Pages

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

POLITICA MT:Avalone alerta que o orçamento é insuficiente pois máquina é inchada

Glaucia Colognesi e Gabriela Galvão

Carlos Avalone     O relator da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2012 na Assembleia, deputado Carlos Avalone (PSDB), alertou, nesta quarta (7) que o Estado está maior que o orçamento para o ano que vem fixado em R$ 13 bilhões. Ele ressaltou que devido aos recursos não serem suficientes para manter as atividades do Governo, com a máquina inchada, alguns cortes precisarão ser feitos para não comprometer a continuidade de projetos e atividades em Mato Grosso.
     “O ano que vem tem que ser o ano dos ajustes, no orçamento e no Plano Plurianual. O Governo tem que ter decisão responsável, ajustar o tamanho do Estado que não está cabendo no orçamento. O último ajuste foi em 1995”, pontuou.
     Avalone defende que o problema seja discutido em conjunto com os três poderes e que todos cooperem e reduzam os gastos visando a saúde financeira do Governo. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD), já disse que aceita diminuir de 10% a 15% dos cargos comissionados.
     Contudo, Avalone observa que não basta apenas o Legislativo colaborar. Para ele, o governador Silval Barbosa (PMDB) tem que sentar também com os secretários de Estado e representantes do Judiciário e definir prioridades, porque se não tomar cuidado o problema pode ficar muito mais grave.
     A proposta de Avalone é não esperar a conclusão da LOA e acompanhar o orçamento durante o ano todo. "Desde janeiro tem que estudar o que está acontencendo e ir corrigindo", pontuou.
RDNEWS - Notícias e Bastidores da Política em Mato Grosso

Luciane assegura secretaria da mulher, sua base e executiva estadual

Fomentar a participação das mulheres na política em todo Estado. Esta será uma das metas da deputada Luciane Bezerra, a frente do PSB Mulher, a partir de 2012. Com a garantia do controle de sua base no norte e noroeste e sua participação na executiva estadual a deputada tem planos de ampliar o partido no ano que vem, com foco na inclusão feminina na política.

Na ultima segunda feira (05.12) a deputada obteve a garantia do presidente do partido Valtenir Pereira, de que terá a representatividade e o controle da sigla em 25 municípios de sua base, além da direção do PSB mulher e quatro indicações a direção da executiva estadual.

“Agora vou ajudar a construir as eleições de 2012 em todo o Estado e já tenho planos para algumas candidaturas no ano que vem”, revelou.

A parlamentar afirma que mesmo depois de um mês, de divergências dentro do partido, as diferenças entre ela e Valtenir já fazem parte do passado, "Agora vamos trabalhar pelo partido, pois os meus pedidos eram para contribuir dentro do PSB", explicou a deputada.

Luciane ainda informou que pretende, assim que aprovada na AL começar os trabalhos da Procuradoria da Mulher. “Vamos incentivar as mulheres a participara da vida política em Mato Grosso. Vamos trabalhar isso nas Câmaras Municipais e em entidade representativas”, defendeu.

ELEITORAS – Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, TER, o Estado apesar de contar com mais votos de homens do que de mulheres. Ao todo são 1.064.885 votos do sexo masculino e 1.030.051 da classe feminina. Os dados revelam que as mulheres de 25 a 34 anos lideram, por faixa etária, o cenário geral de votantes. Nessa ordem, são 267.173 eleitoras e 265.650 eleitores.

Cuiabá possui a maior quantidade de mulheres eleitoras do Estado, em números proporcionais e absolutos. Na Capital existem 20 mil eleitoras a mais do que eleitores, um número superior aos colégios eleitorais de 123 municípios do Estado. São 203.382 (52,55%) mulheres e 183.307 (43,36%) homens em Cuiabá com direito a voto.

Assessoria de Imprensa Deputada Luciane Bezerra PSB-MT
Paola Carlini – 65 - 8404 9656
Diego Saporski – 65-  8112 8561

POLICIA MT:Sorriso: Moto tem frente cortada por Gol no JD Primavera


O acidente aconteceu no inicio da tarde de hoje (09), sexta-feira, por volta das 12h40, no cruzamento da rua Santo Antônio com a Travessa das Orquídeas, JD Primavera em Sorriso, onde o condutor e uma passageira, esta aparentemente ser menor de idade ocupavam uma moto Dafra Apache e seguiam pela rua Santo Antônio, quando o veiculo Gol  que seguia pela Travessa das Orquídeas adentrou a frente da moto, ocasionando a colisão
A passageira da moto acabou se ferindo levemente, já o condutor da moto saiu ileso e não aguardou a chegada da policia, evadindo-se em seguida.
O condutor do veiculo Gol prestou toda assistência necessária a acidentada.
Com o impacto, parte do pára-choque do veiculo Gol foi arrancado.
Fonte: Redação - MT Notícias
Comentários

POLITICA MT:Deputado estadual José Riva (PSD) diz que Emenda 29 sem os 10% da União é pura enganação


Glaucia Colognesi

     O presidente da Assembleia, deputado José Riva (PSD), ressaltou que a aprovação da emenda 29 sem os 10% da União "é uma enganação". "O avanço seria com a fixação desse percentual", alertou.
     Riva alerta para a injustiça e a exploração que está sendo feita com os municípios neste caso. Ele considera um absurdo não haver um comprometimento da União, onde fica retido grande parte da arrecadação dos impostos. Enquanto isso, os municípios, a maioria com problemas financeiros, são forçados a investir 15% da receita.
     Já o deputado Percival Muniz (PPS) considerou um avanço. Ele lembrou que essa é uma reivindicação antiga e a aprovação é uma vitória. Segundo o parlamentar, agora o Governo não vai poder mais maquear os gastos com a saúde como fazia. Eram incluídos até serviços de limpeza como gastos com saúde.
     Ele acredita ainda que Mato Grosso vai ter reflexo direto com a aprovação da emenda. "Porque vamos gastar somente aquilo que de fato vai melhorar os serviços de saúde", pontuou.
    De acordo com Percival, o impacto nos recursos destinados ao estado pela União será mais de 20%.
RDNEWS - Notícias e Bastidores da Política em Mato Grosso

VÁRZEA GRANDE:POLITICA MT:Para curtir feriado, secretário não dá informações e se irrita

José Augusto de Moraes

Kamila Arruda

José Augusto de Moraes     O secretário de Planejamento de Várzea Grande, José Augusto de Moraes, se recusou a passar informações sobre a Lei Orçamentária Anual de 2012 nesta quinta (8), sob alegação de que no município é feriado e ele está aproveitando sua folga. “Caso vocês não saibam, aqui é feriado hoje”, enfatizou. Frente à insistência da reportagem para obter os dados desejados, o gestor se irritou e desligou o telefone. “Vocês são insistentes demais”, ironizou.
     Acontece que José Augusto tem sua carreira pública marcada por polêmicas e, por isso, tem o "apelido" de secretário problema em Várzea Grande. No staff desde a gestão Murillo Domingos (PR), foi considerado o principal responsável pela decadência do republicano, já que a prefeitura teve suas contas do exercício de 2009 reprovadas. No ano passado, chegou a propor, numa reunião enquanto se discutia problemas de saúde de Murilo, que o chefe do Executivo fosse "interditado".
     O secretário só conseguiu maior espaço no Executivo em janeiro de 2005, quando Murilo se tornou prefeito.
     Augusto conseguir articular para que houvesse o desmembramento da pasta de Fazebnda, criando a secretaria de Finanças, a qual passou a conduzi-la. Antes disso, na gestão Jayme Campos, ele atuava como tesoureiro.
     Com o secretário a frente da pasta de Finanças, o município chegou a extrapolar os limites de despesas com a folha de pagamento e, por isso, foi penalizado pelo Tribunal de Contas. Além disso, por conta de sua má-gestão, a prefeitura coleciona dívidas milionárias com fornecedores. Atualmente, Augusto responde pela secretaria de Planejamento.
RDNEWS - Notícias e Bastidores da Política em Mato Grosso

SECOM MT:Fórum propõe criação de política sobre drogas em Mato Grosso


Encerrou-se na tarde desta sexta-feira (09.12) o 1° Fórum Estadual sobre Drogas. Neste último dia foram realizadas oficinas para debater as propostas apresentadas pelas 15 regiões do Estado, onde anteriormente foram realizados eventos regionais, e a seleção das propostas que farão parte do documento que vai servir como base para o formulação das políticas sobre drogas no Estado.

Conforme a coordenadora do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conen/MT), Ana Elisa Limeira, o objetivo do evento foi discutir assuntos ligados ao combate às drogas, em torno dos eixos ‘prevenção’, ‘redução de ofertas’, ‘estudos, pesquisa e avaliações’, ‘tratamento, recuperação e reinserção social’, ‘redução de danos sociais e à saúde’.

Mas a maior importância do Fórum, destaca Elisa, é que na oportunidade foram sistematizadas as propostas dos fóruns regionais, que irão posteriormente compor a Política Estadual sobre Drogas. “Nós vamos entregar ao governador a política para Mato Grosso, construída com a base, com os municípios e com os profissionais que convivem e atendem o usuário de droga”, salienta Ana Elisa, destacando que as pessoas estão preocupadas e querem contribuir com sugestões.

O presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas de Minas Gerais, Dr. Aloísio Andrade, afirmou que a realização dos fóruns municipais, regionais e estaduais são de fundamental importância, pois é por meio deles que se diagnosticam as prioridades para a prevenção, tratamento, fiscalização, repressão e reinserção social. A comunidade se reúne nos fóruns e discute as especificidades locais, informou. “Temos de fazer este trabalho de identificação de peculiaridades de cada município, mas o planejamento precisa ser mais amplo, mais genérico, para contemplar todos os níveis”.

Para a psicóloga e gerente de Qualidade de Vida da Seduc, Marisa Carvalho, que também é representante desta secretaria no Conen/MT, o Fórum Estadual sobre Drogas foi relevante, principalmente porque a política que está sendo construída tem a participação da coletividade. “Cada um traz a sua contribuição. Precisamos envolver todos os setores da sociedade para enfrentar o problema das drogas. As discussões em Mato Grosso estão bem adiantadas”, disse.

O Fórum Estadual sobre Drogas integra o Plano Estadual de Enfrentamento às Drogas, lançado no dia 23 de novembro (através do Decreto 718, de 26 de novembro de 2011), segundo o qual o enfrentamento às drogas é um dever do Estado e responsabilidade de todos. Integram o Plano as secretarias de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Segurança Pública (Sesp), Educação (Seduc), Saúde (Ses), Trabalho e Assistência Social (Setas) e Comunicação Social (Secom). 

Roseli Barbosa ministra palestra sobre a política da Assistência Social na faixa de fronteira




LUANA BRAGA 
Assessoria/Setas-MT 


Jana Pessôa/Setas-MT
Conferência Nacional de Assistência Social reuniu secretários estaduais de Assistência Social de todo o País, em Brasília
Os desafios e expectativas do Sistema Único da Assistência Social (Suas) na faixa de fronteira foram os temas da palestra ministrada nesta quinta-feira (08.12) pela secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Roseli Barbosa, durante a 8ª Conferência Nacional de Assistência Social, realizada em Brasília.


Na condição de representante do Fórum Nacional dos Secretários de Estado de Assistência Social (Fonseas), no qual ocupa o cargo de vice-presidente da região Centro-Oeste, a secretária fez uma explanação sobre as condições atuais de oferta e demanda dos serviços socioassitenciais disponibizados à população situada na faixa de fronteira.


De acordo com a palestra apresentada por Roseli Barbosa, a procura pelo Sistema Único de Assistência Social da população residente em território boliviano, por exemplo, ocorre de duas maneiras: direta, por pessoas em situação de vulnerabilidade social durante as frequentes visitas aos seus familiares, que em muitos casos foram presos por tráfico internacional de drogas, ou indireta, por meio da procura de serviços básicos como saúde e educação.

"Existe uma grande demanda boliviana para participação no Suas, assim como acontece no nosso país. Porém, os brasileiros estão no CadÚnico e são bem documentados, já os bolivianos quase nunca têm qualquer documentação e somente se identificam como população brasileira para receber qualquer benefício. Inobstante as pressões tanto militares como da diplomacia, o Suas em Mato Grosso sempre foi presente na atenção de todos estes povos", pontou a secretária.

Ainda de acordo com a secretária, nos municípios que limitam os dois países, o que mais chama a atenção entre a população que demanda o Suas é o alto grau de vulnerabilidade social associado ao perfil populacional do público que compõe o Programa Bolsa Família. Isso indica o estado de precarização na qualidade de vida e nos acessos, em especial na promoção da renda familiar, seja pela baixa oferta de empregos, seja pelas dificuldades do município no enfrentamento
 das restrições por estagnação econômica, face a dimensão da população que abriga.

"O maior desafio, que acredito não seja apenas para Mato Grosso, mas de todos os estados brasileiros, na condição de faixa de fronteira, é o financiamento do Suas de forma diferenciada para oferta dos serviços socioassistenciais das populações que ali se fixaram. No local encontramos assentamentos rurais, indígenas, quilombolas e outras populações tradicionais como seringueiros, por exemplo, como também o público excedente à demanda, em geral pessoas com vínculos afetivos ou familiares aos brasileiros fronteiriços", argumentou Roseli Barbosa.

Ao final da palestra, a secretária de Mato Grosso encaminhou aos representantes do Conselho Nacional da Assistência Social a proposta de incluir a Assistência Social no Plano Estratégico de Fronteiras, propondo mais financiamento ao Suas nos municípios de fronteira, em virtude da forma diferenciada de atuação.

A titular da Setas solicitou ainda que as autoridades representantivas da Assistência Social possam compor assento permanente nos Comitês e Gabinetes de Gestão Integrada de Fronteiras. Os pleitos serão analisados pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e, após aprovados, deverão ser encaminhados para providências pela ministra do Desenvolvimento Econômico e Social, Tereza Campelo e pela Presidenta Dilma Roussef.

Com uma área total de mais de oito milhões e quinhentos mil quilômetros quadrados, o Brasil ocupa 47% da área do continente Sul Americano. Desta forma, são 23.102 quilômetros de fronteira, as quais 7.367 quilômetros são fronteira marítimica e mais de 15 mil quilômetros de fronteira terrestre. Excetuando o Cilhe e o Equador, todos os demais 10 países Sul Americanos possuem limites com o Brasil.

CONFERÊNCIA

Os avanços na consolidação do Sistema Único de Assistência Social (Suas), a valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão dos serviços, programas e projetos são os temas principais da oitava edição da Conferência Nacional de Assistência Social. O evento, que teve início na última quarta-feira (07.12), segue até este sábado (10.12), com o propósito de avaliar as mais recentes conquistas e realizações da assistência social no Brasil e apresentar propostas e perspectivas para os próximos anos.

Promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), a Conferência Nacional encerra um ciclo de discussões iniciado com as 27 conferências estaduais e municipais, entre julho e outubro de 2011.

Servidores com períodos acumulados não terão prejuízo quanto a férias já agendadas

DANIELE DANCHURA 
Assessoria/SAD-MT 


Os servidores públicos estaduais que já tinham férias agendadas para outros períodos e que possuem férias vencidas não serão prejudicados com o decreto nº 886 publicado nesta sexta-feira (09.12) no Diário Oficial Eletrônico.

O secretário de Administração, Cesar Zilio, explicou que no período descrito no decreto o servidor irá usufruir do período de férias vencida mais antigo e que quando chegar a data em que ele havia programado as férias, gozará de outro período também já vencido. “Como o decreto é válido para quem tem férias acumuladas, ou seja, três, quatro ou mais férias, este servidor não sairá no prejuízo, pois o período que já havia sido previsto irá se manter. O que ele usufruirá neste final de ano, é o período mais antigo. As férias programadas serão gozadas. Ninguém será prejudicado”, completou.

Nesta sexta-feira, um novo decreto foi publicado regulamentando o gozo de férias acumuladas, por parte dos servidores públicos estaduais.

Pela nova publicação, ficam foram do decreto os servidores que ainda não possuem período aquisitivo completo. Deverão tirar férias no período compreendido no decreto os servidores que possuem férias acumuladas e aqueles que, em dia com as férias, possuem licenças-prêmio pendentes.

Em situações excepcionais caberá ao dirigente máximo do órgão ou entidade, definir a manutenção de servidores em atividade. “Cada secretário fará, na sua análise, dentro do seu poder discricionário, quem ele poderá liberar para gozar as férias, mantendo o mínimo para o funcionamento do órgão”, lembrou Zilio

Como a folha de pagamento do mês de dezembro já está fechada, os servidores receberão o adicional de férias a que faz jus no pagamento de janeiro.

As disposições do decreto também não serão aplicadas na área da Educação, aos policiais civis, militares e bombeiros, aos servidores da carreira dos profissionais da perícia oficial e identificação técnica, aos agentes do sistema socioeducativo, aos agentes penitenciários que atuam na área finalística, e aos servidores que estão de licença maternidade, licença saúde própria e outras licenças constantes no rol do artigo 103 da Lei Complementar nº 04, de 15 de outubro de 1990.

POLITICA MT:Edivá espera nomeação para iniciar investigação contra Deucimar

Ex-presidente da Câmara de Cuiabá é acusado de superfaturar reforma do prédio e foi condenado pelo TCE para ressarcir cofre público; agora passa a condição de suspeito

NOELMA OLIVEIRA 



Mayke Toscano/Hipernotícias
Ex-presidente da Câmara Deucimar Silva é acusado de superfaturamento na reforma do prédio do Legislativo

Indicado para presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), o vereador Edivá Alves (PSD) aguarda a publicação da resolução que cria a Comissão para convocar todos os integrantes, titulares e suplentes, para definir como serão os trabalhos.

A CPI foi criada na quinta-feira (8) por unanimidade pelos vereadores para apurar denúncia de superfaturamento em um obra do prédio do Legislativo na gestão 2009-2010 do ex-presidente da Câmara, vereador Deucimar Silva (PP). O progressista nega qualquer irregularidade e atribui os problemas à Prefeitura de Cuiabá, que teria cedido um engenheiro para acompanhar e se responsabilizar pela obra, por meio de um termo de cooperação.

A resolução deve ser divulgada pelo presidente da Câmara, Júlio Pinheiro (PTB). A publicação oficial, na Gazeta Municipal, só deverá ser oficializada na próxima semana. A primeira decisão da Comissão será decidir se os vereadores vão atuar nas investigações durante o recesso parlamentar.

Conforme Edivá, a primeira reunião, sem data marcada, servirá para definir a atribuição de cada membro e elaborar um calendário dos trabalhos, como apontar datas para ouvir pessoas que possam contribuir para esclarecer as acusações, além de buscar documentos. Independente do recesso, a CPI tem um prazo de 60 dias para ser concluída, podendo o prazo ser prorrogado por mais 30 dias.

Edivá acredita que pelo fato de sua formação profissional ser engenheiro civil pesou na escolha do presidente da Câmara para indicar o seu nome para presidir a Comissão. Recém-filiado ao PSD, o vereador também é um dos parlamentares mais experientes na atual composição do Legislativo com quatro mandatos consecutivos.
Segundo o presidente da CPI, as investigações vão centrar primeiramente na constatação do fato. “Vamos averiguar tecnicamente o fato gerador do problema e convocar as pessoas que passam estar envolvidas”, resume Edivá Alves. Outro foco é apurar a responsabilidade. O relatório da Comissão, depois de concluído, será encaminhado primeiramente para a Mesa Diretora, para em seguida ser apreciada em plenário.

Edivá diz fará um trabalho com sensatez e responsabilidade para não ser injusto com ninguém e apurar as responsabilidades sobre os fatos. Os vereadores Misael Galvão (PR) e Totó Cesar (PTB) foram indicados relator e vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito, respectivamente.

SUPERFATURAMENTO

A CPI tem como alvo a decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que condenou Deucimar Silva a ressarcir os cofres públicos em R$ 1,1 milhão por conta de um superfaturamento em uma reforma no prédio do Legislativo. O Tribunal também declarou indisponíveis os bens do parlamentar. 

POLITICA MT:José Carlos do Pátio não assina projeto e decoração de Natal tem repasse adiado

Preocupado apenas em enviar projeto de autoria do poder executivo, em regime de urgência especial, a Câmara Municipal de Rondonópolis, o prefeito municipal José Carlos do Pátio (PMDB), cometeu o deslize de enviar o projeto de Lei nº 393, sem a sua assinatura, no corpo do projeto, a assinatura do prefeito consta apenas na mensagem.


O projeto que versa sobre a autorização legislativa para o poder executivo realizar, abertura de crédito especial, até o montante de R$ 40 mil Reais, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Rondonópolis (CDL), destinaria recursos que serão aplicados na decoração natalina do centro da cidade.


De acordo com o líder prefeito, Milton Gomes da Costa, o Miltão (PMDB), a falta da assinatura do prefeito no projeto deve ter passado despercebida, “Não foi à intenção do prefeito ter enviado o projeto sem sua assinatura, até por que a mensagem do projeto foi assinada”, pontou o peemedebista.


O projeto que tramita no legislativo, desde quarta-feira (07/12), deve ser apreciado na próxima sessão ordinária.


Fonte: Agora MT

Nunca envelhece:Autor: Gabriel Novis Neves

Autor: Gabriel Novis Neves OLHAR DIRETO
A histórica piada do sofá do português é uma obra literária imortalizada pelo povo brasileiro. Jamais será esquecida ou envelhecida.

Farei um resumo da piada para as gerações jovens, que ainda não a conhece. Dois amigos portugueses vêm trabalhar no Rio de Janeiro. Um foi ser garçom em um restaurante e o outro montou uma banca de jornal bem em frente ao prédio onde moravam. O jornaleiro percebeu, depois de alguns meses, que outro seu compatriota, o Joaquim, sempre no horário em que o amigo estava trabalhando no restaurante, visitava a sua mulher.

Com o passar dos tempos sentiu-se na obrigação de relatar o caso ao companheiro de viagem. Com o cuidado que a situação exigia, relatou ao gajo do restaurante o que se passava em sua casa quando da sua ausência.

O bom amigo ouviu tudo calado, agradeceu e foi para casa. Os dias continuavam e nenhuma anormalidade naquele lar feliz. Um dia, espontaneamente o garçom avisa ao amigo jornaleiro que tinha resolvido aquela situação desagradável, após conversar muito com a mulher sobre as visitas fora de hora.

Disse ele: “amigo, joguei o sofá da sala no lixo, e estamos vivendo agora na maior harmonia”.

Faz parte da nossa literatura essa historinha, aqui conhecida como a história do sofá - quando alguém é punido só para inglês ver. Traduzindo: providência de mentirinha para efeito externo. A causa do problema continua.

A nota dos alunos do curso de Medicina de uma universidade privada na última avaliação feita pelo MEC (Ministério da Educação) foi simplesmente inaceitável para formar médicos.

Diante do escândalo, que era mantido entre quatro paredes, por decisão da administração superior, o fato foi tornado público em âmbito nacional.

O curso de Medicina teria que ser, no mínimo, fechado por uma boa temporada, até que se refizessem as condições mínimas para o seu funcionamento.

O que fez o português da empresa educacional? Simplesmente jogou no lixo o sofá da sala de professores do curso.

Esses sofás têm nomes, e vejam a qualidade dos mesmos. O diretor geral do curso de Medicina é médico, com título de doutorado em genética humana (o único no Estado). Atualmente é Presidente da Sociedade Brasileira de Genética Médica. O vice-diretor é doutor em cirurgia torácica e professor concursado da UFMT. A pedagoga trabalha há dez anos no curso de Medicina.

Quem foi avaliado foram os alunos, e quem pagou o pato foi a diretoria do curso, que não tem autonomia.

Após a liberação do sofá de qualidade, o curso melhorou consideravelmente.

O ambiente é de paz com a redução do número de vagas de 128 para 48 anuais.

Gabriel Novis Neves 

POLICIA MT:Líder do Novo Cangaço de TO é preso com identidade falsa em MT

De Barra do Garças - Ronaldo Couto
Foto: PM-BGJosé Iran já estava mas com nome falso.José Iran já estava mas com nome falso.
Um dos mentores do Novo Cangaço em Tocantins, modalidade criminosa que assalta agências bancárias, foi descoberto vivendo om identidade falsa em Barra do Garças, na divisa de MT e GO. José Iran Benedito de Souza, 28 anos, já estava recolhido na cadeia pública mas com o nome de Carlos Alberto Souza Paiva, que usava quando foi preso portando artefatos e armas utilizadas em assalto na cidade.

Na ocasião, a suspeita era que ele estivesse preparando um assalto em Mato Grosso. José Iran é foragido da unidade prisional de Barra da Grota, em Araguaina-TO, onde cumpria pena de dezenove anos por diversos ataques a instituições financeiras daquele estado.

A falsa identidade do criminoso foi revelada pela Força Tática do Araguaia (FTA) e o Serviço de Inteligência da Polícia Militar, que descobriram o verdadeiro nome de José Iran. O comandante da FTA, tenente Elcirley, explicou que o criminoso era procurado pela Justiça de Tocantins pelos crimes a banco naquele estado e provavelmente por isso estava se mudando para Mato Grosso.

Entre os crimes atribuídos a José Iran está o assalto a Cariri-TO. O acusado já estava para sair da cadeia de Barra do Garças de onde já tentou fugir e respondia por porte ilegal de arma e artefatos que a polícia suspeita que seriam utilizados em assaltos em MT. 

POLITICA MT:PSD contraria discurso e vai indicar secretários municipais de Cuiabá

PSD contraria discurso e vai indicar secretários municipais de Cuiabá (Reprodução)
Da Redação - Laura Petraglia OLHAR DIRETO
O presidente do diretório Municipal do Partido Social Democrático em Cuiabá (PSD-Cbá), deputado federal Eliene Lima, realizou na tarde desta sexta-feira (9) a primeira reunião oficial da sigla com o chefe do executivo municipal de Cuiabá, Chico Galindo (PTB), para deliberar sobre o apoio da agremiação à base governista do prefeito.

O recém-criado PSD já nasceu ocupando duas pastas no staff municipal. A de Cultura, sob gestão de Luiz Poção, e de Habitação, por João Emanuel. O problema é que os dois secretários vão disputar as eleições no ano que vem e deverão em breve ser substituídos.

Pela reunião de hoje ficou definido que as pastas continuam sob gestão do PSD, que deve indicar em breve outros nomes para substituir os atuais gestores. Isso apesar de o partido ter nascido com o discurso de que não ia reclamar cargos federais, estaduais e municipais.

“Foi uma conversa bem produtiva e é o PSD quem vai indicar quem assume no lugar de João Emanuel e Luis Poção. Vou esperar o recesso parlamentar e até quinta-feira vamos ter uma deliberação sobre o assunto com os parlamentares sobre as alterações no secretariado”, adiantou Galindo.

VÁRZEA GRANDE:Novas operações do IBAMA devem acontecer na região de Juína


Um helicóptero do IBAMA foi fotografado ontem à tarde pelo JNMT sobrevoando a região noroeste do estado. Para empresários do setor madeireiro, isso pode significar novas operações contra o desmatamento e extração ilegal de madeiras. A reportagem procurou o departamento de fiscalização do órgão, porém ninguém concedeu entrevista.

Recentemente fiscais do IBAMA aplicaram 2,6 milhões de reais em multas no decorrer da Operação Custódia Juína V, entre os meses de outubro e novembro nas regiões Três Fronteiras e Guariba, município de Colniza-MT.

Segundo o coordenador da operação, Rodrigo Calazans, do total de multas, 1,4 milhão de reais foi aplicado em desmatamentos ilegais e outros 1,2 milhão em cinco empresas madeireiras – sendo duas autuadas por diferenças no saldo de estoque, duas por estar exercendo as atividades sem licenciamento ambiental e uma por desobedecer a embargo. Três madeireiras foram embargadas e lacradas, sendo ainda apreendidos 2.533 m³ de madeira em toros e 470 m³ de madeira serrada.

A região de Três Fronteiras, no extremo noroeste do Estado de Mato Grosso, faz divisa com os estados de Rondônia e Amazonas. É uma região com grande pressão ambiental, sobretudo relacionada à extração ilegal de madeiras, as quais são extraídas nos estados do Amazonas e de Mato Grosso e transportadas e industrializadas, na sua maioria, em Rondônia.

O IBAMA alerta que as áreas detectadas com desmates ilegais e onde não foram encontrados moradores, continuarão sendo monitoradas, via satélite, pela unidade de Aripuanã.

De forma geral, uma limpeza de área e o uso de fogo em queima controlada são permitidos, desde que se tenha autorização, que é emitida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA).  Hoje, para se iniciar o processo de regularização ambiental em nossa região, o produtor tem a ferramenta do Cadastro Ambiental Rural (CAR), onde não há necessidade de escritura do imóvel, afirma Calazans.

O IBAMA de Aripuanã lembra, ainda, que a principal forma de monitoramento de desmate é através do uso de imagem de satélite e que a tentativa de deixar uma faixa de mata para esconder o desmate não funciona para ludibriar este sistema. A extração seletiva também vem sendo monitorada via satélite, e vários flagrantes de extração ilegal foram registrados em 2011 e autuados pelo IBAMA.