Pages

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Parlamentar condena Lobby de empresas de ônibus pelo BRT e sai em defesa de Riva

A turma do BRT ainda não desistiu em mais uma jogada para defender os interesses de quem ganharia dinheiro com o BRT sai plantando denúncia mentirossas na midia alfinetou Toninho do Gloria.


O presidente da comissão de obras e serviços públicos da câmara municipal de Várzea Grande, vereador Toninho do Gloria lider da bancada do (PV) condenou as denuncias de suposta fraude no Ministério das Cidades que substituiu o processo de implantação do sistema de trânsito da Grande Cuiabá para a Copa do Mundo de 2014, pode não passar de lobby das empresas de ônibus que não desejam abrir mão do quinhão de R$ 200 milhões em faturamento no atual e ineficiente sistema que atende Cuiabá e Várzea Grande. Pelo menos é o que demonstra as ações - tecnicamente planejadas - junto a mídia nacional. A proposta do BRT foi rejeitada pela população. 

O parlamentar repudiou as insinuações de certa parte da mídia nacional em relação ao presidente da Assembleia do Estado, José Riva (PSD), de que ele fez lobby pela aprovação do projeto de transporte público em Cuiabá (MT) para a Copa do Mundo de 2014, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que aumentou em R$ 700 milhões o gasto original previsto para a mobilidade urbana no município. Não consigo entender como alguns politicos de MT podem dizer que BRT é melhor que VLT,o parlamentar foi mais elém e disse que os defensores do BRT são contra não so Várzea Grande e Cuiabá mais como toda baixada cuiabana,destacou Toninho do Gloria.

O Deputado José Riva não fez lobby nenhum, o que aconteceu foi que ele ouviu o clamor da baixada cuiabana que defende a implantação do Veiculo Leve sobre Trilhos (VLT) e conclamo o senador Blairo Maggi se ele não quiser ajudar a baixada cuiabana que pelo menos fica calado e respeita a nossadecisão pela implantação do VLT e não o BRT como ele defende, e não entendo o porquê, destacou o lider da bancada do (PV).

Desafio Intermodal” vamos colocar os defensores do BRT para andar uma semana somente nesse meio de transporte e na outra semana no VLT, e no final eles terão que responder qual é o melhor meio de transporte, alfinetou Toninho do Gloria.

Diferente de outros, que somente defende os interesses das empresas de ônibus com o BRT, o presidente da comissão de obras e serviços públicos da câmara municipal de Várzea Grande, vereador Antonio José de Oliveira – Toninho do Gloria lider da bancada do (PV) apresentará projeto de resolução criando a frente parlamentar em defesa da implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), pois ele entende que é assim é que se defendem os interesses dos mais necessitados.

“Pois comprar carro é fácil; difícil vai ser encontrar espaço para ele”. A frase é da revista Galileu, em reportagem sobre o caos no trânsito das cidades brasileiras. A cada dia, são 13 mil veículos que entram em circulação no país. Neste ritmo, afirmam pesquisas, em pouco tempo o trânsito das cidades brasileiras deve parar. E a responsabilidade por encontrar alternativas a esta realidade cabe às políticas de transporte público e mobildade urbana, o parlamentar resaltou que este é o momento para a retomada de uma política de mobilidade urbana em nossa cidade por novos modais de transporte, o novo passo em busca de um trânsito seguro e organizado. Vamos juntos lutar por este transporte econômico e eficiente para nossa Região Metropolitana”, diz o vereador.

O Vereador Toninho do Gloria defende na justificativa do projeto que a implantação do VLT, reconhecidamente superior ao BRT, é da mais alta relevância para o transporte público da Região Metropolitana essa é a vontade da população da baixada cuiabana, e que os lobistas defensores do BRT não a de vencer o que já esta sacramentada.

Toninho destaca que o BRT, nada mais é que um corredor de ônibus, isso representa uma solução técnica ultrapassada em todo o mundo, bem mais poluente que o VLT, muito menos confortável para os usuários e de vida útil muito inferior. “Até mesmo em nosso País e em outras capitais é o sistema do VLT que está sendo implantado. Está em questão a qualidade do serviço de transporte oferecido aos munícipes, mas também a qualidade da aplicação de dinheiro público”, alerta Toninho do Gloria.

Toninho fez um desafio aos defensores do BRT  o “Desafio Intermodal” é acompanhar a comunidade na onde tem implantdo BRT em trajeto onde será comparado o desempenho e a diferença das opções de transporte (VLT e BRT) ao percorrer um determinado trajeto.

Para o Vereador, a implantação do corredor de ônibus, em detrimento do VLT, tem ainda o potencial de não conseguir retirar das ruas a quantidade de veículos particulares que seria necessário para preservar mínimamente a viabilidade do trânsito em nosso Município, sendo esse um dos objetivos primordiais do sistema de transporte de massas.

Sorriso: PC encontra armas e munições em residencia no centro




A policia militar prendeu no dia 06/08/2011, uma  quadrilha com seis elementos que vinha praticando assaltos em estabelecimentos comerciais, principalmente  bares e lanchonetes da cidade de Sorriso. A policia Civil após a prisão destes elementos deu seqüência nas investigações e recebendo aos poucos as vitimas que foram reconhecendo  os objetos que estavam em poder dos marginais, até que uma das vitimas reconheceu um celular e ao verificar um cartão de memória que estava no mesmo,  encontrou diversas fotos  de elementos da quadrilha, sendo que um uma destas fotos estava aparecia  Alex Scheffler, exibindo armas e litros de bebidas ao lado de um dos integrantes da quadrilha, o que a policia acredita que seria uma espécie de festa em comemoração a roubos praticados.
Alex até então aparecia nas investigações como vitima de um roubo, ao ver as fotos os policiais começaram a investigar o individuo, o delegado Tiago Damaceno, pediu  um mandado de busca e apreensão ao juiz Carlos Jose Rondon luz, que autorizou entrada na casa de Alex, localizado na rua Irmã Benedita, N 85, no centro da cidade de Sorriso.
A busca e apreensão foi realiza nesta manha (06) e na casa foram encontrados ,31 cartuchos de arma calibre doze, 25 cartuchos calibre vinte,  40 munições calibre vinte e cinco,  14 munições intactas, três notebooks, varias jóias, três  celulares,  uma pistola pequena e uma grande de plástico e uma espingarda calibre 20.
O delegado acredita no envolvimento de Alex com a quadrilha e o prendeu preventivamente por posse de armas, Alex ainda se interrogado e caso não consiga convencer o delegado da sua inocência ficara preso.
O Advogado de Alex, Rogério Ferreira, disse ter notas de todos os objetos apreendidos e que seu cliente é inocente.

Sorriso: Criança é atropelada na avenida Tancredo Neves


Por  volta das 13h00 desta terça-feira (06), aconteceu um atropelamento na avenida Tancredo Neves, no cruzamento coma rua Amazonas, no bairro Bela Vista, em Sorriso, onde um menino de aproximadamente 10 anos de idade,  atravessava pela faixa de pedestre com sua bicicleta, quando foi atingido por um motociclista e, que após colidir contra a criança fugiu do local.
A criança foi encaminhada ao Hospital Regional de Sorriso pelo Corpo de Bombeiros.
Com o impacto a bicicleta ficou com sua dianteira toda danificada.
A PM esteve no local e colheu algumas informações para tentar localizar quem poderia ser o condutor da motocicleta e   infrator.

Sorriso: Criança é atropelada na avenida Tancredo Neves


Por  volta das 13h00 desta terça-feira (06), aconteceu um atropelamento na avenida Tancredo Neves, no cruzamento coma rua Amazonas, no bairro Bela Vista, em Sorriso, onde um menino de aproximadamente 10 anos de idade,  atravessava pela faixa de pedestre com sua bicicleta, quando foi atingido por um motociclista e, que após colidir contra a criança fugiu do local.
A criança foi encaminhada ao Hospital Regional de Sorriso pelo Corpo de Bombeiros.
Com o impacto a bicicleta ficou com sua dianteira toda danificada.
A PM esteve no local e colheu algumas informações para tentar localizar quem poderia ser o condutor da motocicleta e   infrator.

Parlamentar não se defende e corre risco de perder mandato

Glaucia Colognesi

    Parlamentar não se defende e corre risco de perder mandato O primeiro suplente de vereador Marcus Fabrício (PTB) corre o risco de perder o mandato. O empresário e segundo suplente de vereador José Maria Barbosa, conhecido como Juca do Guaraná, ingressou com o Processo 68342-11 junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pedindo a cassação do mandato do colega com base na lei de fidelidade partidária. O autor da denúncia considera que o parlamentar foi infiel em migrar do PP para o PTB do prefeito Chico Galindo.
     A situação de Marcus Fabrício se complicou porque, apesar do TRE não confirmar, o parlamentar teria perdido o prazo para recorrer. Ele apresentou a defesa somente nesta terça (6). Por conta disso, o caso que está nas mãos do relator, juiz Samuel Franco Dalia Júnior, e poderá ser julgado à revelia. Isso acontece quando o réu não comparece ao tribunal e o juiz profere a condenação, mesmo sem sua presença.
     Como a lei de fidelidade é severa, Marcus Fabrício corre o risco de perder a cadeira na Câmara. O parlamentar ocupa a vaga do vereador Levi Andrade, o Leve Levi (PP), que está doente e tirou licença sem previsão de volta.
     Juca do Guaraná, que obteve 2.658 votos nas eleições de 2008, já chegou a tomar posse no Legislativo em julho de 2010 quando, pela primeira vez, Levi se licencionou para cuidar da campanha para deputado estadual.
RDNEWS - Notícias e Bastidores da Política em Mato Grosso

Lueci é a segunda na Câmara a dizer que recebeu ameaças de morte

Glaucia Colognesi

Lueci Ramos     Após a reprovação das contas do ex-presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Deucimar Silva (PP), uma onda de denúncias de ameaças de morte no Legislativo surgiu. Dois tucanos e desafetos do ex-gestor, vereadores Antonio Fernandes e Lueci Ramos, garantem que estão sendo coagidos. A troca de farpas entre eles é antiga.
     "Ligaram na minha residência hoje de manhã do mesmo número de celular que estão mandando mensagens para Fernandes, mas eu não estava. Mandaram recado dizendo para eu parar de mexer com a vida dos outros porque senão vão botar fogo na minha casa com a minha família dentro", contou Lueci.
     Ela diz que seus três filhos estão assustados e se mostra mais cautelosa ao cogitar de quem teria partido as intimidações, já Fernandes acusou em plenário que elas teriam partido de um funcionário de Deucimar. As duas supostas vítimas registraram boletim de ocorrência para comprovar a ameaça que teriam sofrido. Por acreditarem que a perseguição tem a ver com o exercício de seus mandatos, eles pretendem encaminhar cópia do B.O. à Mesa Diretora da Casa.
     A parlamentar garantiu não ter problemas pessoais com ninguém, o que a faz crer que a perseguição seja por conta de questões políticas. Contudo, Lueci ainda estranha a possibilidade das ameaças terem partido de Deucimar como afirma Fernandes. Ela diz ter tido uma única desavença com Deucimar em janeiro, quando ele entregou a presidência da Câmara a Pinheiro. Na oportunidade, ela criticou o colega dizendo que a gestão do progressista foi um verdadeiro terrorismo, porque segundo ela, ele perseguia adversários.
     Diferentemente de Fernandes que sempre teve embates com Deucimar na tribuna, Lueci afirmou que depois de sua desavença com o progressista nunca mais se indispôs com ele e desde então tem conversado com o colega normalmente. "Em 20 anos na política e 4 mandatos de vereadora essa é a primeira vez que recebo uma ameaça como esta", ponderou.
.............................................................
Clique no link abaixo e confira o Boletim de Ocorrência registrado pela filha de Lueci Ramos
RDNEWS - Notícias e Bastidores da Política em Mato Grosso
Comentários:

Projeto pretende qualificar taxistas para atenderem turistas durante a Copa do Mundo de 2014

Projeto pretende qualificar taxistas para atenderem turistas durante a Copa do Mundo de 2014
O vereador Antonio José de Oliveira – Toninho do Gloria lider da bancada do (PV), na câmara municipal de Várzea Grande apresentou projeto de lei que visa qualificar gratuitamente os profissionais do volante em Várzea Grande. Pelo projeto a meta é capacitar os motoristas e tambem realizar cursos de Inglês, Espanhol e Gestão de Negócios.

Pelo projeto os cursos serão gratuitos. A dinâmica do curso deverá ser simples, como explica o autor do projeto, Toninho do Gloria.

No artigo 2º do projeto fica garantido ao taxista a escolha do primeiro curso de línguas, Inglês ou Espanhol. Eles vão receber o material didático, estuda e marcar a sua prova on line. “Se passar, poderão solicitar o material do segundo idioma e de Gestão de Negócios”.

Segundo Toninho ficou garantido no projeto, caso o aluno não obtenha a nota mínima exigida na primeira prova (60% de aproveitamento) terá uma segunda oportunidade. Para realizar a segunda chamada da avaliação, ele deverá voltar à unidade no prazo máximo de 30 dias. Ao final da prova, receberá o resultado da avaliação e o certificado será enviado à sua residência.

Sobre os cursos

Inglês/Espanhol: Os alunos receberão o kit do curso de línguas escolhido, contendo caderno do aluno, caderno de exercícios, caderno de autoavaliações e o CD de áudio. O profissional também pode optar por se inscrever, simultaneamente, para o curso de gestão.

Projeto pretende qualificar taxistas para atenderem turistas durante a Copa do Mundo de 2014

Projeto pretende qualificar taxistas para atenderem turistas durante a Copa do Mundo de 2014
O vereador Antonio José de Oliveira – Toninho do Gloria lider da bancada do (PV), na câmara municipal de Várzea Grande apresentou projeto de lei que visa qualificar gratuitamente os profissionais do volante em Várzea Grande. Pelo projeto a meta é capacitar os motoristas e tambem realizar cursos de Inglês, Espanhol e Gestão de Negócios.

Pelo projeto os cursos serão gratuitos. A dinâmica do curso deverá ser simples, como explica o autor do projeto, Toninho do Gloria.

No artigo 2º do projeto fica garantido ao taxista a escolha do primeiro curso de línguas, Inglês ou Espanhol. Eles vão receber o material didático, estuda e marcar a sua prova on line. “Se passar, poderão solicitar o material do segundo idioma e de Gestão de Negócios”.

Segundo Toninho ficou garantido no projeto, caso o aluno não obtenha a nota mínima exigida na primeira prova (60% de aproveitamento) terá uma segunda oportunidade. Para realizar a segunda chamada da avaliação, ele deverá voltar à unidade no prazo máximo de 30 dias. Ao final da prova, receberá o resultado da avaliação e o certificado será enviado à sua residência.

Sobre os cursos

Inglês/Espanhol: Os alunos receberão o kit do curso de línguas escolhido, contendo caderno do aluno, caderno de exercícios, caderno de autoavaliações e o CD de áudio. O profissional também pode optar por se inscrever, simultaneamente, para o curso de gestão.

Sensacional – Projeto Prevê A Substituição De Tampas De Bueiros De Ferro Por De Plástico Reciclável.

Bom Exemplo: Projeto prevê a substituição de tampas de bueiros de ferro por de plástico reciclável
O presidente da comissão de obras e serviços públicos da câmara municipal de Várzea Grande, vereador Antonio José de Oliveira – Toninho do Gloria lider da bancada do (PV) apresentou projeto de lei que prevê que as tampas de bueiros e bocas-de-lobo de ferro, chamadas de “grelhas”, sejam substituídas por material plástico reciclável.
De acordo com a proposta, esse plástico utilizado deverá ser proveniente das cooperativas de reciclagem. A substituição será gradativa, sempre que ocorrer furto da tampa ou se ela estiver em más condições a troca será imediata.
Segundo o vereador, a proposta pretende evitar o roubo dessas grelhas. Os furtos dessas grelhas acontecem devido ao seu significativo valor comercial, substituindo o material desestimularia o comércio dessas tampas no mercado de ferros-velhos. Toninho do Gloria ainda explica que o Poder Público economizaria com a troca de material. O custo aproximado da grelha de plástico reciclado é de R$250,00. Além do mais a durabilidade do produto é maior, ele não possui valor comercial e é bem mais leve, facilitando a manutenção e limpeza.
A proposta do vereador Toninho do Gloria será analisada pelas Comissões Permanentes do Legislativo e para virar lei ainda deverá ser aprovada na Câmara e sancionada pelo prefeito.

PGR quer o fim de aposentadorias vitalícia de ex-governadores de MT

  • Políticos recebem até R$ 24 mil mensais dos cofres públicos, por conta do contribuinte mato-grossense


  • Divulgação 

    Thelma, Bezerra e Jaime são favorecidos com pensões mensais questionadas no Supremo Tribunal Federal

    RAFAEL COSTA
    DA REDAÇÃO

    A Procuradoria Geral da República emitiu parecer favorável à Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade), na qual a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) reivindica a nulidade do pagamento de pensões vitalícias a ex-governadores de Mato Grosso.

    O tema ainda será levado ao julgamento pelos 11 ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). O relator do caso mato-grossense é o ministro Luiz Fux, que já recebeu informações do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa a respeito desses pagamentos.

    Conforme levantamento da Secretaria de Estado de Administração (SAD), são 16 beneficiários com pensão vitalícia de ex-governador de Mato Grosso. Os vencimentos pagos variam de R$ 9.224,85 a R$ 24.117,64.

    Na lista dos benefícios estão a ex-deputada federal Thelma de Oliveira (PSDB), viúva do ex-governador Dante de Oliveira, os irmãos Jaime  (senador) e Jílio Campos (deputado federal, ambos do DEM), Frederico Campos e o deputado federal Carlos Bezerra (PMDB).

    O ex-governador Rogério Salles (PSDB), que administrou o Estado somente por 8 meses, também recebe, mensalmente, R$ 15.083,79 a título de aposentadoria vitalícia.

    Um dos casos mais curiosos é o de Pedro Pedrossian, que administrou Mato Grosso antes da divisão de 1977.

    Atualmente, o ex-governador recebe, mensalmente, mais R$ 48.0235,28, devido ao recebimento de duas aposentadorias no valor de R$ 24.117,64, que saem dos cofres públicos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

    De acordo com levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo, os Estados brasileiros gastam, pelo menos, R$ 30,5 milhões por ano com aposentadorias e pensões para ex-governadores ou suas viúvas.

    Com esse valor, seria possível pagar uma aposentadoria no valor de um salário mínimo para 4.993 pessoas.

    Curiosidade
    Um dos episódios mais emblemáticos que ganhou repercussão nacional é a aposentadoria recebida pelo conselheiro afastado do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT), Humberto Bosaipo.

    Enquanto presidente da Assembleia Legislativa, Bosaipo assumiu o Governo do Estado por 10 dias e assinou um decreto que permitia o recebimento da aposentadoria vitalícia àquele que assinasse um simples ato governamental.

    Também nos 10 dias que permaneceu a frente do Estado, Bosaipo enviou um projeto de lei à Assembleia Legislativa concedendo uma pensão à viúva de Evaristo Roberto Vieira da Cruz, morto em 2001. Como presidente da AL, ele também governou interinamente o Estado.

    Trata-se de Valquíria dos Santos Cruz, que recebe, mensalmente, R$ 13.962,71. Após toda a repercussão, Bosaipo encaminhou documento ao Estado abdicando da aposentadoria em "caráter irrevogável".

    Outros Estados
    Numa ação patrocinada pelo presidente Ophir Cavalcante, a OAB já ingressou no STF questionando o pagamento das aposentadorias vitalícias aos ex-governadores do Amazonas, Paraná, Rio Grande do Sul, Piauí e Sergipe.

    Em 2007, a OAB já conseguiu a cassação da aposentadoria vitalícia destinada a Zeca do PT, ex-governador de Mato Grosso do Sul.

    Outros estados na mira da OAB são Santa Catarina, Pará e Ceará.

    Manifestação
    O STF começou a julgar, em fevereiro, a legalidade do pagamento de aposentadoria vitalícia a ex-governadores do Pará.

    Uma lei daquele Estado igualou o salário de ex-governador ao de desembargador do Tribunal de Justiça. Com isso, os ex-governadores passaram a receber mais de R$ 24 mil por mês - salário maior do que o de governador, que está em R$ 14 mil.

    A ministra Carmén Lúcia emitiu parecer pela inconstitucionalidade da lei que autorizou esses pagamentos, porém, o julgamento foi adiado, por conta do pedido de vistas do ministro José Dias Toffoli. 

Jayme participa de Convenção Nacional do Democratas



Da Assessoria/ Gab. Sen.Jayme Campos
O senador Jayme Campos participou na manhã desta terça-feira da Convenção Nacional do Democratas (DEM), que confirmou por aclamação o nome do senador José Agripino Maia para presidir o partido até dezembro de 2014.

Jayme Campos foi eleito Vice-Presidente para Assuntos de Segurança Pública e, durante seu discurso, afirmou que o DEM está pronto para as eleições municipais de 2012. “Vamos eleger o maior número de prefeitos e de vereadores. Temos condições de ter candidatura própria em todas as cidades”. Segundo Jayme Campos, em 2014, o partido poderá ter candidatura própria ao Palácio do Planalto. “Nós temos nomes fortes como o dos senadores Demóstenes Torres e Agripino Maia para disputar a Presidência da República”, afirmou o senador.



O presidente do DEM, senador José Agripino, disse que o Democratas é um partido consolidado e com pessoas que acreditam nas ideias e na formulação programática do partido. “Aqueles que saíram, boa viagem! O Democratas vai sobreviver em nome de suas ideias porque temos autoridade moral para combater a corrupção, porque não convivemos com a improbidade”.

A Convenção foi realizada na sede do partido no Senado Federal e contou com a presença da governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, dos líderes do partido no Senado e na Câmara, senador Demóstenes Torres e deputado ACM Neto; do presidente do Conselho Político do DEM, ex-senador Marco Maciel, do presidente da Fundação Liberdade e Cidadania, José Carlos Aleluia, do novo presidente da Juventude, Henrique Sartori, além da bancada de deputados, senadores, filiados e dirigentes partidários.

Deputado Emanuel Pinheiro reivindica linha de ônibus para região Oeste da Capital



Da Assessoria/ Dep. Emanuel Pinheiro
Atendendo a reivindicação das Associações de Moradores de Bairros, da região Oeste da Capital, o deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR), acompanhado de lideranças comunitárias, esteve no dia 05 de dezembro no gabinete do secretário Municipal de Trânsito e Transporte Urbano, Josemar de Araújo Sobrinho, solicitando a implantação de uma linha de ônibus, saindo do terminal do CPA III setor V, com destino ao Palácio Paiaguás, passando pelos bairros Planalto, Novo Horizonte, Bela Vista, Avenida Dante de Oliveira, Avenida das Torres, Julio Mirim, seguindo para o Shopping Pantanal e percorrendo o Centro Político Administrativo.

De acordo com o presidente do bairro Planalto, Roberto Lenzi, essa linha iria facilitar muito para os moradores da região, principalmente os trabalhadores que tem que estar no trabalho às 08hs da manhã. “Muitos moradores da nossa região dependem do ônibus para chegar ao trabalho no horário. Esse trajeto no percurso atual leva cerca de uma hora e meia, e com essa nova linha com certeza iria melhorar”, destacou Lenzi.

Roberto ainda parabenizou Emanuel Pinheiro, pela dedicação em defesa da sociedade mato-grossense e pronto atendimento no pedido de apoio oficializado pelas Associações de Bairros da grande CPA.

O deputado reforçou que para atender a demanda seria preciso uma adequação no transporte coletivo daquela região, porém, o documento apresentado é apenas uma sugestão e pode ser alterado. “Sabemos que é necessário um estudo técnico, o projeto pode ser remodelado, entretanto, é necessário ouvir os principais anseios da população”, frisou.

O presidente do Residencial Santa Inês, Edgilson de Souza, disse que a atitude do deputado Emanuel, enriquece ainda mais a causa, por ser um parlamentar atuante em prol dos cuiabanos e de todos os mato-grossenses.

Souza disse que um morador para se deslocar da sua residência até as proximidades do shopping Pantanal tem que pegar um ônibus até o centro e lá pegar outro, ou ir até o terminal do CPA III setor V e fazer integração, já com a ajuda do deputado republicano à situação pode ser revertida.

Márcio Gonzaga, presidente do bairro Sol Nascente, salientou que alguns anos atrás havia uma linha que partia do Residencial São Carlos, passava pelos bairros Bela Vista e Morada do Ouro que ajudava bastante, contudo, hoje não existe mais. “Acreditamos que a nossa reivindicação é justa, precisamos de transporte de qualidade”, apontou Márcio.

O secretário confirmou a deficiência de integração da região Oeste de Cuiabá. “Realmente essa região é deficiente de integração”, afirma. Josemar ainda apontou como uma possível solução, uma linha de ônibus circular dentro do Palácio Paiaguás, que facilitaria para os funcionários que ali trabalham e dependem apenas do ligeirinho (meio de transporte oferecido pela Secretária de Estado de Administração).

Moacir Domingos, presidente do bairro Canjica, aproveitou a oportunidade e solicitou mais ônibus para a região e quebra molas em frente às escolas.

O secretário Josemar Sobrinho, garantiu que vai estudar a proposta das Associações de Moradores e assim que os resultados apresentados pelos técnicos da SMTU estiverem prontos, vai agendar uma audiência com o deputado Emanuel Pinheiro e as lideranças comunitárias.

Emanuel Pinheiro disse estar confiante. “Estou confiante e acredito na boa vontade do secretário Josemar em atender as necessidades dos moradores dos bairros que integram a grande CPA. As comunidades passariam a contar com mais uma linha de ônibus ligando o bairro ao Centro Político Administrativo, contribuindo para a economia local e para um atendimento mais digno para a população”, destacou Pinheiro.

Participaram da reunião lideranças dos bairros Bela
Vista, Sol Nascente, Canjica, Parque Residencial Dom Bosco, Residencial Santa Inês e Planalto.

Maggi ouve segmento e apresenta emendas em prol dos deficientes visuais



Da Assessoria/ Blairo Maggi
“Se fosse sempre assim, teria vontade de viver mais uns 20 anos só para esperar a chegada dessas melhorias a todos os que tanto necessitam delas”, disse o presidente do Instituto dos Cegos do Estado de Mato Grosso (ICEMAT), Angelo Alberto Santos de Lima sobre as emendas apresentadas pelo senador Blairo Maggi à Medida Provisória 549 – que reduz a zero as alíquotas do PIS e COFINS incidentes sobre a importação e a receita de venda no mercado interno dos produtos sobre produtos utilizados por pessoas com deficiência.

Aprovada pela presidente Dilma Rousseff no dia 17 de novembro, a MP faz parte das ações previstas no programa do ‘Viver sem Limite’, envolvendo 15 ministérios que juntos disponibilizarão instrumentos capazes de ampliar a capacidade funcional das pessoas com deficiência. Entre os produtos beneficiados pela medida estão calculadoras e scanners equipados com sintetizadores de voz, lupas eletrônicas para pessoas com baixa visão, teclados especiais, próteses oculares e implantes cocleares — também conhecido como ouvido biônico.

Visando a eficácia na aplicação da MP, o senador Blairo Maggi apresentou emendas ao texto que atendem necessidades específicas dos deficientes visuais. Para tanto, o parlamentar buscou junto ao segmento em Mato Grosso as maiores dificuldades e reais chances de melhoria com a aprovação da medida pelo Governo Federal.

“Sabemos que uma coisa é o que fazemos no Congresso, as leis que ajudamos a ‘construir’ e outra é a realidade de cada pessoa em seu bairro, sua cidade, o convívio em sociedade e as reais necessidades que possui. Para evitar qualquer lacuna, aproveitando o alcance social dessa MP, fomos à fonte, ouvir quem realmente sabe nos dizer da importância dessa medida e o que por ventura estaria faltando ser contemplado no texto”, explicou Blairo ao justificar as propostas de emendas ao artigo 8º, §12º do texto original da MP 549 e o artigo 28º da Lei nº 10.865/2004, que tratam da inclusão de mídia (softwares) de leitores de tela que convertam caracteres em braille e programas de leitores que convertem texto em voz.

De acordo com informações do Instituto dos Cegos do Estado de Mato Grosso, 23% da população no Estado tem algum tipo de deficiência, e 6% desse índice populacional seria somente de deficientes visuais. “Se levarmos em consideração que somente em Cuiabá temos pouco mais de meio milhão de habitantes, e no nosso Instituto apenas 183 cadastrados, me pergunto onde estaria o restante dos nossos irmãos que muitas vezes sofrem por falta de informação e acesso aos recursos disponíveis para melhorar nossa qualidade de vida? Precisamos de fato de pessoas comprometidas com a nossa causa, que nos ajudem a mudar essa realidade e o senador Blairo Maggi teve toda sensibilidade em nos ouvir antes de pleitear qualquer coisa no Congresso Nacional”, disse Angelo Alberto Santos de Lima ao ressaltar a iniciativa do parlamentar.

Segundo Angelo, programas de softwares com leitores de tela como, por exemplo, o Jaws custa aproximadamente R$ 4,5 mil e a licença é única por máquina. “No caso desse sintetizador de voz, que é capaz de ler na tela do computador o conteúdo para quem tem deficiência visual, a redução à zero do imposto baixaria consideravelmente o valor final do produto. Por isso, ressaltamos que a Medida Provisória é de grande importância para garantir a isonomia entre as pessoas visto que, a maioria dos cidadãos brasileiros com deficiência é pertencente à classe baixa, ou seja, sem condições financeiras para arcar com despesas tão altas”, frisou.

Mudanças climáticas alteram ciclo reprodutivo de abelhas, diz cientista



G1
Os ciclos de reprodução de abelhas e plantas sofreram mudanças nos últimos 130 anos – mais pronunciadas de 1970 para cá, segundo um estudo publicado nesta segunda-feira (5) pela revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, a "PNAS". A causa, segundo os pesquisadores, está nas mudanças climáticas.

A equipe de Ignasi Bartomeus, da Universidade Rutgers, nos EUA, estudou dados atuais e de museus para fazer a análise.

Segundo o estudo, as abelhas têm começado a fase reprodutiva cerca de 10 dias antes a cada primavera. A abertura das flores também têm sofrido um adiantamento parecido.

O medo dos cientistas é que essas mudanças comecem a ocorrer fora de sintonia no futuro, se as mudanças climáticas continuarem acontecendo. Isso pode fazer com que abelhas e flores acabem se desencontrando.