Pages

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Senador Pedro Taques elogia governador por cancelar compra de Land Rovers, mas quer 'achar' culpados

Da Redação - Julia Munhoz
Senador Pedro Taques elogia governador por cancelar compra de Land Rovers, mas quer 'achar' culpados (Ilustração)O senador Pedro Taques (PDT) parabenizou a atitude do governador Silval Barbosa (PMDB) em determinar o cancelamento do contrato de compra dos veículos Land Rovers com a empresa Global Tech, mas cobrou que os erros no processo licitatório devem ser investigados e os envolvidos responsabilizados.

“Se existem erros temos que acabar com eles. Não podemos jogar a sujeira para baixo do tapete. Agora quem comete erros deve ser investigado. Parabenizo o governador pelo cancelamento desta licitação ele foi prudente”, declarou o senador durante entrevista ao jornal Mato Grosso no Ar da Rádio Rodovia.

Sempre crítico, o senador chegou a afirmar que a Global Tech não passa de uma empresa de fachada montada apenas para o ‘esquema’ de compra das Land Rovers. “Esta empresa (Global Tech) ao que consta é de facha que funciona dentro de uma pasta debaixo do braço de alguém. Não tem um empregado em Mato Grosso”.

Diante da ressente discussão, Taques acabou apresentando no Senado Federal um projeto que prevê que toda a dispensa e inelegibilidade de licitação sejam comunicadas ao Ministério Público Estadual (MPE) e Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Compras 

O governador admitiu recentemente haver indícios de irregularidades na contratação da Global Tech, empresa responsável por fornecer 10 Conjuntos Móvel Autônomos de Monitoramento (Comam) para segurança na fronteira, o que levou o governo a cancelar o contrato.

Há algumas semanas o escândalo sobre a aquisição de 10 Land Rovers equipadas com tecnologia russa de radar para monitoramento da fronteira, pela Secretaria da Copa (Secopa), ‘abalou’ a pasta

Brigas "minam" Mendes a prefeito; PSB pode perder ainda vaga na AL

Glaucia Colognesi


O presidente do PSB-MT, deputado federal Valtenir Pereira, enfrenta oposição dos colegas Mauro Mendes e Luciane Bezerra
     Depois de entrar no rol dos partidos que mais cresceram nacionalmente no último pleito, com a eleição de 6 governadores, 4 senadores e 35 deputados federais, entre eles Valtenir Pereira, o PSB "patina" na busca de ampliação de seu tamanho em alguns Estados, especialmente em Mato Grosso. A legenda está rachada em dois grupos. Um é conduzido por Valtenir, presidente regional. No outro se juntaram o empresário Mauro Mendes, pré-candidato a prefeito de Cuiabá, e a deputada estadual Luciane Bezerra. O clima entre eles é de animosidade.
     Valtenir faz o que se convencionou chamar de trabalho formiguinha. Tem percorrido todas as regiões do Estado em busca de lideranças com potencial de candidatura a prefeito. Defensor público do Estado licenciado, ex-vereador por Cuiabá e federal pela segunda vez, Valtenir sabe que só assim, com mais prefeitos e vereadores, vai "gabaritar" o partido para ingressar numa coligação competitiva na disputa pelo governo do Estado em 2014.
     A atuação partidária, porém, é dificultada pela personalidade considerada centralizadora do parlamentar. Ao que parece, ele comanda a legenda com "mãos de ferro". Aliados confidenciam que o deputado deixa se envolver em picuinhas e tem dificuldades em apaziguar os ânimos dos militantes e lideranças expressivas, como Mendes, presidente do PSB de Cuiabá, e a deputada Luciane. O partido tem chances reais de, com Mendes, conquistar o Palácio Alencastro, sede da Prefeitura de Cuiabá, mas as divergências internas expõem o grupo e impedem a entrada na legenda de novas lideranças e simpatizantes.
    Cúpula nacional
    A briga entre Valtenir e os dois correligionários já chegou à Executiva nacional. Mendes e Luciane foram reclamar de Valtenir. Disseram que o dirigente toma decisões unilaterais e cobram mais espaço dentro da executiva estadual. Os esforços parecem que foram em vão. No meio do furacão, o vice-presidente da sigla, Roberto Amaral, telefonou para Valtenir, reforçando apoio a qualquer decisão do presidente estadual.
     Nos bastidores, Valtenir, Luciane e Mendes destilam veneno. Luciane classifica Valtenir de ditador e admite a hipótese de se desfiliar. Mendes reclama de não participar das discussões partidárias e tomada de decisões. Chega a dizer que o deputado quer criar o PSV, Partido Só do Valtenir. Este, por sua vez, tem classificado os dois "colegas" de omissos e mal agradecidos. O deputado se queixa que ambos preferem se isolar nos gabinetes e escritórios a participar dos debates.
     A continuar neste clima, o PSB que mais cresceu nas urnas em nível nacional no ano passado pode minguar e passar a quilômetros de distância da meta ambiciosa de eleger 40 prefeitos. Hoje conduz 4 prefeituras. O trio terá de afinar o discurso se quiser aumentar de 153 para 240 o número de vereadores, conforme apregoava a direção estadual.  Nos últimos seis meses, o PSB conseguiu dobrar o número de filiados no Estado, de 6,5 mil para 13 mil. Resta saber se eles vão continuar seguindo os passos do trio "parada dura" diante de tantas polêmicas que geram incertezas no lançamento das candidaturas.
RDNEWS - Notícias e Bastidores da Política em Mato Grosso

Taques não vê razão para escândalo sob Luppi manchar a imagem do PDT

Nayara Araújo

    Taques não vê razão para escândalo sob Luppi manchar a imagem do PDT Mesmo com a preocupação do presidente regional do PDT, deputado Zeca Viana, com o impacto negativo do escândalo no Ministério do Trabalho para a organização da legenda rumo ao pleito de 2012, o senador Pedro Taques sustenta que as suspeitas e o clima tenso que pairam sobre a sigla em nada atrapalham sua atuação. “Classifico as acusações a Lupi de graves e sou favorável a investigações severas", diz o senador em relação ao suposto esquema de propina na pasta com a participação de ONGs.
     Denúncia da revista Veja aponta o suposto envolvimento de assessores ligados ao PDT às irregularidades com participação de ONGs em ações do governo federal. Segundo a reportagem, as fraudes ocorriam no programa de capacitação profissional, com a exigência de 5% a 15% de propina pelo assessores para resolver exigências que eles mesmos criavam.
     Como participantes do esquema, a revista aponta o então assessor especial do ministro, Anderson Alexandre dos Santos, o deputado federal Weverton Rocha (PDT-MA), coordenador-geral de qualificação, e Marcelo Panella, demitido em agosto após ocupar a função de chefe de gabinete de Lupi por quatro anos. A investigação segue om acompanhamento da Polícia Federal e ainda não há previsão de data para ser concluída.
RDNEWS - Notícias e Bastidores da Política em Mato Grosso

Em 92, Antonio Joaquim entrega a presidência do PDT-MT a Dante

Romilson Dourado


 Pedetistas mato-grossenses foram decisivos para criação do partido em âmbito nacional. A seção no Estado foi responsável pela organização de um dos 12 primeiros diretórios regionais necessários para constituir a legenda no país, sob a liderança de Leonel Brizola. Antonio Joaquim, da região de Barra do Garças, foi o primeiro deputado estadual eleito pelo PDT em MT. Ele exerceu também mandato de deputado federal, foi secretário de Estado do governo Dante e hoje é conselheiro do Tribunal de Contas. Ele tinha relação estreita com Brizola e conduziu o partido no Estado por dois mandatos, junto com o radialista Mário Márcio Torres. Em 92, conforme a imagem acima, Joaquim entrega a presidência do diretório regional para Dante, que dois anos depois conquista cadeira de governador pelo PDT. Em 95, Dante, que havia sido prefeito de Cuiabá, deputado federal e ministro da Reforma Agrária, entra em rota de colisão com Brizola e migra para o PSDB. Hoje, o PDT-MT é presidido pelo senador Pedro Taques. Mário Márcio ficou isolado e, Joaquim, em cargo vitalício, está fora da militância política. Possui um deputado estadual: Zeca Vian
a.
Foto: Informativo do PDT

Deus é Justo:Deputado Riva “detona” Eder Moraes e defende Carlos Brito

Redação PvaNews c/ RDnews

(Foto: VLT. Sistema de modal escolhido para Cuiabá )
Presidente da Assembleia, José Riva, um dos mais entusiastas defensores do VLT (Veículo Leve sob Trilhos), associa os erros de Moraes à sua preocupação em aparecer.
A fama de "exibicionista" do secretário extraordinário da Copa, Eder Moraes, não agrada em nada o presidente da Assembleia, deputado José Riva (PSD). "Se ele se preocupasse em aparecer menos e compartilhar mais, cometeria menos erros", avalia. Entre as atitudes que o cacique critica está a briga com o ex-diretor de Infraestrutura da extinta Agecopa, Carlos Brito (PSD).
Mesmo tendo sido um dos mais empenhados na definição pelo VLT, Riva saiu em defesa de Brito. Para o deputado, foram pertinentes as declarações do ex-diretor durante a audiência pública na Assembleia Legislativa, que debatia a implantação do modal. "Não acho que a participação dele foi ofensiva. Quem representava a Agecopa era o Eder, o Brito tinha todo direito de falar como cidadão", sustenta.
As críticas e questionamentos de Brito acabaram resultando na própria extinção da Agecopa. De acordo com a lei que criava a autarquia, diretor algum poderia ser exonerado ou nomeado sem o aval da Assembleia. Para ter mais autonomia, o governador Silval Barbosa (PMDB) resolveu transformar a Agecopa numa pasta de seu staff, a Secopa.
Ao mesmo tempo em que defende a demissão tanto de Brito como de Eder, Riva recua quando provocado a avaliar se Silval errou ao manter o ex-presidente da Agecopa no staff. "No lugar do Silval, eu teria demitidos os dois", afirma. Político, o deputado pondera entender os motivos que levaram o governador a tomar tais atitudes. "A Secopa precisa de alguém arrojado. O Eder tem essa característica. Só acho que não podemos confundir isso com precipitação", avalia.

Maninho de Barros (PSD):Vereador Toninho do Gloria defende que Emendas ao Orçamento garantem participação popular

Desde que o vereador Maninho de Barros (PSD) assumiu o cargo de presidente, ele vem criando mecanismos para modernizar e agilizar o serviço legislativo, dando mais transparências nas ações realizadas pelo parlamento municipal, diz Toninho do Gloria lider da bancada do (PV)


A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Várzea Grande deverá abrir um prazo para a população participar do processo de votação do orçamento, essa é a sugestão do vereador Antonio José de Oliveira lider da bancada do (PV) (TONINHO DO GLORIA).
Com o prazo, os populares poderão enviar emendas ao Projeto de Lei, que estima a receita e fixa as despesas do Município para 2012. De acordo com o vereador Toninho do Gloria, esta será uma inovação que tem como principal objetivo inserir a população no processo. “Não é comum, nestes casos, uma Comissão fazer uma Audiência Pública. Esta será uma demonstração mais clara de transparência da Câmara”.
Outra inovação defendida pelo vereador Toninho do Gloria (PV) é que seja colocado no site da Câmara, do Orçamento enviado pela Prefeitura. “Esta é outra inovação que a camara de muncipal de Várzea Grande deverá adotar, pois estamos colocando o Orçamento no site e divulgamos o edital para a participação popular, dando mais uma demonstração de que queremos incentivar a participação”, garantiu Toninho, ressaltando a transparência do processo.

Pela proposta as emendas deverão ser protocoladas na Secretaria Legislativa da Câmara Municipal. As proposições devem estar subscritas por, no mínimo, 5% do eleitorado, conforme critérios estabelecidos pela Constituição Federal e a Lei Orgânica do Município.

Se as emendas não receberem o apoio deste percentual, a sugestão será encaminhada para a Comissão ou para um dos vereadores, que podem apresentar ou não a questão, conforme suas avaliações.
Desde que o vereador Maninho de Barros (PSD) assumiu o cargo de presidente, ele vem criando mecanismos para modernizar e agilizar o serviço legislativo, dando mais transparências nas ações realizadas pelo parlamento municipal, diz Toninho do Gloria lider da bancada do (PV).
O parlamentar destacou que essa mudança começou na gestão do vereador Wanderley que teve continuidade na gestão do vereador Madureira e tem se intensificado de sobre maneira na administração do vereador Maninho de Barros.
Além disso, Toninho do Gloria (PV)fez previsão otimista para o restante do ano, ao lembrar que a tendência é de continuar trabalhando cada vez mais com o propósito de buscar alternativas para resolver os problemas que se lhe apresentam no dia a dia, com reflexos positivos na qualidade de vida. Para tanto, ele pede a participação efetiva da população nos trabalhos da Casa, com a apresentação de sugestões de políticas públicas que atendam às necessidades do município.

Para Toninho os números são mais do que significativos e mostram o compromisso do Legislativo para com a população, ao frisar que todos os vereadores se esforçam para representá-la da melhor forma, buscando soluções permanentes para os problemas que se apresentam no cotidiano. “A vida de um vereador não é fácil como muita gente pensa.
 
Trabalhamos sem parar no sentido de atender aos anseios do nosso povo. E os resultados práticos estão aí para todos verem, em diferentes setores”, sustenta.

Durante o semestre, o Legislativo realizou varias audiências públicas, em que se debateu os mais diferentes temas, como meio ambiente, combate ao desemprego, segurança pública, saúde e educação.

De acordo com o vereador Toninho do Gloria o presidente Maninho de Barros tem apoiado nas realizações de audiência publica e que no qual esta se transformando em importantes instrumentos para debater com as autoridades e a população assuntos específicos. Lembra que, além disso, elas são fundamentais para maior aproximação do Legislativo com o povo, que pode se manifestar, criticar e apontar soluções aos problemas pontuais. Ele chamou a atenção, também, para a fiscalização da correta aplicação dos recursos do contribuinte, como dispõe a Constituição Federal.

Dotado de sentimento cívico, dono de um linguajar simples e objetivo, prático e sincero em suas decisões, Maninho de Barros (PSD) é um político diferenciado, que faz do seu mandato um sacerdócio. Respeitado pelo povo, admirado pela classe política, simpático à Imprensa e exemplo para quem deseja seguir a carreira parlamentar, o presidente da câmara de Várzea Grande, dispensa holofotes e procura trabalhar silenciosamente, mas cobra resultados e não admite corpo mole e conversa fiada.

Sempre em total sintonia com as mais variadas situações político-administrativa de Várzea Grande. Tido como amigo e parceiro e fiel, Maninho de Barros (PSD) é solícito com os lideres comunitários, secretários, vereadores, empresários e população em geral, que acorrem ao seu gabinete em busca de subsídios, o que lhe confere o titulo de “Vereador Popular e Representante das Classes Menos Favorecidas”.

Toninho do Gloria, considerado o maior ativista na luta contra a pedofilia em MT, destaca que a popularidade de Maninho de Barros (PSD) está sempre presente. Modesto e trabalhando sem alarde, Maninho de Barros (PSD) promove relevantes serviços com simplicidade, autenticidade, planejamento e acima de tudo com muito profissionalismo político. Uma das grandes virtudes do maninho de Barros é a transparência, fato este, muito em voga nos dias atuais, onde a maioria dos políticos procuram e empurra os problemas com a barriga, ganhando tempo, atrasando compromissos firmados e engavetando inúmeras solicitações. A sua atuação em várias áreas, tem lhe rendido respeito, pois é visível e notória a sua participação direta em várias conquistas. O seu estilo inconfundível e sua maneira peculiar de fazer política é uma marca registrada que lhe atesta como um político com grande credibilidade para alçar altos vôos,destacou Toninho do Gloria.

POLICIA MT:PM prende dois por assalto a banco em Colniza

Da Redação - LP
Dois integrantes da quadrilha que assaltou na última quinta-feira (10.11) uma cooperativa de crédito e um posto bancário em Colniza (a 1.065 quilômetros de Cuiabá) foram presos pela Polícia Militar, nesta segunda-feira (14.11).

Além da prisão, os policiais militares recuperaram três armas de grosso calibre e R$ 77.7 mil em dinheiro, além de mantimentos, roupas e galões de combustível. O valor aproximado de R$ 90 mil, publicada anteriormente, é referente à quantia levada no assalto.

Conforme o comandante regional de Juína (CR VIII), coronel Jadir Metello da Costa, foram presos Evandro Bulhões Cirqueira, de 40 anos, e Vânio Ornelas Meneguci, de 37. Segundo o comandante, os dois foram responsáveis por dar apoio logístico aos criminosos, em dois sítios localizados na zona rural de Colniza (Pé de Serra e Boa Vista). A prisão ocorreu no sítio Pé de Serra, após confronto armado entre policiais e criminosos.

De acordo com levantamento de informações feito pela Polícia Militar, outro integrante da quadrilha, identificado como Marciene Ornelas Meneguci, parente de Vânio, é apontado como o instrutor dos assaltantes, por ser morador antigo do município e conhecer toda área, inclusive de mata. “Ele conhece muito bem todos os acessos e trilhas da região”, afirma Costa. Além de Marciene, a PM acredita que estão foragidos outros seis membros da quadrilha, todos moradores de Cuiabá.

O comandante esclarece que atualmente estão empregados aproximadamente 50 policiais militares oriundos dos municípios de Colniza, Juína, Cotriguaçu e dos distritos de Nova União e Guariba. Os trabalhos de buscas também contam com o apoio de policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

Governador diz que Cuiabá será canteiro de obras em 2012 para Copa

Da Redação - Alline Marques
Foto: Guilherme Filho/Secom-MTGovernador diz que Cuiabá será canteiro de obras em 2012 para Copa
O governador Silval Barbosa (PMDB) aproveitou a reunião de esportistas de várias gerações para avisar que a Copa do Mundo em Cuiabá está garantida e prometeu que a partir de janeiro de 2012 a capital deverá se tornar um canteiro de obras. O anúncio foi feito durante a cerimônia de entrega da Comenda de Honra ao Mérito Esportivo, realizado na manhã desta terça-feira (15), no Hotel Fazenda Mato Grosso.

Silval quer por um fim aos boatos de que Cuiabá não conseguiria realizar a Copa e garantiu que a capital terá um evento à altura dos mato-grossenses.

“Mato Grosso conseguiu uma conquista histórica de ser uma das sedes da Copa do Mundo, palco do futebol mundial, e existem muitos questionamentos se vamos conseguir, pois eu aviso que vamos realizar este evento à altura dos mato-grossenses, que terão prazer e orgulho em contar aos amigos”, discursou.

O chefe do Executivo estadual adiantou ainda que não medirá esforços para que as obras da Copa acontecem e garantiu que trabalhará dia e noite para a realização dos jogos. Ele ressaltou ainda que a obra da arena pantanal é a segunda mais avançada no país, com mais de 30% concluída. Cuiabá fica atrás apenas da capital federa, Brasília.

Sobre as obras de mobilidade urbana, Silval disse já ter recebido o projeto para o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) e deve colocar tudo em licitação ainda este ano, para que em janeiro a “capital se torne um canteiro de obras”.

Riva diz que é preciso incentivar empresários a apoiar esporte em MT

Da Redação - Alline Marques
Foto: Maurício BarbantRiva diz que é preciso incentivar empresários a apoiar esporte em MT
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD), anunciou a criação de um Câmara Temática Permanente para discutir o esporte mato-grossense e encontrar uma forma de fazer o empresariado investir nos atletas e clubes do estado. A informação foi dada durante a cerimônia de entrega da Comenda de Honra ao Mérito Esportivo, realizada na manhã desta terça-feira (15), no Hotel Fazenda Mato Grosso.

Para Riva, não se pode apenas esperar que o empresário invista no esporte, tem de haver algum incentivo. Por isso, a ideia da câmara temática será para encontrar soluções para que aumente os patrocínios. A ideia é oferecer incentivo fiscal à empresa que associar sua marca ao esporte.

A ideia do deputado é refletir principalmente no futebol mato-grossense. Ele lembrou que chegou a presenciar partidas no estádio Governo José Fragelli, o Verdão, com mais de 50 mil pessoas. Por isso, o parlamentar defende o incentivo ao empresariado para que até 2014 seja possível que um time de Mato Grosso chegue ao menos à série B do Campeonato Brasileiro.

Riva cita como exemplo ainda clubes como Luverdense e Cuiabá, que com parceria entre empresários e dirigentes, estão se destacando fora do Estado. Atualmente, a equipe de Lucas do Rio Verde passou da primeira fase da série C e ainda tenta lutar para se manter viva na competição e chegar à série B. Já a equipe da capital garantiu o acesso à série C para o próximo ano.

O governador Silval Barbosa (PMDB) está otimista e pensa em chegar até a série A em 2014 e adiantou que dará total apoio à Câmara Temática criada pela Assembleia Legislativa. 

População de Itiquira realiza marcha contra corrupção

De Rondonópolis - DS
Entidades civis organizadas e cidadãos de Itiquira (362 km ao sul de Cuiabá) decidiram se articular para cobrar que os atos de improbidade cometidos pelo prefeito Ernani Sander, o Nani (PSDB) não fiquem impunes. Nesta manhã, ocorreu a  “Marcha contra a corrupção e impunidade”.

A marcha, que segundo os seus organizadores é apartidária, teve início em frente à Câmara de Vereadores, depois seguiu pelas principais ruas e avenidas da cidade, passando pela Prefeitura e o ato foi encerrado no Fórum.

O profissional da construção civil, Divino Severino, um dos moradores que esteve à frente da mobilização para o ato, explicou que o objetivo principal do ato é cobrar o combate à impunidade e o julgamento de processos relativos a casos de corrupção envolvendo o prefeito, que foi denunciado pelo Ministério Público Estadual (MPE) por desvio de recursos públicos e fraudes em licitação.

O prefeito Nani chegou a ficar 60 dias afastados por determinação da justiça eleitoral, mas conseguiu retornar ao cargo. O MPE,por sua vez, já propôs cinco ações civis públicas contra o tucano. Numa delas, solicitou a indisponibilidade dos bens e o afastamento do prefeito, do secretário de Administração, Ernani Velasco Sander Junior, e da secretária de Assitência Social, Nancy Alves Velasco, filho e esposa do tucano, respectivamente, por ato de improbidade administrativa.

“Como dizia a canção, quem sabe faz a hora, nós decidimos nos mobilizar e, assim como muitos brasileiros estão programando para esta terça-feira marchas contra a corrupção e a impunidade em diversas cidades, para também marchar e demonstrar a nossa indignação contra a corrupção e a impunidade, bem como que a justiça análise as denúncias gravíssimas contra o prefeito”.

Ele ressalta que não querem mais ver o nome do município sendo motivo de ‘piada’, em virtude das fraudes nas licitações municipais, na compra de livros para educação, de remédios, superfaturamentos na compra do leite, merenda escola e no serviço de limpeza das fossas, bem como nas contratações de servidores ilegais.

“Precisamos por fim que esse termo de que tudo acaba em pizza, pois somos nós, contribuintes, cidadãos que com nosso trabalho e suor enchemos os cofres públicos de dinheiro. Por isso, queremos punição aos corruptos e exigimos a transparência na aplicação do dinheiro público, que é nosso”, destaca, acrescentando que a população de Itiquira é pacata, mas está indignada com a impunidade com os desmandos da atual administração.

O militante do PPS em Itiquira, José do Carmo Ferreira Rocha, apoia o movimento e diz que a cidade está entregue a corrupção. “A Câmara de Vereadores virou as costas, judiciário parou. O caos é grande demais e a população esta irritada e descrente”.

Homenagem reúne esportistas mato-grossenses de várias gerações

Homenagem reúne esportistas mato-grossenses de várias gerações
Centenas de esportistas mato-grossense e também de pessoas ligadas ao esporte foram homenageados com a Comenda de Honra ao Mérito Esportivo na manhã desta terça-feira (15). A cerimônia foi marcada pela junção de várias gerações de atletas com muitas histórias para contar. O evento ocorreu no Hotel Fazenda Mato Grosso.

A ideia do vice-governador Chico Daltro (PSD) acabou tornando-se realidade e cerca de 300 atletas, ex-atletas, profissionais e beneméritos que contribuíram e ainda ajudam no desenvolvimento do esporte em Mato Grosso foram condecorados com uma medalha e um certificado em reconhecimento pelo trabalho prestado.

“Que o Estado possa reverenciar os que fazem os esportes hoje, mas, especialmente, os que fizeram ontem”, declarou Daltro.

O assessor especial da Secretaria Extraordinária da Copa, Agripino Bonilha Filho, também ex-presidente da antiga Federação Mato-grossense de Desporto (FMD), discursou em nome de todos os dirigentes e sugeriu que além da microfilmagem dos documentos sobre o esporte mato-grossense, também sejam feitos registros em vídeo com depoimentos de pessoas ainda vivas ou de parentes de atletas que possam contar os feitos pela modalidade esportiva.

“Se fosse possível ouvir as histórias destes 300 homenageados seria possível escrever uma bíblia do esporte de Mato Grosso”, afirmou.

A sugestão foi tão boa que de pronto foi aceita pelo governador Silval Barbosa (PMDB) que já determinou que seja incluso no convênio assinado com a Federação Mato-grossense de Futebol os registros de vídeo. O chefe do Executivo destacou ainda que esses arquivos servirão para as próximas gerações.

O ex-jogador de futebol Beto Cuiabano lembrou sua trajetória e as dificuldades enfrentadas, destacando que o esporte pode ajudar tirar crianças das ruas e das drogas. Ele ainda confessou que quando criança teve seus vícios, que foram superados com o futebol.

Muitas autoridades marcaram presença e ao final um almoço ao som do trio Henrique, Claudinho e Pescuma fechou a manhã de confraternização pelos que muito orgulharam Mato Grosso.

Silval recebe projeto do VLT e obra começará em janeiro

Da Redação - Alline Marques
Foto: Guilherme Filho/Secom-MTSilval recebe projeto do VLT e obra começará em janeiro
O governador Silval Barbosa (PMDB) recebeu o projeto final para a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) esta semana e nesta quarta-feira (16) deverá se reunir com a equipe da Secretaria Extraordinária da Copa para discutir os detalhes do edital de licitação. A expectativa é de que a obra inicie ainda em janeiro.

O anúncio foi feito durante a entrega da Comenda de Honra ao Mérito Esportivo realizado na manhã desta terça-feira (15) no Hotel Fazenda Mato Grosso. O evento reuniu centenas de esportistas e empresários ligados ao esporte mato-grossense.

Apesar de ainda não ter discutido com sua equipe se fará a divisão por lotes ou quilômetros, entre outros detalhes técnicos, Silval já adiantou que a licitação será realizada pelo Regime Diferenciado de Contratação, o polêmico RDC.

A lei do RDC é recente e entrou em vigor em agosto deste ano. Ela é voltada aos grandes eventos esportivos que se realizarão no país nos próximos anos (Copa das Confederações, Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e Paraolímpicos).

Sobre a possibilidade de realizar Parceria Público Privada, o governador afirmou que até o momento o Estado irá bancar a obra, mas não descartou a possibilidade. 

Deputados avaliam como positivo o trabalho da Rota da Integração Araguaia

Da Assessoria /Secom-MT
Os deputados que participaram da Rota da Integração Araguaia fizeram uma avaliação positiva da expedição. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva, que acompanhou a comitiva do início ao fim, ressaltou o contato com as demandas da população. “Nós não viemos aqui para escutar apenas elogios. As reclamações são importantes para a gente saber o que está acontecendo”.

Riva também elogiou o período escolhido para fazer a Rota. “Eu sempre disse que a época para conhecer os municípios é a época de chuva”. Segundo o deputado, é nesta época que se verifica os principais problemas das regiões, como em questões ligadas ao acesso aos municípios.

José Riva também se manifestou, também enquanto chefe do Poder Legislativo, dizendo que a Assembleia vai apoiar tudo aquilo que for em benefício da sociedade. Como exemplo lembrou que a AL-MT aprovou a lei que autoriza o Governo do Estado a permutar a área com o Governo Federal, por meio da Fundação Nacional do Índio (Funai), para transferir a os indígenas da reserva Maraiwatsede para outra área, o Parque Estadual, de 220 mil hectares, entre o Rio das Mortes e Araguaia.

A Lei 9.564, é de autoria do deputado José Riva em parceria com o deputado Adalto de Freitas, e foi sancionada pelo governador Silval Barbosa em julho deste ano.

No Posto da Mata, a Rota da Integração Araguaia fez uma ligeira parada, fora da programação, para ouvir os produtores que estão na área em litígio e manifestar sua preocupação com a determinação da Funai que insiste na retiradas dos produtores.

O deputado estadual Baiano Filho fez elogios ao potencial de crescimento da região, dizendo que o Araguaia tem muito a crescer. O deputado Zeca Viana se disse surpreso e feliz por conhecer a região e afirmou que a região é um bom local para se investir.

O deputado federal Carlos Bezerra, que participou da inauguração das obras de ampliação do sistema de abastecimento de água de Vila Rica, destacou que o governo Silval Barbosa é um governo que investe e trabalha pelo social.

Também integrou a Rota da Integração o deputado Wellington Fagundes, que destacou a importância do Governo visitar os municípios e ouvir as demandas. Segundo ele, a bancada de Mato Grosso não deixa de apoiar a o governo, apresentando emendas que ajudem no desenvolvimento do Estado.

Após demissão Nascimento diz que é difícil ser oposição ao governo no Estado

Da Assessoria/ LN Assessoria
O jornalista Leandro Nascimento que faz parte da cúpula do PSDB no Estado comentou após ser demitido da Câmara Municipal de Porto Alegre do Norte, onde comandava a assessoria de comunicação que é difícil ser oposição ao governo do Estado de Mato Grosso.

Para ele fazer oposição é sinônimo de alvo fácil, por isso quase ninguém e principalmente no Araguaia quer falar as “verdades” que acontecem no Estado durante a gestão do governador Silval Barbosa (PMDB).

“Existe muita repressão para quem é oposição as coisas erradas no Estado, algumas pessoas ainda não entenderam que ser oposição não é ser contra os projetos benéficos para sociedade, mas sim não estar de acordo com o que vem acontecendo de errado na gestão pública”, afirmou.

“Vejam o meu exemplo, por estar querendo o bem da sociedade, buscando trazer um debate sadio para a região e em contra partida a aproximação do Poder ao povo do Araguaia fui cortado da minha função, do meu ganha pão que faço de forma honesta, isso é censura, é truculência e esses tipos de coisas tem que acabar no Estado”, disse Leandro Nascimento.

Ele emenda dizendo que a maioria que querem ir contra o governo sofre alguma represália, “quando falamos ou fazemos algo que desagrada o chefe maior do Estado, estamos fadados às represálias, os prefeitos e vereadores são coagidos com o corte de investimentos em seus municípios, isso para mim não é democracia”, complementa.

“Um exemplo claro é o que acontece aqui no Araguaia, o município de Vila Rica é o único que está recebendo muitas obras do governo do Estado, devido o prefeito ser de confiança do governador, as outras cidades recebem migalhas e muitas promessas”, diz ele.

Leandro finaliza dizendo que muitas das vezes a população não fica sabendo da verdade pela mídia, devido essas repressões que acabam gerando medo nos colegas de comunicação, “muitos tem medo de falar e ter a cabeça a prêmio espero sinceramente que os poderosos do Estado revejam as suas formas de fazerem política, pois política de perseguição tem que acabar”, finaliza.

Deputado Riva confirma que vem ao Araguaia debater divisão do Estado

Da Assessoria/ LN Assessoria
O deputado Estadual José Riva (PSD) confirmou à comissão organizadora do I Fórum Dividir para Crescer que estará presente no evento dia 03 de dezembro em Porto Alegre do Norte para debater a divisão do Estado de Mato Grosso.

O presidente da Assembléia Legislativa apesar de não ser favorável a divisão do Estado, estará presente para ouvir os anseios da comunidade do Araguaia. Riva prepara algumas estratégias para 2012 e estará mais presente ainda nos municípios do interior do Estado.

Estarão presentes no evento também o Deputado Federal Nilson Leitão (PSDB), o Deputado Estadual Dilmar Dal’Bosco (DEM) e as lideranças regionais do Norte Araguaia.

Para o presidente da comissão, o Jornalista Leandro Nascimento será uma honra poder debater a divisão do Estado com pessoas com um vasto conhecimento sobre a realidade do estado de Mato Grosso.

Deputado estadual José Riva diz que é preciso incentivar empresários a apoiar esporte em MT

Da Redação - Alline Marques
Foto: Maurício BarbantRiva diz que é preciso incentivar empresários a apoiar esporte em MT
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD), anunciou a criação de um Câmara Temática Permanente para discutir o esporte mato-grossense e encontrar uma forma de fazer o empresariado investir nos atletas e clubes do estado. A informação foi dada durante a cerimônia de entrega da Comenda de Honra ao Mérito Esportivo, realizada na manhã desta terça-feira (15), no Hotel Fazenda Mato Grosso.

Para Riva, não se pode apenas esperar que o empresário invista no esporte, tem de haver algum incentivo. Por isso, a ideia da câmara temática será para encontrar soluções para que aumente os patrocínios. A ideia é oferecer incentivo fiscal à empresa que associar sua marca ao esporte.

A ideia do deputado é refletir principalmente no futebol mato-grossense. Ele lembrou que chegou a presenciar partidas no estádio Governo José Fragelli, o Verdão, com mais de 50 mil pessoas. Por isso, o parlamentar defende o incentivo ao empresariado para que até 2014 seja possível que um time de Mato Grosso chegue ao menos à série B do Campeonato Brasileiro.

Riva cita como exemplo ainda clubes como Luverdense e Cuiabá, que com parceria entre empresários e dirigentes, estão se destacando fora do Estado. Atualmente, a equipe de Lucas do Rio Verde passou da primeira fase da série C e ainda tenta lutar para se manter viva na competição e chegar à série B. Já a equipe da capital garantiu o acesso à série C para o próximo ano.

O governador Silval Barbosa (PMDB) está otimista e pensa em chegar até a série A em 2014 e adiantou que dará total apoio à Câmara Temática criada pela Assembleia Legislativa. 

POLICIA MT:Internet dá nova dimensão à pedofilia

A polícia da Suíça desmantelou uma plataforma na internet que servia de ponto de encontro para 650 pedófilos de quatro países. Foram abertos inquéritos contra 13 suíços.
As autoridades do país constatam um aumento desse tipo de criminalidade através da internet. O jurista Daniel Jositsch diz que as penas para pedófilos na Suíça deveriam ser mais severas.
A Justiça suíça conseguiu desbaratar o círculo de pornografia infantil a partir de uma dica que foi dada à polícia pela população.
O Serviço de Coordenação da Luta contra a Criminalidade na Internet (Scoci, na sigla em francês) observou a plataforma por algum tempo, antes de entregar o caso à Promotoria Pública de St-Gallen (nordeste do país).
Depois de reunir informações e material suficientes, a Justiça estadual fechou o cerco. Cerca de 600 pessoas da Alemanha, 40 da Áustria, 13 da Suíça e 4 de Liechtenstein deixaram seus rastros no site, gerenciado por alemães e hospedado por um provedor de St-Gallen.
Na última terça-feira, a plataforma foi desativada e foram abertos inquéritos contra os 13 suíços – quatro deles (homens entre 20 e 65 anos) se encontram em prisão preventiva. A Justiça investiga as suspeitas de produção de pornografia infantil e violação sexual de crianças.
Segundo a juíza Ursula Brasey, no material confiscado há imagens de “graves cenas de violação”. Uma das vítimas teria sido uma menina de 12 anos, conhecida de um dos usuários suspeitos e que não vive na Suíça.
“Nova qualidade”
Em termos numéricos, não se trata do maior escândalo de pedofilia na Suíça. Em 2002, a polícia fez buscas em 1300 casas durante uma operação pente fino.
Segundo o diretor do Scoci, Philipp Kronig, no entanto, a pedofilia na internet atingiu uma “nova dimensão qualitativa” com o novo delito. A plataforma foi configurada como bolsa, na qual os pedófilos não só trocavam fotos e vídeos, como faziam principalmente um intercâmbio de experiências e dicas para lidar com crianças e conselhos sobre como entrar em contato com elas.
Kronig deduz que os usuários da plataforma tinham intenção de abusar das crianças fisicamente. “Até agora, a pedofilia na internet se restringia a satisfazer uma pervertida curiosidade e se satisfazer sexualmente com a ajuda de fotos e vídeos em que eram mostradas relações sexuais com crianças”, explicou.
Segundo Kronig, não havia obstáculos especiais para acessar o site. Os interessados precisavam apenas se cadastrar através de email. Com isso, o fórum estava aberto a todos. Devido ao estágio precoce das investigações, a promotoria não pode dizer se, em função da bolsa, os pedófilos passaram das palavras aos atos.
As investigações já duram meses, mas a avaliação do material apreendido é muito morosa, informou a Promotoria Pública de St-Gallen, em comunicado à imprensa.
A Secretaria Federal de Polícia (Fedpol) enviou os dados sobre os usuários estrangeiros do site às respectivas autoridades no exterior, principalmente ao Departamento de Investigações Criminais da Alemanha.
Entre os acusados não se encontra o provedor de internet de St-Gallen que havia hospedado o site. “Ele mostrou muita disposição para cooperar com a Justiça”, disse Kronig.
Penas mais duras
O Scoci obteve vários sucessos nos últimos anos. Em nove de dez casos investigados, a suspeita de pedofilia foi confirmada e os criminosos foram pegos.
De acordo com dados do Departamento Federal de Estatísticas, de 2002 a 2006, de um total de 1096 pessoas acusadas de pedofilia 620 foram condenadas à prisão condicional na Suíça.
Em 2002, a multa média por uso de material pornográfico infantil era de 900 francos, em 2005 de aproximadamente 1500 francos. Além disso, devido ao risco de reincidência de muitos pedófilos, teria se multiplicado o número de tratamentos psiquiátricos.
Terapia
Segundo o psicanalista alemão Klaus Beier, os pedófilos podem aprender a controlar sua tendência sexual. “É tarefa dos atingidos aprender que podem fazer tudo na fantasia, mas não na realidade”, disse Beier à agência de notícias EPD.
Beier, professor de Ciências e Medicina Sexual na Universidade de Berlim, coordena desde 2005 um projeto de terapia para pessoas com tendências pedófilas. Segundo ele, do ponto de vista científico, ainda não é possível dizer que exista cura no sentido de que um pedófilo deixe de sentir atração sexual por crianças.
swissinfo com agências

O maior ativista na luta Contra ao Tráfico de Pessoas do Centro Oeste aplaude Ministro da Justiça

http://belavistams.com.br/noticia/2011/11/14/o-maior-ativista-na-luta-contra-ao-trafico-de-pessoas-do-centro-oeste-aplaude-ministro-da-justica

O maior ativista na luta contra a pedofilia e ao tráfico de pessoas do centro oeste,vereador  Toninho do Gloria cumprimentou o ministro José Eduardo Cardozo pela adoção de ações fundamentais no combate ao tráfico de pessoas, principalmente aquelas dominadas pelas máfias internacionais.
O vereador varzeagrandense destacou a criação de um grupo de estudos que agrega 21 setores da administração pública, entre ministérios, secretarias e departamentos.
Para Toninho do Gloria está sobejamente acertada a determinação do ministro para a elaboração de um amplo diagnóstico sobre as rotas de migração e de atuação do crime organizado. “É fundamental – afirma Toninho – que sejam monitoradas as adoções internacionais de crianças, o tráfico de pessoas para a remoção de órgãos, a exploração sexual e o trabalho escravo”.
Nesta entrevista, o ativista relembrou o período em que o senador Renan Calheiros foi ministério da Justiça, no governo FHC, quando da atuação do ex ministro foi sempre muito firme neste setor.
O ativista que é vereador no muncipio de Várzea Grande MT destacou que vai apresentar uma moção de aplauso pela iniciativa que procurará em fixar metas específicas e capacitar profissionais para atuar nesta área. E lembrou que “o Brasil terá dois grandes momentos para replicar ao mundo sua firme disposição no combate ao tráfico de pessoas, que serão a Copa do Mundo de Futebol e as Olimpíadas”.
- Tenho absoluta convicção – finalizou Toninho Gloria – que muito em breve nos livraremos desta mácula vergonhosa de sermos um país tolerante com o tráfico internacional de pessoas.

Vereador propõe projeto inédito e pioneiro criando o programa “Driblando o Oxi e Crack”

http://www.onortao.com.br/ler.asp?id=48871



Durante o evento os jovens receberam folders e cartilhas sobre o Oxi e crack 


Para ajudar a combater um dos maiores problemas sociais e hoje uma epidemia de dimensões incalculáveis o vereador Antonio José de Oliveira (TONINHO DO GLORIA) lider da bancada do (PV), apresentará na proxima quarta–feira projeto inédito e pioneiro instituindo o programa Driblando o “Oxi” e “Crack” onde será realizado um torneio de futebol salão.


O crack é uma droga mais viciante e potente do que a cocaína, de rápida absorção, prazer efêmero e devastador para o organismo e que causa danos ainda maiores ao corpo humano pela velocidade e potência com que seus componentes chegam ao pulmão e ao cérebro.


“O crack tem um  poder avassalador para desestruturar a personalidade, agindo em prazo muito curto e criando enorme dependência química e psicológica.


O crack nasceu nos guetos pobres das metrópoles, levando crianças de rua ao vício fácil e a morte rápida. Agora “chega à classe média, aumentando muito o seu rastro de destruição”, comentou o parlamentar.

No artigo segundo do projeto fica incluído a campanha de prevenção aos malefícios do consumo de “oxi”, considera-se “oxi” (“oxidado”) a mistura de base de cal, cocaína, permanganato de potássio e combustível.


No projeto inclui a divulgação da campanha “Várzea Grande de Mãos Dadas Contra a pedofilia”, com objetivo de alertar os jovens e ao público presente para esse mal que tem destruído a vida de muitas crianças, adolescentes e de seus familiares.


“Fiquem atentos ao comportamento de seus filhos, se notarem algo diferentes, procurem conversar e ver o que está acontecendo. O oxi, crack e a pedofilia destroem a família, ambos levam as crianças e adolescente a um caminho de sofrimento e dor”, comentou o vereador.


Segundo Toninho do Gloria esta iniciativa objetiva beneficiar principalmente as crianças, os jovens, e a sociedade como um todo. Infelizmente muitos estão sendo vítimas das drogas, e ultimamente por uma conhecida por “oxi” (“oxidado”) uma  mistura de base de cal virgem, cocaína, ácido sulfúrico permanganato de potássio e combustível, como querosene, gasolina, diesel ou solução de bateria.



O Oxi vem causando devastação na população. Se a dependência química em relação à cocaína já é um problema seríssimo, o uso do oxi quase sempre desencadeia o consumo de álcool – cachaça, cerveja ou até mesmo o álcool de farmácia.



No começo o dependente químico em oxi parece sentir uma sensação de euforia, de ânimo. Depois vem o medo, a mania de perseguição, a paranóia. A droga só dá “barato” no momento em que está sendo consumida, e cada pedra dura cerca de 15 minutos. Para perpetuar o “barato”, o álcool serve de alívio entre uma dose e outra, num ritual que se alonga por mais de 6 horas, geralmente à noite.



Para conseguir mais droga e dar fim a “fissura”, é comum que os usuários se entregarem a pequenos roubos e à prostituição, o que os torna mais vulneráveis à AIDS e demais doenças sexualmente transmissíveis.



Vendido em pedras que podem ser mais amareladas ou mais brancas, dependendo da quantidade de querosene ou cal virgem, respectivamente – o grande apelo do oxi é justamente o seu preço: enquanto a mescla custa de 5 a 10 reais uma trouxinha que serve três cigarros, o oxi é vendido de dois a cinco reais por cinco pedras. “É uma droga popular, inegavelmente, mas dependendo do período o preço aumenta: se é época de chuva, se a polícia intensifica mais a vigilância, explica.



Além dos problemas sociais que claramente empurram esses jovens para o uso da droga, a proximidade com o comércio ilegal também abre as portas.



Muitos deles sofrem a influência de amigos que consomem ou estão envolvidos com o tráfico. Mas a maior questão do oxi é que ela é uma droga mais rápida, causa um efeito mais forte.


Pelo projeto o Poder Executivo fica autorizado realizar parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Muncipal de Saúde e regulamentar a presente matéria.


 As eventuais despesas decorrentes da aplicação desta lei correrão a conta de dotações orçamentárias próprias, consignadas no orçamento vigente, e suplementadas se necessário.

Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: O NORTÃO