Pages

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Marido embriagado ameaça mulher e é preso em Porto Alegre do Norte

Welton Rosa da Silva de 34 anos foi preso na tarde da última quinta feira 23/02 em Porto Alegre do Norte, 33 km de Confresa, depois de ter ameaçado e dito palavras de baixo calão a sua esposa Sandra Rodrigues Damião de 24 anos.
De acordo com informações apuradas pelo Portal Agência da Notícia, a esposa Sandra Rodrigues Damião de 24 anos relatou a PM que o marido chegou em casa embriagado dizendo palavras de baixo calão e em seguida começou a ameaça-la de morte, a esposa então o denunciou a polícia que efetuou a prisão de Welton Rosa da Silva por crime contra a mulher previsto na lei Maria da Penha.
De acordo com a Polícia Militar, Welton já havia sido denunciado pela esposa poucos meses atrás, mas a polícia não havia localizando para realizar a prisão.

Fonte:A

Eder chama Taques de alienígena e ‘especialista’ em ameaçar pessoas

Eder chama Taques de alienígena e ‘especialista’ em ameaçar pessoas
Num embate que promete e ainda pode estar longe do fim, o secretário extraordinário da Copa de 2014, Eder Moraes, afirmou, em tom irônico, que se se tirar as palavras prisão e cadeia do vocabulário do senador Pedro Taques (PDT), o parlamentar pedetista ficará sem discurso.

"Ele (Taques) se ‘especializou’ em ameaçar pessoas", asseverou Moraes Dias, em tom de desdém, diante a resposta de Taques, que, nas entrelinhas, questionou a honestidade e a retidão de caráter do secretário.

A afirmativa de Eder foi dada em entrevista exclusiva ao Olhar Direto depois de o senador ter insinuado, em declaração à reportagem, que o secretário é acometido por transtorno caráter e de desonestidade, e sugeriu para esses tipos de mal só restam processo e cadeia.

“Só falta agora o senador querer ameaçar também quem não votar nele em 2014”, ironizou Moraes que também afirmou que o parlamentar está isolado no Senado, como se fosse um alienígena.

“Se ele (Taques) se dignasse a olhar do lado, veria sentado ao lado dele o brilhante senador Blairo Maggi (presidente da Comissão de Infraestrutura e Acompanhamento às Obras da Copa), que está de posse de todos os relatórios sobre o andamento das obras em Mato Grosso. Não era preciso subir na tribuna para esculhambar Mato Grosso e falar mal dos cuiabanos, nem tão pouco denegrir a imagem do Estado, era só ele pedir pro colega de parlamento”, acusou.

Ainda mantendo o tom irônico, Eder lembrou que em pronunciamento recente, o congressista chegou a dizer que as obras da copa em Mato Grosso eram como disco voador, mas que pra ele, o mandato de Taques é que se assemelha a um disco voador.

“Todos sabem que ele é senador, mas ninguém vê sequer um meio fio que ele tenha trazido para Mato Grosso. Ao contrário disso, Taques pensa em virar as costas para o Estado que o elegeu e ir morar e São Paulo”, disse.

Na visão do secretário, a fala do parlamentar sobre cadeia é uma clara demonstração de que ele faz uso de alguns movimentos como o MCCE, por exemplo, para ‘fabricar’ fichas sujas visando as eleições de 2014. “Eu encerro a discussão por aqui. Não vou mais dar palanque para este cidadão”, finalizou.

Leia Também:

Transtorno bipolar tem cura, mas para os de caráter e de desonestidade só mesmo processo e cadeia, diz Taques

Mulher tenta atropelar crianças por desafeto a mãe dos garotos em Confresa

O caso aconteceu na última quarta-feira 22/02 próximo a um campo de futebol localizado no Setor Jardim Planalto na Rua 15 de Novembro, quando uma mulher identificada como Adenilza estaria ameaçando S.S.B de 38 anos de morte além de tentar atropelar seus filhos .
De acordo com informações apuradas pelo Portal Agência da Notícia, S.S.B de 38 anos procurou a PM para registrar um B.O. por que suas crianças estão sendo ameaçadas por Adenilza, segundo  S.S.B, as duas teriam um desafeto. Ainda segundo ela na quarta-feira 22/02 , Adenilza teria tentado atropelar suas crianças com uma motocicleta preta, as crianças tiveram que correr para não serem atropeladas, ela ainda informou que a tal mulher queria pagar alguém para matar ela.
Diante dos fatos foi feito o boletim de ocorrência e encaminhado a Delegacia de Polícia Civil onde o caso deve ser investigado.

Fonte:A

Ficha Limpa pode impedir Prefeito de Canabrava do Norte de concorrer a reeleição

Conforme a Lei Complementar 135/2010 que institui que para ser candidato há algum cargo eletivo o pretendente não pode ter nenhuma condenação por colegiado de movimentação financeira escusa. De acordo com um advogado consultado pelo Agência da Notícia, o Prefeito de Canabrava do Norte Lourival Martins Araújo não poderá concorrer a reeleição por se enquadrar na Lei do Ficha Limpa. 
Ainda segundo o advogado Lourival Martins Araújo do PSD teve a desaprovação de suas contas referente às eleições de 2008 pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso através do processo 1362/2009. “A principio, essa condenação feita pelo colegiado poderia impedi-lo de se candidatar, porém vamos ter que aguardar o tramite para averiguar o resultado de uma ação que o Ministério Público moveu contra o atual prefeito por abuso de poder econômico, a Lei é nova então vamos ter que aguardar a época de registro de candidatura para ver como a Justiça vai interpretar cada ação. Mas a principio o Prefeito estaria enquadrado na Lei do Ficha Limpa”, explicou o advogado.

A sessão que reprovou suas contas aconteceu no dia 03 novembro de 2009 na sala das sessões do TRE de Cuiabá, ou seja, Lourival Martins tem uma condenação por um órgão colegiado o que caracteriza Ficha Suja, se o juiz eleitora da 28º Comarca de Porto Alegre do Norte assim entender o mesmo não poderá registrar candidatura nas eleições de 2012.
Porém a Lei da Ficha Limpa é nova e pode ser interpretada de várias maneiras e a decisão final depende da própria justiça. O Tribunal Regional Eleitoral de MT já informou que não vai emitir nenhuma lista de nomes que estariam enquadrados na Ficha Limpa.

Fonte:Agência da Notícia/Redação

Riva admite aposentadoria

Depois de anos de rodízio nos principais cargos da Mesa Diretora, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado José Riva (PSD), admite interesse em ficar fora da próxima eleição da Casa e já sinaliza em apoiar para sucedê-lo o deputado Sérgio Ricardo (PR). Afirma ainda que não pretende mais pleitear nenhum mandato eletivo, nem mesmo em 2014, o que seria a aposentadoria das disputas eleitorais...

Execuções e falso sequestro marcam o feriadão de Carnaval

A semana, apesar da ação da Polícia, foi uma das mais violentas, dos últimos tempos
EUZIANY TEODORO
DA REDAÇÃO
O feriado de Carnaval na Baixada Cuiabana foi violento na semana entre os dias 19 e 26 de fevereiro. Oito pessoas foram assassinadas e outras quatro morreram em acidentes nas rodovias federais que cortam Mato Grosso. Além disso, também complementam a lista um sequestro forjado e vários assaltos a taxistas. Confira em nossa retrospectiva semanal.

Assassinatos no carnaval

Oito pessoas morreram durante os quatro dias de feriado do Carnaval 2012, em Cuiabá e Várzea Grande. O caso que mais chamou a atenção culminou na morte de um fazendeiro e de um comerciante, no bairro Jardim Paula II, em Várzea Grande, na manhã de terça-feira (21).

Dois homens armados invadiram a residência do fazendeiro Ambrosio Monteiro Maia, de 66 anos, que acabou baleado no tórax. O comerciante Raimundo Fagundes de Lima, 54, estava em frente a casa e viu quando os bandidos saiam em fuga. Ele pegou seu carro e perseguiu os assaltantes, mas acabou baleado com três tiros e morreu no local.

Ambrosio morreu poucas horas depois de ser levado ao Pronto-Socorro de Várzea Grande, onde passou por uma cirurgia, mas não resistiu. Um dos bandidos foi preso pela polícia na noite de quarta-feira (22) e confessou a participação no crime. Trata-se de Jeferson da Silva, 22 anos. O outro cúmplice, Ewerton Carvalho, de 18 anos, está foragido. O crime teria sido encomendado.

Dos demais homicídios, dois aconteceram na Capital e outros quatro em Várzea Grande. Um jovem foi executado a tijoladas, crime motivado por entorpecentes. Trata-se do usuário de drogas Gilberto de Jesus Ribeiro, de 30 anos.

Há ainda o registro de uma briga num bar, com um morto a tiros e três feridos, após uma discussão por motivos banais.

Na segunda-feira à tarde, o funcionário público José Alfredo da Silva Weiss, de 45 anos, morreu após ficar um mês internado em estado grave, no Pronto-Socorro de Cuiabá. No dia 19 de janeiro, ele foi baleado na cabeça durante uma tentativa de assalto em sua residência, no bairro Costa Verde, em Várzea Grande, onde dois homens armados invadiram o recinto e renderam toda a sua família.

A vítima estava com a neta no colo e foi se levantar. Um dos bandidos teria se assustado e atirou, atingindo o olho de José Alfredo. Em seguida, os criminosos fugiram a pé.

Em Cuiabá, na madrugada de segunda-feira (20), o desfile de blocos no bairro Parque Cuiabá acabou em tragédia. Uma pessoa morreu e outras três – incluindo uma criança de 6 anos - ficaram feridas, em consequência de balas perdidas disparadas pelo mesmo criminoso.

Na confusão, o jovem Yago Rodrigues Monge, de 19 anos, foi morto com três tiros, durante uma discussão com dois rapazes.

O segundo caso foi um crime passional. Na noite de segunda-feira (20), a jovem Geisiane Galdino da Cruz, de 21 anos, foi morta com um tiro disparado pelo próprio marido, Ronézio César Correa de Moraes, de 30.

Ronézio chegou a levar a esposa ao Pronto Socorro de Cuiabá, onde ela morreu após passar pelo Box de Emergência. Ele afirma que o tiro foi acidental, mas está preso.

Três homem pedem quarto e, armados, assaltam motel na BR-163


Por volta das 7 horas deste sábado três homens chegaram ao Motel Eclipse, na BR 163 em Sorriso, no Norte do Estado,  em um taxi e solicitaram um apartamento. Até então tudo parecia normal – aparentemente. Abruptamente os três homens invadiram a área de serviço do estabelecimento e renderam as três funcionarias amarrando as e as conduzindo para um quarto vazio nos fundos. A Polícia suspeita de que os ladrões tinham informações privilegiadas.
De acordo com a Polícia, a gerente e a proprietária chegaram logo após e também foram rendidas. Os homens estavam armados com duas facas e um revólver e já havia levado as fitas e fios para amarrar as vitimas. “Eles sabiam quantas funcionárias haviam no local, tanto que levaram o número de fios certo para cada vítima”, comentou um encarregado.
Os assaltantes antes de agirem cortaram os fios de telefone do motel. Além de todos os aparelhos celulares, os assaltantes levaram a quantia de R$ 2,2 mil do cofre e cerca de R$ 300,00  da bolsa da proprietária e empreenderam fuga em uma caminhonete SW4 branca, placas NUC 8220.
“Certamente não são de Sorriso, até por que na noite anterior a proprietária recebeu uma ligação no seu celular, quando foram feitas várias perguntas sobre o sistema de câmeras e outros itens de segurança do local” - confirmou a assessoria.
A Polícia deverá ouvir todas as funcionárias que estavam no local assim como deverá identificar o veiculo táxi que conduziu os elementos até o motel. “Estamos baixando as imagens das câmeras que também ficará a disposição da Policia”, concluiu o assessor jurídico.

Jovem é encontrado com tiro na nuca dentro de empresa em Sorriso

A polícia militar foi acionada no inicio desta madruga(25), por volta da 01h00, pelo proprietário de uma empresa de transportes, localizada na rua São José, Industrial I, onde o mesmo relatava que havia ouvido um som de disparo de arma de fogo, nos fundos de sua empresa e requisitou apoio aos policiais para averiguar a situação.

Os policias dirigiram-se até o local e os fazer buscas no interior do pátio da empresa, juntamente com o proprietário, encontraram o jovem Wagner Morais, 18 anos, inconsciente e com um sangramento na cabeça, porém ainda com sinais vitais. Ao lado do mesmo foi encontrado alguns cabos de baterias.

O corpo de bombeiros foi acionado e prestou os primeiros socorros no local, a vitima, e em seguida encaminhou Wagner ao Hospital Regional de Sorriso, onde foi constatado que o ferimento teria sido provocado por uma arma de fogo e que o projétil ainda se encontrava alojado na cabeça.

A PM não conseguiu levantar mais informações sobre o ocorrido, pois a vitima esta inconsciente.

Sinop: bandidos são baleados por policial em assalto a loja

Fonte: Só Notícias/Alex Fama e José Carlos Araújo

Um assalto a uma loja de conveniências, localizada no bairro Jardim Celeste, hoje, por volta das 16h, acabou com dois ladrões baleados em confronto com policiais miliares. De acordo com a PM, dois bandidos entraram na empresa exigindo o dinheiro do caixa. Momento em que o sargento PM França, que estava a paisana, passava pelo local, percebeu a ação  dos dois e tentou impedir o assalto.

Ao dar voz de prisão a eles, um teria feito menção de sacar um revólver. Neste momento, o policial reagiu e acabou atirando nos dois. Um deles, de 37 anos, foi ferido na mão e o sargento conseguiu segurá-lo até a chegada de outros policiais militares. Já o outro, de 22 anos, teria levado quatro tiros, mas conseguiu fugir. Ele estava conduzindo a moto, uma Yamaha Factor vermelha, mas foi preso cerca de 20 minutos depois, no bairro Menino Jesus.
A PM explicou que ele chegou a casa de sua mãe e esta acreditando que ele havia sido vítima de um assalto, acionou os policiais. Ao chegar na casa dele, os PMs perceberam que se tratava do ladrão envolvido no assalto a conveniência.

Ambos foram presos e levados para o Pronto Atendimento para cuidados médicos. Apesar de levar quatro tiros, o bandido não corre risco de morte, segundo informações da PM. Com os bandidos foram apreendidos os R$ 80 levados da loja e um revólver 32 com três munições.
(Atualizada às 20:18h)

Secopa é divulgada para o Brasil e o Mundo, pela TV ESPN

Foto: ReproduçãoO Canal de TV ESPN, que dá exclusividade à divulgação de notícias esportivas do mundo inteiro, divulgou nesta sexta (24) um vídeo com críticas contundentes ao andamento das obras da Copa 2014 em Cuiabá, confrontando os problemas que têm sido denunciados com as declarações do secretário Éder Moraes, que insiste em negar qualquer problema. As críticas são consistentes e a maioria já de conhecimento da população mato grossense.
O vídeo menciona a licitação do relógio da Copa como um dos episódios mal explicados. Embora Eder justifique que esta foi uma licitação realizada dentro dos princípios da legalidade, a matéria da ESPN recorda que o excesso de críticas da mídia e da população levou a Secopa a cancelar a aquisição e providenciar outra, a preços bem abaixo da primeira. Por sinal, o novo relógio foi inaugurado hoje pelo secretário Eder Moraes.

A mudança do modal de BRT (Bus Rapid Transit) para VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) foi outro item mencionado na matéria do Canal ESPN. Esta alteração foi decidida a ‘toque de caixa’ pela cúpula do governo do Estado, em uma decisão que onerou os custos do sistema de transporte em cerca de R$ 700 milhões. Esta alteração também foi apontada como uma das causas da queda do ministro das Cidades, Mário Negromonte, cujo ministério autorizou a mudança.

Além disso, o vídeo recorda que das 72 intervenções previstas pelo Comitê Organizador Local (COL), apenas seis estão em andamento até o momento, e relembra os escândalos envolvendo o secretário extraordinário da Copa 2014, Eder Moraes, desde a época em que ele era secretário de Estado de Fazenda, passando pela extinta Agecopa, até os dias de hoje.

Em tom irônico, o repórter do programa Histórias do Esporte, que acompanha o assunto desde o anúncio da Copa do Mundo de 2014, as primeiras e principais intervenções urbanas para a realização do evento no Brasil, inclusive as obras das novas arenas, menciona também a questão ambiental relatando que, ao lado de tudo isso, há o gravíssimo problema de envenenamento do ar e dos rios pelo uso descontrolado de agrotóxicos no estado do Mato Grosso.



Fonte: Site ESPN. com.br

Foto: Reprodução

“A União põe obstáculos no nosso caminho”


Secretário questiona impeditivos apontados pela Secretaria do Tesouro Nacional para liberar parte dos recursos do Veículo Leve sobre Trilhos


Nome: Eder de Moraes Dias
Idade: 44
Naturalidade: Dom Aquino (MT)
Estado Civil: casado
Filhos: 3
Formação: Direito 
RODRIGO VARGAS
Da Reportagem

O secretário-extraordinário da Copa do Mundo Fifa 2014, Eder de Morais Dias, é um homem desconfiado. Às vésperas de conduzir a maior licitação da história do Estado, ele admitiu, em entrevista ao Diário, que está “com a pulga atrás da orelha”.

As dúvidas suscitadas durante as audiências públicas que apresentaram o anteprojeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em sua visão, foram preparadas com “objetivo político”.

“O que esperamos é que deixem de arrumar pelo em ovo, como muitos estão fazendo aí. Que alguns, em vez de criticar e arrumar defeito, comecem a encontrar soluções e somem conosco no processo”, disse.

Até mesmo a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que identificou pendências nas contas do Estado, faria parte desse suposto movimento destinado a “colocar pau na estrada, obstáculos pelo caminho”.

“Por que este questionamento somente agora? Estão querendo reinventar a roda”.

Embora não pareça confiar em ninguém, o secretário é enfático ao pedir a confiança da população na conclusão das obras que compõem o prometido legado.

Em 24 meses, segundo ele, será possível completar todo o pacote anunciado. Mas ele reconhece que o VLT, em último caso, pode ficar para depois do evento. “Sem VLT, teremos Copa do mesmo jeito”.



Diário de Cuiabá – Quase três anos após a escolha de Cuiabá como sede da Copa de 2014, a população está desconfiada em relação ao prometido legado. A que o senhor atribui este sentimento?

Eder Moraes - A população, ao longo da história, vivenciou muitas obras iniciadas e não terminadas, muitos projetos conceituais que não foram colocados em prática. Eu entendo esse receio, mas a Secopa e o governo vão surpreender a todos, tirando do papel em dois anos e meio obras estruturais que não aconteceram nos 300 anos desta Capital.



Diário – Esse sentimento não teria relação também com as indefinições ao longo do processo? A Agecopa que virou Secopa. O BRT que virou VLT.

Moraes - Eu acho que tudo isso mostra que não ficamos inertes e que as coisas foram se ajustando. Essas mudanças foram necessárias, até mesmo para se dar celeridade e fazer com que as obras pudessem realmente acontecer. A alteração do BRT para VLT não se deu meramente por uma questão política ou porque fosse vontade de A ou de B. Ela se deu porque seria uma oportunidade única, uma janela única aberta para o estado de Mato Grosso, do ponto de vista de acesso a recursos que nós jamais teremos novamente.



Diário - Como é possível assegurar que a obra do VLT estará pronta para a Copa? Especialistas no assunto consideram o cronograma irreal.

Moraes – O prazo de dois anos para execução estará muito claro no edital. Quem vier para a licitação saberá que é este o prazo. Os fabricantes dos vagões nos garantem a entrega neste prazo. O que tem que ser feito é a abertura de várias frentes de trabalho. Por isso, não há limitação na participação de empresas em um consórcio. Se quiser vir com três, quatro construtoras em um consórcio só, que venha. Em 2012 já estaremos caminhando em alguns pontos. Em 2013, a obra estará a pleno vapor. Portanto, essa é uma obra para a Copa, uma obra que vai ser feita no prazo estipulado, salvo qualquer contratempo que eu tenho certeza de que jamais será originado pelo governo do Estado.



Diário – Na hipótese de ocorrerem tais contratempos, como ficaria a cidade durante o evento? Com tapumes?

Moraes - O risco de ter uma cidade com tumulto no trânsito ou com tapumes existe em qualquer obra pública. É preciso lembrar também, e toda vez que digo isso alguém entende de forma equivocada que estou prevendo atraso, o VLT não é condição sine qua non para a realização da Copa. O VLT é um legado de mobilidade urbana que vai ficar para a sociedade de Mato Grosso. Sem o VLT, haverá Copa do mesmo jeito.



Diário – Como o senhor vê a proposta de se desvincular oficialmente as obras do VLT da Copa do Mundo como forma de ampliar o prazo para a conclusão da obra?

Moraes - Eu descarto essa possibilidade. Primeiro, porque não poderíamos contratar pelo RDC [Regime Diferenciado de Contratação]. E, depois, é preciso dizer que o que mostramos na audiência pública foi um pedacinho. O desenho da implantação está pronto, as soluções viárias estão definidas, o desenho dos viadutos está definido. Todos os estudos de saneamento básico, de telefonia, de energia elétrica. São fases que levariam um ano ou mais. O consórcio vencedor não irá começar do zero, não terá que mandar gente a campo para refazer a topografia, a sondagem ou o desenho de obras de arte. Isso já existe. Nosso anteprojeto é quase um projeto básico.



Diário – Além do cronograma, há dúvidas em relação à viabilidade econômica do VLT. Sem sequer um projeto básico, como é possível responder a essa questão?

Moraes - O custo não vai fugir muito dos custos de VLTs implantados pelo mundo. Nossos cálculos mostram que, com o volume que temos de passageiros, com momentos de pico de quase oito mil passageiros por hora, a uma tarifa hipotética de R$ 3, estima-se uma arrecadação anual da ordem de R$ 95 milhões. Isso com um custo de manutenção, funcionamento e operacionalização por volta de R$ 60 milhões. Portanto, há espaço ainda para uma margem de investimento anual no próprio sistema. Com essa margem, é possível dizer que conseguiremos manter algumas conquistas da sociedade ao longo do tempo, como passe estudantil e gratuidades. Agora, é evidente que você tem a integração, você pode trabalhar com bilhetagem única, uma série de fatores que serão trabalhada num segundo momento.



Diário – Quando?

Moraes - Uma vez feita a licitação, identificado o vencedor da proposta e iniciada a obra, começaremos a segunda etapa, que é a licitação da concessão. Simultaneamente, vamos montar uma companhia metropolitana de transportes urbanos, que vai atuar no gerenciamento e na concessão específica do modelo como um todo, não só o VLT.



Diário – A STN [Secretaria do Tesouro Nacional] identificou pendências no momento de autorizar a mais importante parcela do financiamento do VLT, de R$ 740 milhões. O que houve?

Moraes - A Sanemat foi municipalizada no governo Dante de Oliveira. Nessa transação, para se abater os custos da concessão e dos equipamentos, foi feita uma permuta envolvendo a água que seria consumida pelos prédios do governo estadual nos municípios, em uma linha do tempo de 40 a 60 anos. A STN consultou a PGFN [Procuradoria Geral da Fazenda Nacional] para saber se isso seria uma operação de crédito, já que um ente federado não pode financiar o outro. Então, esse entrave é que está sendo processado. O Estado já mostrou de forma muito clara que houve uma assunção de dívidas. É bom lembrar que essa transação não foi impeditivo para nenhuma operação do Estado ao longo dos últimos anos. Então, eu fico com a pulga atrás da orelha: por que este questionamento somente agora? Estão querendo reinventar a roda, colocando pau na estrada, obstáculos nos nossos caminhos.



Diário – Quem?

Moraes - O governo federal, a STN. Não há o menor pudor em se colocar isso publicamente.



Diário – Mesmo com essa indefinição, a licitação será lançada. Como fica a execução da obra nessas condições?

Moraes – Temos garantidos os R$ 400 milhões da primeira operação e não devemos gastar mais do que isso neste primeiro ano. Então, este é um processo que está tramitando dentro de uma normalidade. Está aprovado por todas as instâncias, dentro da capacidade do Estado e não há nenhum óbice ou risco dessa operação não sair.



Diário – Como recebeu o aumento dos questionamentos à condução do processo, especialmente após as últimas audiências públicas?

Moraes - As críticas têm partido de alguns pontos já identificados. Os questionamentos nas audiências públicas foram feitos, se você pegar pelas gravações, por algumas pessoas que foram com o único propósito de questionar, de prestar um papel mais político do que um papel de contribuição com a mobilidade urbana. Mas, a grande massa popular, nas pesquisas internas que temos feito, mais de 85% da sociedade cuiabana e várzea-grandense, quer o VLT.



Diário – Mas não é natural que haja questionamentos?

Moraes - Questionamentos todos são bem-vindos, mas quando são construtivos, não quando são nítida perseguição política. Cuiabá é a Capital que mais carece de infraestrutura entre as 12 sedes. Por isso, temos um volume contratado de empréstimo maior e, por isso, temos que fazer as transformações que a sociedade tanto anseia. O que esperamos é que deixem de arrumar pelo em ovo, como muitos estão fazendo aí. Que alguns, em vez de criticar e arrumar defeito, comecem a encontrar soluções e somem conosco no processo.



Diário – Outra polêmica referente à preparação da cidade envolveu a alteração no local do Fan Fest, que sairia do bairro do Porto para Morada do Ouro. O que houve?

Moraes - O que houve foi uma falha e eu talvez tenha culpa nisso, de uma comunicação inadequada. Nunca foi plano de o governo tirar o Fan Fest da região do Porto. O que nós fizemos foi criar mais um espaço de concentração de pessoas, em um quadrante da cidade extremamente populoso. E o que vamos ter ali é um Fan Fest alternativo, com investimentos privados e baixíssimo investimento público. O oficial é na região do Porto e estamos ultimando, junto à prefeitura, a validação daquela área. Uma vez disponibilizada, nós de imediato começaremos a mobilização em torno do Fan Fest, lembrando que se trata de uma obra para 120 dias, no máximo, e pode começar a ser executada em 2014, inclusive.



Diário – O cronograma da Arena Pantanal prevê a conclusão da obra em dezembro deste ano. O prazo está mantido?

Moraes – As obras estão sendo tocadas dentro de um ritmo para serem entregues em 2012. Agora, existe um ponto que a sociedade precisa avaliar: já que não vamos sediar a Copa das Confederações, talvez não fosse melhor avançar com a construção do Estádio durante o ano de 2013, evitando um desembolso maior do caixa do Estado em 2012 e racionalizando isso no ano seguinte? Eu vou discutir com o governador, com o conselho econômico de governo, submeter à avaliação da sociedade. Eu sou favorável à entrega em 2012, mas vejo que é mais razoável prolongarmos essa obra adentrando o ano de 2013 com tranquilidade. Qual a necessidade de o estádio ficar pronto um ano e meio antes da Copa? Se houver um entendimento de que vale a pena adentrar 2013 sem nenhum prejuízo ao evento, é uma questão que vamos ter que discutir e avaliar.



Diário – E o risco de o estádio se tornar um elefante branco após 2014? Como está sendo planejado o ‘pós-Copa’?

Moraes – Vamos lançar em 2013 um termo de referência para a contratação da gestão ‘pós-Copa’. Já fomos procurados por algumas delas, e essas têm shows internacionais e uma série de eventos que são feitos visando à sustentabilidade da Arena. Parte das arquibancadas é móvel, permitindo reduzir a capacidade de 43 para 25 mil pessoas. Nos anéis externos, está prevista uma universidade pública, que talvez seja a Unemat. Poderão ser implantados praça de alimentação, shoppings, para uso 24 horas. Então, eu não tenho essa preocupação muito exacerbada quanto à utilização e à sustentabilidade do estádio. O estádio pode, inclusive, como alguns já fizeram pelo mundo, cobrar royalties para adotar um nome fantasia.



Diário – O que é possível afirmar que estará pronto em 2014?

Moraes - O VLT, todas as obras de intervenção na Miguel Sutil, as obras de desbloqueio, o estádio, os três centros de treinamento, o Fan Park e o centro de comando e controle da PM, que concentrará todas as ações de segurança pública. Mesmo com a exiguidade de tempo, a nossa convicção de que todas essas obras serão entregues no prazo. 

MT: Homem é preso suspeito de abusar da enteada por quatro anos

Um homem de 30 anos foi preso em Cuiabá suspeito de ter estuprado durante quatro anos a enteada, que atualmente tem 11. Ele foi preso pela Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (DEDDICA), da Polícia Judiciária Civil, na sexta-feira (24).
O suspeito teve a prisão preventiva decretada pela 2ª Vara Especializada de Violência Doméstica da capital. A denuncia foi feita pela tia da menor em março de 2011, ao desconfiar do comportamento da sobrinha.
De acordo com o inquérito aberto na Deddica, o homem é padrasto da vítima e abusava da criança desde os sete anos de idade. A menina era também ameaçada para não contar aos familiares o crime que vinha sofrendo. Em depoimento, a criança contou que também era obrigada a assistir filmes pornográficos com o padrasto.
Após cumprir diligências e ouvir testemunhas, a delegada Alexandra Fachone representou pela prisão do acusado, que foi preso em uma residência no Distrito de Nossa Senhora da Guia. Ele foi encaminhado para o Centro de Ressocialização de Cuiabá, antigo presídio Carumbé.
Fonte: Redação - MT Notícias com G

Terapia incomum para bebês provoca polêmica na Grã-Bretanha

Uma terapia pouco convencional para bebês tem chamado a atenção e, é claro, levantado polêmica na Grã-Bretanha. Com o argumento de que a atividade garante melhora no desenvolvimento muscular dos pequenos, a russa Lena Fokina, de 51 anos, que é professora de Educação Física, segura os bebês, muitas vezes por um só membro, e os balança livremente no ar. São giros e cambalhotas que duram até cinco minutos e podem assustar quem assiste à cena. Mas Lena garante: "Alguns bebês choram, mas depois eles começam a se divertir. Não é perigoso", como publicou o site "The Sun".
A professora de Educação Física Lena Fokina em uma sessão de terapia com um bebê A professora de Educação Física Lena Fokina em uma sessão de terapia com um bebê Foto: Reprodução da internet
A professora de Educação Física Lena Fokina em uma sessão de terapia com um bebê

Extra Online

Adolescente em coma faz arremessos de basquete e impressiona médicos


Uma americana de Overland Park, no Kansas, Estados Unidos, consegue fazer arremessos de basquete mesmo em estado de coma. Maggue Meier entrou em coma em 2008, após sofrer uma convulsão. A jovem sofria de um tipo de meningite responsável por um inchaço no cérebro. Maggie ficou adormecida por quase três meses e já está recuperada.
Durante o período de internação, as enfermeiras moviam a paciente a cada duas ou três horas, para evitar o endurecimento dos membros. De acordo com o jornal "Daily Mail", a família da jovem deixou uma bola de basquete nas mãos da adolescente, enquanto ela estava sentada em uma cadeira de roda, já em coma.
Maggie, que era entusiasta do esporte, apresentou reflexos e começou a fazer arremessos com a bola. O neurologista William Graf, responsável pelo caso da jovem, explicou o que aconteceu. "O ato de fazer arremessos de basquete pode ter sido assimilado como um dos instintos básicos de Maggie. O movimento voltou a ela, mesmo antes de ela ter sido capaz de se levantar ou andar novamente".
Maggie precisou de quatro anos para se recuperar totalmente | Foto: Reprodução Internet
Maggie precisou de quatro anos para se recuperar totalmente | Foto: Reprodução Internet
Em alguns momentos, durante os arremessos, Maggie parecia estar acordada. Mesmo assim, ela voltava a adormecer em seguida. Após sair do coma, a adolescente teve que aprender a fazer tudo de novo: andar, ler e até mesmo a falar. A recuperação total da jovem durou quase quatro anos.
Atualmente, Maggie joga no time de basquete da escola. "- Quando estou aqui fora, não penso muito no que passou...Mas quando lembro, penso que foi incrível ter jogado basquete mesmo em coma". diz a jovem. 
O Dia Online 

Preso é esfaqueado dentro de presídio em Guarabira; vítima foi socorrida e está internada

As informações ainda são poucas, mas dão conta de que houve um tumulto, nesta manhã de sábado (25), no presídio Velho da Guarabira. A confusão teria sido gerada pelos próprios apenados, e um teria sido perfurado com um objeto cortante.
Valdir Rodrigues da Silva, 25 anos, “Vando de Mocinha” foi levado para o hospital. A confusão aconteceu durante o banho de sol.

Portal Mídia Net

Psicóloga avalia tragédia em Queimadas: ‘Os autores são personalidades perversas’

“Em que sociedade estamos? Dormimos, saímos, e até comemoramos o aniversário de nossos próprios inimigos, e com eles. Que ironia! Não, não é ironia. Isso foi o que pudemos entender sobre o caso dos estupros e assassinatos na cidade de Queimadas, na Paraíba” , avalia a psicóloga Jackeline Nunes Alves Farias.
De acordo com ela, os fatos dessa barbárie, “só nos confirmam que estamos em uma sociedade nem tão moderna, nem tão ultrapassada, pelo o machismo, este seria o de menos nesse caso, estamos, entretanto, em uma sociedade onde os sintomas das perversões são vistos com clarezas nos fatos de violência, sejam com crianças, mulheres, homens, etc.”
Para Jackeline Nunes o prazer em presentear o irmão, em seu aniversário, com cenas de extremo sofrimento, evidencia, muito mais que uma sociedade machista, muito mais que uma sociedade moderna, de pessoas que pesam no inusitado como presente, para surpreender e agradar o outro... nos evidenciam sim, estruturas de personalidades perversas, psicopatas.
Segundo a psicóloga, para o psicopata não é o que é diferente, que me dar o prazer, e sim, ver o sofrimento do outro que me traz esta satisfação, gozo de uma cena prazerosa, e este prazer estaria exatamente em saber, em presenciar a dor daquele que pede para não morrer, como em um filme de terror, que tem como fundo musical, músicas de igrejas para abafar, sufocar os gritos do “abate”.
“A ausência de afeto, de remoço, o planejamento do cenário e das cenas, com requintes de crueldade, típicos dos psicopatas, onde poderíamos intitular tal tragédia, se fosse um filme, claro, e o é, só que da vida real, em psicopatas em ação, e não entendamos como caça e caçador, pois este seria da ordem da sobrevivência, e na psicopatia simplesmente pela ordem do prazer”, finalizou a psicóloga.

Paulo Cosme

Adolescente é perseguido e assassinado na frente do pai e na porta de casa

O adolescente Pedro Felipe Silva dos Santos de apenas 16 anos de idade foi assassinado a tiros na frente do pai no município de Cabedelo, região metropolitana de João Pessoa. O crime aconteceu no conjunto Renascer III.
Segundo informações da polícia por volta de 01h30 da madrugada deste sábado (25) o adolescente estava na rua quando foi abordado por dois homens que estavam numa moto traxx.
Pedro Felipe da Silva saiu correndo, mas foi perseguido e ao chegar na porta de casa ainda gritou pedindo para que o pai abrisse a porta, mas não deu tempo. Os desconhecidos se aproximaram e efetuaram vários tiros no adolescente que morreu na hora.
No momento dos disparos o pai de Pedro Ferreira estava abrindo a porta e viu o filho ser assassinado. Ao lado do corpo a polícia encontrou várias pedras de crack e várias cápsulas deflagradas de revólver calibre 38.
Durante as investigações a polícia tomou conhecimento de que a vítima era usuária de drogas, estava devendo aos traficantes e tinha passagem pela polícia por porte ilegal de armas.

Paulo Cosme\David Martins