Pages

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Pelo menos 5 crianças morrem de fome a cada minuto

Pelo menos 5 crianças morrem de fome a cada minuto

A organização não governamental (ONG) Salvem as Crianças divulgou nesta quinta-feira (16) relatório informando que a cada minuto morrem cinco crianças no mundo em decorrência da desnutrição crônica.

O documento adverte que cerca de 500 milhões de crianças correm risco de sequelas permanentes no organismo nos próximos 15 anos.

De acordo com a ONG, a morte de 2 milhões de crianças por ano poderia ser prevenida se a desnutrição fosse combatida.

O documento informa ainda que embora a fome tenha sido reduzida nas últimas duas décadas, pelo menos seis países são mais afetados – cinco estão na África e o sexto é a Coreia do Norte.

Pelos dados da organização, os países africanos - Congo, Burundi, Comores, Suazilândia e Costa do Marfim - têm os piores dados referentes à fome no mundo desde 1990. Situação oposta ocorre no Kwait, na Turquia, Malásia e no México, que conseguiram avançar e registrar melhorias.

60.000 ao dia:site mais acessado:Cuiabá:Várzea Grande:Policia MT:Confederação de policiais civis prepara greve nacional em abril

Brasília – A Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol) está “construindo” uma greve nacional da categoria para abril. O indicativo de greve foi aprovado no dia 10 pela diretoria executiva da confederação e por 25 representantes de associações filiadas. A eventual paralisação, contudo, vai depender do resultado das assembleias estaduais das associações de policiais civis, previstas para o dia 16 de março. Nos estados em que a greve for aprovada, os policiais civis cruzarão os braços no dia 19 de abril.


“Será um movimento pacífico e ordeiro, mas, se aprovado, vamos manter apenas 30% do efetivo em atividade nas delegacias, institutos de Criminalística e institutos médicos-legais, considerados essenciais”, adiantou à Agência Brasil o presidente da Cobrapol, Jânio Bosco Gandra. “Existem estados em que a negociação com o governo estadual está em curso e que podem decidir não aderir [ao movimento nacional]. Nos outros, esperamos que, até abril, os governos federal e estaduais estabeleçam canais de negociação”.


Já o vice-presidente da Federação Interestadual dos Policiais Civis das Regiões Centro-Oeste e Norte (Feipol), Ernani Lucena, acredita que metade das unidades da Federação não irá aderir ao movimento. “Muitos porque já estão encaminhando as negociações, outros porque não acreditam que a greve seja o caminho”, disse ele. E adiantou que Distrito Federal, Goiás, Tocantins e Mato Grosso sequer devem convocar assembleias.


O movimento, no entanto, já ganha corpo. Os policiais civis do Paraná decidiram fazer operação-padrão a partir de hoje (16). Os de Alagoas devem decidir ainda esta semana se adotarão a mesma estratégia como forma de pressionar o governo estadual para que a reivindicação por melhores salários seja aceita. 


“Por mais que as manifestações sejam organizadas localmente, refletem uma insatisfação que é nacional. É um fenômeno social, uma espécie de revolução que tem que ser estudada pois, para mim, indica que chegou o momento de fazermos uma reflexão profunda sobre a segurança pública nacional”, comentou Gandra.


Entre as principais reivindicações dos policiais civis, apontadas pela Cobrapol, estão a criação de um piso nacional e a aprovação da Lei Orgânica da Polícia Civil, que estabelece um plano de cargos unificado nacionalmente. "Uma lei nacional tem que dizer qual é a missão da Polícia Civil. Quais suas atribuições. É necessário modernizar o inquérito policial. Tudo isso passa pela necessária padronização das rotinas", disse ele.


Sobre a regulamentação do direito de greve dos policiais civis, Gandra disse que todos são funcionários públicos, de natureza civil e, por isso, estão sujeitos "à mesma legislação que regulamenta a greve no setor privado”.


Edição: Vinicius Doria

60.000 ao dia:site mais acessado:Cuiabá:Várzea Grande:Policia MT:Corpo de empresário é preparado para ser levado para Goiás

O corpo do empresário Carlos Garcia Bernardes, de 62 anos, um dos sócios da construtora Encomind, que de acordo com as primeiras informações da polícia, teria se matado, no início da noite de sexta-feira (17), em sua casa de veraneio no condomínio luxuoso Morro do Chapéu, localizado no Lago do Manso, deve ser levado ainda hoje para Goiânia, Goiás. O corpo do empresário saiu, agora há pouco, da Capela Jardins, em Cuiabá e seguiu direto para a Funerária Dom Bosco onde será preparado para a viagem.O corpo do empresário deve ser cremado, já que era um pedido dele.
O caso
Carlos foi encontrado pela família com três perfurações de faca, sendo um corte profundo no pescoço e dois na região do abdômen. Ao lado dele foi encontrado uma carta de despedida, onde disse que estava consciente pelo que estava fazendo e pediu perdão para a família e para Deus pela sua decisão.
Na carta, Carlos fez seu último pedido para que seu corpo seja cremado e suas cinzas jogadas em outra cidade, menos Cuiabá. Familiares acionaram a polícia que ao chegarem no local constataram o crime como sendo suicídio. Entretanto, a delegada Elaine da Silva Moraes responsável pelo caso abriu inquérito para investigar e confirmar a tese de suicídio. “Vamos investigar para concluir o caso com precisão. Tudo indica que foi suicídio, mas precisamos investigar e comprovar através dos exames”, afirmou a delegada.
Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a família contou a polícia que o empresário tinha histórico de depressão, e que eles acreditam que tenha sido suicídio.
O motorista de Carlos foi quem arrombou a porta do quarto. A família estava se preparando para retornar para Cuiabá, mas como Carlos não saía do quarto e, nem respondia, resolveram arrombar a porta. A faca utilizada no crime também foi encontrada ao lado do corpo do empresário.
A Polícia Civil de Chapada dos Guimarães investiga o caso, sob o comando da delegada Elaine da Silva. A família está em estado de choque é não quer se pronunciar sobre a tragédia.

Riva diz que Zuquim não conhece Lei do Zoneamento

A lei aprovado pela AL/MT em dezembro de 2010.A lei aprovado pela AL/MT em dezembro de 2010.
THIAGO ITACARAMBY

O governo de Mato Grosso irá recorrer da suspensão do Zoneamento Socioeconômico Ecológico de Mato Grosso (ZSEE-MT). A decisão foi proferida nesta quinta-feira (16) pelo juiz titular da Vara Especializada do Meio Ambiente, José Zuquim Nogueira. Na próxima semana – após recesso de carnaval – a Procuradoria Geral do Estado (PGE) vai se pronunciar sobre o assunto. Segundo informações da Secretaria de Comunicação do Estado (Secom), o estado irá recorrer da decisão.

Uma liminar pleiteada pelo Ministério Público Estadual (MPE) deferiu a suspensão dos efeitos dos dispositivos da Lei Estadual nº 9.523/2011, que instituíram o ZSEE-MT. No entendimento do magistrado, a conversão dos ambientes naturais e o uso inadequado do território na forma proposta na lei, afetarão, consideravelmente, a disponibilidade de água e biodiversidade. Além de gerar consequências para produção agrícola.

De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado José Riva (PSD), a decisão traz uma série de prejuízos ao estado. “É uma decisão injusta que penaliza toda a sociedade. Como é possível contar com um promotor que se quer participou das audiências e seminários”, questionou o parlamentar.

Vale destacar que a AL/MT discutiu amplamente o assunto com a população, em especial, os agricultores e demais agentes do campo. O zoneamento em sua essência irá definir áreas disponíveis para abertura de agroindústrias e propriedades rurais sem afetar o meio ambiente.

“Lógico que o Zoneamento não ficou como todos querem, mas foi buscado o equilíbrio. Diante disso é incapaz de mobilizar e favorecer a todos. Com a decisão levamos em conta que o promotor infelizmente não tem conhecimento do que se trata”, alfinetou José Riva. O parlamentar disse ainda que o assunto será discutido internamente com a Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais da Casa para tomada de medidas cabíveis.

O Zoneamento foi aprovado pela Assembleia Legislativa em dezembro de 2010 e sancionado pelo governador Silval Barbosa (PMDB), em abril de 2011.

A DECISÃO

O MPE alega que os estudos técnicos que teriam dado lastro à elaboração do Zoneamento são inconsistentes, além de repletos de erros metodológicos, já que não foram atendidas as normas procedimentais previstas no Decreto Federal 4.297/2002, que estipula orientações relacionadas ao Zoneamento ambiental.

Em sua decisão, Zuquim ressalta que o ZEE é um instrumento voltado para a melhoria da questão ambiental e comprometido com a manutenção do capital e dos serviços ambientais dos ecossistemas, sobretudo, com o desenvolvimento sustentável.

Ao analisar os argumentos ministeriais e os documentos colacionados na ação, o magistrado concluiu que o ZEE não seguiu a forma procedimental prevista no Decreto Federal 4.297/02, e que os estudos e diagnósticos técnicos que lhe nortearam não são condizentes com a realidade de Mato Grosso.

60.000 ao dia:site mais acessado:Cuiabá:Várzea Grande:Policia MT:Tráfico de drogas movimentou delegacias no Carnaval

Polícia apreendeu quantidade de drogas em Leverger
DA REDAÇÃO
O trabalho de policiais civis e militares de plantão nas cidades com folia de momo próximo da Capital não tiveram muito trabalho na primeira noite de plantão. O movimento maior ocorreu em Santo Antonio do Leverger, onde seis pessoas foram levadas para a Delegacia, sendo três presos por tráfico, dois por uso e um por embriagues ao volante. Os traficantes estavam com pequena quantidade sendo flagrados por policiais militares.

Em Poconé, o jovem Vanderson Alves de Oliveira, de 18 anos, foi preso com quatro trouxinhas traficante na praça onde realiza a festa de carnaval. “Foi tranqüilo aqui (em Poconé). Apenas essa ocorrência de maior vulto”, informou o delegado João Alencar que ficou a noite de sábado e madrugada de domingo de plantão naquela cidade.

Em Nossa Senhora do Livramento, também uma prisão por tráfico e 12 ocorrencias, todas de pequeno vulto. “Todos estavam na festa de Carnaval”, explicou um policial plantonista.

Em Chapada  dos Guimarães, foram registradas apenas quatro ocorrências, todas de pequeno vulto. Não houve prisão em flagrante naquela cidade que teve uma noite de sábado movimentada. Em Barão de Melgaço, apenas o registro de uma ocorrência.

O sistema de plantão deverá continuar até a próxima terça-feira, segundo a Secretaria de Segurança Pública.

60.000 ao dia:site mais acessado:Cuiabá:Várzea Grande:Policia MT:Pátio, Riva, Mutum e Mohamed reúnem à portas fechadas.

O Presidente da Assembléia Legislativa, Deputado Estadual José Riva(PSD), esteve em Rondonópolis na última segunda-feira(13/02), para cumprir agenda na articulação do pré-projeto da pré-candidatura do Vereador Mohamed Zaher(PSD) á Prefeito . Ma o que chamou à atenção mesmo foi uma reunião no final da tarde no Gabinete do Prefeito Zé Carlos do Pátio, entre o Prefeito, Deputado Riva, Vereador Miltum Mutum(PSD) e Vereador Mohamed Zaher. A reunião cercada de mistérios, durou aproximadamente 40 minutos e , depois todos sairam em silêncio sem dizer nada sobre a pauta discutida. O Deputado Estadual José Riva pode estar intermediando uma aproximação entre PSD e PMDB com vistas ás próximas eleições de outubro. O Vereador Mohamed Zaher(PSD) pré-candidato à Prefeito pelo PSD, é um duro crítico da gestão de pátio e isto poderia estar dificultando à aproximação entre as duas legendas. De acordo com analistas de plantão, o PMDB poderia estar cedendo a vaga de Vice na chapa majoritária que teria Pátio como candidato à reeleição, e que o nome de Zaher enfrentaria certa resistência dentro da cúpula peemedebista. O PSD que sempre teve postura de oposição à gestão de Pátio, começou recentemente à adotar uma identidade diferente participando inclusive de fórum suprapartidário idealizado pelo Deputado Federal Carlos Bezerra(PMDB). Agora a grande questão será com relação ao perfíl que será adotado pelo PSD de Rondonópolis de agora em diante. O PSD será de fato oposição, ou situação?

60.000 ao dia:site mais acessado:Cuiabá:Várzea Grande:Policia MT:PM apreende microônibus com foliões e muita cocaína

Veículo com drogas saiu do bairro Dom Aquino em direção a Santo Antonio de Leverger
DA REDAÇÃO
Policiais militares apreenderam um microônibus com 22 pessoas, que saíram do bairro Dom Aquino, em Cuiabá, para curtir o Carnaval em Santo Antonio do Leverger, na região do Pantanal de Mato Grosso, na noite de sábado (18).

Ao fazerem a revista, os policiais encontraram, no corredor do veículo, vários pacotes com entorpecentes, num total de 22 trouxinhas.

De lá, o motorista teve que mudar o trajeto e levar o microônibus para o Plantão Metropolitano da Capital.

Segundo os policiais, além de vários jovens que pretendiam brincar o Carnaval, havia traficantes que iriam aproveitar o momento para vender entorpecentes naquela cidade, onde o movimento de foliões era grande, desde o início da noite de ontem.
O motorista disse que o microônibus foi fretado e ele deveria retornar ao bairro com as mesmas pessoas, já no final da madrugada. Ele disse desconhecer a presença de traficantes no coletivo.
Como não foi possível descobrir com quem estava a droga, os policiais apreenderam a pasta-base de cocaina e liberaram os passageiros.
A detenção ocorreu por volta das 22 horas e o ônibus só foi liberado no início da madrugada deste domingo (19).
Muitos foliões resolveram ficar mesmo em casa, retornando ao bairro Dom Aquino.
Conforme o delegado plantonista Celso Renda Gomes, não foi possível identificar os traficantes que estavam com o entorpecente.

“Durante a revista, quem estava com a droga se livrou dela, jogando-a no corredor do ônibus”, explicou.
Os militares explicaram que todo ônibus fretado que sai dos bairros para alguma cidade em que haja evento carnavalesco estão sendo revistados.

60.000 ao dia:site mais acessado:Cuiabá:Várzea Grande:Policia MT:Rapaz perde controle de moto e morre em estrada de MT, diz polícia

Um motociclista de 26 anos morreu na tarde deste sábado (18) depois de perder o controle da moto que pilotava na Rodovia Palmiro Paes de Barros (MT-040), que liga Cuiabá a cidade de Santo Antônio de Leverger.
Segundo a Polícia Militar de Mato Grosso, o jovem estava em alta velocidade disputando um “racha” com outro motociclista. No entanto, no meio do trajeto, ele perdeu o controle da direção, caiu e morreu. O outro homem não sofreu acidente e foi detido pela polícia para prestar esclarecimentos.

60.000 ao dia:site mais acessado:Cuiabá:Várzea Grande:Policia MT:Rapaz é assassinado a facadas e supeitos detidos em Alta Floresta

Fonte: Só Notícias/Weverton Correa

Um jovem foi assassinado, esta madrugada, em Alta Floresta. De acordo com a Polícia Militar, Marco Henrique do Nascimento, de 21 anos, foi atingido por uma facada, por volta das 5h15, na rua Araújo, Setor Industrial. Ele chegou a ser socorrido e levado ao hospital, mas não resistiu.

Segundo a PM, pessoas informaram terem visto a vítima discutindo com mais dois rapazes. A versão é de que um deles teria se aproximado e aplicado o golpe. Dois suspeitos, de 23 e 17 anos,  vistos correndo pela região, foram detidos. As causas que teriam motivado o crime ainda são desconhecidas. O caso é investigado.

O horário e local de sepultamento de Marco Henrique ainda deverão ser confirmados.

60.000 ao dia:site mais acessado:Cuiabá:Várzea Grande:Policia MT:Município está correndo atrás, garante Seminfe


Diretor de Serviços Urbanos e Limpeza da Secretaria de Infraestrutura (Seminfe) de Cuiabá, Leonardo Oliveira informou que a administração municipal ampliou a produção de mudas visando a arborização de espaços públicos localizados na cidade, especialmente, na área central. “Começamos a produzir cinco mil mudas frutíferas e ornamentais, além de reforçar o pessoal para o trabalho de plantio e arborização. Ainda neste mês iniciamos o trabalho”, disse.

A escolha das espécies é feita dentre as que possuem, especialmente, copas frondosas, entre outros. “Geralmente, é feito o plantio de mudas que fazem mais sombras”, comentou. O nome das espécies não foi informado.

Porém, Leonardo Oliveira destaca que várias dessas mudas são arrancadas e destruídas por vândalos ou em ocorrências de acidente de trânsito. “Já começamos um trabalho de reposição dessas plantas, inclusive da grama, pois há motoristas que estacionam o carro em canteiro central, o que é proibido, e destroem todo o capim”, observou.

Ele informou ainda que o órgão municipal vai fazer um levantamento na área região central, especialmente ao longo de avenidas como a Historiador Rubens de Mendonça (CPA), por onde irá passar o modal Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Ele também garantiu que é desenvolvido um trabalho de educação ambiental nas unidades de ensino da rede municipal.

60.000 ao dia:site mais acessado:Cuiabá:Várzea Grande:Policia MT:Polícia prende menores que passariam droga a detentos em Nova Mutum

Fonte: Só Notícias/Marcio Uhde, de Nova Mutum

Dois menores (idades não reveladas) foram apreendidos, ontem, em frente a cadeia de Nova Mutum. Eles são suspeitos de tentar repassar 50 gramas de maconha aos detentos. Segundo policiais militares, o entorpecente estava dentro de um pão francês que seguiria junto a uma sacola de bolachas.

Os dois foram encaminhados a delegacia municipal e liberados. Eles estavam em uma motocicleta e cerca de R$ 300, também foi encontrado. Os materiais foram apreendidos.

60.000 ao dia:site mais acessado:Cuiabá:Várzea Grande:Policia MT:PM intensifica fiscalização durante folia no sul de MT

A Polícia Militar intensificou a fiscalização em Rondonópolis durante o período de carnaval. Na Rondofolia, festa que está sendo realizada no antigo aeroporto Municipal José Salmen Hanze, a PM registrou nesta sexta-feira, primeiro dia de folia, apenas uma ocorrência. Três homens foram encaminhados ao Centro de Segurança e Cidadania (Cisc) depois de uma briga no local. De acordo com as informações, os rapazes já foram liberados. 

Já na cidade, a PM prendeu duas duplas que praticavam roubos e furtos durante a noite de ontem nos bairros Jardim Tropical, Monte Líbano e Sumaré. Cláudio José de Araújo Madeiros, de 32 anos, e Ledmar Franscisco Pereira, de 35, foram presos em flagrante depois de praticar um furto a uma residência. Foram recuperados um notebook, algumas jóias e duas carteiras com documentos de identidade. 

A outra dupla presa - Edson Pereira de Souza, de 25 anos, e Eronildo dos Santos Vidal de 21 - roubava estabelecimento comercial, de onde levou roupas e dinheiro. 

A Polícia Militar também prendeu em flagrante nesta sexta-feira, Nivaldo de Oliveira Pinto, de 22 anos, e Valdeir Araújo de Aquino, de 20, por tráfico de drogas. Eles fariam a entrega de entorpecentes a um caminhoneiro na Vila Adriana. 

Por meio de uma denuncia anônima, a PM foi informada que os rapazes estariam comercializando entorpecente em um posto de combustível na região. A polícia também apreendeu 16 petecas de cocaína com os acusados. 

Em depoimento no Cisc, os rapazes declararam que compraram o material por R$ 10 cada peteca e iriam vendê-las por R$ 20 cada unidade, para um caminhoneiro, na região onde foram encontrados pelos policiais. 

Estradas 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Rondonópolis registrou no primeiro dia de feriado prolongado, três acidentes envolvendo veículos de passeio. 

Um deles ocorreu na BR 364, o outro no perímetro urbano da cidade e o terceiro na região da Farinha de Osso. De acordo com informações da PRF, nenhum dos passageiros se feriu gravemente e os acidentes ocorreram por falta de atenção. A polícia rodoviária alerta para que os motoristas estejam mais atentos ao volante, principalmente neste período de festas. 

60.000 ao dia:site mais acessado:Cuiabá:Várzea Grande:Policia MT:Taxistas do aeroporto se recusam a transportar moradores de VG; Poder Executivo municipal não toma providências

 VG Notícias
Taxistas do aeroporto se recusam a transportar moradores de VG; Poder Executivo municipal não toma providências
 

Há quase um ano após a reportagem publicada no VG Notícias sobre o desrespeito dos taxistas do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, com os passageiros que pegam o táxi com destino a “Cidade Industrial” o problema não foi solucionado e ainda continua lesando outros consumidores. 
Ontem (17.02) o site recebeu a denúncia da comerciante Orlene Fortaleza de Morais, que desembarcou na madrugada de quinta-feira (16.02), no vôo 1372 de São Paulo da empresa aérea Gol. A comerciante contou à reportagem, que desembarcou com diversas bagagens – ao solicitar o táxi placa KAD-9965, e informar o destino, o taxista simplesmente a ignorou e se recusou a transportá-la. Indignada, Orlene disse que tentou reclamar seus direitos, já que o serviço é uma concessão pública, mas não tinha nenhum fiscal para que intercedesse por ela. 
 
De acordo com ela, a falta de respeito do taxista foi imensa e, além disso, Orlene esperou aproximadamente 30 minutos para que outro taxista a levasse. Esta não é a primeira vez que a passageira passa por este constrangimento, conforme ela, as viagens a São Paulo são realizadas uma vez ao mês e todas as vezes que precisa de um táxi, sofre com o descaso.
 
Mas o problema parece não incomodar o poder público, o VG Notícias entrou em contato com o assessor especial do prefeito de Várzea Grande, coronel Orestes Oliveira, que informou que já teve conversas informais com o presidente da Cooperativa de táxis de Várzea Grande, José Luis e com o presidente do Sindicato, Divino Mendes, mas que não notificou oficialmente os responsáveis pelas atitudes. 
 
“Já chamei os dois aqui e conversei com eles, que prometeram tomar uma atitude, mas ainda não notifiquei ainda. Eles prometeram verificar o sistema de câmera para descobrir quem é o motorista”, disse Orestes. 
 
Segundo informações da coordenadora municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/VG), Cintia Laureano Lima, nenhuma denúncia foi encaminhada ao Procon, mas que a partir do momento que o consumidor encaminhar denúncia, todas as providências serão tomadas. 
 
“Neste caso, o consumidor terá que encaminhar ao Procon a denúncia, encaminharemos a fiscalização ao local, no caso no aeroporto de Várzea Grande e abriremos um processo administrativo para apurar as denúncias. Após o processo, podemos aplicar uma multa”, explicou a coordenadora.
 
Apesar de a coordenadora afirmar que nenhuma reclamação foi feita ao Procon, não é verdade, a reportagem do VG Notícias já foi vítima dos taxistas do Aeroporto, já reclamou no Procon,  na Infraero e também na Superintendência de Transportes de Urbanos de Várzea Grande (STU) e nenhuma providência foi tomada. Os comentários nos bastidores dão conta que as providências não são tomadas porque a maioria da concessão pertence a alguns vereadores da cidade.
 
A reportagem do VG Notícias entrou em contato com a Promotoria de Justiça do município, e conversou com o promotor Rodrigo Araújo que pediu que a denúncia fosse encaminhada para providências. Clique aqui e confira matéria relacionada.
 
Até o momento, a Infraero não tomou nenhuma atitude para coibir o desrespeito aos passageiros e, tampouco, se dignou a respondeu a a reclamação a passageira. Apenas o email, há quase dois anos. Confira abaixo.
 

por Izabella Araújo/VG Notícias

60.000 ao dia:site mais acessado:Cuiabá:Várzea Grande:Policia MT:Mãe acusada de raptar o próprio bebê foi presa no Mato Grosso

O chefe de investigação da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, Joatan Gonçalves, confirmou: o bebê, Marcos Vinícius, raptado pela própria mãe, Auriani Francisca Silva Barbosa, foi encontrado após cinco dias sendo procurado. Estava em uma residência na cidade de Mato Grosso do Sul.
Auriani Francisca, após ter perdido a guarda da criança, levou Marcos Vinícius, de apenas seis meses de vida, de dentro do Lar da Criança. Após o bebê ter sido raptado, o DPCA em Teresina foi acionado e enviou notas com a foto da mãe e do bebê para toda a imprensa e Polícia no Brasil.
Ela foi encontrada após denúncia anônima e a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul prendeu a acusada de ter raptado o próprio filho. Joatan, que chegou a ficar todos esses dias empenhado apenas neste caso, "até mesmo sem comer e dormir direito", explicou como foi toda a prisão da mulher com o bebê.
Após informações de que Auriani tinha ligações com pessoas nas cidades de José de Freitas e Campo Maior, a DPCA, sob o comando de Joatan, passou a investigar todos os passos dela. Descobriu que teria ligação com o estado do Mato Grosso e acionou policiais de lá. Foi quando um informante disse onde ela estava e pediu que a Polícia mais próxima agisse. 
Foi presa na cidade de Pedra Preta e encontrada em flagrante pelo policial de nome Lucas. Tentou fugir, mas não foi possível. Joatan Gonçalves conseguiu uma ordem judicial para trazer a criança de volta. O bebê está em um abrigo do estado do Mato Grosso do Sul e deve voltar para o Lar da Criança. Os avós já entraram na briga pela gaurda do bebê. O chefe de investigação só lamentou que a Justiça não liberou ordem judicial para trazer a mãe acusada de rapto também presa. Uma equipe da DPCA estará se deslocando para Mato Grosso do Sul para trazer o bebê. A mãe deve esperar até o fim das investigações sem a guarda do bebê.

60.000 ao dia:site mais acessado:Cuiabá:Várzea Grande:Policia MT:PM recupera 4 veículos roubados em Várzea Grande

PM de olho na ação dos criminososPM de olho na ação dos criminosos
DA REDAÇÃO

O 4º Batalhão da Polícia Militar de Várzea Grande localizou neste domingo (19) quatro veículos roubados. De acordo com o oficial de dia do Batalhão, Aspirante Gleison dos Santos, os três carros e a moto foram levados pelos ladrões de sexta até a manhã de hoje.

Todos os veículos, segundo o Aspirante, foram recuperados por meio de denúncia de moradores. Um dos casos curiosos foi o de uma L200, branca, placa JZQ 3694, que foi encontrada em um matagal próximo ao bairro São Simão.

Os policiais, ao chegarem ao local, encontraram outro veículo. Uma Silverado, placa AGE 2851. “Chegamos até o local por causa da L200 e encontramos a Silverado com o motor ainda quente”, relatou o Aspirante.

De acordo com o levantamento da PM, a Silverado foi roubada por volta das 10h da manhã deste domingo no bairro Ipase. Os dois veículos foram encontrados por volta das 11h.

Os outros dois veículos recuperados pela polícia foram um corsa prata, placa JYV9510, encontrado no Jardim Imperador e uma motor Broz, cor vermelha, que foi roubada na noite de sexta-feira (17) no Jardim Paula, também em Várzea Grande.

60.000 ao dia:site mais acessado:Cuiabá:Várzea Grande:Policia MT:Primeiras obras de desbloqueio ficam prontas em março

Obras de desbloqueio facilitar o trânsito e garantir a construção de viadutos para a Copa de 2014
CARLOS MARTINS
DA REDAÇÃO
A previsão da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo FIFA-2014 (Secopa) é que as primeiras obras de desbloqueio estejam concluídas até o final de março. Estão em andamento às obras de duplicação da Avenida Vereador Juliano Costa Marques, o prolongamento da Avenida Jurumirim e a construção da ponte sobre o córrego Gumitá.
Uma vez concluídas, estas obras serão importantes vias alternativas para o escoamento do tráfego quando forem iniciadas as grandes obras de mobilidade urbana, entre elas a duplicação da avenida Fernando Correa da Costa e a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que ligará Várzea Grande a partir do Aeroporto Marechal Rondon até Cuiabá, no CPA.
De acordo com o secretário Eder Moraes, as obras estão sendo realizadas dentro do previsto. "As intervenções entregues servirão para auxiliar o tráfego de veículos para as grandes obras que virão logo na sequência. Está sendo construído tudo dentro de um cronograma, no que depender do Governo do Estado as obras serão entregues no prazo estipulado", afirmou o secretário, que tem fiscalizado as obras juntamente com integrantes da Comissão de Acompanhamento das Obras da Copa da Assembleia Legislativa, que é presidida pelo deputado Sérgio Ricardo.
Juliano Costa Marques
As obras de duplicação da Avenida Vereador Juliano Costa Marques tem um trecho de 3.120 metros de extensão e vai da Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA) até a entrada da Avenida dos Trabalhadores. Quando estiver pronta, ajudará a desafogar o trânsito da Avenida do CPA e a Avenida Aclimação, na região do Shopping Pantanal.
Por causa das obras de duplicação, periodicamente a Avenida Vereador Juliano Costa Marques vem sendo interditada, como ocorreu nesta última semana entre quarta-feira e domingo. É que está sendo executada a drenagem da via atual e da nova pista em implantação. A assessoria da Secopa tem informado as datas de interdição orientando os motoristas.
Avenida Jurumirim
Com 1,2 km de extensão e orçado em R$ 1,2 milhão, o projeto prevê a complementação da pavimentação da Avenida Jurumirim e das Ruas B, C, D, Minas Gerais e Tancredo Neves (entre as avenidas Jurumirim e Doutor Ulisses Guimarães). A complementação da Jurumirim até o bairro Morada da Serra atende a necessidade de ser usada como binário com a avenida dos Trabalhadores, que passará (depois da conclusão da Jurumirim) a ser uma via de mão única.
Córrego Gumitá
Com investimento de R$ 1,2 milhão, a ponte em concreto terá 30 metros de extensão e 12,8 metros de largura. Quando estiver concluída, a ponte que está sendo construída sobre o córrego Gumitá será uma alternativa para desafogar o tráfego de veículos na Avenida dos Trabalhadores interligando os bairros Novo Mato Grosso e Três Lagoas. Com investimento de R$ 1,2 milhão, a obra terá 30 metros de extensão e 12,8 metros de largura.
Aguardando desapropriação
Além destas obras já iniciadas, já foram licitadas outras importantes obras de desbloqueio que aguardam o desfecho dos processos de desapropriação. São as obras de duplicação da Rua Barão do Melgaço, no trecho entre a Miguel Sutil e a Avenida 8 abril com extensão de 1,311 metros e valor orçado em R$ 2,53 milhões; a alteração viária na Rua das Mangueiras (próximo ao 9º BEC), trecho entre a Avenida Carmindo Campos e Fernando Correa da Costa, com extensão de 814 metros e valor de investimento de R$ 944 mil; e ainda o alongamento da Rua B e duplicação da Avenida Senegal (atrás do Shopping Pantanal), trecho Bosque da saúde, com extensão de 1.400 metros.
Segundo a assessoria de imprensa da Secopa, os laudos referentes às desapropriações já foram feitos e a fase atual é de negociação com os proprietários cujas áreas serão desapropriadas para a execução das obras.

60.000 ao dia:site mais acessado:Cuiabá:Várzea Grande:Policia MT:Servidor do DNIT que liberou obra em Várzea Grande na gestão de Jaime Campos é demitido por irregularidades


O servidor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), engenheiro Francisco Augusto Pereira Desideri, foi demitido, ontem, ao final de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) instaurado pela Controladoria-Geral da União (CGU), que apurava os indícios de enriquecimento ilícito e outras irregularidades praticadas pelo funcionário público. Em 2009, o Ministério Público Federal (MPF) pediu à justiça que ele juntamente com outros dois servidores do antigo Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER), atual Dnit, e mais o ex-prefeito de Várzea Grande e atual senador, Jayme Campos (DEM), fossem responsabilizados pelo superfaturamento de uma obra realizada naquele município, no ano de 1998, e devolvessem a quantia aos cofres público. O processo ainda está em tramitação.

Em 1998, durante o segundo mandato como prefeito de Várzea Grande, Jayme Campos firmou um convênio com o Ministério dos Transportes para a adequação das rodovias BR 070/163/364/MT na travessia urbana da cidade de Várzea Grande, na avenida Ulisses Pompeu de Campos, entre os quilômetros 520,50 e 522,80. Desideri juntamente com os outros dois servidores do extinto DNER foram os responsáveis pelas análises e aprovações de custo da empresa vencedora da licitação.

No entanto, o servidor foi expulso do serviço federal por outro processo. O PAD, recomendado pela comissão encarregada da sindicância patrimonial, foi instaurado em agosto de 2010. De acordo com a assessoria de imprensa da CGU, o servidor praticou as irregularidades quando ocupava o cargo de gerente na Diretoria de Infraestrutura Terrestre do Dnit. "Ao longo do PAD e da sindicância patrimonial que o antecedeu, o acusado não conseguiu explicar a movimentação financeira (sobretudo depósitos efetuados em sua conta) e o aumento patrimonial, incompatíveis com seus rendimentos. O enriquecimento ilícito viola o artigo 132 da Lei nº 8.112/1990, o estatuto do servidor público federal", aponta a assessoria do órgão federal.

As alegações apresentadas pelo servidor em sua defesa não eram compatíveis com as declarações prestadas à Secretaria da Receita Federal nem com o resultado das investigações feitas pela área de inteligência da CGU. Além disso, o servidor exerceu, concomitantemente à sua função pública, a administração de uma empresa privada, infringindo, dessa forma, outra lei federal. Fonte: Só Notícias 

60.000 ao dia:site mais acessado:Cuiabá:Várzea Grande:Policia MT:Cuiabá e Várzea Grande registram cinco casos de estelionato por dia

Da Redação
Ocorrências de estelionato consumado em Cuiabá e Várzea Grande tiveram aumento de 36% no período de 1 ano. São pelo menos 5 novos casos registrados por dia. Atualmente, dos mais de 3 mil boletins de ocorrência por este crime, tentado ou consumado, que serão analisados, no máximo 2% se transformarão em inquéritos policiais. Falta de estrutura, interesse das vítimas e nenhuma hipótese em se chegar aos criminosos estão entre os motivos para que os casos não sejam investigados.
Boa parte das ocorrências trata de fraudes bancárias. São gastos indevidos, movimentações financeiras, compras feitas com uso de documento falso em que as pessoas procuram a Polícia apenas para obter um documento que garanta seu ressarcimento. Isto feito, passa a ser vítima o banco, que não tem interesse nenhum em prosseguir com a ocorrência, uma vez que o dinheiro perdido pela instituição possui seguro.
Estudiosa do assunto, atendendo ocorrências do tipo há cerca de 14 anos, a delegada Valéria Pimenta destaca que ainda há dúvidas entre juristas e a população sobre o que de fato é considerado estelionato. Explica que, pelo Código Penal, o crime é tipificado por meio de um tripé, o uso de ardil, a obtenção de vantagem ilícita por parte do autor e o prejuízo da vítima.
Atualmente, existem vários tipos de golpe na praça, novos ou até mesmo antigos com algumas evoluções, mas todos com um ponto em comum, o oferecimento de uma vantagem para as vítimas, que em muitos casos acabam concorrendo para o crime motivadas pela ganância.

60.000 ao dia:site mais acessado:Cuiabá:Várzea Grande:Policia MT:Jovens são baleados durante a madrugada em Várzea Grande


Arma de fogo foi usada em VG para disparo contra garotos
DA REDAÇÃO
Dois jovens foram baleados durante a madrugada deste sábado em Várzea Grande quando voltavam para suas respectivas residências. Nos dois casos, motociclistas passaram atirando contra as vítimas que foram levadas ao Pronto Socorro de Várzea Grande onde estão internadas em observação.

No bairro Monte Castelo, Danilo Antônio da Silva, de 18 anos, foi atingido por um tiro nas costas quando saía de uma igreja e retornava para sua casa.

Testemunhas disseram que o jovem caminhava pela rua quando passou dois homens numa motocicleta e o que estava na garupa atirou e o baleou nas costas. Em seguida, os criminosos fugiram em alta velocidade em direção a rodovia. A tentativa de assassinato ocorreu, por volta da meia noite e meia.

No bairro Vitória Régia, Jonathan Ibarrola Matozo, de 22 anos, foi atingido por três tiros quando caminhava pela avenida principal do bairro. Ele foi cercado por um motociclista que sacou um revolver e atirou três vezes.

Baleado nas costas e abdome, o jovem foi levado ao Pronto Socorro de Várzea Grande onde ficou em observação. O crime ocorreu, por volta da 1 hora da madrugada.

As duas tentativas de homicídio estão sendo investigadas pela Delegacia Municipal de Várzea Grande.

60.000 ao dia:site mais acessado:Cuiabá:Várzea Grande:Policia MT:Em 2011, trânsito da Grande Cuiabá matou 304 pessoas em acidentes

O presidente da Comissão de Direito de Trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Mato Grosso (OAB/MT), Thiago França, apresentou, recentemente, dados que demonstram uma realidade assustadora quanto às ocorrências de trânsito na região metropolitana de Cuiabá. Conforme dados do Batalhão de Trânsito, no ano passado foram lavrados 119 mil autos de infração e 304 pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito em Várzea Grande e na capital.

“Números absurdos como esses fazem do trânsito a segunda causa de saúde pública e sexta causa de internação hospitalar no Brasil”, alertou o advogado ao cobrar do Executivo Municipal a instalação, de forma emergencial, de radares eletrônicos em Cuiabá.

Conforme o representante da OAB, o pronto-socorro da capital atendeu, somente em 2011, cerca de 10 mil politraumatizados. “Para se ter uma idéia, em dezembro de 2011, foram atendidos 746 motociclistas envolvidos em acidentes de trânsito”.

Thiago alerta ainda para o fato de que o alto índice de acidentes de trânsito acarreta um maior dano ao erário e que a instalação dos radares, comprovadamente, diminuiria os gastos. 

“Hoje, lombadas eletrônicas, radares fixos, móveis, estáticos, “pardais”, fazem parte do cotidiano brasileiro. Sem dúvida não é a forma ideal de educar, mas é efetiva. É importante deixar claro, também, que nenhum país desenvolvido no mundo conseguiu enquadrar o seu trânsito sem usar de forma firme a educação e a represssão, que acabam sendo extremos de uma mesma corrente”, assegurou.

Diante dos dados apresentados pelo advogado, a OAB tem se posicionado favorável a implantação dos radares, em Cuiabá. No ano passado a Prefeitura de Cuiabá assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público, que até o momento não foi cumprido e já há uma liminar do Judiciário que determina a instalação imediata, mediante o risco do pagamento de multa diária de R$ 5 mil/dia.

60.000 ao dia:site mais acessado:Cuiabá:Várzea Grande:Policia MT:Prefeito interino vai licitar radares eletrônicos em Cuiabá

Presidente da Câmara assume cargo de prefeito interino da Capital por 10 dias

MidiaNews
Clique para ampliar 
Júlio deve decretar a instalação dos radares, para os quais Galindo não ligou
RAFAEL COSTA
DA REDAÇÃO
Após ser confirmada sua posse no cargo de prefeito de Cuiabá pelo período de 10 dias, o presidente da Câmara Municipal, vereador Júlio Pinheiro (PTB), informou que não haverá conjunto de medidas polêmicas semelhante à sua primeira passagem à frente do Palácio Alencastro que culminou na concessão da Sanecap (Companhia de Saneamento da Capital). “Não vai ter polêmica alguma. Vou ser a versão Júlio Pinheiro paz e amor”, afirmou.

Conforme o parlamentar, sua prioridade é viabilizar o edital de licitação para contratação de uma empresa que vai instalar radares eletrônicos em Cuiabá. De acordo com o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) que o município firmou com o MPE (Ministério Público Estadual), trata-se de uma medida para impor limites aos acidentes de trânsito.

“Na quarta-feira (22), vou convocar o procurador geral do município, Fernando Biral, e determinar que seja feita a formulação deste edital de licitação. A minha ideia é entregar o cargo com todos requisitos preenchidos para iniciarmos o processo de instalação de radares eletrônicos. Cuiabá não pode tolerar um trânsito tão violento como está”, afirmou.

Questionado se vai assinar o contrato do município com a empresa CAB Ambiental, empresa que se dispõe a investir R$ 6,5 bilhões no sistema de água e esgoto de Cuiabá, após sagrar-se vencedora da licitação feita pela Prefeitura de Cuiabá, Júlio Pinheiro afirmou que está descartada essa medida.

“Em hipótese alguma vou aceitar. Isso vai dar a impressão de que o Galindo transferiu essa responsabilidade para a minha pessoa. Se o prefeito não assinar antes de deixar o cargo, não vou tomar essa medida”, disse.

Em relação aos secretários municipais que têm a disposição de concorrer nas eleições de outubro, Pinheiro afirmou que não  vai exonerá-los, conforme chegou a defender na tribuna do Legislativo. “Não vou demitir ninguém, mas, espero que todos andem na linha porque estou chegando com carta branca”, destacou.

Dentro da linha “paz e amor”, o parlamentar promete medidas que considera benéficas ao município. “Vou aumentar o salário dos servidores comissionados e reformar o Estádio do Dutrinha”, comentou. No entanto, Pinheiro não soube informar qual valor será dado de reajuste salarial e tampouco a quantidade de servidores que serão beneficiados.