Pages

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Vereador propõe incentivo ao estudo e inclusão de idosos no mercado de trabalho em Várzea Grande

PL ainda fala da reserva de 5% das vagas de cada cargo público colocado em disputa em concurso para a população acima de 60 anos


Um Projeto de Lei (PL) que começa a tramitar na Câmara Municipal de Várzea Grande quer estimular a inclusão dos idosos no mercado de trabalho através de incentivo aos estudos e reserva de vagas para cargos disputados em concursos públicos. De autoria do vereador Antonio José de Oliveira-Toninho do Gloria lider da bancada do (PV), propõe o acréscimo de dispositivos à lei  que institui a política do idoso. “Hoje os idosos se aposentam com boa saúde e tem muita experiência, o mercado de trabalho pode absorver essa mão de obra. Vamos ajudar essas pessoas nessa fase em que mais precisam de recursos para remédios e outras despesas. Uma pesquisa recente diz que uma parcela grande de famílias é sustentada por pessoas que vivem da aposentadoria. Eles têm uma participação grande no custeio da vida familiar”, explica o autor da proposta.

Para o vereador Toninho do Gloria, a educação é a melhor foram de inclusão para essa parcela da população. Assim, o projeto estabelece que o município deverá criar um incentivo para acesso dos idosos a cursos de ensino médio, superior e profissionalizante. “A partir desta política pública, poderia ocorrer o aumento de turmas da Educação para Jovens e Adultos (EJA), cursos técnicos e de nível médio noturnos. Além disso, é necessária a criação de uma metodologia específica para os idosos, para que eles possam efetivamente adquirir informação”, diz.

O projeto trata, ainda, da reserva de 5% das vagas de cada cargo público colocado em disputa em concurso para os idosos, desde que haja compatibilidade entre a qualificação e as atribuições do cargo pretendido pelo idoso. Essa mesma porcentagem seria considerada para contratações na administração pública municipal direta e indireta. “Os paradigmas estão mudando, é necessário rever conceitos e marcos legais para garantir aos idosos não só acesso ao mercado de trabalho, mas aumento da qualidade de vida através da informação”, afirma Toninho do Gloria.

O projeto de lei ainda vai passar por outras comissões da Câmara, onde quando pode receber alguma emenda, antes de ser apreciado. Se aprovado, ele é encaminhado para o Executivo municipal, e entra em vigor após a sanção do prefeito Sebastião dos Reis Gonçalves-Tião da Zaeli (PSD).

SECOM-MT:Governo do Estado realiza ‘1º Seminário Tecnológico de Biodigestores’ nesta terça-feira

SANDRA SANTHANNA 
Assessoria/Sedraf-MT 

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) realiza pela primeira vez em Cuiabá, o  ‘Seminário Tecnológico de Biodigestores’, nesta terça-feira (22.11), das 8h às 18h, no auditório da Famato.
O seminário contará com a presença de professores e pesquisadores de várias instituições e autoridades no assunto que vão discorrer sobre a transformação de energia através de dejetos de animais e mostrar alternativas de biodigestores, além de depoimentos de quem já implantou na propriedade.

Os temas dos painéis variam desde o Cenário atual e futuro do uso de biodigestores na agricultura; Depoimentos de utilização de biodigestores em Mato Grosso até o uso de biodigestores e políticas públicas para Mato Grosso. Durante o seminário será elaborado um documento de políticas públicas para ser implantado em Mato Grosso.
PROGRAMAÇÃO 
Painel: Cenário atual e futuro do uso de biodigestores na agropecuária
8h00 - Abertura do evento
8h30 - Jorge de Lucas Jr. /UNESP Jaboticabal. Tema: Uso dos biodigestores no meio rural.
9h30 - Airton Kunz – EMBRAPA. Tema: Geração de biogás a partir de resíduos animais.
10h30- Paulo Armando – EMBRAPA. Tema: Uso do biogás na produção de suínos e aves.

Intervalo de Almoço 
Painel: Depoimentos de utilização de biodigestores em Mato Grosso14h - Fabiana Rezende EMBRAPA. Tema: MT Potencial para obtenção de energia por meio de biodigestores.
15h - Ansberto R. do Passo Neto - Gerente - Centro de Estudos do Biogás Fundação Parque Tecnológico Itaipu. Tema: BIOGÁS – O PRODUTO.
16h - Depoimento de produtor que utiliza biodigestor.
17h - Debate: O uso de biodigestores e políticas públicas para MT
Mesa com as considerações finais de todos os palestrantes
Encaminhamentos futuros do grupo
18h - Encerramento.

SECOM-MT:10º Encontro de Mulheres Rurais é realizado em Chapada dos Guimarães

Várias dinâmicas entre as presentes foram realizadas
Com o tema “Mulher, família e trabalho”, aconteceu no município de Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte de Cuiabá), o 10º Encontro de Mulheres Rurais e contou com a participação de 250 produtoras e 23 comunidades rurais. O evento foi realizado na sexta-feira (18.11), no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora de Santana, localizada na Praça Dom Wunibaldo.

O diretor Técnico da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Almir de Souza Ferro, disse que o encontro tem como objetivo fazer uma reflexão sobre o papel da mulher rural na sociedade e promover mudanças. Ele menciona a 4ª edição da Marcha das Margaridas, movimento de mulheres do campo que reivindica melhores condições de vida no meio rural. A marcha reuniu 70 mil pessoas em Brasília e apresentou uma pauta com mais de 150 itens. “Inovações importantes estão acontecendo graças à participação de vocês”, destaca Ferro.

O vice-prefeito de Chapada dos Guimarães, Elias Santos, comenta que 40% da população do município moram na zona rural, por esse motivo, é necessário ter uma política eficiente para manter a população no campo. A secretaria municipal de Assistência Social, Roseli Belfort Mattos, ressalta que o encontro é um momento de integração e conhecer o que cada comunidade está fazendo para garantir renda as famílias. “Mostrar para a sociedade a importância da mulher rural e o trabalho que desempenha,” esclarece Roseli.

Com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o evento foi organizado pela Empaer e prefeitura municipal de Chapada dos Guimarães. No período da manhã, foram proferidas palestras sobre gênero e a busca pela igualdade com a professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Madalena Rodrigues, o trabalho da extensão rural voltado para a mulher, abordado pela coordenadora do MDA/Ater, Denise Ávila Gutterres, educação sexual na família, pela psicóloga, Eliane Mengali Luz e a saúde da mulher com a enfermeira, Thaynah Piovizza Ferreira.


A produtora rural, Elvina Rainha da Silva, da comunidade Padilha, participa do encontro há seis anos, e vêm em busca de informações, novidades e acima de tudo troca de experiências. A produtora Carmem Mamoré Gonçalves, da comunidade Varginha, fala que o encontro possibilita a socialização das mulheres, resgatando seus valores. A produtora e bordadeira, Neiza Pinto Siqueira Xavier, participa desde o primeiro encontro e recorda da dificuldade que havia da mulher participar, na maioria das vezes, eram proibidas pela família e até trabalho. “O encontro é considerado um meio de libertação das mulheres”, enfatiza Neiza.

A extensionista social da Empaer, Deusimar Muniz Lima, comenta que durante o encontro aconteceu exposição e vendas de produtos agrícolas e artesanais produzidos pelas mulheres das comunidades, apresentação artística de balé, coral e música. Conforme Deuzimar, o momento mais esperado foi o concurso da rainha rural com a participação de 12 candidatas. A vencedora do concurso foi a produtora rural, Lourdes Ferreira Curado, da comunidade Varginha que recebeu como premiação uma máquina de lavar.

Participaram do encontro o coordenador de Ater da Empaer, Sérgio Mazeto, Supervisor Regional da Empaer, Vico Capistrano, supervisor local, Joair Siqueira, presidente da Câmara de vereadores de Chapada, Cabo Adão Martins da Silva, vereadores, funcionários da prefeitura, empaer e outros.
ROSANA PERSONA 
Assessoria/Empaer-MT 

SECOM-MT:Silval Barbosa conclama cidadãos a participarem da campanha contra a dengue no programa 'Bom dia goverandor'

SOLANGE DE FÁTIMA WOLLENHAUPT 
Redação/Secom-MT 

Josi Pettengill/Secom-MT
Cerimônia de lançamento da Campanha de Combate e Prevenção à Dengue de 2011
No programa de rádio “Bom Dia Governador”, desta segunda-feira (21.11), Silval Barbosa conclamou os cidadãos a participarem da campanha “Mato Grosso unido contra a Dengue”, que foi lançada para todo o Estado no dia 17 de novembro.

Para o chefe do Executivo, é necessário promover a conscientização das pessoas para que a cada ano ocorram menos casos da doença no Estado. “Estamos mobilizando todas as secretarias, em uma força conjunta dos poderes”, salientou Silval, lembrando que a Assembléia Legislativa do Estado, Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Ministério Público/MT, Tribunal de Contas (TCU/MT), Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM) e os meios de comunicação são parceiros do Governo Estadual. 

A campanha de enfrentamento à dengue deve ser um ‘verdadeiro mutirão’. Ela será trabalhada em todos os órgãos do Estado e nas salas de aula. Os municípios também precisam se envolver, através das secretárias, como de Ação Social, Saúde e Educação, enfatizou o governador, informando que agentes de saúde irão fiscalizar as residências, em todos os municípios do Estado. “Quero pedir aos cidadãos que recebam bem nossos agentes. Eles estarão identificados e irão vistoriar casas, quintais e lotes, para eliminar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti.” 
Silval, para finalizar o "Bom Dia Goverandor", salientou que combater a dengue depende do cidadão e que cada um deve cuidar da sua residência, do seu local de trabalho, observar os lugares que freqüentam e manter tudo limpo. “Mato Grosso já diminuiu os casos de dengue, mas ainda temos um índice preocupante. É uma luta é de todos! Unidos, iremos acabar com este mosquito e não deixar que ele ceife vidas”, alertou.

SECOM-MT:Inscrições ao mestrado em Ecologia e Conservação encerram-se na próxima semana

DANIELLE TAVARES 
Assessoria/Unemat 

Encerra-se em 30 de novembro o período de inscrições ao curso de mestrado em Ecologia e Conservação, oferecido no campus de Nova Xavantina da Unemat. As inscrições podem ser efetuadas diretamente na Secretaria do programa das 8h30 às 11h30 horas e das 14h00 às 17h00, somente nos dias úteis, ou enviadas por Sedex, respeitando a data limite de postagem.

São ofertadas 12 vagas para as linhas de pesquisa Ecologia de sistemas e comunidades terrestres e Ecologia de sistemas e comunidades de áreas úmidas. O curso tem duração de 24 meses.

Para inscrição, é necessário apresentar: cópia autenticada do diploma de graduação ou comprovante de conclusão de curso em Ciências Biológicas ou áreas afins e do Histórico Escolar, cópia do RG, CPF, Título de Eleitor com comprovante de quitação, certificado de quitação de Serviço Militar, currículo lattes comprovado, duas fotos 3x4.

O candidato também deve enviar requerimento de inscrição, indicação de um provável orientador, entre os que estão oferecendo vagas para 2012, aceite formal do provável orientador, duas cartas de recomendação, declaração de ciência do candidato de que o curso requer dedicação integral, comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 80.

Serão utilizados como instrumentos de avaliação prova escrita de conhecimentos específicos em ecologia e conservação, prova de proficiência em inglês e análise de currículo, realizados no dia 14 de dezembro. O resultado final será divulgado a partir do dia 19 de dezembro.

O modelo dos documentos e o edital completo podem ser acessados emwww.unemat.br.

SECOM-MT:Programas educacionais atuam na prevenção às drogas

VOLNEY ALBANO 
Assessoria/Seduc-MT 

Os programas ‘Mais Educação’ e ‘Escola Aberta’, desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), serão ampliados e ajudarão nas ações do "Plano Estadual de Combate às Drogas". Os dois programas têm como objetivo ampliar o tempo do estudante na escola e a participação da comunidade no ambiente escolar, por meio de práticas esportivas, pedagógicas, recreativas e culturais.
O Plano, que será lançado no próximo dia 23 de novembro, pelo Governo do Estado, tem por meta promover a prevenção, tratamento e redução de danos aos usuários, e repressão ao comércio de entorpecentes. Nesse esforço, a Seduc, em parceria com o Governo Federal, poderá contribuir para evitar o acesso dos estudantes da rede estadual às drogas.
O ‘Mais Educação’ oferta atividades educativas, lúdicas, culturais e formativas para os estudantes no contraturno escolar. Professores e diretores das escolas que desenvolvem o programa avaliam que a permanência dos alunos em tempo integral na escola impede que eles fiquem "ociosos e vulneráveis". Por sua vez, o ‘Escola Aberta’ promove qualificação profissional, atividades recreativas e culturais às comunidades do entorno das escolas atendidas. As atividades ocorrem aos finais de semana e contribuem para maior inserção e cuidado dos moradores para com as escolas.
Conforme a gerente da Coordenadoria de Projetos Educativos da Seduc, Gláucia Ribeiro, a meta para 2012 é ampliar o ‘Mais Educação’ para mais 200 escolas e o segundo programa para mais 10. Ela explica que o objetivo é assegurar que os dois programas sejam implantados prioritariamente nas unidades de ensino que apresentam elevado índice de violência e alta vulnerabilidade social.
Outras cinco ações também serão desenvolvidas pela Seduc dentro do Plano. São elas: formação sobre a temática "drogas", apoio as ações do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), apoio e acompanhamento dos projetos de saúde e prevenção nas escolas, promoção e realização de pesquisas sobre o tema com alunos da rede estadual e realização de campanhas informativas dirigidas aos alunos.
RECURSOS
Para assegurar o cumprimento das ações, a Seduc vai investir 1% de seu orçamento anual, o que para 2012 representará recursos em torno de R$ 150 mil. Segundo Gláucia Ribeiro, a Secretaria já assegurou em seu Plano Plurianual (PPA) as verbas para a realização do trabalho.
Sobre a necessidade de formação dos profissionais da educação, ação prevista, Gláucia Ribeiro cita como exemplo o fato dos professores não receberem formação inicial nas graduações, para trabalhar com os alunos a temática da prevenção ao consumo de drogas. "Por isso vamos realizar formação continuada voltada para o tema em conjunto com instituições parceiras", disse.
PARCERIA
Ainda dentro das ações previstas pela Seduc, projetos realizados em parceria com demais instituições do Estado serão ampliados. É o caso Proerd, desenvolvido em parceria com a Polícia Militar e que consiste na realização de aulas ministradas por policiais militares, uma vez por semana em diversas unidades de ensino do Estado. "O programa tem duração de um ano e enfatiza a importância da disciplina e prevenção ao uso de entorpecentes", citou Gláucia.

Somente em 2011, a Seduc investiu R$ 82 mil na aquisição e distribuição de cartilhas e camisetas aos alunos que participaram do programa

SECOM-MT:Detran-MT realiza quatro leilões em dezembro

ABDALLA ZAROUR 
Assessoria/Detran-MT 

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), realiza no mês de dezembro quatro leilões de veículos e sucatas. Os leilões serão realizados nos municípios de Cuiabá, Jaciara, Poxoréo e Rondonópolis.

De acordo com o presidente da Comissão de Leilões, Leonildo Rodrigues dos Santos, serão leiloados ao todo, 650 motos e carros. Segundo Santos, os veículos que serão leiloados estão apreendidos há mais de 90 dias no pátio do Detran-MT, sendo a maioria por causa de infração de trânsito, como: documentação atrasada e motorista conduzindo o veículo sem habilitação.
Lance
O valor do lance varia de R$ 50 a R$ 4 mil, em Cuiabá, por exemplo. O dinheiro arrecadado, de acordo com o presidente da Comissão, será para pagar as despesas do veículo junto ao Estado. A diferença desse montante será repassada ao proprietário.

Toda pessoa física ou jurídica pode participar do leilão, desde que tenha CPF, seja maior de idade, no caso das empresas, que tenham o CNPJ regularizado.

O primeiro leilão será realizado em Cuiabá nos dias 7 e 8 de dezembro. As pessoas interessadas podem conhecer os veículos uma semana antes da realização do evento. A programação dos leilões segue com Jaciara no dia 17, Poxoréo dia 20 e Rondonópolis dia 21 de dezembro. Os interessados também podem visitar uma semana antes essas Ciretrans para conhecer os veículos que serão leiloados.

Outras informações pelo telefone (65) 3615-4741 das 8h às 17h.

SECOM-MT:Plano Estadual de Enfrentamento às Drogas será lançado nesta quarta-feira

OLIVIA PIRES 
Assessoria/Sejudh-MT 

O Governo do Estado Mato Grosso promove na próxima quarta-feira (23.11), o lançamento do Plano Estadual de Enfrentamento às Drogas e instalação do Comitê Gestor responsável pela execução e acompanhamento dos trabalhos. A cerimônia será realizada em Cuiabá, no salão nobre Clóves Vettorato, no Palácio Paiaguás às 09 horas.

A medida, inédita no Estado, consta do Decreto 718 do Executivo Estadual publicado no Diário Oficial, em 26 de setembro de 2011 e pode ser acessado no endereço www.iomat.mt.gov.br. De acordo com o Decreto, o enfrentamento às drogas ilícitas é um dever do Estado e responsabilidade de todos. E esse enfrentamento somente será eficaz se houver comprometimento e atuação orgânica do Estado e da sociedade civil.

Nesse sentido, as ações do Estado serão realizadas em conjunto por meio de seis Secretarias de Estado, que observadas suas competências, deverão desenvolver ações de transversalidade destinadas à prevenção, ao atendimento e reinserção social, e à repressão ao comércio e ao uso indevido de drogas.

O Comitê Gestor do Plano será presidido pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e integrado por representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Saúde (SES), Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), e Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom/MT).

As Secretarias de Estado envolvidas diretamente na ação deverão destinar no mínimo 1% do montante total dos recursos previstos no orçamento para elaboração, implementação e execução de ações interdisciplinares que contemplem os objetivos do Plano Estadual de Enfrentamento às Drogas.

Entre as consequências sociais decorrentes do comércio e do consumo de drogas ilícitas na sociedade mato-grossense estão a perda prematura de vidas, a desagregação de famílias, o aumento da criminalidade, com destaque aos homicídios, roubos e extorsões e, a elevação dos gastos com a saúde pública.

SECOM-MT:Silval Barbosa destaca colaboração da sociedade para o sucesso do Natal da Família

GUILHERME BLATT 
Redação/Secom-MT 

O governador Silval Barbosa esteve presente neste domingo (20.11) no lançamento da campanha Natal da Família, na Praça das Bandeiras em Cuiabá, evento promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas). Acompanhado da primeira-dama e secretária da Setas, Roseli Barbosa, o governador agradeceu a todos os que ali estavam presentes e que contribuíram para a campanha.

Para o governador, o envolvimento de toda a sociedade faz a diferença. “O importante é que todos participem, para ajudarmos uma família que precisa no final do ano, para que essas famílias tenham um natal com muita dignidade”, disse. Ele lembrou que as doações podem ser feitas até o dia 10 de dezembro e que espera que todas as famílias necessitadas sejam ajudadas.

Silval Barbosa também aproveitou a oportunidade para lembrar o trabalho do Governo do Estado para diminuir as desigualdades sociais, com a criação de oportunidades. O evento de lançamento do Natal da Família contou com mais de 20 atrações musicais nacionais e regionais. A entrada do evento correspondia a doação de 2 kg de alimentos.
Este ano a campanha para arrecadação de alimentos é voltada para famílias que estão abaixo da linha de pobreza ou em condições de vulnerabilidade nos 141 municípios mato-grossenses, incluindo comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas.
Estiveram presentes do evento o secretário adjunto de Assuntos Comunitários da Setas, Benjamin Franklin, secretária adjunta de Cidadania da Setas, Vanessa Rosin, o secretário de Estado de Comunicação Social, Osmar de Carvalho, demais autoridades e imprensa da capital.

Vereador propõe incentivo ao estudo e inclusão de idosos no mercado de trabalho em Várzea Grande

PL ainda fala da reserva de 5% das vagas de cada cargo público colocado em disputa em concurso para a população acima de 60 anos

Um Projeto de Lei (PL) que começa a tramitar na Câmara Municipal de Várzea Grande quer estimular a inclusão dos idosos no mercado de trabalho através de incentivo aos estudos e reserva de vagas para cargos disputados em concursos públicos. De autoria do vereador Antonio José de Oliveira-Toninho do Gloria lider da bancada do (PV), propõe o acréscimo de dispositivos à lei  que institui a política do idoso. “Hoje os idosos se aposentam com boa saúde e tem muita experiência, o mercado de trabalho pode absorver essa mão de obra. Vamos ajudar essas pessoas nessa fase em que mais precisam de recursos para remédios e outras despesas. Uma pesquisa recente diz que uma parcela grande de famílias é sustentada por pessoas que vivem da aposentadoria. Eles têm uma participação grande no custeio da vida familiar”, explica o autor da proposta.
 
Para o vereador Toninho do Gloria, a educação é a melhor foram de inclusão para essa parcela da população. Assim, o projeto estabelece que o município deverá criar um incentivo para acesso dos idosos a cursos de ensino médio, superior e profissionalizante. “A partir desta política pública, poderia ocorrer o aumento de turmas da Educação para Jovens e Adultos (EJA), cursos técnicos e de nível médio noturnos. Além disso, é necessária a criação de uma metodologia específica para os idosos, para que eles possam efetivamente adquirir informação”, diz.

 O projeto trata, ainda, da reserva de 5% das vagas de cada cargo público colocado em disputa em concurso para os idosos, desde que haja compatibilidade entre a qualificação e as atribuições do cargo pretendido pelo idoso. Essa mesma porcentagem seria considerada para contratações na administração pública municipal direta e indireta. “Os paradigmas estão mudando, é necessário rever conceitos e marcos legais para garantir aos idosos não só acesso ao mercado de trabalho, mas aumento da qualidade de vida através da informação”, afirma Toninho do Gloria.

O projeto de lei ainda vai passar por outras comissões da Câmara, onde quando pode receber alguma emenda, antes de ser apreciado. Se aprovado, ele é encaminhado para o Executivo municipal, e entra em vigor após a sanção do prefeito Sebastião dos Reis Gonçalves-Tião da Zaeli (PSD).

Inédito: Projeto proíbe concurso público para cadastro reserva em Várzea Grande

O vereador Antonio José de Oliveira apresentou na Câmara Municipal de Várzea Grande um projeto pioneiro que prevê aos candidatos aprovados em concurso público não apenas a expectativa de direito, mas o direito efetivo à nomeação. Para vetar que se burle a esse princípio constitucional, a lei proíbe a realização de concurso exclusivamente para formação de cadastro reserva, nos quais não haveria previsão do número de vagas colocadas em disputa.
- Não é moral, razoável ou justo que o Poder Público publique edital de concurso público, provocando a mobilização de dezenas ou mesmo centenas de milhares de candidatos que, após pagarem inscrição, adquirirem livros, matricularem-se em cursos preparatórios, submeterem-se a rigorosa seleção, e, uma vez aprovados e classificados dentro do número de vagas expressamente estabelecido no edital, vêem seus esforços frustrados pela omissão do Poder Público em nomeá-los para o cargo para o qual tanto lutaram – comentou Toninho do Gloria.
Com base no capítulo VII da Administração pública foi introduzida ainda a determinação de que o número de vagas colocadas em disputa reflita as efetivas necessidades do serviço, medida que promove a racionalidade na gestão de pessoal da Administração e resguarda o interesse público.

Combate educativo ao cigarro nas escolas e postos de saúde

O vereador Antonio José de Oliveira (TONINHO DO GLORIA) lider da bancada do (PV), um projeto que prevê adoção de medidas educativas, com vistas a combater a prática do tabagismo, que vão desde a realização de campanhas educativas e preventivas à inclusão de conteúdos específicos nos currículos das escolas municipais do ensino fundamental, abordando os malefícios causados pelo cigarro e os derivados do tabaco.

A promoção e a realização de palestras, seminários e campanhas educativas, junto às escolas, órgãos, departamentos, unidades/postos de saúde, associações comunitárias, clube de mães, e outras entidades representativas e comunitárias são medidas propostas no projeto de iniciativa do vereador Toninho do Gloria. Afixação e a manutenção, de avisos, placas e/ou cartazes alusivos à proibição da prática do tabagismo também fazem parte das medidas educativas do projeto.

O vereador Toninho do Gloria defendeu a medida como forma educativa de esclarecimento junto as entidades representativas e comunitárias, a população em geral, e aos alunos das escolas da rede municipal, acerca dos males causados dos cigarros, cachimbos, cigarrilhas, charutos ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco.