Pages

domingo, 13 de novembro de 2011

Governo encerra terceira expedição, com lista de promessas e pouca obra

Andréa Haddad

     Onze meses após ser empossado na condição de governador reeleito, Silval Barbosa (PMDB) encerra com uma lista de promessas a 3ª Rota da Integração, iniciativa que surgiu na administração do antecessor, senador Blairo Maggi (PR). Na tentativa de reforçar o prestígio junto aos moradores e lideranças políticas dos municípios, o peemedebista corre o risco de dar um tiro no pé ao anunciar obras, caso não saiam do papel, já tem pela frente mais três anos de mandato.
     Na 1ª Rota da Integração, Silval percorreu a BR-163, entre Cuiabá e Santarém (PA). Na ocasião, ele se deparou com reivindicações por logística e anunciou com entusiasmo investimentos nas cidades do Médio-Norte que cortam a BR-163. O término da pavimentação do trecho de terra da rodovia até o Porto de Santarém é fundamental para o barateamento do frete pago.
      Diante das cobranças, o governador contornou a situação se dizendo surpreso com a agilidade nas obras e sustentou que, se continuar neste ritmo, a conclusão será em 2012. Também garantiu empenho em relação aos trilhos da Ferronorte (Ferrovia Vicente Vuolo).
     Ao percorrer a 2ª Rota, na região Sul, pela chamada Estrada Verde, na MT-040, chegando a Rondonópolis e retornando pela região do Pantanal, Silval passou por atoleiros e margens de rios por dentro d’água. Em Mimoso, o governador anunciou que a pavimentação do trecho custará até R$ 60 milhões e deverá ser concluída ainda durante o seu mandato. Para tanto, aguarda recursos do governo federal. Silval prometeu buscar emendas parlamentares e o apoio financeiro da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). Na ocasião, ele também reafirmou que a MT-040 será uma estrada parque apenas para o tráfego de carros pequenos. Ela servirá como uma alternativa de percurso durante as obras de duplicação da BR-364.
     Nesta terceira expedição, de quatro dias, Silval percorreu Querência, passando por Porto Alegre do Norte, Canabrava do Norte, Alto Boa Vista, Serra Nova Dourada e Bom Jesus do Araguaia. Na região, que faz fronteira com Goiás, ele recebeu aplausos, mas também enfrentou muitos protestos. O governador voltou a se deparar com o sentimento dos moradores em favor da divisão territorial. Eles se veem isolados e reclamam da ausência de investimentos e “abandono” do Estado.
     Silval teve que ouvir cobranças por pavimentação de estradas estaduais interligadas a BR-158. A principal preocupação dos moradores é com o agravamento do problema devido a chegada das chuvas. No entroncamento da MT-413 com a BR-158, de acesso a Santa Terezinha, moradores exigiam a pavimentação de 100 km do trecho e obras na MT-100. No distrito Veranópolis, em Confresa, cerca de 50 pessoas, a maioria crianças, esperavam o governador para pedir a construção de escola. Pelo andar da “carroagem”, se o governo continuar apenas na promessa, a tendência é de que o sentimento de divisão continue dominando a região.
RDNEWS - Notícias e Bastidores da Política em Mato Grosso

PMDB "rompe" com a gestão de Túlio

Glaucia Colognesi

Túlio Fontes     Os peemedebistas resolveram romper com a gestão do prefeito de Cáceres, Túlio Fontes (DEM). O partido esteve no mesmo arco de alianças pela qual o democrata concorreu, em 2008, e tinha espaço no staff, com Tarcísio Paulino na secretaria de Obras e Serviços Urbanos. Há 60 dias, ele foi obrigado a se desfiliar da sigla por conta da resistência de alas do PMDB em compor com a administração municipal.
     A intenção do partido é assumir discurso de oposição e projetar projeto próprio ao pleito de 2012. Os peemedebistas já avaliam três pré-candidaturas para o pleito na cidade, sendo uma delas a do reitor da Unemat, Adriano Silva, o empresário Sebastião Mário Giraldelli, o Tato da Embalagem, e o chefe da Casa Civil do Estado, José Lacerda. Pesquisas de intenções de votos vão definir quem será o candidato da sigla.
     Lacerda descarta disputar as eleições, mas o presidente do diretório municipal do PMDB, o empresário Francis Maris, espera que ele mude de opinião até o início das convenções no ano que vem.
     Francis faz uma péssima avaliação da gestão Túlio. Segundo ele, falta vontade política do prefeito em articular e buscar recursos junto aos governos Estadual e Federal para resolver problemas crônicos da cidade, como as enchentes nos períodos chuvosos do ano. "Túlio está deixando a desejar e os munícipes não estão contentes", avisou.
RDNEWS - Notícias e Bastidores da Política em Mato Grosso
  • Odiley Garcia Lopes foi coordenador da campanha de Totó César, no bairro Planalto


  • Divulgação 

    Vereador Totó César posa para foto, em seu gabinete, ao lado de Odiney Lopes, preso por assassinato

    DA REDAÇÃO

    O assessor político do vereador Totó César (PTB), Odiley Garcia Lopes, foi preso preventivamente pela Polícia Civil, acusado de ser o mandante do assassinato do eletricista Francisnei Magalhães da Silva, 37. O trabalhador foi executado com três tiros, em Cuiabá, em 2009, enquanto permanecia em um bar, segundo informações da Polícia Civil.

    Lopes trabalhou na campanha eleitoral do parlamentar, em 2008, coordenando as atividades no bairro Planalto, na periferia da Capital, e vinha atuando como mentor político do parlamentar, mesmo trabalho fora do gabinete. Desde quinta-feira (3), ele está preso na Penitenciária Central do Estado (PCE).

    MidiaNews apurou que, ao chegar à cadeia, Odiley Garcia Lopes informou que tinha direito a cela especial, pois teria curso de nível superior e estava cursando doutorado. Porém, as informações não foram confirmadas pela Polícia Civil, que decidiu mantê-lo em cela comum.

    Antes de ser preso, Odiley e seu comparsa, William Francisco Mendes, foram indiciados por homicídio qualificado. Odiley prestou depoimento na Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP). antes de ser encaminhado para a penitenciária, e negou qualquer tipo de envolvimento no crime.

    Com a prisão preventiva, encerrou-se o inquérito conduzido pela delegada Silvia Maria Pauluzi, integrante da DHPP.

    Crime premeditado
    Conforme investigação da Polícia Civil, o crime foi premeditado e motivado por conflitos políticos. Antes de executar Francisnei Magalhães da Silva, houve três tentativas anteriores, levando até um inocente a ser morto por engano.

    A primeira tentativa de homicídio ocorreu em 2000, na Rua Córdova, no bairro Itamarati, mas o eletricista escapou ileso. No ano seguinte, Francisnei levou 4 tiros e ficou internado por 6 meses, o que levou à perda de movimento de uma das pernas.

    Durante a tentativa de assassinato, dois inocentes foram atingidos. Antônio Neto da Silva foi baleado e Ederço Neves de Souza veio a ser morto.

    Em 2008, uma nova estratégia foi traçada por Odiley Garcia Lopes. O eletricista foi procurado em um pregão, onde levou três tiros e permaneceu internado por 20 dias. Em novembro do mesmo ano, houve uma nova tentativa de executá-lo, mas o plano fracassou.

    Porém, a execução de Francisnei se concretizou em 2009, no bairro Novo Mato Grosso. O responsável pelos tiros foi William Francisco Mendes, que monitorou a vítima e foi até o bar onde o eletricista se encontrava. Após atirar, saiu em disparada, mas veio a ser preso por outra investigação da Polícia Civil, desta vez, por roubo.

    No dia em que foi assassinado, Francisnei compareceu ao Centro Integrado de Segurança e Cidadania para acompanhar o inquérito policial que investigava as tentativas de homicídio que tinha sofrido.

    "É um amigo de longa data", diz vereador
    Ao Midianews, o vereador Totó César negou que Odiley Garcia Lopes seja seu assessor político, embora fotografias comprovem a proximidade de ambos. "Ele é um amigo de longa data, do bairro Planalto. O conheço há muito tempo, me ajudou na campanha eleitoral, mas não tem cargo em meu gabinete", argumentou.

    Embora tenha confirmada a amizade de longos anos, o parlamentar reforçou que não há vínculo algum de ambos atualmente. "Entre ser meu amigo e ser meu assessor de gabinete existe uma diferença muito grande", observou.

    Confira flagrante de Odiley e Totó, em campanha eleitoral:
      
    No dia em que foi empossado vereador por Cuiabá, Totó César é acompanhado por amigos e populares. Ao lado direito, de camisa azul, está Odiley Garcia Lopes, preso pelo mando de assassinato de eletricista.

Jaime: desafio para MT é continuar alimentando mais de 7 bilhões de pessoas

Jaime: desafio para MT é continuar alimentando mais de 7 bilhões de pessoas (Reprodução)De Brasília - Vinícius Tavares
O senador Jaime Campos (DEM/MT) reconheceu a importância do Código Florestal para o setor produtivo, ressaltando que a nova legislação deve respeitar quem produz e levar em conta as futuras gerações. "O peso do voto de cada senador decidirá o futuro deste setor da economia, que a despeito de tudo continua a alimentar o mundo" - disse o senador.

Em discurso no Senado, Jayme Campos enfatizou que é preciso reconhecer a importância do homem do campo no Brasil, a quem chamou de "obstinado e independente". Ele destacou a importância dos produtores de Mato Grosso diante da necessidade de produção de alimentos no mundo, que já conta com 7 bilhões de pessoas.

"A população cresce e a demanda por comida aumenta. Mas Mato Grosso está invertendo essa equação pessimista", afirmou.

Jaime Campos informou que Mato Grosso registrou a marca de US$ 9,2 bilhões em exportação de produtos agrícolas entre janeiro e outubro deste ano. O senador salientou que o Estado alimenta grande parte do mundo, já que é o maior exportador do Centro-Oeste e o oitavo do Brasil.

"Somos produtores de alimentos. Nosso ofício é gerar paz e fartura. Os agricultores são missionários da prosperidade", enalteceu.

O parlamentar disse ainda que tem orgulho de saber que os produtores brasileiros se impõem diante das adversidades de uma legislação confusa e punitiva e da apatia de governantes que pouco fazem para proteger e incentivar a atividade.

"Produzem porque lidar com a terra é o trabalho mais ético e honesto que há. Sujar as mãos com o húmus da terra significa limpar a alma com a seiva da prosperidade. A própria evolução do ser humano como espécie tem sua essência fincada no solo. Pois, diz a liturgia que foi do barro que Deus concebeu a sua criatura mais perfeita", louvou.

Mauro avalia derrotas e desempenho dos adversários

Da Redação - Julia Munhoz
Desde 2008, quando perdeu a disputa pela Prefeitura de Cuiabá para o ex-prefeito Wilson Santos (PSDB), o empresário Mauro Mendes (PSB) compõe o cenário político mato-grossense a ponto de enfrentar mais uma derrota, em 2010, quando encarou o governador Silval Barbosa (PMDB) na ‘briga’ pelo Governo do Estado. Apesar do ‘saldo’ negativo, o socialista é um dos principais nomes para o pleito do próximo ano e crê que suas propostas, bem como a quebra de promessas de alguns de seus adversários, vai contribuir para uma eventual candidatura vitoriosa.

“É uma decisão muito difícil e encaro com muita responsabilidade. Quem acompanha o processo eleitoral de perto sabe das enormes dificuldades que se enfrenta. Não agradei a muitos ao ponto de ser vitorioso, mas as idéias verdadeiras persistem”, afirmou o empresário durante entrevista aoJornal Mato Grosso no Ar da Rádio Rodovia.

Mauro avalia derrotas e desempenho dos adversários (Reprodução)Apesar de assinalar positivamente, Mauro prefere não confirmar ainda seu nome como pré-candidato a disputa pelo Palácio Alencastro, em 2012. Quando questionado, ele apenas garante que a decisão não será ‘tomada sozinha’ e o anuncio deve ser feito em meados de abril do ano que vem, caso aceite mais uma empreitada.

Otimista mesmo com a duas derrotas em seu ‘currículo eleitoral’, o empresário lembra que o ‘rastro negativo’ deixado em Cuiabá pelo ex-prefeito Wilson Santos (PSDB), que não teria cumprido com as promessas feitas na disputa em 2008, mostrou que seu posicionamento, na época, era verdadeiro.

Quanto ao governador, seu adversário no ano passado, Mauro deseja apenas ‘boa sorte’. “Desejo boa sorte e que o Silval, que ele possa fazer um bom trabalho e cumprir com os compromissos de campanha. Ele tem uma grande situação e, por isso, não precisa de oposição, porque as turbulências políticas e disputas por espaços no governo têm causado grande problemas”, finalizou o empresário.

Câmara de Cuiabá recebe substitutivo integral da LOA na próxima semana

Da Assessoria/ Câmara de Cuiabá
O presidente da Comissão de Fiscalização da Execução Orçamentária da Câmara de Cuiabá, vereador Chico 2000, anunciou que aguarda para a próxima semana o envio de mensagem do Poder Executivo com o substitutivo integral ao projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2011. Ele afirma que, nos últimos dias, o Poder Legislativo cobrou do Palácio Alencastro, principalmente da Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças, uma série de “adequações técnicas necessárias à LOA”, como a possível terceirização da Companhia de Saneamento (Sanecap), a estadualização do Pronto Socorro Municipal e a projeção de subsídios do novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos servidores de nível médio e fundamental da área instrumental, entre outras.

Mesmo com as mudanças solicitadas pela Câmara, Chico 2000 afirma que a LOA de 2011 prevê “receitas e despesas com pés no chão” e mantém a projeção de que o projeto seja votado, em plenário, ainda em novembro. “Está duto às claras. Não tem segredo, porque já realizamos duas audiências públicas, o projeto está bem transparente e a espinha dorsal será mantida, mesmo com as alterações, porque estamos promovendo apenas ajustes técnicos pontuais”, argumenta ele.

O segundo presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Fernandes (PSDB), afirma que, por conta da estabilidade econômica e do crescimento real da receita, a Prefeitura de Cuiabá tem condições de utilizar a LOA como instrumento de justiça social. “É uma forma nova de planejamento para investimentos, com conseqüências favoráveis na área social, em especial ao menos favorecidos”, justifica Antônio Fernandes.

O presidente da Câmara de Cuiabá, afirma que já solicitou às comissões permanentes que se concentrem na emissão de pareceres dos projetos de lei de autoria dos vereadores. Pinheiro afirma que, a partir da segunda quinzena, os parlamentares irão se concentrar na limpeza de pauta do Legislativo. “A idéia é não deixar nenhum projeto pendente, para 2012”, resume Pinheiro.

Mauro avalia derrotas e desempenho dos adversários

Da Redação - Julia Munhoz
Desde 2008, quando perdeu a disputa pela Prefeitura de Cuiabá para o ex-prefeito Wilson Santos (PSDB), o empresário Mauro Mendes (PSB) compõe o cenário político mato-grossense a ponto de enfrentar mais uma derrota, em 2010, quando encarou o governador Silval Barbosa (PMDB) na ‘briga’ pelo Governo do Estado. Apesar do ‘saldo’ negativo, o socialista é um dos principais nomes para o pleito do próximo ano e crê que suas propostas, bem como a quebra de promessas de alguns de seus adversários, vai contribuir para uma eventual candidatura vitoriosa.

“É uma decisão muito difícil e encaro com muita responsabilidade. Quem acompanha o processo eleitoral de perto sabe das enormes dificuldades que se enfrenta. Não agradei a muitos ao ponto de ser vitorioso, mas as idéias verdadeiras persistem”, afirmou o empresário durante entrevista aoJornal Mato Grosso no Ar da Rádio Rodovia.

Apesar de assinalar positivamente, Mauro prefere não confirmar ainda seu nome como pré-candidato a disputa pelo Palácio Alencastro, em 2012. Quando questionado, ele apenas garante que a decisão não será ‘tomada sozinha’ e o anuncio deve ser feito em meados de abril do ano que vem, caso aceite mais uma empreitada.

Otimista mesmo com a duas derrotas em seu ‘currículo eleitoral’, o empresário lembra que o ‘rastro negativo’ deixado em Cuiabá pelo ex-prefeito Wilson Santos (PSDB), que não teria cumprido com as promessas feitas na disputa em 2008, mostrou que seu posicionamento, na época, era verdadeiro.

Quanto ao governador, seu adversário no ano passado, Mauro deseja apenas ‘boa sorte’. “Desejo boa sorte e que o Silval, que ele possa fazer um bom trabalho e cumprir com os compromissos de campanha. Ele tem uma grande situação e, por isso, não precisa de oposição, porque as turbulências políticas e disputas por espaços no governo têm causado grande problemas”, finalizou o empresário.

Vereador Toninho do Gloria defende que Emendas ao Orçamento garantem participação popular

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Várzea Grande deverá abrir um prazo para a população participar do processo de votação do orçamento,essa é a sugestão do vereador Antonio José de Oliveira lider da bancada do (PV) (TONINHO DO GLORIA).

Com o prazo, os populares poderão enviar emendas ao Projeto de Lei, que estima a receita e fixa as despesas do Município para 2012. De acordo com o vereador Toninho do Gloria, esta será uma inovação que tem como principal objetivo inserir a população no processo. “Não é comum, nestes casos, uma Comissão fazer uma Audiência Pública. Esta será uma demonstração mais clara de transparência da Câmara”.

Outra inovação defendida pelo vereador Toninho do Gloria (PV) é que seja colocado no site da Câmara, do Orçamento enviado pela Prefeitura. “Esta é outra inovação que a camara de muncipal de Várzea Grande deverá adotar, pois estamos colocando o Orçamento no site e divulgamos o edital para a participação popular, dando mais uma demonstração de que queremos incentivar a participação”, garantiu Toninho, ressaltando a transparência do processo.

Pela proposta as emendas deverão ser protocoladas na Secretaria Legislativa da Câmara Municipal. As proposições devem estar subscritas por, no mínimo, 5% do eleitorado, conforme critérios estabelecidos pela Constituição Federal e a Lei Orgânica do Município.

Se as emendas não receberem o apoio deste percentual, a sugestão será encaminhada para a Comissão ou para um dos vereadores, que podem apresentar ou não a questão, conforme suas avaliações.