Pages

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

eleito "cara de pau" de 2011 “Eleito em 2º lugar “Cara de Pau de 2011,diz,” Um homem como Pedro Henry não pode ser deputado federal” dispara vereador Wanderley Cerqueira


Foto: VG Notícias
O parlamentar enfatizou que os problemas atuais da Saúde no Estado e em Várzea Grande são reflexos da “péssima” gestão e uma herança “maldita”, já que Henry não responde mais pela Secretaria.
 
O vereador por Várzea Grande, Wanderley Cerqueira (PSD) usou a tribuna na sesão de ontem (08.02), e criticou o ex-secretário de Estado de Saúde e atual deputado federal, Pedro Henry (PP). O parlamentar enfatizou que os problemas atuais da Saúde no Estado e em Várzea Grande são reflexos da “péssima” gestão e uma herança “maldita”, já que Henry não responde mais pela Secretaria. 
“Um homem como Pedro Henry não pode ser deputado federal. Não está mais na gestão, porém, foi quem trouxe as Organizações Sociais de Saúde (OSS) para cá. Estão mandando R$ 2.400 milhões mensais para o hospital metropolitano de Várzea Grande, que realiza cirurgia de baixa complexidade e as de alta complexidade que são as mais caras ficam para o Pronto- Socorro, sendo bancada pelo prefeito”, desabafou.
O social-democrata destacou que toda problemática vivida no Estado tem que ser arcada pelo governador, já que ele teria cometido a “loucura” de permitir a contratação de OSS. “O governo do Estado tem falhado muito com Várzea Grande. O governador teve votação expressiva aqui na cidade. Praticamente todos os colegas apoiaram o governador. Agora ele tem que tomar uma posição, quem ta sofrendo é o povo que ajudou a eleger”, exclamou Cerqueira.
Cerqueira enfatizou que Henry trouxe as OSS de Pernambuco. “Trouxe pessoas lá do Pernambuco, o que tem haver com Mato Grosso, aqui tem pessoas super competentes que tem condições de administrar o metropolitano”.
Outro fato abordado pelo vereador foi à visita do presidente da Assembleia Legislativa José Riva (PSD), no Pronto Socorro. “O PS todo mês teria que receber  1.200 milhão , e não recebe todo mês certinho, porque atrasa, chegou a atrasar quase três meses e teve que ter  interferência até do deputado Riva para resolver”, relatou o vereador.
“O Henry queria que o PS fosse administrado por OSS,  queria que a gente cedesse para que ali fosse administrado do jeito que ele quisesse.Os equipamentos do Metropolitano são novos, o Estado deu um hospital novo. Enquanto o povo aqui no PS tem sofrido. Henry não tem compromisso com o povo de Várzea Grande, o povo daqui é povo de Mato Grosso. Graças a Deus ele voltou para Brasília, mesmo assim o secretário que está lá é comandado por ele”, concluiu.
 

por Larissa Malheiros/VG Notícias

Site mais acessado em Cuiabá e Várzea Grande MT:Policia:Morre menina de três anos atacada por pitbull em Cuiabá

Cadela foi a unica sobrevivente após ataque
 

A criança atacada por quatro cães dentro da própria residência, em Cuiabá, morreu na tarde desta sexta-feira (10.02). A informação foi confirmada ao G1 pelo Hospital Evangélico de Londrina, no Paraná, onde Sophia Haber estava internada desde o dia 19 de janeiro na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A morte, de acordo com a diretoria do hospital, foi em decorrência de uma parada cardiorrespiratória que a menina sofreu na noite desta quinta-feira (09.02).
O quadro clínico dela se agravou durante todo o dia de hoje e o hospital informou ainda, que a hora do óbito foi às 16h50 (horário de Brasília). A criança foi vítima dos animais criados pela família e teve o rosto quase todo desfigurado, além de sofrer ferimentos nos braços e na cabeça. O ataque ocorreu em 9 de janeiro, no bairro Jardim Universitário, em Cuiabá, na residência da menina.
 
Desde então, Sophia estava sedada e respirava apenas por aparelhos. Ela teve quase todo o couro cabeludo arrancado pelos cães, o que agravou ainda mais o estado de saúde da garota. Os animais escaparam do canil, no momento em que Sophia brincava. A criança foi arrastada para os fundos da casa.
 
Ainda conforme a unidade hospitalar, os pais da menina estão completamente abalados. A mãe de Sophia chegou a passar mal e está sob cuidados médicos. Por meio da assessoria do hospital, Antônio Carlos da Costa Pinto, pai da menina, disse que o velório e o enterro vão ocorrer em Londrina (PR), por conta dos familiares que moram na cidade.
 
Dia trágico: A menina foi atacada pelos quatro cães da família quando estava apenas com a babá. Enquanto a criança era atacada, um policial à paisana passava pelo local. Ele ouviu os gritos e decidiu entrar na casa. Ao ver os cães atacando Sophia, ele atirou em três dos quatro animais, sendo que dois morreram na hora e um escapou e morreu logo depois. O quarto cão se escondeu embaixo de um carro e foi resgatado por uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses.

por Redação VG Notícias com Kelly Martins/Do G1 MT

Site mais acessado em Cuiabá e Várzea Grande MT:Policia:Moradores de rua continuam dormindo nas calçadas em Juara e policia disse que ação tem que ser conjunta

Mesmo com as ações da policia militar, poder público e Associação dos Moradores de Rua de Juara, os homens bêbados e desocupados continuam dormindo pelas calçadas da cidade.

O capitão PM Felix da 1ª CIA de Policia Militar de Juara disse que o trabalho de retirada desses homens da rua precisa ser multidisciplinar uma vez que é um enfrentamento que vem de vários anos.

Nada adianta só a policia, Ministério Público e Assistência Social, precisa ser um trabalho conjunto envolvendo toda a sociedade em vários aspectos.

A policia militar faz as operações constantemente identificando as pessoas que estão morando nas ruas leva até a AAMOR – Associação Amigos Moradores de Rua de Juara para que elas possam receber atendimento, isso é o que compete a policia.

Porem essa ação da policia, ela é pontual porque fazemos isso e demora um tempo eles voltam para as ruas novamente e não existe outra forma de atuação da policia a não ser dessa forma, disse o Capitão.

Quanto a prefeitura, o Capitão disse que ela tem sido parceiro nas ações onde inclusive algumas famílias que moravam nas ruas já conseguiram até encontrar seus familiares através da AAMOR.

Mas esse trabalho tem que ser continuo para que a solução possa chegar a um determinado ponto, concluiu.
Fonte: Nortao news - Soan de Barros

Site mais acessado em Cuiabá e Várzea Grande MT:Sem Cultura, Poção quer prefeitura

Secretário cuiabano, que já foi vereador, é contra a entrega dos cargos, e reafirma interesse em disputar o pleito deste ano







Secretário conta que na próxima semana haverá uma reunião para decidir qual será o futuro da legenda na prefeitura cuiabana

ANA ADÉLIA JÁCOMO
Da Reportagem

Após rumores de que o Partido Social Democrático (PSD) entregaria os cargos que foram disponibilizados a eles na prefeitura de Cuiabá, o secretário de Cultura, Luiz Poção, diz que, caso perca a cadeira, dispõe-se a enfrentar o pleito deste ano. Ele garante que poderá se candidatar para vereador, como já fez anteriormente, ou até mesmo para prefeito.

“Já tenho uma carreira política. Caso o partido entenda que precisa de mim, estou à disposição para tudo”, frisa o ex-vereador. Contudo, informações obtidas pelo Diário dão conta de que Poção, na verdade, está preocupado com a possibilidade de ficar sem cargo público e estaria pleiteando alternativas, caso o PSD perca espaço no Executivo do município.

“Vai fazer um ano que estou neste cargo. Há membros que defendem a ideia de entregarmos tudo, mas isso não representa a vontade de todos”, alfineta.

O PSD tem apenas três pastas compostas por João Emanuel Moreira ( Habitação), Carlos Brito (Obras) e Poção. Brito acabou de assumir o comando da nova Pasta, que antes era a Secretaria de Infraestrutura (Seminfe).

O prefeito Chico Galindo (PTB) precisou desmembrá-la em Obras e Cidades para, segundo ele informou, atender às exigências do governo federal sobre as obras que antecederão a Copa do Mundo em 2014 na Capital.

Poção garante que semana que vem haverá uma reunião para decidir qual será o futuro de cada um dos secretários da agremiação e se realmente cederão os cargos.

Na realidade, a possibilidade do PSD entregar de fato as cadeiras é mínima, uma vez que o cacique da sigla e presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, não apoia a intenção dos integrantes cuiabanos.

Riva ponderou que não há necessidade de entregar as três secretarias, já que o mandato de Galindo está no fim e a prefeitura não estaria passando por graves crises econômicas como o governo do Estado.

“Por que isso agora? Não há por que entregarem esses cargos. Fizemos isso para ajudar o governador Silval Barbosa na contenção dos gastos”, questionou o deputado estadual e secretário-geral do PSD em Mato Grosso.

Riva surpreendeu o governador Silval Barbosa (PMDB) logo na primeira sessão do ano, em 2 de fevereiro, ao anunciar que o PSD – partido criado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab – entregaria todos os cargos concedidos.

Com isso, os chefes das pastas de Ciência e Tecnologia e de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, bem como do Centro de Processamento de Dados do Estado (Cepromat), devem ser substituídos até 1º de março, prazo estabelecido pelo partido para que o Silval nomeie outros titulares.

Site mais acessado em Cuiabá e Várzea Grande MT:Policia:Homem leva tiro em lanchonete no Centro de Rondonópolis

Deivid Rodrigues
do AgoraMT


O mecânico Weberson Freitas dos Santos, 19, sofreu tentativa de homicídio na madrugada desta sexta-feira, 10,  em uma lanchonete no Centro de Rondonópolis, principal  cidade da região Sul de Mato Grosso. Weberson informou a Polícia Militar que um suspeito que pilotava uma moto Honda Fan chegou até a lanchonete e efetuou um disparo que acertou a mão direita do mecânico.
Weberson afirmou que no momento em que começou a correr na direção de um banheiro o suspeito atirou mais três vezes, mas o mecânico não foi atingido. A vítima conseguiu entrar no banheiro e virou-se para ver quem era o autor dos disparos. Nesse momento, o suspeito apontou uma arma na direção da cabeça de Weberson, porém sem dizer nada resolveu fugiu em rumo ignorado.
Weberson foi socorrido e encaminhado para Hospital Regional Irmã Elza Giovanella, onde a PM se dirigiu para pegar informações da ocorrência.
 

Site mais acessado em Cuiabá e Várzea Grande MT:Secretários deverão participar de discussões junto à Subcomissão de Segurança do Senado

Após a entrega do relatório ao presidente do Senado, José Sarney, nesta quinta-feira (09.02), os secretários de Segurança Pública de Mato Grosso, Diógenes Curado; Acre, Reni Graebnel; Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame; Mato Grosso do Sul, Wantuir Jacini, e Rondônia, Marcelo Bessa, se reuniram com o presidente da Subcomissão de Segurança Pública do Senado, senador Pedro Taques (PDT-MT), que sugeriu aos secretários a participação na audiência conjunta com a subcomissão para incrementar propostas legislativas analisadas pelos senadores.
Intenção é que o Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp) passe a colaborar de forma efetiva com os trabalhos da Subcomissão de Segurança Pública do Senado.
O parlamentar sugeriu também que o Colégio participe das discussões na Comissão Especial Juristas que está revisando o Código Penal. “No final do ano passado aprovamos o plano de trabalho que foi dividido em viés preventivo e repressivo. A participação dos secretários estaduais de Segurança Pública neste debate será fundamental para tratarmos das especificidades locais, além de temas como crime organizado, tráfico de drogas, repressão de crimes violentos, entre outros”, observou Pedro Taques, salientando que o estudo realizado pelo Consesp sobre assuntos ligados ao enfrentamento criminal e consequente redução dos índices estatísticos está em conformidade aos trabalhos da comissão que preside no Senado.
O relatório entregue ao presidente do Senado, José Sarney, também foi encaminhado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Procuradoria Geral de Justiça e Conselho Nacional do Ministério Público.

Site mais acessado em Cuiabá e Várzea Grande MT:Sindicatos não descartam parar obras da Copa no país

  • Encontro em Fortaleza define pauta nacional; em Cuiabá, risco é para a Arena Pantanal


  • Reprodução 

    Caso uma greve seja desencadeada, obras da Arena Pantanal ficarão comprometidas

    LISLAINE DOS ANJOS
    DA REDAÇÃO

    Nesta sexta-feira (10), representantes de sindicatos dos trabalhadores da Construção Civil dos estados brasileiros que irão sediar a Copa do Mundo de 2014, se reúnem em Fortaleza (CE), para consolidar a pauta de reivindicações da “Campanha pelo Trabalho Decente na Copa do Mundo e Além”, coordenada pela Internacional dos Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM).

    Ao final do encontro, uma pauta deverá ser formada para ser entregue no Ministério do Trabalho. O objetivo é levar ao conhecimento do Governo Federal as necessidades dos trabalhadores da construção civil.

    Caso um acordo não seja fechado, mesmo depois de o Ministério do Trabalho ser informado, segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Cuiabá e Município (Sintraicccm), Joaquim Dias Santana, não estará descartada a possibilidade de uma greve - até mesmo nacional -, o que comprometeria ainda mais a conclusão de várias obras em tempo hábil para que o país sedie o Mundial de 2014.

    Os trabalhadores pedem por condições dignas de trabalho aos operários empregados nas obras, combate à informalidade, salários compatíveis com o mercado, qualificação profissional e ampliação de vagas para mulheres e jovens.

    Em entrevista ao MidiaNews, Santana afirmou que os sindicatos também buscam igualdade de benefícios para todos os trabalhadores da construção civil espalhados pelo país, para que as condições de trabalho sejam iguais em todos os estados.

    “Não queremos nada além do que já existe, mas queremos igualdade. Se em São Paulo (SP), o salário é um, que ele seja igual no restante do país; se os trabalhadores de um estado podem tirar férias e visitar os familiares, que isso seja feito nas demais obras”, disse o presidente do sindicato.

    De acordo com ele, o movimento irá buscar seguir uma programação de encaminhamento da pauta de reivindicações, seguindo uma hierarquia, para que o Governo Federal possa ter conhecimento das tentativas de diálogo da categoria e qual a realidade vivida pelos trabalhadores da construção civil.

    “Nós queremos que o Governo Federal tome conhecimento do que a categoria está passando no país”, afirmou Santana.

    Segundo o presidente, apesar de o tema remeter, centralmente, aos trabalhadores que atuam nas obras para o Mundial de Futebol, as reivindicações e os possíveis benefícios conquistados com a campanha serão estendidos para toda a categoria.

    Além de Fortaleza (CE), os encontros deverão acontecer em todas as 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, com direito à visita às obras de mobilidade urbana e nos estádios que estão sendo reformados ou construídos. A reunião já foi realizada nas cidades-sedes do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Brasília (DF).

    Início do movimento
    A campanha teve início quando da definição das cidades-sede da Copa do Mundo. Desde então, o movimento se articula para estreitar o diálogo com as secretarias especiais criadas nos Estados para gerir as obras, cobrando a instalação de uma Câmara Temática específica no interior destas instituições, o que facilitaria o diálogo com os sindicatos.

    Em Cuiabá, esta solicitação foi repassada à então Agência Executora das Obras da Copa do Mundo no Pantanal, a  Agecopa (hoje, Secretaria Extraordinária – Secopa), em maio do ano passado, mas, até o momento, não obteve retorno.

    “Queremos mais presença do movimento sindical nas instâncias decisórias sobre as obras, isso não está acontecendo. A falta deste contato mais próximo dificulta o acompanhamento das condições de trabalho oferecidas aos operários”, explicou Santana.

    ICM
    A Internacional dos Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM) é uma federação sindical global que reúne 328 sindicatos de 130 países, representando cerca de 12 milhões de trabalhadores.

    Em maio do ano passado, representantes da entidade lançaram a campanha em busca de melhorias nas condições de trabalho dos operários em Cuiabá, mesmo procedimento adotado nas demais cidades-sedes.

Site mais acessado em Cuiabá e Várzea Grande MT:Sonífera ilha

Deu no site RDNews. Embora tenha registrado na Justiça Eleitoral que seu domicílio é Várzea Grande, onde matém negócios, o prefeito várzea-grandense Tião da Zaeli (PSD) mora no bairro Jardim das Américas, em Cuiabá. Na verdade, ele está deixando o edifício Clarice Lispector para se abrigar no luxuoso e prestes a ser inaugurado Mondgliani, próximo ao Shopping Três Américas. O imóvel custaria R$ 1,2 milhão

A propósito, Zaeli não é o 1º primeiro com base eleitoral em Várzea Grande que mora na Capital. O deputado federal Júlio Campos (DEM), por exemplo, mora no não menos luxuoso Queen Elisabeth, na Avenida do CPA. Na campanha a prefeito em 2008, JC foi criticado pela oposição por não morar em VG. O atual prefeito, que deve tentar a reeleição, corre o mesmo risco.

Site mais acessado em Cuiabá e Várzea Grande MT:Sicme apoia campanha 'Distrito limpo e arborizado'


A Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) abriu os trabalhos no Distrito Industrial de Cuiabá, em 2012, empenhada na campanha Distrito Limpo e Arborizado. O objetivo é incentivar empresários e comerciantes a manter as calçadas limpas e as ruas mais verdes.
 
De acordo com a técnica da Sicme, Maria Lenice, coordenadora do Distrito Industrial, além de boa infraestrutura, o distrito precisa manter uma boa imagem para atrair novos empreendedores para o Estado. A coordenadora conta ainda que uma equipe da Sicme está visitando as empresas. “Entregamos uma carta explicando a campanha e pegando assinaturas dos empresários para ter a garantia que foi passada a proposta do projeto”.
 
As mudas de árvores são disponibilizadas gratuitamente para os empresários que se interessarem em fazer parte do projeto. “Nós tivemos a ideia de dar as mudas aos empresários, para facilitar o andamento do projeto”.
 
O Horto Florestal Municipal de Cuiabá é parceiro da Campanha Distrito Limpo e Arborizado. O empresário constrói a calçada e informa à coordenadoria do Distrito qual é a espécie que prefere plantar. “Então, solicitamos ao Horto Florestal a entrega da planta direto na empresa que solicitou. Procuramos facilitar a vida do empresário para que todos se animem a participar da campanha para manter o Distrito Industrial arborizado e limpo”.
 
Além das 197 empresas já implantadas, o distrito conta também com 54 em implantação e 18 áreas reservas, o que gera aproximadamente cinco mil empregos nos mais variados setores. Criado como um projeto de geração de empregos e renda, pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme).

Vereador acusado de racismo contra o Toninho do Gloria diz,Esquema das OSS de Henry levou governador a “cometer loucura”


O esquema montado pelo deputado federal Pedro Hernry, do PP, para assegurar o controle da gestão pública através das Organizações Sociais de Saúde, as OSS, levou o governador Silval Barbosa a “cometer loucuras” políticas.  A afirmação foi feita pelo  vereador Wanderley Cerqueira (PSD), de Várzea Grande, ao condenar o projeto que chamou de “herança maldita” do político – que deixou o cargo e voltou às funções de deputado federal.
Em discurso, o parlamentar enfatizou que os problemas atuais do setor de saúde em Mato Grosso  são reflexos da “péssima” gestão.  O vereador foi taxativo: “Um homem como Pedro Henry não pode ser deputado federal. Não está mais na gestão, porém, foi quem trouxe as Organizações Sociais de Saúde (OSS) para cá”. Em Várzea Grande, o Hospital Metropolitano é controlado por uma OSS.
Cerqueira enfatizou que Henry trouxe as OSS de Pernambuco. “Trouxe pessoas lá do Pernambuco, o que tem haver com Mato Grosso, aqui tem pessoas super competentes que tem condições de administrar o Metropolitano” - frisou
Para dimensionar o caso das OSS e da sangria do dinheiro do contribuinte, Cerqueira lembrou o Governo gasta R$ 2,4 milhões mensais no Metropolitano de Várzea Grande, que realiza apenas cirurgia de baixa complexidade. “As de alta complexidade que são as mais caras ficam para o Pronto-Socorro, sendo bancada pelo prefeito” - desabafou. Henry, quando secretário, tentou cooptar os pronto socorro de Cuiabá e Várzea Grande e entrega-los as OSS.
 “O governo do Estado tem falhado muito com Várzea Grande. O governador teve votação expressiva aqui na cidade. Praticamente todos os colegas apoiaram o governador. Agora ele tem que tomar uma posição, quem esta sofrendo é o povo que ajudou a eleger” - relacou Cerqueira.
Outro fato abordado pelo vereador foi à visita do presidente da Assembleia Legislativa José Riva (PSD), no Pronto Socorro. “O PS todo mês teria que receber  R$ 1,2 milhão , e não recebe todo mês certinho, porque atrasa, chegou a atrasar quase três meses e teve que ter  interferência até do deputado Riva para resolver”, relatou o vereador.
O vereador observou que o Governo “deu” um hospital novo para uma empresa privada. “Enquanto o povo aqui no PS tem sofrido. Henry não tem compromisso com o povo de Várzea Grande, o povo daqui é povo de Mato Grosso. Graças a Deus ele voltou para Brasília, mesmo assim o secretário que está lá é comandado por ele”, concluiu.

Site mais acessado em Cuiabá e Várzea Grande MT:Policia:Mãe salva filha de ataque de pitbull em Sarandi; PM matou o cachorro

Uma mãe de 23 anos salvou sua filha pequena de um ataque que o cachorro da família, da raça pitbull, tentou fazer à menina. O fato ocorreu por volta das 14h desta quinta-feira (9) no quintal da residência, na rua José Galindo Garcia, Jardim Verão, em Sarandi, região metropolitana de Maringá.
A Polícia Militar de Sarandi, que preferiu não identificar a vítima e nem a idade da criança, chegou em meio ao ataque do pitbull, após denúncias feitas por vizinhos. Para conter o ataque do pitbull, a PM inicialmente efetuou disparos com uma arma de fogo para o alto. Vendo que o animal não parava de ferir a mãe, os policiais atiraram contra o bicho, que morreu.
Ao proteger a filha do ataque, a mãe sofreu ferimentos por todo o corpo, principalmente na perna e no braço esquerdos. A vítima foi encaminhada a um hospital de Sarandi pelo Siate, mas não corre riscos de morrer.

Site mais acessado em Cuiabá e Várzea Grande MT:Clovito acusa Dilemário de ameaça

Vereador afirma que uma pessoa não-identificada disse que “o Dilemário irá acabar com sua vida”. Presidente do PTB conta que acionará criminalmente o parlamentar







Clovito afirma que ‘nunca amarelou para homem nenhum’

RENATA NEVES
Da Reportagem

A desavença entre o presidente do PTB de Cuiabá, Dilemário Alencar, e o vereador Clovito Hugueney, do mesmo partido, extrapolou o limite do bate-boca. Durante sessão ordinária dessa quinta-feira (9), Clovito acusou o correligionário de ter feito ameaças contra sua vida. O vereador usou a tribuna para criticar a atitude de Dilemário, que o destituiu da liderança do partido na Câmara.

Clovito afirmou que Dilemário não tem legitimidade para fazer a destituição, já que ocupa a presidência do partido em caráter provisório. Ele reforçou o argumento de que o líder é indicado pelos vereadores e cabe a eles a decisão de retirá-lo do cargo.

Assim que finalizou o discurso, Clovito teria recebido uma ligação na qual uma pessoa não-identificada disse que “o Dilemário irá acabar com sua vida”. A ligação foi atendida por um assessor, que passou o recado ao vereador no mesmo instante. Assustado, Clovito retornou à tribuna para denunciar o fato e mandar um recado a Dilemário: “nunca amarelei para homem nenhum. Eu tô [sic] pronto. Pensa bem no que o senhor está fazendo. O senhor eu não sei da onde veio, mas eu sou daqui e não sou filho de ‘chocadeira’”, disparou.

Ao final da sessão, ele se reuniu com o presidente da Câmara, vereador Júlio Pinheiro (PTB), e pediu que ele convencesse o prefeito Chico Galindo (PTB) a intermediar a situação a fim de buscar um consenso. “Temos que resolver essa pendência internamente. O partido já ficou muito exposto com tudo isso”, disse Clovito. O vereador ainda não decidiu se irá registrar boletim de ocorrência sobre a ameaça, mas disse que teme pela sua segurança e de sua família. “Estou triste com tudo isso. Fica um clima ruim na casa da gente”.

Por meio de nota, Dilemário disse que notificará Clovito para que ele prove em 48 horas a denúncia. A Câmara Municipal também será notificada para que forneça cópia da ata da sessão.

“Esse vereador é um fanfarrão, e precisa aprender que o parlamento municipal não é local para pregar mentiras e fazer galhofas. Tenho plena convicção de que o vereador não provará o que falou, porque esse episódio só ocorreu na mente maldosa dele. Por isso, vou mover ações na esfera criminal e cível para que ele se retrate publicamente e seja condenado por tentar manchar a minha honra”, disse Dilemário.

Site mais acessado em Cuiabá e Várzea Grande MT:Policia:Mesmo em baixa, Galindo aposta em Infraestrutura e diz fazer "sucessor"

Andréa Haddad

Chico Galindo     Mesmo com a popularidade em baixa, o prefeito Chico Galindo (PTB) jura que fará o sucessor, sendo ele próprio o candidato ou outro nome da legenda. O curioso é que este prognóstico do petebista foge da reviravolta das pesquisas de intenções de voto que o apontam com elevado índice de rejeição e dividindo a lanterna na preferência do eleitorado com outros pré-candidatos ao Alencatro.
     A 1ª pesquisa deste ano de intenções de voto realizada pelo instituto Mark e divulgada peloRDNews revela que Galindo não teria a mínima chance de eleger o sucessor. A maior aposta do prefeito para reverter o jogo são as ações do programa Peira Zero, que prevê investimentos de R$ 60 mil na 1ª etapa para pavimentação asfáltica e recuperação de ruas e avenidas de 25 bairros.

     Galindo já teria decidido pelo desmembramento da Infraestrutura para ter a secretaria de Obras especialmente voltada a cuidar do Poeira Zero, enquanto a secretaria de serviços urbanos se comcentra na conservação da cidade, com mais de 70 maquinário e 700 homens trabalhando na limpeza.
     Outra ação do prefeito que aguarda resultado prático é quanto à concessão da Sanecap. Todas as obras de saneamento para reabastecimento de água nos bairros iniam em março. O prefeito percebeu falhas na Comunicação porque as ações executadas não tiveram o impacto esperado junto aos cuiabanos, tanto que não vai mais acabar com a estrutura da Secom, como chegou a ser cogitado. Ele pleneja divulgar amplamente seus “feitos” até junho deste ano.
     Prestes a completar 2 anos de mandato, sucedendo Wilson Santos (PSDB), Galindo tem dito que poucos conhecem seu trabalho, como, por exemplo, o recapeamento de 80 km de ruas, com previsão de mais 10 km, medida de impacto imediato na condição de vida dos moradores, que ainda não associam as melhorias, porém, à imagem do prefeito.

Site mais acessado em Cuiabá e Várzea Grande MT:Secretário critica possível composição

O secretário-geral do PSB, Suelme Evangelista, garante que uma ala do partido rechaça a ideia de composição com o prefeito Chico Galindo (PTB). A declaração dele partiu apo o surgimento de “sinais” que apontam para a presença de Galindo no palanque dos socialistas. No dia 13, próxima segunda-feira, haverá uma reunião da legenda, quando Suelme irá colocar seu posicionamento para o restante do grupo.

Para Evangelista, o PSB necessita de uma linha de coerência política, o que não é possível promover ao se aliar com o prefeito petebista. Na opinião do secretário-geral, o governo do tucano Wilson Santos (2005-2010) não é diferente da gestão de Galindo, ex-vice-prefeito da Capital. Assim, aliando-se com Galindo, o PSB estaria sendo contraditório.

“Existem dois aspectos que devem ser levados em conta: o primeiro é firmar uma coerência no partido e, depois, desmascarar o discurso de não ser candidato”, diz Suelme sobre a negativa de Galindo em disputar a prefeitura. Ele acha que a afirmação é “fachada”, uma forma para ganhar tempo e verificar mudanças nas pesquisas.

Além disso, segundo ele, uma ala do PSB está questionando a aproximação porque Galindo apresentou atitudes consideradas impopulares (como a reforma do pronto-socorro e a concessão da Sanecap).

Suelme afirma que a questão não é o PTB – inclusive, o vereador Clovito Hugueney apoia Mauro – mas do prefeito. O secretário-geral adianta que as conversas com o PT estão bastante adiantadas e uma possível composição com o atual prefeito pode afastar os petistas.

Vereador condenado por difamação e cometeu o crime de racismo contra o vereador Toninho do Gloria diz,“Um homem como Pedro Henry não pode ser deputado federal” dispara vereador Wanderley Cerqueira


Foto: VG Notícias
O parlamentar enfatizou que os problemas atuais da Saúde no Estado e em Várzea Grande são reflexos da “péssima” gestão e uma herança “maldita”, já que Henry não responde mais pela Secretaria.
 
O vereador por Várzea Grande, Wanderley Cerqueira (PSD) usou a tribuna na sesão de ontem (08.02), e criticou o ex-secretário de Estado de Saúde e atual deputado federal, Pedro Henry (PP). O parlamentar enfatizou que os problemas atuais da Saúde no Estado e em Várzea Grande são reflexos da “péssima” gestão e uma herança “maldita”, já que Henry não responde mais pela Secretaria. 
“Um homem como Pedro Henry não pode ser deputado federal. Não está mais na gestão, porém, foi quem trouxe as Organizações Sociais de Saúde (OSS) para cá. Estão mandando R$ 2.400 milhões mensais para o hospital metropolitano de Várzea Grande, que realiza cirurgia de baixa complexidade e as de alta complexidade que são as mais caras ficam para o Pronto- Socorro, sendo bancada pelo prefeito”, desabafou.
O social-democrata destacou que toda problemática vivida no Estado tem que ser arcada pelo governador, já que ele teria cometido a “loucura” de permitir a contratação de OSS. “O governo do Estado tem falhado muito com Várzea Grande. O governador teve votação expressiva aqui na cidade. Praticamente todos os colegas apoiaram o governador. Agora ele tem que tomar uma posição, quem ta sofrendo é o povo que ajudou a eleger”, exclamou Cerqueira.
Cerqueira enfatizou que Henry trouxe as OSS de Pernambuco. “Trouxe pessoas lá do Pernambuco, o que tem haver com Mato Grosso, aqui tem pessoas super competentes que tem condições de administrar o metropolitano”.
Outro fato abordado pelo vereador foi à visita do presidente da Assembleia Legislativa José Riva (PSD), no Pronto Socorro. “O PS todo mês teria que receber  1.200 milhão , e não recebe todo mês certinho, porque atrasa, chegou a atrasar quase três meses e teve que ter  interferência até do deputado Riva para resolver”, relatou o vereador.
“O Henry queria que o PS fosse administrado por OSS,  queria que a gente cedesse para que ali fosse administrado do jeito que ele quisesse.Os equipamentos do Metropolitano são novos, o Estado deu um hospital novo. Enquanto o povo aqui no PS tem sofrido. Henry não tem compromisso com o povo de Várzea Grande, o povo daqui é povo de Mato Grosso. Graças a Deus ele voltou para Brasília, mesmo assim o secretário que está lá é comandado por ele”, concluiu.
 

por Larissa Malheiros/VG Notícias

Site mais acessado em Cuiabá e Várzea Grande MT:Policia: Com apoio da AL e Governo, Daltro é cotado para TCE no lugar de Bosaipo

Romilson Dourado


Numa sintonia entre Executivo e Legislativo, Chico Daltro deve ir para o Tribunal de Contas no lugar de Humberto Bosaipo
   O vice-governador Chico Daltro pode ser o próximo a se tornar conselheiro do Tribunal de Contas. Embora não admita publicamente, ele se articula nos bastidores nesse sentido, com respaldo da Assembleia e do próprio Palácio Paiaguás, dentro da expectativa de abertura de duas vagas, uma com a possibilidade de Humberto Bosaipo pedir aposentadoria neste ano e, a outra, com a saída de José Carlos Novelli, a partir de 2014, quando terá concluído o mandato de presidente do TCE.
   Afastado do Pleno pelo período de um ano por determinação do Superior Tribunal de Justiça, devido aos crimes de peculato e lavagem de dinheiro da época em que era deputado e presidiu a Assembleia, Bosaipo deve reassumir o posto em 15 de março. Nos bastidores, o que se comenta é que ele estaria disposto a entrar com pedido de aposentadoria, já que terá completado 5 anos de atuação como conselheiro. Ele foi empossado no cargo vitalício em 2007.
   Diante disso, Daltro entrou no páreo, atravessando no caminho do deputado Sérgio Ricardo, que, por conta da expectativa de reconquistar a presidência da Assembleia na eleição da Mesa que acontece em julho deste ano para posse no início de 2013, preferiu não trombar com o vice-governador. Com a nomeação postergada pela segunda vez, Sérgio sabe que, depois dessa vaga a ser aberta no TCE, a próxima deverá contemplá-lo, independente de ser indicação do Legislativo ou do Executivo.
   A saída de Daltro do Executivo para o TCE interessa tanto ao governador Silval Barbosa quanto à Mesa Diretora da Assembleia. É que o vice-governador é daqueles que tentam administrar paralelamente e isso acaba interferindo e deixa o chefe do Executivo em saia-justa, ainda mais porque Daltro, por meio de decreto, ganhou superpoderes para ditar regras em órgãos e empresas da administração, como Cepromat, Ager, Defesa Civil, MT Fomento e Metamat.
   Se Daltro for nomeado para a cargo vitalício, quem passa a ser o substituto imediado do governador será o presidente da Assembleia. Aí, entra outra articulação, podendo projetar Sérgio ou José Riva ao cargo de chefe do Executivo estadual, já que a tendência é Silval renunciar ao mandato até abril de 2014 para disputar as eleições, possivelmente a senador.Ir para o Blog

Site mais acessado em Cuiabá e Várzea Grande MT:Prefeituras de Mato Grosso recebem R$ 70,8 milhões de FPM

As prefeituras mato-grossenses devem receber, hoje, o primeiro decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de fevereiro. O repasse para as 141 cidades será de R$ 70,8 milhões. Cuiabá fica com a maior parte R$ 5,8 milhões. Rodonópolis e Várzea Grande ficam com R$ 2,5 milhões cada. Sinop vai receber R$ 1,5 milhão, Sorriso R$ 1,1 milhão. Alta Floresta e Lucas do Rio Verde recebem R$ 921 mil e Nova Mutum R$ 737.
Esses valores são calculados com base nas estimativas da Receita Federal e já estão com descontos da retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
De acordo com o levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o repasse obteve um aumento de 109% se comparado com o primeiro decêndio de janeiro deste ano.
Em 2011, o repasse de fevereiro teve um crescimento bastante expressivo e chegou a ultrapassar o montante de janeiro. Em 2012, em razão do mau desempenho do FPM no primeiro mês, foi avaliado que este mês deva superar o anterior mais uma vez. Em comparação ao primeiro decêndio de fevereiro de 2011, o repasse de hoje mostra um crescimento de 5,1%.

Site mais acessado em Cuiabá e Várzea Grande MT:Policia:PMDB de Bezerra e Silval "ditará" ritmo dos trabalhos na Assembléia

Já está definida a composição de cada Comissão Permanente da Assembleia Legislativa para o segundo período legislativo da 17ª Legislatura. O anúncio foi feito na sessão matutina desta quinta-feira, 9, depois de várias reuniões para que cada bancada pudesse indicar representantes nas Comissões. O PMDB do governador Silval Barbosa e do deputado federal Carlos Bezerra deverá "ditar" o rítmo dos trabalhos legislativos.
Na reunião do Colégio de Líderes da próxima terça-feira, serão instaladas todas as Comissões e em seguida será definido quem serão os presidentes e vices de cada uma delas. A informação é do líder do governo na Assembleia e 1º vice-presidente da Mesa Diretora, deputado Romoaldo Júnior (PMDB).
Um fato que chama atenção é que o PMDB quer participar de todas as 13 Comissões Permanentes da Assembleia Legislativa, seja como membro titular ou como suplentes. Os nomes dos deputados Romoaldo Júnior, Wallace Guimarães, Baiano Filho e Nilson Santos se alternam entre as comissões, mas, o PMDB está em todas.
Confira os nomes indicados para compor cada Comissão Permanente:
1- Comissão de Constituição, Justiça e Redação:
Titulares: Sebastião Rezende (PR), Ademir Brunetto (PT), Dilmar Dal Bosco (DEM), Walter Rabello (PSD) e Walace Guimarães (PMDB). Suplentes: Emanuel Pinheiro (PR), Luciane Bezerra (PSB), Guilherme Maluf (PSDB), Luizinho Magalhães (PSD), Romoaldo Júnior (PMDB).
2- Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária:
Titulares: J. Barreto (PR), Percival Muniz (PPS), Wagner Ramos (PR), Gilmar Fabris (PSD) e Baiano Filho (PMDB). Suplentes: Mauro Savi (PR), Luciane Bezerra (PSB), Nininho (PR), Aírton Português (PSD), Romoaldo Júnior (PMDB).
3- Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto:
Titulares: Emanuel Pinheiro (PR), Ezequiel Fonseca (PP), Luciane Bezerra (PSB), Airton Português (PSD) e Baiano Filho (PMDB). Suplentes: Sebastião Rezende (PR), Mauro Savi (PR), Nininho (PR), Gilmar Fabris (DEM), Romoaldo Júnior (PMDB).
4- Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social:
Titulares: Sebastião Rezende (PR), Guilherme Maluf (PSDB), Ezequiel Fonseca (PP), Luizinho Magalhães (PSD) e Walace Guimarães(PMDB). Suplentes: Emanuel Pinheiro (PR), Luiz Marinho (PTB), Luciane Bezerra (PSB), Gilmar Fabris (DEM) e Romoaldo Júnior (PMDB).
5- Comissão Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e Agrário e de Regularização Fundiária:
Titulares: Mauro Savi (PR), Zeca Viana (PDT), Ondanir Bortolini- o Nininho (PR), Walter Rabello (PSD) e Baiano Filho (PMDB). Suplentes: J. Barreto (PR), Percival Muniz (PPS), Dilmar Dal´Bosco (DEM), Gilmar Fabris (DEM) e Romoaldo Júnior (PMDB).
6- Comissão de Revisão Territorial dos Municípios e das Cidades:
Titulares: Wagner Ramos (PR), Percival Muniz (PPS), Dilmar Dal´Bosco (DEM), Airton Português (PSD) e Baiano Filho (PMDB). Suplentes: Mauro Savi (PR), Emanuel Pinheiro(PR) Luciane Bezerra (PSB), Walter Rabello (PSD) e Nilson Santos (PMDB).
7- Comissão de Indústria, Comércio e Turismo:
Titulares: Nininho (PR), Zeca Viana (PDT), Dilmar Dal´Bosco (DEM), Luizinho Magalhães (PSD) e Romoaldo Júnior (PMDB). Suplentes: J. Barreto (PR), Mauro Savi (PR), Wagner Ramos (PR), Gilmar Fabris (DEM), Walace Guimarães (PMDB).
8- Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso:
Titulares: Emanuel Pinheiro (PR), Luciane Bezerra (PSB), Luiz Marinho (PTB), Aírton Português (PSD) e Walace Guimarães (PMDB). Suplentes: Mauro Savi (PR), Dilmar Dal´Bosco (DEM), Ezequiel Fonseca (PP), Walter Rabello (PSD) e Romoaldo Júnior (PMDB).
9- Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais:
Titulares: Sérgio Ricardo (PR), Guilherme Maluf (PSDB), Dilmar Dal´Bosco (DEM), Airton Português (PSD) e Nilson Santos (PMDB). Suplentes: Mauro Savi (PR), Zeca Viana (PDT), Ezequiel Fonseca (PP), Luizinho Magalhães (PSD) e Baiano Filho (PMDB).
10- Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte:
Titulares: Emanuel Pinheiro (PR), Guilherme Maluf (PSDB), Luiz Marinho (PTB), Luizinho Magalhães (PSD) e Nilson Santos (PMDB). Suplentes: Nininho (PR), Percival Muniz (PPS), Ezequiel Fonseca (PP), Aírton Português (PSD) e Walace Guimarães (PMDB).
11- Comissão de Segurança Pública e Comunitária:
Titulares: Nininho (PR), Dilmar Dal´Bosco (DEM), Sebastião Rezende (PR), Walter Rabello (PSD) e Romoaldo Júnior (PMDB).  Suplentes: Wagner Ramos (PR), Emanuel Pinheiro (PR), J. Barreto (PR), Luizinho Magalhães (PSD) e Nilson Santos (PMDB).
12- Comissão de Trabalho e Administração Pública:
Titulares: J. Barreto (PR), Luiz Marinho (PTB), Mauro Savi (PR), Luizinho Magalhães (PSD) e Nilson Santos (PMDB). Suplentes: Emanuel Pinheiro (PR), Ezequiel Fonseca (PP), J. Barreto (PR), Percival Muniz (PPS) e Baiano Filho (PMDB).
13- Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transportes:
Titulares: Ademir Brunetto (PT), Wagner Ramos (PR), Walter Rabello (PSD), Walace Guimarães (PMDB) e Sérgio Ricardo (PR). Suplentes: Ezequiel Fonseca (PP), Dilmar Dal´Bosco (DEM), Nilson Santos (PMDB), Sebastião Rezende (PR) e Zeca Viana (PDT).

Site mais acessado em Cuiabá e Várzea Grande MT:Policia:Tião da Zaeli:Prefeitura de VG não cumpre acordo com Ministério Público para divulgar prestação de contas

foto por: 

Por: Redaçao
O prazo de dois anos para que os municípios com população entre 50 mil e 100 mil habitantes divulguem seus dados e contas públicas na internet terminou . No entanto, a prefeitura de  Várzea Grande ainda não cumpriu, de fato, o que diz a  norma complementar 131/2009, a chamada Lei de Transparência. Assim, corre o risco de sofrer penalidades previstas na legislação. 
Isso por que um dos principais dispositivos da lei, a publicação das chamadas notas de empenho em tempo real, ainda não foi aplicado ao site do Governo Municipal. “Pelo projeto transparência, a exibição na internet ocorre em tempo real, automaticamente, quando a nota de empenho é lançada no sistema de administração de gastos dos órgãos públicos”, explica o endereço criado na internet para detalhar a funcionalidade da medida.
A publicação em tempo real representa a principal condição para diferenciar sites “comuns” de governos para os que são orientados pela emenda complementar. A grande diferença existe quando há “a publicação da compra antes de efetivar o pagamento, o que torna possível até cancelá-la. Nos portais atuais, publica-se depois que a compra e o pagamento estão consumados”, esclarece o site da Lei Capiberibe. A norma foi criada, segundo especialistas, com a intenção de detectar a corrupção no momento em que ela ocorre. E tudo sendo monitorado pela população através da rede mundial de computadores.  
PENALIDADES
Hoje, o site da prefeitura de Várzea Grande  exibe documentos de 2009. Entre eles, relatórios de execuções orçamentárias, demonstrativos de receitas, dívidas e balanços financeiros, porém os dados detalhados não são apresentados, pois a página aparece com erros.. O que demonstra uma desatualização de cerca de dois anos.
De acordo com a legislação, os governos que não atenderem os prazos previstos devem sofrer penalidades previstas no artigo 12 da Lei de Improbidade Administrativa. Entre elas, a proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de até três anos




Prefeito descumpre TAC assinado com o Ministério Público para divulgar os balancetes
Em dezembro de 2011,  o Ministério Público do Estado de Mato Grosso firmou um Termo de Ajustamento de Conduta com os poderes Executivo e Legislativo que estabelece várias obrigações referentes à divulgação de informações da administração nos sites institucionais. O prazo para as adequações é de 30 dias, a contar da data da assinatura do acordo, ocorrida em 07 de dezembro.

De acordo com o promotor de Justiça que atua na Defesa do Patrimônio Público em Várzea Grande, Tiago de Souza Afonso da Silva, tanto a administração municipal, que abrange também as autarquias, quanto a Câmara de Vereadores terão que divulgar informações sobre processos licitatórios, listagem completa de todos os funcionários públicos comissionados e concursados, patrimônio, execução orçamentária e financeira, relatório de gestão fiscal e o resultado das apreciações das contas públicas.

“A publicação de dados relevantes da administração na rede mundial de computadores permitirá uma fiscalização mais efetiva, não apenas pelos órgãos encarregados desta função, mas também pela população, de longe a maior interessada no que tange à destinação do dinheiro público. O acordo também reforça a determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei Nacional da Transparência”, ressaltou o promotor de Justiça.

Consta no TAC, que as informações referentes aos procedimentos licitatórios, inclusive os casos de dispensa e inexegibilidade, deverão ser atualizados até no máximo 15 dias após o término do certame ou da assinatura do contrato administrativo. Já os pareceres relacionados às contas públicas deverão ser divulgados até o décimo dia posterior à data do julgamento pelo Tribunal de Contas ou pela Câmara Municipal.

“Os compromissários estarão sujeitos ao pagamento de multa diária caso não mantenham a divulgação atualizada, em no máximo 24 horas, de todos os atos que implicam despesas e receitas. As informações referentes à folha de pagamento também deverão ser atualizada mês a mês”, acrescentou o representante do Ministério Público.

No acordo foi estabelecido que, em no máximo 60 dias, o município deverá encaminhar à Câmara Municipal projeto de lei sobre o assunto para que as próximas administrações também cumpram as medidas estabelecidas no Termo de Ajustamento de Conduta. 
O não cumprimento parcial ou integral das obrigações assumidas implicará no pagamento de multa diária no valor de R$ 1 mil. 
Assinaram o acordo o prefeito municipal de Várzea Grande, Sebastião dos Reis Gonçalves; o presidente da Câmara Municipal, Antônio Gonçalo Pedroso Maninho de Barros; o superintendente da Fundação de Saúde de Várzea Grande (Fusvag), Wagner Marcondes Cunha Lopes; o diretor presidente do Departamento de Água e Esgoto, João Carlos Hauer; e a diretora-presidenta do Instituto de Seguridade Social dos Servidores Municipal de Várzea Grande (Previvag),Cely Maria Auxiliadora Barros Almeida. Todos os procuradores das instituições envolvidas também assinaram o documento.

Site mais acessado em Cuiabá e Várzea Grande MT:Policia:CENA FORTE: MULHER É EMPALADA POR MADEIRA.


Salvador/BA – O corpo de Fernanda Souza Mendonça, de 26 anos, foi encontrado no interior da sua casa na rua Antônio Martins de Lima, localizada no bairro de Bom Juá, por volta das 14h deste domingo (11), segundo informações da 9ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). O corpo da vítima, que morava sozinha, apresentava sinais de violência sexual e teria sido empalada com dois cabos de vassoura. 
O pedaço de madeira atravessou a vagina e saiu no pescoço de Fernanda. 
Ainda de acordo com um agente da 9ª CIPM, o corpo de Fernanda, será encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde deve passar por uma perícia. 
Não há mais informações sobre as circunstâncias do crime, cuja autoria e motivação permanecem desconhecidas. O caso está sendo investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e pela 9ª CIPM (Pirajá).


  
Tortura medieval utilizada nos dias atuais 

Empalamento ou empalação [1] é um método de tortura e execução utilizada antigamente que consistia na inserção de uma estaca no ânus, vagina, ou umbigo até a morte do torturado. [2] Algumas vezes deixava-se um carvão em brasa na ponta da estaca para que, quando esta atingisse a boca do supliciado, este não morresse até algumas horas depois, de hemorragia. Usava-se também cravar a estaca no abdômen.

Esse tipo de tortura, altamente cruel, foi vastamente utilizada por diversas civilizações no mundo inteiro, sobretudo da Arábia e Europa. Os assírios, conhecidos por inventarem diversos métodos de tortura dos mais cruéis, séculos antes de Cristo, empalavam prisioneiros de guerra, bem como civis que cometiam certos crimes. Diz à lenda que o monarca assírio Assurbanípal apreciava assistir a sessões de empalamento, enquanto fazia suas refeições.
O método foi muito utilizado pelo conde romeno Vlad da Valáquia, que ganhou fama por empalar seus inimigos, e ficou conhecido pelo titulo o Empalador (Vlad III, o Empalador) ou, em romeno, Vlad Ţepeş. Vlad, que também parecia apreciar as empalações em seus horários de refeições, inspirou Bram Stocker para seu notório livro Drácula. 
Fonte: Ceará em Rede
CAMOCIM POLÍCIA24HS