Pages

sábado, 24 de dezembro de 2011

Várzea Grande:Policia:Casal é preso por roubo e receptação em VG

  • Drogas, roupas furtadas e mais de R$ 3 mil foram apreendidos


  • Reprodução 

    Roupas furtadas de uma loja da Capital também foram apreendidas com o casal

    DA REDAÇÃO

    Policiais militares prenderam em flagrante um casal que traficava no bairro da Manga, em Várzea Grande. Pericles José da Silva Arruda e Lenira Ares da Silva, ambos com 36 anos. agiam juntos na região.
    O local é conhecido como "Boca do Crick", uma movimentada boca-de-fumo da rua conhecida como rua 12, uma referência ao artigo do tráfico de drogas da lei anterior.
    Com eles, os policiais aprenderam entorpecentes escondidos em cima do armário do quarto. No guarda-roupa, havia várias peças de roupas - camisetas e bermudões de times de futebol - furtadas de um loja da Capital.
    A prisão ocorreu na tarde desta sexta-feira (23), após o cumprimento de mandado de busca e apreensão expedido pela Comarca de Várzea Grande.
    Os policiais apreenderam também R$ 3.850 em dinheiro. No entendimento dos PMs, o dinheiro era resultado do tráfico de drogas e as diversas peças de roupas ainda com a etiqueta e sensores da loja indicam que foram trocados por entorpecente.
    Aos policiais, os dois negaram ser traficantes e alegaram que o dinheiro era proveniente da venda de um carro usado, efetuada recentemente.

Trânsito já matou 319 pessoas na Grande Cuiabá

  • Cerca de 70% dos acidentes com vítimas fatais envolvem motociclistas


  • Reprodução 

    Maior parte dos acidentes envolve motocicletas

    DA REDAÇÃO

    O transito na Grande Cuiabá chegou próximo de fazer uma vítima fatal por dia neste ano. Até a manhã deste sábado (24), foram 319 mortes sendo a maior parte na Capital e vítimas de atropelamento, conforme estatística da Polícia Civil.
    Nesses números estão inclusos os feridos que ficaram internados e vieram à óbito posteriormente. Cerca de 70% dos acidentes com vítimas fatais envolvem motociclistas, matando não só o piloto como também o carona.
    Para se ter idéia do número de vítimas fatais, as mortes se aproximam dos assassinatos - até ontem, foram 372 execuções na mesma região.
    Policiais do Plantão Metropolitano da Capital lembraram que, em alguns casos, a morte no trânsito ocorre em colisões envolvendo moto com moto. Foi o que ocorreu na última quinta-feira (22) à tarde, quando Eduardo Tadeu dos Santos Dutra morreu após bater sua moto de frente com outra no Cristo Rei.
    O que chamou a atenção dos policiais é que os locais considerados como "zona da morte" na Capital continuam os mesmos - avenidas Fernando Corrêa, Miguel Sutil, Historiador Rubens de Mendonça e Palmiro Paes de Barros.
    "São os locais onde mais morrem gente no trânsito, mas é também onde o fluxo de veículos é mais intenso", explicou um policial.
    Diante de tantas vítimas fatais, a Polícia Civil reativou a Delegacia de Delitos de Trânsito, que funciona no antigo Cisc do Coxipó servindo apenas à Capital. Os policiais, no entanto, estão atuando no Plantão Metropolitano.

Ano de 2011 revela a falência do sistema prisional de MT

  • Sucessivas crises mostraram falta de planejamento do poder público no setor




  • Levantamentos indicam que faltou planejamento e cadeia se transformaram numa bomba relógio

    RAFAEL COSTA
    DA REDAÇÃO
    MIDIA NEWS
    O ano de 2011 revelou uma crise sem precedentes na unidades prisionais de Mato Grosso, que não consegue cumprir a missão de reeducar criminosos com a proposta de reintegrá-los à sociedade.

    O reconhecimento de um sistema desumano e marcado pela precariedade da infraestrutura e superlotação revela, em parte, a "bomba relógio" em que se transformou o sistema prisional em Mato Grosso, caminhando rumo à falência.

    A primeira fase de constatação precária das unidades prisionais passa pela reprovação do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e a intervenção da Justiça, para melhorar as condições oferecidas aos detentos. A pedido do Ministério Público Estadual (MPE), o Judiciário aplicou ao Estado punição para reformar a estrutura física, visando a melhorar a estrutura de ressocialização.

    Dados da Corregedoria Geral de Justiça revelam que existem em Mato Grosso 57 unidades prisionais, seis penitenciárias, um presídio militar, uma colônia agrícola penitenciária e 49 cadeias públicas.

    Em janeiro deste ano, membros do CNJ inspecionaram a Penitenciária Central do Estado, Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto "May" e o Centro de Ressocialização de Cuiabá.

    O resultado final foi o anúncio de um déficit de 6 mil vagas e um total de 58% de presos provisórios. Houve ainda a constatação de que se trata de um sistema desumano, com detentos abrigados em contêineres e sem desenvolver qualquer atividade educacional.

    A precariedade do sistema prisional ainda veio a ser confirmado um mês depois por uma nova decisão da Justiça.

    Interdição
    Em abril, o juiz da 2ª Vara Criminal de Cuiabá, Gonçalo Antunes de Barros, determinou a interdição parcial da Penitenciária Central do Estado (Pascoal Ramos), do Centro de Ressocialização de Cuiabá e da Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto (Carumbé). O número de presos nestas unidades estará limitado à sua capacidade total acrescentada de 50%.

    A decisão atendeu a um pedido do Ministério Público Estadual (MPE), que, em inspeção feita no dia 28 de março, constatou graves falhas na estrutura das unidades prisionais, em conseqüência da superlotação, falta de água, energia e sistema de esgotamento sanitário insuficiente.

    O magistrado ainda determinou a remoção de todos os presos condenados das regiões norte, leste e sul, detidos na comarca de Cuiabá, para as penitenciárias de Sinop, Água Boa e Rondonópolis, respectivamente.

    Os presos provisórios das unidades de Cuiabá foram removidos para suas comarcas de origem ou presídio mais próximo.

    As mulheres detidas provisoriamente nas regiões Sul e Oeste que estavam em Cuiabá foram transferidas para as cadeias femininas da Comarca de Rondonópolis e Cáceres, respectivamente.

    Novo pedido
    Em mais uma ação contra o sistema prisional de Mato Grosso, o Ministério Público Estadual (MPE) propôs, no dia 13 deste mês, à Justiça a reforma da Penitenciária Regional Major Eldo Sá Corrêa, conhecida como "Mata Grande", a da Cadeia Pública Feminina e do anexo da Penitenciária Regional, todos em Rondonópolis (212 km  ao Sul de Cuiabá).

    O promotor da 5ª Promotoria Criminal, Henrique Schneider Neto, da comarca dessa cidade, quer que num prazo de seis meses o Governo do Estado reforme as instalações hidráulicas e elétricas, corrija rachaduras, infiltrações nas paredes, vazamento no telhado, entre outras obras.

    Morte no presídio
    No dia 20 de junho, o agente prisional Wesley Santos foi morto pelos detentos após o início de uma rebelião. A morte foi causada pelos golpes de "chuços" (arma artesanal) usados pelos detentos.

    O motim ocorreu quando os presos dos Raios 2, 3 e 4 deixavam as celas para receber atendimento da Defensoria Pública e do setor clínico da unidade prisional.

    Um grupo de 25 reeducandos iniciou a rebelião no corredor central da unidade e fez refém três agentes prisionais, entre eles, Wesley Santos, que morreu na ocasião.

    Na confusão, a Polícia Militar baleou três detentos: um ficou gravemente ferido com três tiros e foi levado ao Pronto-socorro por uma ambulância do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). Outro preso levou um tiro de raspão na cabeça e outro na perna.

    Menores e perigosos
    O Centro de Ressocialização de Cuiabá, antigo Complexo do Pomeri, também entrou em colapso. A pedido do Ministério Público Estadual, a juíza da 1ª Vara da Infância e Juventude de Cuiabá, Gleide Bispo Santos, determinou em liminar a interdição parcial, proibindo o ingresso de qualquer adolescente oriundo de outras comarcas que não sejam de Cuiabá, inclusive de Várzea Grande.

    A decisão ressaltou que apenas neste ano três adolescentes internos morreram nas dependências da instituição. Em sua decisão, tomada após visita, a magistrada descreveu as instalações como "precárias, insalubres, desprezíveis e inaceitáveis".

    "Não há condições de seres humanos habitarem aquele local. São pessoas em formação, o estado de abandono é muito grande. Falta inclusive material de higiene. Todas as medidas administrativas já foram tentadas. A Justiça não pode se abster de uma atitude", descreveu.

    No entanto, a interdição veio a ser reformada em decisão do Tribunal de Justiça (TJ/MT).

    Fuga dos menores
    Em agosto, quatro menores infratores conseguiram fugir após pular o muro do Complexo do Pomeri. Em novembro, houve uma nova fuga de menores.

    Três infratores fugiram durante a troca de turno de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que funciona dentro do Pomeri, numa ala separada.

    Todos utilizaram uma "maria-tereza" (corda artesanal confeccionada com pedaços de lençóis e camisetas) para subir no muro e correr em disparada após chegar a rua.

Mulher é baleada dentro de carro do jogador Adriano do Corinthians

G1
Foto: Thamine Leta/G1Mulher é baleada dentro de carro do jogador Adriano do Corinthians
Uma jovem de 20 anos foi baleada na mão esquerda ao deixar uma boate na Barra da Tijuca, na madrugada deste sábado (24). De acordo com o tenente do 31º BPM (Recreio) Reinaldo Tomás da Silva, ela foi ferida dentro do carro do jogador de futebol Adriano.

A jovem foi encaminhada ao Hospital Barra D'Or, que segundo a PM acionou o 190. O tenente disse que policiais militares estiveram no local e conversaram com a vítima. Lá, ela contou que Adriano brincava com uma pistola calibre 40, quando acidentalmente teria disparado na mão dela.

De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, a jovem foi atendida pelo setor de emergência e seu quadro é estável. Após passar por exames pela manhã, a paciente deve sofrer uma cirurgia devido a uma fratura na mão esquerda.

O delegado de plantão na 16ª DP (Barra da Tijuca) não informou o teor do boletim de ocorrência do caso. Procurado pelo Globoesporte.com, o Corinthians disse que iria conversar com o atacante e seu advogado antes de se pronunciar sobre o caso.

De acordo com a PM, além de Adriano e a vítima, outras duas jovens estavam no veículo, e um tenente reformado da Polícia Militar dirigia o carro. A arma seria do tenente, segundo a PM.

A polícia informou ainda que o atacante do Corinthians está em casa e não foi prestar depoimento na 16ª DP. O carro foi levado para a delegacia. Nele, é possível ver a marca do tiro e sangue no banco de trás.

Adolescente de 17 anos bate no pai, tio e nos avós após desentendimento

De Rondonópolis - Débora Siqueira
Adolescente de 17 anos bate no pai, tio e nos avós após desentendimento (Ilustração)
A Polícia Militar apreendeu o adolescente J.C.R.B, 17 anos, por lesão corporal e violência doméstica, que mora com os avós maternos em um sítio, mas estava hospedado na casa do pai, Cesar Batista, no bairro Nossa Senhora do Amparo, em Rondonópolis. Ontem, por volta de 21h20, o adolescente se desentendeu com o tio Sérgio Carlos Batista, 35 anos, e o agrediu.

Quando o pai e os avós foram intervir, o adolescente agrediu a todos. O pai sofreu ferimentos nos lábios e nas costas. O rapaz deu chutes e socos no estômago da avó de 60 anos. Depois das agressões, ele fugiu.

A Polícia Militar o encontrou próximo da casa; ele apresentava corte no rosto, no joelho esquerdo e nos dois cotovelos, e disse aos policiais que os ferimentos foram provocados pelo seu pai.

O adolescente foi encaminhado ao Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) e foi autuado em flagrante delito por ato infracional de lesão corporal e violência doméstica. Ele será encaminhado à Promotoria da Infância e Juventude, que decidirá pela internação ou não, no Centro Socioeducativo. (Com Datahoje)

Menor sem habilitação morre em acidente na BR-174

Da Redação - Lucas Bólico OLHAR DIRETO
Menor de idade morre em acidente na BR-174; ele pilotava sem habilitação (Reprodução)
Um jovem não resistiu aos ferimentos sofridos em um acidente ocorrido na BR 174, entre Nova Lacerda e Comodoro, e faleceu. O nome do rapaz não foi informado, mas segundo a Polícia Rodoviária Federal, ele tinha 17 anos.

Apesar de menor de idade, a vítima estava pilotando a moto e bateu na traseira de um carro. O acidente ocorreu na noite de sexta-feira (23)

O acidente ocorreu no KM 40 da BR 174 e aconteceu, segundo o G1, quando o adolescente tentava entrar na pista, vindo de uma estrada alternativa.

Nenhum dos passageiros do carro sofreu qualquer ferimento. O garoto morreu na hora.

Homem é morto a facadas e corpo abandonado em terreno baldio

Da redação - Priscilla Vilela Olhar Direto
Homem é morto a facadas e corpo abandonado em terreno baldio (Reprodução)
O corpo de um homem de aproximadamente 30 anos foi encontrado por populares, no município de Sinop (501 km de Cuiabá), na manhã deste sábado (24). A vítima foi morta a facadas e teve o corpo desovado em um terreno.

A Polícia Militar (PM) informou ao Olhar Direto que até o momento o cadáver não foi reconhecido. A vítima foi morta com várias facadas na rua Ênio Pipino, no bairro São Cristovão, nesta madrugada, mas somente horas mais tarde o corpo foi avistado.

O Instituto Médico Legal (IML) realizará a perícia médica para confirmar a causa da morte.

Na capital

Em Cuiabá o corpo de uma pessoa foi encontrado por populares na Aaenida Jurumirim, em Cuiabá, na manhã deste sábado (24). Os indícios apontam suicídio como a causa da morte, no entanto, somente o laudo pericial poderá fazer a confirmação oficial. 

Gilmar Mendes critica decisão que bloqueia CNJ de investigar

Da Redação - Marcos Coutinho OLHAR DIRETO
Gilmar Mendes critica decisão que bloqueia CNJ de investigar (Reprodução)
O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Gilmar Mendes, criticou as decisões isoladas tomadas por seus colegas de Pleno que resultaram no bloqueio das investigações da Corregedoria do CNJ nos Estados.

Em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo, Mendes afirmou ser necessário disciplinar a concessão de liminares por integrantes da Corte no último dia de trabalho antes do recesso do Judiciário.

Mato-grossense de Diamantino, Mendes ressalta que 'as soluções nas liminares no final do ano são atípicas e heterodoxas'. 'É uma questão de ordem que precisamos discutir', avaliou Mendes em tom de crítica.

Na segunda-feira passada, último dia de funcionamento do STF neste ano, os ministros Marco Aurélio Mello e Ricardo Lewandowski atenderam pedidos de associações de magistrados e concederam liminares que levaram à suspensão de investigações do CNJ.

Agora, somente em fevereiro do ano que vem, quando o Supremo voltar do recesso, o relator do caso, Joaquim Barbosa, voltará a examinar a questão, informa o periódico paulistano.

Na quarta-feira, o jornal Folha de S.Paulo mostrou que Lewandowski havia recebido pagamentos que estariam sendo investigados pela corregedoria do CNJ quando  ainda fazia parte do TJ do Estado de São Paulo.

A informação colocou o ministro sob suspeição para analisar o pedido de liminar, já que a devassa no tribunal paulista havia começado em novembro. Cezar Peluso, presidente do STF, defendeu a concessão da liminar e, em nota, atacou o CNJ sugerindo que magistrados haviam tido seus sigilos quebrados.

Como resposta, a ministra-corregedora Eliana Calmon disse que por trás da crise está um movimento corporativista para enfraquecer os poderes investigativos do CNJ. Na outra ponta da batalha, as associações de magistrados decidiram pedir formalmente que a corregedora seja investigada por suspeita de quebra de sigilos de juízes.

Para Mendes, toda a crise poderia ter sido evitada. 'O plenário (do STF) deveria ter decidido isso (os pedidos de liminares). Estava em pauta. Somente um fato superveniente justificaria a concessão da liminar (pelo relator). Criou-se esse clima emocional em torno do tema', afirmou Mendes. De acordo com o ministro, liminares em ações diretas de inconstitucionalidade somente devem ser concedidas pelo relator em situações de extrema urgência, ainda mais no último dia de funcionamento do Judiciário.

'Temos de encerrar com essa prática. Se poderia ter sido discutida em plenário, deveria ter sido discutida em plenário', disse Gilmar Mendes. 'Que o relator suscite a urgência e peça ao presidente que coloque (em votação no plenário)', acrescentou. 'Se o assunto tivesse sido resolvido pelo plenário, 11 ministros teriam participado da decisão e não apenas um, o relator, como ocorreu no episódio.'

Mendes lamenta a falta de diálogo entre o CNJ e o STF, 'que compartilham o mesmo presidente' - atualmente, Cezar Peluso. Para o ex-presidente do Supremo, se houvesse mais diálogo, não seria necessária a judicialização do debate. 'É evidente que está faltando o mínimo de diálogo, que poderia levar a soluções harmoniosas', disse. Só nesta semana, por exemplo, o Supremo divulgou três decisões suspendendo atos do CNJ.

Segundo o ministro, as associações representativas de juízes foram parceiras no passado, na consolidação do CNJ. 'É importante que elas entendam que têm uma participação importante na consolidação do CNJ e nas políticas institucionais do conselho', afirmou.

Mendes disse que no episódio ocorreu uma série de equívocos e que os ânimos se acirraram. 'Houve um quadro de certa emocionalização', afirmou. 'As posições se radicalizaram de tal maneira que levaram a esse resultado', opinou.

De acordo com a corregedora Eliana Calmon, Cezar Peluso e Ricardo Lewandowski não são investigados pelo CNJ. Ela negou que tenha ocorrido quebra de sigilos de juízes.

O presidente do STF também integrou o TJ de São Paulo. Ele próprio divulgou informações sobre o caso, admitindo que recebeu até R$ 700 mil de passivo trabalhista. Gilmar Mendes disse que não acredita que os colegas tenham praticado irregularidades em relação aos pagamentos. 'Isso não tem o menor sentido.'
Informações compartilhadas pelo Estado de São Paulo.

Caminhão com excesso de carga faz ponte cair e moradores ficam ilhados (veja fotos)

Da Redação - Alline Marques
Foto: Fernando de Souza/MT DestaqueCaminhão com excesso de carga faz ponte cair e moradores ficam ilhados <font color=orange>(veja fotos)</font>
O excesso de peso em uma carreta carregada com aproximadamente 27 toneladas de semente de algodão fez com que a ponte de madeira da estrada rural liga Nobres ao assentamento Forquilha do Manso, distrito de Rosário Oeste, cedesse e agora deixou os moradores ilhados desde quinta-feira (22).

Para conseguir sair da localidade, é preciso percorrer cerca de 100 km a mais do que o caminho normal.

Apesar da gravidade do acidente, o motorista da carreta saiu ileso e fugiu do local. Até o momento não foi identificado. De acordo com informações do site MT Destaque, a ponte havia sido reformada recentemente em uma obra conjunta entre as prefeituras de Nobres e Rosário Oeste, mas mesmo assim não suportou o sobrepeso da carreta.

Ao ceder parte da ponte, a parte do ‘cavalo’ do caminhão ficou pendurado e por isso o motorista conseguiu fugir.

Os moradores da região pedem há tempos a construção de uma ponte de concreto para evitar transtornos como este. As prefeituras dos dois municípios buscam recursos com governos estadual e federal para resolver o problema. OLHAR DIRETO
Clique nas imagens para ampliá-las:
  • Fotos: Fernando de Souza/MT DestaqueFotos: Fernando de Souza/MT Destaque
  • Imagens: Direitos Reservados à TV RosárioImagens: Direitos Reservados à TV Rosário

PJC não sabe de jovem que sumiu após sair da casa do namorado de 38

Da Redação - Lucas Bólico
OLHARDIRETO
Foto: Arquivo PessoalPJC não sabe de jovem que sumiu após sair da casa do namorado de 38
Segue sem explicação alguma o desaparecimento da jovem Maiana Mariano, de 16, em Cuiabá. A garota passaria o Natal com o namorado, Rogério Silva Amorim, 38, mas desapareceu misteriosamente na quarta-feira (21).

De acordo com Amorim, nem a família, nem os amigos e nem mesmo a polícia tem alguma hipótese plausível do que pode ter acontecido com a garota. A mãe da vítima, que está no Paraná, já foi informada do ocorrido.

As últimas informações sobre Maiana são dadas pelo namorado, com quem ela mantinha um relacionamento há quatro meses. De acordo com ele, a última vez que a garota foi vista, estava a caminho de uma agência bancária para sacar dinheiro.

Ela pegou uma Honda Biz e seguiu para uma agência bancária do próprio bairro para sacar a quantia de R$ 500. Segundo conta o namorado da vítima, ela queria comprar uma sandália.

Quem se deu conta da demora no regresso da garota foi a sogra. A mãe do namorado ainda ligour para o celular da desaparecida, mas o aparelho já estava desligado. A polícia foi acionada.

Sem nenhuma suspeita, o namorado de Maiana espera receber qualquer informação sobre o possível paradeiro da namorada. Informações sobre o sumiço de Maiana podem ser repassadas pelos telefones: 3649-4514 / 9607-7368.

Leia também:

Estudante de 16 anos sai para sacar dinheiro e desaparece em Cuiabá

OAB define regras para eleição; MT tem 2 candidatos (confira)

Da Redação - Alline Marques
OLHAR DIRETO
Foto: Olhar DiretoOAB define regras para eleição; MT tem 2 candidatos <font color=orange>(confira)</font>
O regulamento geral para a campanha eleitoral da nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil foi publicado pelo Conselho Federal e também foi definida a data da disputa, marcada para a segunda quinzena de novembro. Em Mato Grosso, a expectativa já agita os advogados no estado e até o momento Luciana Serafim e Cláudio Stábile são os mais cotados para brigar pela presidência da seccional de Mato Grosso.

Stábile deve tentar a reeleição, mas ainda evita comentar sobre o assunto. No entanto, o grupo que está no comando já planeja lança-lo novamente na disputa para o próximo triênio (2013-2016).

Já Luciana Serafim, que já atuou na diretoria da OAB-MT na gestão presidida por Francisco Faiad, confirma a candidatura e estará ao lado do grupo da oposição. Ela além de já ter se posicionado, também já possui até o discurso para a campanha e tem ido em busca de apoio para 2012.

Na última eleição, em 2009, a oposição teve como “cabeça de chapa” o advogado João Vicente Scaravelli que acabou derrotado para Stábile que tinha o apoio da Faiad e do também ex-presidente da OAB-MT Ussiel Tavares.

Para 2012, de acordo com o regulamento, os cargos em disputa são os de conselheiros federais, diretoria dos conselhos seccionais, de subseções e diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados. A OAB já adiantou que a cédula será única e a eleição será por meio de votação direta e obrigatória aos advogados regularmente inscritos e adimplentes na ordem. A urna eletrônica é obrigatória.

A Comissão Eleitoral Temporária será formada em fevereiro com cinco advogados indicados pelo Conselho Federal. O grupo será responsável por supervisionar as eleições.

No âmbito estadual, no mesmo período, os conselhos seccionais designarão uma Comissão Eleitoral Seccional, também composta por cinco membros, dos quais um deverá presidi-la. A essas comissões caberão a competência de gerir e julgar as eleições em primeira instância.

Clique 
aqui e confira o regulamento

Suspeito de tráfico é atingido em troca de tiros com a PM


Um homem, de 24 anos, acusado de tentativa de homicídio e tráfico de drogas, trocou tiros, com policiais militares e acabou sendo atingido no lado direito do maxilar, em Pontes e Lacerda (448 km a sudoste de Cuiabá). Testemunhas denunciaram que ele estaria perseguindo e atirando na direção de uma pessoa nas proximidades da praça Miguel Gajardoni, no centro, onde acabou sendo cercado pela guarnição.

Com o jovem, também foi encontrado um papelote de tamanho considerável de pasta base de cocaína, um celular e dinheiro. De acordo com a polícia, ele tem mandado de prisão em aberto na comarca de Lucas do Rio Verde, e responde também por homicídio, roubo e tráficos sendo conhecido pela "crueldade" com as vítimas.

Fonte: Do GD/Só Notícias

Homem é assassinado na véspera de natal em Sinop


A polícia está tentando identificar o homem que foi assassinado, a facadas, hoje de madrugada, em um terreno na rua Ênio Pipino, no bairro São Cristóvão. Não havia documentos e os investigadores estão tentando pistas para saber quem é a vítima. Ele tem aproximadamente 30 anos, é moreno claro, estava de bermuda capri, sem camisa e descalço. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal.

Por: José Carlos Araújo
Fonte: Só Notícias

Sachetti avalia gestão Pátio como "desastre absoluto"




O ex-prefeito de Rondonópolis, Adilton Sachetti (PDT), descartou mais uma vez, com veemência, sua candidatura no ano que vem. Ao que parece, ele não estar disposto a assumir a “bomba” que deve ser deixada pelo atual gestor, José Carlos do Pátio (PMDB). O nome do ex-presidente da extinta Agecopa é cotado, principalmente, por ele ter se filiado ao partido pouco antes de encerrar o prazo estipulado pela Justiça Eleitoral para quem deseja enfrentar a disputa.

Para Sachetti a gestão Pátio é a pior dos últimos 30 anos. “Em 30 anos que eu moro em Rondonópolis, nunca vi uma administração tão pífia como esta”, dispara. O ex-prefeito afirma que só será candidato "se acontecer um desastre". “Não tenho disposição e nem vontade de enfrentar uma eleição”, enfatiza.

O empresário avalia a gestão do peemedebista como um “desastre absoluto”. “Eu não tenho que avaliar a gestão dele, quem tem que fazer isso é a população, mas eu disse na campanha de 2008 que seria um desastre e o povo acreditou nele. Agora a sociedade que vai dizer o que aconteceu com a cidade”, pontua.

Quanto às discussões para as eleições 2012, Sachetti desconversa dizendo não estar em Rondonópolis e, por isso, não tem participado das reuniões. O empresário garante que não tem conversado com o presidente da Executiva estadual do partido, Zeca Viana, nem com o senador Pedro Taques.

Zeca, no entanto, já declara apoio à pré-candidatura do deputado Percival Muniz (PPS) para prefeitura da terceira maior cidade do Estado. Segundo ele o motivo é a indefinição de Sachetti. O PDT e o PPS, integram o movimento Mato Grosso Muito Mais, junto ao PSB, PV e PSDB. “Nós temos que conversar sobre isso, mas nada chegou até mim”, diz o ex-prefeito.

Em 2008, o empresário foi derrotado por Zé do Pátio, que obteve 52,43% dos votos válidos, totalizando 51.775 votos. À época, Sachetti, apoiado pelo então governador e hoje senador Blairo Maggi (PR), ficou com 46,57%, equivalente a 46.975 votos.


Por: Gabriela Galvão
Fonte: RDNEWS

Secopa não define pedido de devolução de caução

Prestes a completar 2 meses da decisão do governo de anular o contrato para compra dos 10 veículos Land Rover Defender equipados de sistema de monitoramento de fronteira, o caso tende a se transformar num dos piores imbróglios para o Executivo de Mato Grosso, que oficialmente tentaria resgatar os R$ 2,1 milhões liberados na conta da Global Tech a título de caução, que é um instrumento questionado legalmente. Informações apontam que 2 veículos “completos” estariam a caminho de Cuiabá, reforçando ação da Global para exigir o cumprimento do acordo. Em contrapartida, a Secretaria Extraordinária da Copa de 2014, simplesmente não tem posicionamento sobre quando irá ao embate judicial com a empresa, que apresentou defesa há mais de 20 dias.

Irritados com a repercussão do assunto, representantes da empresa, um advogado na Capital e o responsável pelo Grupo Elite, de Brasília, Guilherme Nascentes, ou afirmam desconhecer ações ou se recusam a falar com a imprensa. A Global Tech é filial do Elite. No Estado, as movimentações chamam a atenção pela sutileza de dados.

Fonte: Do GD

Calmon recebeu R$ 421 mil de auxílio-moradia

A ministra Eliana Calmon, corregedora do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), recebeu R$ 421 mil de pagamentos de auxílio-moradia atrasados.

O valor foi repassado para Eliana em três parcelas. Duas foram pagas em 2008, somando R$ 226 mil,

A juíza é membro do STJ (Superior Tribunal de Justiça), e estava entre os magistrados dessa corte que receberam o benefício. Ontem, a Folha revelou que 9 dos 33 ministros do STJ receberam neste ano R$ 2 milhões em auxílios-moradia atrasados

Fonte: Folha Online

Cartas podem estar marcadas na concessão da Sanecap

Em agosto deste ano, A Gazeta já trazia em suas linhas que o processo de concessão dos serviços de água e esgoto de Cuiabá teria como desfecho final a empreiteira Odebrecht (leia-se Foz do Brasil). Coincidência ou não, foi isto que aconteceu quando da entrega na última quinta-feira dos envelopes com as propostas comerciais das empresas acima citadas.

O problema é que durante todo o processo licitatório, que vai da abertura dos prazos e das mudanças no edital por exigência do Ministério Público, mais de 23 aquisições do referido edital de concessão e a vistoria em nove empresas, dois passos fundamentais para aqueles que desejavam concorrer em um dos mercados de melhor rentabilidade atualmente na iniciativa privada, se resumiram apenas a duas propostas entregues, sendo que a empresa Triunfo Construtora chegou a promover o depósito do seguro no valor de R$ 16.565.520,00, mas não compareceu para a entrega de suas propostas técnicas, comerciais e de habilitação.

Fonte: Do GD

Estadualização pode não sair por divergências com o Governo


A estadualização do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (HPSM) pode não acontecer. O secretário de Saúde da Capital, Lamartine Godoy, aponta que a condição sugerida pelo Estado para assumir a unidade é que o município continue com a responsabilidade sobre a Farmácia Popular, assuma o Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidades (Cermac) e mude a contratualização de cinco unidades conveniadas: Hospital Geral Universitário (HGU), Santa Helena, Santa Casa, Júlio Müller e Hospital do Câncer.

Lamartine não concorda com as exigências do Governo e acredita que o acordo não vale a pena. “O município não quer mais serviço. Por causa dessas questões ainda não chegamos a um acordo”, afirma. O secretário garante que o prazo máximo para um entendimento é janeiro.

Uma das principais discórdias está na verba repassada pelo município aos hospitais conveniados. Atualmente apenas os serviços realizados são pagos, caso não atinjam as metas as unidades não têm direito ao repasse. Segundo Lamartine, o Estado quer arcar com a despesa e está se propondo a pagar mesmo quando a média de atendimentos for inferior ao acordado.

Outro motivo que parece ter feito Lamartine mudar de ideia sobre a estadualização foi a visita do coordenador da Câmara Temática de Saúde, vinculada ao Ministério da Saúde, Adriano Massuda. Empolgado com a vinda de Massuda  para tomar conhecimento dos projetos e encaminhamentos feitos até o momento visando a Copa de 2014, o secretário conta que o coordenador elogiou a estrutura do HPSM. “Ele conhece os problemas existentes no Brasil inteiro e fez um comparativo. Aqui a maior dificuldade é a falta de profissionais: anestesistas e ortopedistas”, comemora.

No encontro, o ex-secretário estadual de Saúde e deputado federal Pedro Henry (PP) teria garantido que até meados de 2012 o Hospital das Clínicas deve estar funcionando. Com mais uma unidade de saúde, Lamartine acredita que a quantidade de leitos e o atendimento ao paciente deve ficar normalizado.

Por: Valérya Próspero
Fonte: RDNEWS

Muniz consegue ampliar arco de apoio

O deputado estadual Percival Muniz, também presidente do PPS, é pré-candidato à prefeitura de Rondonópolis pelo Movimento Mato Grosso Muito Mais

O deputado estadual Percival Muniz (PPS) já foi prefeito de Rondonópolis por dois mandatos consecutivos

Ao que tudo indica o deputado estadual Percival Muniz (PPS) pode respirar aliviado quanto a sua candidatura à prefeitura de Rondonópolis. Sem uma definição do ex-prefeito Adilton Sachetti (PDT), o PDT resolveu assumir o apoio ao socialista em troca do cargo de vice-prefeito que deve ser disputado por Carlos Vanzeli (PDT). 

Segundo o presidente da legenda no Estado, deputado estadual Zeca Viana (PDT), a definição ainda depende de um acordo entre os próprios Muniz e Vanzeli, mas a tendência é de que isso ocorra. A aliança põe um fim às conjecturas de que o Movimento Mato Grosso Muito Mais, criado ainda no pleito ao Governo do Estado em 2010, estaria se desfazendo por conflitos de interesses. 

As principais divergências dentro do grupo eram em relação às candidaturas de Percival e Sachetti em Rondonópolis e do empresário Mauro Mendes e do deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) em Cuiabá. 

Enquanto Sachetti, que se filiou ao PDT após ter militado no PR antes de assumir a presidência da extinta Agecopa, parece ter desistido de buscar a sucessão do prefeito José Carlos do Pátio (PMDB), Maluf, que aderiu ao Mato Grosso Muito Mais apenas este ano, preferiu se afastar do movimento ao perceber que não teria espaço com a definição pela pré-candidatura de Mendes. O empresário já disputou a prefeitura de Cuiabá e no ano passado chegou perto de levar a disputa pelo Palácio Paiaguás, contra o atual governador Silval Barbosa (PMDB), para um segundo turno. 

Passado o período das filiações, Muniz, por sua vez, parece sequer ter se preocupado. “Isso é tudo conversa afiada”, diz ao ser questionado sobre as possíveis empreitadas de Sachetti e Vanzeli. Se depender dele, a definição sobre a chapa só deve sair no próximo ano. 

ORGANIZAÇÃO PARTIDÁRIA 

Ao contrário de boa parte das legendas, que já iniciaram os trabalhos das pré-candidaturas, Muniz afirma que só se preocupará a partir do ano que vem. “A coisa começa mesmo depois do carnaval. Não estou mexendo muito com essa coisa não”, diz. 

Presidente do diretório estadual do PPS, o parlamentar também não demonstra pressa em organizar a legenda para o pleito de 2012. Segundo ele, as executivas municipais têm se preocupado com essa questão. “Eu não tenho noção nenhuma. É um assunto que eu realmente não estou discutindo. Quero aproveitar essa época para realmente ficar de recesso da política”, afirma. 

Já as lideranças do PDT têm percorridos os municípios para organizar o partido e, sobretudo, fortalecer as candidaturas no interior do Estado.

Por: LAURA NABUCO
Fonte: Do DC

Dilma afirma que país manterá "luta contra corrupção"

Dilma no último pronunciamento de rádio e TV em 2011

Em seu último pronunciamento em rede nacional de rádio e TV em 2011, a presidente Dilma Rousseff afirmou que o país vai manter o combate à corrupção e a "qualquer tipo de desvio ou malfeito" no próximo ano.

O primeiro ano de governo de Dilma foi marcado pela saída de políticos envolvidos em suspeitas de irregularidades. Ao todo, seis ministros deixaram a Esplanada dos Ministérios nessa condição: Antonio Palocci (Casa Civil), Alfredo Nascimento (Transporte), Wagner Rossi (Agricultura), Pedro Novais (Turismo), Orlando Silva (Esporte) e Carlos Lupi (Trabalho).

"Teremos força também para continuar a luta incessante contra a corrupção e qualquer tipo de desvio ou malfeito. (...) Juntos, nós brasileiros vamos continuar melhorando econômica, social e politicamente, e reforçando nossos valores morais e éticos", afirmou a presidente.

A fala durou dez minutos e foi gravada no Palácio da Alvorada, residência do chefe do Executivo.

Dilma discursou longamente sobre o cenário econômico mundial e mostrou otimismo diante da economia nacional. "Muitos anos atrás, boa parte do mundo progredia e o Brasil ficava parado, marcando passo. Agora, ao contrário, boa parte do mundo estagnou e o Brasil acelera", avaliou.

DÉCADA PERDIDA

Ela citou a criação de empregos no Brasil (2 milhões neste ano) e o "bom crescimento" nacional como exemplos da situação positiva em que o país se encontra.

"Vamos enfrentar todos os desafios para que uma possível piora no cenário mundial não nos traga maiores problemas. Ficou longe no tempo aquela fase que foi chamada de década perdida."

No mês passado, a diretora-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional), Christine Lagarde, afirmou que a economia mundial corre o risco de entrar em uma "década perdida".

No pronunciamento, a presidente garantiu ainda que as empresas irão ampliar seus investimentos "e os trabalhadores terão garantido assim o seu emprego e aumentarão o seu consumo".

"Você vai poder equilibrar sem medo e sem susto sua economia doméstica, da mesma maneira que o Brasil vem fazendo com a grande economia", disse.

Por: FLÁVIA FOREQUE
Fonte: Folha Online

MP deve cobrar posicionamento

As novas informações irão promover ações ainda mais contundentes do Ministério Público do Estado (MPE) para assegurar o retorno aos cofres públicos dos R$ 2,1 milhões dados pela extinta Agência Executora da Copa de 2014 (Agecopa) no ato do contrato com a Global Tech. Responsável pelo caso no MP, o promotor de Justiça Clóvis de Almeida Júnior está monitorando cada ação da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) e ainda da empresa e promete exigir a responsabilização dos envolvidos, caso se comprove os indícios de irregularidades no processo.

Fonte: Do GD