Autor: Assessoria
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente participou, ontem, na sede da Famato – Federação da Agricultura de Mato Grosso, em Cuiabá, da solenidade de entrega de botijões de sêmen bovino destinados à cadeia produtiva do leite. A ação faz parte do Pacote de Fortalecimento da Agricultura Familiar, oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) e atenderá os 141 municípios do Estado de Mato Grosso.
Para Nova Mutum, foram entregues dois botijões: um de 20 litros de armazenamento e um de 10 litros para transporte do sêmen, com doses das raças Girolando, Holandesa, Gir e Jersey, que vão ser distribuídos entre produtores do Pontal do Marape, Ribeirão Grande e chacareiros do município. “A bovinocultura representa uma das principais atividades econômicas para a agricultura familiar. O objetivo é auxiliar esses produtores rurais a fomentar ainda mais sua produção local, a partir de um gado com a genética melhorada”, explicou Filipe Pacheco Ziemann, veterinário da secretaria.
“Distribuiremos entre os produtores que já fazem a inseminação e dispõem dos equipamentos padrão. Para os que não possuem, nós, técnicos da secretaria estaremos auxiliando os trabalhos junto a esses produtores”, explicou Felipe. Os critérios para distribuição serão apresentados, no dia 25, durante o 1º Encontro dos Produtores de Leite de Nova Mutum. O evento será realizado a partir das 8h30, no Centro de Convivência Parque das Águas. Na ocasião acontece palestra sobre o Sistema de Inseminação Artificial em Bovinos Leiteiros.
O secretário da Sedraf, José Domingos Fraga Filho ressaltou que a quantidade de sêmen adquirida pelo Governo é superior a todo sêmen comercializado anualmente em Mato Grosso para o setor pecuário privado. “Este investimento tem como objetivo incentivar a prática da inseminação artificial nas pequenas propriedades, pelo melhoramento genético do rebanho bovino, tendo em vista que a produção de leite é a principal atividade econômica da maioria das propriedades que vivem da agricultura familiar. A nossa meta é garantir o aumento da produção e da produtividade, além de melhorar a qualidade do leite”, destaca Zé Domingos.
A entrega do Sêmen faz parte do ‘Pacote da Agricultura Familiar’, maior programa do Governo do Estado voltado aos pequenos produtores. Já começaram a ser distribuídos também um milhão de alevinos, 200 mil de mudas de banana, sementes de mais de 20 variedades de hortaliças, arroz, feijão, milho calcário, adubo e fosfato para alavancar o trabalho realizado pela agricultura familiar em Mato Grosso para que todos possam viver da terra e garantir a qualidade de vida.
A solenidade de entrega foi acompanhada pelo prefeito Lírio Lautenschlager, pelo secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Arildo José Marciano, além de integrantes da equipe da secretaria. Participaram também presidentes e superintendentes dos Consórcios Intermunicipais, deputados, lideranças políticas e comunitárias, representantes da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) e produtores.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário