Pages

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

MT:Foi um grande erro escolher Cuiabá como sede da Copa, dispara Zeca

Kamila Arruda

Zeca Viana     Em meio a tantas polêmicas envolvendo as obras da Copa ocorridas no ano passado e a secretaria extraordinária comandada por Eder Moraes, o presidente estadual do PDT, deputado Zeca Viana, declarou em entrevista ao RDNews, que foi um erro a Capital ter sido escolhida como uma das cidades sedes, já que, Campo Grande, sua adversária durante o processo de seleção, teria demonstrado maiores condições de receber os quatro jogos do Mundial. “Foi um grande erro a Copa aqui em Cuiabá. Nós não tínhamos estrutura para isso”, dispara.
     Além disso, o parlamentar revelou que o VLT pode não ser implantado. Segundo ele, nos corredores da Assembleia, já está havendo conversação sobre a viabilidade do projeto. O pedetista acredita que o valor que está sendo investido no modal poderia ter outras finalidades.
Outra figura que não acredita na veracidade do modal é o senador Blairo Maggi (PR). O republicano chegou a declarar por meio de carta enviada a um colega de Congresso, que não acredita que o VLT seja implantado em tempo hábil.
     O lançamento do edital de licitação do VLT estava previsto para ocorrer em dezembro do ano passado. No entando, Eder anunciou que até o próximo dia 16 o projeto estará pronto para ser licitado. Segundo ele, o atraso no lançamento do edial se deve ao fato das obras na Capital estarem muito adiantadas em comparação com os demais Estados e, por isso, a cidade acabou sendo prejudicada pelas “retardatárias”. Desta forma, o secretário garante que o calendário da Caixa Econômica Federal deve estender o prazo até quinta (5) para apresentação das propostas.
     Mesmo com as constantes críticas, o secratário afirrma que não será difícil cumprir o cronograma, já que o Estado já está com tudo pronto. De acordo com ele, o convênio do governo com o banco deve ser assinado até o próximo dia 13.
     O empréstimo do Estado para implantação do VLT será de R$ 1,2 bilhão, sendo que R$ 454 milhões já estavam garantidos pela Caixa para o BRT, modelo escolhido inicialmente para Cuiabá e Várzea Grande, ainda no governo de Blairo Maggi (PR), hoje no Senado.
Ir para o Blog

Farmácia Popular não tem previsão de reabertura

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, falta a prefeitura fazer sua parte

GERALDO TAVARES/DC
Farmácia Popular fechada: segundo a secretaria estadual, a prefeitura de Cuiabá deve colaborar
ANA ADÉLIA JÁCOMO
Da Reportagem

A Farmácia Popular localizada no bairro Bandeirantes, em Cuiabá, que fechou suas portas há algum tempo, não tem previsão de reabertura. Tudo porque a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e o Governo Federal teriam cobrado maior incentivo da prefeitura, já que se trata de um programa do Governo Federal em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mas que deve ser auxiliado em custos pelo Executivo de cada município.

A assessoria de imprensa da secretaria informa que não há data para a reabertura do posto e que tudo dependerá do posicionamento do prefeito Chico Galindo e do Ministério da Saúde.

Por causa disso, existe apenas uma unidade no bairro CPA I, na Avenida Tuiuiú, e outras duas em Várzea Grande - sendo uma no Cristo Rei e outra no centro da cidade. Mas vale lembrar que há 17 drogarias cadastradas no projeto. Elas vendem os produtos adquiridos a preço de custo, subsidiado pela União, e ostentam na porta de entrada um banner com os dizeres “Aqui tem Farmácia Popular”.

O curioso é que no interior do Estado nenhum município adotou o projeto e somente em Cuiabá e Várzea Grande os pacientes podem ter acesso aos remédios mais em conta.

A SES informou que os prefeitos dos 139 municípios restantes não aderiram à ideia, mesmo com gastos reduzidos, uma vez que os prédios utilizados para distribuir a medicação são pagos pelo Estado e as demais despesas ficam com a Fiocruz. De todo o investimento, apenas 25% ficariam com o município; e 25% seria do Estado e 50% do Governo Federal.

INSCRIÇÃO – Os pacientes em se inscrever no programa devem levar apenas a receita médica com os medicamentos descritos e os documentos pessoais na Farmácia Popular do CPA.

A partir daí já tem o direito de adquirir os medicamentos com até 90% de descontos nos postos de atendimento em Cuiabá (confira tabela). 

INSEGURANÇA: Assustadas, vítimas reagem a assalto, tomam pistola e matam bandido

INSEGURANÇA. O efeito da insegurança em Cuiabá e nas cidades de Mato Grosso refletida na coragem de algumas pessoas que reagiram a um assalto. Tomaram a arma de um dos bandidos e mataram um deles com a mesma arma, uma pistola calibre 380. Foi o terceiro assassinato de 2012 e o primeiro em Cuiabá
Assustados e com medo de levar um ou mais tiros, populares e funcionários de uma loja de celulares foram para cima de dois bandidos que chegaram ao local em uma moto Titan preta, placa OAS-6825.
Os ladrões começaram a exigir dinheiro, mas foram surpreendidos pela fúria das vítimas. Um deles deixou cair a pistola e acabou sendo baleado e morto com a mesma arma que estava usando para realizar o assalto.
Elton Souza Ramos,de 24 anos, ainda correu alguns metros tentando escapar das balas, mas caiu logo em seguida gravemente ferido. Mesmo socorrido às pressas coma ajuda do SAMU, o assaltante já chegou morto ao Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC).
O assalto, segundo testemunhas contaram à Polícia Militar, aconteceu por volta das 13 horas desta quarta-feira (04) na Avenida Dante Martins de Oliveira (antiga Avenida dos Trabalhadores), na entrada do jardim Leblon, área central da Capital.
O segundo assaltante conseguiu escapar dos tiros e fugiu correndo.em direção à Avenida Miguel Sutil deixando para trás a moto, a arma do crime e o comparsa baleado. A Polícia Militar fez rondas pela região, mas até o momento não conseguiu identificar a prender o segundo bandido.
Nas investigações da Polícia Militar, em conjunto com policiais da Delegacia de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP), chefiados pela delegada Anaíde Barros, ficou constatado que a moto usada pelos dois bandidos no assalto pertence a um traficante preso há 15 dias na mesma região.
Como se trata de uma vítima envolvida em um assalto, o caso será transferido para investigações de policias da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos (DRRF), de Cuiabá. O delegado Roberto Amorim agora quer saber se o traficante preso também está envolvido no mesmo, possivelmente para levantar dinheiro para custear advogado.

MT:Muniz: ‘Eleição abalará base de Silval’

Voz opositora dentro da Assembleia, deputado estadual avalia que as brigas internas entre os partidos que apoiam o governo serão ainda mais acirradas


O deputado estadual Percival Muniz (PPS), que prevê tempos difíceis para o governador Silval Barbosa (PMDB)
RENATA NEVES
Da Reportagem

diario de Cuiabá
As eleições municipais de 2012 podem abalar a unidade dos partidos que compõem a base aliada do governador Silval Barbosa (PMDB), prejudicando sua gestão. Esta é a análise feita pelo representante quase isolado da oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Percival Muniz (PPS).

O parlamentar prevê que as brigas internas protagonizadas pela base de sustentação do governo em 2011 serão ainda mais acirradas em 2012, já que as siglas naturalmente poderão entrar em conflito nos municípios do interior por conta das eleições. “Vai ter muito ‘empurra-empurra’ dentro do governo e no Parlamento”, aposta.

Para evitar prejuízos maiores e manter a governabilidade, Muniz afirma que o governador precisará colocar em prática toda sua capacidade de articulação e ter mais pulso firme em suas decisões.

“Todos os partidos têm braços nos municípios e como a base do governo é muito ampla, a relação entre eles pode se abalar e aí vai gerar briga. Vai ser briga para todo lado. Se o governador não tiver pulso firme, terá que resolver problemas criados pela sua própria base a todo momento”, avalia.

Em declaração recente ao Diário, o deputado considerou positiva a disposição do governador em ouvir a todos, mas apontou a falta de firmeza como uma das características negativas do chefe do Executivo estadual. “Tenho que reconhecer que ele tem muita humildade para ouvir, mas lhe falta coragem para decidir”, disse, na oportunidade.

As eleições também poderão gerar tensão nas ações desenvolvidas pelo Parlamento estadual, na avaliação do deputado. “Ano eleitoral normalmente é tenso, afinal cada deputado tem interesse em um município e relação com algum candidato. E por isso acaba interferindo junto ao Executivo, gerando conflitos de interesses”, diz.

Entre os assuntos que vão nortear as discussões na Assembleia neste ano, Muniz destaca as ações desenvolvidas pela Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) e acredita que muitas polêmicas virão à tona, a exemplo do que aconteceu no ano passado.

“As obras para a Copa estarão em processo de licitação e contratação, então naturalmente serão foco de debate. Denúncias envolvendo obras e decisões tomadas pela secretaria, consequentemente, deverão aparecer”, salienta.

Embora alerte para os riscos de falhas, Percival Muniz acredita que o governo do Estado cometerá menos erros em 2012. “Quem erra deve aprender com os erros e o governo aprendeu muitas lições em 2011”, minimiza. 

Policia MT:Cuiabá: foragidos da Justiça são presos pela PM

onte: Só Notícias/Gazeta Digital

Policiais militares prenderam, esta tarde, no bairro São João Del Rey e na região do Coxipó, dois homens que estavam sendo procurados pela Justiça de Cuiabá. Os mandados foram expedidos pela 14ª Vara Criminal, um por roubo e outro por tráfico de drogas.
No bairro São João Del Rey, foi preso o acusado de roubo. Ele caminhava pela rua quando foi abordado pelos policiais que fizeram uma revista e durante a checagem aos sistemas policiais constataram se tratar de um foragido da Justiça.
O outro um homem, de 25 anos, foi preso na avenida Fernando Corrêa da Costa, na região do Coxipó. Ele é acusado de tráfico de drogas. Os dois foram levados para a Polícia de Capturas (Polinter) e ficam à disposição da Justiça.

Polícia encontra arma e algema pertencente ao assassino de modelo

Por José Nunes/PC    
Objetos apreendidos com o caseiro podem pertencer ao acusado do crime.
Uma equipe da Polícia Civil de Viçosa prendeu por porte ilegal de arma de fogo, na tarde desta quarta-feira (4), o caseiro João Alfredo dos Santos Silva que trabalha para o ex-vereador Ailton Oliveira, pai do comerciante Judarley Leite de Oliveira, foragido e acusado de ter assassinado o modelo Eric Ferraz.
Os policiais encontraram uma pistola, um par de algemas, um aparelho utilizado para provocar choque elétrico, um cassetete e uma mochila grande, na residência do caseiro em Viçosa, em cumprimento do mandato de busca e apreensão, expedido pelo juiz Luciano Andrade de Souza e solicitado pelo delegado da regional Belmiro Cavalcante.
A solicitação do mandato e as investigações estão sendo providenciadas com a participação do promotor de Justiça Anderson Barbosa. Segundo o delegado, após a repercussão do crime, algumas pessoas telefonaram para as Delegacia e Promotoria do município e denunciaram João Alfredo que, no interrogatório,confirmou que Judarley havia ligado no domingo à noite pedindo para que ele guardasse o material em sua casa..
Belmiro Cavalcante disse que essas pessoas podem ser vizinhas e disseram que observaram uma atitude suspeita, quando o caseiro estava entrando na sua residência, carregando uma mochila que parecia ser grande e bastante pesada, como estivesse cheia de material metálico, ou armas de fogo.
João Alfredo foi preso, autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e conduzido para delegacia regional de Viçosa. O delegado vai continuar investigando as ações dele e ouvir outras pessoas sobre o assassinato do modelo Eric Ferraz morto a tiros durante festa de réveillon em Viçosa. As testemunhas devem oferecer mais detalhes sobre o crime.
A Polícia Civil continuam investigando e realizando buscas na tentativa de prender o comerciante Judarley Leite de Oliveira, que continua foragido.

Mulher é morta a facadas por não querer vender drogas

Uma mulher identificada como Francisca Oliveira Lima dos Santos, de aproximadamente 50 anos, foi morta a facadas, na noite desta terça-feira (03), na praça do mercado público do bairro Parque Piauí, zona Sul de Teresina. A vítima levou dois golpes de faca nas costas e teria envolvido com o tráfico de drogas. 

A polícia afirma que Francisca Oliveira vendia drogas e teria se recusado a comercializá-las a um grupo da região. 

O soldado Gervaldo Ferreira, do 6º Batalhão de Policiamento Militar, revelou detalhes do suspeito do crime. “Ela foi levada para o hospital, mas veio a óbito quando chegou lá. Sabemos que o suspeito usa chapéu, tem bigode e que se evadiu do local assim que cometeu o crime”, conta.

Após atender a ocorrência, a polícia espera parentes da vítima para colher informações.

Flash de Jordana Cury
Redação de Thiago Bastos
redacao@cidadeverde.com

Homem é preso com munição de uso restrito da Polícia Militar

Cleydson Moreira Campelo, 23 anos, foi preso em flagrante, nesta terça-feira (04), por porte ilegal de equipamento de uso restrito da Polícia Militar. Homens do Rone (Rondas Ostensivas de Natureza Especial) encontraram com o suspeito um carregador de pistola modelo 940, calibre .40, municiado com nove cartuchos intactos.

O acusado foi encontrado em uma residência na rua Firmino Viana, bairro São João, zona Leste. Segundo o tenente Geovanei Mota, a polícia chegou a Cleydson Moreira após denúncia de que no local funcionaria uma boca de fumo.

No momento da abordagem, cinco pessoas que estavam na casa também foram encaminhadas à Central de Flagrantes. 

A polícia encontrou apenas uma balança de precisão no suposto ponto de venda de drogas.  

Thiago Bastos
redacao@cidadeverde.com

OAB se reúne com comando da PM e pede afastamento de policiais

O advogado Enzo Samuel Alencar Silva, 25 anos, e a estudante Andreia de Carvalho, 23 anos, foram ao Quartel do Comando Geral (QCG) e entraram com uma representação contra os militares que os agrediram durante a manifestação dos estudantes na tarde da última terça-feira (3), na avenida Frei Serafim. 
Foto: Thiago Amaral

Os dois foram acompanhados pelo advogado Ademar Carlos Lima que informou que foi realizado o exame de corpo de delito e que será pedido o afastamento dos PMs envolvidos. “O que ocorreu não é digno. É um ato inconstitucional e merece ser punido como tal”, declarou. 

Policia:Acusado de ter matado ex-mulher a facadas é encontrado morto

Marcelo Gomes Barbosa, 34 anos, foi encontrado morto nesta terça-feira (04), na cidade de São João do Piauí. A vítima era acusada de ter matado a ex-esposa com quatro facadas, em uma passarela sobre o Rio Piauí, no mesmo município. O crime aconteceu na última segunda-feira, 02.

Foto: Jr. Lopes

O corpo de Marcelo Gomes foi localizado por crianças que brincavam próximo a um terreno onde a vítima trabalhava como dragueiro. Com indícios de enforcamento, ele estava pendurado pelo pescoço em um galho de árvore por meio de cabo, utilizado em fiações elétricas. 

Assustados, os menores procuraram adultos, que identificaram a vítima e acionaram a Polícia Militar. O corpo será levado ao Hospital Regional Teresinha Nunes de Barros para realização de autópsia e, em seguida, ser entregue à família. 

Marcelo era acusado de ter assassinado a doméstica Andressa de Jesus, mãe de dois filho sendo um do ex-marido. Ele teria sido visto golpeando a vítima e depois fugido do local. Segundo testemunhas, Marcelo falava em matar Andressa sempre quando consumia bebida alcoólica. 

Leia mais:

Com informações do Portal Sanjoanense
Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Policia:Motorista é acusado de agredir flanelinha que sumiu com veículo

Um motorista agrediu um flanelinha na Praça da Bandeira, Centro de Teresina, no início da tarde desta quarta-feira (04), após ter utilizado o veículo do cliente sem pedir autorização. O Cidadeverde.com flagrou o momento em que a vítima foi atendida pelo SAMU.

Fotos: Jordana Cury/Cidadeverde.com

Segundo testemunhas, o motorista, que tentou estacionar em frente à Igreja de Nossa Senhora das Dores, não encontrou vaga e deixou a chave com o flanelinha enquanto foi resolver pendências nas proximidades.


Populares que ouviram o motorista disseram que o flanelinha resolveu sair no carro e retornou somente duas horas depois. Neste momento, foi agredido até perder a consciência. 


Segundo o policial militar, Edgar Castro, o proprietário do veículo disse que tinha a prática de deixar a chave com o flanelinha e que ele era de confiança. 


A equipe do Samu socorreu a vítima, que ainda não havia retomado os sentidos. Os envolvidos não tiveram seus nomes divulgados.

Flash de Jordana Cury
Redação de Thiago Bastos
redacao@cidadeverde.com

Policia:Piauí registra 123 estupros em 2011; 88 foram contra menores

A Delegacia Geral de Polícia Civil divulgou que no ano de 2011 foram registrados 123 casos de estupro no Estado. Desses, 88 foram cometidos contra menores de idade e 35 contra adultos.


Dados da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), mostram que nos últimos três meses estão sendo investigados 150 casos, e, segundo o chefe de investigação Joatan Gonçalves, pelo menos 70% desses casos são relacionados a abuso sexual de menores.

"O número de denúncias tem crescido consideravelmente. Nós aqui da DPCA chegamos a fechar de cinco a sete casos por dia", destacou Joatan Gonçalves, que ressaltou a importância das denúncias para a punição dos autores. 

Jordana Cury
Joatan Gonçalves, chefe de investigação

Vítima confia nos agressores
O Conselho Tutelar Centro/Norte registrou no ano passado 27 casos de abuso. O conselheiro Itapuã Cavalcante afirmou que na maioria dos casos, o crime é cometido por pessoas próximas à vítima, que geralmente são crianças de 0 a 12 anos.

"São pessoas que ganham a confiança da criança e da família da criança. Que estão acima de suspeitas. Em outros casos, quando é o pai ou o padrasto, muitas vezes as mães são coniventes, porque dependem emocional e financeiramente do marido", explicou o conselheiro.

Itapuã Cavalcante, conselheiro tutelar

Nos casos em que a mãe sabe do crime, mas não informa à polícia, o Conselho Tutelar a denuncia como cúmplice. "Não deixa de ser crime. Ela até acha que está protegendo a criança, mas é o contrário", destacou Itapuã.

Caso mais marcante
O Conselheiro citou que no início de 2011 a instituição acompanhou uma adolescente que, após o divórcio dos pais, era obrigada a ficar os finais de semana com o pai, que a levava frequentemente a motéis.

"Ela tinha cerca de 13 anos e ele sempre a obrigava a ir prometendo que era a última vez. A mãe não chegou a perceber. Ela ficou mais de um ano sofrendo abusos, até que uma tia percebeu o comportamento estranho da adolescente", finalizou.

Jordana Cury
redacao@cidadeverde.com
Mais notícias sob

Policia MT:Policia Militar de Aripuanã recupera carreta roubada na BR 163

Na manhã desta quarta-feira (03), por volta das 10 horas, a Polícia Militar de Aripuanã recebeu um telefonema anônimo via 190 de que uma carreta estava abandonada em um barracão no setor industrial, próximo ao Parque São Domingos.
No local a guarnição composta pelo Sargento Hélio e o Soldado M. Santos, encontraram uma Scania 113, de cor branca, ano 1993/93, placa HUJ-4497, Bin Trem placas JZP 1875 e JZP 1885. Feito a vistoria da placa e do chassi, pode constatar que não se tratava da mesma, encontrava se com as placas adulteradas.
Por apresentar problemas mecânico e com um pneu furado ficará no local sob a guarda da PM, até que sejam sanados esses problemas e estiver em condições de rodar para ser encaminhado a Policia Judiciária Civil, para que essa tome as demais providencias que requerem o caso.
A carreta que transportava um trator New Holland 7630, traçado, azul, foi furtada em novembro passado, próximo a Santa Helena, pertence a Mario Iglikoski, morador de Nova Mutum. O trator que também é de propriedade de Mario, ainda não foi encontrado. 

O assalto aconteceu na BR-163 sentido a cidade de Nova Mutum norte de Mato- Grosso, quando o motorista foi surpreendido por 3 indivíduos e conduzido a um local distante da rodovia e liberado horas mais tarde. Sem nenhum ferimento, o motorista conseguiu pedir ajuda a um morador num depósito de areia.
 
A polícia continua as investigações no intuito de identificar e prender os autores do furto, mas sem êxito até o momento.
Mais informações em instantes.

Fon