria optativa na grade curricular.

Essas duas instituições, e ainda o Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) e a Universidade de Cuiabá (UNIC), que já possuem a matéria em sua grade, também se manifestaram favoráveis a colaborar com o projeto desenvolvido pelo Judiciário de Mato Grosso de outras formas.

Uma delas será firmar convênio com o Poder Judiciário para o desenvolvimento de um programa de estágio na área. Com isso, as instituições de ensino fornecerão os recursos humanos para o Tribunal de Justiça treiná-los para atuarem como mediadores e conciliadores. Como o serviço de conciliação é voluntário, há certa dificuldade para a instituição encontrar colaboradores, por isso esse convênio é tão importante.

Além disso, o Núcleo também pretende instalar uma câmara de atendimento nas instituições de ensino para que os alunos possam fazer o estágio sem que precisem sair de dentro das faculdades.

A coordenadora do curso de Direito da Unirondon, Dinara de Arruda Oliveira, observou que a universidade já possui uma sala própria para a mediação, a única diferença é que os acordos feitos ali têm que ser trazidos até o Judiciário para que sejam homologados. Para ela, essa Câmara vai facilitar o processo. “Mais importante do que reduzir o número de processos no Judiciário, a conciliação promove uma convivência mais saudável entre as pessoas, entre membros de uma mesma família e acaba diminuindo até mesma a violência doméstica”, observou.

A professora Sílvia Loureiro, da UFMT, ressaltou que a parceria vai possibilitar uma troca de experiência entre o Poder Judiciário e a academia. “A universidade já tem esse foco de primeiro tentar a conciliação, antes de judicializar a questão, mas as técnicas que o TJ está propondo são muito importantes que cheguem à academia”, ressaltou.

O coordenador do Núcleo de Conciliação do TJMT, juiz Hildebrando da Costa Marques, ressaltou que as faculdades podem ser parcerias de várias formas, inclusive orientando os alunos a participar dos eventos do Núcleo, como o I Encontro Estadual de Mediação e Conciliação, que será realizado no dia 22 de junho. Ele também se dispôs a levar palestras aos alunos.

Parcerias - O Núcleo do TJMT já conta parceria com diversas entidades para propagar a cultura da conciliação, entre elas a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso, o Ministério Público Estadual, a Defensoria Pública e, agora, as universidades. O órgão também busca parceria com o Procon-MT para poder instalar uma câmara de atendimento lá.

Cuiabá:Politica:Cuiabá:Processo seletivo da Secitec atraiu mais de 600 candidatos

Redação

Mais de 600 candidatos se inscreveram para o processo seletivo organizado pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secitec), criado para contratar 210 professores temporários. Contrariando a expectativa, ao invés de Cuiabá, a cidade com o maior número de inscritos foi Barra do Garças, seguida por Tangará da Serra, Rondonópolis e Sinop.

No total foram 641 interessados em preencher o quadro de vagas de docentes das nove Escolas Técnicas de Educação Profissional, que ficam sob a administração da Secitec, e ainda em outras 11 cidades onde em 2012 onde serão realizados cursos de extensão organizados pela Secretaria.

Pelo balanço feito pela Superintendência de Educação Profissional e Tecnológica da Secitec, 136 pessoas de inscreveram para preencher o quadro de vagas de docentes da Escola Técnica de Educação Profissional e Tecnológica de Barra do Garças. Já para Tangará da Serra foram 101 inscritos, Rondonópolis 96, Sinop 93 e Alta Floresta 91.

Na ultima sexta-feira (30) foram divulgados no site da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia a lista dos aprovados. A faixa salarial oferecida oscila entre R$ 1.205 para professor de nível A (graduação) com uma carga horária de 20 horas por semana, até R$ 4.338 para docente de nível D (doutorado), com carga horária de 40 horas semanais.

Além de Alta Floresta, Barra do Garças, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Campo Verde e Poxoréu, foram ofertadas vagas para Carlinda, Paranaíta, Canarana, Várzea Grande, Alto Araguaia, Itiquira, Marcelândia, Chapada dos Guimarães, Sapezal, Nova Brasilândia e Planalto da Serra.

Outras informações: Superintendência de Educação Profissional e Tecnológica (65) 3613-5017.

Chico Galindo:PTB:Educadores de Cuiabá discutem proposta pedagógica para escolas do campo

Redação

Como construir uma educação que leve em conta as características, as necessidades e a cultura dos que vivem no campo? Essa foi uma das questões discutidas no último sábado (31-03) por educadores do município de Cuiabá e do Estado que atuam nessa modalidade de ensino.

O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) em parceria com a Secretaria de Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC) e contou com a participação de aproximadamente 170 profissionais de escolas localizadas na zona rural.

Na pauta também estava a formulação de uma política de formação continuada para professores e funcionários sobre as concepções e princípios pedagógicos de uma escola do campo, considerando valores como a forma de produção, a relação com o trabalho e a participação social.

Na avaliação do diretor de Gestão Educacional da SME, Gilberto Fraga de Melo, para que a educação do campo tenha sua identidade respeitada, é preciso que os profissionais que atuam nessas comunidades entendam a cultura local. “Para isso, é preciso que tenham disposição para aprender e permitir que o aluno exponha seu saber”.

No entanto, explicou ele, essa condição não é autônoma e está associada a uma política definida de educação para o campo. “Não se faz mudança sem mudar o conceito. Essa proposta deve partir dos professores e é preciso que reflitamos sobre isso, pois não podemos simplesmente fazer uma transposição da educação urbana para a do campo”.

Compartilhando dessa opinião, o gerente de Educação do Campo na SEDUC, Rui Leonardo Souza Silveira, afirmou que há a necessidade da construção de um projeto específico que possa empenhar outra metodologia para trabalhar essa clientela. “Essas formações nos permitem refletir um projeto de educação pública para o campo”.

“Precisamos valorizar o que as pessoas construíram historicamente”, afirmou professor Ednilson Carvalho, diretor da escola municipal rural Nossa Senhora da Penha, no distrito do Coxipó do Ouro, a 23 km de Cuiabá.

Segundo ele, a universidade não prepara profissionais para a educação do campo. A formação é pautada no modelo urbano. “Para a formulação uma proposta de uma educação voltada para o campo, é preciso que conheçamos os alunos, sua condição social e econômica, de forma que o aluno seja sujeito desse processo”.

Na opinião de Carvalho, a iniciativa das Secretarias do município e do estado é importante na perspectiva de garantia de formação. “Esse esforço é muito válido porque a escola precisa proporcionar uma educação integral e ampla ao aluno”.

O município de Cuiabá possui hoje 11 escolas rurais que atendem cerca de 1,3 mil alunos.

Expediente do fórum de Barra do Garças é suspenso por falta de energia

Redação



O expediente do Foro Judicial da Comarca de Barra do Garças (509km a leste de Cuiabá) está suspenso nesta segunda-feira (2 de abril) em virtude da falta de energia elétrica. Diante desse fato, o juiz diretor do foro, José Antônio Bezerra Filho, decidiu prorrogar para o primeiro dia útil subseqüente os prazos processuais que encerram nesta data. A decisão consta da Portaria nº 55/2012/DF.

Conforme a publicação, os serviços do plantão judiciário serão atendidos normalmente pelo juiz plantonista e demais servidores escalados, em suas residências. A portaria foi encaminhada ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso, além do Ministério Público, Defensoria Pública e seccional da OAB no município.

Eletricistas detectaram problemas na chave mestra da chave de força, que teria ocasionado a falta de energia. Ontem à tarde houve uma chuva intensa no município, que pode ter colaborado para o incidente.

Cuiabá:Politica:Cuiabá:Sintep/MT e Fórum Sindical fiscalizam atendimento do MT Saúde

Assessoria

O governo do Estado assumiu o compromisso de regularizar o atendimento do plano MT Saúde a partir de hoje (2), conforme acordo firmado com o Fórum Sindical de Mato Grosso. Cinquenta e quatro mil usuários do plano ficaram durante quatro meses sem atendimento à Saúde.

O secretário de Finanças do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Orlando Francisco, junto com o Fórum Sindical, está percorrendo clínicas, casas de Saúde e laboratórios para fiscalizar o atendimento aos usuários do MT Saúde.

Os sindicalistas protocolaram documento, na última sexta-feira (27), cobrando do governo o imediato restabelecimento dos atendimentos aos usuários do MT Saúde na Capital e no interior do Estado. Além disso, o Fórum cobra o pagamento imediato a toda rede credenciada, a contratação de uma nova empresa gestora e a criação e instalação do Conselho Deliberativo e Fiscal do MT Saúde, com a participação dos servidores públicos.

O Estado também se comprometeu em efetuar diretamente o pagamento às clínicas e laboratórios e a pagar a dívida com os estabelecimentos e profissionais de saúde em sete parcelas. A 1ª parcela será no dia 10 de abril e a última no dia 20 de setembro, informou o secretário de Finanças do Sintep/MT.

Caso o atendimento não seja regularizado, o Fórum Sindical pretende continuar as mobilizações e as cobranças e, inclusive, manter o ato público marcado para o próximo dia 11. Os sindicalistas pedem que todos os servidores fiquem atentos e denunciem quaisquer irregularidades.

O Sintep/MT coloca à disposição dos servidores públicos o telefone 0800 65 4343 para que seja denunciada qualquer negação ou restrição aos serviços de Saúde. "Caso o governo do Estado não cumpra o acordo feito com o Fórum Sindical, o movimento será intensificado", frisou Orlando Francisco.

MT Saúde – O plano foi criado em 2003 e atende 54 mil servidores públicos. Cerca de 30% dos custos são arcados pelo Estado e 70% pelos servidores públicos estaduais. Os usuários estão sem atendimento à saúde apesar de terem o valor descontado diretamente em seus contracheques. Mais de R$ 40 milhões foram descontados dos usuários em quatro meses sem atendimento.

"CPI do Deucimar" entrega relatório no próximo dia 12 de abril

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o superfaturamento de R$ 1,1 milhão nas obras de reforma na Câmara Municipal de Cuiabá, entregará o relatório final dos trabalhos no próximo dia 12. Os vereadores que compõem a Comissão decidiram pela data em reunião nesta segunda-feira.

A comissão, formada pelos vereadores Edivá Alves (PSD), Misael Galvão (PR) e Arnaldo Penha (PMDB), pretende formar uma “força tarefa” para concluir o trabalho.

Os trabalhos da CPI foram divididos em duas fases. Na primeira, foi realizada uma perícia técnica na obra, com base nos relatórios e planilhas de preços, onde foi constatado o superfaturamento. Na segunda, foram colhidos os depopimentos de envolvidos e testemunhas. Apenas o representante da construtora Alos, responsável pela obra, não foi localizado.

Nas oitivas foram ouvidos o ex-presidente da Casa, Deucimar Silva (PP), o engenheiro civil da Secretaria Municipal de Habitação, Carlos Anselmo, o arquiteto da Alos Construtora Ltda Alexandre Lopes e o Secretário Municipal de Habitação (SMH), João Emanuel Moreira Lima (PSD).

PR se reune com Silval para cobrar neutralidade nas eleições; Vuolo anuncia decisão

Redação

As principais lideranças do Partido da República (PR) de Mato Grosso estarão reunidas nesta terça-feira a partir das 10 horas da manhã com o governador Silval Barbosa (PMDB) no Palácio Paiaguás. Na ocasião, a legenda cobrará de forma oficial a neutralidade do governador nas eleições municipais nas cidades onde partidos da base aliada estejam em lados opostos.

Este posicionamento do governador é esperado também pelo PT. Uma das cidades onde aliados do governador estarão se enfrentando é justamente na capital do Estado. O PMDB lançará o empresário João Dorileo Leal; o PT irá as urnas com o vereador Lúdio Cabal; e o PR projeta a candidatura do secretário de Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo.

Na ocasião, os republicanos anunciarão ainda se o vereador licenciado irá disputar. Após ser apontado como o melhor nome dos republicanos para a disputa, Vuolo pediu um prazo para decidir sobre uma candidatura. A tendência, é que ele aceite concorrer ao Palácio Alencastro.

Projeto de Lei sugere concessão de selo à empresa solidária

Redação

O deputado Emanuel Pinheiro (PR) teve projeto de lei de sua autoria aprovado, em 1ª votação na Assembleia Legislativa, em defesa da criação do selo “Empresa Destaque em Solidariedade”.

O título é destinado ao setor privado na promoção de campanhas de doação de sangue, medula óssea e órgãos - no âmbito do Estado de Mato Grosso. O selo “Empresa Destaque em Solidariedade” terá prazo de validade de um ano, renovável a critério do órgão encarregado de sua concessão.

De acordo com o deputado, o objetivo é incentivar as empresas do setor privado, a realizar campanhas de doação de sangue, medula óssea e órgãos, para informar e conscientizar a população sobre o gesto de cidadania e humanidade. “O estímulo aos cidadãos, devido à informação, criará doadores permanentes para os bancos de sangue do estado”, disse Emanuel.

Segundo o parlamentar, por ser grande a demanda e dispendiosa a promoção de campanhas pelo poder público, o projeto vai ao encontro dos interesses da população, em razão do financiamento privado na promoção de campanhas.

Por outro lado, promove as empresas incentivadoras, já que a obtenção do selo as distinguirá no mercado como empresas conscientes direcionadas às ações sociais.

Samuel encabeça lista tríplice e deverá continuar no TRE de Mato Grosso



Da Redação

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso definiu há pouco a lista tríplice para preenchimento de vaga no Tribunal Regional Eleitoral na categoria jurista. A vaga foi aberta com vencimento do mandato do advogado Samuel Franco Dália Junior, que esteve no cargo por dois anos.

Todavia, a lista encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral é encabeçada justamente por Samuel Franco Dália Junior. Ela é seguida por Andrade Pozeti e André Stumpf Jacob Gonçalves.

A ordem da lista foi aprovada por quase todos os desembargadores. Apenas Luiz Carlos da Costa colocou André Pozeti no topo da lista, seguido por Stumpf e Samuel. Somente os três concorreram a indicação, uma vez que outros três advogados não tiveram as inscrições deferidas por falta de documentações.

Recomendação de Silval é para que gestores busquem o auxílio da AGE e Tribunal de Contas

Redação

O governador Silval Barbosa tem reiterado aos seus assessores diretos a determinação para que procurarem o auxílio da Auditoria Geral do Estado (AGE) e Tribunal de Contas (TCE) na condução diária de seus trabalhos. É o que garantiu, na manhã desta segunda-feira (02.04), o próprio Silval, durante a entrega do Balanço Geral do Estado aos membros do TCE.

Na declaração, dada ao presidente do órgão de controle externo, conselheiro José Carlos Novelli, o governador reiterou que o auxílio oferecido tanto pela Auditoria do Estado quanto pelo próprio Tribunal são fundamentais para garantia de uma gestão mais eficiente, pautada pelos princípios norteadores da boa administração pública.

A recomendação para que os secretários e demais gestores responsáveis pela condução dos órgãos e entidades do Poder Executivo busquem o auxílio da AGE e TCE tem sido dada pelo governador desde o início de seu mandado, conforme salienta o secretário auditor geral do Estado, José Alves Pereira Filho.

“Além disso, o governador tem reforçado o pedido para que a Auditoria Geral se faça ainda mais presente na condução dos trabalhos de cada órgão, o que revela seu compromisso e preocupação com a prestação de um serviço público de qualidade ao cidadão”, acrescentou José Alves.

Projetos com veto parcial entram na pauta de votação na Câmara de Cuiabá

Redação

Na sessão ordinária de amanhã (03), da Câmara Municipal de Cuiabá, serão votados quatro projetos de lei que receberam vetos parciais da Prefeitura de Cuiabá. Os projetos são de autoria dos vereadores Washington Barbosa e Néviton Moraes.

Os projetos têm basicamente objetivos orientativos, que são a instituição do Dia de Orientação Farmacêutica no Calendário Oficial do Município, o que cria a Semana Municipal de Prevenção de Acidentes com Motociclistas, o que institui a Semana Municipal de Prevenção a Acidentes Domésticos e o que institui a Semana Educativa da Nutrição Infantil.

As proposituras receberam o veto parcial, o que permite sua aprovação em plenário, sem alterar a essência da proposta e nem o benefício a que se prestava.

Lima sugere que Dilma crie programa nos moldes do ‘MT Preparatório’

No ser entrevistado na TV Câmara, no programa ‘Palavra Aberta’, nesta segunda-feira (02), o deputado federal Eliene Lima (PSD-MT) declarou que uma das saídas para o Brasil erradicar a pobreza extrema é investir em educação profissionalizante. Para tal o parlamentar de Mato Grosso defende que a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), crie um programa nacional nos moldes do ‘MT Preparatório’. Implantado em agosto de 2011 enquanto Eliene Lima era secretário estadual de Ciência e Tecnologia, no atual governo de Silval Barbosa (PMDB), o programa educacional atende 23 mil pessoas em todos os 141 municípios de Mato Grosso.

“Apenas 10% dos jovens brasileiros com idade entre 25 a 34 anos terminam o ensino superior conforme aponta um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a OCDE. E a saída para o nosso País melhorar esse índice é adotar a intermediação tecnológica bidirecional no ensino profissionalizante”, afirma o deputado federal. De acordo com o documento da OCDE a média de adultos com diploma universitário nos 36 países pesquisados é de 34%.

Entrevistado pelo jornalista Paulo José Cunha, o parlamentar de Mato Grosso analisa que se houver vontade política será possível utilizar a mediação tecnológica bidirecional para expandir o ensino técnico no Brasil.

A entrevista intitulada "Ensino Profissionalizante” foi ao ar hoje às 8h15 e será exibida às 13h30 e às 20h.

Bezerra é o político de MT que mais falta sessões na Câmara; Jayme no Senado

O deputado federal Carlos Bezerra, do PMDB, é o político de Mato Grosso no Congresso Nacional que mais falta sessões plenárias. Em 2011, Bezerra esteve ausente de 25 sessões, dos quais, seis sem justificativas em 107 sessões deliberativas realizadas no ano. No Senado, o “campeão” das faltas da bancada de Mato Grosso é Jayme Campos, do Democratas, atual presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS). O democrata faltou a 24 sessões, de um total de 103; apenas uma não justificada.

Dois ex-governadores do Estado, Bezerra e Jayme Campos, no entanto, estão muito longe de serem faltosos contumazes, se comparado com outros parlamentares. De acordo com o levantamento da revista “Congresso em Foco”, 23 deputados e quatro senadores deixaram de comparecer, em 2011, a mais de um terço dos dias reservados a votações. Nenhum deles de Mato Grosso. Quase todas elas foram justificadas e abonadas.

Para o trabalhador comum, tantas ausências implicariam desconto líquido e certo no salário, quando não a demissão por justa causa. Mas este não é o caso dos parlamentares. O congressista só perde o mandato se deixar de comparecer a um terço das sessões deliberativas sem justificativa, segundo observa a revista. Das 1.240 faltas acumuladas por esse grupo de congressistas, 1.135 foram justificadas e, por consequência, perdoadas pela Câmara e pelo Senado.

Das 24 sessões em que Jayme faltou, 23 se devem a licença. Dessas, o democrata esteve ausente em 22 por missão política e uma para tratamento médico. Blairo Maggi, do PR, faltou a 17 sessões deliberativas do Senado, de um total de 119. Sete dessas ausências não foram por licença – duas por missões políticas e cinco para tratar de questões particulares. Outro senador de Mato Grosso, Pedro Taques, do PDT, em 123 sessões, faltou a quatro sessões – uma sem justificativa. As outras três foi por licença – todas em missão política.

O deputado federal Wellington Fagundes, do PR, que conserva maior período como parlamentar federal representando Mato Grosso, é o segundo político que mais faltou sessão na Câmara no ano passado. Das 107 realizadas, não esteve presente em 25 – uma a menos que Bezerra. Esse número representa 22,4% das sessões, ou seja, quase ¼ das sessões. Sete faltas não foram justificadas.

Outro político com boa quantidade de faltas a sessões foi Roberto Donner, do PSD. Ele ocupou a maior parte do mandato de Pedro Henry, do PP, que se licenciou do cargo para ser secretário Estadual de Saúde. Dorner deveria ter participado de 93 sessões, mas faltou a 16 delas, ou seja, 17% do total. Detalhe: todas as faltas dele foram justificadas – o que recebeu o abono da Mesa Diretora da Câmara e, consequentemente, não teve desconto em seu salário. Dono da vaga, Henry deveria estar em 14 sessões, mas faltou a duas – ambas sem justificativa. Juntos, os dois parlamentares – agora rompidos – faltaram 18 sessões.

Júlio Campos, do DEM, faltou a 13 sessões – 3 sem justificativa. Júlio é irmão de Jayme Campos e também ex-governador do Estado, que teve no Senado um total de 24 faltas. Juntos, 37 sessões.

No quesito familiar, os Campos estão muito distantes da família Lobão. A deputada Nice Lobão, do PSD do Maranhão, e o seu filho, senador Lobão Filho, do PMDB, lideram o “ranking” dos mais faltosos. Nice é esposa do senador licenciado Edison Lobão, do PMDB-MA, atual ministro das Minas e Energia. Nice compareceu a apenas 19 dos 107 dias com sessões deliberativas do ano passado. Até o dia 20 de março, ela acumulava 101 faltas na atual legislatura. Mesmo assim, recebeu R$ 470 mil apenas em salários desde o início de 2011.

“Apesar de tantas faltas, ela se recusa a se licenciar do mandato. Lobão Filho, que sofreu grave acidente automobilístico em maio, esteve ausente em 59 das 126 sessões do ano passado” – informa o Congresso em Foco.

Depois, no ranking de Mato Grosso, vem Homero Pereira, do PSD, com 10 faltas, todas devidamente abonadas pela justificativa do parlamentar. Valternir Pereira esteve ausente de 9 sessões, das 102 realizadas. Tem, em verdade, o maior índice de assiduidade, proporcionalmente, de toda a bancada de Mato Grosso.

Eliene Lima, do PSD, que ficou boa parte de 2011 no cargo de secretário do Governo Silval Barbosa, deveria estar presente em 21 sessões, mas se ausentou de seis. As faltas do político se deve ao período em que esteve hospitalizado. Lima foi vítima uma tentativa de assalto, em que acabou baleado no joelho, no começo da noite do dia 3 de novembro.
Nesse dia, no entanto, ele deveria estar em Brasília.

O suplente Neri Gueller, do PP, que ficou maior parte do tempo no mandato que a população delegou a Eliene Lima, faltou a sete sessões, de um total de 86. Saguas Moraes, do PT, que perdeu a vaga para Nilson Leitão, do PSDB, por decisão da Justiça Eleitoral, faltou a uma sessão das 55 realizadas durante o período . Leitão, por sua vez, já faltou a 11,5% das sessões que deveria estar presente, segundo o levantamento. O cabo Juliano Rabelo, do PSB, suplente de Valtenir Pereira, não faltou a nenhuma das cinco sessões realizadas no período em que assumiu a vaga.