Pages

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Chico Galindo:PTB:Empresa ainda não pode assumir saneamento em Cuiabá

Fonte: A Gazeta

O prefeito Chico Galindo (PTB) está proibido de repassar o saneamento de Cuiabá para a Companhia Águas do Brasil (CAB Ambiental). Mesmo alegando que espera apenas a empresa paulista criar uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) para fazer a concessão, ele terá que reverter a suspensão da licitação da qual ela foi vencedora antes de assinar a ordem de serviço.

A proibição se deve ao fato de que o desembargador Luiz Carlos da Costa manteve suspenso processo licitatório na qual a CAB foi escolhida para assumir o fornecimento de água e o tratamento de esgoto na capital pelos próximos 30 anos. A expectativa do prefeito era conceder o serviço até o fim desse mês, já que teria 45 dias para isso a partir da finalização da licitação, ocorrida no dia 12 de janeiro.

Mesmo alegando que espera a criação da SPE, Galindo sabe da proibição e já até decidiu entrar de férias nessa sexta-feira (17) sem assinar o contrato. Será substituído por 10 dias pelo vereador Júlio Pinheiro (também do PTB) e voltará no dia 27, apenas 3 dias antes de vencer o prazo no qual ele garantiu que assinaria o contrato.

Ciente da proibição, Galindo tenta, na verdade, ganhar tempo com o discurso para reverter na Justiça a suspensão do processo licitatório. Conforme A Gazeta revelou, o desembargador Luiz Carlos da Costa recusou nessa segunda-feira (13) novo pedido da prefeitura de Cuiabá e manteve a suspensão decretada em dezembro a pedido das Centrais Elétricas Mato-grossenses (Rede Cemat).

Ao ser questionado ontem sobre o assunto durante entrega do Centro de Educação Infantil Leonel de Moura Brizola, no Bairro Liberdade, Galindo alegou ontem que a decisão já era de se esperar e não muda em nada os planos da prefeitura. Com a suspensão, no entanto, o prazo para assinatura do contrato só começará a contar se o petebista reverter a situação. Ele também corre risco de ver anulada audiência da comissão de licitação na qual a CAB foi escolhida como concessionária, conforme avaliam alguns especialistas.

As dúvidas sobre a legalidade do processo permanecem e aumentaram ainda mais porque o desembargador Luiz Carlos da Costa encaminhou cópia da decisão que manteve suspensa a licitação ao juiz Márcio Aparecido Guedes, responsável por suspender inicialmente o processo em dezembro a pedido da Cemat. A empresa diz que o edital não previu como prioridade o pagamento das dívidas de R$ 119 milhões que tem a receber.

Para o advogado Vilson Nery, qualquer ato que vier a ser feito pelo município será nulo ou anulável. "Se assinar o contrato contra uma decisão judicial e ficar provado que ele tinha conhecimento disso, a pessoa pode ser acionada por improbidade administrativa e responder pelo crime de responsabilidade". O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), Cláudio Stábile, explicou ontem que a proibição para assinatura se deve ao fato de que essa é a etapa final da licitação. "Estando suspenso um processo licitatório, o gestor não pode assinar a ordem de serviço a partir do momento em que for ele intimado".

Chico Galindo:PTB:Campanha eleitoral, haja estômago

Por: Cícero Henrique

A oito meses das eleições, a chapa esquenta em Cuiabá. Dos 28 partidos com registros no Tribunal Regional Eleitoral, 12 afirmam ter pré-candidatos a prefeito. Mas até as pedras do Palácio Alencastro sabem que a maioria dessas pré-candidaturas é puro blefe. Não passam de balão de ensaio para composições vantajosas que nem sempre se consumam na mesa das negociações políticas. Há outros guichês abertos.

Por enquanto, a lista dos candidatos é a que se segue: Chico Galindo(PTB), Mauro Mendes(PSDB), Dorileu Leal(PMDB), Guilherme Maluf(PSDB). É muito provável que o cidadão cuiabano não conheça todos esses pretendentes. Nem é preciso. A disputa real será entre aqueles que o distinto público conhece. Tudo o mais é figuração.

PRB, PP, PSL, PTN, PCB, PR, DEM, PSDC, PRTB, PHS, PMN, PTC, PRP e PCdoB vão gravitar, com chapas de vereadores, nas coligações mais fortes. PP, DEM, PR e PSD aspiram a indicação do vice, mas ficarão mais do que contentes com uma aliança negociada com um dos candidatos de ponta.
 
“Estamos na temporada em que todos querem a janelinha do avião, se dizem irredutíveis quanto a participar das eleições, mas quando chegar maio, o processo vai afunilar em duas candidaturas. Nada mais do que isso”, diz um atento observador do baralho político que está em jogo desde as últimas eleições na capital Cuiabá.

MAIOR ELEITOR No jogo das pré-candidaturas é possível identificar quem está de mão cheia e quem está com o facão mais afiado. De um lado, o vitorioso governador Silval Barbosa, do PMDB,que aposta as suas fichas na eleição de Dorileu Leal, que se larga ao mar mal avaliado na condução do governo municipal.

DESARRANJO Do outro lado da arena dos leões temos o jogo do PT.

De nada adianta as chorumelas de Lúdio Cabral. Mesmo que haja chiadeira dentro do PT.

É TEMPO DE TV Mas nem tudo se resume a nomes, candidatos e pretensões pessoais neste vale da politicalha nativa. Todas as movimentações daqui até junho vão mostrar o interesse das candidaturas nos preciosos minutos de cada partido no horário eleitoral gratuito de rádio e televisão. A propaganda começa no dia 21 de agosto. A divisão do tempo é feita com base na representação dos partidos no Congresso Nacional. Ou seja, as maiores bancadas eleitas em 2010 na Câmara dos Deputados têm mais tempo de rádio e TV.

Nas eleições municipais deste ano nas segundas, terças e sextas-feiras o horário eleitoral será destinado aos candidatos a prefeito das cidades, com duração de 30 minutos. Desse total, 20 minutos são divididos com base nas bancadas dos partidos na Câmara Federal. Os outros 10 minutos são divididos igualmente entre os candidatos e partidos.

Até lá, prepare-se. É muito provável que depois deste verão você passe a trombar com candidatos em todas as esquinas, em todas as festas, formaturas, quermesses. E quando chegar em casa, à noite, cansado de tudo isso, ligará a televisão e lá estarão eles, insistentes, a pedir o seu voto e a jurar que são os únicos honestos na face da terra.

Chico Galindo:PTB:Marqueteiro de Dilma pode vir a Cuiabá reverter situação de Galindo

Corre nos bastidores a notícia de que o chefe do Executivo Municipal, Chico Galindo, está contratando nada menos que o marketeiro da campanha da presidente Dilma Rousseff, João Santana, para tentar reverter os índices que o colocam como campeão de rejeição nas pesquisas de intenção de voto em Cuiabá.
A ideia de Galindo é transformar em simpatia dos cuiabanos o grande volume de obras de asfaltamento e recapeamento que estão em andamento em Cuiabá, no tão propalado Poeira Zero.
João Santana é conceituado no mercado. Jornalista, ele atua nas principais campanhas petistas desde 2006. Substituiu Duda Mendonça, envolvido no escandalo do Mensalão do Congresso, na campanha de Lula, e comandou a campanha de Dilma em 2010. A contratação virá a peso de ouro.
Ainda assim, reforçando o marketing, Galindo insiste, até mesmo para os membros do seu partido, que não é candidato à reeleição. O prefeito adota o discurso de que o martelo está batido, mas sempre deixa em aberto que a decisão foi tomada em prol do fortalecimento do partido.
Isso lhe garante dois cenários. Se conseguir reverter seu desgaste, sai candidato e diz que a decisão foi tomada pelo partido e em prol do mesmo. Se não der tempo para mudar os índices negativos, reafirma que seu compromisso é com Cuiabá e trabalha uma candidatura em 2014, à estadual, federal ou até mesmo ao Senado.
Fonte: O Cuiabano

Chico Galindo:PTB:Após "trapalhadas" de Júlio, prefeito de Cuiabá decide suspender férias


  


O estilo "boquirroto e fanfarão" do presidente da Câmara de Cuiabá, Júlio Pinheiro (PTB) - Veja Aqui, acabou lhe prejudicando politicamente e com isso acabou perdendo uma chance de extrema importância de ganhar visibilidade em pleno ano eleitoral. Nesta quarta-feira pela manhã, o prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB), decidiu recuar da intenção de sair de férias a partir desta sexta-feira, dia 17.
Em entrevista ao O Documento, por telefone, na manhã de hoje, o prefeito trabalhista confirmou que deve mesmo não se afastar do cargo. "Existe uma conversa para eu tirar uns 15 dias de descanso, mas quero sair quando tudo estiver tranquilo. Não adianta sair e ficar telefonando para saber se tudo está indo bem", frisou.
Chico Galindo disse que a meta é concluir o processo de concessão da Sanecap (Companhia de Saneamento da Capital) para a empresa CAB Cuiabá S.A. Ele explicou que, apesar de uma decisão judicial suspendendo a licitação após os envelopes na fase de proposta de preços terem sido abertos, o contrato deve ser assinado provavelmente no mês de março.
O prefeito explicou que antes de assinar o contrato exigirá da empresa o cronograma completo para obras de universalização da distribuição de água e tratamento de esgoto. A CAB Cuiabá deve assumir a gestão da Sanecap num prazo máximo de 60 dias.
Em relação aos diretores da Amaes (Agência de Regulação dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário da Capital), o prefeito Chico Galindo informou que deve encaminhar os nomes dos diretores a Câmara de Vereadores somente após o Carnaval. "Estou em viagem e retorno a Cuiabá nesta quinta-feira. Então, não dará tempo de mandar já para análise dos vereadores amanhã (quinta)", detalhou.
Além de resolver a questão relacionada a Sanecap, o prefeito trabalhista espera lançar a segunda etapa do Poeira Zero. Já tiveram início a primeira fase com 28 bairros sendo pavimentados e Chico Galindo espera incluir mais 24 bairros nesta segunda etapa.
Ação orquestrada
Chico Galindo lamentou o fato de alguns adversários políticos tentaram atacá-lo pensando que ele será candidato a reeleição neste ano. "Quando você trabalha sem pensar em questões menores deixa muita gente indignada, mas o tempo irá mostrar que acertei em minhas decisões", assinalou.
Segundo o prefeito trabalhista, alguns veículos de comunicação estão sendo usados de forma eleitoral manipulando as informações relacionadas a concessão da Sanecap. "Estão mentindo quando dizem que vendi o patrimônio. Apenas houve uma concessão para uma empresa por 30 anos já que a prefeitura não tem capacidade de investimento", assinalou.

Chico Galindo:PTB:Pesquisas e rejeições

Cuiabá passava por momentos críticos quando ouvi e li uma declaração do atual prefeito da capital que se preparava para receber o maior presente de grego de sua vida, uma cidade com toneladas de lixo pelas ruas, com buracos que impediam seus cidadãos de se deslocar, com falta de água em milhares de lares e outros problemas insolucionáveis, dizendo que se sentiria “orgulhoso” em dar continuidade na “administração” de seu antecessor.

Eu que jamais tinha visto o sr. Chico Galindo ao vivo, tive a coragem de escrever um artigo com o título “Não dê Chico”, aconselhando o então vice-prefeito a não dar continuidade em uma coisa que, a meu ver, ao menos tinha começado, que era uma administração digna de uma capital de Estado.

Conversando com amigos neste final de semana, todos estavam boquiabertos ao ver os índices de rejeição enfrentada pelo sr. Chico Galindo divulgada por uma pesquisa dias atrás.

O Chico que coletou o lixou deixado por outros, o Chico que tapou os buracos deixados por outros, o Chico que tenta resolver o problema da falta de água deixado por outros, serão estes os motivos desse ódio doentio que o cuiabano tem por ele?

Sem responder a ninguém, seo Chico Galindo, como um bom boxer, assimila os injustos golpes a ele atribuídos, todos o acusando de ser o Nero que colocou fogo na cidade. Todo infortúnio da cidade parece ser culpa sua. Ah, dá licença!

Essa rejeição tem que ser direcionada a quem deixou a cidade ao léu, se candidato for, porém o eleitor “esquecido” talvez lhe outorgue um novo mandato.

Cuiabá estava envolta em uma máscara cadavérica desfilando faceiramente para seus munícipes. Sabia o sr. Chico que tirá-la para transformá-la em uma bela senhora pelo adiantado estado de putrefação em que se encontrava não seria tarefa fácil.

O ódio que esses “pesquisados” demonstraram nessa pesquisa do sr. Chico Galindo é dele mesmo ou ainda sentem o “perfume” da ave que estava no poder?

Imputar ao sr. Chico Galindo a tragédia dos buracos, a tragédia da saúde (depois da ‘maior reforma do século’ no pronto-socorro municipal), a tragédia da falta de água nos lares da população (após a construção da ‘mega’ ETA Tijucal) e a tragédia das toneladas de lixo esparramadas pelas ruas da cidade é uma injustiça!

Vi o pátio da Secretaria de obras da prefeitura no governo passado (ali, ao lado do parque de exposição), e contei uma patrol esfarrapada, dois caminhões que pareciam ter chegado da guerra do Iraque, umas manilhas quebradas e uma marcenaria às moscas com suas máquinas apodrecendo.

Convido-os a passarem por lá hoje e ver a movimentação de máquinas e caminhões novos e a marcenaria funcionando. Por acaso foi o Chico que deixou esse pátio na situação de miserabilidade em que se encontrava? Ah dá licença!

Esse negócio de resolver o problema da água só com os recursos da prefeitura é conversa de véspera de eleição. Será que você vai acreditar nisso e achar que vão resolver? Já disseram isso outras vezes, lembra-se?

Ah, gente, sejamos justos, sem paixão por A ou B. Em que o Chico pode ser responsabilizado pela tragédia por que a cidade passou?

Só por ser o companheiro de chapa no passado?

Tem sentido esse ódio doentio por ele?

É um preço caro que o sr. Chico Galindo paga hoje por ter um dia passado perto do ninho.



*EDUARDO PÓVOAS – cidadão cuiabano

povoas@terra.com.br

Chico Galindo:PTB:O grande erro do Galindo “atirando no pé”


Certas situações, tão próximas do pleito majoritário municipal, só podem ser interpretadas como “tiro no pé”.
Esta é a leitura que eu, como jornalista da área política, faço uma leitura clara da situação vigente na SECOM da Prefeitura de Cuiabá e da Câmara Municipal.
Galindo, em seis meses, teve à sua disposição os melhores do mercado matogrossense. Mauro Cid era a única redenção para Galindo, chegou na Secom e colocou ordem no “puleiro de pato” que era aquilo lá.
Antes dele, o competentíssimo Paulo Leite iniciou um fabuloso serviço de marketing para a capital, chamado de Multiação. Só essa ação do Paulo Leite já mudou a imagem desgastada(e muito) de Chico Galindo.
Na sequência, Mauro Cid aparece com seu estilo, organizando a redação, que anteriormente, na era Flávio, era total obscuridade e ineficiência.
Não havia periodicidade de notícias e tampouco as assessorias das secretarias tinham uma chefia. E as notícias foram encaminhadas, coletivas organizadas e até a primeira dama, Dona Norma, veio a público, coisa que desconhecíamos quem era.
Mas para o PTB de Galindo, isso era pouco. E a cúpula partidária optou voltar ao obscurismo com Flávio Garcia, um lento e insoso secretário, que mal atendia a imprensa e em sua passagem pela Câmara,  nada mais fez do que manter o que Mauro Cid implantou, a sala de imprensa, e tudo mais.
É esse Secretário de Comunicação que Cuiabá merece? Faço a mesma pergunta pra Ouvidoria: é essa mesma que Cuiabá merece?
Só vejo campeões em resultados, como Paulo Leite e Mauro Cid sendo tirados do circuito, e em seus lugares, a pasmaceira tomará conta.
Nada mais que atirar no próprio pé, Galindo faz uma troca busca. Mas pra quem é presidente de uma legenda e sequer atende os demais secretários ao telefone, perguntar a ele sobre o rodízio dos suplentes na AL/MT. Porque ele não atende telefone de jornalista, isso é muito para ele.
É, Galindo, você mesmo tá assando a sua batata e ninguém vai colocar a mão em batata quente. Ao não atender aos telefonemas nem dos seus secretários, quiça da imprensa em torno de notícias suas como presidente do PTB a situação tá de mal a pior. E você vai entregar de bandeja a prefeitura a oportunistas. É lamentável você atirar no próprio pé.

Safiya Beatriz Barbosa, é jornalista em Cuiabá e Porto Alegre do Norte e diretora do site www.perspectivasmt.com,br email beatrizjornalista@hotmail.com e do jornal impresso News do Araguaia

Chico Galindo:PTB:Galindo adia férias por tempo indeterminado

Welington Sabino, repórter do GD
Em meio a polêmica envolvendo a controversa concessão da Companhia de Saneamento da Capital, que foi aprovada e homologada desrespeitando decisão judicial restando agora a assinatura do contrato com a empresa tida como vencedora do certame, o prefeito de Cuiabá Chico Galindo (PTB) resolveu suspender temporariamente as férias programadas para esta sexta-feira (17). Assessoria de Comunicação da prefeitura, confirmou o adiamento das férias do petebista por tempo indeterminado, no entanto, não informou os motivos que levaram à decisão.
Até então, já estava confirmado que na ausência de Galindo, o presidente da Câmara de Vereadores Júlio Pinheiro (também do PTB) assumiria o comando do Alencastro com a promessa de dar prosseguimento no polêmico contrato. A expectativa do prefeito era conceder o serviço até o fim desse mês, já que teria 45 dias para isso a partir da finalização da licitação, ocorrida no dia 12 de janeiro.
Pinheiro por sua vez, já havia anunciado há alguns dias que quando assumisse a prefeitura iria promover algumas mudanças no staff municipal e levar adiante os projetos que dependiam de decisões de Galindo. Entre eles, de dar continuidade no contrato a ser assinado com a Companhia Águas do Brasil (CAB Ambiental) para assumir a Sanecap pelos próximos 30 anos, mesmo depois do desembargador Luiz Carlos da Costa ter mantido suspenso o processo licitatório na qual a CAB foi “vitoriosa”.

Deputado com atuação pifia diz,Chico Galindo só tem lindo no nome, dispara Walter Rabello

Em entrevista ao RDTV, o deputado estadual Walter Rabelo, líder do PSD na Assembleia Legislativa, fala sobre a entrega de cargos da sigla ao Executivo Estadual, faz uma avaliação do Governo Silval Barbosa, especialmente no que tange aos investimentos em segurança pública, e ainda do apoio pessoal à pré-candidatura do empresário Dorileo Leal à prefeitura de Cuiabá, fazendo duras críticas a atual administração do Executivo da Capital. Confira agora a íntegra dessa entrevista.

Chico Galindo:PTB:Galindo culpa imprensa e vê ação política para prejudicá-lo

  • Prefeito diz que concessão é normal e minimiza decisão do TJ, que mantém licitação suspensa


  • Midianews

    Prefeito Chico Galindo dispara críticas à imprensa:

    RAFAEL COSTA
    DA REDAÇÃO
    O prefeito Chico Galindo (PTB) atribuiu os problemas jurídicos da Sanecap (Companhia de Saneamento da Capital) a uma articulação "feita nos bastidores", supostamente com o intuito de prejudicá-lo politicamente. Ele também acusou parte da Imprensa de "divulgar informações mentirosas" sobre o caso.

    A declaração foi dada em conversa com jornalistas, após inaugurar uma creche no bairro Liberdade, na periferia da Capital, na terça-feira (14).

    Questionado se acreditava em alguma ação política, mesmo com as insistentes declarações públicas que não é candidato à reeleição, porém, de que vai trabalhar para eleger o sucessor, Galindo foi direto: "Não tenho dúvida disso! Eu sei que acertei [na concessão da Sanecap à iniciativa privada] e vou colocar água nas casas. Eu estou salvando o rio Cuiabá dos problemas de esgoto. Meu objetivo é trabalhar pelo bem de Cuiabá, o que desagrada muita gente".

    Galindo ainda disparou críticas, mesmo sem citar nominalmente, à Rede Cemat (Central Elétrica de Mato Grosso), que ingressou na Justiça reivindicando a suspensão do edital de licitação numa tentativa de receber R$ 109 milhões referentes a uma dívida da Sanecap.

    "Em nenhum momento, se desqualificou o edital ou ficou comprovada alguma falcatrua. O que teve é uma empresa privada querendo brigar para receber uma dívida do tempo da pedra, e tem a segurança de que vai receber conforme consta no balanço. Nós fizemos proposta, mas, a empresa quer muito mais do que nós oferecemos", afirmou.

    Transparência
    Em relação às críticas que o Executivo procedeu de forma equivocada ao tratar da concessão da Sanecap com o Legislativo, Galindo rebateu: "Precisamos fazer duas audiências públicas e fizemos cinco. Preciso passar uma vez na Câmara, passei duas. Todo o trâmite legal foi obedecido. Ninguém questionou absolutamente nada a respeito da legalidade do edital".

    Por último, reforçou que vai entrar para a história como "um dos melhores prefeitos de Cuiabá".

    "O que estão discutindo é política. Eu vou entrar para a história de Cuiabá como o prefeito que solucionou o problema da falta de água. Vai demorar 3 a 5 anos, mas, quando o rio Cuiabá estiver livre do esgoto e a dona de casa receber água tratada na torneira todos os dias, vão dizer que o prefeito Chico Galindo estava certo ao trabalhar pelo melhor para Cuiabá", disse.

    Críticas à Imprensa

    Galindo ainda criticou, sem citar nomes, veículos de comunicação pelo que classificou de "divulgação de informações mentirosas".

    "Fico extremamente chateado, às vezes, com parte da imprensa que insiste em dizer que vendi o patrimônio público. Estou brigando pelo poder público, pelo dinheiro nosso; por isso, fui e sou crucificado muitas vezes", declarou.

    O prefeito explicou que a concessão da Sanecap se diferencia de um modelo de privatização. "Quando dizem que vendi o patrimônio público, estão mentindo! Tem que responder por qual motivo estão mentindo! O que fizemos é uma concessão, onde, depois de 30 anos, tudo volta ao patrimônio público. É o mesmo que a Dilma fez com os aeroportos", observou.

    Após aplicar medidas administrativas consideradas impopulares, como aumento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e demissão de servidores contratados e comissionados, Galindo sustenta que a realidade financeira do município é outra.

    "É assim que tem que se trabalhar: com seriedade. Desafio qualquer um a conhecer como era feita a gestão do dinheiro público no passado e como é hoje. Este é o primeiro ano que conseguimos superávit e vou mostrar a importância disso. Tudo o que fiz não foi para Chico Galindo, mas, para a sociedade cuiabana", afirmou.

    Arquivamento

    Seguindo a linha de disparar críticas à Imprensa, Galindo declarou ainda que a decisão do desembargador Luiz Carlos da Costa, de rejeitar embargo de declaração proposto pela Procuradoria Geral do Município, não é negativa.

    "O desembargador mandou notificar o juiz Márcio Guedes, que já deu uma decisão de mérito favorável ao município. Então, é um procedimento jurídico que deve ter para depois ser arquivado. Parte da imprensa mentiu novamente para a sociedade cuiabana dizendo que tem questionamento, desqualificando o processo que foi transparente", disse.

    A decisão do TJ

    Como MidiaNews divulgou ontem, O Tribunal de Justiça de Mato Grosso manteve, em decisão proferida na segunda-feira (13), a suspensão do processo licitatório que consagrou a Companhia de Águas do Brasil (CAB Ambiental) como a nova administradora dos serviços de saneamento da Capital.

    O desembargador Luiz Carlos da Costa, que já havia determinado a licitação suspensa em dezembro de 2011, atendendo ao pedido das Centrais Elétricas Mato-grossenses (Rede Cemat), rejeitou o recurso (embargo de declaração) impetrado pelo procurador-geral do Município, Fernando Biral.

    Biral já havia ingressado com um Agravo de Instrumento em dezembro, a fim de reverter a decisão da Justiça, mas o recurso foi negado pelo desembargador, em liminar expedida no dia 9 de janeiro.

    O desembargador disse que o procurador do município não tem legitimidade como pessoa física para recorrer da decisão que suspendeu a realização da licitação da Sanecap, regida pelo Edital de Concorrência Pública nº 14/2011.

Silvio Fidelis:Prefeitura de Cuiabá inicia processo licitatório dos serviços de água e esgoto de Cuiabá

Os envelopes com as propostas das empresas que concorrem à licitação dos serviços de água e esgoto sanitário de Cuiabá foram entregues na manhã desta quinta-feira (22-12). Duas empresas apresentaram propostas, sendo: Companhia de Águas do Brasil (CAB Ambiental) e a Foz do Brasil S.A., ambas de São Paulo. A sessão ocorreu na prefeitura de Cuiabá, e teve início pontualmente às 9 horas, como previa o edital.
A partir de agora a Comissão Especial de Licitação irá analisar as propostas das empresas. A sessão de hoje foi suspensa e recomeça em 12 de janeiro de 2012, às 9h, para dar continuidade ao processo licitatório. Nesta data será aberto o resultado das propostas técnicas, e segue-se à próxima etapa sendo: a abertura dos envelopes de habilitação e em seguida as propostas comerciais da CAB Ambiental e Foz do Brasil S.A. A expectativa da Comissão é de encerrar o processo licitatório entre os dias 20 e 25 de janeiro de 2012.
O presidente da Comissão, o procurador Geral do Município, Fernando Biral, explicou que na fase de avaliação das propostas técnicas serão analisadas as condições das empresas em gerir o Plano Municipal de Saneamento de Cuiabá. “Elas têm que apresentar quais os procedimentos adotados por elas para universalizar os serviços de água da capital, em três anos, e o de esgoto em até 10 anos”, elencou.
Biral declarou que, até o momento, o processo licitatório está dentro da normalidade, mesmo com algumas turbulências. “Já era esperado que algumas empresas procurariam seus direitos, ou por não estarem habilitadas a participarem ou por se sentirem lesadas. Contudo, os interesses públicos estão prevalecendo aos interesses particulares”, frisou. 
Balanço
Desde que o Edital para a concessão dos serviços de água e esgoto sanitário foi disponibilizado aos interessados, 23 empresas adquiriram um exemplar e nove realizaram visitas técnicas. Destas, quatro empresas apresentaram o seguro do edital, no valor de R$ 16 milhões, uma forma de garantir o aporte financeiro da empresa a participar do processo licitatório. Entretanto, nesta quinta-feira, apenas a Companhia de Águas do Brasil (CAB Ambiental) e a Foz do Brasil S.A. entregaram suas propostas.
Comissão
Em razão da amplitude da licitação e seguindo a Lei 8.666 (Lei de Licitações), o prefeito Francisco Galindo criou uma Comissão Especial responsável por conduzir o processo. A comissão tem cinco membros, sendo presidida pelo procurador Geral do Município, Fernando Biral. A secretária Municipal de Planejamento e Finanças, Karla Lavratti, é a secretária da Comissão.
Também fazem parte o secretário Municipal de Governo, Silvio Fidélis; o diretor administrativo da Sanecap, Raul Spinelli; e o engenheiro da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Gervásio Madal de Assis. Fidelis e Assis são servidores efetivos do município, como determina a Lei.

Edital
O edital de concessão dos serviços de água e esgoto de Cuiabá está disponível no portal da Prefeitura de Cuiabá (www.cuiaba.mt.gov.br), no qual todos podem acessar as regras determinadas pelo edital para a concessão dos serviços. O documento prevê que a concessão será feita por meio de licitação, na modalidade concorrência pública.
Fonte:  Secom Cuiabá: (65) 3645-6054

Silvio Fidelis:Prefeitura de Cuiabá divulga vencedora do processo licitatório dos serviços de água e esgoto da Capital

A Comissão Especial de Licitação dos serviços de água e esgoto sanitário de Cuiabá declarou a Companhia de Águas do Brasil (CAB Ambiental) a vencedora do processo licitatório para a concessão dos serviços de água e saneamento da Capital. O resultado foi anunciado nesta quinta-feira (12-01), durante sessão que divulgou a avaliação final das propostas comerciais, a classificação das concorrentes, bem como a abertura do envelope de habilitação da CAB Ambiental. A sessão ocorreu na prefeitura de Cuiabá, e teve início pontualmente às 9 horas, como previa o edital.
Tanto a vencedora CAB Ambiental e a segunda classificada no processo, a Foz do Brasil S/A, não recorreram do resultado, desistindo do prazo do recurso. O próximo passo, segundo o presidente da Comissão, o procurador Geral do Município Fernando Biral, será a homologação e adjudicação do certame.
O procurador explica que todas as propostas foram analisadas, respeitando os critérios de avaliação. Inclusive, os documentos comprobatórios entregues pela vencedora atenderam os requisitos exigidos no edital.   
Tarifa
A CAB Ambiental apresentou o menor valor da tarifa básica, sendo de R$ 19,80. A segunda classificada no processo, a Foz do Brasil S.A., em sua proposta manteve o valor atual da tarifa de R$ 19,90.  O presidente da Comissão disse que as empresas interessadas na concessão teriam que oferecer um desconto a partir do atual valor da tarifa.
Segundo Biral, a tarifa de R$ 19,80, apresentada pela vencedora do certame, terá de vigorar ao longo do primeiro ano da concessão. Outra determinação do edital é que a tarifa seja reajustada somente uma vez por ano, com o consentimento da Prefeitura de Cuiabá e da AMAES - Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário.
Direitos e Deveres
O prazo de concessão será de 30 anos e a empresa concessionária deverá prestar um serviço de qualidade e adequado, sendo que serviço adequado é o que tem condições efetivas de regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade e cortesia na sua prestação e modicidade das tarifas cobradas dos usuários.
A título de outorga, a concessionária terá que pagar ao município cerca de R$ 516 milhões. Outro ponto exigido no edital é a universalidade do direito ao atendimento dos serviços públicos de água no prazo de três anos, e de esgoto em 10 anos. A empresa também poderá sofrer multas pelo não cumprimento de suas obrigações, assim como o contrato de concessão ser cancelado caso os serviços não estejam sendo prestados com qualidade.
Balanço
Desde que o Edital para a concessão dos serviços de água e esgoto sanitário foi disponibilizado aos interessados, 23 empresas adquiriram um exemplar e nove realizaram visitas técnicas. Destas, quatro empresas apresentaram o seguro do edital, no valor de R$ 16 milhões, uma forma de garantir o aporte financeiro da empresa a participar do processo licitatório. Entretanto, apenas a Companhia de Águas do Brasil (CAB Ambiental) e a Foz do Brasil S.A. entregaram suas propostas.
Comissão
Em razão da amplitude da licitação e seguindo a Lei 8.666 (Lei de Licitações), o prefeito Francisco Galindo criou uma Comissão Especial responsável por conduzir o processo. A comissão tem cinco membros, sendo presidida pelo procurador Geral do Município, Fernando Biral. A secretária Municipal de Planejamento e Finanças, Karla Lavratti, é a secretária da Comissão.
Também fazem parte o secretário Municipal de Governo, Silvio Fidélis; o diretor administrativo da Sanecap, Raul Spinelli; e o engenheiro da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Gervásio Madal de Assis. Fidelis e Assis são servidores efetivos do município, como determina a Lei.
Edital
O edital de concessão dos serviços de água e esgoto de Cuiabá está disponível no portal da Prefeitura de Cuiabá (www.cuiaba.mt.gov.br), no qual todos podem acessar as regras determinadas pelo edital para a concessão dos serviços. O documento prevê que a concessão será feita por meio de licitação, na modalidade concorrência pública.
Fonte:  Secom Cuiabá - 3645-6054

Silvio Fidelis:Prefeitura irá intensificar trabalho de combate a dengue em Cuiabá

A prefeitura de Cuiabá irá, mais uma vez, intensificar o trabalho de combate a dengue no município. A cidade tem apresentado altos índices de infestação por larvas do mosquito Aedes aegypti, com grande risco de ocorrer uma epidemia da doença. O grande problema está nas caixas d’água ao nível do solo, que ficam sem cobertura e limpeza adequada e nos bolsões de lixo, onde se localizam os maiores índices de infestação do mosquito.
Nesta segunda-feira (30.01), os secretários municipais de Governo, Silvio Fidélis, Saúde, Lamartine Godoy, de Infraestrutura, Lécio Monteiro, e de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários, Eldo Gatass Orro, estiveram reunidos definindo as ações a serem desenvolvidas no combate a doença.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfe) irá deslocar uma patrulha mecanizada especialmente para atuar na limpeza de terrenos baldios e locais que se transformam em bolsões de lixo. Cada patrulha mecanizada é composta por seis caminhões, duas pás-carregadeiras, uma motoniveladora e uma retroescavadeira.
A Seminfe também irá definir, junto aos presidentes de bairros, os locais onde será permitido à população deixar o lixo residencial, como sofás, geladeiras e etc. Nestes locais, a Seminfe recolherá o lixo constantemente. O objetivo é evitar que se formem bolsões de lixo, onde o Aedes aegypti se prolifera rapidamente.
Já a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários irá intensificar as notificações e multa dos terrenos que não forem limpos. Primeiro, os proprietários serão notificados, com um prazo de 15 dias para realizar a limpeza. Se a limpeza adequada não for realizada, o proprietário do terreno será multado. As multas podem ser consideradas leves, graves ou gravíssimas, com valores que vão de R$ 300,00 a R$ 2 milhões.
A Secretaria Municipal de Saúde continua com um intenso trabalho de visita as residências, comércios e locais públicos, com os agentes de combate a dengue fiscalizando, orientando e notificando os munícipes. A Secretaria também irá promover o bloqueio químico, com borrifação das áreas de risco.
Novamente, o secretário de Saúde de Cuiabá, Lamartine Godoy, faz um apelo à população para que contribua no combate a dengue. “Pedimos a colaboração da população. O poder público tem que fazer a sua parte, mas a população também tem as suas obrigações. Manter as caixas d’água limpas e tampadas, jogar o lixo no local correto, não manter locais com água parada, ter cuidado com os pneus”.
Lamartine destaca que 58% dos casos identificados estão nas caixas d’água que ficam ao nível do solo e 22% nos bolsões de lixo.

Áreas de risco
O bairro com maior incidência do mosquito é o Dom Aquino, por onde as ações serão iniciadas na próxima semana.O Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRA) aponta que o bairro está com índice acima de 4%, que é considerado de risco (a tabela considera 0,99% como satisfatório e 1,0 a 3,99 como de alerta).
Outras áreas de alto risco são: Pedra 90 I, Shangrilá, São Gonçalo Beira Rio, Ribeirão do Lipa e grande CPA.

Casos
Na segunda semana do mês de janeiro, Cuiabá teve 60 casos notificados, sendo quatro confirmados.
Fonte:  Angela Jordão - Secom Cuiabá (65) 3645-6054/8453-6822

Silvio Fidelis:Dutrinha é patrimônio do município de Cuiabá

O estádio Presidente Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha, é oficialmente patrimônio do município de Cuiabá. A solenidade de entrega do estádio, pela Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) a prefeitura da capital, foi realiza na manhã desta sexta-feira (30/09).  O prefeito Francisco Galindo recebeu o Dutrinha oficialmente das mãos do presidente da  FMF, Carlos Orione.
Francisco Galindo declarou ser esta uma data histórica para Cuiabá. “Agora podemos falar com muita felicidade, até gritar: o Dutrinha é nosso. O Dutrinha é de Cuiabá”, comemorou o prefeito.
A prefeitura pagou, para a FMF, o valor de R$ 3,5 milhões pela desapropriação, sendo que um milhão foram para pagamento das dívidas que o estádio possuía. “Começamos a negociação com R$ 5 milhões e conseguimos fechar em R$ 3,5 milhões, sendo que deste total já conseguimos pagar R$ 2 milhões. Até o final deste ano, vamos quitar esta negociação”, disse  Francisco Galindo.
O prefeito explicou que agora, como patrimônio público, o Dutrinha poderá receber recursos  do município, do estado e até recursos federias para sua reforma. O estádio será um Centro de Treinamento (CT) reserva para os times que jogarão a Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá. “Estamos negociando com a Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa de 2014). Vamos agora reformar, ampliar e preparar o estádio para o Mundial”.
O presidente da FMF, Carlos Orione, declarou estar realizando um sonho acalentado por 30 anos. “Este é um dia de glória. Há 30 anos tenho lutado para isso, buscando com todos os governantes. O prefeito Chico Galindo está concretizando este desejo. Sabemos que agora, somente coisas boas vão acontecer para o estádio, que poderá voltar a ser o glorioso Dutrinha dos velhos tempos”.
O decreto que promoveu a desapropriação do Dutrinha foi assinado em julho deste ano, pelo presidente da Câmara de Cuiabá, Júlio Pinheiro, que na ocasião estava como prefeito em exercício de Cuiabá. Na ocasião, Júlio Pinheiro explicou que a desapropriação visa preservar o Dutrinha, que era alvo de disputa judicial entre a FMF e seus credores. “Havia uma grande demanda judicial sobre o estádio, inclusive com o Dutrinha indo a leilão. Se não tivéssemos cuidado, daqui a um tempo o estádio poderia não existir mais”.
Na solenidade de hoje, o presidente da Câmara destacou que a “duras penas” a FMF vinha mantendo o estádio. “O Dutrinha agora é patrimônio do povo”, explicou Pinheiro.
A Prefeitura tem a intenção de tornar o estádio rentável, ao ponto de sustentar as suas despesas e ainda sobrar para outros investimentos. “É o modelo de gestão atual em todo o mundo. Estamos desenhando o projeto de como isto será feito. O estádio tem que ser auto-sustentável para não gerar despesas para o município”, explicou o prefeito.  
O campo de futebol do Dutrinha tem medidas oficiais - 110 x 75 metros - e o gramado está em perfeito estado de conservação, graças a uma parceria com o Cuiabá Esporte Clube. Nos fundos, em frente à Rua 13 de Junho, existe outro grande terreno, que será murado e transformado em estacionamento.
Muito concorrida, a solenidade contou com a presença de esportistas e presidentes de clubes de futebol. Presente também o deputado Emanuel Pinheiro, que, quando vereador por Cuiabá, foi autor da Lei Municipal 2.761 de 25/05/1990, que declarou o tombamento do Dutrinha como “Patrimônio Histórico de Cuiabá-MT", como forma de preservá-lo.
Também participaram da solenidade os vereadores Adevair Cabral, Clovito, Misael Galvão, Antônio Fernandes e Arnaldo Penha, além dos secretários Municipais de Cuiabá, Bosco Cruz (Esporte e Cidadania), Silvio Fidelis (Governo), Moises Antunes (Chefe de Gabinete do Prefeito), Dilemário  Alencar (Trabalho e Desenvolvimento Econômico), Karla Lavrati (Planejamento), Lécio Monteiro (Infraestrutura), Mauro Cid (Comunicação) e Fernando Biral (Procuradoria Geral).
História  
O estádio Presidente Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha, está localizado na Rua Joaquim Murtinho - Praça Benjamin Constant, no bairro Porto, em Cuiabá. O estádio foi declarado "Tombado como Patrimônio Histórico de Cuiabá-MT", pela Lei Municipal 2.761 de 25/05/1990, de autoria do então vereador Emanuel Pinheiro, como forma de preservá-lo.
Construído em 1952, o Dutrinha foi o segundo estádio de Cuiabá (o primeiro foi o "Estádio do Comércio", hoje nos fundos do Colégio Liceu Cuiabano). O estádio foi o principal palco do futebol matogrossense até a inauguração do Verdão, em 1976. O Dutrinha é o local de maior identificação do Mixto Esporte Clube, que ali viveu grandes momentos de sua história. A característica mais marcante do "velho" Dutrinha é a proximidade da torcida com os jogadores em campo.
A doação do terreno onde foi construído o Dutrinha, uma área de 25.650m2, foi feita pela Prefeitura Municipal de Cuiabá, através do Prefeito Leonel Hugueney, à Federação Matogrossense de Desportos - FMD (antigo nome da Federação Matogrossense de Futebol - FMF).
Existem relatos ou boatos que o Presidente Dutra esteve em Cuiabá em 1952, para a inauguração do estádio, e constatando que o imóvel não fora construído conforme previsto no projeto, um Mini-Maracanã, recusou-se a inaugurá-lo, retornando imediatamente para o Rio de Janeiro (a então capital brasileira).

Fonte:  Angela Jordão - Secom Cuiabá (65) 8453-6822

Silvio Fidelis:Prefeitura de Cuiabá entrega reforma do Conselho Tutelar do Coxipó na segunda-feira

O resultado das ações realizadas, pela Prefeitura de Cuiabá, nos Conselhos Tutelares ao longo dessa semana, será apresentado na próxima segunda-feira (26-9), durante reunião entre a secretária de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH), Regina Kaezer, e os conselheiros. As reformas e reestruturação das unidades estão sendo realizadas em parceria com a Sanecap e com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfe).
O encontro começa às 8h, no Conselho Tutelar do Coxipó, localizado ao lado da Regional Sul.
As ações tiveram início após a reivindicação de um grupo de conselheiros, que solicitou mais estrutura para as unidades instaladas nos pólos da capital, em reunião realizada na última sexta-feira (16-9) com os secretários municipais de Governo, Silvio Fidélis, e de Assistência Social, Regina Kaezer. Os conselheiros alegavam dificuldade de comunicação devido à limitação do uso de telefones celulares e fixo, ausência de internet e sucateamento dos veículos por falta de manutenção.
Após a visita “in loco” da secretaria às sedes dos Conselhos Tutelares do Pedra 90 e do Coxipó, bem como ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Pedra 90, os reparos nas estruturas das unidades tiveram início na última segunda-feira (19-09).
“Temos boas notícias para a reunião, os telefones de todos os conselhos estão funcionando normalmente e a reforma do Conselho Tutelar do Coxipó será entregue na segunda-feira”, anunciou a secretária.

Uma equipe de força-tarefa foi montada para atender as unidades dos Conselhos, CRAS e CREAS, porém, o cronograma ainda será definido.


Serviço
O que: Prefeitura de Cuiabá entrega reforma do Conselho Tutelar do Coxipó na segunda-feira
Quando: 26/09/2011
Horário
: 8h
Local: Conselho Tutelar do Coxipó, localizado na Rodovia Palmiro Paes de Barros, km 0, Centro Cultural Silva Freire, Coxipó. Contato: 3313-3155.
Fonte:  Viviane Moura - Secom Cuiabá: 8452-3610

Prefeitura de Cuiabá garante transporte público para o Vinde e Vede

Prefeitura de Cuiabá garante transporte público para o Vinde e Vede
SMTU - Cuiabá
Prefeitura de Cuiabá garante transporte público para o Vinde e Vede
                                                                                                       
Um dos maiores eventos religiosos realizado anualmente em Cuiabá, com inicio no longínquo ano de 1986, o “Vinde e Vede” está na sua 26ª edição. Tradicionalmente realizado no antigo estádio Verdão, demolido recentemente para a construção da nova Arena Pantanal, este ano será realizado na região da grande Morada da Serra, no local denominado Memorial Papa João Paulo II, na Avenida Oátomo Canavarros, ao lado do SESI Park.
O evento será realizado entre os dias 18 e 21 de fevereiro, segundo a Arquidiocese de Cuiabá, entidade responsável pela organização. A expectativa é de um público em torno de 30 mil pessoas por dia. Participarão fieis das 27 paróquias da capital e seu entorno, que reúnem 520 comunidades nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Rosário Oeste, Jangada, Acorizal, Distrito da Guia, Santo Antônio do Leverger e Barão de Melgaço.
A Secretaria Municipal de Transito e Transporte Urbano de Cuiabá (SMTU), para melhor atender a população, informa que montou uma operação extraordinária, incluindo a Avenida Oátomo Canavarros ao itinerário de algumas linhas de ônibus, e criando uma linha exclusiva, que fará o percurso Centro-Memorial Papa João Paulo II, além do cuidado em disponibilizar um reforço de 10 carros na saída do evento nos dias 19, 20, e 21.
Cronograma:
No dia 18/02/2012, o atendimento ao “Vinde e Vede” será feito pelas linhas 311- Novo Mato Grosso/Centro; 314- Bela Vista/Centro; 315- Terminal do CPA I/Centro.
Nos dias 19, 20 e 21/02/2012, o atendimento ao “Vinde e Vede” será feito pelas linhas       311- Novo Mato Grosso/Centro; 314- Bela Vista/Centro; 315 - Terminal CPA III/Centro (exceto segunda-feira dia 20), 360- Terminal do CPA I/Centro; 721- Voluntários da Pátria/Term. CPA I (via Av. das Torres) e 503- Osmar Cabral/Rodoviário (Espigão/Moinho), todas elas alterando seu itinerário de forma a adentrar na Av. Oatomo Canavarro, dando acesso aos usuários ao Memorial João Paulo II.
Haverá ainda 4 (quatro), carros em linha Especial - Memorial João Paulo II/ Centro á partir das 13h00m dos dias 19, 20 e 21/02/2012, saindo da Praça Alencastro, seguindo pela Av. Barão de Melgaço, Isaac Póvoas, Prainha, prosseguindo até o Memorial, integrando com as demais linhas do Sistema através do cartão transporte.
No Terminal do CPA-III, operará um carro saindo do Terminal até o local do evento (Memorial João Paulo II), via Av. Dante Martins de Oliveira (antiga Avenida dos Trabalhadores), a partir das 13h00m dos dias 19,20 e 21/02/2012.
Na saída do evento além dos carros das linhas 311, 314, 315, 360, 503 e 721, serão colocados 10 ônibus a disposição dos fiéis nos dias 19, 20 e 21/02/2012.

  • Frota programada para o Vinde Vede
LINHA
DENOMINAÇÃO
FROTA
FROTA
18 e 20/02/12
19 e 21/02/12
311
Term. CPA III/ Centro (via Novo Mato Grosso)
8
4
314
Bela Vista/ Centro
5
3
315
Terminal CPA I / UNIC
3
2
360
Terminal CPA I / Centro (via M. do Ouro)
3
2
ESPECIAL
Centro/ Memorial João Paulo II
4
4
ESPECIAL
Terminal CPA III / Memorial João Paulo II
1
1
503
Osmar Cabral / Rodoviária (Espigão/Moinho)
1
1
721
Voluntários da Pátria/ Term. CPA I (via Av. das Torres)
3
3

  • Número de agentes de transportes escalados diariamente:
Das 13:00 às 18:00 horas - 08
Das 18:00 às 23:00 horas – 10

Fonte:  Cléverson Brandão - SMTU (65) 3315 4229

Assistência Social realiza Baile de Carnaval para idosos

Assistência Social realiza Baile de Carnaval para idosos
SMASDH
Assistência Social realiza Baile de Carnaval para idosos

O Ginásio do Bairro Dom Aquino será palco do Baile de Carnaval dos Centros de Convivência Para Idosos (CCI), realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH). O evento acontece nesta sexta-feira (17-02), das 13h às 17h.
A expectativa é que mais de 500 pessoas participem da festa. A animação dos foliões fica por conta da Banda Revelação, que vai fazer a folia da melhor idade tocando axé, samba, marchinhas e lambadão.

Os foliões que estiverem fantasiados participarão do Concurso de Melhor Fantasia. O vencedor vai ganhar vários brindes da SMASDH.
A secretária Municipal de Assistência Social, Regina Kaizer, fala da importância da festa. “A confraternização é fundamental para a integração de todos os CCIs, promovendo a paz e a felicidade de todos da melhor idade e suas famílias”, disse.
Fonte:  João Ribeiro: (65) 9976-0081

Campanha da "Conciliação da Água" arrecada R$ 200 mil

Campanha da "Conciliação da Água" arrecada R$ 200 mil
Walter Machado
Campanha da "Conciliação da Água" arrecada R$ 200 mil

A Campanha da “Conciliação da Água” arrecadou, até o momento, R$ 200 mil nas negociações para regularização de débitos de inadimplentes junto à Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap). O valor resulta de 300 atendimentos. A ação entrou, nesta quarta-feira (15-02), em seu terceiro dia e se estende até 10 de março. Os interessados em negociar seus débitos com a Sanecap devem procurar um dos postos de atendimento da Companhia.
A expectativa é arrecadar cerca de R$ 5 milhões, dos R$ 30 milhões em débitos recebíveis pela Sanecap, provenientes de 15 mil usuários dos serviços em situação de inadimplência. A campanha é uma parceria da Prefeitura de Cuiabá, Sanecap e Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT). 
A iniciativa é resultado do Decreto Lei nº 5.503, aprovado em dezembro de 2011, o qual concede benefícios à população como o parcelamento das dívidas antigas em até 60 vezes e descontos de até 100% sobre juros e multas. O cidadão tem o prazo de 15 dias úteis, a contar a partir da data da conciliação, para quitar a 1ª parcela.
Interesse
A procura dos cuiabanos se intensifica a cada dia. Conforme o coordenador da Campanha, Hildebrando França, a população está demonstrando interesse em solucionar seu débito. Ele acredita que os dez últimos dias da ação serão determinantes para alcançar as metas estipuladas.
Estrutura
O município colocou a disposição da campanha 80 pessoas, diretamente envolvidas no processo, e 10 vans de suporte técnico. São oito postos volantes que estão atendendo das 9h às 21h. São eles: Pedra 90 (em frente à Praça do Caic), no Jardim Fortaleza (em frente ao Centro Comunitário), no Três Barras (em frente ao Centro Comunitário), no Jardim Vitória (em frente à Escola Municipal Adjane Ribeiro), na Lagoa Encantada (no CPA III), no Verdão (em frente ao Ginásio Iuso Shinohara/ Artes Marciais), no Jardim Colorado (em frente à Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida) e no Dom Aquino (em frente à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfe), situada na Av. Carmindo de Campos).  
E outros cinco postos fixos estarão funcionando em horário normal de expediente, das 7h30 às 17h, sendo os locais: Na Rua Pedro Celestino, Ganha Tempo, CPA II, Regional Sul e Carumbé (reativado durante o período da campanha). Mais informações pelo fone: (65) 361803721 e (65) 3618-37 34 ou no número de atendimento ao consumidor 115.  
Fonte:  Sandrine Gahyva - Secom Cuiabá - 3645-6054

Secretaria de Educação mobiliza 40 mil alunos contra a dengue

Secretaria de Educação mobiliza 40 mil alunos contra a dengue
Jorge Pinho
Secretaria de Educação mobiliza 40 mil alunos contra a dengue

Quarenta mil alunos e 80 mil famílias mobilizados contra a dengue.
Essa é a meta da terceira edição do projeto “Agente Mirim de Combate à Dengue é coisa séria, sim Senhor”, lançado hoje (14-02) pela Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) em parceria com Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Ministério Público.
Implementado em 2010, o programa oferece a estudantes do município, de cinco a 14 anos, a oportunidade de conhecer, aprender e participar diretamente do combate à doença por meio de visitas e cadastro de imóveis, levando informação e orientação aos moradores do entorno da própria residência do aluno.

O projeto é divido em duas fases. Na primeira os estudantes visitarão residências e sensibilizarão os moradores para o combate aos possíveis criadouros do Aedes Aegypti. O imóvel cadastrado recebe um adesivo, em um lugar visível, com a inscrição “Vistoriado pelo Agente Mirim contra a Dengue”. A outra etapa será a realização de um concurso de redação e produção de desenhos acerca do tema.

Na cerimônia de lançamento do projeto, que contou com a presença de professores, coordenadores pedagógicos e diretores das 94 escolas do município, o secretário municipal de educação, Permínio Pinto Filho, agradeceu aos parceiros do programa e destacou a importância da mobilização nas unidades de ensino para o controle da dengue na capital. “Sabemos da capacidade de sensibilização das nossas crianças e, por isso, são agentes de transformação, levando consciência não só para a família, mas também para os seus vizinhos”. 
Permínio também agradeceu o trabalho desenvolvido pelas escolas nos anos anteriores no combate ao mosquito da dengue. “Vocês, coordenadores e diretores, são nossos parceiros e abraçam nossos projetos sempre que convocados. Por meio de todas essas ações, acredito que teremos um ambiente muito melhor para vivermos”.

Na avaliação da coordenadora de Programas e Projetos da SME, Elizany Rosa, o envolvimento da escola é fundamental para alcançar resultados positivos no programa, pois a escola mantém um vínculo importante com os alunos e com a família. “O sucesso do agente mirim está nas mãos de vocês”.

O diretor de Vigilância, Saúde e Meio Ambiente de Cuiabá, Benedito Oscar Campos, também presente ao evento, afirmou que apenas as ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde não resolverão os problemas relacionados à doença. “O trabalho realizado pela educação é muito importante no combate à proliferação do mosquito, pois vocês educam nossas crianças, nosso futuro. Temos que levar a consciência que, combater o mosquito por meio da limpeza dos quintais e extinção dos criadouros do Aedes Aegypti, é responsabilidade de todos nós”, concluiu.

“A criação de uma cultura cidadã de ordem e limpeza do meio ambiente é que reverterá os altos índices da dengue em Cuiabá”, afirmou o promotor Alexandre Guedes ao se referir ao trabalho conjunto proposto pelo projeto.

Guedes ainda colocou o Ministério Público à disposição da população para informações sobre espaços que representam riscos de disseminação do mosquito e de pessoas resistentes às normas de higiene no combate à doença. “Façam esse contato com a Secretaria de Educação, que nos comunicará o fato para tomarmos as devidas providências. Somos parceiros nessa luta”.

No ano passado, o Agente Mirim Contra a Dengue mobilizou 12 mil alunos e 25 mil residências na capital. Os estudantes premiados receberam bicicletas e vídeo games e, os proprietários dos imóveis, eletrodomésticos.
O evento será realizado no Auditório Maestro China, sede da Secretaria Municipal de Educação.

Fonte:  Giovania Teixeira Duarte - SME - 3645-6578

Ação dos Correios foca sustentabilidade no Carnaval

Às vésperas do Carnaval, a comunidade do CPA poderá participar da folia de forma mais sustentável. Na quinta-feira (16), a partir das 7h30, na Lagoa Encantada do bairro CPA 3, os carteiros dos Correios de Mato Grosso realizam o plantio de 250 mudas, com a participação dos moradores. A população também poderá realizar a coleta seletiva de materiais recicláveis. No local haverá pontos específicos para o recebimento de produtos como garrafas pet, latinhas, papelão, papel, pilhas, baterias, óleo usado, medicamentos vencidos, entre outros.  
A iniciativa faz parte do projeto Desafio Ambiental, lançado nacionalmente em 2010. Os empregados dos Correios deverão plantar cerca de 110 mil mudas no país. Em Mato Grosso, a meta de plantio para este ano é de 1400 árvores nativas do Cerrado mato-grossense, entre elas aroeira, ipê e jatobá. O número simboliza a quantidade total de empregados ecetistas no estado.  
No final do ano passado, os Correios fizeram o primeiro ciclo de plantio na Lagoa Encantada, o que ajudou no cumprimento da meta de 2011 quando foram plantadas pouco mais de 1500 mudas no estado. A área foi escolhida porque vem sendo revitalizada por profissionais do Centro de Referência de Reuso da Água (CRRA), projeto patrocinado pela Petrobras, que tem coordenado a recuperação da mata ciliar do Córrego do Caju e demais áreas do parque.  
Segundo o diretor regional dos Correios, Nilton do Nascimento, este será um momento para reflexão sobre alternativas de produção mais sustentáveis. “Além de nossos empregados que são os agentes multiplicadores, envolver a comunidade é essencial para que projetos ecológicos se efetivem na prática”.   
Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma  
As festividades de Carnaval, quando toneladas e mais toneladas de lixo se acumulam pelas ruas da capital, são uma boa oportunidade para exercitar a reciclagem. Por isto, além do plantio de árvores do Desafio Ambiental, haverá a coleta seletiva com o objetivo de estimular a conscientização sobre o tema.  
Em nível nacional, a empresa postal realiza vários projetos na área de sustentabilidade ambiental, entre eles estão a coleta seletiva solidária, coleta seletiva de lixo, e o Ecopostal, sendo que este último, transforma os malotes e uniformes descartados em artesanato.  
Ao som de marchinhas carnavalescas, as crianças do CPA e das escolas Quintino de Freitas e Leovegildo de Mello terão programação especial. Haverá show de humor de temática ambiental com os atores dos Correios, Marinalva e Silvio, que dão vida aos personagens, Francisquinha e Manezinho. Serão exibidos também filmes educativos sobre a importância da reutilização e economia da água para o uso doméstico.  
Além da parceria do Projeto CRRA e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que doou as mudas a serem plantadas na Lagoa, os Correios contam com o apoio da Sanecap e Banco do Brasil. Na coleta seletiva, são apoiadoras a Farmácia Phloreaceae, Maxvinil Tintas e a Cooperativa de Catadores e Produtores de Materiais Recicláveis de Mato Grosso (Coopermar).
Fonte:  Correios-Mato Grosso-3611-1118/ 3611-11103

Chico Galindo usará a habilidade política de Silvio Fidelis para conter Julio Pinheiro

O professor, Silvio Aparecido Fidelis, que é Graduado em História, tem Especialização em Gerência de Cidades, Mestrado e Doutorado em Educação, que assumiu a secretaria de governo com uma grande missão de arrumar a articulação política e  já é possível verificar os grandes resultados.

Silvio Fidelis que é considerado atualmente o mais atuante secretário do governo Chico Galindo (PTB), que conseguiu estabelecer com o governo do estado um canal de fácil diálogo, o que vem facilitando as parcerias entre estado e município, sem crises, como não acontecia anteriormente, diante desses grandes feitos, o prefeito Chico Galindo está confiante que no período de férias, Silvio Fidelis com a sua habilidade política vai conseguir acalmar e controlar,o presidente da Câmara,vereador Júlio Pinheiro (PTB), Conhecido pelo estilo inconstante e falta de papas na língua.

Segundo fonte Julio Pinheiro pretende se transformar num verdadeiro "Sassá Mutema" no período de mandato, ai sim caberá ao Silvio Fidelis, conter o interino sem entrar em atrito com o parlamentar, Pois ele promete solucionar todos os problemas da cidade numa "canetada" como por exemplo aumentar os salários dos servidores comissionados e também lançar obras importantes, coisa que nem o titular Chico Galindo (PTB) tem conseguido fazer com eficiência.

Esta é a segunda vez que o parlamentar assume a Prefeitura. Em julho do ano passado, no comando do Executivo, ele foi responsável pela polêmica do projeto de concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da Capital. A matéria, encaminhada e votada às pressas na Câmara, gerou bastante confusão.

A notícia das férias do prefeito Chico Galindo (PTB) deixou os secretários apreensivos, porém ficaram mais à-vontade ao saber que o secretario de governo,Silvio Fidelis,estará nesse período ao lado do prefeito interino,pois Silvio vem promovendo relevantes serviços com simplicidade,autenticidade, planejamento e acima de tudo com muito profissionalismo.

O diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia MT,João Batista de Oliveira,irmão do Toninho do Gloria considerado como o maior expoente na luta contra a pedofilia em MT, também destacou o papel que Silvio vem realizando no sentido de aproximar os Poderes Legislativo e Executivo. “A gente tem visto ele sempre na Câmara de Vereadores trabalhando para estreitar os laços entre o Executivo e o Legislativo. Com muita diplomacia ele está sempre a disposição de todos os vereadores. O que se percebe que quando  tem algum problema, algum requerimento que não foi  resolvido ele está sempre pronto para atende-los”, disse João Batista.

O fundador do Portal Todos Contra a Pedofilia MT e presidente da ONG MT contra a pedofilia, Toninho do Gloria destacou que o secretário Silvio Fidelis demonstra na prática, que é possível transformar a política partidária num instrumento de apoio ao cidadão que paga os seus impostos e que espera do Poder Público um retorno satisfatório as suas inúmeras aspirações.

Dotado de sentimento cívico, dono de um linguajar simples e objetivo, prático e sincero em suas decisões, Silvio Fidelis é um secretário diferenciado, que faz do seu cargo um sacerdócio. Respeitado pelo povo, admirado pela classe política de Cuiabá, simpático à Imprensa e exemplo para quem deseja ser um secretário atuante, o professor Silvio dispensa holofotes e procura trabalhar silenciosamente, mas cobra resultados e não admite corpo mole e conversa fiada, diz João Batista.


O diretor destaca que a  sua popularidade está sempre presente. Modesto e trabalhando sem alarde, Silvio promove relevantes serviços com simplicidade, autenticidade, planejamento e acima de tudo com muito profissionalismo. Uma das grandes virtudes de Silvio Fidelis, é transparência, fato este, muito em voga nos dias atuais, onde a maioria dos políticos procuram e empurra os problemas com a barriga, ganhando tempo, atrasando compromissos firmados e engavetando inúmeras solicitações. A sua atuação em várias áreas, tem lhe rendido homenagens pelos quatro cantos de Cuiabá, pois é visível e notório a sua participação direta em várias conquistas. O seu estilo inconfundível e sua maneira peculiar de trabalhar é uma marca registrada que lhe atesta como um grande secretário com grande credibilidade para alçar altos vôos.

Por essas e outras é que o secretário Silvio Fidelis é uma unanimidade em Cuiabá, devido a sua postura, dedicação e compromisso com as verdadeiras transformações sociais.

Fonte: MT24HorasNews
Autor: João Batista de Oliveira
Site: www.mt24horasnews
Contato: mt24horasnews@gmail.com

Secretário Pedrinho:Após barrar imprensa no camarote Tião da Zaeli é vaiado durante abertura do carnaval em Bonsucesso

Secretário Pedrinho:Após barrar imprensa no camarote Tião da Zaeli é vaiado durante abertura do carnaval em Bonsucesso

foto por: Secom-VG
Notícias Relacionadas
» Collor xinga e ameaça jornalista
» "Forças ocultas" já tramam derrubada de Zaeli

Por: Redação
O prefeito Tião da Zaeli(PSD) foi vaiado durante festa de abertura do carnaval em Bonsucesso, na noite do último domingo, 19.  Quando enfrentou a reação espontânea dos foliões.

Acompanhado por assessores, Tião chego
u ao local no início da noite,por volta das 21h.
Ele fazia um discreto corpo-a-corpo, cumprimentando participantes, quando sua presença foi anunciada pela organização no sistema de som da festa. O público começou a vaiar nesse momento o apresentador dispersou o público com a velha animação das torcidas que estavam presente no local
O prefeito, sua esposa e comitiva deixaram o local instantes depois das vaias.