Pages

quinta-feira, 15 de março de 2012

Ex-vereador é encontrado pela esposa morto com um tiro no peito

Foto: Reprodução/IlustraçãoEx-vereador é encontrado pela esposa morto com um tiro no peito
O ex-vereador Idasil Fernandes dos Santos, de 51 anos, foi encontrado morto com um tiro no peito, ontem à noite, dentro de sua residência, no Trevo Piovesan, em Carlinda (790 km ao Norte de Cuiabá – região de Alta Floresta).

De acordo com o boletim de ocorrência registrado na Polícia Militar, foi a esposa de Idasil, Tatiane Fernandes dos Santos, que o encontrou caído na sala. A mulher teria saído no final da tarde e retornado às 22h, quando se deparou com o corpo do marido estirado no chão.

A mulher disse que a televisão estava ligada quando entrou na residência. Os móveis da casa estavam todos revirados e alguns até quebrados, dando a entender que houve luta corporal dentro da casa. A hipótese de latrocínio poderá ser descartada pela investigação, já que, aparentemente, nenhum objeto foi levado. A moto de Idasil, por exemplo, estava na área da residência.

A Polícia Técnica foi acionada e constatou que o ex-vereador foi morto com apenas um tiro no peito. Marcas de tiros também foram encontradas na porta da casa. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exames e deve ser liberado nesta quinta-feira, para velório e sepultamento

Projeto que cria vara trabalhista será analisado na Câmara

Projeto que cria vara trabalhista será analisado na Câmara
O deputado federal Wellington Fagundes (PR-MT) apresentou requerimento na Câmara dos Deputados pedindo a inclusão na Ordem do Dia de Projeto de Lei que trata da criação de Vara do Trabalho no Tribunal Regional do Trabalho de Cuiabá, no município de Várzea Grande.

De iniciativa do Superior Tribunal do Trabalho (TST), o PL foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e aguarda votação no plenário desde 2011.
Segundo o autor do requerimento, atualmente o município de Várzea Grande possui apenas uma única Vara, que nos últimos três anos recebeu 2.179 processos. Ele afirma que há sobrecarga de trabalhos no local.

“A criação desta vara é imprescindível para o bom funcionamento do Judiciário na cidade, pessoas acabam prejudicadas pela lentidão no trâmite processual”, explica Fagundes.

O deputado é presidente da Frente Parlamentar Mista para o Aperfeiçoamento da Justiça Brasileira, que atua na Câmara dos Deputados desde 2011. Um dos objetivos da bancada é encontrar soluções para otimizar o funcionamento do Poder Judiciário
.
“Além de reunir esforços para o aperfeiçoamento da Justiça, a intenção é dar condições para que a judicatura possa trabalhar de forma mais digna e eficiente. Os resultados irão refletir nos andamentos processuais”, sustenta.

Morador de rua sofre ataque e quase morre queimado em Mato Grosso

Adelino trabalha com artesanato e sempre morou na ruaAdelino trabalha com artesanato e sempre morou na rua
O morador de rua Adelino Soares, 74 anos, foi atacado e quase morreu queimado na madrugada desta quinta-feira (14), em Barra do Garças, no interior do Estado. A sorte é que o morador que estava dormindo e acordou com as chamas e saiu a tempo. Porém o que estava debaixo do barraquinho de lona queimou, inclusive roupas e artesanatos que ele confecciona.

Adelino conta que foi dormir por volta da meia-noite e não percebeu nada de errado. Ele afirma não ter nenhum suspeito. Os bombeiros foram acionados e ajudaram a controlar o incêndio. A polícia que atendeu a ocorrência também não tem pistas de quem pode ser o culpado pelo crime.

O ataque a moradores de rua está virando um triste frequência no país. No mês de fevereiro, dois andarilhos foram queimados por um grupo de jovens em Santa Maria, cidade-satélite de Brasília. Um deles com 26 anos não resistiu e morreu, outro de 42 anos permanece internado.

O primeiro caso de repercussão nacional de ataque a moradores de rua aconteceu em 2008, quando mataram queimado o índio pataxó Galdino Jesus dos Santos. O indígena morreu com 95% do corpo queimado.

Quatro jovens foram presos e confessaram que atearam fogo no indígena pensado que fosse um mendigo e queria espantar como se fosse uma brincadeira. Em Barra do Garças, Adelino é muito conhecido pelo artesanato que faz usando latinhas, cobre e ferro. Ele expõe os trabalhos próximo ao colégio Filinto Muler.

Mesmo espantado com que houve, Adelino disse que vai continuar na rua porque não tem para onde ir e que há muito tempo perdeu o contato com a família. 
Clique nas imagens para ampliá-las:

Daltro chama responsabilidade para si e vai à AL defender edital da Ager

 - Renê DiózDaltro chama responsabilidade para si e vai à AL defender edital da Ager (Reprodução/Ager)
O vice-governador Chico Daltro (PSD) pretende utilizar a próxima reunião do colégio de líderes da Assembléia Legislativa (AL) no dia 11 de abril para prestar esclarecimentos sobre o edital de concessão das linhas do transporte intermunicipal, lançado pela Agência de Regulação (Ager) e alvo de críticas por parte de deputados da Casa, especialmente do republicano Emanuel Pinheiro, sob a alegação de que promoverá um monopólio do setor no Estado. O pedido de espaço na AL foi feito por Daltro ao presidente da Casa, deputado José Riva (PSD).

Após notícia da convocação da presidente da Ager, Márcia Vandoni, para explicar supostas irregularidades no edital lançado, Daltro chamou a responsabilidade no caso e se comprometeu a fornecer esclarecimentos ao lado da presidente e de um técnico. Porém, não deixou de criticar o fato de que os deputados estão questionando o edital sendo que o texto esteve disponível para consulta o tempo todo no site da Ager .

Parte dos deputados da AL apontou que o edital colocaria o sistema de transporte intermunicipal sob monopólio, o que Daltro refutou veementemente.

“Na verdade, o monopólio que existe é o que está hoje funcionando há mais de 25 anos, onde mais de 93% das linhas são exploradas por 20 empresas pertencentes a cinco grupos, ou seja, a cinco donos. Isto é monopólio. A autoria de quebra do monopólio é do governador Silval Barbosa”, declarou, em entrevista coletiva concedida à imprensa para tratar do assunto.

Sobre uma aventada possibilidade de um decreto legislativo suspender o edital, o vice-governador também foi taxativo: só uma ação judicial poderia anular o processo, visto que ele foi provocado por uma condenação do Estado à obrigação de fazer.

“O governo tem obrigação judicial de fazer a licitação e está fazendo. Somente uma decisão judicial pode suspender esse processo licitatório. Então, quem passou o tempo todo, especialmente o ano de 2011, se posicionando na intenção de que não haja licitação deve, com seus argumentos, convencer o Judiciário e produzir uma decisão judicial para suspender o certame”, enfatizou.

Faiad atribui investigação do MPF a jogo político da oposição na OAB

Da Redação - Renê Dióz
O advogado Francisco Faiad classificou como parte de um “jogo político” - pela direção da seccional matogrossense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da qual já foi presidente - a investigação do Ministério Público Federal (MPF) sobre a suposta simulação de concorrências públicas desde 2008 para prestação de serviços à Fundação Uniselva , ligada à UFMT, as quais foram todas vencidas por seu escritório.

Em entrevista por telefone ao Olhar Direto, Faiad explicou que o MPF está sendo induzido por uma factóide que visa denegrir sua imagem no próximo pleito da OAB, ainda este ano. “São [denúncias] infundadas. Estão criando um fato político, fato que a oposição da OAB quer criar”, resumiu o advogado.

O MPF está verificando se houve algum tipo de favorecimento ou simulação nas concorrências públicas realizadas pela Uniselva nos últimos anos para contratação de escritório de advocacia. Desde 2008 esses processos teriam corrido contando com a concorrência de escritórios pertencentes a advogados próximos a Faiad e ao grupo situacionista da OAB.

Coincidentemente, o escritório de Faiad sagrou-se vencedor desses processos desde então, o que gera a suspeita de que os demais escritórios apenas figuravam para dar a eles a fachada de concorrência pública. Um suposto favorecimento ao escritório de Faiad, também investiga o MPF, teria relação com o apoio dado por ele à eleição da reitora Maria Lúcia Cavalli na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), instituição à qual a Uniselva é ligada.

Um dos escritórios a participar das licitações era o do atual presidente da seccional de Mato Grosso da OAB, Cláudio Stábile. Segundo ele, que defende não ter havido irregularidade alguma nos processos de concorrência (ele afirma ter participado de um), o que levou o MPF a instaurar inquérito sobre o assunto são pretensões políticas de um advogado e de uma advogada da oposição na Ordem neste ano eleitoral. Seria uma “repetição de 2009” e uma tentativa de criar uma “confusão” no processo eleitoral dos advogados.

O advogado Daniel Teixeira, cujo escritório também participou e perdeu em um dos processos de concorrência da Uniselva, afirmou que não tinha como saber os concorrentes porque a consulta feita pela Fundação era por meio de carta-convite. Ele também atribuiu a investigação do MPF ao contexto eleitoral deste ano - não só na OAB, mas na UFMT (lá, a reitora tenta a reeleição contra dois candidatos).

Alvo principal da investigação, Faiad se diz tranquilo e favorável à atuação do MPF explicando que a Uniselva, apesar da ligação com a UFMT, é uma instituição privada. Por isso, não tem obrigatoriedade de contratar serviços por meio de licitação. O que ocorreu desde 2008, segundo o advogado, são processos de consulta de preços aos quais a Uniselva nem precisaria se submeter para firmar o contrato.

Além disso, ele negou que suas vitórias seguidas nesses processos tivessem relação com o apoio à reitora Maria Lúcia Cavalli.  Faiad atribui investigação do MPF a jogo político da oposição na OAB (Reprodução/Âmbito Jurídico)

Ministério Público pede afastamento de defensor-geral

Ministério Público pede afastamento de defensor-geral
O promotor de justiça Mauro Zaque protocolizou na Vara Especializada em Ação Civil Pública e Ação Popular o pedido de afastamento do defensor público geral de Mato Grosso, André Pietro, por improbidade administrativa. Fontes do Olhar Direto confirmam que o documento já foi recebido e está sob análise do juiz Luiz Aparecido Bertolucci, que dentro dos próximos dias deve emitir parecer.

A informação vem à tona justamente no dia em que, na contramão dos fatos, a assessoria da Defensoria Pública torna público documento em que o defensor geral substituto, Augusto Celso Reis Nogueira, mandaarquivar o pedido de afastamento de Pietro por sugestão do corregedor-geral substituto, Ademar Monteiro da Silva.

Os relatórios da corregedoria que culminaram no pedido de afastamento de Pietro, obtidos com exclusividade pelo Olhar Direto e entregues posteriormente ao Ministério Público Estadual, apontam desvios de recursos por meio de aquisições superfaturadas de combustíveis, relações políticas escusas, nepotismo, pagamentos adiantados de contratos e serviços que nunca existiram e emissão de notas frias.

Os gastos irregulares cometidos por André Pietro nos primeiros meses de sua gestão podem ultrapassar R$ 1,9 milhão.

Além de gastos exacerbados fora do orçamento da Defensoria, o chefe da instituição nomeou apadrinhados políticos do deputado Sérgio Ricardo (PR) e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD), como uma espécie de troca de favor pela indicação que os parlamentares fizeram do nome dele ao governador Silval Barbosa (PMDB) para o cargo de defensor-geral.

Veja aqui parecer pelo arquivamento do pedido de afastamento.

Eroíza enfrenta sindicância por denunciar irregularidades em extintores de incêndio nas unidades de saúde de VG

Nesta quarta-feira,14, em mais uma audiência , a servidora municipal lotada na  Secretaria de Saúde em Várzea Grande, Eroiza Schaustz, respondeu aos questionamentos da Comissão de Sindicância que apura denúncia feita pelo servidora.
Segundo Eroíza , os extintores de todas as unidades de saúde estão vencidos desde junho de 2008.
 
A servidora ainda denuncia o ex secretário de Saúde William Caetano e Odemir Barbosa de abuso de poder e improbabilidade administrativa durante sua gestão no período de abril de 2011.
Mas o caso ainda não foi resolvido perante a Justiça até a presente data.
A servidora ainda relata: “Todos os usuários do SUS e servidores da saúde, correm o risco de morte em caso de incêndio nas 34 unidades sendo elas Policlínicas, centros de Saúde, PADcs, PSF e outros de Várzea Grande. Queremos providências urgentes"

Silval e Riva preparam seus filhos para candidatura em 2014



Os eleitores mato-grossenses terão muitas surpresas pela frente, principalmente, em relação aos candidatos, comenta-se pelos bastidores políticos que Janaína Riva será candidata à deputada estadual no pleito de 2014, com apoio total do paizão José Riva. 
 
Com a mesma sede de poder Janaina tem feito palestras pela Capital cuiabana, simplesmente para apoiar o marido, João Emanuel que sonha com a Prefeitura de Cuiabá, mas que neste ano deve se eleger para vereador.
 
Outra surpresa é em relação ao filho do atual governador Silval Barbosa que também deve se candidatar à deputado, Ricardo Cunha Barbosa. A promessa do clã da família é se eleger ao senado federal e deixar o filho tranquilo na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. As articulações já estão à todo vapor.

Motorista de van escolar atropela motociclista no Ipase em VG e foge


Por: Gazeta
A motorista Thelma Ramos dona de uma van escolar em Várzea Grande, de cor prata, placa NUC 6157 é acusada de causar um grave acidente contra uma motociclista que transitava na Avenida Artur Bernardes, no bairro Ipase e fugir sem prestar socorro à vítima e também as crianças que eram transportadas na van. Uma testemunha que presenciou o acidente afirma que na van viajavam uma mullher grávida e cerca de 12 crianças com idades entre 6 e 8 anos, mesmo assim, a motorista deixou o local andando e outros motoristas de van amigos de Thelma ainda tentaram retirar o veículo do local, mas foram impedidos por um rapaz que parou para prestar auxílio e retirou a chave do veículo escolar, entregando para Polícia Civil que registrou o fato.
A vítima, Simone Maria Correa, conduzia a motocicleta Traxx placa NTX 1438 pela avenida Arthur Bernardes sentido bairro centro quando a van que vinha da rua Presidente Jânio Quadros, cruzou as duas pistas da avenida sem respeitar a preferência e atingiu a motociclista que permanece em coma na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A irmão da vítima, Eliete Maria Correa, 42, foi acionada porque uma testemunha achou o número de seu celular na bíblia em que Simone carregava. O médico informou do PS informou aos familiares que o estado de Simone é gravíssimo, pois ela sofreu traumatismo craniano e perdeu muito sangue.
Marcela Barros, que também é motociclista vinha logo atrás e presenciou o acidente. Ela conta que a motorista do veículo escolar não parou antes de cruzar a rodovia e após o acidente sequer preocupou com as crianças que transportava e com a vítima caída no asfalto quente. “Ela [Thelma] desceu da van olhou para Marcela e perguntou; Ela ainda não morreu? Eu disse vamos ajudá-la, mas em seguida a motorista saiu andando e foi embora”. Indignada, a testemunha conta que resolveu ajudar a motociclista juntamente com outro rapaz. “O samu foi acionado, mas demorou cerca de 40 minutos para chegar ao local”, relata Marcela.
O acidente ocorreu por volta das 11h30 e segundo a testemunha, o Samu levou Simone para o PS por volta das 12h30. Ainda conforme Marcela, que permaneceu no local até a chegada de peritos da Polícia Civil, qualquer veículo que estivesse passando pela avenida se envolveria no acidente. “Se passasse um ônibus ou caminhão, a van teria sido atingida e com certeza as crianças ficariam feridas. Isso não é atitude de uma pessoa que transporta crianças em veículo escolar”, desabafou Marcela. 
Welington Sabino
Vítima teve traumatismo craniano e está na UTI do Pronto-Socorro de VG
Regular: Conforme uma funcionária da Secretaria de Transportes Urbanos (STU) de Várzea Grande, a van com identificação número 020 está devidamente regularizada junto ao órgão e autorizada a fazer o transporte escolar no município. O veículo também está em nome de Thelma, que segundo a servidora da STU sempre trabalhou de forma regular, e lamentou a atitude da motorista diante do acidente.
Outro lado
A reportagem ligou no celular de Thelma Ramos, que foi atendido por uma amiga dela. A mulher disse que ela estava internada num hospital particular de Cuiabá sob efeitos de sedativo. “Ela passou mal, ficou totalmente transtornada e precisou ser internada e sedada pelo médico”, disse a amiga completando que não saberia passar outros detalhes sobre o acidente ou sobre a situação das crianças que foram abandonadas junto com a van.

“Situação precária da Saúde em Várzea Grande se deve as gestões anteriores”, afirma secretário Marcos José

Foto: VG Notícias
Secretário informou que mesmo encontrado a situação da pasta precária, ele vem se empenhando para colocar a pasta em dia. Ele ressaltou que o avanço da Saúde se deve em o prefeito priorizar a pasta
 
Em entrevista a reportagem do VG Notícias na manhã desta quinta-feira (15.03), o secretário de Saúde de Várzea Grande, Marcos José da Silva, fez um balanço da situação da pasta desde que assumiu a Secretaria em novembro do ano passado. Ele afirmou que a situação da pasta estava precária, porém, ressaltou que a má situação da repartição municipal não se deve ao seu antecessor, o vereador Fábio Saad (PTC), e sim a última administração municipal. 
“A área administrativa que engloba o almoxarifado, recursos humanos, compras deixavam a desejar. A área gerencial da Secretaria estava muito comprometida desde que assumi. Esses setores causaram um entrave na pasta e estamos colocando em dia a questão gerencial”, avalia o secretário. 
De acordo com o secretário, muitas melhorias já foram feitas na área da Saúde em Várzea Grande e as conquistas adquiridas se devem ao empenho da administração municipal em dar prioridade à Saúde pública. “O prefeito é o grande moderador e facilitador para proporcionar um grande avanço na saúde de Várzea Grande, é notório ver o empenho dele priorizando a pasta no município”, avaliou. 
Entre os avanços em sua gestão, Marcos informou que já conseguiu recuperar recursos para todos os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantil, Adulto e de usuários de substâncias entorpecentes de todas as unidades, a implantação da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) que será construída em 90 dias, a recuperação de estrutura física da policlínica do Jardim Glória, e ainda a inauguração da maternidade municipal. 
“Já conseguimos recuperar no Ministério da Saúde recursos para a reforma dos nossos CAPS, para a implantação da UPA. Em 20 dias o Prefeito vai lançar o edital de licitação das obras. A unidade é um grande avanço da administração Zaeli”, afirmou. 
O secretário disse que a novidade para este ano é a implantação de um portal na Prefeitura que visa informar a escala de atendimento dos médicos de toda a rede municipal de Saúde, seja ela primária, secundária e terciária. 
Marcos informou que a previsão da entrega da maternidade é para o próximo mês e a nova unidade será composta por 20 leitos. “Com a implantação da maternidade, o Pronto-Socorro vai realizar uma média de 250 partos por mês. A parte de tubulação de oxigênio já foi instalada na ala da maternidade, estamos readequando o espaço físico para em um prazo de 30 dias darmos início as construções”, finalizou.

por Cristiane Sagioratto/VG Notícias

“Câmara de VG deve votar projeto de reforma administrativa do executivo na próxima sessão”, explica Yenes Magalhães

Foto: VG Notícias
Yênes informou que todo estudo foi realizado após o pedido do prefeito municipal para revisar a estrutura administrativa
 
O secretário de Assuntos Estratégicos de Várzea Grande, Yenes Magalhães anunciou ao VG Notícias, que pretende encaminhar para votação na sessão da Câmara Municipal, o projeto de reforma administrativa do executivo para que seja votado na próxima segunda-feira (19.03).
Yênes informou que todo estudo foi realizado após o pedido do prefeito municipal (Sebastião dos Reis Gonçalves), para revisar a estrutura administrativa. “Então nós analisamos caso a caso, com exceção da saúde, que no dia que eu assumi tinha aprovado o projeto de lei de reestruturação”.
Além disso, ele explicou como será a proposta encaminhada para votação. “A primeira proposta nossa, e a que discutimos com os secretários, foi à fusão da Secretaria de Planejamento com Finanças. Se tem o Planejamento, à Receita e a Finanças, o controle só é feito de duas formas: ou ele é feito na hora de fazer orçamento, ou depois no controle final, que é na parte das finanças do pagamento. Então estamos juntando isso, quem vai trabalhar com o orçamento já sabe a questão de receita e de fazer o orçamento mais real um pouco, para que não coloque recursos em uma previsão que não irá ocorrer”, revelou o secretário.
Como exemplo ele citou: “Este ano o orçamento está estimado em R$ 375 milhões, mas a previsão de receita não chega a R$ 300 milhões, então só ai teremos que fazer um corte de quase R$ 75 milhões no orçamento de Várzea Grande, isso atrapalha muito. Somos obrigados a deter o orçamento e cortar muita coisa, que o secretário estava achando que iria executar”, completou.
Outro ponto argumentado é a extinção da Agência da Habitação. Yênes explica que no primeiro momento existia a vontade de se criar uma Secretaria, onde iria juntar toda parte de obra e estrutura, mas ai ela ficou uma super pasta, super pesada, então o prefeito orientou: “Fica a Secretaria de Infraestrutura com a parte de obras e de serviços urbanos. A secretaria de Desenvolvimento Urbano vai ficar com três superintendências, de Habitação, Desenvolvimento Urbano e a de Mobilidade Urbana, com a extinção da STU”.
“Nossa preocupação é montar um estrutura funcional, não em cima de pessoas, nós queremos dar agilidade na máquina pública”, finaliza.
 

por Larissa Malheiros/VG Notícias

Lançamento da 6ª Festa Rota do Peixe inicia comemorações do aniversário de Cuiabá

A Associação dos Moradores da comunidade São Gonçalo Beira Rio lançou a 6ª Festa Rota do Peixe, nesta quinta-feira (15-03), dando início as comemorações dos 293 anos de Cuiabá, comemorado em 08 de abril. O evento, que acontece de 30 de março a 01 de abril, conta com apoio da prefeitura de Cuiabá, por meio de suas secretarias Municipais.
Nesta 6ª edição, cerca de 20 peixarias da comunidade São Gonçalo participará da festividade com a comercialização de pratos típicos regionais a base de peixe, com preços reduzidos. Na primeira edição da Festa Rota do Peixe, apenas dois estabelecimentos integravam o evento.
O crescimento e reconhecimento das festividades na comunidade São Gonçalo Beira Rio é externado pela participação popular, sendo esperado este ano nos três dias de festas, mais de 50 mil pessoas e o consumo de duas toneladas de peixe.
O presidente da associação dos moradores do São Gonçalo, Dalmi Lúcio de Almeida, destaca que a Festa do Peixe foi a maneira encontrada pela comunidade para fomentar a cultura cuiabana, atrair turistas e principalmente, gerar renda à população local.
O secretário de Cultura de Cuiabá, Luiz Poção, representando o prefeito de Cuiabá Francisco Galindo no ato, acredita que a Festa Rota do Peixe proporciona uma massificação da cultura cuiabana, enriquecendo-a. “Quem ganha com isso é Cuiabá”, frisou.
Apoio
Conforme a secretária Adjunta de Turismo de Cuiabá, Silvana Abdala, a prefeitura de Cuiabá está presente no evento, por meio do suporte proporcionado à comunidade, através de suas secretarias, atuando desde a infraestrutura e mobilidade do trânsito no local, como na divulgação do evento.
Na avaliação do secretário Municipal de Comunicação, Carlos Brito, o apoio do poder público é fundamental, sendo trabalhado junto à comunidade local e ao trade turístico. “Essa união é que mantém viva a cultura cuiabana. Não podemos deixar apagar as origens de nossa cidade. Temos que preservá-la e protegê-la”.
Fonte:  Sandrine Gahyva-Secom Cuiabá-3645-6054


Lançamento da 6ª Festa Rota do Peixe inicia comemorações do aniversário de Cuiabá 

Assistência Social, Saúde e Educação de Cuabá desenvolvem plano conjunto de ações junto à Coopermar

Os profissionais da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) da prefeitura de Cuiabá - por meio do programa Valorizando Vidas, através da Cooperativa de Produtores de Materiais Recicláveis (Coopermar) de Cuiabá - já realizaram visitas técnicas a 83 cooperados dentro do Programa de Atendimento Integral à Família (PAIF).
Também realizaram a inserção de dados para o Cadastro Único (CadÚnico) e a promoção de oferta de cursos de camareira, recepcionista, azulejista  e de estética, por meio dos Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (realizado em parceria com o Sistema S).
As atividades integram Plano de Ações desenvolvidas conjuntamente entre as Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação, Saúde e Habitação.
A iniciativa visa levar serviços e, consequentemente, melhor qualidade de vida aos cooperados que atuam no aterro sanitário de Cuiabá. A iniciativa teve como fomentadora a primeira-dama de Cuiabá, Norma Sueli Galindo, e nasceu em julho de 2011. 
Socioeconômico
A Secretaria de Assistência Social, de maneira conjunta, trabalhou na elaboração de um levantamento socioeconômico das famílias (por meio da aplicação de um questionário) para saber quais eram as reais demandas. Posteriormente a tabulação dos dados, foi possível que as secretarias envolvidas na ação, traçassem estratégias de trabalho definidas até março.
Coube ainda à SMASDH a inclusão das filhas dos cooperados com idade entre 7 e 14 anos e 11 meses no Programa Siminina. A inclusão é garantia da permanência dos filhos dos cooperados com idade entre 15 e 17 anos no Programa PróJovem Adolescente. É previsto ainda a realização de novas visitas domiciliares aos novos cooperados, com objetivo de diagnosticar as necessidades socioeconômicas para atendimento e acompanhamento, até o mês de dezembro de 2012.
Fonte:  Patrícia Neves-SMASDH-3645-6810

Concurso da prefeitura de Cuiabá será neste domingo, 18 de março

O concurso público da prefeitura de Cuiabá será neste domingo, dia 18 de março. As provas serão aplicadas nos períodos matutinos e vespertinos, em 37 escolas localizadas na capital. No total são 743 vagas em inúmeras áreas.
Pela manhã, farão as provas os alunos inscritos para os cargos que exigem ensino médio (10.735 candidatos), já no período da tarde fazem as provas os candidatos aos cargos de ensino fundamental e ensino superior (20.082 candidatos). O concurso teve o total de 30.860 inscritos.
A empresa responsável pela realização do concurso é a Funcab (Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt). Os candidatos estão recebendo comunicados com o local das provas pelo correio, em suas residências. Aqueles que ainda não receberam os avisos devem de acessar o site da Fundação (www.funcab.org), onde terá acesso a todas as informações, inclusive local e horário da prova. Para isto deve acessar o link Concursos em Andamento/Prefeitura de Cuiabá/Demais Cargos e informar apenas o número do CPF.
Além do local exato das provas, os candidatos devem ficar atentos aos horários. Pela manhã, os portões das escolas serão abertos às 07 horas e as provas terão início às 08h40m, com término agendado para as 12h10. À tarde, os portões abrirão as 13h30m e as provas começarão as 14h40m, com término marcado paras as 18h40m.
De acordo com o edital, o resultado final do concurso será divulgado no dia 10 de maio de 2012.
Vagas
O concurso da prefeitura de Cuiabá está disponibilizando vagas em diversas áreas, especialmente em saúde e no setor administrativo. São contemplados os níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 622 (Salário Mínimo) a R$ 6.772 (seis mil setecentos e setenta e dois reais).
O maior número de inscrições é para o cargo de oficial Administrativo (Nível Médio) com 7.885 inscritos, que concorrerão 100 vagas ofertadas. Dentre os cargos de nível superior, o de controlador Municipal teve maior procura dos candidatos, com 2.813 inscrições, que disputarão uma das 10 vagas disponibilizadas. Já o cargo de vigilante é o mais concorrido, dentre os de ensino fundamental, sendo 4.482 inscritos com 100 vagas.
Todo processo de organização e aplicação do concurso é realizado pela empresa carioca (Funcab), contratada por meio de licitação pública, porém sob supervisão do Conselho Especial de Concurso pertencente à Secretaria Municipal de Gestão de Cuiabá.

Fonte:  Angela Jordão - Secom Cuiabá (65) 3645-6021


Concurso da prefeitura de Cuiabá será neste domingo, 18 de março

Conselheiros tutelares são homenageados pela SMASDH

A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) realiza, nesta sexta-feira (16-03), às 15h, a solenidade de entrega de brasões para os Conselheiros Tutelares que atuam em Cuiabá em homenagem aos serviços desempenhados na capital. No total, atuam 30 conselheiros na capital, zelando pelos direitos das crianças e adolescentes. A solenidade será realizada na sede da Secretaria, no bairro Porto.
Na capital do Estado estão instalados seis Conselhos Tutelares nos bairros Centro, Pedra 90, Coxipó, CPA, Santa Isabel, Planalto e Coxipó. Em 2011, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da SMASDH, realizou a reforma em 60% das unidades (à exceção dos prédios instalados no bairro Santa Isabel e Planalto, que se encontram em imóveis locados) e vem trabalhando continuamente para a melhoria na prestação dos serviços.  A solenidade contará com a presença do presidente do Conselho Municipal do Adolescente e da Criança, (CMCDCA), Jader Martins.
SERVIÇO:
 Assunto: Entrega de brasões
Local: Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (rua Regis Birtencourt, nº 384, bairro  Porto)
Data: 16-03-2012 (sexta-feira)
Horário: 15h

Fonte:  Patrícia Neves-3645-6810

Cresce mobilização das escolas públicas no interior de Mato Grosso

É grande a adesão das escolas públicas mato-grossenses
Escolas das redes estadual e municipais de Mato Grosso paralisaram suas atividades.  As subsedes do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) da Grande Cuiabá e do interior de Mato Grosso estão mobilizadas e realizam uma intensa agenda de atividades, envolvendo toda a comunidade, para protestar contra o descaso de grande parte dos gestores públicos em não cumprir a Lei Nacional do Piso do MagistérioSalvar.
Com o tema central "Piso, Carreira e 10% do Produto Interno Bruto (PIB) no Plano Nacional de Educação (PNE)", movimento conquistou a adesão dos municípios mato-grossenses que organizam, inclusive, caravanas para participarem do ato público que será realizado na sexta-feira (16), em frente à Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).
Ontem, o presidente do Sintep/MT, Gilmar Soares Ferreira, participou de manifestação em frente à Câmara de Vereadores, em Várzea Grande, em defesa do cumprimento do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS).
Confira a programação de outros municípios:
Rondonópolis - atividades nas escolas e ato público. Município localizado a 218 km de Cuiabá
Reserva do Cabaçal - As escolas públicas das redes estadual e municipal realizam ontem reunião com os vereadores e Secretaria Municipal, atendimento à comunidade escolar, fixação de faixas e panfletagem nas ruas da cidade. Hoje participam dos atos regionais e divulgação com carro de som no município, a 412 km de Cuiabá.
Rio Branco - Localizado a 367 km da Capital, município realiza ato público.
Juruena - Escolas paralisam atividades e realizaram assembleia ontem (14). Município localizado a 8933 km de Cuiabá.
Sinop - Hoje,  caminhada até a prefeitura, com concentração, às 8h, em frente à assessoria pedagógica. Município localizado a 503 km da Capital.
Porto dos Gaúchos - escolas paralisam as atividades e fazem esclarecimento à população e reuniões com os pais. Município localizado 644 km de Cuiabá.
Glória D' Oeste - paralisação, distribuição de faixas e cartazes na cidade. Amanhã (15), às 16h30, será realizada reunião com a secretaria Municipal de Educação, Nilza Maria Moura da Silva, com o intuito de buscar apoio para melhorias na educação municipal.
Rosário Oeste - Ontem houve mobilização nas escolas, com atividades, inclusive lúdicas, com os alunos, reuniões com os pais e reunião dos professores. Hoje, caminhada, panfletagens e ato público - concentração, às 7h30, em frente à escola Artur Borges.
Alto Paraguai - Dia 14, mobilização nas escolas, com atividades, inclusive lúdicas, com os alunos, reuniões com os pais e reunião dos professores. Hoje, caminhada, panfletagens e ato público - concentração, às 7h30, em frente à escola Bela Vista. Município localizado a 219 km de Cuiabá.
Diamantino - Dia 14, mobilização nas escolas, com atividades, inclusive lúdicas, com os alunos, reuniões com os pais e reunião dos professores. Hoje (15), ato público, caminhada e panfletagens. Município localizado a 209 km de Cuiabá.
Nobres -Dia 14  mobilização nas escolas, com atividades, inclusive lúdicas, com os alunos, reuniões com os pais e reunião dos professores. Hoje, caminhada e panfletagens. Município localizado a 151 km de Cuiabá.
Nova Maringá - Ontem houve mobilização nas escolas, com atividades, inclusive lúdicas, com os alunos, reuniões com os pais e reunião dos professores. Hoje, ato público, caminhada e panfletagens. Município localizado a 392 km de Cuiabá.
São José do Rio Claro - Dia 14, aula cidadã com os alunos, envolvendo atividades lúdicas, reuniões com os pais e reunião dos professores. Amanhã, assembleia geral para análise da pauta reivindicação da rede estadual, e da situação da rede municipal. Município localizado a 325 km de Cuiabá.
Nova Mutum - Dia 14, ato público, caminhada e panfletagens. Hoje, aula cidadã com os alunos, envolvendo atividades lúdicas, reuniões com os pais e reunião dos professores. Município localizado a 269 km de Cuiabá.
Santa Rita do Trivelato - Hoje, aula cidadã com os alunos, envolvendo atividades lúdicas, reuniões com os pais e reunião dos professores.
Hoje, assembleia geral com as redes estadual e municipal para análise da pauta de reivindicação da rede estadual e da situação da situação financeira do município para adequação do piso na rede municipal. Município localizado a 445 km de Cuiabá. (Sintep/MT)

Chico Galindo (PTB): Núcleo visa mapear anseios de moradores de Cuiabá

 Assessoria/ TJMT
Criado pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio da Primeira Vara Especializada da Infância e Juventude da Comarca de Cuiabá, o Núcleo de Pesquisa e Estudos da Infância e Adolescência (Nupeia) começa a mapear as deficiências e necessidades existentes na área de saúde, educação, trabalho, lazer e planejamento estratégico com foco para o público infanto-juvenil. A primeira reunião com presidentes de bairro foi realizada na semana passada na região Sul de Cuiabá com a presença de 33 representantes comunitários.

O encontro foi considerado bastante positivo pela juíza Gleide Santos Bispo, responsável pela criação da Portaria nº 4/2012/COORD/JIA, que instituiu o Nupeia. Nesta quinta-feira (15 de março), a conversa será realizada com os presidentes dos bairros da região Leste. A magistrada destaca que a reunião será realizada nos quatro pólos da Capital para entender quais são os anseios da comunidade e o que pode ser feito para melhorar o atendimento voltado a crianças e adolescentes.

“Na primeira reunião o contato foi bastante positivo. O nosso chamado foi atendido pela comunidade. Percebi também que a maioria dos representantes comunitários tem sede de projetos culturais, de atividades voltadas para essa área. Isso me chamou muita atenção porque foi um discurso repetido por várias pessoas. A vantagem de ouvir a comunidade é entender o que realmente falta na região, o que pode ser proposto e feito pelo Poder Público”, destaca a juíza.

Ao assumir a Primeira Vara Especializada da Infância e Juventude a magistrada verificou a necessidade de tomar uma série de providência para que os direitos garantidos pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) fossem cumpridos adequadamente. “Todo assunto relacionado à criança e ao adolescente deve ser prioridade da gestão pública. Existe uma doutrina de proteção integral a esse público que não é cumprida. Analisando os trabalhos identificamos que não há investimentos adequados nas áreas da educação, lazer, saúde, entre outros setores”.

Assim, o Nupeia vem para identificar as deficiências e auxiliar com propostas a serem feitas ao Poder Público. A magistrada explica que neste primeiro momento são realizados levantamentos das atividades existentes nas secretarias de município e estado voltadas a saúde, educação, trabalho, lazer e planejamento estratégico. Paralelamente, os presidentes de bairro são ouvidos. Desses encontros, a juíza pretende obter medidas simples e de baixo custo para oferecer à gestão municipal e estadual. Ela acredita que já no próximo ano alguns projetos podem ser colocados em prática. “Existem projetos que não saem tão caros e podem ocupar um espaço disponibilizado pelo próprio bairro”, pontua.

O Nupeia funciona exclusivamente com voluntários. A estrutura é composta por uma coordenadoria-geral, representada por Lindacir Rocha, quatro chefes de comissões (nas áreas de educação, saúde, trabalho/lazer e planejamento estratégico) e voluntários da comunidade acadêmica e da sociedade civil. “Estávamos aguardando o retorno das atividades escolares para convidar os acadêmicos a participar do Nupeia. Temos a necessidade de estudantes de várias áreas e toda ajuda é bem vinda”.

A reunião de hoje será realizada na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Diogo Domingos Ferreira, 292, bairro Bandeirantes, a partir das 19h30.

Chico Galindo (PTB): Saúde de Cuiabá institui campanha contra tuberculose


De 19 a 23 de março, as 66 unidades de PSF (Programa de Saúde da Família) de Cuiabá desenvolverão uma campanha contra a tuberculose, antecipando-se ao Dia Mundial Contra a Tuberculose, comemorado no dia 24 de março.
A campanha consiste em visitas as residências, bem como palestras educativas à população. Conforme a coordenadora da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lembra que todos tenham consciência dos riscos da doença, e as formas de evitá-la e tratá-la a tempo, sem que isto represente riscos de contágio à comunidade.
As visitas domiciliares, explica Benevides, possibilitam detectar não apenas quem apresenta os sintomas típicos da tuberculose, como também o resgate daqueles que abandonaram o tratamento, a exemplo de idosos.
Dados da SMS apontam que o percentual de abandono do tratamento da tuberculose é, em média, de 9% do total de cadastrados. "Assim, cabe aos agentes comunitários visitar casa a casa e detalhar os procedimentos necessários para que o quadro de saúde seja restabelecido".
Controle
Ela disse que a tuberculose pode ser considerada sob-controle em Cuiabá. "Em 2011, tivemos 426 casos. Dentre eles, 300 casos pulmonares positivos, o que representa chance maior de contaminação, principalmente no convívio do lar e restante da comunidade. Daí a importância do tratamento imediato. Esta campanha, enfim, é um mutirão contra a tuberculose. E o trabalho das equipes de Educação em Saúde tem sido contínuo nesse aspecto. Trata-se de alerta frequente para os perigos que a tuberculose representa no contexto social".
Nas abordagens, além de observar o aspecto físico geral dos entrevistados (magreza anormal), os agentes comunitários também questionarão se os moradores têm tosse por período prolongado e falta de apetite. Tosse persistente, acima de três semanas, observa Benevides, deve ser consideradas suspeita.
Saiba mais sobre a tuberculose
 - É uma doença causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões, mas pode também ocorrer em outras partes do corpo, como ossos, rins e meninges (as membranas que envolvem o cérebro);
- A tuberculose é transmitida de pessoa a pessoa. Ao espirrar, tossir ou falar, o doente com tuberculose nos pulmões expele as bactérias que podem ser aspiradas por outras pessoas;
 - O principal sintoma é a tosse por mais de três semanas, que pode estar acompanhada de um dos seguintes sintomas: falta de apetite, perda de peso, cansaço, dor no peito, febre e no fim do dia e suor noturno;
 - A melhor forma de prevenir a doença é fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. A vacina BCG, obrigatória para menores de 1 ano, só protege as crianças contra as formas mais graves da doença. Adultos não são protegidos por esta vacina;
- O tratamento deve ser feito por um período mínimo de seis meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente. Ambientes fechados e mal ventilados favorecem a transmissão da doença.
 - 15 dias após iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença.

Policia MT:Homem é preso em Cuiabá com identidades falsas de vários estados

Um homem de 44 anos foi preso, nesta quinta-feira (15), com diversas identidades falsas no bairro Parque Cuiabá, na capital de Mato Grosso. De acordo com a polícia, o suspeito teria fornecido documentos para foragidos da polícia, inclusive, com registro de outros estados como o Distrito Federal, Goiás, Bahia e Minas Gerais.
Em entrevista ao G1, o investigador da Polícia Civil Éverton Júnior informou que o homem também usava identidades falsas. “Ele tinha diversos documentos com nomes semelhantes aos que foram usados para comprar imóveis, veículos e escrituras de terras”, contou.
Além das identidades falsas, foram apreendidos computadores, notebooks e o carro do suspeito que ainda estava sem placa com nome registrado supostamente da esposa. “Estamos verificando se o veículo, comprado há dois meses, foi adquirido por meio de documentos falsificados”. Para a polícia, o suspeito disse que cobrava cerca de R$ 600 por identidade.
O policial relatou que o pedido de busca e apreensão ocorreu após quatro anos de investigação. O suspeito está sendo ouvido pelo delegado Adalberto Oliveira, na unidade do Jardim Glória II, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. O homem será indiciado por uso de documentos falsos, falsidade ideológica, estelionato e falsificação de documento público.

Chico Galindo (PTB): Cuiabá: servidores da Sanecap recusam proposta e greve é mantida

Gazeta Digital

Em assembleia realizada, hoje pela manhã, os servidores da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) decidiram permanecer em greve. A categoria não aceitou o Plano de Demissão Voluntária (PDV) proposto pelo município e aguarda uma nova proposta. A prefeitura ofereceu pagamento indenizatório de R$ 15 mil a R$ 25 mil para os trabalhadores que acatarem ao PDV. Contudo, segundo o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Saneamento (Sintaesa), Roberto Fernandes, a proposta excluía o pagamento de indenizações trabalhistas e não garantia estabilidade de seis meses.

Na contraproposta, que está sendo estudada pelo diretor-presidente da Sanecap, Moisés Dias, a categoria pede que seja revisto o teto de R$ 25 mil nas indenizações, estabelecido o pagamento das verbas trabalhistas e determinada a garantia de seis meses. Os trabalhadores pleiteiam que a indenização seja equivalente a dez salários atuais recebido por cada servidor que acatar ao PDV, sendo R$ 15 mil o mínimo admitido.

A greve foi deflagrada na segunda-feira (12) e o efeito foi imediatamente sentido pela população que, ontem, fechou duas avenidas da capital em protesto a falta de água. Hoje, segundo Fernandes, cerca de 40% dos servidores estão trabalhando.

Chico Galindo (PTB): Concurso da prefeitura de Cuiabá será neste domingo, 18 de março

 Redação
O concurso público da prefeitura de Cuiabá será neste domingo, dia 18 de março. As provas serão aplicadas nos períodos matutinos e vespertinos, em 37 escolas localizadas na capital. No total são 743 vagas em inúmeras áreas.
Pela manhã, farão as provas os alunos inscritos para os cargos que exigem ensino médio (10.735 candidatos), já no período da tarde fazem as provas os candidatos aos cargos de ensino fundamental e ensino superior (20.082 candidatos). O concurso teve o total de 30.860 inscritos.
A empresa responsável pela realização do concurso é a Funcab (Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt). Os candidatos estão recebendo comunicados com o local das provas pelo correio, em suas residências. Aqueles que ainda não receberam os avisos devem de acessar o site da Fundação (www.funcab.org), onde terá acesso a todas as informações, inclusive local e horário da prova. Para isto deve acessar o link Concursos em Andamento/Prefeitura de Cuiabá/Demais Cargos e informar apenas o número do CPF.
Além do local exato das provas, os candidatos devem ficar atentos aos horários. Pela manhã, os portões das escolas serão abertos às 07 horas e as provas terão início às 08h40m, com término agendado para as 12h10. À tarde, os portões abrirão as 13h30m e as provas começarão as 14h40m, com término marcado paras as 18h40m.
De acordo com o edital, o resultado final do concurso será divulgado no dia 10 de maio de 2012.
Vagas
O concurso da prefeitura de Cuiabá está disponibilizando vagas em diversas áreas, especialmente em saúde e no setor administrativo. São contemplados os níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 622 (Salário Mínimo) a R$ 6.772 (seis mil setecentos e setenta e dois reais).
O maior número de inscrições é para o cargo de oficial Administrativo (Nível Médio) com 7.885 inscritos, que concorrerão 100 vagas ofertadas. Dentre os cargos de nível superior, o de controlador Municipal teve maior procura dos candidatos, com 2.813 inscrições, que disputarão uma das 10 vagas disponibilizadas. Já o cargo de vigilante é o mais concorrido, dentre os de ensino fundamental, sendo 4.482 inscritos com 100 vagas.
Todo processo de organização e aplicação do concurso é realizado pela empresa carioca (Funcab), contratada por meio de licitação pública, porém sob supervisão do Conselho Especial de Concurso pertencente à Secretaria Municipal de Gestão de Cuiabá.

Ativista busca apoio para incluir combate a pedofilia no programa “Valorizando Vidas no Seu Bairro”



Combater a pedofilia é um dever de todos e uma preocupação do Poder Público e parceiros



Diante da problemática social, gerada pelo aumento dos casos de pedofilia no município de Cuiabá, a direção do Portal Todos Contra a Pedofilia e a ONG MT contra a pedofilia, quer realizar uma grande parceria,com a Prefeitura Municipal e outros parceiros, para lançar o projeto “Cuiabá de Mãos Dadas Contra a Pedofilia”, para isso o diretor do portal vai recorrer ao secretario municipal de governo, professor Silvio Fidelis para apresentar a proposta. 


O diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia MT, João Batista de Oliveira, pretende mobilizar pelo menos 60 entidades e empresas instaladas em Cuiabá para aderir ao projeto. O anúncio foi feito também pelo presidente da ONG MT contra a Pedofilia, Toninho do Gloria nesta sexta-feira (24). Segundo Toninho, é preciso da mobilização e o envolvimento da sociedade cuiabana nessa causa tão importante, além de garantir a continuidade de outras ações. “As ações serão contínuas no município. A prefeitura de Cuiabá já realizada um importante trabalho através dos projetos sociais, como o Cras e o Peti, e pretendemos intensificar para conscientizar a população”, disse o presidente da ONG MT contra a Pedofilia. 

Ele destacou ainda que a campanha vai estar trabalhando em várias frentes de atuação, como encaminhamento de denúncias,denuncias online, divulgação do Disque 100 e 197, encaminhamento a atendimentos psicossocial, pedagógico e jurídico, tanto para as vítimas como para familiares, além de ações de âmbito cultural e artístico. 

“Temos que enfrentar este problema e, por isso, vou ao secretario municipal de governo, professor Silvio Fidelis, no sentido de buscar o apoio da prefeitura de Cuiabá. 

A pedofilia causa danos, em alguns casos, irreversíveis. Temos que estar atentos, denunciar e cobrar leis mais firmes visando a combater este mal”, destacou Toninho do Gloria, que é o maior ativista na contra a pedofilia em MT. 

O irmão do maior ativista na luta contra a pedofilia em MT, João Batista de Oliveira, diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia, destacou que a campanha vai incomodar muita gente, porém vai trazer resultados positivos e o apoio do secretario de governo Silvio Fidelis do prefeito Chico Galindo,e a parceira com a primeira dama,Norma Galindo, será de fundamental na luta para contra esse crime hediondo e que tem destruído muitas famílias. 

João Batista reforçou o posicionamento sobre a necessidade de a família ser mais estruturada e os pais mais atentos aos ensinamentos dos princípios morais. 

O Diretor citou diversos casos de crianças que foram vitimas de pedofilia, a maioria dos casos, praticados por familiares ou pessoa próximas e comentou que 70 por cento dos casos estupros envolvem crianças, que são mais fáceis de aliciar.

No Brasil, o número de indiciamentos e inquéritos relacionados à pedofilia cresceu quase 600 por cento nos últimos anos, principalmente, pela internet. No período de 1º de dezembro de 2011 a 1º de janeiro de 2012, a ONG Safernet, recebeu 1..181 denúncias de pornografia infantil na web – 221 delas somente na rede social Orkut. 

Fonte: MT24HorasNews 
Autor: João Batista de Oliveira 
http://www.mt24horasnews.com.br/ 
mt24horasnews@gmail.com 
www.todoscontraapedofiliamt.com.br 
movimentocontrapedofiliamt@gmail.com