Pages

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Túlio e Silval firmam compromisso para garantir obras aprovadas para Cáceres

O governador Silval Barbosa afirmou, na noite de quarta-feira, 5, durante a solenidade de abertura da 46ª ExpoCáceres, que o Governo do Estado vai avalizar os projetos de pavimentação e drenagem de nove bairros de Cáceres, cujos projetos foram inseridos no Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC Pavimentação) por articulação do prefeito Túlio Fontes.

O compromisso assumido pelo governador atende a um pedido do prefeito. "Conseguimos a aprovação de muitos projetos para Cáceres, tantos que o volume de obras ultrapassou a capacidade do município em oferecer as contra partidas exigidas"' explicou Túlio Fontes ao justificar a necessidade do aval do Estado.

“O senhor e a população cacerense podem contar com apoio do nosso governo. Inclusive estou à disposição para irmos juntos aos ministérios em Brasília para formalizarmos isso”, afirmou Silval.

Também em resposta a cobranças do prefeito, o governador disse que no ano que vem o Estado vai liberar recursos para compra de um caminhão contra incêndio, balizamento e construção de um terminal de passageiros no Aeroporto Nelson Dantas. Ele também reafirmou o compromisso de efetivar a Zona de Processamento de Exportação de Mato Grosso (ZPE), com sede em Cáceres.

“Desocupamos, cercamos e estamos regularizando a documentação da área. Recentemente demos ordem de serviço para construção das casas para as famílias que estavam no local e, paralelamente a isso, estamos prospectando empresas que deverão se instalar em Cáceres. Prometi que iria consolidar a ZPE no meu governo e vou fazer isso”, ressaltou Silval.

Ainda com relação a investimentos na cidade, o governador disse que o Estado deu contrapartida em aproximadamente R$ 32 milhões que serão investidos pelo governo federal em obras de drenagem e pavimentação em vários pontos de Cáceres nos próximos meses.

Ele também justificou o atraso no inicio da construção da Escola Técnica Estadual, lançada por ele há um ano. Segundo o governador, os projetos feitos pelo Estado para Cáceres e de outras cidades, apresentaram problemas técnicos e tiveram que ser refeitos. Conforme Silval Barbosa, uma nova licitação foi realizada e as obras já deveriam ter iniciado. Ele se mostrou surpreso e disse que irá averiguar porque a construção ainda não começou.

O prefeito Túlio Fontes comemorou os compromissos feitos pelo governador. Ele disse que o apoio do Estado será fundamental para a drenagem e a pavimentação, inteira, dos bairros São José, Vila Mariana, Vila Irene, Jardim do Trevo, Cavalhada, Jardim Lucélia e Massa Barro.

De acordo com o prefeito, o custo total das obras é de R$ 15 milhões de reais e recurso é fruto de um competente trabalho técnico e articulação política.

“Trabalhamos mais de um ano para aprovar este e outros projetos como o PAC Saneamento, que irão mudar a cara da nossa cidade. Em nome do povo de Cáceres, quero agradecer o governo do Estado, através do governador Silval Barbosa, que irá nos ajudar a consolidar este importante trabalho”, afirmou acrescentando que o PAC Pavimentação, o PAC Saneamento, PAC proinfancia e outras obras que estão sendo executadas na cidade são frutos de um trabalho de longo tempo.

O prefeito também ficou feliz com o anuncio de investimentos no Aeroporto de Cáceres. “O nosso Aeroporto é um indispensável instrumento para o desenvolvimento do turismo, para a consolidação da ZPE e para a fiscalização da fronteira. Ele também servirá outras cidades vizinhas, promovendo o desenvolvimento regional”, argumentou afirmando que nunca duvidou que o governador cumpriria a promessa de ajudar a consolidar a ZPE.

Ainda durante a solenidade, Tulio Fontes elogiou o Sindicato Rural de Cáceres, que organizou um evento que consolida a ExpoCáceres como uma das maiores e melhores do Estado, sem onerar os cofres públicos municipais.

SORRISO MT:MT24HORASNEWS É DE SORRISO:Governo e empresários vão a estradeiro na MT-040


De Rondonópolis - Débora Siqueira
Comitê gestor pela duplicação da BR-364/163 planejou a realização de um estradeiro junto ao governo do Estado no dia 22 de outubro, com a presença do governador silval Barbosa. O trecho a ser percorrido de pouco mais de 200 km, liga Rondonópolis a Cuiabá pela MT-040 passando por Fátima de São Lourenço (Juscimeira) e Mimoso (Barão de Melgaço). A saída será às 8 horas, no antigo aeroporto.

Pela estrada original será evitado um desvio de 40 quilômetros que se faz atualmente, pois há um trecho de quase 70 km sem asfalto. A organização definiu que o almoço será em Mimoso, com churrasco aos participantes.

O estradeiro no trajeto original da MT-040 vai estar aberto à participação de toda a população desde que sejam em veículos altos e com tração nas rodas, porque casos de passeio terão dificuldade em fazer o percurso.

Além de ser uma forma de cobrança pelo término do asfaltamento da rodovia MT-040, como alternativa para o trajeto entre Rondonópolis e Cuiabá, o movimento em prol da duplicação da BR-364/163 que divulgar a campanha que envolveu todos os setores da economia em Rondonópolis

SORRISO MT:MT24HORASNEWS É DE SORRISO:Federações mobilizam Assembléia Legislativa em busca de recursos

Uma comissão formada por 11 federações desportivas e o presidente do Conselho Estadual de Desporto (Consed), Alessandro Marcondes Alves se reuniu com o deputado Estadual Baiano Filho (PMDB), esta semana, na Assembléia Legislativa.

Na pauta, reivindicações quanto à ampliação do orçamento destinado à Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (SEEL).

Segundo o sensei José Humberto, ligado a Federação de Karatê Dô Tradicional de Mato Grosso, os dirigentes estão preocupados com o contingenciamento dos recursos da SEEL em 2010, que tem prejudicado o cumprimento dos calendários esportivos. Ainda segundo o sensei, são fortes os indícios de uma redução ainda mais drástica para o esporte em 2012.

“Precisamos iniciar discussões em torno da ampliação dos valores da Bolsa Atleta, e ampliar também sua capacidade de atender novos atletas, mas percebemos uma vontade política muito grande em reduzir o orçamento da secretaria, caindo de 20 milhões para algo em torno de 8 milhões, dentro da proposta de ampliação da bolsa, seriam necessários cerca de 3 milhões para atender a demanda de atletas, que em 2012 chegará a aproximadamente 290 aptos aos beneficio”, afirmou José Humberto.

Preocupados não apenas com um possível estrangulamento do esporte em Mato Grosso, os dirigentes chamam a atenção para a falta de critérios na definição de prioridades na área esportiva, e frisam gastos considerados como supérfluos, a exemplo da contratação do relógio instalado em frente a sede da SECOPA para a contagem regressiva do Mundial de 2014.

O presidente da Federação Mato-grossense de Desportos para Cegos, Marcino Benedito de Oliveira chegou a propor a realização de uma audiência pública em Cuiabá para discutir a fragilidade do esporte em Mato Grosso e as conseqüências de uma estagnação de investimentos no setor.

“Precisamos trazer a discussão para dentro da assembléia, a gestão do então governador Blairo Maggi e do Baiano, enquanto secretário fez Mato Grosso sair do anonimato, hoje somos conhecidos nacional e internacionalmente, não podemos regredir”, defendeu Marcino.

Diante das colocações, Baiano propôs dois momentos, uma primeira reunião com as federações e o secretário da SEEL, Carlos Antonio Azambuja para a definição de prioridades, finalizando com a participação do governador Silval Barbosa em uma ampla discussão.

“Precisamos aproximar o Silval das federações, ele precisa saber quem cuida do esporte hoje em Mato Grosso, se não avançarmos no orçamento não vamos crescer, sou aliado do Azambuja, já deixei isso claro em diversas oportunidades, por outro lado, estou temeroso com a capacidade financeira do estado, da forma que está nenhum secretário conseguiria trabalhar, garanti ao Azambuja que assim que o orçamento chegasse à assembléia eu o ajudaria, e vou mobilizar outros deputados; minha gestão não foi fácil, mas pude contar com o respaldo das federações, do governador Blairo, dos dirigentes municipais e formamos um bloco unido, o que não podemos é continuar perdendo nossos filhos para o álcool e as drogas, pais não podem continuar enterrando filhos”, concluiu o deputado Baiano Filho.

Baiano também se comprometeu em realizar uma agenda trimestral com as federações e dirigentes esportivos para acompanhar os avanços no setor.

Participaram da reunião os presidentes Marcino Benedito de Oliveira, da Federação Mato-grossense de Desportos para Cegos; Pedro Luiz Sinohara, da Federação Mato-grossense de Judô; Francisco Antonio da Silva, da Federação de Atletismo de Mato Grosso; Joaquim Xavier de Brito, da Federação Mato-grossense de Karatê Interstilos; professor Vicente, da Federação de Desportos Aquáticos de Mato Grosso; Adairce Castanhetti, da Federação de Karatê Dô Tradicional de Mato Grosso; Hélio Ribeiro da Costa, da Federação de Taekwondo de Mato Grosso; Zilmar Sirtoli, da Federação Mato-grossense de Automobilismo; Joacelmo Barbosa, da Federação Mato-grossense de Capoeira; Robson Gomes dos Santos, da Federação Mato-grossense de Kung Fu Wushu; João Neri Chiroli, da Federação Mato-grossense de Futebol de Salão; Paulo Cesar Venâncio, da Federação de Jiu-Jitsu Esportivo do Estado de Mato Grosso, e Alessandro Marcondes, presidente do Conselho Estadual de Desporto (Consed), entre outros.

SORRISO MT:MT24HORASNEWS É DE SORRISO:Taques propõem que candidatos divulguem seus doadores antes da eleição

Candidatos a cargos eletivos terão que divulgar a relação de doares de suas campanhas antes da eleição, bem como os valores doados. É o que o que propõe o senador Pedro Taques (PDT-MT) em projeto de lei apresentado no Senado. Pela legislação atual, o eleitor só fica sabendo quem são os financiadores de seus candidatos depois da eleição.

De acordo com as informações do Projeto de Lei do Senado (PLS 601/2001) formulado pelo senador de Mato Grosso, os candidatos terão que apresentar a relação dos doares, dos valores doados, bem como os gastos efetuados durante toda a campanha eleitoral, em média a cada 15 dias.

No total, são fixadas cinco datas para a divulgação dos relatórios parciais no site do candidato, do partido ou da coligação, duas das quais coincidentes com as datas de divulgação de relatório parcial no site da Justiça Eleitoral, de modo a facilitar o cumprimento da obrigação imposta pelo projeto. As datas estipuladas para a divulgação das contas são dias 21 de julho, 6 e 21 de agosto, 6 e 21 de setembro.

A Lei 9.504 de 1997, a chamada Lei das Eleições, já prevê em seu artigo 28 que os candidatos, partidos e coligações divulguem nos dias 6 de agosto e 6 de setembro do ano eleitoral em site criado pela Justiça Eleitoral, relatório relativo às receitas e despesas de campanha. Porém, a atual lei não exige a identificação dos doares e dos valores individualmente doados.

Para o senador, a medida visa alcançar principalmente os eleitores, que terão acesso a informações essenciais de seus candidatos para a formação de sua consciência político-moral.

Na justificativa do projeto o senador cita o livro Direito Eleitoral do professor José Jairo Gomes. "O exercício pleno da cidadania só é possível se o eleitor souber quem financiou a campanha de seus mandatários e de que maneira esse financiamento se deu, pois tais informações são indispensáveis para que o eleitor aprecie a estatura moral dos candidatos e exerça o direito de sufrágio”, conforme trecho do projeto.

Caso os candidatos não cumpram as exigências propostas, a nova lei determina também a aplicação de multa, duplicada em caso de reincidência. Os responsáveis podem ser multados no valor de R$ 1 mil até R$ 10 mil. Conforme estabelece o artigo 96 da Lei das Eleições, as reclamações e representações perante a Justiça Eleitoral no caso de não cumprimento das novas regras poderão ser feitas por qualquer partido político ou candidato.

Para o senador Taques, a medida contribuirá para a redução dos casos de abuso de pode econômico, corrupção e fraude nas eleições, uma vez que as contas de campanha eleitoral estarão sujeitas à ampla e frequente fiscalização por parte da sociedade e de todos os candidatos e partidos.

Este projeto faz parte de uma série de proposições do senador Pedro Taques que visam combater a corrupção. No caso deste projeto, a ação coibidora é na esfera eleitoral. Outro projeto apresentado pelo senador recentemente pretende coibir a corrupção administrativa, permitindo que entidades da sociedade, como associações e sindicatos, sejam autores de ações civis públicas por improbidade administrativa. Hoje apenas o Ministério público pode ser autor desse tipo de ação. Ações por improbidade administrativa poderão ser propostas por entidades da sociedade

SORRISO MT:MT24HORASNEWS É DE SORRISO:Vereador acusa PPS de fazer politicagem com denúncias


Vereador usou a tribuna para lembrar que parlamentares faziam vistas grossas aos mesmos atrasos na época de SachettiVereador usou a tribuna para lembrar que parlamentares faziam vistas grossas aos mesmos atrasos na época de Sachetti
O vereador de Rondonópolis Lourisvaldo Manoel de Oliveira (PMDB), Fulô, acusou o PPS de promover politicagem com as cobranças de falta de material de higiene e pedagógico em algumas creches municipais. “Estão usando meia dúzia de diretores ligados ao PPS para reclamarem da falta de produtos, mas as creches e escolas recebem verba mensal para emergência. Se acabou papel higiênico é só o diretor usar a verba e comprar”.

Há cinco mandatos na Câmara Municipal, o parlamentar falou que a falta de produtos nas escolas pela demora no processo licitatório não é algo novo, mas recorrente em todas as gestões passadas. “Quando isso acontecia na gestão do Sachetti ninguém falava nada. Ele tinha a imprensa na mão porque comprou todo mundo. Se um jornalista falasse alguma coisa que ele não gostasse, ele ligava e pedia a demissão. Eu era da oposição e nenhuma crítica a ele você via por aí como é feito hoje”, argumentou na tribuna da Câmara Municipal, durante sessão ordinária.

O vereador Reginaldo Santos (PPS) e alguns diretores procuraram o Ministério Público e apresentar denúncias da falta de sabonetes, papel higiênico, cadernos, lápis de cor e fraldas descartáveis nas creches da cidade, dentre outros produtos. O promotor Ari Madeira ainda vai marcar data de audiência para apurar a denúncia.

Dentre as situações descritas na reunião do Conselho Municipal de Educação para discutir o assunto, esta a de crianças comendo fitas adesivas usadas em fraldas de pano, devido ao não fornecimento de fraldas plásticas. Em Rondonópolis, quando uma criança é matriculada na creche os pais recebem uniforme, mamadeira, chupeta e fraldas plásticas para os filhos, benesses inexistentes na rede particular, onde além de comprar os itens acima, os pais devem fornecer fraldas aos filhos.

No documento ainda revelam que professores tiveram que fazer cota para comprar merenda escolar em uma creche. “Isso não é politicagem é uma denúncia com relatos dos que as creches estão passando”, argumentou o vereador Reginaldo Santos (PPS).

A secretária municipal de Educação, Marilda Rufino, disse que os atrasos em alguns produtos se devem ao atraso na entrega pela empresa vencedora e outros pela demora do processo licitatório. “A situação das fraldas está resolvida e do saco de lixo houve atraso”. Os demais produtos de limpeza e higiene estão sendo adquiridos, argumentou a secretária.

SORRISO MT:MT24HORASNEWS É DE SORRISO:PSD terá o desafio de lançar 80 prefeitos em MT, diz Homero


De Brasília – Bruno Cassiano
Foto: ReproduçãoPSD terá o desafio de lançar 80 prefeitos em MT, diz Homero
O recém criado Partido Social Democrático (PSD) está com a pretensão de lançar 80 prefeitos em Mato Grosso. A informação é um dos principais articuladores da sigla em Mato Grosso, deputado federal Homero Pereira (PSD/MT), durante conversa com a reportagem nesta quarta-feira (5), em Brasília.

De acordo com o congressista mato-grossense, o partido tem um desafio de mostrar nas urnas das eleições 2012 a força que a sigla conquistou nesse início como o maior partido do Estado.

“O PSD nasce como maior partido de Mato Grosso e isso é um desafio. Não basta nascer como maior partido, tem que emergir das urnas agora em 2012, como maior partido”, ressaltou Homero com exclusividade em entrevista ao Olhar Direto.

O partido já conta com 500 filiações somente em Mato Grosso com 50 prefeitos em exercício, 400 vereadores, seis deputados estaduais e dois parlamentares federais e um suplente no exercício do mandato.

Homero se elegeu deputado federal nas eleições de 2006, com 100.114 votos pelo PPS e, no ano passado, se reelegeu pelo PR com 112.421. Agora sua intenção é pleitear uma vaga no senado pelo PSD.

SORRISO MT:MT24HORASNEWS É DE SORRISO:Democratas perde mais um prefeito; situação complica


Democratas perde mais um prefeito; situação complica
O Democratas (DEM) acaba de perder mais um representante. Desta vez foi o prefeito de Itanhangá, Vanderlei Proenço Ribeiro, que decidiu deixar a sigla e migrou para o PSB, do deputado federal Valtenir Pereira, presidente regional da agremiação socialista.

"Avalio que a vinda do prefeito se deve ao fato do excelente relacionamento que nós mantemos com ele na Câmara dos Deputados, sempre buscando recursos para o município, como na área de habitação, por exemplo", declarou o Valtenir.

A sigla democrata vem sofrendo um esvaziamento com a debandada de inúmeras lideranças para outras agremiações, visando a disputa eleitoral do ano que vem. Exemplo de saída em massa foi o pedido de desfiliação dos quatro vereadores do DEM em Várzea Grande para o recém-criado PSD.

O fato é que desde que decidiu deixar da base aliada do governo para apoiar o PSDB, que saiu derrotado nas urnas nas ultimas eleições, o DEM ficou enfraquecido.

Irritado com a debandada dos democratas, o senador Jayme Campos (DEM) uma das mais antigas lideranças do grupo, se referiu aos vereadores como insignificantes e afirmou que eles na verdade há tempos já haviam deixado a sigla.

Mais informações na manhã de hoje

SORRISO MT:MT24HORASNEWS É DE SORRISO:Acordos para desapropriações iniciam na próxima semana e valores serão apresentados aos moradores


Acordos para desapropriações iniciam na próxima semana e valores serão apresentados aos moradores
Os acordos sobre as desapropriações já devem começar na próxima semana e avaliações de cinco obras de desbloqueio já estão concluídas e os estudos na Avenida Miguel Sutil, em Cuiabá, estão adiantados. A informação é do secretário adjunto de Ação de Desapropriação, Djalma Sabo Mendes.

“O ano de 2011 é o ano que iremos concluir as desapropriações. Demos inícios às ordem de serviço para o início dessas avaliações em julho e já temos concluído os estudos para cinco obras de desbloqueio e em fase adiantada na Avenida Miguel Sutil. Devemos chamar os proprietários destes imóveis para apresentar os valores na próxima semana”, afirmou Mendes.

O secretário informou ainda que os moradores da Avenida Jurumirim devem ser os primeiros convocados pelo Estado. Eles terão conhecimento aos valores propostos pelo Estado e caso aceitem o pagamento já será realizado. No entanto, se o proprietário não concordar com o valor proposto pelo governo, a Procuradoria Geral do Estado ingressará com uma ação para efetuar o pagamento em juízo.

Questionado sobre a demanda jurídica que as negociações poderão gerar, Djalma garante que a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo de 2014 (Secopa) está preparada. Ele explicou que uma equipe da PGE atuará junto à pasta para atender aos processos, no entanto, ainda não se tem os valores que serão gastos com as desapropriações.

O secretário contou ainda que na Avenida Miguel Sutil a trincheira do bairro Santa Rosa está sendo priorizada e de acordo com ele, também na próxima semana, o consórcio responsável pela avaliação deverá concluir os estudos e a avaliação dos imóveis.

Djalma contou também que outras áreas de mais três obras d a Copa, dentre elas, a região da Mário Andreazza, já devem começar a ser avaliadas pela equipe técnica da Secopa. “Mais obras estão sendo preparadas para ser licitadas e com isso as desapropriações estão sendo preparadas. O ano de 2011 é o ano que as desapropriações vão acontecer”, reforçou.

SORRISO MT:MT24HORASNEWS É DE SORRISO:França se filia ao DEM nesta 6ª e deve disputar a sucessão de Galindo

http://rdnews.com.br/noticia/franca-se-filia-ao-dem-nesta-6a-e-deve-disputar-a-sucessao-de-galindo

Patricia Sanches e Romilson Dourado

Roberto França    Após abrir negociação com dois partidos (DEM e PSD), o radialista e apresentador de TV Roberto França decidiu se filiar ao DEM. Ele usou a velha estratégia de definir o seu futuro político na última hora, já que encerra nesta sexta (7) o prazo para que os pretensos candidatos se filiem a alguma legenda. Como ingressa dentro do prazo legal, ele já entra como alternativa para disputar a Prefeitura de Cuiabá.
     França chega num grupo onde tem afinidade. A sua esposa Iracy França, ex-vice governadora, já esteve no DEM e se desfiliou no ano passado por conta de embates eleitorais com o então candidato ao Paiaguás pela coligação Jonas Pinheiro (DEM-PTB-PSDB), Wilson Santos. O tucano teceu duras críticas à gestão França na Capital.
    De todo modo, Roberto França atuará num partido que tem dificuldades em ter inserção em Cuiabá. Nos últimos 10 anos disputou uma única vez, com Emanuel Pinheiro, que ficou na lanterna. De lá para cá, a legenda nunca mais lançou candidatos.
    França já militou no PMDB, PTB, PSDB e PPS. Há mais de um ano ele estava desfiliado por que atuava como diretor da Marketing da extinta Agecopa. A lei que criou a agência vetava que os membros dela integrassem os quadros de alguma legenda.
    França deixou o seu mandado de 8 anos à frente do Palácio Alencastro sob forte desgaste, mas graças à popularidade do programa Resumo do Dia, exibido de segunda à sexta na TV Rondon, afiliada do SBT, vem reconquistando espaço e passa a ser nome forte na disputa pela sucessão de Galindo.

SORRISO MT:MT24HORASNEWS É DE SORRISO:Sinop: presidente da ACES aceita convite e se filia ao PSB

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES), Mauro Muller, se filiou, agora há pouco, ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). Convidado pelo presidente do diretório sinopense e secretário municipal de Finanças, Silvano Amaral, e pela empresária Rosana Martinelli, ele disse, ao Só Notícias, que resolveu aceitar por eles serem seus amigos. Outra motivação que pesou em sua decisão foi o fato do partido contar com outro amigo pessoal dele, o empresário Mauro Mendes, que é presidente do PSB de Cuiabá.

Mauro já vinha recebendo convites e sondagens de outros partidos, porém com os amigos no PSB insistindo por sua filiação, ele cedeu. O empresário disse que vai para o partido com grandes expectativas. No entanto, negou, a princípio, que será um dos pré-candidatos do PSB visando a Câmara de Sinop nas eleições do próximo ano. "Vamos avaliar esta possibilidade com calma [sobre um possível pedido do partido por sua candidatura]. No momento, estou apenas me filiando aceitando o convite de meus amigos", ressaltou.

Conforme Só Notícias já informou, o PSB ganhou reforço de peso com a filiação do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Afonso Teschima Júnior, da diretora da Acrinorte, Rosana Martinelli, e recentemente do ex-vereador professor Hedvaldo Costa, que renunciou ao mandado na Câmara de Sinop por ter deixado o PSDB para migrar para o PSB.

SORRISO MT:MT24HORASNEWS É DE SORRISO:Sinop: duplicação de avenida deve ser concluída em 15 dias


Um atraso nas licitações fez com que a pavimentação da avenida Bruno Martini ainda não iniciasse. De acordo com o secretário da Cidade, Edílson Rocha Ribeiro, o "Ticola", a previsão que a obra seja retomada na segunda-feira (10) e seja concluída em 15 dias.
A finalização da obra irá beneficiar não apenas moradores de alguns bairros, mas estudantes de duas universidades privadas, e única ligação para o aeroporto e Embrapa.
Conforme Só Notícias já infdormou, foram investidos aproximadamente R$ 1,1 milhão na duplicação da avenida, entre o cemitério até o residencial Aquarela Brasil. Ao todo são 27 quilômetros quadrados de serviços, em um percurso aproximado de três quilômetros.

SORRISO MT:MT24HORASNEWS É DE SORRISO:Sinop: PDT não dá importância a saída de vereador e quer se reestruturar

Apesar de ter perdido o único representante que tinha na Câmara de Sinop, o vereador Sérgio Palmasola que foi para o PSD, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Sinop está renovando seu quadro de filiados visando colocar um novo político no Legislativo sinopense em 2013. De acordo com a assessoria do diretório estadual do partido, não houve destituição da direção anterior no município, principal motivo alegado por Palmasola para deixar a legenda da qual fazia parte.

Uma comissão formada pelo diretório estadual percorreu 123 municípios mato-grossenses, entre eles Sinop, para formar ou dar posse as novas comissões provisórias. O principal objetivo da legenda estadual é trazer "algo novo" oferecendo oportunidade para novos políticos como empresários, representantes de classes da sociedade, entre outros. A saída de Palmasola foi tratada como opção pessoal do próprio.

No município, o presidente da comissão do partido é o empresário Silvio Moraes, que terá a missão de reestruturar a legenda com o apoio do senador e presidente estadual da sigla, Pedro Taques. Ao Só Notícias,Moraes afirmou que o partido sinopense está em fase de reestruturação e que a saída do parlamentar não será sentida, já que o partido está buscando nomes para o próximo pleito. A comissão provisória também já tem um número de pré-candidatos dispostos a concorrer ao cargo de vereador. Ele não quis adiantar o número. O partido ainda pretende buscar mais filiados.

Quanto a coligações, o empresário afirmou que o partido só discutirá este assunto em abril ou maio do próximo ano. Antes disso, nenhuma palavra. "A partir de agora, nosso objetivo é ter independência, até pela ideologia que o partido tem. O PDT está em fase de reestruturação e na eleição do próximo ano o partido não seja coadjuvante", explicou.

SORRISO MT:MT24HORASNEWS É DE SORRISO:Rede internacional construirá hotel em Sinop


A rede hoteleira Ibis, do grupo francês Accor, anunciou a implantação da sua primeira unidade mato-grossense em Sinop. Serão 96 apartamentos e com previsão de abertura para o primeiro semestre de 2014. O empreendimento será  na avenida dos Jacarandás, esquina com rua dos Cajueiros, no centro.

As negociações estavam em andamento há alguns meses e foram consolidadas recentemente. "Está confirmado. Foi assinado o contrato de franquia, registrado na secretaria e agora estamos na expectativa de construção que acredito ter início imediato", explicou o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Nevaldir Graff (Ticha), ao Só Notícias. De acordo com o secretário, a área onde a unidade estará instalada é própria do grupo.
O grupo Accor conta, no Brasil, com 145 unidades em operação (entre as bandeiras Sofitel, Pullman, Novotel, Mercure, Ibis e Formule1), somando 24,2 mil apartamentos. Já na América Latina são 168 unidades e 27,5 mil apartamentos. Até 2015, a estimativa é de 222 unidades no país e, 254 na América Latina. Há ainda as unidades na Ásia e Europa, por exemplo.
Somente com a bandeira Ibis, são 58 unidades brasileiras e, até 2015, o número deve chegar a 112.
Sinop tem atualmente 33 hotéis.

SORRISO MT:MT24HORASNEWS É DE SORRISO:Sinop: conciliações de processos trabalhistas movimentam R$ 412 mil


Os acordos firmados na semana de conciliação de processos trabalhistas, que estavam tramitando nas duas varas no município, resultaram em R$ 412,5 mil para ex-funcionários que moveram ações contra as empresas onde trabalharam. Houve 67 conciliações dos 129 que estavam previstos para a "temporada".
Os números foram divulgados pela assessoria do Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Foram 282 pessoas atendidas entre 19 a 23 de setembro. Conforme o levantamento, no primeiro dia houve 14 acordos No segundo, foram 23. No terceiro dia chegaram a conclusão 11 procedimentos. No quarto, 13 e, no último 6. O magistrado encarregado foi Luis Aparecido Torres.
Os processos correspondem, normalmente, em reclamações diversas de direitos trabalhistas não pagos. Os valores variam de um caso para outro. De acordo com o tribunal, a próxima semana destinada apenas a conciliações deve ocorrer em dezembro, durante uma campanha nacional.
Além de benéfica para as partes, a conciliação também proporciona diminuição no volume de processos tramitando nas varas do trabalho.

SORRISO MT:MT24HORASNEWS É DE SORRISO:Sinop: empresários e funcionários fazem passeata contra violência


Empresários sinopenses e funcionários fazem, hoje, manifestos contra violência após os últimos assaltos ocorridos. Representantes comerciais, como os que reagiram a ação de dois assaltantes em uma relojoaria na avenida Júlio Campos recentemente, organizam uma passeata, às 16h, com saída da praça Plinio Callegaro até a nova câmara (avenida das Figueiras) onde haverá audiência pública, às 17h, com o secretário de Segurança, Diogenes Curado, deputados estaduais, vereadores, cúpula da polícia e representantes de entidades.

A CDL Sinop está reforçando a mobilização. “Esta passeata está sendo organizada pelo nosso filiado, o lojista Lucio Flavio Mendes da Silva, de uma joalheria que foi assaltada as 8 horas, na  última terça feira. E estamos apoiando o manifesto porque ele não é o único que esta sofrendo com a falta de segurança e a violência. Este é um problema que tem feito parte de nosso dia a dia e devemos lutar contra isso”, disse o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas, Afonso Teschima Junior.
A mobilização ocorre após dezenas de assaltos e, em alguns casos, empresários e funcionários acabaram reagindo. Foram 2 casos em menos de 20 dias. Em uma lanchonete, dois assaltantes chegaram e um ficou na porta dando cobertura. O outro foi surpreendido pelo dono que conseguiu, com ajuda de clientes, desarmá-lo. O ladrão acabou levando uma surra e foi preso. O outro fugiu. Na tentativa de assalto a joalheria, esta semana, proprietário e funcionários reagiram, desarmaram um ladrão -que acabou apanhando-, o outro fugiu mas acabou sendo preso. Na segunda-feira (3), dois bandidos roubaram cerca de R$ 8 mil de uma lotérica, instalada em um supermercado no bairro São Cristóvão. Os ladrões usavam capacetes, renderam as operadoras de caixa, clientes que estavam nas filas, pegaram o dinheiro e fugiram em uma moto.
A audiência, conforme Só Notícias informou, é promovida pela Assembleia Legislativa e tem como objetivo debater os problemas de segurança na região Norte. A constante onda de assassinatos e de assaltos a bancos e residências seriam o mote das discussões.
Em Sinop, de janeiro a agosto, foram registrados pelo menos 352 roubos e 1.385 furtos segundo levantamento da Polícia Judiciária Civil. Os homicídios, até então, somavam 24.

SORRISO MT:MT24HORASNEWS É DE SORRISO:OAB realizará ato público de desagravo em Sinop


Nesta sexta-feira (7 de outubro), às 17h, no Fórum de Sinop, a diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso e do Tribunal de Defesa das Prerrogativas dos Advogados (TDP) realizarão um ato público de desagravo em solidariedade aos advogados que tiveram as suas prerrogativas profissionais desrespeitadas por dois magistrados da comarca.
Estarão presentes o presidente da Seccional, Cláudio Stábile Ribeiro; o vice-presidente, Maurício Aude; o secretário-geral, Daniel Teixeira; o diretor-tesoureiro, Cleverson Figueiredo Pintel; a presidente da Subseção de Sinop, Soraide Castro; o presidente do TDP, João Batista Cavalcante; o vice-presidente, Luiz da Penha; a secretária-geral, Giselle Carvalho e demais membros do tribunal; conselheiros estaduais; presidentes das subseções vizinhas e advogados de Sinop e região.
“Este não é um ato de repúdio generalizado contra todos os magistrados, a OAB estadual e municipal tem muito respeito e mantém um bom relacionamento com os juízes estaduais, federais e do trabalho, bem como com delegados e demais autoridades. Este é um fato pontual, em que é necessário defender nossas prerrogativas de forma incisiva e demonstrar a solidariedade aos advogados, para que todos possam exercer a profissão com liberdade”, explicou Soraide Castro.

SORRISO MT:MT24HORASNEWS É DE SORRISO:JOSÉ RIVA:“Não tenho mais vaidade política”, afirma Riva


“Não tenho mais vaidade política”, afirma Riva
O deputado destacou que o PSD fará muitas alianças partidárias em 2012
Assessoria
O secretário-geral da sigla, deputado José Riva, declarou durante o encontro regional do Partido Social Democrático (PSD) ontem (04) em Cuiabá que não havia um plano ‘B’, caso o PSD não viesse a ser oficializado como partido. Sobre sua carreira política, disse que não tem mais vaidade. “Não quero ser mais deputado. E, independente de vir a ser candidato a governador ou não, o que quero é ajudar na militância do PSD. Precisamos construir um projeto. O nome é de menos. O que vale é fazer uma proposta pelo bem de Mato Grosso e do Brasil”. 
De acordo com Riva, a legenda fará muitas alianças partidárias no pleito de 2012. “Nenhum partido é tão grande para sozinho ganhar em todo estado”. Em sua fala, destacou a liderança do prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, a frente da criação do novo partido. “A ideia sempre foi termos um partido que converse com as bases. Não vamos aceitar intervenção”, declarou.
Aproximadamente 500 lideranças da Baixada Cuiabana estiveram presentes no 10º encontro regional do Partido Social Democrático (PSD), realizado na Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM). O PSD foi oficializado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 27 de setembro. A pressa é pelo curto prazo que os pré-candidatos têm para filiar, que é até dia 07 de outubro. O procurador jurídico do partido, Hélio Ramos garantiu que a legenda não tem nenhuma pendência jurídica ou judicial. “O PSD está apto para concorrer nas eleições de 2012”, declarou.
Ramos explicou que para se desfiliar é necessário apenas comunicar o diretório do partido e o juiz eleitoral. Ratifica que todos estes documentos também deverão ser guardados a fim de serem utilizados, eventualmente, como prova de desfiliação da antiga sigla. Após um prazo de 48 horas, a pessoa já pode assinar a ficha de filiação do PSD. “Todos os diretórios e comissões provisórias do PSD em Mato Grosso estão lançados no sistema do Tribunal Regional do Eleitoral (TRE) e estamos apenas aguardando a distribuição das senhas do programa FILIA WEB, que autoriza os presidentes dos partidos a lançar as filiações dos pré-candidatos”, informou o procurador.
A expectativa é de filiar no PSD em todo o estado 50 mil pessoas até o dia 15 de outubro. Durante o evento, Lúcia Provenzano foi convidada para comandar o PSD Mulher. Já o consultor Paulo Roberto Araújo e Janaína Riva estarão à frente do PSD Jovem.
CUIABÁ - O presidente do Diretório Municipal em Cuiabá, Eliene Lima, informou que quatro vereadores aderem à nova sigla: Everton Pop, Leve Levi, Toninho de Souza e Edivá. Afirmou que mais de 38 pessoas pretendem disputar nas proporcionais. “O PSD é a terceira maior força do Brasil e de longe a maior de Mato Grosso”. Também citou a filiação dos ex-deputados estaduais Aparecido Alves e Carlos Nascimento, o Carlão, ambos do PSDB.
De acordo com o presidente regional do PSD, vice-governador Chico Daltro, a diferença será a de construir um projeto político pensando em um futuro com melhores oportunidades. “É uma chance de inovar e renovar o nosso compromisso com o povo”, destacou Chico.
O deputado estadual Dilmar Dal Bosco esteve presente ao evento para prestigiar os amigos e companheiros deputados. Apesar de afirmar que não será do PSD. “Sempre torci junto e, independente, do que vier e da questão partidária, vocês podem contar com o meu apoio moral”. Já o deputado estadual Airton Português, que adere ao PSD, lembrou da ‘maratona’ feita no final de semana pelo interior do estado. “É uma satisfação muito grande viajar pelos municípios e dizer que sou do PSD”.
O deputado Walter Rabello, fez uma alusão a Copa do Mundo de 2014. “Riva está convocando a seleção brasileira para disputar a Copa em 2014”. Além dos prefeitos e lideranças dos 18 municípios também estiveram presente o ex-deputado estadual Wilson Teixeira, o Dentinho e Bispo Sérgio.
Por fim, o deputado federal Homero Pereira afirmou que o nascimento do PSD entra para a história. Destaca que estava em uma situação cômoda no seu antigo partido, como vice-presidente do PR e líder dos republicanos na Câmara dos Deputados. “Mas me incomodava as famigeradas comissões provisórias no país. Pois, se não tiver diretório a decisão vem de cima para baixo”.
Mais Informações:
Assessoria
Fones: 9207-4500/9952-1211

SORRISO MT:MT24HORASNEWS É DE SORRISO:JOSÉ RIVA:Membros da Acomac assinam filiação no PSD


Membros da Acomac assinam filiação no PSD
Entre eles, está o presidente da Acomac, Antônio Guerino Zompero e o empresário Eustáquio Machado de Miranda, da Cerâmica São Bento
Assessoria
O secretário-geral do Partido Social Democrático (PSD), deputado José Riva, abonou nesta terça-feira (04.10) a filiação de membros da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção de Mato Grosso e de empresários no ramo de materiais de construção. Entre eles, está o presidente da Acomac, Antônio Guerino Zompero e o empresário Eustáquio Machado de Miranda, da Cerâmica São Bento.
De acordo com o deputado, a categoria foi uma das que mais contribuíram com a fundação do PSD. Quase 11 mil assinaturas foram coletadas em um ato de mobilização que contou com a colaboração do Sindicato dos Comerciantes de Materiais de Construção de Mato Grosso (Sidcomac/MT); Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Estado (Acomac), do presidente do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa (Sindal), Leonir Pereira de Freitas e de Eustáquio Machado de Miranda, da Cerâmica São Bento.
“O mais importante é que o PSD não atraiu apenas a classe política, mas também a empresarial. E, todos podem se orgulhar que, juntos, somos fundadores do PSD. Mas, temos a obrigação de fazer um partido coerente e diferente, dando autonomia aos diretórios municipais”, destacou.
Pré-candidato a vereador por Cuiabá e representante do segmento, Celso Henrique, disse que continuará o trabalho de filiação junto a sua base. “Queremos filiar o maior número possível de pessoas”. Riva ainda agradeceu a participação de Celso Henrique. “Não tenho dúvida que o diferencial para ser vereador é o trabalho”, concluiu Riva.
Mais Informações:
Assessoria
Fones: 9207-4500/9952-1211

SORRISO MT:MT24HORASNEWS É DE SORRISO:JOSÉ RIVA:Sala da Mulher entrega doações para entidades filantrópicas nesta sexta


Presidente da AL, Riva e coordenadora da Sala da Mulher, Janete Riva
Presidente da AL, Riva e coordenadora da Sala da Mulher, Janete Riva
Renda foi obtida com a venda do ingresso do 7º Desfile de Modas Cuiabá Fashion
ITIMARA FIGUEIREDO - Assessoria da Presidência
Depois de reunir a sociedade cuiabana para prestigiar o maior desfile de modas de Mato Grosso, o Cuiabá Fashion, a Sala da Mulher da Assembleia Legislativa fará a prestação de contas do evento nesta sexta-feira (07), às 10 horas, no Auditório Licínio Monteiro da AL. Na oportunidade, as entidades filantrópicas MT Mamma, Obras Sociais Anália Franco e Central Única das Favelas – Cufa, receberão a doação da renda obtida com a venda do ingresso do 7º Desfile de Modas, realizado em agosto deste ano, no 44º Batalhão de Infantaria Motorizada- BIMtz.
A coordenadora da Sala da Mulher, Janete Riva e o presidente da AL, deputado José Riva, também farão a entrega de Moção de Congratulação aos parceiros que contribuíram na realização do desfile. Com cunho social, todos os anos ajuda entidades que cuidam dos menos favorecidos. Neste ano, foram mostradas as tendências primavera/verão 2011 e homenageou a cultura Afro-descendente.
Em 2010, o evento ajudou duas entidades, a Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá e a Avogás. A Sala da Mulher também realiza campanha para arrecadar alimentos, que são distribuídos no final do ano às famílias carentes.
Confira a lista dos parceiros e patrocinadores da edição 2011. Lojistas: Corpo & Arte By Silvia, Casa Prado, Loft Home, Adriana Oliveira, Mande.Co, Mariée Nuit ET Mariage e Thaianne Jacob. Exposição: Jhosemar Correa e Mario Friedlander. Produção do desfile: Edson Guilherme e Salão La Provance. Projeto de passarela: Marcelo Epaminondas. Trilha sonora Xodó e Dj Valens. Som e Iluminação: Chambó. Buffet Leila Maluf.
Patrocinadores: Renosa/Coca-Cola; OI Telecomunicações; Grafica Atalaia; Grupo City Lar; Gemini Construtora; SICOBB-MT/MS; Amazônia Petróleo; Verde Transporte; Construtora Lotufo; CDL-Cuiabá; Armazém Office; Universal Turismo; Associação dos Atacadistas de Mato Grosso; Época Propaganda.
Apoio: ECAD-Escritório de Arrecadação de Mato Grosso; Help Vida; Grafica Defanti; Bela Flor; Eng. Uilaci Bezerra Chaves e Gráfica Print.
Mais Informações
Assessoria da Presidência
Fones: 3313-6568/ 9952-1211/ 9207-4500

SORRISO MT:MT24HORASNEWS É DE SORRISO:JOSÉ RIVA:Grupo de trabalho debate ações para fortalecer a aquicultura em MT


Grupo de trabalho debate ações para fortalecer a aquicultura em MT
Um dos questionamentos feito pelo segmento está relacionado com a necessidade de recuperar APPs, onde estão instalados muitos dos tanques para a criação de peixes
SANDRA COSTA - Assessoria da Presidência
Mais uma rodada de discussões em busca de fortalecer a aquicultura no estado será realizada na próxima terça-feira (11.10), a partir das 14h, na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Ontem (04), técnicos da pasta e representantes da Associação dos Aquicultores de Mato Grosso (Aquamat) estiveram reunidos na Assembleia Legislativa com o presidente da Casa de Leis, deputado José Riva, e com o deputado Sérgio Ricardo, além do secretário de Meio Ambiente Vicente Falcão.
Um dos questionamentos feito pelo segmento está relacionado com a necessidade de recuperar as áreas de APP - Áreas de Preservação Permanente - onde estão instalados muitos dos tanques para criação, em especial, na Baixada Cuiabana. Segundo o diretor técnico da Aquamat, Francisco Medeiros, o órgão ambiental não tem liberado licenças para os empreendimentos localizados nestas áreas. “O setor está praticamente inviabilizado economicamente. E queremos contribuir para recuperar essas áreas, pois a nossa atividade é considerada de baixo impacto ambiental. E,sem a licença não temos como acessar linhas de créditos”, explicou o diretor.
A Aquamat é formada por 98 associados, distribuídos entre produtores, indústrias de ração, frigoríficos e prestadores de serviços, responsáveis por 80% da produção de peixes de Mato Grosso, estado que, anualmente, produz 32 toneladas, conforme dados oficiais do Ministério da Pesca e Aquicultura. Conforme o deputado Riva, trata-se de um setor que pode crescer e contribuir de forma significativa para a economia de Mato Grosso. “A dificuldade do segmento é devido a morosidade na liberação das licenças”, afirmou Riva.
O deputado Sérgio Ricardo, que é autor da lei Pró-Peixe, também questionou a demora na liberação das licenças. “Há quatro trabalhamos nessa lei, mas o setor não consegue ser atendido. Queremos ter mais um setor da economia forte em Mato Grosso e fortaleça a pequena propriedade rural”, destacou Sérgio.
Por outro lado, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Vicente Falcão, explica que a ideia é alinhar as metodologias, tendo em vista a legislação que rege o setor. Por isso, será criado o grupo de trabalho para analisar os pontos divergentes entre o órgão e o segmento. “A preocupação dos técnicos da Sema é dar agilidade ao processo de licenciamento da atividade, dentro do que estabelece a legislação, a fim de fortalecer o setor, promovendo o seu desenvolvimento de forma sustentável”, afirmou Vicente Falcão. Também participou da reunião a secretária adjunta de Qualidade Ambiental da Sema, Lilian Ferreira .
Mais Informações:
Assessoria de Imprensa da Presidência

Fones: 3313-6568/9207-4500/9952-1211
 

SORRISO MT:MT24HORASNEWS É DE SORRISO:CHICÃO BEDIN:Sorriso conquista bronze no Brasileiro Escolar de Handebol

Os suplentes Paschoal Gimenes (Paschoal da Cerâmica), do PSDB, e Carlão Leite, (Carlão Coca Cola) do PSD, podem ser empossados vereadores, na sessão extraordiária, da Câmara de Sinop, às 14h. Eles ocupam as vagas deixadas com as renúncias dos mandatos, do professor Hevaldo Costa (que se filiou ao PSB) e o médico Francisco Specian Júnior, respectivamente, anunciadas na terça-feira (4).

O presidente da câmara, Remídio Kutnz (PSD), explicou, ao Só Notícias, que as cartas de renúncias devem ser lidas, e na sequência ser dada a posse aos suplentes, caso Hedvaldo ou Francisco não estejam presentes. "Porque tenho que fazer isso, na primeira sessão após a entrega das cartas", afirmou o legislador.

Conforme Só Notícias já informou, Hevaldo se desfilou do PSDB e migrou para o PSB (de base aliada do prefeito Juarez Costa), alegando não ter perspectivas dentro da sigla anterior. A renúncia foi para não ter embate jurídico, com a lei de infidelidade partidária. 

Já Francisco, também ex-tucano, apontou, entre os motivos para a saída do grupo, que a cúpula "está fechada e falta diálogo com as lideranças sigla. A renúncia nada mais é que a devolução do mandato para o partido, cumprindo o que diz a lei da fidelidade partidária".

SORRISO MT:MT24HORASNEWS É DE SORRISO:JOSÉ RIVA:Riva destaca avanços na reestruturação para investigadores e escrivães


Riva destaca avanços na reestruturação para investigadores e escrivães
A luta dos profissionais contou com o apoio do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva, que sempre atendeu a categoria
SANDRA COSTA - Assessoria da Presidência
Após muitas discussões entre o Governo do Estado e a categoria dos investigadores e escrivães da Polícia Civil, os deputados estaduais aprovaram nesta quinta-feira (05.11) a mensagem 72/11, que dispõe sobre a reestruturação salarial dos servidores. Agora, o projeto aguarda apenas a sanção governamental.
A luta dos profissionais contou com o apoio do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva, que sempre atendeu a categoria, ouvindo as demandas. Para Riva, a reivindicação da categoria é justa e a aprovação da mensagem representa uma grande vitória.
“A Polícia Civil precisava de uma atenção do governo, pois era perceptível a defasagem salarial. Até porque a carreira passou a exigir nível superior, mas os salários não tinham sido devidamente ajustados”, afirmou Riva.
Neste ano, os policiais civis permaneceram em greve por mais de dois meses. Sem êxito nas discussões junto ao Governo, os servidores buscaram o apoio dos deputados.  E, após intermédio da Casa de Leis, as negociações foram retomadas.
Neste ano, a Assembleia Legislativa já atuou como interlocutora durante as greves decretadas por várias categorias de servidores públicos ainda no primeiro semestre. Entre elas, as reestruturações dos servidores da Saúde, Educação e Meio Ambiente.
Mais Informações:
Assessoria de Imprensa da Presidência
Fones: 3313-6568/9207-4500/9952-1211

SORRISO MT:MT24HORASNEWS É DE SORRISO:Lucas: Acilve projeta aumento de 10% nas vendas no dia das crianças

Os comerciantes de diversos segmentos em Lucas do Rio Verde estão otimistas em relação às vendas do Dia das Crianças, comemorado na próxima quarta-feira (12). A Associação Comercial e Empresarial do município (Acilve) projeta que as vendas superem entre 8% e 10% o montante do que foi comercializado no feriado do ano passado.

Segundo o presidente da entidade, Vilson Kirst, os empresários do município acreditam que as vendas realizadas em virtude do dia das crianças serão boas. "Por se tratar de uma data muito importante, acreditamos que cada pai, cada mãe e cada padrinho irão comprar um presente. Este ano, lançamos a campanha "deixe uma criança feliz" com a distribuição de cupons, pelo comércio em geral, e estaremos distribuindo 80 prêmios no dia 11 de outubro. Em função não só da campanha, mas principalmente pela importância da data, acreditamos em um incremento de 8% a 10% nas vendas de artigos relacionados a criança".

O presidente informou que o sorteio dos 80 prêmios será realizado no dia 11 de outubro, às 19h, na sede da associação e não mais no dia 12, como estava anteriormente previsto. A entrega dos prêmios aos contemplados acontece, no dia 15.

Prevendo que os consumidores deixarão para os últimos dias a compra dos presentes, a associação comercial, decidiu estender o horário de atendimento do comércio, no próximo sábado, até às 18h.

SORRISO MT:MT24HORASNEWS É DE SORRISO:Sinop: parcelamento de impostos deve ser prorrogado até novembro

O projeto de lei que prorroga o programa de recuperação fiscal Refis, para quitação de tributos em atraso junto à prefeitura, aguarda assinatura do prefeito Juarez Costa (PMDB). A assessoria informou, ao Só Notícias, que o texto prevê prorrogação até 7 de novembro. O prazo encerra hoje para os contribuintes parcelarem impostos vencidos.A perspectiva de arrecadação está mantida em R$ 4 milhões.

Anteriormente, o secretário de Finanças e Orçamento, Silvano Amaral, explicou que uma das justificativas para a prorrogação, era a greve dos bancários, deflagrada há 10 dias, com o objetivo de disponibilizar mais tempo para os contribuintes se regularizarem. 

Na lei, os mesmos benefícios a quem aderir continuam. Com a quitação do valor à vista, há 100% de desconto de juros, multas e taxas. Já em três parcelas é de 90%, seis, 80% e 12 vezes, 70%. Só pode aderir o contribuinte que estiver em dia com os tributos municipais referentes a este exercício.

Conforme Só Notícias já informou, pelo menos R$ 3 milhões já foram arrecadados, desde que lançado dia 6 de setembro, segundo o secretário de Finanças e Orçamento, Silvano Amaral. A Câmara de Vereadores já teria sinalizado pela aprovação da prorrogação do prazo.

SORRISO MT:MT24HORASNEWS É DE SORRISO:Mendes se junta a Dorileo e Riva e já compra briga com Taques

http://www.rdnews.com.br/blog/post/mendes-se-junta-a-dorileo-e-riva-e-compra-briga-com-taques

    O tão aclamado Movimento Mato Grosso Muito Mais começa a dar sinais de que deve implodir a qualquer momento. O empresário Mauro Mendes (PSB), pré-candidato à Prefeitura de Cuiabá, resolveu se articular junto ao PMDB e até com o PSD, capitaneado presidente da Assembleia, José Riva. Assim, Mendes deve comprar briga com o senador Pedro Taques, presidente do PDT que não aceita composição com Riva.
    Nos bastidores, há rumores de que Mendes teria proposto ao também empresário Dorileo Leal (PMDB), do Grupo Gazeta de Comunicação, para que o peemedebista seja o vice da chapa à sucessão municipal em 2012. Com as conversas adiantadas, Mendes resolveu procurar o PSD.
     Numa demostração de que está aberto a “negociações”, independente das posições pessoais das lideranças que integram o grupo, ele tem dito que o movimento foi importante no ano passado, quando ele disputou, sem sucesso, o Paiaguás, mas que, agora, cabe a cada legenda fazer suas composições.
     Em meio ao mal estar provocado pelas ações de Mendes, o deputado estadual Percival Muniz (PPS) também não esconde o seu descontentamento com o grupo devido à filiação de Adilton Sachetti no PDT nesta semana. Apesar de Sachetti, que já comandou Rondonópolis, garantir que não tem interesse na disputa, ele passou a integrar o novo partido dentro do prazo eleitoral que lhe dá o direito de concorrer à sucessão do prefeito Zé Carlos do Pátio (PMDB). Diante dos problemas internos, as lideranças tentam aparar as “arestas” e, por enquanto, asseguram a viabilidade do Movimento Mato Grosso Muito Mais.
Comentários:

SORRISO MT:MT24HORASNEWS É DE SORRISO:Conab estima aumento na área de soja em MT

 Assessoria

Mato Grosso é o estado do Centro Oeste que vai apresentar o maior aumento de área para plantio de soja na safra 2011/2012. O incremento será de 303,9 mil hectares de terra para cultivo do grão, o que representa um aumento de 4,5% em relação à área plantada na safra 2010/2011, de acordo com os dados divulgados nesta quinta (6/10) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no primeiro levantamento das intenções de plantio para a próxima safra.
Para o presidente da Aprosoja, Glauber Silveira, “os dados da Conab confirmam aquilo que o Imea já vinha apontando que é o crescimento da área no Brasil e no Mato Grosso. No caso do estado, principalmente na região Leste, no vale do Araguaia, onde a gente tá tendo conversão de área de pastagem para a agricultura. Desses 300 mil hectares, pelo menos 200 mil deve ser naquela região”.

A produção da soja no estado também aponta crescimento de 20,4 milhões de toneladas para 20,7 milhões de toneladas. Apesar disso, Silveira explica que o crescimento na produtividade vai ser muito pequeno porque as novas áreas usadas para plantio não possuem a mesma produtividade e devem colher em torno de 40 a 45 sacos de soja com uma boa perspectiva.

“Além disso, ano passado nos tivemos uma safra muito boa, quer dizer, um ano muito positivo com relação à produtividade e não podemos afirmar que esta safra [11/12] será a mesma coisa. Esperamos até mais, que Mato Grosso colha 22 milhões de toneladas e não 21, mas é claro que isso é difícil de afirmar”, comenta Silveira.

Para o Brasil, a Conab estima que serão cultivados entre 477,1 e 858,2 mil hectares de soja a mais sobre a área cultivada em 2011/12, o que representa um crescimento de 2 a 3,5% na área plantada. “O Brasil começa avançar um pouco, mas é pouco em virtude daquilo que a gente esperava em um cenário de altos preços e tinha todo um cenário muito positivo”, avalia o presidente da Aprosoja.

Milho

Para o milho de 2ª safra em Mato Grosso, o levantamento da Conab aponta aumento de produção e produtividade de 1,3%, apesar de manter área inalterada. O produtor rural de Sorriso, Nelson Luiz Piccoli discorda. Ele acredita que mesmo sendo pequeno, haverá um aumento na área de milho safrinha. “O produtor está ligado nas condições de mercado, e como o preço está favorável e a chuva veio na hora certa, ele vai aproveitar ao máximo a sua capacidade de plantio”, comenta. O último levantamento do Imea indica que quase 50% do milho da safra 2011/12 já está comercializado. 

SORRISO MT:MT24HORASNEWS É DE SORRISO:Governo: 66% dos brasileiros reprovam política de impostos



  • Considerado um dos pontos mais negativos do governo Dilma, a política de impostos ainda é vista com desaprovação pela maioria dos brasileiros. De acordo com pesquisa divulgada nesta sexta-feira (30) pela CNI-Ibope, 66% deles não veem com bons olhos a atuação do Governo no que diz respeito aos impostos.

    Em relação à saúde, a desaprovação foi próxima à apresentada nos impostos. Na área, 67% dos brasileiros estão descontentes com a atuação do governo.

    Das nove áreas avaliadas, três foram aprovadas pela população: combate à fome e à pobreza, combate ao desemprego e meio ambiente.

    Direto no bolso - A percepção dos brasileiros quanto ao combate à inflação, outro item avaliado pelo estudo, se estabilizou. De julho, data da última avaliação, para setembro, o percentual de aprovação se manteve em 38%, enquanto a desaprovação passou de 56% para 55%.

    Já em relação à forma como o governo define a taxa de juros, a aprovação subiu de 29% para 32%, e a desaprovação caiu de 63% para 59%.

    A política governamental de combate ao desemprego é uma das mais bem avaliadas, com 53% de aprovação, atrás do combate à fome e à pobreza e do meio ambiente, com 59% e 54% de aprovação, nesta ordem.

    Outros elementos - Entre os outros itens avaliados, a aprovação às políticas de segurança pública passou de 32% para 37%, enquanto a desaprovação caiu de 65% para 59%.

    A aprovação às políticas de educação também subiu. Leia esta e outras notícias nowww.infomoney.com.br

  •