Pages

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

VÁRZEA GRANDE:Secretaria celebra aprovação de projetos de ações de melhorias para Bonsucesso


“O projeto de ações para Bonsucesso que visa aperfeiçoamento das condições de visitação dos turistas de prática reconhecida e comercialização dos produtos foi selecionado para a segunda etapa por meio Ministério de Turismo. Nesta fase ocorre a capacitação das entidades proponente, que está previsto para inicio do ano que vem, informa a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Várzea Grande, Eucaris Terezinha Barros. A secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo encaminhou formalmente o projeto ao Programa Mob Turismo Local no mês de setembro. De 31 projetos apresentados ao Mtur apenas 12 foram aprovados para nova fase.
O Mtur vai realizar capacitações aos contemplados, elaborar projetos e orientar sobre o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (SICONV), e etc. “Já a seleção dos projetos para recebimento de recursos por meio de aproximações sucessivas e capacitação foi alterada, pois os procedimentos de repasse de recursos do MTur somente ocorrem por meio de edital. Os projetos selecionados representam vantagens e características específicas favoráveis, em relação a outros projetos/instituições que eventualmente venham responder ao edital e que não foram incluídos nas etapas de triagem”, explica Eucaris.
O projeto visa associar produção, comercialização e visitação na localidade de Bonsucesso para turistas que freqüentam e/ou venha conhecer Bonsucesso. Durante visitas na localidade, os turistas poderão conhecer cultura, gastronomia e o regionalismo da comunidade. E, ainda adquirir produtos, da cooperativa Coorimbatá, e lembranças dos artesãos da tradicional Rota do Peixe.
Lisianne Almeida, coordenadora de Turismo de Várzea Grande disse que o projeto vai potencializar ações de diversos outros projetos realizados na região da baixada cuiabana, a partir não somente da estrutura turística já existente, como também de unidades produtivas e de um capital humano e social das comunidades envolvidas.
No Distrito está localizada a rota do peixe da área metropolitana de Cuiabá. Foi criada por fazer parte da gastronomia, onde o peixe é o principal prato, apresentado e preparado em diversas opções ao turista. O Distrito do Bonsucesso é conhecido também pelos tradicionais doces, rapaduras artesanais, redes e artesanato.
A SEDEC pretende melhorar a divulgação das ações de Bonsucesso. Participaram da idealização do projeto além da Sedec, associação dos pescadores do Bonsucesso, cooperativa Coorimbatá, representantes do artesão de Bonsucesso e Associação de cultura e turismo de Bonsucesso.
“Acredito que esse projeto em prática alavancaremos a cultura local, com melhorias significativas no atendimento do estabelecimentos, não só o turismo será beneficiado, mas a comunidade vai ganhar muito com a geração de renda fomentando a economia local, e ainda apresentando a localidade para o Brasil e Mundo”, frisa Lisianne Almeida.
A Sedec está localizada na Avenida Couto Magalhães, n° 871, Centro. Mais informações pelos telefones 3688.3631.

POLITICA MT:As coisas se definiram naturalmente, afirma Jayme, cada vez mais candidato

Por: Cícero Henrique
O senador Jayme Campos(DEM), passa a ter o caminho livre para ser o candidato dos democratas na disputa pela Prefeitura de Várzea Grande. Apesar de afirmar que o nome só será posto definitivamente após as convenções partidárias no início de 2012, lideranças admite que tudo indica que será mesmo ele quem disputará a sucessão de Tião Zaeli.

Então todos os indicadores apontam para minha candidatura: o DEM quer lançar candidato, e meu nome está posto", explicou.

Pela projeção de seu mandado no senado,é único nome possível para o pleito. Entre eles, porém, não há, segundo dirigentes, clima de disputa, "porque todos sabiam que naturalmente iria se definindo".

"Não havia clima de disputa. Sempre soubemos que as coisas se resolveriam tranquilamente. Sabíamos que não ia faltar espaço para ninguém".

Agora, então, está quase tudo certo: é uma questão de tempo para que o senador seja mesmo o candidato dos democratas.

Pedofilia: Vaqueiro É Preso Por Violentar Criança Na Bahia

O vaqueiro Raunaldo Bispo Carneiro, de 58 anos, que responde a processo por ter violentado a própria filha em Ibotirama, quando a garota tinha 12 anos, voltou a praticar o mesmo crime, tendo como vítima, desta vez, uma menina de cinco anos. Violentada em novembro, a criança é filha de outro vaqueiro da fazenda onde ele trabalha, em Mata de São João.
Cumprindo mandado de prisão temporária, a equipe do delegado João de Oliveira Farias, titular da Delegacia Territorial de Mata de São João, capturou o estuprador na manhã desta quarta-feira (14). Parentes e vizinhos da criança denunciaram Raunaldo à polícia, e diante da evidência do crime, o delegado 

PEDOFILIA MT:R., 16 anos, do vício do crack pra prostituição

Adolescente de Minas, dependente química, é aliciada por cafetão e passa a vender o corpo em São JoséREDAÇÃO / O VALEPoliciares Militares durante as buscas realizadas ontem à tarde no centro de SJC
redacao@bomdiasaojose.com.br

Uma adolescente de 16 anos, desaparecida há uma semana de sua casa em Itajubá (MG), foi localizada ontem à tarde no pronto-socorro de São José dos Campos. A suspeita da Justiça, do Conselho Tutelar e da família da jovem é que ela tenha sido aliciada para a prostituição no centro de São José.
Segundo Marco César Vasconcelos, juiz da Vara da Infância e Juventude, a menina confessou que se prostituía. “Temos uma informação consistente e séria. Amanhã (hoje), vou me reunir com o Conselho Tutelar para ter um relatório completo do ocorrido. Se há uma aliciadora, temos de saber quem é”, declarou.
Caso o aliciamento seja confirmado, amanhã o juiz irá pedir à Polícia Civil uma investigação para tentar identificar uma possível rede de prostituição na cidade.

O drama 

A apuração começou a partir de uma denúncia da mãe da jovem, que veio a São José na segunda-feira em busca da adolescente.
“Minha filha desapareceu no início da semana passada. Assim que consegui juntar dinheiro, vim para cá buscá-la. Ela tem problemas com drogas. Sempre foge de casa.”
Ontem, o juiz Vasconcelos emitiu um mandado de busca em um hotel da região central, onde a adolescente faria programas e também morava.
A Polícia Militar foi ao local, mas a jovem não foi encontrada. O Conselho Tutelar, então, descobriu que uma adolescente de Minas estava internada no PS desde domingo.
Como ela não portava documentos, foi necessário que uma equipe se dirigisse ao local. A menina deu entrada com uma luxação no braço, que ela disse ter adquirido em um acidente de carro, mas o Conselho Tutelar vai apurar se ela teria sido agredida.
A jovem foi liberada após ser reconhecida pela mãe. De acordo com João Marcelo da Silva, conselheiro tutelar, a jovem deve voltar hoje, para Itajubá. “Pediremos ao Conselho Tutelar de Itajubá, que dê acompanhamento psicológico à jovem e sua família”.

PEDOFILIA MT:Amigos saem em defesa de professor suspeito de abuso

O professor José Everton permanece preso suspeito de crime
O professor permanece preso, mas família e amigos acreditam na inocência (Foto: Reprodução Portal Infonet)
Na manhã desta quarta-feira, 14, a equipe do Portal Infonet conversou com o delegado de base do Sintese, Givaldo Costa, que falou sobre a prisão de um professor suspeito de abusar de alunas na sala de aula. A matéria foi mostrada pelo Portal Infonetno mês passado. De acordo com a delegada responsável pelo inquérito, Luciana Pereira, o professor José Everton de Oliveira, de 28 anos, sentava as alunas no colo e acariciava as partes íntimas, forçava as crianças a pegar no pênis e chegou a ameaçar a vida das meninas e dos familiares, caso o fato fosse denunciado.
Apesar da investigação, amigos e professores constam o modo como o professor foi preso e afirmam que a única base usada pela polícia foi o depoimento das crianças. Para o delegado de base do Sintese, Givaldo Costa, que também é amigo do professor Everton, o caso precisa ser melhor esclarecido. Givaldo diz que antes da prisão, Everton chegou a conversar com ele e relatou a acusação de uma forma perplexa.
“Teve uma reunião no município de Pinhão, com a presença do secretário de educação e a diretora da escola onde eles informaram ao professor que ele estava sendo acusado sobre este fato, na hora ele disse que quase caiu para trás. Ele tentou conversar com o secretario, mas não conseguiu. Então, ele veio nos procurar e perguntou o que deveria fazer. Orientei que deveria ser construído um relatório e enviar cópia para a direção da escola, Ministério Público e Conselho Tutelar. Essa nossa conversa foi no sábado e a prisão ocorreu na terça, provavelmente não deu tempo para ele construir o relatório”, observa.
Prisão
Givaldo Costa diz que a polícia esteve na casa do professor e obteve a informação, por meio da esposa, de que ele estava em um campo de futebol. “Todos ficaram surpresos com a prisão, que acredito ter acontecido de forma precipitada. Se ele cometeu este crime que pague, mas a prisão ocorreu somente com base nos relatos dessas meninas, não foram ouvidos diretores e professores. A delegada queimou uma séria de etapas. Repito, se ficar comprovado que ele fez, ele tem que pagar, mas se ele for inocente e se for uma armação?” questiona.
Perseguição
O professor Givaldo Costa explica que Everton relatou que acreditava em perseguição política. “Ele conversava comigo que sou delegado de base do sindicato e disse que era perseguição política. Em Pinhão os professores trabalham 160h e recebem por 125h, ou seja, dão cinco aulas gratuitamente. O professor Everton nunca ministrou as cinco aulas e foi o único a se rebelar, por isso acredito que tenha sido uma armação política em virtude dessa rebelião”, fala.
Conduta
Givaldo Costa fala ainda sobre o excelente comportamento do professor. “Um professor casado, pai de uma criança de seis meses que nunca soubemos de nada que pudesse falar contra a conduta dele. Outra questão é que pelo que foi falado nos jornais e sites não existe condição desse tipo de situação ocorrer em sala de aula porque a porta estava sempre aberta por conta do calor, e nessa idade os adolescentes não são quietos para ficar calados. Além do mais nessa escola a diretoria estava atendendo no pátio em uma sala que fica na frente da sala onde o professor dava aula”, argumenta.
Familiares
O professor Givaldo fala ainda que os pais do professor estão com a saúde comprometida após a prisão do filho. “O pai teve um derrame cerebral e a mãe não consegue nem levantar da cama”, conta.
A equipe do Portal Infonet entrou em contato com o advogado do professor Everton de Oliveira, mas não tivemos êxito até o fechamento da matéria. A Infonet permanecerá a disposição, por meio do (079) 21068000 ou jornalismo@infonet.com.br.

Por Kátia Susanna

POLITICA MT:Deputados aprovam R$ 85 mi em emendas e deixam 1% de reserva.

Os deputados aprovaram nesta terça (13), em primeira votação, o orçamento do Estado para 2012 com a inclusão de 17 emendas, sendo apenas uma modificativa. O relator da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária, Carlos Avalone (PSDB), explica que as emendas representam cerca R$ 85 milhões do total do orçamento de 2012, estipulado em R$ 13 bilhões.
O tucano explica que as emendas foram articuladas mediante a redução da reserva de contingência a que o governador Silval Barbosa tem direto. Segundo Avalone, em acordo com o chefe do Executivo, o percentual foi reduzido de 2% para 1%. “Estimo que 99% das emendas foram viabilizadas com a parte que estava fixada anteriormente para a reserva de contingência”, frisa.
Ele diz que os parlamentares entenderam que não havia necessidade de deixar 2% do orçamento à disposição do governador para eventuais remanejamentos nas pastas. “É claro que houve acordo com o governador e secretários, não há como se aprovar um orçamento sem termos este tipo de conversa”, aponta.
No total, foram apresentadas 97 emendas. Destas, 80 foram rejeitadas pelos membros da comissão presidida por Avalone durante à tarde. Segundo o tucano, a maioria delas foi rejeitada porque os parlamentares fizeram os cálculos com base nos 2% da reserva de contingência, o que representaria aproximadamente R$ 166 milhões. “Na verdade, na LOA só pode ser usada 1%, o que daria R$ 83 milhões, recurso que serve para os casos de catástrofe e outras urgências”, explicou Avalone. Os deputados devem aprovar a LOA em segunda e última votação nesta quarta, durante à tarde.
Fonte: Rdnews, Andréa Haddad

Foragido, apresentador de TV acusado de pedofilia em VG tem segundo mandado de prisão preventiva decretada.

O apresentador Bruno Davi Borsatti, 29 anos, acusado de abusar sexualmente de um adolescente de 15 anos, em Várzea Grande, teve sua segunda prisão preventiva decretada. Desta vez, foi decretada pelo juiz da Segunda Vara Criminal Newton Franco de Godoy, no final de novembro, por porte ilegal de arma. Bruno já possuía um mandado preventivo em aberto, decretado em 11 de maio deste ano, pelo crime de pedofilia. O acusado encontra-se foragido.
De acordo com a decisão do magistrado, Bruno havia sido preso pela acusação de crime de abuso sexual, porém, passado um mês havia sido colocado em liberdade por decurso do lapso temporal da prisão temporária. No entanto, a unidade prisional, segundo o juiz, não atentou para o processo de porte ilegal de arma de fogo quando no momento da soltura. Diante do fato, o promotor de Justiça, José Norberto de Medeiros Junior, requereu a intimação da defesa para manifestar-se sobre o pedido de recaptura, a qual ratificou o pedido de liberdade provisória.
Ainda, conforme a decisão do juiz ficou claro que Bruno está foragido e não pretende se apresentar a justiça. "Ao ser procurado para ser citado pessoalmente do processo, no endereço declarado por sua defesa e comprovado com documentos, não foi encontrado, sendo informado pela proprietária de que há muito tempo não vem pagando o aluguel, demonstrando que está em lugar incerto e não sabido, e somente o pode por ter sido solto sem a devida e necessária checagem junto ao Poder Judiciário", enfatiza o juiz.
O magistrado destaca também que a prisão de Bruno é necessária em prol da "Garantia da Ordem Pública, uma vez que o crime teve clamor social, repercutiu em toda a sociedade Estadual em geral, e porque não dizer nacional, visto ser matéria em vários jornais de grande circulação e o meio eletrônico, e que, a sua fuga é abalar ainda mais a paz social".
Newton Godoy afirmou em sua decisão que a liberdade de Bruno gera sérios riscos a sociedade, uma vez que ele pode continuar a praticar delitos. "Neste momento, há sérios riscos na liberdade do acusado, e ainda, não existe uma fiscalização total sobre seus atos ou qualquer outra pessoa, tanto que tem-se visto o retorno daqueles que ganham a liberdade, assim o melhor será ficar segregado até que o Estado-Juiz obtenha confiança de que a sociedade não corre risco com a sua convivência social, isso devido que não está sendo localizado em seu endereço, como conceder medidas a quem se quer foi encontrado após os crimes que cometeu", frisou o juiz.
Entenda o caso - Bruno Davi Borsatti, foi detido no início de abril em Várzea Grande sob acusação de abusar sexualmente de um menino de 15 anos. Segundo denúncias, ele também já estava abusando do irmão do menor, uma criança de apenas cinco anos. Os menores são vizinhos de Bruno.
O suspeito foi preso no centro de Várzea Grande. Ele era conhecido na cidade como consultor de empresas na área de marketing. Na época, o garoto relatou a delegada Daniela Maidel, que vinha sofrendo os abusos desde os 11 anos de idade. Diante da gravidade dos fatos, a delegada entrou com pedido de mandado de prisão temporária (30 dias) na 3ª Vara Criminal de Várzea Grande.
Ao ser preso, os policiais localizaram dentro do veículo do acusado, uma caminhonete Hilux, um revólver calibre 32. Por não ter porte e registro, Bruno foi autuado em flagrante também pelo crime de porte ilegal de arma de fogo e munições. 
Veja decisão na íntegra:
 
DECISÃO
1. Trata-se de representação de prisão preventiva interposta pelo Promotor de Justiça em face do acusado BRUNO DAVID BORSATTI, por ter foragido quando estava segregado na unidade prisional, uma vez que nos autos não consta alvará de soltura, frisando que estava preso em flagrante.
2. Menciona ainda, que está claro que o acusado não pretende comparecer aos atos processuais, pois após ser liberado de forma irregular, imediatamente se colocou em local incerto e não sabido, mesmo possuindo um processo criminal por violência sexual na Terceira Vara Criminal desta Comarca.
É o relato. Decido. 
3. Noto dos autos que, o acusado foi preso em flagrante delito pelo cometimento do crime de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, sendo que, a defesa do acusado interpôs pedido de liberdade (pg. 68/81), baseando o pedido justamente no processo em que responde junto ao Juízo da Terceira Vara Criminal, já que lá estava preso por mandado de prisão temporária (pg. 72), momento em que, por cautela, entendi melhor a manifestação do Promotor de Justiça e a certificação sobre a sua segregação (pg. 82).
4. Cumprida a determinação (pg. 83), onde informa que foi posto em liberdade por decurso do lapso temporal da prisão temporária, não atentando-se a unidade prisional para este processo quando da checagem, vindo o Promotor de Justiça requerendo a intimação da defesa para manifestar-se sobre o pedido de recaptura, do qual na pagina 86/87, o qual ratificou o pedido de liberdade provisória.
5. Após, com a denúncia, foi ela recebida (pg. 88), determinando a citação do acusado e designando dia para a audiência una, vindo aos autos informação da vitima dos autos em que o acusado responde perante ao Juízo da Terceira Vara Criminal desta Comarca (6733-13.2011.811.0002 (268099), dizendo que aquele Juízo decretou a prisão preventiva do acusado (pg. 90), e posteriormente a defesa impetra novo pedido de liberdade provisória (pg. 94/125), do qual o Promotor de Justiça manifestou-se (pg. 127/128), pelo indeferimento do pedido e a decretação de sua prisão.
6. No mais, cumprido o mandado de citação (pg. 137), não foi localizado para ser citado pessoalmente, sendo a informação de que não sabe informar onde localizar o acusado e que ha muito tempo não paga os alugueis, além do que, quando da realização da audiência (pg. 135), o acusado não compareceu. 
7. Pois bem, quanto ao pedido de decretação de prisão, há que ser bem analisada em virtude de que, no dia 4/7/11, foi orientado pelo douto Corregedor Geral da Justiça pelo Oficio Circular n. 143/11, a fiel e rigorosa obediência a vigência da Lei n. 12.403 de 4 de maio de 2011, que modificou todo o título da prisão contida no Código de Processo Penal, deixando-a como ultima ratio.
8. Em conjunto a mudança, deve o magistrado observar a outra orientação do douto Corregedor Geral da Justiça no oficio circular n. 88/11, de 9 de maio de 2011, do qual instrui os Magistrados analisarem aos casos de réus presos, zelando para não incidir no excesso de prazo, e quando verificarem pelos autos de que o crime não será atribuído com regime inicial fechado, seja minuciosamente analisada a manutenção da segregação cautelar.
9. Diante disso, em que pese à presença da materialidade e indícios de autoria, deve-se levar em estrita obediência o que prescreve o Parágrafo 6º do artigo 282 do Código de Processo Penal, com a nova redação, do qual a prisão preventiva somente será possível quando não for cabível as medidas cautelares dispostas no artigo 319, bem como existindo os requisitos do artigo 312 e sendo inadequada ou insuficiente as medidas diversas da prisão.
10. No caso em tela, já se posicionou a doutrina, em especial Ivan Luiz Marques, in Prisão e medidas cautelares – Comentários à Lei 12.403/2011. São Paulo: RT, 2011, onde, sendo primário e a pena não ultrapassar de 4 (quatro) anos, não cabe a preventiva, isso devido da analise dos artigos 311, 312 e 313 do Código de Processo Penal.
11. Porém, no caso em tela, deve ser adotada outra posição, em que pese a possibilidade de responder o processo em liberdade, a sua liberdade deve sofrer coação, visto que, responde a outro processo junto ao Juízo da Terceira Vara Criminal desta Comarca, sendo crime grave e contra a liberdade sexual, do qual, aquele Juízo sensível ao caso e convencido de que sua liberdade consiste em prejuízo a instrução e a sociedade decretou sua prisão preventiva.
12. Ressalta-se que, neste feito ao ser procurado para ser citado pessoalmente do processo, no endereço declarado por sua defesa e comprovado com documentos, não foi encontrado, sendo informado pela proprietária de que há muito tempo não vem pagando o aluguel, demonstrando que está em lugar incerto e não sabido, e somente o pode por ter sido solto sem a devida e necessária checagem junto ao Poder Judiciário.
13. Dessa forma, a não localização do acusado no distrito da culpa é motivo para a decretação da prisão (HC 88.453-RJ, 2ª., rel Joaquim Barbosa 03.10.2006, v.u., DJ 24.11.2006), sob a proteção da Aplicação da Lei Penal, visto que, não bastasse o cometimento do crime, que abala a sociedade volta-se contra o processo e sua finalidade , ou seja, respeitar os princípios constitucionais em especial o due process of Law.
14. Há de ser destacado, que sua prisão é necessária em prol da Garantia da Ordem Pública, uma vez que o crime teve clamor social, repercutiu em toda a sociedade Estadual em geral, e porque não dizer nacional, visto ser matéria em vários jornais de grande circulação e o meio eletrônico, e que, a sua fuga é abalar ainda mais a paz social.
15. Ressalto que, as condições objetivas e subjetivas, neste momento, devem ser avaliadas e contrabalancear com a cautela da coletividade, pois é dever do Estado sobrepor a segurança da coletividade em prol do individual, isso se denomina contrato social, do qual o acusado quebrou no momento em que cometeu delitos.
16. No mais, sabendo de que nos autos do Juízo da Terceira Vara Criminal desta Comarca tem como vitima menores, bem como o presente crime foi decorrente daquele feito, entendo que além dos requisitos genéricos, fundamentos e pressupostos, há o requisito específico descrito no inciso III do artigo 313 do Código de Processo Penal, alterado pela Lei n. 12.403/11, sendo, neste momento, desconhecido que tenha cometido o crime nas condições dos incisos I a III do artigo 23 do Código Penal.
17. Friso que, as medidas cautelares disposta na nova nomenclatura processual do artigo 319 não é cabível ao caso, pois resultaria em ineficácia e entendo ser inadequada a sua aplicação, neste momento, há sérios riscos na liberdade do acusado, e ainda, não existe uma fiscalização total sobre seus atos ou qualquer outra pessoa, tanto que tem-se visto o retorno daqueles que ganham a liberdade, assim o melhor será ficar segregado até que o Estado-Juiz obtenha confiança de que a sociedade não corre risco com a sua convivência social, isso devido que não está sendo localizado em seu endereço, como conceder medidas a quem se quer foi encontrado após os crimes que cometeu.
18. Pelo exposto, em consonância com o parecer do dono da ação penal, nos termos do inciso II do artigo 310, artigos 311, 312 e 313 todos do Código de Processo Penal, DECRETO a prisão PRISÃO PREVENTIVA do acusado BRUNO DAVID BORSATTI, e, conseqüentemente, ante a fundamentação acima, estando presente os requisitos autorizadores dos artigos 312 e 313 do Código de Processo Penal, inexistindo afronta aos Princípios Constitucionais, Tratado e Pactos Internacionais de que a República Federativa do Brasil tenha ratificado, INDEFIRO o pleito liberatório.
19. EXPEÇA-SE o mandado de prisão, intimando-se o indiciado e sua defesa desta decisão.
20. Oficie-se ao Juízo da Terceira Vara Criminal desta Comarca, informando desta decisão.
21. Com a prisão do acusado, cite-o e voltem-me conclusos para deliberação.
22. Notifique-se e Cientifique-se o Promotor de Justiça.
23. Intime-se. Cumpra-se com URGÊNCIA. 
Várzea Grande, 25 de novembro de 2011.
Newton Franco de Godoy
Juiz de Direito
Fonte: VG Notícias, Rojane Marta

POLICIA MT:Equipe policial prende em flagrante acusado de estupro em Altamira

A equipe da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), em Altamira, sudoeste do Pará, prendeu em flagrante, nesta terça-feira, 13, Francisco Marques Soares, acusado de estuprar a própria enteada. Segundo apurou a delegada Thalita Rosal Feitoza, ele teria violentado a vítima durante a madrugada. Assim que o dia amanheceu, a mãe dela foi até a sede do Conselho Tutelar para denunciá-lo. De imediato, o órgão acionou as Polícias
Civil e Militar. A delegada Thalita Rosal entrou em contato com a Polícia Militar que já estava à procura do investigado fora da cidade. Designada para procurar o acusado, a investigadora Swe Ellen Klegin percorreu alguns locais em que ele poderia estar na cidade. Em menos de duas horas, Francisco foi encontrado a 25 quilômetros de Altamira.
Apresentado na unidade policial, ele foi submetido a procedimento flagrancial por estupro. A delegada ressaltou que a ação policial só obteve êxito graças à integração existente entre a equipe da Delegacia, Polícia Militar, Conselho Tutelar de Altamira representado pelos conselheiros Elenilson Passos e Lucenilda Dalce Monte, além do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. A equipe da Deam conta  ainda com os serviços da escrivã Michele Guedes. Os peritos criminais fizeram no mesmo dia o exame e entregou o laudo à delegada. A guarnição da Polícia Militar foi formada pelo sargento Veridiano e soldado Rockfelix. A delegada acrescentou que a equipe da Deam de Altamira está combatendo incansavelmente essa espécie de crime.

POLICIA MT:Após marido descobrir caso, esposa é presa ao apontar amante por estupro

Uma jovem de 18 anos foi presa no sábado em Fort Myers, no estado da Flórida (EUA), acusada de fazer uma denúncia falsa de estupro contra seu amante, segundo reportagem do jornal "Naples Daily News".



Jody Mary Ryan acusou seu amante de estupro depois que seu marido, Koush Mahmoud, de 27 anos, descobriu que ela vinha tendo um caso.



Ela disse à polícia que foi estuprada em um hotel. No entanto o funcionário do local afirmou que ela não parecia estar em perigo quando entrou no quarto.



A polícia acabou descobrindo que a denúncia era falsa após analisar imagens das câmeras de vigilância do hotel.
Fonte: Olhar Direto

POLICIA MT:Polícia Civil prende vigia acusado de molestar menina de apenas 6 anos

Um vigia noturno de 59 anos foi preso em Barra do Garças, 503 km a leste de Cuiabá, acusado de molestar sexualmente uma menina de 6 anos. Ele foi preso pela Polícia Civil no final da tarde de segunda-feira (12), no bairro São João, após denúncia da avó da criança de que o acusado estaria cometendo atos libidinosos, como alisar e até mesmo praticando sexo oral com a menor. O acusado está na condição de avô porque vive maritalmente com a avó da menina. . 

A avó disse que percebeu a menina muito triste no dia de ontem; que resolveu perguntar-lhe o que estava acontecendo e ela acabou contando. Na delegacia a menina contou os mesmos detalhes tanto para o delegado como para o escrivão fato que chamou atenção da Polícia. “Uma criança de seis anos seria incapaz de inventar uma história e repeti-la com tanta precisão”, destacou o policial que ajudou a prender o acusado. 

O suposto abuso estaria ocorrendo quando as avó saía de casa e a menina ficava sozinha com o vigia. Ele a convidada para tomar banho. Nesse instante tocava na partes íntimas da menina. A polícia suspeita que ontem ele teria tentado consumar o estupro, mas não conseguiu. O exame descartou estupro, mas evidenciou uma vermelhidão na parte externa da vagina da vítima. 

Na delegacia, ele negou o estupro e disse que somente tomou banho com a criança. O caso agora será acompanhado pela Delegacia Especializada da Mulher.

POLITICA MT:Eder se esquiva e diz que Cartas de Créditos tiveram aval da AL

A investigação apontou que o ex-secretário de Fazenda foi o responsável pelos cálculos e homologações das cartas de créditos

Ilustração
A operação foi desencadeada nesta quarta-feira (14) pela Polícia Civil.A operação foi desencadeada nesta quarta-feira (14) pela Polícia Civil.
THIAGO ITACARAMBY
O ex-secretário de Fazenda (Sefaz), Eder Mores, e o atual secretário, Edmilson dos Santos, vão prestar informações a respeito das cartas de créditos irregulares apontadas pela Delegacia Fazendária. A ação foi desencadeada dentro da Operação ‘Cartas Marcadas’ da Polícia Judiciária Civil.

Foi constatado que pelo menos foram emitidos R$ 253 milhões em cartas de créditos emitidas pelo governo por meio dos agentes fazendários. Eder  joga a responsabilidade para a Assembleia Legislativa, que teria, segundo ele, dado respaldo para as transações. 

De acordo com as investigações da Delegacia Fazendária, o ex-secretário de Fazenda foi o responsável pelos cálculos e homologações das cartas de créditos. Já ex-secretário de Administração, Geraldo De Vitto foi o responsável por emitir os documentos. A convocação do atual secretário da Sefaz Edmilson dos Santos se deve ao fato de que o esquema também teria acontecido na sua gestão. 

Vale ressaltar que o ex-secretário de Administração, Geraldo De Vitto, e o seu adjunto, Bruno Sá, foram ouvidos nos autos do inquérito policial. De Vitto prestou depoimento no dia 15 de setembro e o adjunto no dia 19 do mesmo mês.

A emissão segundo a investigação aconteceu em 2009 para pagar R$ 480 milhões de indenização por diferenças salariais a cerca de 290 Agentes de Administração Fazendária (AAF) da Secretaria de Fazenda (Sefaz).

Em entrevista ao RepórterMT, Eder Moraes disse que todas as cartas emitidas durante a sua gestão foram respaldadas por um acordo judicial, com base em uma lei complementar autorizada sob o parecer da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT). “Não é verdade de que haja irregularidades durante a minha gestão”, contrapôs o ex-secretário do governo Blairo Maggi (PR). 

POLITICA MT:Delegada critica imprensa e informantes que vazaram nomes de investigados




A delagada Lusia de Fátima Machado, diretora de atividades especiais da Polícia Civil não gostou nada do vazamento de nomes e envolvidos na Operação Cartas Marcadas, deflagrada hoje em MT e SP. A delegada disse que já tem pistas de onde sairam os vazamentos de informações e criticou a imprensa por divulgar nomes de suspeitos investigados, principalmente do deputado Gilmar Fabris, atitude que, no entendimento dela, poderia atrapalhar nas investigações. Especula-se que Fabris tenha sabido da operação com antecedência, já que nada foi encontrado em seu escritório, em Ribeirão Preto.

A imprensa, talvez a delegada não saiba, apenas cumpre seu papel democrático de informar a população de fatos que, muitas vezes, não interessam a grupos e nem mesmo às autoridades, que o povo saiba. A imprensa, historicamente, atua como parceira das polícias em operações. O que precisa é que, dentro da própria polícia haja mais comprometimento e menos vaidades de alguns que sempre tem mais preocupação em aparecer na mídia do que apurar crimes. São estes, delegada, que sempre acabam vazando informações sigilosas. 

http://reportermt.com.br/direto_ao_ponto/noticia/14393