Pages

terça-feira, 4 de outubro de 2011

SORRISO MT:Sorriso: advogado de vereadores manterá em julgamento suspeição de relator da comissão


Fonte: Só Notícias

O advogado Rogério Ferreira da Silva, que defende os vereadores Gerson Francio e Roseane Marques, das denúncias de suposta cobrança de propina em troca de apoio na câmara em troca de apoio ao prefeito, esclareceu, esta noite, que a presidência do legislativo foi notificada hoje sobre os mandados de segurança, ajuizados há duas semanas, onde era requerida suspeição dos membros da comissão de ética e cerceamento de defesa. Não foram concedidas liminares e a câmara vai responder, ao judiciário, questionamentos da defesa. Diferente do informado por Só Notícias, Rogério esclareceu também que "não houve qualquer pedido para impedir a realização da sessão extraordinária", onde será apresentado relatório com as conclusões. Mas, se fosse concedida liminar suspendendo o trabalho da comissão, consequentemente não seria realizada sessão para julgamento dos vereadores.
Rogério disse que está se preparando para fazer a defesa de Jaburu e Roseane na sessão extraordinária marcada para 4ª feira, às 9h. "Continuamos convictos que a composição da comissão não atendeu os requesitos legais. Mantenho a tese do impedimento do relator (vereador João Mattos), que foi feito sob suspeita. Na sessão do julgamento dos meus clientes (Jaburu e Roseane) vou manter a tese que o relator é amigo pessoal de um dos principais denunciantes. Entendo que ele está ali (na comissão) como juiz. Então não pode ser amigo das partes", disse Rogério, em entrevista ao Só Notícias.
"Verador Gerson desde o primeiro depoimento nunca mudou a versão. Desde outubro do ano passado ele investiga o prefeito e ele estava recebendo propostas de valores financeiros, constantemente, em troca de apoio. Para se resguardar, o vreador procurou a delegacia e Ministério Público e fez as denúncias. O delegado prestou depoimento e confirmou recebimento da denúncia", acrescentou o advogado.
O plenário da câmara municipal também julgará, na sessão, o vereador Chagas Abrantes, que também é investigado.

SORRISO MT:Sorriso: obras da Indústria do Conhecimento estão finalizadas

As obras da sede da Indústria do Conhecimento que começaram em maio deste ano, já estão finalizadas. Porém, a Prefeitura aguarda pela chegada dos materiais e equipamentos que estão na capital do Estado. O Poder Executivo terá ainda que disponibilizar dois monitores que receberão treinamento para trabalhar no local. Para a construção, a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) viabilizou a parceria entre o Serviço Social da Indústria - MT (Sesi) que investiu cerca de R$ 360 mil, e a prefeitura de Sorriso que fez a doação do terreno e ficará responsável pelo funcionamento do centro.

A Indústria do Conhecimento é um centro multimídia que oferece acesso gratuito à informação por meio de livros, gibis, vídeos, DVDs, internet e inúmeras atividades de promoção da leitura, cidadania e inclusão digital. Com uma estrutura física de 100 m², a Indústria do Conhecimento possui 10 computadores com acesso à internet, mesas e cadeiras para leitura, pesquisa e estudos e um acervo composto por obras de literatura infantil, literatura brasileira, estrangeira e livros técnicos, títulos em mídia eletrônica e gibis.

O centro foi edificado, na Rua Floriano Peixoto, no bairro Jardim Primavera.

SORRISO MT:Chicão Bedin confirma seu nome como pré candidato pelo PMDB


Chicão Bedim confirmou seu nome como pré candidato à reeleição pelo PMDB.
Chicão Bedim confirmou seu nome como pré candidato à reeleição pelo PMDB.
No exato momento em que o secretario municipal de governo da Administração de Sorriso, anuncia sua adesão para ser pré-candidato pelo PSDB, o prefeito de Sorriso Chicão Bedim, confirmou seu nome como pré candidato à reeleição pelo PMDB.

O momento em que Ari Genésio Lafin, lançou seu nome foi bastante concorrido com o plenário da Câmara Municipal lotado e contando com a presença do deputado federal Nilson Leitão que avalizou a ficha política.

O prefeito avaliou o momento como especial, pelo prestigio de seu secretário de governo e também fez uma avaliação positiva da forma com que cenário político para as eleições em 2112 está se apresentando.

“Fico feliz com este acontecimento, não só pela sigla do PSDB que faz parte da base do nosso governo mas principalmente com o nome do Ari Lafin, e se analisarmos que do grupo de apoio da atual administração, todos os partidos já apontam pré candidatos em condições de disputar uma eleição municipal, isto reforça este grupo”, comentou o prefeito.

Chicão também comentou sobre o nome de José Domingos Fraga Filho que foi lançado na convenção do Democratas. “Isto mostra que estamos unidos, mas também deixa claro que estamos abertos as conversações e discussões para que possamos receber outros partidos se aliando ao nosso governo”, frisou Chicão, confirmando seu nome como o pré candidato do PMDB de Sorriso.
Fonte: Fernando Luís

SORRISO MT:Sorriso pleitea título de "Capital Nacional do Agronegócio"

 Só Notícias com assessoria

Está tramitando no Congresso Federal, o projeto de lei que confere a Sorriso o título de "Capital Nacional do Agronegócio". O Senado aprovou a matéria em agosto, que aguarda para ser novamente apreciada pela Câmara Federal.

A iniciativa de reconhecer o potencial de Sorriso como o maior produtor de grãos do país, que surgiu dos vereadores Luis Fabio Marchioro (PDT), Leocir Faccio (PDT) e Hilton Polesello (PTB), baseia-se em dados estatísticos que revelam a capacidade produtiva do município, que o destaca em nível nacional e até mesmo internacional.

Sorriso, com apenas 25 anos de emancipação política, ocupa, segundo dados do IBGE, o primeiro lugar dos municípios brasileiros em Valor de Produção Agrícola de 2009, com R$ 1,328 bilhões.

Com uma área plantada de aproximadamente 600 mil hectares, o município detém a liderança nacional do plantio de soja, tanto em produção, como em produtividade, onde a média é de 58 sacas de soja por hectare. Considerando as duas principais culturas da região, a produção de soja e de safrinha de milho a safra 09/10 totalizou 2,6 milhões de toneladas.

Quanto à capacidade em armazenagem, dados da Conab revelam que o município de Sorriso possui 209 unidades cadastradas, totalizando uma capacidade estática de armazenamento de mais de 3,4 milhões de toneladas. O superávit em armazenagem no município ocorre em virtude da maior presença de tradings localizadas na BR-163, que formam um "corredor de escoamento".

O poderio dessas tradings representa a capacidade de armazenagem de 1,5 milhão de toneladas, ou seja, 29,9% da capacidade disponível no município. 

SORRISO MT:“Santo de casa não faz milagre”!


reinaldo.jpg* Reinaldo do Carmo de Souza
Sempre que uma empresa contrata alguém “de fora” para preencher um cargo de importância ao invés de promover alguém “de casa”, surgem comentários de insatisfação, ressentimentos e o desabafo de que “santo de casa não faz milagres”. Será que a empresa tomou a decisão certa ou os de casa têm reais motivos para a frustração? Acreditamos que a questão deve ser vista sob dois ângulos.
Toda organização só tem a ganhar quando pode promover um elemento “da casa” para um posto importante. Em primeiro lugar, porque está operacionalizando um plano de carreira e isso gera motivação no pessoal pelas perspectivas que são abertas para os demais, com tal política. Em segundo lugar, porque o elemento promovido, sendo “da casa”, já terá, amplo conhecimento da equipe, do produto, dos problemas existentes e, sobretudo, da cultura local. Todos esses aspectos são altamente vantajosos.
A única possível desvantagem é frustrar outros pretendentes internos ao cargo e, com isso, provocar eventuais áreas de resistência e até a perda daqueles que se sentiram preteridos. Os prós e os contras de uma decisão dessa natureza devem ser previamente pesados de maneira que a opção final seja de tal acerto que justifique e compense as consequências negativas. Vemos, portanto, que o aproveitamento interno é sempre de grande interesse para a empresa e se ela não o pratica em determinados casos é porque devem existir boas razões para isso.
Apreciamos agora, a questão do ponto de vista do funcionário: ele tem muito tempo de casa e é muito dedicado à empresa. Por que não foi ele o promovido?  O óbvio continua sendo óbvio, apesar de muitos não perceberem: antiguidade não é posto, pelo menos na empresa privada.
Nenhum plano de carreira realista leva em conta apenas o tempo de serviço para recomendar promoções. Aliado a outros aspectos, esse é, sem dúvida, um fator importante no perfil do candidato, mas nunca deverá ter o caráter decisório. Podemos fazer uma analogia de importância do tempo de serviço com a própria experiência de vida. Não é a idade que necessariamente outorga experiência e sabedoria ao indivíduo. Isso vai depender de como ele tenha absorvido e interiorizado as lições de vida.
Podemos trabalhar décadas numa empresa e aprender muito pouco, sem um crescimento proporcional, desde que mantenhamos um comportamento passivo, apático e sem ambições. Nenhum colaborador do mais ao menos graduado na escala hierárquica tem o direito de se manter alienado ao negócio da empresa e que serve. Se o fizer, será preterido tantas vezes quantas vagas surgirem.
Em toda essa questão, empresa e empregado têm parcelas de responsabilidades. Cabe à empresa desenvolver a excelência e a competitividade dos seus profissionais, através de treinamentos específicos, programas de atualização e aperfeiçoamento, e, sobretudo, constante realimentação sobre o desempenho de cada um.
Ao funcionário cabe uma auto-avaliação sincera e sob a ótica estritamente profissional como tem sido seu desempenho? Tem atingido os resultados esperados pela empresa? Tem exercido efetiva liderança sobre a equipe ou tem-se mantido alheio a ela? Suas comunicações e relações interpessoais são produtivas ou têm sido geradoras de atritos? Lêem jornais, livros, revistas e participa de palestras e cursos ou não tem tempo para isso? Tem bons conhecimentos sobre o negócio da empresa e mantém-se atualizado a respeito? Está familiarizado com as interfaces interdepartamentais? E, finalmente, está disponível ou não pode deixar o seu posto porque ainda não preparou um sucessor?
*Reinaldo do Carmo de Souza é professor no Programa de Expansão Universitária – PEU da Universidade de Cuiabá.



cid:image005.jpg@01CB9894.C3B56D60
Soraya Medeiros
Analista de Comunicação
Tel.: (65) 3363-1013
Cel.: (65) 9987-3249
DRT/N°. 1.173/MT

SORRISO MT:Contas de 2010 da Prefeitura de Sinop são aprovadas


Ainda, uma moção de aplauso da vereadora Zuleica Mendes à primeira funcionária da Secretaria Municipal de Assistência Social de Sinop, Terezinha Schor, também foi aprovada

Fonte: Assecom/Câmara - Tauana Schmidt

Os vereadores de Sinop aprovaram há pouco, durante a 34ª Sessão ordinária, as contas referentes ao exercício financeiro do ano passado, 2010, da gestão de Juarez Costa à frente da Prefeitura.

Veja no link http://www.camarasinop.mt.gov.br/index.php?mega=documentos&cat=Resumo, que os parlamentares também aprovaram em 1ª votação (as matérias voltam para apreciação em plenário) dois projetos de lei do Poder Executivo e um projeto de lei do vereador Mauro Garcia, que dá novo nome à Estrada Nanci.

Ainda, uma moção de aplauso da vereadora Zuleica Mendes à primeira funcionária da Secretaria Municipal de Assistência Social de Sinop, Terezinha Schor, também foi aprovada.

E outras 20 indicações dos vereadores foram aprovadas. As matérias, que são proposições em que o vereador sugere medidas de interesse público ao Poder Executivo ou aos seus órgãos ou autoridades do Município, no sentido de motivar determinado ato ou de efetuá-lo de determinada maneira, são para as áreas de trânsito, serviços urbanos, segurança, obras, infraestrutura, saúde, assistência social, educação e meio ambiente de Sinop.

A próxima sessão da Câmara de Vereadores de Sinop está programada para segunda-feira, dia 10 de outubro. A reunião é realizada no Plenário Jorge Abreu, na Avenida das Figueiras, 1835, Centro, a partir das 19h30, e é aberta a toda a comunidade.


Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Sinop
Fabrícia Radael - 066-9912-3592
Tauana Schmidt - 066-9911-1576
Marco Aurélio Jr. - 066-9612-3440
E-mail: assecom@camarasinop.mt.gov.br
Fone - 066-3517-2800

SORRISO MT:Obras da Indústria do Conhecimento estão finalizadas


  • As obras da sede da Indústria do Conhecimento que começaram em maio deste ano, já estão finalizadas. Porém, a Prefeitura aguarda pela chegada dos materiais e equipamentos que estão na capital do Estado. O Poder Executivo terá ainda que disponibilizar dois monitores que receberão treinamento para trabalhar no local.

       Para a construção, a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) viabilizou a parceria entre o Serviço Social da Indústria – MT (Sesi – MT) que investiu cerca de R$ 360 mil, e a Prefeitura de Sorriso que fez a doação do terreno e ficará responsável pelo funcionamento do centro.
      
       A Indústria do Conhecimento é um centro multimídia que oferece acesso gratuito à informação por meio de livros, gibis, vídeos, DVDs, internet e inúmeras atividades de promoção da leitura, cidadania e inclusão digital. Com uma estrutura física de 100 m², a Indústria do Conhecimento terá 10 computadores com acesso à internet, mesas e cadeiras para leitura, pesquisa e estudos e um acervo composto por obras de literatura infantil, literatura brasileira, estrangeira e livros técnicos, títulos em mídia eletrônica e gibis.

       O centro foi edificado, na Rua Floriano Peixoto, no bairro Jardim Primavera. Sorriso é o 7º município contemplado com a sede.


  • Autor: Amália Fernandes - Decom

    SORRISO MT:Zuleica homenageia a primeira funcionária da Secretaria de Assistência Social


    Homenageada foi efetivada como a primeira funcionária da Secretaria de Assistência Social no dia 1º de março de 1989

    Fonte: Assecom/Câmara - Tauana Schmidt

    Terezinha Schor foi a primeira funcionária da Secretaria Municipal de Assistência Social de Sinop. Com 23 anos dedicados ao trabalho social no município, ela foi homenageada na sessão de ontem da Câmara de Vereadores, com uma moção de aplauso de autoria da vereadora Zuleica Mendes.

    “Ela ajudou a iniciar os primeiros projetos sociais do município como, a formação de Associações de Moradores, implantação do Clube dos Idosos, implantação do Sine [Sistema Nacional de Emprego], colaborou na implantação da antiga Guarda Mirim de Sinop e na implantação das primeiras creches municipais”, conta a vereadora, sobre o trabalho desenvolvido pela homenageada, que ajudou a implantar as creches municipais Santo Antônio, Palmeiras, União, Primaveras, Caic e São Cristóvão.

    Formada em Administração, Terezinha Schor começou a trabalhar na década de 80 na administração do antigo Hospital Celeste. “Em 2 de janeiro de 1989 foi contratada por três meses e, após o período de experiência, foi efetivada como a primeira funcionária da Secretaria de Assistência Social, no dia 1º de março de 1989”, diz a moção.

    A homenageada permaneceu na Secretaria de Assistência Social até abril de 2001, época em que foi cedida pela Prefeitura para auxiliar no Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Em abril de 2009 foi novamente remanejada pela Prefeitura da atual gestão, para auxiliar nos trabalhos da 19ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), onde presta serviços de atendimento ao público e na parte administrativa até os dias de hoje.


    Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Sinop
    Fabrícia Radael - 066-9912-3592
    Tauana Schmidt - 066-9911-1576
    Marco Aurélio Jr. - 066-9612-3440
    E-mail: assecom@camarasinop.mt.gov.br
    Fone - 066-3517-2800

    SORRISO MT:O MAIOR PORTAL DO NORTÃO DE MT:Mauro cobra entrega de correspondências para dois bairros


    Vereador também reivindica melhorias para o trânsito de Sinop

    Fonte: Assecom/Câmara - Tauana Schmidt

    Os bairros Jardim Paulista e Jardim Ibirapuera, em Sinop, não contam com os serviços de entrega de correspondências feito pelos Correios.

    Devido a esse problema, o vereador Mauro Garcia cobrou do Poder Executivo e da própria empresa, que viabilize o serviços nessas comunidades, o quanto antes. A indicação, aprovada ontem, durante a 34ª Sessão Ordinária, foi encaminhada ao prefeito Juarez Costa, com cópia ao secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, Edilson Rocha, e ao diretor Regional dos Correios, Nilton do Nascimento.

    TRÂNSITO

    O parlamentar, ainda, apresentou outra indicação, dessa vez cobrando melhorias para o trânsito. Ele reivindicou ao prefeito e ao secretário Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos, Júlio Dias, melhorias na sinalização das ruas do bairro Jardim Paulista I.

    Indicação é a proposição em que o vereador sugere medidas de interesse público ao Poder Executivo ou aos seus órgãos ou autoridades do Município, no sentido de motivar determinado ato ou de efetuá-lo de determinada maneira.


    Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Sinop
    Fabrícia Radael - 066-9912-3592
    Tauana Schmidt - 066-9911-1576
    Marco Aurélio Jr. - 066-9612-3440
    E-mail: assecom@camarasinop.mt.gov.br
    Fone - 066-3517-2800


    Acesse esta e outras informações no site oficial -