Pages

sábado, 14 de janeiro de 2012

Área do Shopping Popular é doada à Associação dos Camelôs

A Associação dos Camelôs do Shopping Popular de Cuiabá passa a ser proprietária da área urbana onde fica situado o Shopping Popular. A prefeitura de Cuiabá fez a doação do espaço aos 400 ambulantes que atuam no local, ontem (13-01), no estacionamento do comércio, localizado no Porto.  O ato foi possível, por meio da Lei Municipal nº 5.501 de 22 de dezembro de 2011, que autorizou a doação do espaço.
Com a doação da área os mais de 400 camelôs, que integram o comércio popular, realizarão o sonho de uma nova sede. A medida visa a construção do novo prédio para os comerciantes atuarem. O início da construção da nova sede  do Shopping Popular está previsto para abril de 2012.
O vereador Misael Galvão (PR), representante dos Camelôs na Câmara Municipal, destacou que a doação da área é uma conquista para a classe. O ato permitirá significativo avanço profissional ao segmento com a construção do novo Shopping Popular.
Galvão disse que o feito é algo histórico para a categoria. “O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, quebrou paradigma. Muitos gestores prometeram, mas foi ele que realmente se sensibilizou com a luta da classe, que se arrasta por mais de 15 anos”, ressaltou.
Representando o prefeito de Cuiabá no ato, o secretário Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMTDE), Dilemário Alencar, frisou que a doação da área aos camelôs é a demonstração que a gestão de Francisco Galindo tem compromisso com a classe trabalhadora cuiabana. “Antes de tudo foi um ato social do prefeito”, declarou.
Segurança 
“O sonho agora é realidade”. Com essa frase que o camelô, Ari Mundim, atuando no comércio ambulante há 12 anos, definiu a doação da área para a associação. Segundo ele, os comerciantes do Shopping Popular tinham que conviver, no dia-a-dia, com a insegurança de a qualquer momento serem retirados do local.
“A partir de hoje temos segurança, e por conta disso, poderemos investir em nosso negócio. Pois, ninguém poderá nos remanejar daqui”, disse Mundim.
Cultura
Conforme a Lei nº 5.501, o donatário (Shopping Popular) deverá construir um espaço denominado “Central Cuiabana de Referência”. A área será voltada para exposições e apresentações culturais cuiabanas, e estará localizado na parte de cima do Shopping, juntamente com a praça de alimentação, praça de serviços, área kid’s e uma sede do Ganha Tempo.
Localização
A área do objeto de doação está localizada na Avenida Coronel Duarte (prainha) esquina com a Av. Carmindo de Campos, no Bairro Dom Aquino. O espaço possui 15.348.56 metros quadrados.
Fonte:  Sandrine Gahyva - Secom Cuiabá

Presos autores de latrocínio em mercado de Rondonópolis

24 Horas News
Cuiabá
A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF), da Polícia Judiciária Civil, de Rondonópolis (212 km ao Sul), prenderam na sexta-feira (13.01), os autores de um latrocínio ocorrido no início deste mês em um mercado da cidade. A motocicleta utilizada no assalto também foi apreendida e reconhecida pela vítima. Os autores são Leonardo Silva Amaral, 19 anos, o menor E. D. S., 15 anos, e Alex Junior Soares, 19. O menor ainda não foi apreendido.

No dia 4 de janeiro deste ano, por volta das 15h43, Leonardo juntamente com o menor anunciaram assalto ao mercado Veloso, no bairro jardim Sumaré, em Rondonópolis, onde um cliente do mercado, o motorista José Lira Neto, 59 anos, sem entender o que estava ocorrendo com ordem para deitar no chão, foi alvejado por um disparo fatal de arma de fogo, disparado pelo suspeito Leonardo, que também subtraiu apenas R$ 20 reais, que a vítima iria pagar pela compra de um café e se evadiram do local.

Investigadores da DERF de Rondonópolis, sob o comando do delegado Antonio Carlos de Araújo e pelo chefe de equipe, policial Struck, realizaram diversas diligências e localizaram a motocicleta utilizada no latrocínio, sendo uma Titan 125 placa JZF-8298 de cor azul, que se encontra apreendida.

Também foi apreendida a arma de fogo que vitimou José Lira. O revólver calibre 22, pertence a Alex Junior Soares de Souza, 19, que emprestou a arma para Leonardo praticar o latrocínio.

Nesta manhã de sexta-feira, os policiais cumpriram dois mandados de busca e apreensão domiciliar nas residências de Leonardo Silva Amaral, no bairro vila Rica, e de Alex Junior Soares, no bairro Antonio Geraldinho, bem como cumprida as prisões temporárias, expedida pelo juiz da 3ª Vara Criminal de Rondonópolis em desfavor dos autores, em representação da autoridade policial.

Leonardo Silva do Amaral e Alex Junior Soares de Souza, ambos com 19 anos, participaram também de um roubo a mão armada ocorrido no dia 26 de dezembro de 2011, no bairro Colina Verde, onde subtraíram diversos objetos de uma residência mantendo uma família em cárcere privado.

Por este fato, investigadores da DERF cumpriram também os mandados de prisão preventiva, expedido pelo Juízo da 3ª Vara Crimnal.

Os inquéritos policiais que apuram o latrocínio e do roubo majorado estão sendo presido pelo delegado Antonio Carlos de Araújo. Os presos foram encaminhados para o Anexo da Mata Grande.

Uma cópia do procedimento será encaminhado a Delegacia Especializada do Adolescente (DEA), para busca ao menor.

SP: pedreiro é encontrado morto com papel celofane no rosto

Um pedreiro de 57 anos foi encontrado morto na manhã deste sábado em Pradópolis, a 284 km de São Paulo. De acordo com a Polícia Militar, o rosto de Domingos Alves dos Santos estava envolto em papel celofane. Como o corpo não apresentava marcas de agressão, facadas ou tiros, a polícia suspeita que ele tenha sido asfixiado.
A vítima foi localizada em uma área verde a alguns quarteirões de sua casa, no bairro Jardim Bela Vista. A polícia informou que Santos havia saído de casa de bicicleta, mas o veículo não estava na cena do crime. A carteira do trabalhador estava junto ao corpo, mas vazia.
A família do pedreiro contou à polícia que Santos não bebia, não fumava nem tinha desavenças. O motivo do crime ainda é desconhecido, mas suspeita-se de latrocínio (roubo seguido de morte). O caso será investigado pela Polícia Civil de Pradópolis.

SP: homem com faca mata 1 e fere outro na rua Augusta, diz polícia

Um rapaz de 22 anos foi preso na madrugada deste sábado suspeito de assassinar um homem a facadas na região central de São Paulo. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, ele foi flagrado por policiais militares correndo próximo ao cruzamento das ruas Augusta e Peixoto Gomide "visivelmente alterado" e carregando uma faca ensanguentada.
Conforme o relato de uma testemunha, o rapaz, que estava desempregado, primeiramente se envolveu em uma confusão com um grupo de pessoas em frente a um hotel da rua Augusta, e foi expulso do local por um segurança. Pouco após, entrou em uma discussão acalorada com dois homens, em frente a uma boate, na mesma via.
Durante o debate, a testemunha viu caírem o desempregado e, por cima dele, os dois rapazes. Imediatamente, um deles levantou-se com o rosto ensanguentado. Segundos depois, o outro homem também se ergueu, cambaleante, com a camisa suja de sangue, e em seguida tombou ao lado de um carro. Nesse momento, o desempregado se endireitou e, com a faca na mão, fugiu pela rua Augusta, em direção à avenida Paulista.
PMs que patrulhavam a área foram avisados e capturaram o suspeito. Segundo eles, assim que foi pego, o homem não opôs resistência e disse: "Pode configurar o delito".
As duas vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e conduzidas ao Pronto-Socorro do Hospital das Clínicas. Paulo Roberto Lima de Araújo Silva, 30 anos, não resistiu à facada que levou no coração e morreu. A outra vítima, de 29 anos, permaneceu internada, com ferimentos no rosto.
O desempregado, que sofreu lesões no corpo em decorrência da briga, foi levado ao 78º DP. Lá, foi indiciado por homicídio, tentativa de homicídio e porte de drogas - já que com ele também foi apreendido um papelote de cocaína.

Polícia continuará na Cracolândia, diz Alckmin

Foto: Frâncio de HolandaAmpliar
PM faz blitz em usuários de crack na rua General Marcondes Salgado
O governador Geraldo Alckmin falou na manhã deste sábado sobre a visita realizada na região da Cracolândia nesta madrugada, durante coletiva cedida à imprensa enquanto vistoriava obras no Hospital Heliópolis, na zona sul de São Paulo. Segundo o governador a polícia vai continuar na região e a operação deve persistir por bastante tempo. 
"Tem que perseverar. De um lado com o trabalho social de abrigo das famílias, de saúde pública, porque dependência química é doença, e do lado policial, para garantir a segurança das pessoas na região e ao mesmo tempo prender quem faz tráfico de drogas."
Ainda de acordo com o governador, em áudio cedido pela assessoria de comunicação do governo do Estado, abusos policiais não serão toleradas. "Não é um trabalho fácil, mas a polícia está acompanhada e orientada neste trabalho." Na última madrugada, o governador percorreu a região de carro e, segundo informou, a tem visitado com frequência.
"Ontem voltei bem tarde da noite e verifiquei que nós avançamos bastante, a região já tem mais segurança, ruas por quais ninguém passava, todas elas praticamente já estão com segurança, famílias andando de noite. Isso mostra que as duas coisas são importantes, o atendimento social, o trabalho médico e de saúde, já foram 80 internados, nenhum obrigatório, e também o trabalho policial", disse.
*com AE

A opção pelo crime

Estudante de Direito de classe média-alta é o principal suspeito de chefiar uma quadrilha de assaltantes


Assalto: estudante tinha a violência como opção
ADILSON ROSA
Da Reportagem

A Polícia Civil concluiu que a maior quadrilha que assaltava residências e aterrorizava famílias de bairros de classe média da Capital era chefiada por um estudante de Direito de classe média-alta. Trata-se de Anderson da Silva Vieira, de 25 anos, cujo pai é proprietário de uma construtora e, a mãe, coordenadora jurídica de uma universidade de Cuiabá. A quadrilha – cujos integrantes eram adolescentes - foi reconhecida em 14 assaltos, sempre praticados da mesma forma. Os garotos aproveitavam que as pessoas chegavam ou saíam das casas para render todos e roubar tudo o que podiam.

O bando foi desarticulado no dia 22 de dezembro com a prisão de Anderson, que está na Penitenciária Central do Estado, pois não tem curso superior – e também de mais dois adultos. Os seis adolescentes já estão no Complexo do Pomeri.

Para policiais da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos da Capital, Anderson optou pelo mundo do crime como “profissão”, uma vez que não tem dificuldades financeiras e nem é usuário de drogas, o que poderia explicar os roubos. Os assaltos começaram em março do ano passado. Nessa época, ele já tinha trancado matrícula do curso de Direito numa faculdade particular.

Para os policiais, Anderson não era um assaltante qualquer, pois ele planejava e supervisionava as ações criminosas. E em todos os assaltos os seus garotos faziam uma verdadeira “limpeza”. Mais dois adultos também ajudavam nos assaltos. Um deles, Wagner Rai Ramos, de 26 anos, é especialista em roubos a residências.

Conforme os policiais, os moradores não desconfiavam, uma vez que nesses bairros existem várias quitinetes alugadas para profissionais liberais. O bando teria faturado, de março para cá, mais de R$ 150 mil, levando-se em conta que os prejuízos calculados pelas vítimas era em média de R$ 12 mil. A maior parte, no entanto, ficava com o chefe do bando, pois os adolescentes recebiam R$ 200 por participação em cada assalto.

Até agora poucos objetos foram recuperados. Na casa dele, durante a prisão, os policiais apreenderam nove notebooks, duas TV tela grande, jóias, entre outros.

“Morando numa quitinete alugada, ficava mais fácil ficar de olho os locais onde ocorreriam os assaltos. A pretensão de morar no bairro era monitorar as residências que seriam os alvos do próximo roubo”, destacou a delegada Elaine Fernandes, responsável pelas investigações. A quitinete servia também para esconder os produtos roubados.

Nos assaltos Anderson ficava de fora, dando cobertura com seu carro. Muitas vezes os adolescentes roubavam carros das vítimas e os abandonavam. Em seguida, embarcavam no carro de Anderson, levando os produtos roubados. 

Trio invade lanchonete e assalta clientes em Cuiabá

Três homens, um deles armado com um revólver, são suspeitos de assaltarem, ontem, clientes e proprietário de uma lanchonete e distribuidora no bairro Alvorada, em Cuiabá. De acordo com a polícia, os assaltantes entraram no estabelecimento e, em pouco tempo, anunciaram o roubo.
As vítimas foram obrigadas a ficarem de cabeça baixa e entregar os pertences, como celulares e dinheiro. Da lanchonete foram levados R$ 130. A ação dos bandidos foi gravada pelo circuito interno e durou menos de 5 minutos.

Site de mais acesso em Várzea Grande e Cuiabá MT:Assassino vai a júri popular



Antde 1ZoomProx
Rolando Santana foi morto em março passado - Foto: Arquivo
O soldador Luiz Fernando Xavier Mantovani, 23, vai sentar no banco dos réus e será julgado pelo assassinato do pedreiro Rolando de Jesus Santana, 43, mais conhecido como Padinha, ocorrido no final de março do ano passado.
Decisão é do juiz Décio Divanir Mazeto, da 3ª Vara Criminal. Na sentença, que tem quatro páginas, o magistrado ponderou sobre a argumentação de legítima defesa defendida pelo acusado, mas acolheu a tese apresentada pelo Ministério Público e determinou que Mantovani seja submetido à júri popular.
“É verdade que as provas revelam a existência de uma possível legítima defesa própria, eis que, tão logo entrou no banheiro, o réu foi seguido pela vítima, tendo este pretendido agredi-lo com uma garrafa. A retorção foi imediata com o acionamento do revólver que trazia consigo”, fala em um trecho.
“Todavia, não compete ao juízo singular a profunda análise da prova neste momento processual. Se é certo ter ocorrido a legítima defesa, esta deverá ser avaliada com a segurança do Tribunal do Júri. Por outro lado, a futilidade do crime também está presente, pois nada justificaria agressão tão violeta em razão de uma discussão banal”, completou Mazeto, em sua decisão.
Mantonavi será julgado por homicídio qualificado (motivo fútil) e pode pegar até 20 anos de prisão em regime fechado. Ainda não há data para o julgamento.
Segundo a denúncia do Ministério Público, no dia 26 de março, por volta das 23h50, o soldador atirou duas vezes - na cabeça e nas costas - contra a vítima no momento em que ela deixava banheiro de bar no Santa Paula, zona sul da cidade, em crime motivado por um desacerto comercial após a compra de uma arma de fogo.

Site de mais acesso em Várzea Grande e Cuiabá MT:Acidente com quatro veículos deixa um morto e dois feridos na Cuiabá-Leverger


Da Redação
Acidente envolvendo cerca de 4 veículos na avenida Palmiro Paes de Barros, entre Cuiabá e Santo Antônio do Leverger (34 km ao sul da Capital), na tarde deste sábado (14), matou 1 pessoa e deixou 2 gravemente feridas.
Segundo o Corpo de Bombeiros, que ajudaram a isolar o local e socorrer as vítimas, pelo menos 4 veículos colidiram, já na altura de Santo Antônia. Andrew Antônio, 33 foi arremessado do veículo em que dirigia e morreu na hora. Outras duas pessoas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhadas ao Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC).
As causas do acidente só serão comprovadas com a perícia, mas informações indicam que uma caminhonete tentou uma ultrapassagem indevida e acabou colidindo de frente com um outro carro.

Site de mais acesso em Várzea Grande e Cuiabá MT:Filho mata os pais com golpes de facão

Medianeira – A sexta-feira (13) foi manchada de sangue em Medianeira, município da região Oeste, distante cerca de 250 quilômetros de Umuarama. Ao meio dia Itamar de Souza Fernandes (46) matou a golpes de facão o próprio pai, Sebastião Fernandes Sobrinho (62) e sua madrasta, Maria Rosa Fernandes. O indivíduo também feriu uma sobrinha no braço direito. O duplo homicídio ocorreu na rua Santa Catarina, bairro Ipê. A polícia acredita que o indivíduo tenha problemas mentais.
De acordo com as primeiras informações colhidas no local pelas Polícias Militar e Civil, Itamar estaria em Santa Catarina e teria chegado à região há uma semana. O homicida foi preso em flagrante pela PM quando tentava fugir da residência. Em depoimento, disse que veio procurar emprego no Paraná, mas não encontrou apoio da família. Então teria ocorrido uma grande discussão, ocasião em que Itamar teria pego um facão e desferido os golpes que vitimaram seus pais. O pai ainda teria tentando escapar e trancou a porta do quarto, mas não adiantou. Itamar arrombou a porta para conseguir entrar no quarto. De acordo com a Polícia Civil, Sebastião foi encontrado com um cassetete ao lado do corpo. Provavelmente utilizou-o para tentar se defender.
No momento da discussão, a sobrinha conseguiu fugir e procurar os vizinhos, que acionaram a PM. Os policiais chegaram ao local e encontraram o acusado deixando a residência com as armas do crime. Rapidamente deram voz de prisão e o algemaram.

Problemas mentais
Também pelas primeiras informações colhidas pela polícia, aparentemente Itamar não usa drogas, porém a suspeita maior é que ele tenha problemas mentais. O delegado-chefe da Polícia Civil de Medianeira, Valmor Treibi, está cuidando do caso e uma equipe do grupo de diligências trabalha para reunir mais provas e ouvir testemunhas. O duplo homicídio assombrou a cidade. O indivíduo passará por exames, que comprovarão seu estado de sanidade.
A prisão preventiva do acusado, réu confesso, foi pedida e ele permanecerá preso.

Site de mais acesso em Várzea Grande e Cuiabá MT:Sorriso: Policia prende acusado de vários homicídios e roubos

Sorriso: Policia prende acusado de vários homicídios e roubos

Brigthon Dias da Silva de 25 anos foi preso pela policia judiciária civil de Sorriso, ele é acusado de ter cometido um homicídio no dia trinta de dezembro no município, oportunidade em que houve ainda dois homicídios tentados, além dessa acusação pesam sobre o acusado suspeita de outros homicídios e diversos roubos.


Relembre o fato

Segundo informações obtidas através do B.O (Boletim de Ocorrência), foi vítima de homicídio Lindomar Oliveira Castro de 55 anos. O homem foi alvejado na data de ontem (30/12) por volta das 20h00min e na mesma casa que Lindomar foi baleado mais duas pessoas foram vítimas dos tiros que foram socorridas e levadas ao Hospital Regional de Sorriso.


No B.O consta que a pessoa que atirou chegou em uma Titan Preta sacou uma arma e começou a disparar em direção aos dois homens e que nesta ação alvejou seu Lindomar Oliveira Castro.


É o 2º homicídio relatado pela Rádio Sorriso em menos de uma semana

Site de mais acesso em Várzea Grande e Cuiabá MT:Motoqueiro fica em estado grave após acidente entre Sorriso e Lucas

Fonte: Só Notícias/Weverton Correa

Um motoqueiro (ainda não identificado) foi encaminhado em estado grave ao Hospital Regional de Sorriso, esta manhã, após um acidente. A Honda CG Fan 150 que ele conduzia se envolveu uma colisão com um veículo Kia Cerato, placas de Pato Branco (PR), no quilômetro 697 da BR-163, entre Primaverinha (distrito de Sorriso) e Lucas do Rio do Verde, por volta das 5h30. 

A sexta delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Sorriso informou, ao Só Notícias, que uma das versões apuradas para o acidente é de que o Kia teria colido na traseira da moto. As causas são apuradas. Outras possibilidades não são descartadas.

Ainda de acordo com a PRF, o condutor do Kia, um jovem de 22 anos, saiu ileso, porém, foi preso e encaminhado para a delegacia de Polícia Civil. Ele teria apresentado sinais de que estaria sob influência de álcool.

Site de mais acesso em Várzea Grande e Cuiabá MT:PM desmantela esquema que deu prejuízo de R$ 20 mil na Martinello

A polícia militar  de Sorriso, desmantelou no inicio da noite desta sexta-feira(13), um esquema que havia causado um  prejuízo de cerca de R$ 20 mil, a eletro móveis Martinello de Sorriso. 

 
Um golpe que vinha sendo aplicado a cerca de 03 meses por um ex-funcionário. O mesmo exercia a função de estoquista na loja da cidade de Sorriso.
 
 
O esquema funcionava na seguinte maneira, o cliente comprava na loja e procurava o ex-funcionário pra retirar o produto, sendo que o mesmo recebia duas vias da nota, uma que o estoquista deveria carimbar e  dar baixa e a outra via era do cliente, porém antes de carimbar  a nota, o  ex-funcionário  tirava uma cópia desta  e vendia um segundo produto semelhante por  50% de desconto a um empresário dono de uma loja de móveis usados.
 
 
O dono desta loja de móveis usados informou que não sabia que as notas eram frias  e que o golpe estava sendo  aplicado. Segundo o mesmo  o ex-funcionário teria lhe procurado falando que um cliente iria se casar, porém antes do casamento se desentendeu com a noiva e queria vender os produtos pela metade do preço.
 
 
A gerência da empresa  estava desconfiado que algo estava errado e  havia demitido o ex-funcionário a dois dias, porém na tarde desta sexta-feira(13), uma pessoa apareceu com uma nota e  o funcionário que estava no lugar do ex-funcionário desconfiou, pois se tratava de uma cópia, na nota aparecia o sinal de um grampo. Este funcionário  ligou para o cliente destacado na nota e o mesmo informou que já havia recebido o produto especificado.
 
 
Os policiais foram acionados e passaram a apurar a situação, prendendo  o ex-funcionário e o dono da loja de móveis usados. 
 
 
Dois caminhões da empresa Martinello foram buscar os móveis no estabelecimento comercial que revendia  móveis usados e no momento em que os policias acompanhavam os funcionários da eletro móveis Martinello, carregando o caminhão, o ex-funcionário tentou fugir, saindo correndo,  mas foi recapturado a duas quadras após, pela PM.
 
 
 
 
Reolon Seguros - Não espere as coisas acontecerem, faça um seguroAvenida Parana 83 - Centro - Lucas do Rio Verde
Telefone: 65 3549.2505
Emergência: 65 9604.9112a

Site de mais acesso em Várzea Grande e Cuiabá MT:Silval reúne staff e diz que só 3 áreas não irão sofrer contingenciamentos

Da Redação - Laura Petraglia
Foto: Reprodução/IlustraçãoSilval reúne staff e diz que só 3 áreas não irão sofrer contingenciamentos
As três únicas áreas que não deverão sofrer cortes de investimentos e de custeio em Mato Grosso são a Saúde, Educação e as obras de infraestrutura visando à Copa do Mundo de 2014. O anúncio foi feito pelo governador Silval Barbosa (PMDB) na tarde desta sexta-feira (13) após uma reunião com todo o seu staff para tratar de medidas destinadas ao enxugamento da máquina.

“Todo tipo de investimento terá que passar pelo meu aval. Exceto Saúde e Educação, todas as outras secretarias contarão com orçamento apenas para o custeio. Não haverá mais nenhum tipo de contratação no estado, a não ser na área de segurança pública. A orientação é rever todos os contratos temporários de servidores e prestação de serviços e começar a desfazê-los, substituindo pelo pessoal que prestou concurso”, declarou.

Para Silval Barbosa, o ideal é que o governo trabalhe com o orçamento referente aos recursos que tem em caixa. A receita global do ICMS a ser arrecadada em 2012 é de R$ 5.921 bilhões. Mas a receita total do estado, levando-se em conta a arrecadação estadual e os recursos da União, é de R$ 11 bilhões.

Depois de uma análise minuciosa nas contas das secretarias de Administração (SAD), Fazenda (Sefaz) e Planejamento (Seplan), a equipe econômica estadual definiu como meta para o governo do Estado reduzir os gastos em pelo menos 20%.

Site de mais acesso em Várzea Grande e Cuiabá MT:Governador mostra pulso firme com decreto diante de "rombo" de R$ 1 bi

Andréa Haddad



Governador Silval Barbosa decide cuidar pessoalmente dos gastos do orçamento de 20 12 e evitar desperdício de recursos
    No mesmo dia em que anunciou o déficit entre R$ 800 milhões e R$ 1 bilhão no orçamento do Estado no último ano, o governador Silval Barbosa (PMDB) publicou nesta sexta (13) o decreto em que centraliza pedidos de liberação de recursos de todos os órgãos e autarquias no chefe do Executivo. O peemedebista está no início do segundo ano de mandato após a conquista da reeleição e tenta demonstrar pulso firme para contornar dados econômios desfavoráveis e a avalanche de escândalos remanescentes da gestão do antecessor, senador Blairo Maggi (PR), que não teve a participação comprovada em nenhum dos episódios.
     Silval tenta se desvincular da imagem do republicano e responder às críticas sobre a aparente apatia diante dos gastos descontrolados nas pastas “repartidas” entre PMDB, PR, PT, PP e PSD com a determinação de que a liberação dos R$ 13 bilhões fixados para 2012 seja feita apenas após a coordenadoria de contabilidade atestar a correção das receitas e despesas previstas na Lei Orçamentária Anual (LOA) para este ano.
     Com a medida, o peemedebista resolve, em decisão unilateral, revisar e redistribuir os recursos aprovados pelos deputados, antes do recesso parlamentar. O decreto deve provocar nova chiadeira na Assembleia devido à centralização dos poderes, mas como de costume Silval deve contornar o impasse com a articulação sob a batuta do deputado Romoaldo Júnior e a influência do federal Carlos Bezerra, presidente regional do PMDB há 8 mandatos consecutivos, ex-senador e ex-governador.
     Para amenizar o impacto da crise econômica, aliada ao déficit no orçamento do Estado e à dívida de R$ 1,2 bilhão, que já está sendo negociada, o governador estabeleceu a elaboração do cronograma mensal dos gastos de cada secretaria, inclusive, com a indicação da fonte de onde o recurso será retirado. O relatório ficará a cargo da secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), sob Edmilson dos Santos, que tem até 2 de fevereiro, 30 dias após a publicação da LOA, para conclui-lo. As pastas que desrespeitarem a data fixada para pagar os serviços prestados pelo Centro de Processamento de Dados do Estado (Cepromat) terão as receitas “bloqueadas” se deixarem de encaminhar, até 10 de cada mês, a verba à vice-governadoria, comandada por Chico Daltro (PSD).
     O decreto também prevê que eventuais superávits sejam aplicadas na quitação da folha de pagamento dos servidores, e encargos sociais. O pagamento das férias e licenças-prêmios ficou de fora. O Conselho Econômico funcionará como um órgão de fiscalização, que vai monitorar mês a mês toda a execução orçamentária. No documento, o governador também deixa claro que, caso constatados gastos superiores ao recurso, o responsável pela autorização será penalizado.

Site de mais acesso em Várzea Grande e Cuiabá MT:Argentino flagrado a 170 km/h no RS tem carro apreendido pela PRF

Carro trafegava na BR-158, em Santana do Livramento, sem uma placa. 
Motorista já havia cometido série de irregularidades, diz Polícia 

Carro argentinos (Foto: Polícia Rodoviária Federal/Divulgação)Um motorista argentino foi multado no final da tarde de sexta-feira (13) na BR-158, em Santana do Livramento, na fronteira oeste do Rio Grande do Sul. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o carro foi parado por estar sem uma das placas. Os policiais constataram que o motorista já havia sido multado outras duas vezes pelo mesmo motivo e também já havia sido autuado por ultrapassagem em local proibido e por excesso de velocidade. Em outra ocasião, ele havia sido flagrado a mais de 170 km/h, diz a polícia. O carro, um Audi A5, foi apreendido. (Foto: Polícia Rodoviária Federal/Divulgação)

Site de mais acesso em Várzea Grande e Cuiabá MT:Ação civil aponta irregularidade do TCE

ONG recorre à Justiça e diz que lei complementar, de autoria do Tribunal de Contas, é inconstitucional, além de ilegal 

RENATA NEVES
Da Reportagem

A ONG Moral propôs ação civil pública contra o estado de Mato Grosso para cancelar a posse dos quatro novos auditores-substitutos de conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que assumiram os cargos em novembro do ano passado.

A entidade alega que o projeto de lei complementar de autoria do TCE aprovado pela Assembleia Legislativa que altera a Lei Orgânica do órgão autorizando a criação de duas câmaras técnicas de julgamento e a criação de quatro novas vagas de auditores substitutos de conselheiros é ilegal e inconstitucional, pois aumenta a despesa de pessoal do órgão, que já estaria acima do limite imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

A ONG afirma que o TCE está desrespeitando a LRF ao publicar de forma indevida o Relatório de Gestão Fiscal relativo aos últimos quadrimestres, informando apenas o total das despesas com pessoal referentes à remuneração dos servidores ativos e a parcela patronal do INSS. Diz ainda que o Tribunal não está empenhando e pagando, do seu orçamento, os proventos e benefícios de seus aposentados e pensionistas e nem recolhendo a parcela patronal ao Regime Próprio da Previdência Estadual (Funprev).

Segundo a entidade, a lei complementar nº 254/2006, que regulamenta o Funprev, determina que as despesas com as contribuições previdenciárias recolhidas pelo Tribunal de Contas devem ser destinadas ao pagamento das aposentadorias e pensões de seus servidores caso não seja feita a adesão àquele regime previdenciário. “Trata-se de obrigações legais do TCE/MT, e ainda que, contrariando a lei, não estejam sendo empenhadas no orçamento do órgão, as despesas com o recolhimento da parcela patronal ao Funprev ou as despesas com o pagamento das aposentadorias e benefícios dos pensionistas, devem ser consideradas na apuração do cálculo do limite com gastos de pessoal, previsto pela LRF, como determina o artigo 18”, acrescenta.

Conforme levantamento realizado pela ONG, o TCE teria excedido os gastos atuais de despesa em quase R$ 8 milhões. “Há algum tempo o TCE/MT vem descumprindo a LRF quanto a esse aspecto e, mesmo assim, a Assembléia Legislativa aprovou o projeto de lei complementar n. 37/2011, que cria mais quatro cargos no TCE/MT, com despesa anual de mais de 1,5 milhão de reais, aumentando o valor excedente para quase 10 milhões de reais”, acusa a entidade.

Por fim, a entidade argumenta que o projeto de lei aprovado pela Assembleia possui vício formal insanável, pois foi proposto pelo próprio TCE, quando a Constituição Estadual determina que leis que disponham sobre criação de cargos, funções ou empregos públicos devam ser de iniciativa privativa do governador do Estado.

A ampliação dos cargos no Tribunal já havia sido criticada por outras entidades e até mesmo pelo presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia, deputado estadual Ademir Brunetto (PT), que emitiu parecer favorável em relação à constitucionalidade da matéria, mas criticou o mérito do projeto.

O TCE argumenta que, além de necessária para suprir a demanda de processos, a contratação de novos conselheiros-substitutos atende à determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que orienta os Tribunais de Contas a manterem simetria com o Tribunal de Contas da União (TCU). Além disso, nega que as novas contratações causarão aumento de despesas na ordem de R$ 1,5 milhão por ano e garante que o impacto resultante da medida respeita o limite prudencial da LRF. 

Site de mais acesso em Várzea Grande e Cuiabá MT:Adolescente é apreendido com drogas em Várzea Grande

Redação do GD
Um adolescente de 15 anos foi apreendido por tráfico de drogas, em Várzea Grande, neste sábado (14). Segundo a Polícia, o adolescente R.A.S, conhecido por “Dentinho”, foi detido vendendo drogas em na rua Nossa Senhora Aparecida, no bairro Água Vermelha, em Várzea Grande. Com o garoto foram encontrados 5 trouxas de cocaína, uma de maconha e cerca de R$ 140 em dinheiro. Ele foi encaminhado à Central de Flagrantes do município. (I.B)

Site de mais acesso em Várzea Grande e Cuiabá MT:Várzea Grande: Construção do shopping é prometida para fevereiro próximo

Várzea Grande(MT) – A Construção do primeiro shopping de Várzea Grande e mais um hotel, orçados em R$ 250 milhões, finalmente terá início em fevereiro, após a reformulação da Lei de Ocupação Territorial do município. Até o fim deste mês, a nova legislação será encaminhada para apreciação do Legislativo, seguindo para sanção do prefeito em seguida.
Confirmação foi feita pela diretora de Desenvolvimento Urbano de Várzea Grande, Inaciray Ramos de Brito, ao informar que foram realizados todos os estudos técnicos e audiência pública no dia 20 de dezembro de 2011, com a participação de representantes da sociedade civil organizada, inclusive do setor da construção civil, antes das adaptações na legislação. “Agora iremos encaminhar para o Conselho da Cidade e, após aprovado por ele, para a Câmara Municipal”.  Um dos responsáveis pela condução do projeto empresarial, o diretor da Farol Construtora, Carlos Moussalem, explica que com o adiamento das obras, o projeto inicial passou por transformações e os investidores decidiram associar o empreendimento de um hotel ao projeto do shopping. O orçamento teve que ser dilatado em 25%, já que o custo dos investimentos inicialmente era de R$ 200 milhões.
“O hotel será construído a 100 metros do aeroporto, no térreo do shopping, e irá comportar mais de 200 apartamentos”. As lojas serão distribuídas nos pisos superiores, em um total de 200 espaços, incluindo 5 salas de cinema e praça de alimentação. Todo empreendimento irá ocupar cerca de 90 mil metros quadrados de área construída, incluindo subsolo e pisos. Diretor da Farol explica que até agora as obras não foram iniciadas porque, pelas normas da prefeitura
de Várzea Grande, as edificações só poderiam ocupar até 90% do limite territorial da área. Espaço reservado para execução do empreendimento comercial corresponde a 30 mil metros quadrados.
Operação do shopping vai dar um novo salto no comércio várzea-grandense. Estimativa da Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade (CDL) é que na região existam cerca de 5 mil empresas no setor comercial e prestação de serviços e que serão beneficiadas com a abertura do empreendimento. Isso porque, na opinião do superintendente da entidade. Jean Ibrahim Rassi, a inauguração
do centro comercial promoverá um intercâmbio de consumo entre Cuiabá e Várzea Grande, além de promover a descentralização do comércio na Cidade Industrial.
“O comércio do município poderia ser mais forte se não fosse a proximidade com Cuiabá. A abertura do shopping vai ser muito
interessante para impulsionar o setor, estimulando os empresários”, diz Rassi ao informar que os frequentadores não serão apenas os várzea-grandenses, mas também os cuiabanos. Na avaliação do superintendente, o maior benefício da operação do shopping é
a geração de empregos, diretos e indiretos.
Além disso, acrescenta, a arrecadação de impostos aumentará e o consumidor será contemplado com um maior horário de atendimento, já que as lojas dos shoppings ficam abertas até mais tarde.
Após iniciada, as obras do shopping e do hotel podem ser concluídas em 30 meses. “Nossa intenção é esteja pronto até 2014, para atender a demanda da Copa”, afirma Carlos Moussalem.
Entre os investidores, estão o grupo Malouf e outro de Goiânia, que participou da construção do Pantanal Shopping, em Cuiabá, segundo comenta Moussalem. Fonte: A Gazeta
Creio ser está a terceira vez que publicamos no Bom Dia Mato Grosso a informação que as obras de construção do Shopping de Várzea Grande. A última postagem dava conta que o inicio se daria na segunda quinzena de janeiro de 2012, quando a data está aproximando, anuncia-se que deve iniciar em fevereiro.
Resta saber quem não quer esse empreendimento na cidade, o prefeito Sebastião Gonçalves, o Tião da Zaeli, ou os vereadores de Várzea Grande? Sim, pois depois de tanto tempo, a matéria do Jornal A Gazeta informa que a aprovação e regulamentação da lei que torna viável a implementação do projeto ainda está por ser feita. Que absurdo! Uma cidade que não tem nenhuma opção de lazer nem centro de comercial que ofereça conforto e comodidade ao consumidor deveria levar prefeito, secretários e vereadores a fazer uma ação conjunta num pacto que só iriam descansar depois de tudo pronto, para que as empresas pudessem iniciar as obras e com toda segurança legal, pois trata-se de investimento alto.
Fica o desafio ao Prefeito e vereadores para que solucionem todos os entraves até dia 31 de janeiro. Vereadores estão de recesso? Presidente Maninho de Barros, convoque-os para votação do projeto. Ou vocês não querem que a cidade ganha seu shopping center e mais um hotel, geraando no mínimo 600 empregos direto?
O blog terá o prazer e ouvir e publicar as justificativas de todos.