Pages

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Projeto inédito garante coleta de lixo seco em Várzea Grande

O objetivo da iniciativa é separar o lixo seco dos resíduos úmidos


O Vereador Antonio José de Oliveira - Toninho do Gloria líder da bancada do (PV) protocolou projeto de lei que obriga a coleta de lixo seco em todos os órgãos públicos da Administração direta e indireta bem como em todas as universidades localizadas no município de Várzea Grande, o objetivo da iniciativa é separar o lixo seco dos resíduos úmidos e, desta maneira, conseguir reaproveitar alguns materiais.

"Pelo projeto a coleta do lixo seco será feita nas universidades e nos setores públicos, como repartições e escolas, dessa forma vamos conseguir conscientizar grande parte da população com uma logística pequena. A intenção segundo o parlamentar é que essas pessoas já estejam acostumadas a separar o lixo quando a coleta for implantada em todo o município", explica o vereador Toninho do Gloria.

O parlamentar destacou que pelo projeto o poder executivo fica obrigado a realizar capacitação dos servidores para manipular os materiais e realizar uma campanha de conscientização ambiental para motivar a comunidade escolar e os funcionários públicos a separar material seco do orgânico. Toninho do Gloria, informou que a Secretaria de Meio Ambiente deverá desenvolver esse trabalho integrado com objetivo da inclusão de catadores, em obediência ao decreto 5.940, de 2006, que determinou a entrega do lixo às cooperativas.

O vereador destacou que a secretaria de meio ambiente deverá desenvolver um mecanismo no sentido de impedir a venda de papéis por parte dos funcionários de instituições públicas, em desrespeito à legislação, que instituiu uma política destinada ao resgate social dos catadores e suas famílias.
 

LIXO SECO - O QUE SEPARAR


Plástico

Embalagens de produtos de higiene e limpeza, tampas, garrafas de bebida (pet), copos, sacos, canos e peças plásticas, brinquedos quebrados, etc. Lembre-se de lavar as embalagens plásticas antes de colocá-las no lixo.


Vidro


Garrafas, potes, copos, frascos, cacos de vidro.


Metal


Latas de alumínio e de aço, canos, panelas sem cabo, pregos, parafusos, objetos de cobre, aço e zinco.


Papel
Caixas e cadernos, revistas e jornais, caixas diversas, embalagens, papelão em geral, embalagens “longa vida”. Importante: não esqueça de lavar as embalagens Tetra Pack.

Todo o lixo reciclável poderá ser acondicionado no mesmo saco plástico.

TONINHO DO GLORIA PV:Câmara analisa medidas para combater e prevenir o câncer do colo do útero

Doença provocada por vírus HPV terá programa de prevenção 
nos postos de saúde e nas escolas de Várzea Grande.


A Câmara Municipal de Várzea Grande vai analisar projeto de lei  de autoria do vereador Antonio José de Oliveira – Toninho do Gloria líder da bancada do (PV), cujo objetivo é o combate e a prevenção do câncer de colo de útero, através de um programa junto as unidades básicas de saúde (UBS) - postos de saúde - e nas escolas da rede municipal, através de exposições, seminários, conferências, campanhas preventivas e demais eventos que visem divulgar, nos diversos segmentos da sociedade, em especial no meio estudantil e comunitário, as causas, consequências, os meios e incentivos dos métodos de prevenção e tratamento do vírus do papiloma humano, mais conhecido pelo nome de HPV.

Câncer de colo de útero

O câncer de colo de útero é o terceiro tipo mais comum entre as mulheres (atrás apenas dos cânceres de pele e de mama) no Brasil. Representa cerca de 8% de todos os tumores malignos em mulheres. Em geral, tem crescimento lento e pode não apresentar sintomas como a dor. Com a infecção algumas pessoas desenvolvem verrugas genitais e outras lesões na vulva, vagina, colo do útero e ânus que se não tratadas podem evoluir para câncer.
 

Exame preventivo

Estas lesões são diagnosticadas através de exame preventivo do câncer do colo do útero - conhecido popularmente como exame de Papanicolau, pelo Papanicolau e através de exames chamados colposcopia, vulvoscopia e anuscopia, que pode ser realizado no posto de saúde, não tendo a necessidade de uma infra-estrutura sofisticada.

Consiste na coleta de material da parte externa (ectocérvice) e interna (endocérvice) do colo do útero. O material coletado é afixado em lâmina de vidro, corado pelo método de Papanicolaou e então examinado ao microscópio. 

Vários são os fatores de risco identificados para o câncer do colo do útero: baixas condições sócio-econômicas, início precoce da atividade sexual, multiplicidade de parceiros sexuais, tabagismo, higiene íntima inadequada e uso prolongado de contraceptivos orais. Estudos recentes mostram ainda, que o vírus do papiloma humano tem papel importante no desenvolvimento da displasia das células cervicais e na sua transformação em células cancerosas. Este vírus está presente em mais de 90% dos casos de câncer do colo do útero.

Campanhas permanentes de prevenção

De acordo com o vereador Toninho do Gloria (PV), o projeto propõe medidas permanentes de conscientização das mulheres sobre a importância da prevenção ao vírus HPV, mediante campanhas de esclarecimento, além de incentivos e facilidades à realização periódica de exames.

A medida prevê ainda, a ampla e pedagógica discussão, divulgação e a troca de experiências no meio escolar como forma de propagar os benefícios proporcionados pela vacinação contra o câncer do colo de útero e o papiloma vírus, e dos hábitos de higiene e prevenção entre os adolescentes em idade escolar.