Pages

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Dilemário defende prefeito e manda advogado voltar à faculdade

Kamila Arruda

Dilemário Alencar     O presidente municipal do PTB e secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Dilemário Alencar, sai em defesa do prefeito Chico Galindo e acusa o advogado do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Vilson Nery (PT), de ter tomado uma posição politiqueira, com o intuito de favorecer o partido do qual é militante. Segundo ele, o petista quis confundir a sociedade relembrando fatos que já foram esclarecidos pelo atual gestor. “Como começou o ano eleitoral e ele é militante de um partido que faz oposição ferrenha à administração Galindo, ele quis confundir a sociedade com esse fato”, afirma.
     Além disso, o secretário afirma que o setor jurídico da sigla está estudando todas a medidas cabíveis para acionar judicialmente Nery, por ele ter dibvulgado matéria caluniosa contra a pessoa do Galindo.
     Vilson é filiado ao PT que tem como pré-candidato ao Alencastro o vereador Lúdio Cabral. Em entrevista aoRDTV desta terça (10), o advogado declarou que Galindo não manifesta interesse em disputar a reeleição por conta de uma condenação que tramita na Justiça que o torna inelegível.
     De acordo com Nery, o prefeito já teria vindo para Mato Grosso, em 1997, com mais de 20 ações movidas contra ele pelo tempo em que presidia a Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco), uma empresa pública de economia mista, localizada em São Paulo. No entanto, a que tornaria o prefeito inelegível seria a contratação de 508 funcionários, em 1998, sem realização de um concurso público, violando assim a Constituição Federal e a Lei da Pobridade Administrativa.
     O secretário, por sua vez, afirma que Galindo não violou nem a Constituição nem Lei de Probidade Administrativa, uma vez que as 508 pessoas teriam sido contratadas para atender a demanda de coleta de lixo e limpeza da cidade paulista que tinha aumentado no último ano. Além disso, o petebista alega que a Justiça já reconheceu que a empresa prestou efetivamente os serviços que lhe eram de responsabilidade, não havendo nenhum dano financeiro à Prefeitura e nem enriquecimento ilícito ao gestor.
     Dilemário ainda lembra que, um ano antes da contratação destes funcionários, a Prudenco já havia contratado 809 trabalhadores para realizar os mesmo serviços, pois a prefeitura teria contratado a empresa em caráter emergencial, uma vez que não teria entrado em acordo com a empresa antecessora. Segundo ele, a Justiça também tomou conhecimento dessas contratações e entendeu que a mesma ocorreu de forma emergencial para atender a demanda da cidade.
     Esta ação teria sido protocolada junto ao Ministério Público em 2000 pelo então prefeito Mauro Brafato, e pedia que a empresa devolvesse ao erário o dobro do valor pago aos 508 funcionários, alegando que as contratações foram feitas de forma irregular.
     Em contrapartida, as contratações foram feitas nos anos de 1993 e 1994, período em que Presidente Prudente era adminitrado por Agripino Lima. Desta forma, Dilemário interpreta que Mauro quis prejudicar seu antecessor ao impretar com esta ação, mas acabou prejudicando quem cumpria com todas as determinações, no caso Galindo.
     O pedetista afirma que o advogado faltou com a verdade tomando a decisão de expor todos estes fatos que, segundo ele, já foram esclarecidos judicialmente pelo ex-presidente da Prudenco. Ele esclarece que o prefeito foi absolvidos de todas as acusações, uma vez que a Justiça reconheceu todas as atitudes dele na época, sendo acusado somente por danos morais, por não ter realização concurso público. “Ele (Vilson Nery) não falou a verdade. O prefeito só foi condenado por dano moral por não obedecer o princípio da contratação de servidores por meio de concurso público”, ressalta.
     Desta forma, Dilemário contrapõe a opinião de Nery e afirma que Galindo não tem como ser enquadrado como “ficha suja” já que o único processo que corre na Justiça contra o prefeito é o de dano moral, ao qual já foi apresentado recurso. Além disso, o secretário afineta o petista e pede para que ele volte para faculdade e estude Direito novamente, pois agiu de forma dolosa ao interpretar equivocadamente a Lei Ficha Limpa.
RDNEWS - Notícias e Bastidores da Política em Mato Grosso

Polícia recupera 11 mil litros de agrotóxicos e prende quadrilha em Cuiabá

Polícia recupera 11 mil litros de agrotóxicos e prende quadrilha em Cuiabá

Um carregamento de 11 mil litros de defensivos agrícolas e 7 mil kg de milho foram encontrados pela Polícia Civil, na zonal rural de Jangada, a 82 quilômetros de Cuiabá, nesta segunda-feira (9). Conforme informações da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores, a carreta carregada com os produtos foi roubada no último sábado (7), próximo a Jangada, quando o motorista foi feito refém pelos assaltantes.


Ainda de acordo com a polícia, o motorista ficou em um cativeiro, localizado nas proximidades do município de Nova Mutum, a 269 km de Cuiabá, onde permaneceu por 22 horas. Cinco suspeitos foram presos pela Polícia Civil por envolvimento no crime.


Conforme o delegado Diogo Santana, os presos foram autuados em flagrante por receptação qualificada e formação de quadrilha. As investigações continuam para identificar a autoria do roubo. A primeira prisão ocorreu em Lucas do Rio Verde, a 360 quilômetros de Cuiabá. Segundo a polícia, o vigilante de um armazém, de 29 anos, foi preso em flagrante por receptação. No local, os policiais encontraram também quatro galões do defensivo roubado e sacas de semente de milho. As investigações apontaram que ele seria o responsável pelo carregamento da carga em Lucas do Rio do Verde.


A polícia chegou aos outros quatro integrantes da quadrilha, a partir da prisão do vigilante. A quadrilha, conforme apurou a Delegacia Especializada de Cuiabá, é específica na prática de roubos de cargas. Um dos integrantes do grupo foi considerado pela polícia como um dos principais articuladores de roubo de carreta e de cargas em Mato Grosso e também em Porto Velho (RO). A Polícia Civil informou ainda que o suspeito já responde criminalmente por roubo de cargas.

Conselho aprova FGTS na compra de material de construção

Conselho aprova FGTS na compra de material de construção

O Conselho Curador do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) aprovou a utilização de até R$ 20 mil do dinheiro do fundo para a compra de material de construção.


A nova linha de crédito, chamada de Fimac FGTS (Financiamento de Material de Construção), estará disponível para cotistas do fundo com vínculo empregatício ativo, independente da renda e de acordo com sua capacidade de pagamento.


A linha ainda depende de regulamentação da Caixa Econômica Federal, o que deverá ocorrer em até até 30 dias após a data da publicação.


De acordo com nota do Ministério do Trabalho, a linha poderá ser usada para reforma, ampliação ou construção de imóveis residenciais. Também será possível usar o dinheiro para instalação de hidrômetros de medição individual, implantação de sistema de aquecimento solar e de "itens que visem à acessibilidade, desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente".


O prazo de amortização será limitado a 120 meses. As prestações serão calculadas pelo SAC (Sistema de Amortização Constantes) ou pela Tabela Price --a escolha ficará a cargo do agente financeiro que liberar o dinheiro.


A taxa de juros máxima será de 12% ao ano --incluindo juros, comissões e outros encargos financeiros.


O local que receber a obra deverá ser regularizada e financiável nas condições do SFH (Sistema Financeiro de Habitação). 

Polícia caça assaltantes de banco pelo ar em Confresa

Polícia caça assaltantes de banco pelo ar em Confresa

 A Polícia continua nas buscas pelo bando que assaltou uma agência bancária e uma cooperativa de crédito no município de Confresa (1.160 km a nordeste da Capital) nesta segunda-feira (9). Hoje, um helicóptero da Polícia Militar realiza sobrevoa a região, uma vez que os 8 criminosos podem estar escondidos na mata da região.


De acordo com informações da polícia repassadas a redação do Portal Agência da Notícia os  policiais descartaram a hipótese de que os criminosos tenham fugido em uma pequena aeronave. Segundo a PM, que mantém ao menos 5 equipes em buscas pela região, o excesso de aviões agrícolas que sobrevoam o local para a aplicação de agrotóxicos confundiu a população.


O bando armado composto por 8 criminosos invadiu as duas agências do centro da cidade. Segundo a PM, levaram pouco dinheiro e 9 reféns. Na fuga, queimaram veículos e uma ponte de madeira. Ninguém se feriu e, até o momento, nenhum criminoso foi preso.

Sine tem vagas ‘sobrando’ em todos os setores

O Serviço Nacional de Emprego (Sine) de Várzea Grande informa que existe um grande número de emprego neste início de ano. São vagas em diversas áreas, destacando a construção civil e indústria apontando para um aquecimento da economia local.
Segundo o coordenador do Sine/VG, Ivonir Caetano Rosa, existe centenas de vagas no setor comercial, distribuídas na função de vendedores de lojas, setor administrativo e principalmente na construção civil na cidade.
“São vagas de serralheiro, principalmente de pedreiros, na construção civil. O setor comercial lidera na oferta de vagas. Quem chaga no Sine a procura de vagas nesse setor já é encaminhado de imediato”, destaca o coordenador. Em média, o Sine realiza 200 encaminhamentos diários.
Ele lembra que a procura por vagas e seguro-desemprego no início do ano se intensifica, mas o funcionamento normal do órgão garante um atendimento no mesmo dia em que a pessoa procura o Sine.
“Nosso quadro funcional está atuando das 7 horas até as 17 horas atendendo a todos que nos procura no mesmo dia sem necessidade chegar de madrugada na porta do Sine”, destaca.
A emissão de Carteira de Trabalho também está normal. Não existe limite de atendimento para esse tipo de serviço disponibilizado pelo Sine, localizado na Avenida Filinto Muller, próximo ao 4º Batalhão. 

Confresa: Polícia confirma, bandidos seguiram para Porto Alegre do Norte

Confresa: Polícia confirma, bandidos seguiram para Porto Alegre do Norte

De acordo com informações da polícia que acabam de chegaram à redação do Portal Agência da Notícia na madrugada, os assaltantes do Banco do Brasil e da Cooperativa Sicredi em Confresa na tarde de ontem estavam seguindo para a cidade de Porto Alegre do Norte 33 km de Confresa.



Segundos informações exclusivas da polícia, os bandidos deixaram a última camionete a cerca de 20 km de Confresa na entrada da Gleba Xavante, zona rural do munícipio de Confresa, após o assalto os bandidos seguiram pela MT 432 que dá acesso de Confresa ao Xingu. Na entrada da gleba Barulho os assaltantes teriam deixado a camionete dentro do mato e seguindo a esquerda da entrada da barulho, a estrada dá acesso a cidade de Porto Alegre do Norte, através de estradas que interligam os municípios de Confresa e PAN.



A polícia trabalha com duas possibilidades a primeira delas é de que os bandidos seguem para a cidade de Porto Alegre do Norte, a segunda é de que caso não estejam dentro da mata receberam apoio de outros veículos já que abandonaram a camionete da prefeitura que foi roubada na hora da fuga do assalto aos bancos.


Atualizada ás 22hs15min



A equipe de Reportagem do Portal Agência da Notícia esteve na frente dos bancos do Brasil e Sicredi durante o assalto que aconteceu no início da tarde de ontem em Confresa, onde de acordo com informações extra-oficiais cerca R$ 50 mil teriam sido roubados do banco.


Conforme o Agência da Notícia já havia publicado com exclusividade, o assalto teria sido mal sucedido e os bandidos teriam levado pouco  dinheiro, fato que se confirma diante da informação do roubo de apenas R$ 50 mil.


As polícias de várias cidades da região entre elas Vila Rica, Confresa, Porto Alegre do Norte e São José do Xingu entre outros estão envolvidas na ação de busca aos assaltantes dos bancos que por cerca de 40 minutos espalharam medo e terror em Confresa e na região do Norte Araguaia.

No início da noite de hoje a polícia descartou a possibilidade de uma fuga de avião como havia sido divulgado incialmente, a polícia tenta cercar assaltantes  pelo rio Fontoura na região do distrito  de Santo Antônio do Fontoura.

Reforço policial leva armas de grosso calibre para procurar assaltantes

Ricardo Manciolli
de Barra do Garças


Após os assaltos ocorridos na cidade de Confresa-MT na modalidade criminosa  denominada como “novo cangaço”, o 5º Comando Regional Leste de Barra do Garças agiu rápido e enviou na tarde desta segunda-feira (09) uma guarnição composta por quatro policiais da força tática para dar reforço aos outros militares da localidade. Grande quantidade de armas de grosso calibre também foi levada, segundo o tenente Itamar do 2º BPM de Barra do Garças, o município de  Confresa tem um número baixo de policiais.
O comandante do destacamento está de férias e todo apoio nesse momento é importante. Ele ainda relatou que o BOPE da cidade de  Cuiabá foi informado da situação, e  acaba de ser  enviado para a região um helicóptero para dar auxilio na captura dos assaltantes.
No mês de novembro, uma caravana de autoridades juntamente com o governador Silval Barbosa visitou a cidade de Confresa pela Rota da Integração, na oportunidade em discurso o comandante geral da Polícia Militar, coronel  Osmar Farias, havia prometido uma melhoria no policiamento da região para o ano de 2012, inclusive com a implantação da Força Tática do Norte Araguaia.
A cidade de Confresa  registrou os primeiros assaltos a banco em Mato Grosso nesse ano ,  se depender dessa nova modalidade que nasce denominada como “novo cangaço” tão breve não será a última, a população está insegura e cada vez mais se sentem excluídas de um estado que investe  milhões em Copa do Mundo.

Acidente em obra: Sindicato busca esclarecimentos

Foto: Mary JurunaO presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Cuiabá e Municípios (SINTRAICCCM), Joaquim Santana, visita na tarde desta terça (10), o Instituto Médico Legal (IML) para obter informações sobre o laudo da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) a respeito do acidente que matou três pessoas na obra do edifício comercial Amazon Business Center, na última (5).
No acidente, um elevador caiu de uma altura de 18 m com seis operários dentro, provocando a morte imediata de Eurico de Jesus Fernandes e Agnaldo Alves dos Santos. Fernando da Conceição, que também estava no elevador, morreu horas depois, no Pronto Socorro de Cuiabá.

A obra é executada pela construtora Pactual, que garantiu que as inspeções do equipamento estão em dia. Uma equipe de peritos da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) esteve no local na última sexta (6) e deve emitir nos próximos dias o laudo com as causas do acidente.

Santana ressaltou a importância da segurança no ambiente de trabalho, especialmente no setor de construção civil, um dos campeões em acidentes. Segundo ele, uma das missões do sindicato é conscientizar tanto trabalhadores como empresas sobre a importância de garantir um ambiente de trabalho seguro. “Temos acompanhado com o máximo de empenho todos estes casos de acidentes, porém o número de obras na capital cresceu muito, assim como o de empresas, nos últimos anos, o que torna a fiscalização um desafio tanto para o sindicato como para a SRTE”, assegurou o sindicalista.

Vítimas

Três trabalhadores que estavam no elevador no momento da queda seguem internados na UTI do Hospital Santa Helena, em Cuiabá. Os carpinteiros Jonathan Palma da Silva e Washington Luis Isaque continuam em estado grave, mas o quadro mais preocupante é o de Washington, que teve traumatismo craniano e respira com a ajuda de aparelhos. Ambos os trabalhadores se encontram sedados, sendo que Jonathan é mantido neste estado porque quando acorda fica agitado e tenta levantar e retirar os aparelhos. Elias da Silva, outro ferido, é o que tem o melhor quadro de saúde no momento.


Da redação com assessoria
Foto: Mary Juruna

Mais de 40 vagas do concurso de VG não foram preenchidas

A secretaria de Administração de Várzea Grande (SAD/VG) informa que mais de 40 vagas ofertadas no concurso público realizado em novembro não foram completadas. Os candidatos não atingiram a média de 50% da prova, em outra situação zerou alguma das disciplinas, e houve casos que não tiveram candidatos inscritos. Conforme o edital seria eliminado o candidato que não obtivesse, pelo menos 50%, dos pontos da prova objetiva, ou computasse 0 (zero), em qualquer uma das disciplinas. Os salários para os cargos variam de R$610 à R$1.900.
“Como a administração precisa dos profissionais para atender as devidas pastas, acredito que depois que sair o resultado final do concurso, dia (25) de janeiro, teremos que realizar um novo concurso para preencher estas 44 vagas, pois temos que eliminar os contatos de vez, cumprindo assim as determinações do Tribunal de Contas. Destas vagas disponíveis algumas não foram preenchidas porque os candidatos não atingiram a pontuação de 50% da prova, e também teve casos que zeraram uma das disciplinas da prova. A pontuação máxima para nível técnico e superior era de 100 pontos”, explica o secretário de Administração, Antônio Roberto Possas de Carvalho.
As opções de vagas seriam distribuídas nas secretarias de Administração, DAE, Previvag, Fusvag e Saúde. E, a relação dos cargos são de: desenhista, eletricista, encarregado de equipe de corte, operador de maquina rodovia I e II, técnico de laboratório e segurança do trabalho, contador, médicos perfis cirurgião buco-maxilo-facial; clínico geral; dermatologista; hematologista; infectologista; neurocirurgião; neurologista; neuropediatra; ortopedista - especialista em coluna; ortopedista - especialista em joelho; ortopedista - especialista em mão; proctologista; psiquiatra; trabalho; perito, odontólogo - perfil cirurgião buco-maxilo-facial, bioquímico, contador, farmacêutico, economista, engenheiro civil, estatístico, nutricionista, técnico em laboratório, técnico em nutrição / dietética, técnico em patologia (histotécnico) e técnico em reabilitação.
Mais informações sobre o concurso público podem ser consultadas no site: www.funcab.org.

Defesa pede e TJ adia julgamento de recurso de Murilo Domingos contra afastamento

O Tribunal de Justiça (TJ/MT) adiou para a semana que vem o julgamento do recurso com o qual o prefeito Murilo Domingos (PR) tenta anular o afastamento do cargo que é alvo por atos de improbidade administrativa. A cidade vem sendo administrada pelo vice-prefeito Tião da Zaeli (PSD).
O adiamento ocorreu a pedido da defesa do prefeito, que queria fazer sustentação oral na sessão da tarde desta terça-feira (10) na 3ª Câmara Cível do TJ. Com isso foi negado pela relatora do recurso, desembargadora Maria Erotides, o advogado Antônio Luiz Ferreira da Silva pediu mais tempo para preparar a defesa escrita diante do agravo de instrumento apresentado contra decisão do juízo de primeira instância.
Murilo foi afastado do cargo pelo menos 4 vezes somente em 2011. A mais recente ocorreu em agosto. Como ele foi alvo de 2 afastamentos e também de uma extinção de mandato, o recurso é apenas um dos empecilhos para ele voltar à cadeira. 

Defesa Civil define estratégicas para período de chuvas em VG


A Defesa Civil de Várzea Grande, juntamente, com a Defesa Civil do Estado estão monitorando as áreas de risco da cidade. Com o período de chuvas a atenção é redobrada, principalmente, na Lagoa do Jacaré, FEB, Jardim Paula I e II e Jardim Eldorado, na região mais baixa do bairro.  
 
Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, Juliano Lemos, as duas equipes estão em estado de alerta caso precise atender algum chamado de emergência. “A chuva que tem caído ainda não causou alagamento, mas as equipes de trabalho estão sobre aviso”, comentou. 
 
Juliano Lemes disse ainda que o órgão do município continua com o trabalho de conscientização das famílias que moram nas áreas de riscos para que façam o cadastramento, junto a Agência de Habitação, Regularização Fundiária e Desenvolvimento Urbano, no Programa “Minha Casa Minha Vida”. “Mais de 800 famílias já estão morando em residenciais e deixaram de fazer parte do índice de moradores em áreas de riscos”, comentou. 
 
O coordenador da Defesa Civil informou que nesta terça-feira (10) equipes da Secretaria de Infraestrutura estarão fazendo a demolição de dez casas na Lagoa do Jacaré. Os antigos moradores foram beneficiados com moradias no residencial Gilson de Barros, na localidade de Souza Lima. “Fazemos a demolição das casas, para garantir que estas não voltem a ser ocupadas por outras famílias”. 
 
TRABALHO CONJUNTO 
 
Além da Defesa Civil do município, as secretarias de Infraestrutura e Habitação estão trabalhando no município para garantir que as famílias que moram nas áreas de vulnerabilidade sejam prontamente atendidas, caso haja necessidade.   
 
A Secretaria de Infraestrutura têm realizado a limpeza dos canais e bueiros da cidade, o que vai contribuir e muito caso ocorra uma chuva mais intensa. “O poder público tem feito a sua parte, cabe aos moradores também cooperar, fazendo a coleta e condicionamento de seu lixo, principalmente, não atirando sacolas nos canais”.

Boleto do IPTU em Várzea Grande já podem ser impressos pela internet

Da Redação
A Prefeitura de Várzea Grande já disponibilizou para impressão, a versão on line do boleto do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o exercício de 2012.
Para ter acesso ao boleto o contribuinte deve acessar o site oficial da prefeitura pelo endereço on line www.varzeagrande.mt.gov.br e clicar no link ‘EMISSÃO DE IPTU E ALVARÁ’, depois é só seguir as instruções e ter acesso aos valores e ao boleto.
Os carnês para o pagamento do IPTU para o exercício de 2012 serão entregues na residência dos contribuintes ainda no primeiro trimestre do ano.
ARRECADAÇÃO – Segundo dados da Secretaria de Receita no ano de 2011 a prefeitura arrecadou o equivalente a R$5.999.535,42 milhões, em 2010 a arrecadação foi de R$4.826.716,42 milhões. O mês de abril foi o mais procurado para os munícipes para quitarem os carnês de IPTU, a arrecadação do mês foi de R$ 2.731.235,77 milhões, nesta época a Prefeitura municipal concedeu o desconto de 20% para o contribuinte que quitasse o boleto. 

Polícia ainda procura 25 bandidos libertados pelo TJ

  • Alguns deles já voltaram a praticar os assaltos na modalidade "saidinhas de banco" na Capital


  • MPE 

    Leandro, o Draga, torturou estudante; Uelington, o Índio, e Edinilson, o Capitão, foram capturados

    LISLAINE DOS ANJOS
    DA REDAÇÃO

    A Polícia Militar está à procura de 25 dos 44 membros da quadrilha conhecida por cometer assaltos na modalidade “saidinha de banco”, presos no dia 14 de dezembro e soltos duas semanas depois, por determinação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

    Depois da emissão de novos mandados de prisão preventiva, na última sexta-feira (6), a PM conseguiu capturar apenas três bandidos.

    Os últimos a serem recapturados foram Uelington Amorim de Arruda, o “Índio”, 24, e Edinilson de Almeida da Silva, conhecido como “Capitão”. Uelington estava escondido no sítio da avó, na região do Morro Grande, na zona rural de Várzea Grande, e foi encontrado após denúncia anônima feita à PM.

    Já Edenilson foi preso no bairro CPA, em Cuiabá. Ele havia realizado uma nova “saidinha de banco”, na sexta-feira (6), no valor de R$ 7 mil. Na ação, ele foi acompanhado de mais três integrantes do bando, que conseguiram escapar.

    A vítima, uma estudante, foi acompanhada até a Avenida Aclimação, no bairro Bosque da Saúde, onde foi cercada pela quadrilha, sendo torturada e, depois, abandonada no Distrito da Guia (27 km ao  Norte da Capital) – confira a matéria aqui.

    Outros 15 membros da quadrilha, apesar de também serem beneficiados com um habeas corpus, continuaram presos na Penitenciária Central do Estado (PCE), por força de mandados de prisão preventiva por outros crimes cometidos, como latrocínio e explosão de caixas eletrônicos.

    Procura-se
    Até o momento, estão sendo procurados pela Polícia os membros da quadrilha relatados abaixo – sendo que oito já estavam foragidos desde a emissão dos primeiros mandados de prisão preventiva, e foram beneficiados com o salvo-conduto, por decisão do desembargador Pedro Sakamoto, em 30 de dezembro de 2011.

    Confira o nome dos integrantes da quadrilha e veja a foto de cada um deles no arquivo disponibilizado pelo MPE – cliqueaqui.

    Joel Alves da Silva
    Sidney da Silva Monteiro
    Maurício de Amorim
    Claudinei Ferreira Pontes
    Paulo Magaiver Ferreira dos Santos
    Jefferson Gomes Galvão
    Oilquerson de Arruda neves
    José Augusto Dias
    Will Robson de Araújo Guimarães
    José Augusto de Figueiredo Ferreira
    Willian Winter Fernandes Souza
    Luiz Carlos Alves Júnior
    Edilson Campos Francisco
    Juliano Rodrigo dos Santos
    Francisco José de Sá Souza
    Maria José da Silva
    Tamires Fernanda de Arruda (foragida desde 14/12/2011)
    Fabrício Monteiro Pontes (Foragido desde 14/12/2011)
    Daniel Ramos da Silva (Foragido desde 14/12/2011)
    Paulo César Alves da Cruz (foragido desde 14/12/2011)
    Eduarto Ortt Barbosa (foragido desde 14/12/2011)
    Dhomas Henrique de Lima Farias (foragido desde 14/12/2011)
    Edmilson Ferreira Lima (foragido desde 14/12/2011)
    Erick Felipe da Silva Almeida (foragido desde 14/12/2011)

    Relembre o caso
    Depois de 90 dias de investigação, o Gaeco, em parceria com a Polícia Militar e a Secretaria de Segurança Pública (Sesp), conseguiu identificar 44 bandidos que integravam uma quadrilha especializada em realizar assaltos na modalidade “saidinhas de banco”, bem como roubos a residências e comércios na Capital e em Várzea Grande.

    A maior parte do bando foi presa no dia 14 de dezembro, mas, pelo que o TJMT apontou como “erro processual”, os bandidos ganharam o benefício de responder ao processo em liberdade, conforme o MidiaNews publicou com exclusividade, no dia 2 – clique aqui.

    Na última semana, o Gaeco conseguiu, junto à Justiça, a emissão de novos mandados de prisão preventiva contra o grupo. Para ajudar na recaptura dos bandidos, a PM e o Gaeco pedem para que a sociedade denuncie, caso aviste algum dos membros da quadrilha.

    As denúncias são anônimas e podem ser feitas pelos telefones da Polícia Militar, que são o 190 ou 0800 65 3939.

    O Gaeco também tem telefones para receber denúncias quanto ao paradeiro dos bandidos foragidos: 3613-1622/1628/1623 e o celular 9954-4375.

PM detém adolescente que "arrendou" boca-de-fumo

  • Traficante preso teria "locado" o ponto para o menor


  • Divulgação 

    Menor é preso gerenciando boca de fumo

    DA REDAÇÃO

    Policiais militares detiveram um adolescente de 13 anos que havia “arrendado” uma boca-de-fumo no Jardim Maringá I, em Várzea Grande. Ele estava em companhia de Welington Paulo de Souza, de 18 anos, que estava com 25 trouxinhas de pasta-base de cocaína.

    A prisão dos dois ocorreu no início da madrugada desta terça-feira (10). Os policiais explicaram que o entorpecente estava escondido na meia de uma criança e foi localizado pelos PMs durante uma ronda de rotina.

    Segundo os policiais, após a prisão de Welington eles foram atrás do garoto, que se escondeu dentro da casa onde residia o traficante conhecido como “Adrianinho”, preso na Penitenciária de Água Boa sob acusação de tráfico de drogas.

    No entendimento dos policiais, o garoto de 13 anos arrendou a boca-de-fumo do traficante que pediu para Welington ajudá-lo no tráfico. Os dois foram levados para a Central de Flagrantes de Várzea Grande onde o jovem foi autuado por tráfico de drogas. O menor, por sua vez, foi entregue para familiares.

"Por Dentro do Parlamento" supera 67 mil visitas desde a sua criação

O programa Por Dentro do Parlamento fechou 2011 com 7.500 visitas de estudantes de Cuiabá, Várzea Grande e interior do Estado. Para chegar a esse montante, o coordenador do programa, professor José Ival de Souza, afirmou que recebeu 230 visitas, cerca de 35 pessoas em cada uma delas.
“O maior benefício que a Assembleia recebe é a divulgação dos trabalhos dos deputados e como funciona cada setor da Casa. A divulgação in loco da Assembleia surpreende os visitantes, que imaginam outra visão dos deputados, que não sabem o que faz um parlamentar”, revelou José Ival.
De imediato, os estudantes conhecem como funcionam todas as secretarias e também visitam o prédio observando o espaço físico e sabendo a história do Legislativo. “Quando chegam as pessoas interessadas por determinado setor, damos preferência para conhecer direto essas áreas”, explicou o coordenador, se referindo ao setor de Recursos Humanos (RH) e a Secretaria de Finanças.
Conforme dados fornecidos por José Ival, desde a criação do Por Dentro do Parlamento mais de 67 mil estudantes passaram pelas explicações do professor. O programa foi criado no dia 1º de novembro de 1997, através de uma reunião com todos os presidentes das Associações de Bairros de Cuiabá.
“Foi um momento marcante para todos nós, com a presença de cento e vinte pessoas quando explicamos como seria o programa. De lá para cá, tivemos visitas de estudantes de trinta municípios, além de Cuiabá e Várzea Grande” garantiu o professor.
Além de estudantes, o programa também recebeu visitas de representantes do Rotary Club dos Estados Unidos, Colômbia e Eslovênia. “Os deputados participam das visitas falando do processo educativo e suas trajetórias políticas. Eles também explicam quais os setores que mais defendem como parlamentar”, lembrou José Ival.
Na oportunidade, o professor relata a história do Poder Legislativo e também do Estado de Mato Grosso. “Muitos estudantes fazem questionamentos sobre a história mato-grossense, mas outros perguntam ainda sobre os trabalhos dos deputados”, disse. 

Acidente em caldeira de cervejaria em MT despeja óleo em córrego

Ricardo Costa
de Rondonópolis




AGORA MT
Caminhão "Bizorrão" retirando excesso de óleo de córrego
Empresa emite nota e garante que danos foram mínimos

Um derramamento de óleo combustível provocado por acidente em uma das caldeiras da Cervejaria Petrópolis (Crystal) em Rondonópolis, cidade do Sul de Mato Grosso, causou estragos de grau sete, numa escala de zero a dez, ao longo de um trecho e nas margens do Córrego Esparramo,  segundo informou o gerente de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente de Rondonópolis, Robson Arruda. O acidente aconteceu na última sexta-feira, 7, e só foi descoberto  depois de uma denúncia de um internauta.
Apesar do dano,  o secretário Lindomar Alves ainda não foi lavrado nenhum auto de infração. "Temos primeiro que avaliar a extensão dos danos para só depois, aplicarmos multas”, adiantou. O Córrego Esparramo corta toda a área de reserva do 18º GAC, até desaguar no Rio Vermelho e depois no Pantanal.
No trecho em que o Córrego Esparramo cruza o fundo da fábrica foi visto um caminhão utilizado para fazer limpeza de fossas, o chamado "bizorrão", retirando o excesso de óleo que vazou da caldeira. Três funcionários da cervejaria acompanhavam o trabalho. Eles, porém,  deixaram o local ao perceberem a presença de uma equipe do site AgoraMT. Uma hora depois, já com a presença da equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente, os três funcionários da cervejaria voltaram ao local, acompanhados do gerente geral da unidade, Celso Santana.
Em nota, a empresa confirma que houve o vazamento de óleo no momento em que chovia torrencialmente e o resíduo desse óleo foi carreado até às margens do Córrego Esparramo, mas sustenta que os danos foram mínimos.  "Foi acionado imediatamente o Plano de Atendimento Emergencial e iniciadas as ações mitigadoras com a finalidade de evitar efeitos danosos ao meio ambiente, o que transcorreu sem impacto ambiental, conforme constatado pela visita in loco da Secretaria Municipal do Meio Ambiente" - assina Celso Santana;
Ainda segundo a empresa, o acidente aconteceu em virtude da instalação de equipamentos em caráter temporário e para atendimento à reforma de uma das  caldeiras de biomassa.

Bope caça na mata quadrilha que assaltou 2 bancos em MT

  • Pelo menos 10 bandidos com armas pesadas causaram pânico na cidade; deram tiros, fizeram reféns e roubaram dinheiro


  • Agência da Notícia 

    Clientes e funcionários do BB de Confresa são feitos reféns, durante duplo assalto a bancos

    KATIANA PEREIRA
    DA REDAÇÃO

    O duplo assalto na cidade de Confresa (1.160 km a Nordeste de Cuiabá), na tarde de segunda-feira (9), em mais uma ação da modalidade "Novo Cangaço", novamente mobilizou a Polícia Militar de Mato Grosso. De acordo com informações extra-oficiais, cerca R$ 50 mil teriam sido roubados do banco.

    Duas equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) se deslocaram até a cidade, na manhã desta terça-feira (10), para apertar o cerco aos bandidos, que, até o momento, ainda não foram localizados.

    Além dos 12 militares do Bope, a Força Tática de Barra do Garças (509 km ao Leste da Capital) também foi solicitada para dar apoio na caçada. O helicóptero Águia 1 já esta em Confresa, desde a tarde de segunda-feira, sobrevoando a mata local e estradas vicinais, por onde os bandidos podem ter fugido.

    Segundo informações da PM, uma quadrilha de pelo menos 10 homens com armamento pesado invadiu duas agências bancárias em Confresa. Foram assaltadas, simultaneamente, uma agência do Banco do Brasil e uma da Cooperativa Sicredi.

    As unidades bancárias ficam uma ao lado da outra, na principal via da cidade, a Avenida Centro-Oeste. Oito pessoas, entre clientes e funcionários, foram feitos reféns.

    Fuga alucinada
    A Polícia Militar confirmou que o bando fugiu usando duas caminhonetes, uma S10 e uma L 200, ambas de cor branca, além de um veículo Corsa preto. Na fuga, o bando ateou fogo no Corsa e jogou a caminhonete S-10 dentro de um rio da região. A S-10 foi roubada em Confresa e pertence a um advogado.

    Os bandidos, segundo a PM, seguiram em direção à MT-430, que liga Confresa a São José do Xingu (1.200 km ao Noroeste de Cuiabá). A Polícia não descarta a possibilidade de os bandidos estarem escondidos dentro da mata.

    Colaborou Uasley Werneck/Agência da Notícia

Forças policiais finalizam operação Fim de Ano Seguro com 674 flagrantes e TCOs em 22 dias

LUZIA ARAÚJO
Assessoria/Sesp-MT
Por mais um ano, o trabalho integrado das forças policiais da Segurança Pública garantiu tranqüilidade aos cidadãos, durante as compras e festas de final de ano. De 12 de dezembro de 2011 a 02 de janeiro de 2012, a operação "Fim de Ano Seguro", da Secretaria de Estado de Segurança Pública aumentou o policiamento nas áreas do comércio, bancos e shopping, entre outros pontos de Cuiabá e Várzea Grande.
Com o aumento da área patrulhada também cresceu a sensação de segurança de milhares de pessoas no período do Natal e Ano Novo. Durante os dias da operação, a Polícia Militar registrou em Cuiabá, 3.368 ocorrências, sendo 96 ocorrências de posse ou uso de entorpecentes, 91 por lesão corporal, 87 por furtos e 49 por roubo. Foram ainda conduzidas a Central de Plantão da Polícia Judiciária Civil, 594 pessoas, sendo 137 presas em flagrante.
No trânsito da Capital, a PM notificou 1.992 veículos, apreendeu 90 carros e motos, recolheu 72 CNH' e apreendeu 99 CRLV's. Ainda em Cuiabá, a Polícia Militar registrou 32 ocorrências por tráfico de entorpecentes, 14 por porte ilegal de arma de fogo, sete por homicídio, cinco por estupro e três por disparo de arma de fogo.
Em Várzea Grande, durante os 22 dias de operação, o Comando Regional da Polícia Militar (CR 2) atendeu 231 ocorrências, checou 265 pessoas e 745 veículos. Foram conduzidas a Central de Flagrante da Polícia Civil, 251 pessoas, além de oito veículos recuperados e 5 armas apreendidas.
Para a operação "Fim de Ano Seguro", a Secretaria de Estado de Segurança elaborou um plano que permitiu que as áreas de comércio das cidades, em especial Cuiabá e Várzea Grande, tivessem o policiamento intensificado. Para o Secretário Adjunto de Segurança Publica, Alexandre Bustamante dos Santos, melhor que os números apresentados é o aumento da sensação de segurança, com uma presença mais ostensiva do aparato policial.
"A sociedade mato-grossense pode perceber uma maior presença do aparato de segurança, fruto da inclusão de novos Policiais Militares e Civis em todo estado. A proposta da Secretaria de Segurança Publica é atender o Programa de Governo que propõe avançar bem mais, principalmente na qualidade de vida", disse.
A Polícia Militar realizou ações preventivas, repressivas e ostensivas. Militares do Corpo de Bombeiros atuaram nas ações preventivas, de combate a incêndio, pânico e acidentes. A Polícia Judiciária Civil disponibilizou um efetivo especial para as ações de inteligência, prevenção e repressão nas áreas de comércio, bancos e shoppings, realizando rondas e prevenção de crime.
POLÍCIA CIVIL
A Polícia Judiciária Civil contabilizou 674 procedimentos policiais, entre autos de prisão em flagrante e termos circunstanciados de ocorrência, lavrados nas Centrais de Plantão de Cuiabá e Várzea Grande, nos dias da operação "Fim de Ano Seguro", lançada no dia 12 de dezembro e finalizada em 2 de janeiro de 2012.
As equipes de plantão da Central de Flagrantes da Capital lavraram 192 flagrantes e 232 Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO). Nos dois procedimentos foram autuadas 635 pessoas acusadas de cometimento de crimes. Em Várzea Grande o Plantão formalizou 132 prisões em flagrante e 118 termos circunstanciados de ocorrências. Cerca de 300 pessoas responderam os procedimentos de flagrante e TCO na cidade.
Durante a operação, Cuiabá registrou queda nos crimes de roubos e furtos comparados com o mês anterior. Em dezembro, a Capital registrou 54 roubos a menos que novembro (444 para 390). Os furtos também diminuíram em 107 ocorrências (1.116 para 1009). Na cidade de Várzea Grande redução foi nos furtos de 293 registros em novembro para 243 em dezembro.



Atenciosamente, 
Secretaria de Estado de Segurança Pública
Assessoria de Comunicação
E-mail: imprensa@seguranca.mt.gov.br 
Telefones: 3613-5518 /3613-8148 / Fax: (65) 3613-5529

Várzea Grande:Politica:Galindo está inelegível por ser "ficha suja", garante advogado do MCCE

Gabriela Galvão e Nayara Araújo

Chico Galindo (PTB), prefeito de Cuiabá, teria sido condenado à época que atuava numa empresa de economia mista em Presidente Prudente      A negação do prefeito Chico Galindo (PTB) em disputar a reeleição este ano pode ter um motivo que vai além da sua vontade. Acontece que, de acordo com o advogado do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Vilson Nery, o petebista possui uma condenação transitada em julgado e está inelegível.
      Segundo Neri, o prefeito já veio para Mato Grosso, em 1997, com mais de 20 ações movidas contra ele pelo tempo em que foi presidente da Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco), uma empresa pública de economia mista, localizada em São Paulo. As ações teriam sido movidas entre 2000 e 2007.
      A que tornaria o prefeito inelegível, entretanto, diz respeito a contratação de 508 pessoas sem concurso público, violando assim a Constituição Federal e a Lei da Probidade Administrativa. “A Lei da Probidade pune 3 tipos de irregularidades, a primeira se baseia em casos que provocam danos ao erário. A segunda ocorre quando há enriquecimento ilícito e a terceira, sustenta-se em questões principiológicas. O caso do Galindo se encaixa porque fere os princípios da constituição”, garante o advogado.
      Nery afirma que o prefeito recorreu, sem êxito, ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), que acatou alguns argumentos, mas ainda assim, manteve a condenação por dano moral coletivo e os três anos de inelegibilidade. “Com essa condenação ele está proibido de contratar com o poder público e até mesmo de ser prefeito. Só não sei se esses três anos são a partir da condenação, ou do momento em que transitou em julgado, que foi em 2011. É preciso analisar a sentença”, pontua.
Vilson Nery, advogado do MCCE afirma que a inelegibilidade é devido a uma ação transitada em julgado      De qualquer forma, o advogado sustenta que Galindo está enquadrado como “ficha suja”. “Pela Lei da Ficha Limpa ele está inelegível por 8 anos. Resta a ele acender uma vela preta para os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) não aprovarem a aplicabilidade da lei para as eleições deste ano”, ironiza.
     O advogado conta ainda, que o petebista tentou, por meio de recurso especial, recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas também não teve sucesso. “Ele entrou com outro pedido, na tentativa de reverter a decisão, buscando que o STJ recebesse e analisasse os argumentos dele no recurso especial, mas este também não subiu”, assegura.   
     Galindo foi candidato a prefeito de Presidente Prudente em 1996, mais foi derrotado por Mauro Bragato (PSDB) que obteve 49.853 votos contra seus 45.292. Em 1997 se mudou para Cuiabá e em 2006 foi eleito deputado estadual com 13 mil votos. Em 2008, o petebista disputou a prefeitura de Cuiabá como vice de Wilson Santos (PSDB), que em 2010 deixou o Alencastro para ser candidato ao Governo, concedendo a cadeira a Galindo.
      Outro lado
     RDNews tentou entrar em contato com o prefeito, com o procurador-geral da prefeitura, Fernando Biral, e com o presidente do PTB municipal, Dilemário Alencar, mas nenhum atendeu ou retornou as ligações até a publicação desta reportagem. Já o advogado de Galindo em São Paulo, André Shigueaki Teruya, num primeiro momento se negou a passar informações.

Autor: RD NEWS.COM.BR

Várzea Grande:Várzea Grande: secretário pensa em novo concurso para preencher vagas

Antes mesmo da divulgação do resultado final do concurso da Prefeitura de Várzea Grande, realizado em novembro do ano passado, o secretário municipal de Administração, Antônio Roberto Possas de Carvalho, já cogita a realização de um novo certame em 2012. Apesar do alto número de candidatos, 23,136 mil, as 1,191 mil vagas não foram totalmente preenchidas.
São 44 vagas de ensino fundamental, médio e superior com salários de R$ 610 a R$ 1,9 mil. Em alguns casos, não houve candidatos para as vagas, em outros, os inscritos não atingiram a média de 50% necessária para se classificar no concurso ou ainda obtiveram nota 0 em alguma das disciplinas da prova.
Segundo o secretário, a decisão sobre a realização de um novo concurso só será tomada após a divulgação da lista de aprovados, em 25 de janeiro, e depois que a prefeitura se certificar que haverá tempo hábil para a realização do certame, de acordo com os prazos determinados pela legislação eleitoral.
Ele adianta, contudo, que se realmente for realizado um novo concurso, as vagas terão salários diferentes dos ofertados no ano passado, seguindo a tabela do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) prevista apra 2012.
De acordo com a prefeitura, as vagas que não foram preenchidas eram destinadas aos quadros das secretarias de Administração e Saúde, da Fundação de Saúde de Várzea Grande (Fusvag), Previdência (Previvag) e do Departamento de Água e Esgoto (DAE), justamente as áreas mais frágeis do Município.
Os cargos que não tiveram candidatos inscritos ou habilitados foram os de desenhista, eletricista, encarregado de equipe de corte, operador de maquina rodovia I e II, técnico de laboratório e segurança do trabalho, contador, médicos perfis cirurgião buco-maxilo-facial; clínico geral; dermatologista; hematologista; infectologista; neurocirurgião; neurologista; neuropediatra; ortopedista - especialista em coluna; ortopedista - especialista em joelho; ortopedista - especialista em mão; proctologista; psiquiatra; trabalho; perito, odontólogo - perfil cirurgião buco-maxilo-facial, bioquímico, contador, farmacêutico, economista, engenheiro civil, estatístico, nutricionista, técnico em laboratório, técnico em nutrição / dietética, técnico em patologia (histotécnico) e técnico em reabilitação.
Somente na área de saúde, onde recentemente foram demitidos mais de 200 médicos, ficaram sem preenchimento as vagas de 14 especialidades. Contudo, o secretário ressalta que a quantidade desses profissionais aprovados no concurso será suficiente para atender boa parte da demanda. "Caso não seja, podemos realizar um processo seletivo simplificado", disse.

Várzea Grande:Policia:Bandidos roubam moto, pedem resgate e depois não devolvem

A Polícia investiga o roubo de uma motocicleta em que os bandidos receberam R$ 600 de resgate, mas não entregaram o veículo para a vítima. A ação criminosa ocorreu no sábado à noite, no bairro São Francisco, em Várzea Grande. A proprietária da motocicleta Honda Biz vermelha relatou aos policiais da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (DERRFVA) que foi rendida por assaltantes aparentando ser adolescentes - sendo um deles armado com uma pistola. Além da moto, os bandidos levaram o celular dela e depois negociaram o resgate. 

Segundo a vítima, o assalto ocorreu quando ela saía da casa de um parente, após uma visita. A mulher acrescentou que um dos ladrões a obrigou a entregar a motocicleta e também o celular, além de outros pertences. Antes de fugir, os ladrões pediram para que a proprietária da moto ligasse no celular roubado. 

Horas depois, os bandidos atenderam a ligação e solicitaram R$ 600 para devolver a moto. No domingo de madrugada, combinaram deixar o pagamento embaixo de uma arvore no Jardim Glória II. Mesmo com o pagamento, os ladrões não deixaram a motocicleta no local combinado. A vítima e uma prima vasculharam o local onde o veículo deveria ser deixado, mas nada encontraram. (AR) 

Várzea Grande:Policia:Distribuidora é acusada de "lavar" dinheiro do tráfico

  • Em "bocas" ligadas ao esquema, Polícia prendeu quatro traficantes e apreendeu pasta-base de cocaína, em VG


  • MidiaNews 

    O esquema foi descoberto pela Polícia Civil, após vários meses de investigação na empresa

    DA REDAÇÃO

    Policiais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes descobriram que a distribuidora de bebidas Maiara, localizada no bairro Mapim, em Várzea Grande, financiava bocas-de-fumo da região.

    O dinheiro conseguido no tráfico de drogas, segundo a Polícia, era utilizado no estabelecimento comercial na forma de lavagem, ou seja, legalizava o dinheiro sujo.

    Em duas bocas-de-fumo supostamente ligadas ao esquema, os policiais prenderam quatro pessoas e apreenderam 110 trouxinhas de pasta-base de cocaína.

    A prisão ocorreu no final da tarde de segunda-feira (9), após vários meses de investigações.

    Segundo os policiais, a distribuidora funcionava normalmente, mas o dinheiro de traficantes do bairro entrava na contabilidade para justificar a ação criminosa.

    “Então, os traficantes tinham uma fachada para poder comprovar de onde vinha o dinheiro e também era uma forma de financiar o tráfico”, explicou um policial.

    As investigações iniciaram no ano passado e terminaram com a prisão dos envolvidos.

    Os policiais garantem que na distribuidora não havia a prática de tráfico, mas a empresa estava ligada a traficantes.

    A Polícia não revelou os nomes dos envolvimento no crime.

Várzea Grande:Policia:Preso acusado de atirar em policial civil durante assalto em VG

A Polícia Judiciária Civil autuou em flagrante o autor da tentativa de latrocínio praticada contra um investigador da Polícia Civil, lotado na Delegacia do município de Poconé (104 km ao Sul). O crime ocorreu no sábado (07.01), por volta da meia noite quando ele deixaVa a namorada em casa, no bairro 15 de Maio, em Várzea Grande.
A prisão do suspeito, Marcos Almeida da Silva, 27, ocorreu na segunda-feira (09.01), no mesmo bairro, por policiais das Delegacias de Roubo e Furtos (DERF) e do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (CISC), do Parque do Lago, ambas em Várzea Grande. O flagrante foi repassado a Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), unidade da Polícia Civil responsável por investigar crimes cometidos com grave ameaça e violência contra policiais civis de Cuiabá e Várzea Grande.
Conforme o flagrante lavrado pelo delegado Gianmarco Paccola, em trabalho contínuo de investigação, a Polícia Civil localizou na segunda-feira o acusado em sua residência no bairro 15 de Maio. Ele foi autuado por tentativa de latrocínio.
De acordo com o depoimento da namorada do policial, os dois chegavam de motocicleta na casa de seus pais, quando duas pessoas se aproximaram e anunciaram o assalto. Os bandidos disseram que queriam a motocicleta e pertences pessoais do casal.
Ao abordarem o policial, um dos assaltantes encontrou a pistola da vítima na cintura e acabaram descobrindo que era um policial civil, quando tomaram seu distintivo. A partir daí, segundo a moça, os bandidos passaram a ameaçar e agredir fisicamente o namorado.
A pistola do policial ainda não foi localizada. As investigações continuam para identificar e prender o segundo envolvido.