Pages

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

SORRISO MT:POLITICA MT:1ª estimativa da Conab para a safra de grãos contém incertezas


Conab divulgou na quinta-feira a primeira estimativa para a safra brasileira de grãos relativa ao ano agrícola 2011/2012. É uma previsão que vem com muitas incertezas. Os números apontam ao mesmo tempo para um aumento da área de plantio e uma queda de produção.

O que chama mais a atenção nessa primeira estimativa é o crescimento na área do milho primeira safra. Para a Conab, os agricultores vão aumentar em até 7,2% o cultivo. A soja cresce 3,5%. O algodão, 6,1%. No total de todas as culturas, a área deverá ter um incremento de até 2,9%.

Apesar dos agricultores estarem plantando mais, o levantamento da Conab indica redução no volume. A produção brasileira de grãos deve ficar entre 157 e 160 milhões de toneladas: 1,5% de queda em relação à colheita anterior. Isso não acontece desde 2009. Nas últimas duas safras, o Brasil vinha aumentando a quantidade produzida e batendo recordes.

Das principais culturas, duas vão ter redução de área: feijão primeira safra, queda de 8%, e arroz, menos 2,7%. No caso do Rio Grande do Sul, que é o maior produtor, a previsão da Conab é de uma redução de até 3% no cultivo.

“A questão mais significativa é a falta de água na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. Tem uma perspectiva de reduzir em mais de 50% a área por conta da falta de água nas barragens”, explica Cláudio Pereira, presidente do IRGA, Instituto Rio Grandense do Arroz. É o que está acontecendo com o produtor Antonio Fontes, de Uruguaiana. Nesta safra, ele diz que vai reduzir em 10% por cento a extensão da lavoura.

Essa primeira estimativa fala em queda na produção no total da safra com base nas previsões de que pode faltar chuva no sul do país também para a soja e para o milho. O diretor de Política Pública Agrícola e Informações da Conab Silvio Porto acha, no entanto, que os números são preliminares e que os próximos levantamentos podem mudar a situação.

“A tendência de chuva, com regularidade para os próximos três meses, principalmente no Centro-Oeste está numa sinalização muito positiva e mesmo essa preocupação que se tem de uma estiagem no Sul poderá não se concretizar e, portanto, os dados e os números poderão ser surpreendentes em relação a este ano”, argumenta Silvio Porto.

O presidente da Federação da Agricultura de Mato Grosso Rui Prado acha que os dados da colheita do ano que vem podem ser melhores que os da previsão da Conab. “Ela deve estar sendo muito conservadora, mas de qualquer forma percebemos uma tendência muita clara dos produtores em plantar mais a segunda safra e em investir em tecnologia, ou seja, colocar mais insumos para a produção dessa segunda safra, que é principalmente a de milho. Isso fatalmente vai trazer uma safra maior. Estamos estimando em torno de 27% a mais de milho já no ano que vem”, diz. (Globo Rural)

SORRISO MT:POLITICA MT:Viaduto de Sorriso se chamará Arlindo Viccini


Atendendo ao requerimento encaminhado pelo vereador Chacrinha (PR), o deputado federal Roberto Dorner (PR/MT) apresentou na Câmara dos Deputados o projeto de lei nº 813/2011, que denomina de Arlindo Viccini o viaduto localizado na BR-163 que interliga a Avenida Perimetral Sudoeste à Avenida Idemar Riedi em Sorriso.

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal deu parecer favorável ao projeto de lei. Chacrinha recebeu a notícia através de ofício encaminhado pelo deputado federal Wellington Fagundes (PR/MT), relator da Comissão.

Conforme o relatório, a Comissão reconheceu o mérito da matéria, pela importante contribuição do homenageado ao desenvolvimento da cidade de Sorriso.

“Esta será uma forma de homenagearmos esse pioneiro que muito colaborou para com o crescimento de nosso município”, comemora Chacrinha.

PIONEIRO - Conhecido como Pato Branco, Viccini nasceu no ano de 1952 e chegou em Sorriso no final da década de 70 para ajudar seu irmão na primeira construção em alvenaria da cidade. Em 1981, trouxe a família para residir aqui.

Foi caminhoneiro e, posteriormente, montou uma transportadora.

Arlindo também desenvolveu várias obras assistenciais como membro de diretorias de entidades, como a da Paróquia Santa Luzia.

Vítima de câncer, Viccini morreu em 2009, aos 57 anos. (assessoria)

SORRISO MT:POLITICA MT:Senac de Sorriso comemora Dia da Criança com recreação


O unidade do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) de Sorriso realiza nesta terça-feira (11) uma manhã recreativa para cerca de 50 crianças do Lar São Francisco. A festa acontece na sede do Senac a partir das 07h30.

Através de um projeto de cidadania e responsabilidade social, os menores aprendizes do Senac organizaram a festa a ainda arrecadaram, com as empresas parceiras, uma série de brindes para as crianças que serão distribuídos no evento.  

Na programação estão previstas várias atividades como ginásticas, jogos educativos, espaço com som mecânico para talentos musicais, pintura no rosto, decoração de unhas, além de diversas brincadeiras. Também serão distribuídos lanches, feitos pelos menores aprendizes e picolés.

E as atividades não param por aí, no período da tarde, os menores aprendizes, em parceria com os supermercados da cidade, irão entregar 06 cestas básicas com vários produtos voltados a alimentação das crianças, para famílias carentes do bairro São José.

SORRISO MT:POLITICA MT:N. Mutum: Atletas participam do Centro Oeste de Natação


A Seleção de Natação de Nova Mutum é formada por 35 atletas
Cinco atletas da natação Despertando Talentos, de Nova Mutum, participam, no final de semana, do Campeonato Centro Oeste de Natação, promovido pela Confederação de Desportos Aquáticos, no parque aquático Aecin Tocantins, em Cuiabá. A competição vai reunir competidores, categorias infantil a sênior, dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, além de convidados.

São eles: Rafaela Cenedese (Infantil I), que vai disputar as provas de 200 costas, 200 peito e 100 costas; Beatriz Ióris (Infantil I), no 100 costas, 200 costas e 100 livre; David Guilherme Zago (Infantil II) - 50 livre, 100 livre e 200 livre; Nathalia  Blooth (Infantil II), com o 200 costas, 100 costas e 100 livre, além de Alexandre R. Merísio (Juvenil I), no 200 peito e 100 peito. Os cinco foram selecionados mediante os bons resultados alcançados nos treinamentos.

No total, a Seleção de Natação de Nova Mutum é formada por 35 atletas. Eles são revelados através da Escolinha de Natação, disponibilizada pelo município e também através de academia particular. Só nas escolinhas do município são 300 crianças e adolescentes praticando o esporte. No final deste mês, já está confirmada a presença dos atletas mutuenses na quinta etapa do Campeonato Estadual de Natação, que acontece em Rondonópolis. (assessoria)

FONTE:RADAR MT:Dia 17 de Junho - Dia do Decoro em Sorriso

http://www.radarmt.com.br/index.php?open=eJyzL0i3zS%2FIzMtMzFdLzk%2FJTM%2B3tTA0AwBdkQe6&&.htmlDia 17 de junho de 2011. Esse dia já tem destaque definitivo na história política de Sorriso. É o dia em que o MPE - MInistério Público Estadual, por meio da Operação Decoro, realizada pelo GAECO - Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado, colocou atrás das grades três vereadores de Sorriso: Chagas Abrantes, Jaburu Frâncio e Roseane Marques do Amorim, além da empresária e esposa de Chagas Abrantes, Filomena dos Nascimento Abrantes, acusados de corrupção, improbidade administrativa e tráfico de influência, entre outros crimes apontados pelo GAECO nas investigações.
  
Mas, antes mesmo disso, a sociedade Sorrisense acompanhava atônita às denúncias feitas aqui, em primeira-mão, pelo radarMT. Gravações feitas pelo então secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Santinho Salerno e pelo então Procurador Jurídico do Município, o advogado Zilton Mariano de Almeida, deixavam claro o grau de desfaçatêz e certeza de impunidade dos referidos vereadores que pediam desde MEIO MILHÃO DE REAIS a benefícios pessoais, mensalinhos e favorecimento de empresas próprias e de terceiros pelo Executivo Municipal. Tudo para simplesmente aprovarem as contas do município, referentes ao ano exercício 2009.

O prefeito Chicão Bedin não cedeu à pressão, determinando a Santinho Salerno e Zilton que buscassem o Ministério Público. A denúncia foi feita. As provas, mais que legais e suficientes, foram aceitas. A Investigação especializada do GAECO foi colocada em curso.

E depois de muito embromar, a Mesa Diretora da Câmara Miunicipal cedeu à pressão da Opinião Pública e criou a Comissão Especial de Decoro Parlamentar. Mais de 90 dias depois e quase 10 Mandados de Segurança negados pela Justiça aos acusados, o relatório é entregue.

Politicamente, o resultado final está próximo. Para a Justiça o caminho ainda é longo. A cassação dos vereadores, se de fato ocorrer, na Câmara, não põe fim aos processos cíveis e criminais a que os três vereadores respondem.

Muito depois de encerrada a novela do PROPINAGATE na esfera política veremos ainda os desdobramentos na esfera jurídica. E por conseqüência na esfera da sociedade sorrisense que pode muito bem dar uma resposta a toda esta situação de desconfiança nas urnas, já em 2012.

É aguardar e torcer para que, na próxima eleição, escolham melhor seus representantes no Legislativo. Levando em conta não o dinheiro que os candidatos têm na carteira e sim, as idéias que têm na cabeça, a perseverança que levam no coração e a índole que carregam em suas histórias de vida.

FONTE:RADAR MT:Consultores “estrangeiros” erram mais uma vez e liminar é mantida

http://www.radarmt.com.br/index.php?open=eJyzL0i3zcsvyUzOTFRLzk%2FJTM%2B3NTSwNAIAZQoH3w%3D%3D&&.html

radarMT Imagem
Ao custo de R$110 mil advogados estrangeiros trazidos para assessorar a Câmara Municipal no tocante ao processo de instalação, condução e finalização dos trabalhos da Comissão de Decoro Parlamentar, cometeram outro equívoco que manteve a decisão anterior do Juiz Jurandir Florêncio de Castilho Junior, da 6ª Vara da Comarca de Sorriso.

O juiz concedeu liminar ainda na madrugada da última quarta-feira, 05/10, quando em caráter de urgência analisou e decidiu por deferir pedido de Liminar impetrado pelo Advogado Ziláudio Luis Pereira, que acabara de assumir a defesa da vereadora Roseane Marques do Amorim (PR), pega em gravações requisitando mensalinho e benefícios para diminuir a oposição do prefeito de Sorriso, Chicão Bedin, na Câmara Municipal.

Os advogados da Câmara Municipal reforçados pelos “especialistas estrangeiros”, contratados a preço de ouro no Paraná, ao invés de tentar um Agravo, conforme nos esclareceu um consultor jurídico de radarMT, fizeram um “pedido de reconsideração”, figura esta que inexiste no Direito.

Outras falhas que ocorreram foi a não nomeação da Comissão na sessão ordinária em que ela foi instaurada. E a mais grave, a não indicação do vereador titular Maximino Vanzella, foi o mais grave.

Pontos estes utilizados pelo advogado de defesa de Roseane para evitar a sessão extraordinária que ocorreria na quarta passada.

E que não foram justificados devidamente com o pedido de “reconsideração” feito ao Juiz Jurandir Castilho Junior.

E enquanto isso, dona baratinha continua realizando seu papel de figurante de luxo na cena política sorrisense e servindo de escada para o grande antagonista de toda esta história do PROPINAGATE, o vereador Chagas Abrante, também do PR, continuar a se beneficiar da desinteligência política de sua colega de partido, bancada e quadrilha (conforme aponta investigação do GAECO).

Fonte: radarMT

FONTE:RADAR MT:OS TRÊS CARAS-DE-PAU: O próximo passo

http://www.radarmt.com.br/index.php?open=eJyzL0i3zcsvyUzOTFRLzk%2FJTM%2B3NTSwNAYAZQsH4A%3D%3D&&.html

Arquivo radarMT
Depois de obterem na Justiça, por força de uma liminar, uma sobrevida de seus mandatos, os três vereadores propineiros, acusados de tentativa de extorsão contra o Prefeito de Sorriso, estão se preparando para o próximo passo, certos de que estão saindo do olho do furação rumo à impunidade completa.

Uma fonte, revoltadíssima, da cúpula do Partido da República, afirmou ao radarMT que os três vereadores: Chagas Abrantes e Roseane Marques, ambos do PR e Jaburu Frâncio, do PSB querem retomar seus mandatos, ou melhor, derrubar a suspensão determinada pela Justiça.

De acordo com esta fonte, envergonhada pela cara-de-pau dos vereadores propineiros e pelo encobertamento que alguns membros de seu partido e do grupo de oposição têm dado a estes vereadores e que, inclusive, estariam ajudando nas “custas processuais” dos três acusados pegos em gravações e grampos cobrando propina do Poder Executivo Municipal para aprovar as contas da Prefeitura referentes à 2009.

Esta fonte destacou que a ação, possivelmente um agravo de instrumento já estaria pronta, esperando só o momento certo para ser ingressado no Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

Fonte: radarMT

SORRISO MT:POLITICA MT:Sinop: novo levantamento aponta crescimento de 12% na frota de veículos

Novo levantamento do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), relativo a setembro, aponta crescimento de 12% na frota de veículos emplacados em Sinop, em relação ao mesmo período do ano passado. A estatística mostra 66,7 mil, ante 59,5 mil em 2010. Só Notícias apurou que, do montante, 20,8 mil são automóveis (+ 12,6%) e pouco mais que a mesma quantidade, motocicletas (+ 11,9%). Caminhões tratores, ônibus e caminhonetes, e demais veículos completam a lista.

A Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz), ainda não divulgou os valores dos repasses do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente ao mês, no entanto, as transferência vem acompanhamento o crescimento da frota. No último balanço, entre janeiro e agosto, foram repassados mais de R$ 7,7 milhões, ante pouco mais de R$ 6 milhões, no mesmo período de 2010. O aumento foi superior a R$ 1,1 milhão, cerca de 16%.

Apesar do incremento, Sinop ocupa o 52º lugar no ranking de eficiência na quitação do imposto, da Sefaz, no último rankingo divulgado no oitavo mês do ano. A inadimplência ultrapassa R$ 10 milhões, desde o exercício de 2006. O acompanhamento é feito pela Gerência de Arrecadação do IPVA (GIPVA).

SORRISO MT:POLITICA MT:JOSÉ RIVA:PSD conta com dois pré-candidatos a prefeito


Aconteceu na última segunda-feira (3), nas dependências da Câmara Municipal de Rondonópolis, um grande encontro de lideranças políticas, simpatizantes e filiados do PSD (Partido Social Democrático) da região Sul de Mato Grosso, que contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, José Riva, juntamente com o vice-governador e presidente do PSD no Estado, Chico Daltro, deputados federais, deputados estaduais, vereadores e pré-candidatos nas eleições de 2012.
Em entrevista exclusiva ao repórter Vitor Santos, Chico Daltro falou sobre os nomes do jornalista Flávio Ceará e do vereador Mohamed Zaher como pré-candidatos do PSD a prefeito de Rondonópolis. “O PSD nasceu em Rondonópolis com mais de um nome com todas as qualidades para ser prefeito dessa cidade.  Os diretórios municipais decidem quem serão os candidatos a prefeito e a vereador nos seus respectivos municípios, como também a possibilidade de eventuais coligações e terão o nosso apoio”, ressaltou Chico Daltro.
Segundo o presidente do PSD em Rondonópolis, vereador Milton Mutum, o partido já nasce forte em Rondonópolis, no Mato Grosso e em âmbito nacional. “Para as eleições de 2012, o PSD terá uma chapa de vereadores  comprometida com a cidade de Rondonópolis e teremos o nosso candidato a prefeito também comprometido com a nossa cidade, com o nosso povo. Nós temos a felicidade de termos em nosso partido nomes de peso, de credibilidade, que conhecem  Rondonópolis  e sabem  das necessidades que a Cidade tem no seu dia a dia. O Flávio Ceará e o Mohamed são pré-candidatos a prefeito de Rondonópolis pelo PSD. São cidadãos rondonopolitanos, de famílias tradicionais, moram aqui há muitos anos, constituíram famílias, ajudam no desenvolvimento da cidade, têm competência, responsabilidades e lutam em prol de uma melhor qualidade de vida para o nosso povo, são pessoas que trabalham , acreditam e amam Rondonópolis”, externou Mutum.