Pages

domingo, 9 de outubro de 2011

Sorriso: Sorrisensse ganha Miss Simpatia World, na Turquia


Foto: Daniela D'Ávila/Divulgação
Foto: Daniela D'Ávila/Divulgação
A jovem Ana Paula Batista, 12 anos, foi eleita Miss Teen World 2011, nesta sexta-feira (7), em concurso realizado em Antalya, na Turquia. A menina Eduarda Hoffman, 6 anos, ficou com a faixa de miss simpatia. "Esta foi a primeira vez que uma brasileira venceu o evento em 11 anos de participação", disse Danilo D’Ávila, responsável pela etapa do concurso no Brasil.
Ana Paula nasceu no Paraná e Eduarda é natural de Mato Grosso, segundo D'Ávila. As duas se apresentaram aos jurados nesta quinta-feira (6) e devem retornar ao Brasil no domingo (9).
A dona da faixa de Miss Teen World 2011 conseguiu participar da final da etapa após vencer o concurso de Miss Teen Brasil Mundo, em 2011. Eduarda, antes de viajar para a Turquia, foi eleita Mini Miss Brasil Mundo, neste ano.
De acordo com D'Ávila, as duas concorreram com 60 candidatas de vários países como França, Venezuela e Rússia. "Elas conseguiram um feito. Até hoje, as brasileiras só tinham conseguido chegar até a final", disse ele

Sorriso: Caminhão prancha enrosca em poste ao fazer curva



Neste sábado(08) pela manhã, um caminhão prancha que trafegava pela avenida Noêmia Damolim(avenida da Fais) e ao fazer a conversão para seguir na perimetral do estádio municipal, acabou esbarrando os discos de uma grade aradoura no qual transportava, em um poste de energia, vindo a quebra-lo ao meio.
De acordo com informações colhidas no local ,o caminhão vinha do municipio de  Itanhangá e pretendia chegar em uma  chácara próximo ao clube Castellu´s.

MT: Saída de Zé Domingos do DEM pode 'implodir' de vez a relação delicada do partido com o Executivo Estadual



A migração do Secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, José Domingos Fraga, do Democratas (DEM) para o Partido Social Democrático (PSD) pode gerar o rompimento por completo da sigla com a base aliado do governador Silval Barbosa (PMDB).

A saída do parlamentar licenciado do DEM, fez com que a agremiação perdesse a única pasta que chefiava no Poder Executivo Estadual, que já sinaliza que não deve contemplar o Democratas com outro cargo no primeiro escalão.

A decisão de Domingos está ligada ao seu projeto de disputar novamente a prefeitura municipal de Sorriso. Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, José Lacerda, o governador Silval Barbosa (PMDB) não deve interferir em questões internas dos partidos políticos.

“É um assunto que deve ser tratado pela cúpula da legenda, pois o José Domingos representava os Democratas no Poder Executivo Estadual. Com a saída dele do partido, o DEM fica sem espaço e precisa definir esta situação com o próprio parlamentar licenciado”, justificou Lacerda. 

Com um discurso comedido, o chefe da Casa Civil afirmou que prematuro afirmar que o Democratas deixará a base aliada do governo estadual. “É um fato novo que terá que ser avaliado. Por enquanto, não temos uma posição formada”, finalizou

Nortão: corpo de sitiante é encontrado com sinais de tiro e enforcamento


Antônio Mingotti, 65 anos, foi encontrado morto, nesta manhã, no sítio onde morava, a aproximadamente 8 quilômetros de Ipiranga do Norte. De acordo com informações da Polícia Militar do município, o corpo do sitiante estava embaixo de uma árvore, cerca de 100 metros da casa, com sinais de um tiro embaixo do queixo e, também, de enforcamento. Uma espingarda, tipo cartucheira, cujo calibre ainda não foi identificado, além de uma corda foram encontradas no local. O caso está sendo investigado.
O corpo de Antônio foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Sorriso. A polícia acredita que a morte tenha ocorrido durante a madrugada. De acordo com a polícia, familiares relataram que ele fazia tratamento contra depressão. Ainda não está definido o horário de sepultamento.

Antônio era casado e tinha quatro filhas.

Juiz nega reconsideração a Câmara

Apesar do pedido de nove vereadores da Câmara de Sorriso, o juiz Jurandir Castilho Junior não reconsiderou a suspensão da sessão que julgaria os três vereadores acusados de extorsão ao prefeito Chicão Bedin (PMDB). Os parlamentares chegaram a ser presos e trazidos a Cuiabá com base em gravação autorizada pela Justiça que mostrava-os praticando o crime.

O presidente da Câmara, vereador Luis Fábio Marchioro (PDT), e os demais parlamentares argumentaram ao magistrado ser inverídico o argumento apresentado no mandado de segurança da defesa da vereadora Roseane Amorim (PR). Ela argumenta, por exemplo, que a escolha dos membros da Comissão de Decoro aconteceu por determinação do presidente e não por sorteio, como define o regimento interno.

Os vereadores foram ao gabinete do juiz por volta das 12h de ontem, mas Castilho argumentou que remeteria o caso ao Ministério Público Estadual a fim de uma consulta antes de decidir por autorizar a sessão. Até lá, o julgamento não acontece.

Marchioro afirmou que todos os acusados – Roseane Amorim, Chagas Abrantes (PR) e Gerson Luis Francio (PSB), o “Jaburu” – apresentaram mandados de segurança. “Só o Jaburu mesmo protocolou uns seis ou sete mandados”.

Castilho, entretanto, não aceitou a maioria. Um definição sobre a sessão só será definida na próxima semana. 

Prefeito Chicão Bedin (PMDB) dá exemplo de como searruma a casa

Com a reestruturaçãoque aconteceu no início do ano, agora o funcionário da Prefeitura de Sorrisotem maior poder de crédito pode apresentar o seu holerite sem constrangimentoalgum.



Reestruturação:

A reestruturação quefez no funcionalismo da prefeitura de Sorriso - MT, elevou a auto-estima doFuncionário Público que hoje, graças ao projeto de lei minuciosamente elaboradopelo prefeito Chicão Bedin (PMDB) e aprovado por unanimidade pela Câmara Municipalde Sorriso, os funcionários estão se sentindo mais seguros, valorizados e compossibilidades de promoções e bonificações, que servirão de incentivo e mais,com a implantação do Plano de Carreira, que era tão almejado por todos, o Planode Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) serão aplicáveis aos profissionais doSistema Único de Saúde (SUS); do PCCV dos servidores públicos da administraçãogeral; do Estatuto dos Servidores Públicos do Município e da modificação doEstatuto dos Profissionais da Educação Pública Básica de Sorriso.

Educação:

A Prefeitura Municipalde Sorriso, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura,implantará no ano de 2011, nos 4º e 5º anos das Escolas da Rede Municipal deEnsino o PROUCA (Programa um computador por aluno). O projeto visa promover ainclusão digital pedagógica e o desenvolvimento dos processos deensino-aprendizagem de alunos e professores, mediante a utilização decomputadores portáteis denominados laptops educacionais.

Este programa vem seintegrar de modo mais efetivo ao Programa Nacional de Tecnologia da Educação doMEC, cuja ação de formação dos profissionais da educação para o uso pedagógicodas tecnologias em laboratórios de informática será ampliada e enriquecida como uso de equipamentos portáteis. Esses equipamentos poderão ser utilizadostanto no espaço escolar ( sala de aula, pátio, laboratório, etc. ), como emsuas residências, tanto por estudantes como por professores, iniciando assim umprocesso de inclusão digital de familiares e da comunidade em geral.

Segundo o prefeitoChicão Bedin, a inclusão digital que o programa vai possibilitar aosprofessores e estudantes de Sorriso é muito significativa, pois atualmente ocomputador transformou-se em algo necessário para a vida das pessoas e nasescolas sua presença é algo indispensável. "Não podemos deixar nossapopulação fora desse processo, todos têm direito de serem inclusos nessa eradigital", salienta o prefeito.

"Com aimplantação do Projeto PROUCA, temos uma preocupação e o comprometimento ematender com muita responsabilidade essa faixa etária, pois o uso do computadoramplia o desenvolvimento cognitivo do aluno, além de colocá-lo, juntamente como professor em contato com as cybertecnologias, com as tecnologias dainformação e da comunicação, que são na visão de especialistas o futuro nabusca do conhecimento". Para a gestora, o computador e a internet estãorevolucionando os costumes, assim como o fogo e a roda fizeram. "O uso docomputador e da internet já propiciaram alterações significativas nocomportamento social. Haja vista que não se trata de uma modificaçãoindividual, isolada, mas de uma mudança comportamental coletiva. Poistransformou a maneira de ser dos seres humanos, a começar pela geração maisjovem, mas que aos pouco está atingindo a geração dos adultos, bem como a dosidosos, que cada vez mais passam a utilizar de ferramentas e das redes sociaispara interagirem com o mundo", observa.

Chicão Bedin reforçaque com essa ação a prefeitura de Sorriso coloca de uma vez por todas aeducação municipal nos mesmos trilhos por onde passa a educação dos países maisdesenvolvidos, ou seja, a educação midiatizada pelas tecnologias cyber, poiscomo diz o filósofo Pierri Lévy "no século XXI, as crianças aprenderão aler e escrever com máquinas editoras de texto. Saberão servir-se doscomputadores como ferramentas para produzir sons e imagens. Gerirão seusrecursos audiovisuais com o computador, pilotarão robôs... (...) O uso doscomputadores no ensino prepara mesmo para uma nova cultura informatizada"finaliza.

Obras einfra-estrutura:

A cidade devido ao grande número de obras, estaadquirindo um novo visual da cidade, O PAC – SORRISO- Programa deAceleração do Crescimento de Sorriso é o maior programa de investimentos járealizado por uma prefeitura do interior do estado de Mato Grosso. O montantetotal a ser aplicado em novas obras, aquisições e implantações de novosserviços públicos vai ultrapassar a casa do meio bilhão de reais em recursosprovenientes de convênios e recursos federais, estaduais e municipais, maisparcerias público/privadas.



A ação do PAC – SORRISO será de Julho de 2011 aDezembro de 2012, período em que a cidade vai receber a transformaçãonecessária para ampliar a qualidade de vida da população e continuar recebendonovos investimentos através de obras que vão mudar definitivamente a suahistória.



A relação completa das obras a serem realizadasserá divulgada durante a cerimônia de lançamento que contará com mais de 1.500convidados de todos os setores da sociedade sorrisense.



Entre outras obras, o PAC – SORRISO irá apoiar aimplantação de mais de 70 novas indústrias que deverão gerar mais 1.200empregos diretos e 6 mil indiretos, a implantação do sistema de transporteurbano de Sorriso, a retomada e conclusão do Centro de Eventos e do AeroportoMunicipal, a Praça dos Esportes e da Cultura no São Domingos, a Escola Técnicade Sorriso no Campos Novos, a Indústria do Conhecimento e o Pró Infância noJardim Primavera, o UPA- Pronto Atendimento 24 horas e o SAMU – Serviço Móvelde Urgência, Novo Hospital na Vila Romana, novos PSFs no Rota do Sol, no SãoJosé e no São Domingos, entre muitas outras obras.



São dezenas de novas obras que vão aumentar aoferta de lazer, de escolas e emprego para a população e ampliar as vagas nasescolas, e melhorar ainda mais o atendimento da saúde e a assistência social emSorriso.

Ação Social:

A secretária de Ação Social de Sorriso VivyaneBedin que é vice-presidente da Associação das Primeiras Damas dos Municípios doEstado de Mato Grosso – APDM, para o biênio 2011/2012,vai receber a Medalha deOuro “MAGNO MALTA”. A comenda – destinada às pessoas que sedestacaram na área de assistência social - e na busca de políticas públicas quefortaleçam mais as famílias.



Segundo o diretor do Portal Todos Contra aPedofilia MT, João Batista de Oliveira, que é considerado o maior ativista naluta contra a pedofilia em MT, afirmou que o trabalho da primeira-dama VivaneBedin tem surtido um grande efeito na administração municipal, pela disposiçãoe empenho com que ela vem abraçando as causas sociais.



“Ela ocupa um espaço importante, porque o prefeitonão pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo. na condição deprimeira-dama, ela exerce uma função institucional e isso tem ajudado muito aadministração do seu esposo Chicão Bedin”. Afirmou o ativista.



João Batista destacou que acompanhou durante o anode 2010, o trabalho da secretaria Vivyane Bedin ela teve uma atuação forte emdefesa da família no combate à pedofilia e dos maus costumes, e muitocomprometida a ampliar essa atuação em 2011, em defesa de todos os grupossociais que se encontram em situação de risco, particularmente mães solteiras ecrianças que vivem abaixo da linha da pobreza.



O ativista destacou que com a casa arrumada ChicãoBedin do PMDB esta preparado para enfrentar a reeleição, "O Sorriso que oprefeito Chicão Bedin pegou era assim, era uma coisa meio desarranjada, algunsachavam até que Sorriso estava quebrado. O que aconteceu? Aconteceu que ChicãoBedin conseguiu arrumar a casa", disse João Batista, umas das principaispersonalidades de destaque na luta em defesa da criança e adolescentes noestado de Mato Grosso.



Fonte: MT 24 Horas News e Portal

Todos Contra a Pedofilia MT

Autor: João Batista de Oliveira

Email: mt24horasnews@gmail.com

movimentocontrapedofiliamt@gmail.com

http://bbcnews.com.br/index.php?p=noticias&cat=294&id=212650&nome=Dourados%20MS.%20%20III

Polícia flagra idosa de 71 anos em ato sexual com desconhecido em carro (Foto)


Tim Adams, de 54 anos, e Rita Daniels, de 71
Tim Adams, de 54 anos, e Rita Daniels, de 71
Uma mulher de 71 anos foi presa com um companheiro, de 54, após os dois serem flagrados fazendo sexo dentro de um carro em um estacionamento de um shopping center em Farmington, no estado americano de Michigan.
De acordo com o registro policial mostrado no site The Smoking Gun, ao ser questionado por um policial sobre o que eles estavam fazendo, o homem foi direto: "estou transando com esta garota". O caso inusitado ocorreu no começo de setembro mas só foi noticiado nesta quarta-feira (5).

O texto policial também detalha que a idosa, Rita Daniels, foi encontrada sobre seu companheiro, Tim Adams, ambos nus no banco de trás, enquanto o carro "balançava levemente" com as janelas turvas devido ao calor no interior.
Uma investigação posterior descobriu que o casal se conheceu em um bar próximo ao local pouco antes de irem para o veículo. Abordados pela polícia, eles estavam cheirando a bebidas alcoólicas, e nenhum dos dois sabia o nome do outro. Um teste de bafômetro comprovou a embriaguez.

O casal foi preso por atentado ao pudor e por causarem desordem, e ficaram em um presídio local até que os efeitos do álcool passaram. Antes disso, no entanto, os policiais notaram que Tim Adams se despiu e ficou só de cuecas em sua cela.

Mendes se junta a Dorileo e Riva e já compra briga com Taques


O tão aclamado Movimento Mato Grosso Muito Mais começa a dar sinais de que deve implodir a qualquer momento. O empresário Mauro Mendes (PSB), pré-candidato à Prefeitura de Cuiabá, resolveu se articular junto ao PMDB e até com o PSD, capitaneado presidente da Assembleia, José Riva. Assim, Mendes deve comprar briga com o senador Pedro Taques, presidente do PDT que não aceita composição com Riva.
Nos bastidores, há rumores de que Mendes teria proposto ao também empresário Dorileo Leal (PMDB), do Grupo Gazeta de Comunicação, para que o peemedebista seja o vice da chapa à sucessão municipal em 2012. Com as conversas adiantadas, Mendes resolveu procurar o PSD.
Numa demostração de que está aberto a “negociações”, independente das posições pessoais das lideranças que integram o grupo, ele tem dito que o movimento foi importante no ano passado, quando ele disputou, sem sucesso, o Paiaguás, mas que, agora, cabe a cada legenda fazer suas composições.
Em meio ao mal estar provocado pelas ações de Mendes, o deputado estadual Percival Muniz (PPS) também não esconde o seu descontentamento com o grupo devido à filiação de Adilton Sachetti no PDT nesta semana. Apesar de Sachetti, que já comandou Rondonópolis, garantir que não tem interesse na disputa, ele passou a integrar o novo partido dentro do prazo eleitoral que lhe dá o direito de concorrer à sucessão do prefeito Zé Carlos do Pátio (PMDB). Diante dos problemas internos, as lideranças tentam aparar as “arestas” e, por enquanto, asseguram a viabilidade do Movimento Mato Grosso Muito Mais.

Fonte: Rdnews, 

Sorriso: mantida liminar impedindo câmara de fazer sessão para julgar vereadores


O juiz Jurandir Castilho Junior manteve, nesta 6ª feira, a liminar para que a Câmara de Sorriso não realize sessão extraordinária para analisar o relatório da Comissão de Ética que apurou denúncias contra os vereadores Gerson Francio, Chagas Abrantes e Roseane Marques, acusados de pedirem propina em troca de apoio político para o prefeito. A câmara enviou informações sobre o trabalho da comissão e pediram que seja reconsiderada decisão para suspender a liminar.
Com a liminar mantida, a câmara fica impedida de realizar sessão extraordinária com objetivo de julgar os 3 vereadores. O argumento do advogado da vereadora Roseane Marques, no mandado de segurança, aponta ilegalidade na composição da comissão e demais atos tomados. A sessão seria realizada na última 4ª feira.
O teor do relatório da comissão -se pede cassação dos vereadores ou absolvição- não foi informado.
O judiciário de Sorriso mantém afastados das funções de vereadores Gerson Francio, Chagas e Roseane

Sorriso: inaugurada 1ª etapa da rede de esgoto para atender 15 mil pessoas


O Sistema de Esgoto de Sorriso, com as ligações das residências à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) foi inaugurado esta manhã. A empresa Águas de Sorriso entregou 90 km de redes coletoras. A 1ª etapa do serviço beneficiará cerca de 15 mil pessoas, sendo os moradores do Centro Sul da cidade, que abrange desde do Bairro Benjamim Raiser, até o Jardim das Américas. Parte do Bairro Bom Jesus também será beneficiada, inicialmente com o sistema.

O presidente da empresa, Paulo Raposo, definiu a inauguração, como um momento histórico para Sorriso. "Com o sistema o cidadão eliminará as fossas, terá uma melhor qualidade de vida, bem como a valorização do imóvel. É um momento importante para Sorriso, pois poucas cidades no país possuem esse sistema de tratamento", declarou.

Conforme Só Notícias já informou, a obra que está orçada em R$ 12 milhões conta com a parceria da prefeitura de Sorriso, que fez a doação do terreno para a construção da ETE, localizada no Bairro Benjamim Raiser.

"A doação foi feita em 2009. Era obrigação do município fornecer a área para a estação de tratamento. Essas são ações planejadas e que fazem a diferença no município", avaliou o prefeito de Sorriso, Chicão Bedin.

Para mais esclarecimentos à população, sobre o novo sistema, a Águas de Sorriso está distribuindo para os cidadãos, uma cartilha explicativa contendo informações com os procedimentos a seguir.

O gerente local da empresa, Eustáquio Paiva, disse que a população terá que também fazer a sua parte daqui em diante. "Até o final deste mês, a Águas de Sorriso estará fornecendo gratuitamente os serviços de ligação da rede, após esse período será cobrada a taxa de R$ 106. Por isso a população deve procurar a empresa para solicitar o serviço", esclareceu o gerente.

Depois de realizado todo o sistema, o encarecimento na conta de água do cidadão, será de até 80% no valor.
Além do prefeito Chicão Bedin, estiveram na inauguração o presidente da câmara, Luis Fabio Marchioro, secretários municipais e lideranças empresariais.

Empossados dois novos vereadores da Câmara de Sinop


Os novos parlamentares de Sinop são: Paschoal Hidalgo Gimenez, o Paschoal da Cerâmica; e Carlos Hailton Leite, o Carlão Coca-Cola

Fonte: Assecom/Câmara - Tauana Schmidt

Durante a 6ª Sessão Extraordinária, realizada nesta tarde de sexta-feira (07), os suplentes Paschoal Hidalgo Gimenez, o Paschoal da Cerâmica; e Carlos Hailton Leite, o Carlão Coca-Cola, foram empossados como novos vereadores da Câmara de Sinop.

Os parlamentares assumem, respectivamente, as vagas deixadas por Hedvaldo Costa e Francisco Junior, que entregaram, nessa semana, ao presidente da Câmara de Sinop, Remídio Kuntz, os pedidos de renúncia dos mandatos.

Hedvaldo entregou o pedido na terça-feira (04) e Francisco entregou na quarta-feira (05). Os motivos das renúncias de ambos ficam facultados aos parlamentares.

Paschoal da Cerâmica assume da Câmara pelo PSDB e Carlão Coca-Cola pelo PSD, ao qual se filiou recentemente.

VEJA FOTO NO LINK http://www.camarasinop.mt.gov.br/index.php?mega=noticia&cod=1083.


Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Sinop
Fabrícia Radael - 066-9912-3592
Tauana Schmidt - 066-9911-1576
Marco Aurélio Jr. - 066-9612-3440
E-mail: assecom@camarasinop.mt.gov.br
Fone - 066-3517-2800

Proposta que estipula número máximo de vereadores em Sinop volta para nova votação


A matéria volta para segunda votação e precisa de dois terços dos votos favoráveis para ser aprovada, ou seja, oito votos, podendo ser votada em 2ª e última votação, ou, ainda, voltar para terceiro turno

Fonte: Assecom/Câmara - Tauana Schmidt

Foi aprovada em 1ª votação, a proposta de emenda à Lei Orgânica que adéqua a Lei Orgânica Municipal, no artigo 29 da Constituição Federal, que estipula limite máximo para o número de vereadores em Sinop. A matéria volta para segunda votação e precisa de dois terços dos votos favoráveis para ser aprovada, ou seja, oito votos, podendo ser votada em 2ª e última votação, ou, ainda, voltar para terceiro turno.

Da mesma forma, acontece com a proposta de emenda à Lei Orgânica que altera o prazo máximo para votação dos subsídios dos vereadores, prefeito e vice-prefeito. A matéria foi aprovada em 1ª votação e retorna à pauta, em um prazo de dez dias. O projeto de resolução que trata sobre o assunto foi retirado de pauta, por ser de autoria conjunta dos vereadores Sergio Palmasola e Francisco Junior. Como o médico pediu renúncia do mandato, o vereador Sergio solicitou que a matéria fosse retirada para melhor análise.

Já o projeto de decreto legislativo que trata sobre a fixação do número de vereadores, para a legislatura 2013/2016, foi aprovado em 1ª e única votação, passando a vigorar, somente, após a aprovação da proposta de emenda da à Lei Orgânica 003, para a próxima legislatura.

Nessa 6ª Sessão Extraordinária, os vereadores também aprovaram outros três projetos de lei do Poder Executivo, conforme resumo da pauta que está no link http://www.camarasinop.mt.gov.br/index.php?mega=documentos&cat=Resumo.

VEJA FOTO NO LINK http://www.camarasinop.mt.gov.br/index.php?mega=noticia&cod=1082.

Palmasola quer transferir tráfego na Avenida Júlio Campos


Medida pode tornar a via melhor trafegável e com mais vagas para a parada de veículos

Fonte: Assecom/Câmara - Tauana Schmidt

A falta de vagas para estacionamento e o fluxo apertado na Avenida Júlio Campos são problemas de longa data em Sinop. O vereador Sergio Palmasola, sugeriu ao Poder Executivo, uma medida que pode amenizar essas situações, tornando a via melhor trafegável e com mais vagas para a parada de veículos.

Em indicação aprovada na última sessão ordinária, o parlamentar mostrou ao Poder Executivo, a necessidade de transferir o tráfego de ônibus coletivos da Avenida, ou seja, a mudanças dos pontos que estão na via, para outras ruas.

“O ideal, seria passar esses pontos para as avenidas e ruas paralelas à Júlio Campos, que não têm tantos comércios e dispõem de mais vagas”.

Essa indicação foi encaminhada ao prefeito Juarez Costa, com cópia ao secretário Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos, Júlio Dias, e ao sócio-proprietário da Empresa Rosa Transportes, Ademar Rosa da Silva Filho.

OBRAS

Na mesma sessão, Palmasola também cobrou o patrolamento e cascalhamento da Estrada Nanci ao prefeito e ao secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, Edilson Rocha. “Essa estrada dá acesso a vários sítios, chácaras, fazendas e tantas outras estradas vicinais, chegando até à MT-220. Por isso, precisa de melhores condições de tráfego”, explicou.

Indicação é a proposição em que o vereador sugere medidas de interesse público ao Poder Executivo ou aos seus órgãos ou autoridades do Município, no sentido de motivar determinado ato ou de efetuá-lo de determinada maneira.

VEJA FOTO NO LINK http://www.camarasinop.mt.gov.br/index.php?mega=noticia&cod=1081.


Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Sinop
Fabrícia Radael - 066-9912-3592
Tauana Schmidt - 066-9911-1576
Marco Aurélio Jr. - 066-9612-3440
E-mail: assecom@camarasinop.mt.gov.br
Fone - 066-3517-2800

HGU faz captação de órgãos


Logo após o lançamento da Campanha do Cartão Doador, o Hospital Geral Universitário teve uma captação de órgãos nesta sexta-feira (07). Uma nobre ação solidária da família, que doaram os rins, o fígado e as córneas de um jovem de 17 anos, vítima de acidente de arma de fogo.  A retirada dos órgãos teve a autorização do pai da vítima, morador do bairro Jardim Vitória.
O procedimento cirúrgico, coordenado por Hozanah Nunes Souza, gerente de Enfermagem e presidente da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante - CIHDOTT, do HGU, teve a participação da Central Nacional de Transplante, do Hospital Albert Einstein, que levaram os órgãos para São Paulo, onde um paciente já era preparado para receber o fígado saudável.
“O paciente passou por dois exames neurológicos, que avaliaram o estado do tronco cerebral, e também foi submetido a um exame complementar que demonstrou morte encefálica, caracterizada pela ausência de fluxo sanguíneo em quantidade necessária no cérebro, além de inatividade elétrica e metabólica cerebral”, afirmou Hozanah.
Hozanah ressaltou que após a constatação de morte encefálica do paciente, a família foi abordada, e foi explicado sobre a possibilidade da doação de órgãos. Os pais da vítima autorizaram a doação, ainda mais que a tipagem sanguínea do paciente era raro AB positivo.
Hozanah concluiu dizendo que a captação de órgãos envolve uma equipe de aproximadamente 30 profissionais, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, assistentes sociais e psicólogos.
Campanha 
De acordo com Felipe Mello, que é o idealizador da campanha do Cartão de Doador de Órgãos, do HGU, esta ação já começou a fazer efeito nas famílias.
“A distribuição de material educativo nas escolas, universidades e nos órgãos públicos e privados, é uma forma conscientizar a população sobre a necessidade de aumentar as doações de órgãos”, informou.
imag 062.jpg
As pessoas interessadas em fazer o cartão, podem procurar o setor comercial do HGU, pois a confecção do cartão é totalmente gratuita.



cid:image005.jpg@01CB9894.C3B56D60
Soraya Medeiros
Analista de Comunicação
Tel.: (65) 3363-1013
Cel.: (65) 9987-3249
DRT/N°. 1.173/MT

2ª Jornada de Análises Clínicas e Toxicológicas acontece na UNIC


Acadêmicos e profissionais de Farmácia discutem os avanços de pesquisas na área

De 9 a 11 de novembro, os alunos da Faculdade de Farmácia da UNIC Beira Rio promoverão a 2ª Jornada de Análises Clínicas e Toxicológicas no auditório do estacionamento da UNIC. Trata-se de uma oportunidade para a integração e troca de informações entre os acadêmicos e profissionais da área sobre os avanços das pesquisas realizadas no país. Segundo a diretora da Faculdade de Farmácia, Angela Beserra, “o planejamento do conteúdo científico foi pautado em temas atuais e de grande interesse, que proporcionarão um enriquecimento na formação de todos”.
Para mais informações entrar em contato com o Centro Acadêmico de Farmácia CAASA pelo e-mail caasafarmacia@hotmail.com
PROGRAMAÇÃO
Quarta-feira (9/11)
  • 14h às 16h
Mini Curso 01 | Rotina básica e avançada da análise do liquor
Palestrante: João Batista Costa Neto / Laboratório Célula – Campo Grande/MS
Mini Curso 02 | Teste do Micronúcleo em Linfócitos Humanos
Palestrante: Dra. Carmen Lucia Bassi – Universidade Federal de Mato Grosso
  • 18h às 19h15
Credenciamento e abertura
  • 19h15 às 20h30
Palestra: Plasticidade das células T CD4 Positivas
Palestrante: Dra. Deijanira Alves Albuquerque – Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)
  • 20h45 às 22h
Palestra: Identificação de células neoplásicas no liquor
Palestrante: João Batista Costa Neto - Laboratório Célula – Campo Grande/MS
Quinta-feira (10/11)
  • 14h às 16h
Mini Curso 01 | Diagnóstico laboratorial das anemias
Palestrante: Dr. Marcos Kneip Fleury – Universidade Federal do Rio de Janeiro 
Mini Curso 02 | Teste do micronúcleo em linfócitos humanos
Palestrante: Dra. Carmen Lucia Bassi – Universidade Federal de Mato Grosso
  • 19h15 às 20h30
Palestra: Epidemiologia da criptococose
Palestrante: Dra. Márcia Melhem – Instituto Adolfo Lutz
  • 20h45 às 22h
Palestra: Recomendações Internacionais para a padronização de resultados da hematoscopia
Palestrante: Dr. Marcos Kneip Fleury – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sexta-feira (11/11)
  • 14h às 16h
Mini Curso 01 | Determinação de resistência a antifúngicos em isolados de leveduras
Palestrante: Dra. Márcia Melhem – Instituto Adolfo Lutz
Mini Curso 02 | Teste do micronúcleo em linfócitos humanos
Palestrante: Dra. Carmen Lucia Bassi – Universidade Federal de Mato Grosso
  • 19h15 às 20h30
Palestra: Hepatites virais: interpretação na prática de seus marcadores sorológicos
Palestrante: Dr. Francisco José Dutra Souto – Universidade Federal de Mato Grosso
  • 20h45 às 22h
Palestra: Farmacogenoma/Toxicogenética e seu impacto nas análises clínicas
Palestrante: Dr. Fabrício Rios Santos – Universidade Federal de Mato Grosso.
Contatos para a imprensa:


cid:image005.jpg@01CB9894.C3B56D60
Soraya Medeiros
Analista de Comunicação
Tel.: (65) 3363-1013
Cel.: (65) 9987-3249
DRT/N°. 1.173/MT

Mato Grosso vai instituir política de inclusão social a moradores de rua


Proposta foi apresentada na AL no dia 27 de setembro deste ano e aguarda parecer da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo a Criança, ao Adolescente e ao Idoso da AL/MT
Um cenário bastante comum no dia-a-dia, especialmente nos grandes centros, é formado por pessoas que moram nas ruas em meio à tribulação dos congestionamentos das vias urbanas e do vai e vem de cidadãos, que muitas vezes nem percebem as dificuldades que os menos favorecidos enfrentam. Há uma tendência à naturalização desse fenômeno, principalmente, pela falta de informações científicas e de políticas públicas sobre a população que vive nas ruas.


Pensando nisso, que o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso-AL/MT, deputado José Riva, defende a inserção de políticas públicas para amparar a população que vive nas ruas. O parlamentar apresentou um projeto de lei para normatizar essa questão em Mato Grosso, que será apreciado nos próximos dias pela Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo a Criança, ao Adolescente e ao Idoso da AL/MT.


Objetivo é assegurar às pessoas em situação de rua o direito constitucional, recebendo o atendimento necessário à reinserção na sociedade.Riva destaca na proposta que um dos desafios a ser enfrentado é a própria conceituação pela diversidade dos grupos e suas distintas localizações. E a iniciativa pretende estabelecer diretrizes que possibilitem a reintegração destas pessoas às suas famílias e comunidades proporcionando o acesso pleno aos direitos garantidos.Entre os fatores que contribuem para aumento do número da população de rua estão à falta de moradia, trabalho e renda; dependência de bebidas alcoólicas, drogas, rompimentos de vínculos familiares, problemas mentais, além de desastres naturais, como enchentes e incêndios.


“As pessoas atingidas por esses fatores são condenadas pela sociedade e precisam da atenção do poder público para a inserção de ações efetivas de prevenção e resgate social dessas pessoas, pois à proporção que o tempo aumenta, se torna estável a condição de morador de rua”, avalia Riva.Grupos - São diversos os grupos de pessoas que estão nas ruas: imigrantes, desempregados, egressos dos sistemas penitenciário e psiquiátrico, entre outros. Ainda engrossam esse ranking os viajantes que, sem recursos, se aventuram pedindo carona e passagens, mas muitas vezes não conseguem retornar ao lar. Os moradores, em sua maioria, são homens brancos na faixa etária de 20 a 40 anos. A metade deles cursou o 1º grau e já tiveram trabalho com carteira assinada.

Autor: ITIMARA FIGUEIREDO-Assessoria da Presidência

PSD renasce em MT com ‘velhos ideais’


O deputado federal Júlio Campos relembra a história partidária incluindo a eleição que o PSD saiu vitorioso em MT em 1946
RENATA NEVES
Da Reportagem

O PSD que renasce em 2011 traz em suas raízes fragmentos da história política brasileira e mato-grossense e em seu DNA, ideais de partidos que permanecem vivos.

Com o fim do Estado Novo e a queda do regime implementado por Getúlio Vargas através de um golpe, em 1945, o Brasil passou por um processo de redemocratização. Foi neste cenário que emergiu o Partido Social Democrata (PSD), uma legenda de centro com ideais progressistas.

Em Mato Grosso, o PSD foi constituído e liderado por Filinto Müller, uma das figuras mais influentes nos dois períodos ditatoriais vividos pelo Brasil no século XX e que contribuiu para incluir o Estado no cenário político nacional. Ponce de Arruda, Rachid Mamed, Licínio Monteiro e Júlio Domingos de Campos, pai do deputado federal Júlio Campos, também participaram da fundação do partido. O PSD mato-grossense seguia os ideais da sigla liderada nacionalmente por Juscelino Kubitschek.

Na primeira eleição direta, realizada em 1946, Arnaldo Estevão Figueiredo foi eleito governador de Mato Grosso pelo PSD. Após ser derrotado por Fernando Correa da Costa, candidato da União Democrática Nacional (UDN), em 1950, o PSD retornou ao governo em 1955 com o cuiabano João Ponce de Arruda.

Com o retorno da Ditadura Militar, em 1964, e a promulgação do Ato Institucional nº 2 (AI-2), todos os partidos políticos existentes na época foram extintos.

Em 1965, foi estabelecido o bipartidarismo no Brasil, com a criação da Aliança Renovadora Nacional (Arena), que apoiava o regime militar, e o MDB, classificado como de oposição. Em Mato Grosso, a Arena absorveu os antigos PSD e UDN, históricos adversários políticos.

Membros do antigo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e alguns dissidentes do PSD e da UDN formaram o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), liderado pelo senador Vicente Bezerra Neto.

Com a abertura política, em 1979, o então presidente do Brasil, general João Baptista Figueiredo, permitiu a criação de novas legendas. A Arena e o MDB foram extintos, sendo substituídos pelo Partido Democrático Social (PDS) e pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), respectivamente.

Mais tarde, um grupo de dissidentes do PDS formou a "Frente liberal", que acabou se transformando em Partido da Frente Liberal (PFL), hoje Democratas (DEM).

Outra parte dos dissidentes do PDS formou o Partido Progressista (PP), que agora se separou para recriar o PSD, liderado atualmente pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva. Formado por maioria progressista, a sigla conta também com a adesão de lideranças dos mais diversos partidos do Estado, formando a agremiação mais heterogênea da atualidade.