Pages

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Site mais acessado em Cuiabá e Várzea Grande MT:Cartas de crédito são instrumentos de sonegação, diz Silval Barbosa

Da Redação - Marcos Coutinho
Foto: Edson Rodrigues- Secom/MTCartas de crédito são instrumentos de sonegação, diz Silval Barbosa
Em tom de lamento, o governador Silval Barbosa (PMDB) avalia que as cartas de créditos emitidas pelo governo com objetivo de garantir as dívidas estaduais com os servidores públicos se transformaram em um instrumento de sonegação.

"Infelizmente, as cartas de crédito se tornaram instrumentos para algumas empresas sonegarem imposto. O que é lamentável para todos", declarou o chefe do executivo mato-grossense, em entrevista aoOlhar Direto.

Na avaliação de Silval, a indústria criada a partir da emissão das cartas de crédito soube tirar proveito próprio sistema, cuja vulnerabilidade restou mais do que comprovada após o pagamento em acordo administrativo para agentes administrativos da Fazenda Pública. 

O Termo de Acordo Extrajudicial entre os agente e o governo foi firmado em 2008 e foi motivado após investigações da Polícia Fazendária que detectaram esquemas de fraudes e superfaturamento dos valores das cartas pagas. 

"Muitas empresas ficaram dois anos sem pagar impostos e depois compraram cartas de crédito por um valor de face entre 20% e 30%. Mas depois quitavam os impostos com o real valor de face. E o governo tinha até que retirar recursos da fonte 100 (a principal arrecadação) para honrar transferências obrigatórias", relatou.

Diante de um sistema vulnerável, o governador determinou a suspensão do pagamento e a emissão das cartas de crédito até decisão final dos levantamentos que estão sendo feitos pela Auditoria Geral do Estado (AGE), pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) e pela Secretaria de Administração (SAD). http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=Cartas_de_credito_sao_instrumentos_de_sonegacao_diz_Silval_Barbosa&id=233912

PM intensifica ações para combater criminalidade em Rondonópolis

A operação visitou 12 bares nesta sexta-feira na região da Vila Operária. Foto: Varlei Cordova/AGORA MT
A Polícia Militar, juntamente com o Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) e Vigilância Sanitária percorrem na noite desta sexta-feira (27/01), bares e restaurantes da região da Vila Operária para combater a criminalidade e as irregularidades nos estabelecimentos.
O tenente Osório, coordenador da operação, explicou que a ação será realizada com frequência pela cidade, como forma de intensificar o combate a criminalidade, principalmente nos pontos que apresentam maiores casos de reclamações e ocorrências. “Os comandantes de cada região conhecem a realidade e o ponto crítico dos bairros que coordenam, e desta forma vamos trabalhar em toda a cidade”.
Osório observou que não se trata apenas de abordagem policial, mas também da fiscalização do alvará de funcionamento, condições de atendimento a população, a questão de poluição sonora, sé há menores em bares. “É uma operação pente fino onde há uma ajuda mutua e vamos combater os todos os tipos de irregularidades. Nosso objetivo é promover a segurança da população”, frisou o tenente.
Na operação desta sexta-feira (27/01) resultou na abordagem de 14 estabelecimentos, nove notificações pelo Corpo de Bombeiros, a Vigilância Sanitária efetuou 12 notificações e apreensão de produtos vencidos. Das mais de 140 pessoas revistadas foi identificado um individuo com mandado de prisão em aberto e também foi encontrada uma arma de fogo.
Atuaram na operação aproximadamente 40 policias militares. O Tenente Osório relatou que essas operações irão somar as demais ações da Polícia Militar no combate a criminalidade.
Fonte: JEYSON NASCIMENTO

Vereador alega sofrer perseguição e ameaças de presidente do PV

Toninho do Glória     O vereador por Várzea Grande, Toninho do Glória (PV), registrou um Boletim de Ocorrência (B.O) em que alega ter sido ameaçado pelo presidente do partido no município, Danilo Baptista. O parlamentar, que também diz sofrer perseguição política, vai encaminhar ainda um ofício à Executiva Regional para cobrar providências.
     Toninho relata que foi abordado pelo presidente, em tom intimidador, por volta das 12h de sábado (28), em frente à prefeitura. “Eu devo 6 cheques no valor de R$ 10 mil. Ele me cobrou e eu disse que não tinha condições de pagar agora. Dai ele olhou para mim e disse que eu não sabia com quem estava mexendo, que ele não era criança e não tinha tempo a perder”, relatou.
     O vereador descarta que a ameaça tenha sido de morte e diz acreditar que pode ser prejudicado politicamente. Toninho acredita que o presidente do partido pode tentar impedir sua pré-candidatura à reeleição.
     Ele frisa, entretanto, que os problemas partidários não são recentes, mas que desde que assumiu a cadeira de vereador se sente perseguido por membros do PV. “Eu nunca me senti tranquilo. Mas eu cheguei antes do Danilo. Ele entrou e já foi vice-presidente, enquanto eu e o outro vereador do PV, Hilton Gusmão, somos apenas membros e isso para não ficar de fora do diretório”, reclamou.
     A reportagem tentou entrar em contato com o presidente do partido, mas ele não foi encontrado para falar sobre o assunto.
RDNEWS - Notícias e Bastidores da Política em Mato Grosso
Carreta atropela e mata Motoqueiro na BR 230 em Cajazeiras. Imagens revelam a violência do Sinistro. FOTOS
Diego dos Santos da Cunha, 19 anos, que residia no Sítio Catolé, perdeu a vida na BR 230 na Cidade de Cajazeiras na tarde deste sábado (28), quando pilotava 6890, após colidir com uma Scânia, placa, MIG 8778, da Empresa Transmagnobosco.


Quando o Serviço de Atendimento Móvel, SAMU chegou ao local, encontrou o jovem sem vida. A vítima apresentava multifraturas expostas por quase todo o corpo. A Moto que era usada pelo popular ficou praticamente aos pedaços, após bater com a Scânia que presta serviços para a Perdigão.



A Polícia Rodoviária Federal foi comunicada do sinistro, esteve no local, tomando as devidas providências.


Informações que o Corpo da Vítima foi retirado, e removido para a necropsia  no IML da cidade de Patos.

Redação
Folhadosertao
Fotos: Ângelo Lima e Thadeu Cartaxo



























Leia também:

Site mais acessado em Cuiabá e Várzea Grande MT:Policia:Dançarina de Aviões desmaia após show

Dançarina de Aviões desmaia após show em Salvador
Uma dançarina da banda Aviões do Forró desmaiou após o show da banda no Festival de Verão de Salvador. Raysa Teixeira, 20 anos, passou mal durante a apresentação e na saída do palco desmaiou. Ela saiu da apresentação desacordada e carregada pelos seguranças do grupo.

De acordo com o produtor-executivo da banda, Savyo Maia, o motivo do desmaio foi uma hipoglicemia (falta de glicose no sangue). "A rotina da gente vem muito puxada, talvez ela nem tem se alimentado direito hoje (sábado). Vez por outra uma de nossas dançarinas passa mal", contou.

Raysa ficou cerca de 20 minutos desacordada, enquanto era atendida por uma equipe médica no camarim da banda. Ainda sem apresentar reações, a dançarina foi levada para uma ambulância. Segundo Savyo, durante o atendimento na ambulância, a dançarina acordou. "Ela já acordou. E eu diria que até demais. Agora vai ser atendida na própria ambulância e não será mais levada para um hospital", disse.


O fato chamou a atenção das pessoas que estavam nos bastidores, pois as dançarinas da banda são motivo de atração para o show de Aviões. Durante a apresentação do grupo, que foi a terceira a subir ao palco no último dia do Festival de Verão, o comentário do público masculino era a bela forma física das garotas.


Após o susto, o restante dos integrantes da banda, que estavam super tensos, seguiram para cumprir a agenda. E Raysa ficou em Salvador, onde passará por exames.


Uol e G1

Site mais acessado em Cuiabá e Várzea Grande MT:Policia:Criança baleada em tiroteio continua em estado grave

Vinícius Riguetti Borges, de 7 anos, baleado na cabeça durante tentativa de assalto a uma agência bancária, em Guarulhos, na Grande São Paulo, continua internado em estado grave.

Nesta segunda-feira, 20, o Hospital Santa Catarina, localizado na capital, informou que foi suspensa a sedação contínua, porém, o paciente ainda respira com a ajuda de aparelhos e faz uso de medicação para controlar a pressão sanguínea. Apesar do exame tomográfico realizado ontem mostrar discreta melhora do edema cerebral, a criança permanece em coma.

Na última sexta-feira, 27, o menino passou por uma cirurgia para retirada do projétil. O procedimento cirúrgico foi realizado "sem intercorrências".

A criança foi baleada por volta das 15h30 do dia 20, no estacionamento de uma agência bancária no bairro de Vila Galvão. Segundo a Polícia Militar, houve troca de tiros entre os criminosos e os policiais e o menino foi atingido na cabeça.

O menino foi levado para o Pronto-Socorro do Mandaqui, na zona norte de São Paulo, onde passou por cirurgia para avaliar a pressão intracraniana. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a bala entrou pela base do nariz e se alojou na lateral do cérebro. Depois, ele foi transferido para o Hospital Santa Catarina, na região da Paulista, onde deu entrada na unidade no dia 21.

Site mais acessado em Cuiabá e Várzea Grande MT:Policia:Homem é preso no DF acusado de engravidar filha de 12 anos

A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu nesta segunda-feira um homem de 34 anos acusado de estuprar e engravidar a filha, de 12 anos. De acordo com a corporação, as investigações começaram no ano passado, quando a adolescente apareceu grávida.
A garota não apontou quem poderia ser o pai do bebê, e a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente suspeitou que parentes poderiam estar envolvidos com a gestação. A polícia então coletou material genético de tios e do pai e, após o nascimento, um exame de DNA elucidou a paternidade.
A Justiça expediu um mandado de prisão que foi cumprido hoje. O homem foi autuado e conduzido à carceragem do Departamento de Polícia Especializada.

Homem é morto a facadas em Várzea Grande

Leandro Agostini/Tv Cuiabá
Um homem ainda não identificado foi assassinado a facadas durante a madrugada de ontem no bairro Jardim União, em Várzea Grande. O autor do homicídio, o servente de pedreiro, Elias Ferreira Nobres, 43 anos, foi preso em flagrante no final da manhã de ontem pela Polícia Militar no bairro Princesa do Sol e confessou o crime.
De acordo com as informações dos policiais militares, Elias chegou no final da noite de sexta-feira (27) na casa da ex-mulher, identificada como Elizete, localizada na rua Olinda no bairro Jardim União, e a encontrou com o atual companheiro.
Os dois homens teriam discutido e Elias pegou uma faca e desferiu vários golpes que atingiram o pescoço, braço e costas da vítima.
Depois de cometer o assassinato, já durante a madrugada, o servente de pedreiro jogou o corpo da vítima em frente a uma casa que está sendo construída a cerca de 20 metros do local do crime.
No início da manhã, o cadáver foi localizado sem roupas ao lado de uma bicicleta, coberto apenas com uma toalha rosa.
Policiais militares da Companhia do Cristo Rei chegaram no local e acionaram os investigadores da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) que deslocaram até o local e iniciaram o trabalho de investigação por volta das 8h da manhã.
Mais tarde, por volta das 10h, a Polícia Militar conseguiu localizar, no bairro Princesa do Sol, Elias, que disse ao delegado Antônio Carlos Garcia de Matos que cometeu o crime após a referida discussão, mas que teve ajuda da mulher para levar o corpo até o local onde foi encontrado.
“Eu acabei esfaqueando ele para me defender, pois estávamos discutindo e ele iria pegar a faca e me atacar se eu não tivesse pego. Depois de ter matado ele, a Elizete falou que não queria que o corpo ficasse aqui no quintal, então ela me ajudou a levar o corpo lá para fora, e tirou a cueca dele”, disse o assassino confesso.
Publicado em : 30/01/2012 às 09:11

Site mais acessado em Cuiabá e Várzea Grande MT:Várzea Grande e mais 140 municípios de MT estão sem receber repasse do governo para a Saúde; Dívida soma R$ 30 milhões.

Várzea Grande não é o único município de Mato Grosso que está com a Saúde um caos devido aos constantes atrasos dos recursos financeiros repassados pelo governo do Estado. De acordo com o presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios, Meraldo Figueiredo Sá, o governo está sem fazer o repasse - para ser aplicado na Saúde, aos 141 municípios desde agosto do ano passado.
Em entrevista coletiva, na tarde desta quarta-feira (25.01), Meraldo denunciou que o governo deve mais de R$ 30 milhões aos municípios. “Os repasses do governo para os municípios estão atrasados desde agosto de 2011 e já acumulam cerca de R$ 30 milhões”, destaca.
O presidente da AMM informou ainda, que caso o governo não faça um planejamento, com um calendário para o repasse, a instituição acionará judicialmente o Estado. “O governo alega falta de recursos, mas a situação dos municípios é emergencial. Caso não haja um planejamento para a transferência dos valores, a AMM vai acionar o Estado judicialmente”, declara. 
Conforme Meraldo, na próxima semana haverá uma reunião com o governador para tratar sobre o assunto e buscar um entendimento. Ele destaca que o problema financeiro das prefeituras é agravado pela falta de recursos para investimentos em setores básicos. E essa dificuldade se agrava ainda mais com a transferência insuficiente de recurso aos municípios. 
Levantamento realizado pela AMM aponta que o repasse do ICMS às prefeituras de 2005 a 2011 cresceu apenas 14% (valor indexado pelo IGP-M - FGV) enquanto a transferência do Fundo de Participação dos Municípios – FPM aumentou cerca de 28%. Apesar da recente crise internacional e da isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI na aquisição de automóveis verificada no período, o repasse do FPM ainda representou o dobro da transferência do ICMS. O IPI, juntamente com o Imposto de Renda, compõe a base de cálculo do FPM. (com informações AMM)
Fonte: VG Notícias,Rojane Marta

Site mais acessado em Cuiabá e Várzea Grande MT:Policia:Criança é baleada durante tiroteio no bairro 13 de Setembro

Depois de uma briga envolvendo parentes do suspeito, uma pessoa foi baleada na Avenida Cuiabá, quadra 15, no bairro 13 de Setembro, em Várzea Grande, por volta das 21h40 deste domingo (29).
No momento do crime, uma criança andava de bicicleta na rua e foi acertada por uma bala na perna.
Ainda em Várzea Grande, uma mulher foi encontrada caída no meio da rua Dalaite, no Jardim Glória.
A vítima estava com várias perfurações e foi encaminhada para o Pronto Socorro de Várzea Grande.
Em Cuiabá, uma mulher foi baleada na Rua Y, do bairro Jardim Brasil. O suspeito fugiu do local.
Josiane Dalmagro
Publicado em : 30/01/2012 às 10:40