Pages

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Siglas se reúnem e vão contrapor Muniz

Megarreunião para formar frente contra candidatura de Muniz foi liderada pelo cacique do PMDB, que também não convidou Zé do Pátio


Bezerra faz reunião para discutir eleição em Rondonópolis e deixa Zé Carlos do Pátio de fora
RENATA NEVES
Da Reportagem

Partidos que compõem a base aliada do governador Silval Barbosa (PMDB) e o PSDB deram início a discussões com o objetivo de formar um arco de alianças e lançar candidatura de consenso à prefeitura de Rondonópolis. A intenção é unir de 10 a 12 siglas em torno de um projeto comum para o município, em oposição ao pré-candidato do PPS, deputado estadual Percival Muniz, que conta com o apoio dos partidos que compõem o Movimento Mato Grosso Muito Mais.

A primeira reunião do grupo aconteceu na última sexta-feira e foi coordenada pelo presidente do diretório estadual do PMDB, deputado federal Carlos Bezerra. Na ocasião, compareceram representantes de nove partidos, entre eles, PMDB, PR, PSB, PTB, PT, PMN, PSDB, PC do B e PV, e todos se mostraram dispostos a abrir mão de lançar candidatura própria em nome de um projeto maior encabeçado pelas siglas.

Além de Percival Muniz, já se apresentam como pré-candidatos a prefeito do município o ex-governador Rogério Salles (PSDB) e o atual prefeito do município, Zé Carlos do Pátio (PMDB). Os deputados estaduais Hermínio Barreto e Ondanir Bortolini, o Nininho, são nomes cogitados pelo PR, além do próprio presidente da sigla, deputado federal Wellington Fagundes.

O empresário e ex-prefeito do município, Adilton Sachetti (PDT), chegou a ser um dos nomes mais cotados à disputa, mas suas reiteradas negativas em participar do pleito levou o PDT a declarar apoio irrestrito a Muniz, em troca do cargo de vice-prefeito, para o qual devem indicar o presidente municipal da legenda, Carlos Vanzeli.

“Essa foi só a primeira reunião, por isso ainda não discutimos nomes, mas todos os pré-candidatos admitiram abrir mão de um projeto único em nome de uma candidatura de consenso”, declarou Bezerra.

O parlamentar ressaltou que o grupo está aberto a novas adesões e que não vai se opor a dialogar com nenhum partido.

Representante do PR na reunião, o deputado Nininho disse que as discussões serão retomadas em 2012, quando darão início às análises dos nomes para definir o futuro candidato do grupo. “Queremos promover uma eleição com menor custo e mais transparência. Que o candidato que vencer tenha condições de cumprir os compromissos assumidos com a sociedade”, disse.

Na avaliação do republicano, a população de Rondonópolis precisa de um candidato com perfil mais empresarial e menos político. 

Várzea Grande: Vereador João Madureira: tiro no pé

Um por Dia: 
O Natal não é uma data... É um estado da mente 
Mary Ellen Chase  

Durante a semana que passou a prefeitura de Várzea Grande tratou de retirar faixas de propaganda instaladas na praça em frente a loja da Todimo, na avenida Couto Magalhães.
Foi - pelo que populares acompanharam - uma guerra travada para se evitar que um enfeite com uma mensagem de Ano Novo fosse prejudicado, já que as faixas tomavam justamente a frente do adorno.
Sem se importar com questões óbvias, o vereador João Madureira, mandou afixar uma faixa em frente ao luminoso, numa total falta de respeito com a prefeitura - que teve a iniciativa em instalar a mensagem, e com o cidadão, principalmente, o qual era o destinatário da mensagem. 
Oportunismo, falta de respeito com o cidadão, uso de logradouro público com iniciativa do vereador João Madureira, de Várzea Grande, ao mandar afixar faixa em frente a mensagem de Ano Novo instalada pela prefeitura. (foto enviada por leitor)
Muitas pessoas, com familiares, que se postavam em frente ao painel para fotos, que guardariam na lembrança, tiveram que "engolir" por tabela a "mensagem" do vereador João Madureira.
Madureira ainda afixou faixas em outros pontos da cidade, como no trevinho da avenida Couto Magalhães com avenida Júlio Campos - o que é também uso de logradouro público e acabava por prejudicar a direção de motoristas, por tirar a atenção próximo do semáforo.
Piada Pronta:
Próximo ao natal, Joãozinho resolveu escrever uma carta para o papai noel pedindo uma bicicleta.
- Papai noel, fui um ótimo garoto este ano, ajudei meu pai, minha mãe e até meu irmãozinho, quero uma bicicleta.
Então parou e pensou:
- Ele não vai acreditar, vou refazer a carta.
- Papai noel, sei que não fui muito bom este ano, mas acho que ainda mereço uma bicicleta.
Não satisfeito, ele joga a carta fora, vai até o presépio pega a imagem de Maria,
coloca dentro do sapato e escreve a seguinte carta:
- Jesus, estou com a sua mãe, se quiser vê-la de novo, mande o papai noel me dar uma bicicleta.

Ladrões levam equipamentos de som de igreja em Sinop

Fonte: Só Notícias/José Carlos Araújo
 
Uma igreja, que fica na rua Projetada, no residencial Adriano Leitão, teve a porta dos fundos arrombada, e ladrões levaram caixas de som, aparelho de DVD, quatro microfones sem fio e alguns aparelhos. Um pastor fez a denúncia na delegacia de Polícia Civil, ontem à noite. O valor do prejuízo não foi informado.

Duas residências foram arrombadas, no final de semana, sendo furtados equipamentos eletroeletrônicos, celulares e pequena quantia em dinheiro.

Vídeo: agentes apreendem barras de ferro e celulares no presídio

Fonte: Só Notícias
 
Agentes prisionais localizaram, hoje, no presídio Ferrugem, cinco celulares, sete cachimbos para uso de entorpecente, sete chuços (pedaços de ferro), um facão e vários carregadores. As revistas foram feitas em três celas do raio azul.
                                   Assista a reportagem

Identificado homem assassinado no final de semana em Sinop



Fonte: Só Notícias/José Carlos Araújo

A Polícia Civil identificou, hoje, o homem executado a facadas, no sábado véspera de Natal, no bairro São Cristóvão. Um tio informou que é Adriano de Jesus Silva, 22 anos, e que estava em Sinop há cinco meses. É de Santa Luzia, no Maranhão e era casado. A polícia prossegue as investigações para chegar ao assassino e descobrir a motivação.
Como o Só Notícias já informou, o corpo de Adriano foi encontrado por volta das 6h15, num terreno baldio, ao lado de uma loja. Ele tinha uma perfuração no abdômen.

Mato Grosso termina o ano com 53 ataques a bancos e cooperativas

Fonte: Só Notícias/Bianca C. Zancanaro
 
O Sindicato dos Bancários aponta que de janeiro ao dia 22 deste mês foram contabilizados 53 ataques a bancos, cooperativas de créditos e a caixas eletrônicos. A última ação criminosa registrada foi em um posto avançado do Bradesco, em Santo Afonso, onde bandidos entraram no auto atendimento e tentaram abrir um dos caixas eletrônicos.
Conforme Só Notícias já informou, no dia 21, bandidos armados invadiram a agência da cooperativa Sicoob, na avenida Filinto Muller, no centro de Várzea Grande, e levaram cerca de R$ 10 mil que estavam nos caixas. Na hora do assalto estavam na agência um cliente, que foi rendido por dois homens armados com revólveres calibre 38, e os funcionários e o gerente, que também foram ameaçados de morte e ficaram bastante assustados.

Sinop: hospital e Pronto Atendimento formarão apenas uma estrutura

Fonte: Só Notícias/Weverton Correa (foto: Só Notícias/Cleverton Neves/arquivo)

Foto
O Hospital Regional de Sinop e o Pronto Atendimento serão somente uma estrutura administrada por uma Organização Social da Saúde. O secretário municipal de Saúde, Mauri Rodrigues de Lima, confirmou hoje, ao Só Notícias, que o Estado assumirá o PA, com a cessão da estrutura e equipamentos, funcionando como "a entrada do hospital, onde os pacientes serão inicialmente atendidos". 

Mauri afirmou que garantia do Estado foi dada em reunião, há poucos dias, com o secretário estadual de Saúde, Pedro Henry e o prefeito Juarez Costa (PMDB). "Ele [PA] já deverá ser incluído na chamada pública [para seleção da OSS que vai administrar o hospital], prevista para a primeira quinzena de janeiro", afirmou. Não foi feita previsão do início de funcionamento.

Mauri previu que será um dos maiores complexos da região, "sendo um hospital com pronto socorro". Ele acrescentou que o Estado já tem o levantamento dos custos necessários, porém, não detalhou números. Informou que os funcionários da administração que atuam na unidade hoje, podem ser "remanejados" para os postos de saúde, e até para o novo PA, já que a intenção será reforçar ainda mais os investimentos das unidades básicas de saúde, a partir deste acordo.

O PA completou dez anos de funcionamento este ano, atendendo aproximadamente 300 pessoas diariamente, de 32 municípios da região e até do Sul do Pará, com consultas médicas, exames de raios-X, ultra som, pequenas cirurgias, entre outros serviços. Mas o hospital, que em 70 leitos e concluído desde dezembro de 2008, continua fechado. A prefeitura já cedeu o prédio ao governo e falta equipá-lo. O governo federal já fez duas previsões, que não se cumpriram, de liberar recursos para o hospital funcionar. A última é para liberar R$ 10 milhões e comprar equipamentos, o que poderá ocorrer no primeiro trimestre.

Segundo Mauri, o assunto ainda deve ser levado ao Conselho Municipal de Saúde, para avaliação e, se necessário, um projeto deve ser mandado ao Legislativo para ser votado em sessão extraordinária.

"Flanelinhas" começam a preocupar comerciantes

Policiais sairam das ruas dia 3 de JaneiroPoliciais sairam das ruas dia 3 de Janeiro


Lojistas da Avenida Getúlio Vargas, das proximidades da Praça Santos Dumont, pedem ajuda  para manter policiais fixos nas proximidades da Praça Santos Dumont. Segundo eles, o local esta infestado de garotos "falanelinhas" agressivos. Cerca de 15 rapazes ficam na área pedindo dinheiro e ameaçando populares. 
 
Segundo o artesão e vendedor Luciano da Silva, os flanelinhas chegam a entrar na agência bancaria em buscas de moedas. “Eles pedem para todos, mas adoram senhoras. Como os idosos são mais frágeis, eles insistem e só saem de perto quando recebem o dinheiro”, contou Luciano.

Mas as coisas mudaram no local com a chegada dos policiais no dia 12 de dezembro, a “Operação Fim de ano Seguro”, colocou mais de mil novos policiais nas ruas visando dar mais segurança à população que vai às compras neste fim de ano. A preocupação é que a operação encerra no dia 3 de Janeiro, e os comerciantes já se preocupam com a volta dos flanelinhas.

“Os policiais aqui na praça reduziram 95% a presença deles. Queremos que a polícia tenha uma base fixa nesta região, ate por ser um local movimentado, com agências bancarias e várias lojas”, disse o vendedor.

Para uma recepcionista que não quis revelar o nome, pois já foi ameaçada por um deles, trabalhar com os "guardadores" na frente do estabelecimento chega a ser constrangedor. “As vezes chegam drogados, ficam batendo no vidro, pedindo dinheiro, e se agente não der eles fazem ameaças. O pior é quando os clientes chegam e eles também ficam em cima”, contou.

Segundo o comandante do Comando Regional I, coronel Joelson Geraldo Sampaio, não há previsão de após a operação continuar mantendo os policiais fixos neste local. Apenas um patrulhamento reduzido em toda a cidade, entretanto ele prometeu analisar a situação. “Não podemos deixar a base móvel apenas neste local, temos apenas duas e elas precisam serem deslocadas para outros locais que também necessitam da polícia”, disse o coronel.

MT-270 vai receber R$ 18 milhões para se tornar ponto turístico

A verba faz parte da proposta orçamentária para 2012 aprovada pelo Congresso Nacional

Ilustração
A região compreende o trecho entre Rondonópolis e Mimoso.A região compreende o trecho entre Rondonópolis e Mimoso.
DA REDAÇÃO
A MT-270, no trecho entre Rondonópolis e Mimoso, vai receber mais  de R$ 18 milhões em investimentos para se tornar ponto turístico do Estado. A verba faz parte de um montante que o Congresso Nacional aprovou em relatório final da proposta orçamentária para 2012.

O projeto vai destinar mais de R$ 665 milhões a Mato Grosso para as áreas de infraestrutura, turismo, saúde, educação, além de investimentos no sistema judiciário.  Antes do fechamento do relatório o coordenador da bancada de Mato Grosso, deputado federal Wellington Fagundes (PR/MT) ainda conseguiu acrescentar ao texto quase R$ 104 milhões. “O orçamento para o ano que vem é um dos melhores já aprovados pelo Congresso para o Estado”, afirma.

O maior investimento foi para a infraestrutura, mais de R$ 351milhões. Na área rodoviária cerca de R$ 302 milhões, serão investidos na travessia urbana de Sinop, adequação da BR 163 na divisa de Mato Grosso com o Pará, investimentos nas rodovias, 174, 070 e MT 100, além da construção do Anel Viário de Barra do Garças e elaboração de estudos e projetos para as rodovias do Estado. Na área de infraestrutura urbana mais de R$ 49 milhões serão distribuídos em obras para a região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá.

Para a saúde mais de R$ 43 milhões vão financiar a adequação e aparelhamento de unidades de saúde no Estado e aquisição de ambulâncias. Na educação os mais de R$ 32 milhões aprovados vão ser empregados na construção do novo prédio do Hospital Júlio Muller e na reestruturação e expansão da Universidade Federal.

Os pequenos e médios produtores também vão receber equipamentos e insumos para a produção por conta dos mais de 19 milhões aprovados.

Os outros R$ 7 milhões vão constituir o Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste e financiar projetos do setor produtivo na região. Segundo o coordenador, em emendas de bancada foram destinados mais de R$500 milhões, o valor representa mais de 45% da média alocada nos últimos três anos. Em emendas individuais para 2012 serão mais R$165 milhões.

Polícia analisa imagens de circuito interno do Itaú

As diligências retomaram nesta segunda (26) após o recesso de Natal; os investigadores tiveram acesso às imagens do banco e do CIOSP

Reprodução
A estudante sumiu no dia 21, após descontar um cheque na agência do CPA I.A estudante sumiu no dia 21, após descontar um cheque na agência do CPA I.

A Polícia Civil através do Núcleo de Pessoas Desaparecidas realizou na tarde de hoje (26), o trabalho de campo em buscas das imagens da estudante, Maiana Vilela, 16 anos, desaparecida há mais de cinco dias na região do CPA. A adolescente sumiu na quarta-feira (21), após descontar um cheque de R$ 500 em uma agência do Banco Itaú, localizada no bairro CPA I, em Cuiabá.

Segundo informações da polícia, as diligências retomaram nesta segunda-feira após o recesso de Natal. Os investigadores estiveram na agência bancária para terem acesso às imagens. Além das imagens de circuito interno, em frente da agência há uma câmera instalada na via pública operada pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP).

Como já foi divulgado pelo RepórterMT, familiares da vítima prestaram depoimento, na manhã desta segunda-feira (26), na Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

A polícia aguarda a chegada da mãe da estudante, que se encontra em férias no interior do Paraná. A previsão é de que ela deve chegar em Cuiabá nesta terça-feira (27).

O CASO

A jovem vivia com o namorado, o empresário Rogério da Silva Amorim, de 38 anos, há cerca de quatro meses. A adolescente se deslocou até o banco com sua moto, uma Honda Biz. Até o momento a motocicleta também não foi localizada pela polícia. A adolescente estava vestida com uma blusa azul e uma calça jeans e calçava uma sapatilha. Quem souber do paradeiro de Maiana pode ligar no 190 ou 197.

Cadeirante comandava boca de fumo em Várzea Grande

 Wissleyonnie foi preso em flagranteWissleyonnie foi preso em flagrante
DA REDAÇÃO
A Operação Rolo Compressor estourou mais uma boca de fumo nesta segunda-feira (26.12), na cidade de Várzea Grande, desta vez foi no Jardim Maringá II.

A Força Tática deslocou para rua Emiliano Monteiro, no Bairro Jardim Maringá II e efetuou a prisão de Wissleyonnie Fernando de Feitas por tráfico de entorpecentes, no interior de sua residência foram  localizados várias porções de entorpecentes,  três porções eram de maconha, duas porções grandes de pasta base de cocaína e mais dez porções pequenas iguais a pasta base de cocaína. 


Foram apreendidos ainda R$ 1.690,00 em dinheiro, uma balança de precisão. Wissleyonnie foi conduzido para Central de Flagrante juntamente com material apreendido.


Em outra batida,  em cumprimento a mandado de busca e apreensão expedido pela 3 ª Vara Criminal de Várzea Grande, militares se deslocaram até a rua 03, do Bairro Cristo Rei e realizaram  a prisão de Robson Wanderley Soares da Silva de 34 anos e Ronair Soares da Silva de 25 anos conhecido como Tanaka.


Na residencia foram localizados: 17 munições calibre 38 intactas, 01 revolver calibre 38, R$ 454,00 em dinheiro trocado e R$ 200,00 em moedas, duas câmeras digitais, 02 aparelhos celulares, 01 Mini System, um Lep Top, um playstation II com três controles, um DVD automotivo, um computador completo com teclado e mouse, cinco espadas, aproximadamente 460 gramas de substância análoga a maconha e 10 gramas de substância análoga a pasta base de cocaína, uma porção de substância análoga a Crack e um animal silvestre.


O Ronair mais conhecido como "Tanaka" também é suspeito pelo homicídio que teve como vitima Eduardo Custódio de França Pinto, ocorrido no dia 23 deste mês no loteamento Joaquim Curvo.


Os suspeitos foram conduzidos para Central de Flagrantes para as providencias cabíveis.

Governo assina convênio com Infraero para repasse de R$ 6 mi

Gabriela Galvão

Francisco Vuolo     O diretor da Infraero no Estado, João Jordão, vai assinar nesta terça (27) o convênio com a secretaria de Logística Intermodal de Transportes (Selit), comandada por Francisco Vuolo (PR), que permitirá o repasse de R$ 6 milhões para início das obras no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande. O termo vai possibilitar a abertura de licitação para a construção do prédio administrativo, além das demolições necessárias para as obras. A solenidade para assinatura será marcada para as 14h30, no Palácio Paiaguás.
     Segundo Vuolo, a previsão é de que em janeiro de 2012 seja lançado o edital de licitação. Já em fevereiro, está prevista a assinatura do segundo convênio para transferência de recursos da Infraero a Mato Grosso. “Deste modo, o Estado dará a celeridade necessária para a conclusão da obra”, frisou.
     Vuolo enfatizou ainda que todas as obras estão dentro do cronograma determinado pelo governo. “Em 30 de novembro deste ano, foi inaugurado o novo Módulo Operacional Provisório (MOP) e, até dezembro de 2013, todas as etapas serão concluídas”, assegurou.
     Segundo o secretário, Mato Grosso foi o primeiro Estado a firmar um termo de cooperação com a Infraero. “Essa parceria garantiu à Selit condições de acompanhar e fiscalizar todo o processo de ampliação e reforma do aeroporto, inclusive, com a possibilidade de licitar as obras do estacionamento e do terminal”, pontuou. Com a ampliação definitiva, o aeroporto terá capacidade para receber 5 milhões de passageiros por ano.
Ir para o Blog

Saúde "abocanha" R$ 43 mi em verba para ser liberada em 2012

Valérya Próspero

Silval Barbosa     Do montante de R$ 665 milhões articulados pela bancada mato-grossense no Congresso em investimentos para o Estado em 2012, apenas R$ 43 milhões são destinados à saúde. O recurso federal vai financiar a adequação e aparelhamento de unidades hospitalares, bem como a aquisição de ambulâncias. Como o gerenciamento de parte do atencimento é feito por Organizações Sociais, as OSS devem embolsar uma fatia considerável do bolo destinado ao setor.
     O Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, é uma das principais unidades geridas por OSS. Hospitais de Rondonópolis, Colíder, Alta Floresta e Cáceres também são administrados por esse tipo de organização. Caso o Estado fique responsável pelo Pronto-Socorro de Cuiabá, também deverá repassar o gerenciamento à OSS.
     Os valores que foram destinados à educação no final das contas vai beneficiar mais a saúde. Isso porque os R$ 32 milhões da Universidade Federal de Mato Grosso têm a finalidade de custear a construção do novo prédio do Hospital Júlio Müller. Parte desse recurso será destinada à reestruturação e expansão da UFMT.
RDNEWS - Notícias e Bastidores da Política em Mato Grosso