Pages

domingo, 2 de outubro de 2011

SORRISO MT:MT24HORASNEWS:Secretaria de Agricultura oferece apoio a assentados


As dificuldades para a concessão de crédito representam o principal obstáculo para os produtores rurais brasileiros que buscam alavancar sua produção. Entre os critérios exigidos pelas instituições financeiras estão a regularização ambiental e a regularização fundiária das propriedades. “A falta de regularização ambiental e fundiária coloca o produtor rural como refém. Para quem vive nos assentamentos é ainda mais complicado. Sem acesso ao crédito e sem condições de custear a sua regularização, o produtor fica encurralado”, explica o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Kuhn.

Para reverter esse quadro, a Prefeitura de Sorriso está auxiliando os produtores dos assentamentos Jonas Pinheiro e Santa Rosa II no processo de regularização.  Através de um termo de cooperação com a Sema e com o Incra, o município vai arcar com os custos do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e da LAU (Licença Ambiental Única), que representam aprox. 50% do investimento total necessário para a regularização das propriedades. Caberá aos produtores pagar pelo georreferenciamento das áreas.

“A regularização vai abrir oportunidades para o desenvolvimento rural dos assentamentos, por isso esse trabalho é uma das prioridades da secretaria”, diz Márcio. Na tarde da última quarta-feira (28), ele participou de uma reunião com produtores do assentamento rural Santa Rosa II, no distrito de Boa Esperança, para que fossem esclarecidos aspectos sobre o processo de regularização do assentamento. Também participaram do encontro um engenheiro agrônomo da secretaria, o sub-prefeito do distrito de Boa Esperança, uma técnica agropecuária da Empaer e o representante de uma empresa que presta serviços de georreferenciamento. (assessoria)

SORRISO MT:MT24HORASNEWS:ATUANTE:Ari Lafin assume pré-candidatura a prefeito de Sorriso


O cenário político de Sorriso começa a ganhar seus primeiros contornos visando a eleição do próximo ano. O PSDB apresentou, ontem à noite, o atual secretário municipal de Governo, Ari Lafin (PSDB), como pré-candidato à prefeitura. Lafin destacou que sua candidatura tem apoio do presidente estadual do partido, deputado federal Nilson Leitão. "Agora o momento é de fortalecer a sigla, depois disto começamos a nos reunir com outros partidos para negociar e discutir possíveis coligações".

Para ele, algumas prioridades de governo já foram traçadas, dentre elas dar continuidade a industrialização, que gera renda que consequentemente se reflete na melhoria dos outros setores. "Temos que aproveita a nossa produção agrícola e transformá-la em produtos industrializados", destacou. 

O PMDB ainda não fez anuncio oficial, mas a forte tendência é da sigla ter o prefeito Chicão Bedin como candidato à reelieção. O PSDB é aliado do PMDB em Sorriso e existe a possibilidade dos dois partidos estarem juntos novamente no próximo pleito, tanto que Laffin continua na prefeitura.

Chicão ainda não confirmou oficialmente que vai disputar mas, nos bastidores, tem conversado com aliados. E seu discurso aborda os avanços na sua gestão e desafios. "A geração de empregos reflete no social. Melhoramos muito nos últimos anos, mas acredito que estes dois setores devem continuar recebendo atenção especial". Ele destacou ainda que o PMDB stá unido e convicto que tem capacidade de se lançar novamente, mas também está de portas abertas para conversar com outros partidos que tem interesse em apoiá-los. (Só Notícias)

SORRISO MT:MT24HORASNEWS:Mulher era contato entre brasileiros e bolivianos para transporte de drogas


Da Redação - Julia Munhoz
Foto: Julia Munhoz/ODDelegado da Polícia Federal - Josean SeveroDelegado da Polícia Federal - Josean Severo
Das quatro mulheres presas durante a operação Noturnos da Polícia Federal, deflagrada na sexta-feira (30), em Cáceres (220 km de Cuiabá), uma era quem intermediava o contato entre brasileiros e bolivianos. Ao todo, 25 mandados de prisão foram cumpridos dos 41 expedidos pela Justiça Federal, com o objetivo de desarticular a organização criminosa voltada ao tráfico internacional de cocaína.

O delegado responsável pelo inquérito, Josean Severo, explicou que a mulher era o contato entre os dois grupos. “Eles ligavam pra ela e perguntavam se tinha alguém para trazer determinada quantidade de droga”, explicou o delegado, durante coletiva à imprensa.

A participação das outras três mulheres presas também foi confirmada apesar de duas alegarem, no momento da prisão, não terem conhecimento do esquema e que apenas são casadas com envolvidos na organização.

Sobre a participação de grupos bolivianos, o delegado explicou que foi confirmada, porém não quis afirmar quantas pessoas do país vizinho fariam parte da quadrilha, diante da impossibilidade de se cumprir as prisões.

Instalada no município de Cáceres, o grupo transportava a droga a pé de San Mathias (Bolívia) até a cidade mato-grossense. O trajeto de 80 quilômetros era feito com escolta armada durante a noite, por equipes de pelo menos cinco pessoas ao menos uma vez por mês.

Ao chegarem a Cáceres os transportadores repassavam a cocaína para outra equipe que era responsável pela distribuição da droga para cidades de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Maranhão e Espírito Santo.

As investigações duraram cerca de um ano e tiveram início em Cáceres. Apesar de residirem, no município o núcleo do grupo criminoso atuava em outras cidades mato-grossenses, bem como em outros estados relacionando-se ou prestando apoio a outras quadrilhas.

Cerca de 160 policiais federais trabalharam no cumprimento de 35 mandados de prisão preventiva, seis mandados de prisão temporária e 38 mandados de busca e apreensão, os quais foram expedidos pelo Juízo da Justiça Federal em Cáceres. A PF ainda trabalha na buscas pelos dois principais líderes, que ainda não foram detidos.

No decorrer da investigação foram lavrados seis autos de prisões em flagrante e apreendidos, aproximadamente, 390 kg de cocaína, além de material destinado à produção, preparação e transformação de drogas.

Os investigados responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, cujas penas podem chegar a 15 anos de reclusão. No entanto, por se tratar de tráfico internacional de entorpecentes e pelo fato de as ações ilícitas do grupo envolverem mais de um estado brasileiro, há previsão de elevação das penas de um sexto a dois terços.

A “Operação Noturnos” recebeu esta denominação em virtude de parte dos alvos internalizarem a droga no Brasil através de caminhada noturna, bem como enviarem o entorpecente para os outros estados através de “mulas” que viajam somente à noite. 

SORRISO MT:MT24HORASNEWS:Crianças de 9 a 14 anos dirigem ou pilotam veículos


Crianças estão dirigindo ilegalmente e algumas com anuência dos paisCrianças estão dirigindo ilegalmente e algumas com anuência dos pais
Pesquisa realizada com 260 crianças do 5º ao 9º ano da Escola Estadual Emanuel Pinheiro, em Rondonópolis, revela que 48% dos alunos de 9 a 14 anos já dirigiram ou pilotaram veículos pelo menos uma vez na vida. O questionário aplicado pelos alunos do 6º ano sob supervisão do professor Juvenildo Batista de Souza deixou a escola preocupada. Mas isso não é tudo. Quarenta cinco por cento dos alunos contaram que “experimentaram” pegar no volante ou pilotar uma moto com a permissão dos pais.

Outros 22% dos estudantes pegaram o veículo escondido. Apenas 9% das crianças ouvidas na pesquisa disseram conhecer as leis de trânsito. “É preocupante porque a criança cresce aprendendo a fazer o errado e quando crescem não vão querer obedecer às leis de trânsito”, analisou o professor Juvenildo Batista de Souza.

Os dados foram apresentados durante a exposição do projeto pedagógico da Escola Estadual Emanuel Pinheiro sobre “Trânsito Consciente na Escola”, no dia 30 de setembro. O evento mobilizou alunos da alfabetização ao 9º ano.

Os trabalhos apresentados nas salas de aula permearam nos temas Legislação, Direção defensiva, Meio ambiente, Noções de mecânica básica, Cidadania e Primeiros Socorros.
Cidades em maquetes foram criadas pelas crianças, que mostravam aos visitantes como respeitar as leis de trânsito, com as sinalizações verticais e horizontais e vagas de estacionamento reservadas. Na sala de primeiros socorros, as crianças simularam serem vítimas de acidentes com sangue fictício e ataduras mostrando como agir.

A turma do 6º ano trabalhou com o tema “Violência no Transito em Rondonópolis” mostrando as estatísticas dos acidentes. Colisões leves envolvendo motos são os maiores registros de ocorrências na cidade, apontaram os estudantes.

Várias imagens de jornais mostrando acidentes graves foram expostas na mesa. Um vídeo de cinco minutos mesclando reportagens de acidentes de trânsito e uma peça institucional mostrando como álcool e as drogas podem interferir na direção foram apresentadas em uma sala. “Todos os alunos assistiram e aprenderam”, comentou o professor.

No final do evento, as crianças fizeram uma blitz educativa repassando aos motoristas o conhecimento que tiveram com a experiência do projeto.

SORRISO MT:MT24HORASNEWS:Muniz diz que Taques deve tomar cuidado com o próprio veneno; senador é favorito para disputar eleição de 2014


Muniz diz que Taques deve tomar cuidado com o próprio veneno; senador é favorito para disputar eleição de 2014
O deputado Percival Muniz (PPS) não quis polemizar muito sobre o “puxão de orelha” dado pelo senador Pedro Taques (PDT), mas mandou um recado para o pedetista, que é cotado pelo Movimento Mato Grosso Mais para disputar o governo do Estado em 2014. O presidente do PDT esteve em Rondonópolis e disse que não aceitará candidatos que usem as prefeituras como trampolim e a mensagem foi direta ao socialista e ao empresário Mauro Mendes (PSB).

“Ele (Taques) tem que tomar cuidado para não morrer com o próprio veneno. Deve tomar cuidado com o que fala hoje e não ficar numa saia justa. No entanto, adianto para tranquilizar o senador e garantir que a estrada está aberta para o Pedro ser candidato em 2014. Ele é o candidato natural do movimento e terá nosso apoio (dele e de Mendes)”, afirmou em entrevista ao Olhar Direto, no final da tarde deste domingo (2).

Percival disse ainda que concorda com o senador e ressaltou que sempre terminou seus mandatos. Sobre o fato de deixar o cargo de deputado caso seja eleito prefeito de Rondonópolis, Muniz adianta que deixou isso claro aos eleitores durante a campanha e caso não seja candidato estará traindo um compromisso feito no ano passado durante as eleições. Ele conta que prometeu disputar a Prefeitura de Rondonópolis caso fosse o deputado mais votado no município.

Muniz também não deixou por menos e fez questão de lembrar Pedro Taques de que ele teve o apoio de todo o movimento e o deputado abriu mão de disputar uma vaga no Senado para dar mais tempo de TV ao pedetista. “O movimento fechou com ele de ponta a ponta no estado inteiro e agora ele está questionando eu e o Mauro. Nós, na época, não o questionamos e abrimos mão para que ele fosse o único candidato do grupo”, advertiu.

Para amenizar o clima criado pelas declarações de Taques durante um ato de filiação realizado pelo PDT em Rondonópolis, Percival adianta que apesar da imprensa ter aproveitado do “deslize” do senador, no final das contas, a articulação do pedetista foi mais benéfica ao pré-candidato a prefeito.

Muniz enfatizou ainda que Taques tem todas as chances para sair candidato em 2014 e será mais difícil para Mendes e ele entrarem na briga pelo governo. Percival adianta também que a disputa pelo comando do Palácio Paiaguás, por enquanto, não faz parte de seus planos políticos e está focado na disputa em Rondonópolis, onde já foi prefeito por dois mandatos e ainda conseguiu se eleger a vereador, deputado federal e mais duas vezes para deputado estadual.

Leia também

Pedro Taques manda recado a Mauro Mendes e Percival Muniz e avisa que não apoiará candidatos "trampolins"

LUIZ FABIO (PDT):Sorriso-MTCâmara Municipal de Sorriso aumenta produtividade exemplo para outros municípios, diz ativista


A produção legislativa da Câmara Municipal de Sorriso vem aumentando neste período legislativo. Foram muitas proposições apresentadas pelos vereadores sorrisense. Entre as proposições apresentadas, foram 76 projetos de lei, 07 projetos de decreto legislativo, 177 requerimentos e 202 indicações. Também foram realizadas varias audiências públicas e sessões solenes. 
O presidente da Casa, vereador Luiz Fabio Marchioro se mostrou contente com os números, e agradeceu aos colegas pelo desempenho, que resulta em uma Câmara mais atuante e em melhorias para a população de Sorriso, inclusive da zona rural. “A Câmara Municipal de Sorriso nunca foi tão atuante.
O fato das sessões estarem sendo transmitidas ao vivo pela TV aberta influenciou nesses números, mas acredito que o grande mérito é da maturidade política e do compromisso dos vereadores para com a população de Sorriso, diz João Batista diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia MT.
 O presidente Luiz Fabio destacou que foram realizadas audiências públicas para debater problemas de vital importância para a sociedade, como a insegurança, como a geração de emprego e renda através da Estrada. Além “disso, apresentamos indicações, requerimentos e projetos de lei buscando melhorias para a nossa cidade como um todo”, afirmou Luiz Fabio.
Autor: João Batista de Oliveira
Fonte: Portal Todos Contra a Pedofilia MT e
www.todoscontraapedofiliamt.com.br

SORRISO MT:A Câmara Municipal de Sorriso – MT atrapalha ou trabalha pelo município? - Confira a coluna "A Cidade" por João Batista.





A Câmara Municipal de Sorriso atrapalha ou trabalha pelo município?

Que o leitor me desculpe pelo trocadilho, mas com certeza, alguma vez na vida você já comentou ou ouviu de alguém alguma indagação sobre a utilidade da Câmara Municipal. A esmagadora maioria da população desconhece a função do Poder Legislativo e muito menos tem alguma noção da forma de atuação do vereador. Infelizmente, é senso comum se dizer por aí que a Câmara Municipal é um estorvo para a administração municipal já que, além de não fazer nada de concreto, ainda atrapalharia a vida do prefeito. Muita das vezes, esse sentimento é alimentado pelo fato de o munícipe desconhecer o procedimento legislativo, que é pautado pelo respeito à legalidade e transparência e que, para se discutir e deliberar sobre a aprovação ou não de um projeto, existem prazos regulamentares observados dentro do que determina a lei.
Via de regra, como o Executivo tem maior visibilidade, sempre repercute mais na mídia seu ponto de vista, muitas vezes conflitante com o Legislativo. Isso passa o sentimento de que o vereador barra por conta própria o trabalho do prefeito. Provavelmente, é aí que reside um dos principais problemas que depõe contra a imagem da Câmara Municipal. Como o cidadão desconhece as atribuições do órgão, ele não dá valor à atuação do vereador, que é o seu representante direto na administração municipal. Na impossibilidade de o morador comum fiscalizar e opinar diretamente sobre a aplicação dos recursos e implementação das políticas e serviços públicos, no regime democrático ele delega essa tarefa a um representante eleito, que é o vereador. Toda essa situação, que na prática acaba levando a imagem do Legislativo a descrédito, pode ser resumida numa só questão: falta de comunicação.
Desempenho regular
Mesmo não se referindo diretamente ao caso de Sorriso - MT, um indício do que foi citado na nota acima é uma pesquisa divulgada esta semana pelo Portal  “Todos Contra a Pedofilia MT”, em parceria com o site MT 24 Horas News, que avaliou o desempenho dos atuais parlamentares da câmara de Sorriso é “regular”. A sondagem também revelou que a maioria dos entrevistados disseram saber dizer qual o melhor vereador em Sorriso.
Esse é o primeiro levantamento divulgado para Sorriso neste ano. “Por votação, projetos que não chegam ao conhecimento público, falta de divulgação de massa, e em alguns casos projetos sem interesse público levam o munícipe a ter uma imagem negativa ou de não saber avaliar as casas legislativas”, observou o diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia MT, que é considerado o maior ativista na luta contra a pedofilia em MT.

SORRISO MT:MT24HORASNEWS:Vereador de Sorriso - MT, Chagas Abrantes: inocente


Durante as prisões da Operação Decoro, deflagrada em junho de 2011 pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco)sob acusação de que grupo de vereadores estava chantageando o prefeito de Sorriso Clomir Bedin, o Chicão (PMDB), em troca de propina, encontrava-se o vereador de Sorriso Chagas Arantes (PR). Fato este que não precisa nem muito falar, pois a mídia se encarregou de mostrar á nível Nacional e Internacional a forma brusca que o prenderam. E nem se preocuparam com a questão da averiguação dos fatos. Mas quem conhece o vereador Chagas Abrantes já sabia que ele era inocente, e TJ MT faz justiça no caso envolvendo o vereador Chagas Abrantes.Isso mostra que o vereador de Sorriso Chagas Abrantes é inocente. 

E agora Sorriso, quem vai amortizar os danos morais que ele passou até que esse fato fosse apurado? O que refletiu como resultados danosos pela imprudência desse ato? Será que não poderiam ter evitado? Quem vai a público pedir desculpas? Esqueceram que ele tem uma família e filhos que precisam ser amparados pela reputação do pai? Todas estas questões vêm à tona quando pessoas de bem, como o vereador Chagas Abrantes, que os sorrisenses conhecem sua luta, sua historia, e sua garra para o bem comum é apedrejado inocentemente.

 

Na época ainda tive a oportunidade de escrever um artigo intitulado “desculpas” que foi editada, citando que “ao ofender alguém, já está se culpando por um ato ilícito e mesmo que tenha sido praticada intencionalmente, assim a culpa já está sendo entendida com a intenção deliberada de prejudicar alguém; e em sentido estrito, quando inexiste essa intenção, mas o prejuízo decorre de negligência, imprudência ou imperícia. Há negligência quando se deixa de tomar as cautelas necessárias para evitar o dano; imprudência, quando se infringem os cuidados normais que deveriam ser observados; e imperícia, quando se descumprem as regras disciplinares de uma arte ou ofício”.

Dizem que depois de subir na torre e jogar as penas aos ventos, fica difícil de recolhê-las, mas para amenizar a falta cometida pela prisão de um inocente, penso que da mesma forma que a mídia se encarregou de anunciar aos quatros cantos do vento a prisão de um inocente, que também faça o mesmo declarando sua inocência ou será que isso não dá ibope? 


João Batista de Oliveira
Diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia MT
E MT24HorasNews

SORRISO MT:MT24HORASNEWS:LUIZ FABIO (PDT):Imparcialidade norteou os trabalhos de apuração de denúncias contra vereadores na Câmara de Sorriso


O presidente da câmara municipal de Sorriso - MT, vereador Luiz Fabio Marchioro,PDT) tem se mostrado o seu valor imparcial e de  que ainda tem molejo com os seus colegas sem distinção dos edis presente, e tem se posicionando como um verdadeiro presidente legislativo, até o seu lado humorístico ficou de lado quando se tratou de uma situação um pouco desagradável pelos seus colegas vereadores.

E com a cobrança da comunidade por uma resposta à situação dos parlamentares preso, o vereador Luiz Fabio (PDT) comandou com transparência a abertura da Comissão de Decoro. Com Paulo da Farmácia na presidência e João Mattos como relator e a vereadora Marisa Savi membro.
Segundo o relator vereador João Matos (PTB) da comissão de decoro foi muito trabalho de análise das provas encaminhadas pelo GAECO e Ministério Público Estadual. Dificuldade também para ouvir o vereador Gerson Frâncio, o "Jaburu", que por duas vezes não compareceu ao depoimento alegando problemas de saúde. Finalmente, hoje à noite ou mais tardar na quinta feira, o relatório com o resultado dos trabalhos da comissão pode ser apresentado aos demais vereadores.
O presidente da Casa ressaltou a seriedade que fato vem sendo tratado dentro da instituição. “O que nós gostaríamos de deixar claro para toda a comunidade é que, desde o primeiro momento, a Mesa agiu no sentido de esclarecer todos os fatos, de dar maior transparência a todos os atos. O que nós não podemos, de forma alguma, é deixar de lado a isenção no processo. Nós temos que cumprir o que o Regimento reza.”

Luiz Fabio ainda enfatizou a necessidade de a Mesa conduzir a situação com imparcialidade. O nosso papel, enquanto Mesa diretora, é ser imparcial. De forma alguma vamos ceder a caprichos de partidos políticos. Nós temos um compromisso com a verdade, um compromisso com o cidadão, e vamos tomar todas as providencias cabíveis. Nós não vamos, de forma alguma, compactuar com algo errado.

Os parlamentares analisaram em 60 dias mais de mil páginas de documentos e ouviram os três parlamentares afastados por determinação judicial. Segundo pesquisa divulgada pelo site mt24horasnews, 64% da comunidade sorrisense acredita que os vereadores Jaburu e Roseane presos na operação Decoro em junho deste ano, são culpados e não merecem uma segunda chance,o que não é o caso do vereador Chagas Abrantes que na enquete 84% dos internautas acredita na sua inocência,para o diretor do portal todos contra a pedofilia MT e site www.mt24horasnews.com.br, que é o maior ativista na luta contra a pedofilia em MT que acredita na inocência de Chagas, esqueceram que Chagas tem uma família e filhos que precisam ser amparados pela reputação do pai? Todas estas questões vêm à tona quando pessoas de bem, como o vereador Chagas Abrantes (PR), que os sorrisense conhecem sua luta, sua historia, e sua garra para o bem comum é apedrejado inocentemente.
Não se trata de uma pesquisa eleitoral,e sim de um mero levantamento de opiniao dos leitores do MT 
FonteHORASNEWS: MT 24 HORAS NEWS
Autor: João Batista de Oliveira
Email: mt24horasnews@gmail.com

SORRISO MT:MT24HORASNEWS:As vaias do bem!:KLEBER LIMA

As vaias do povo a Eder de Moraes foram um recado a Silval, de que o povo ainda o respeita, mas não tolera mais seu assessor. Extinguir a Agecopa foi correto, mas manter Eder na Secopa pode ser entendido como uma tapeação. E não se tapeia a massa agitada


KLEBER LIMA 


Mayke Toscano

Devagarinho, de crise em crise, a realidade vai se mostrando com as cores da vida real, sem lentes de aumento, sem turbidez, sem refração. Só a matéria exposta. Nada de cenário, decoração ou adereços. Dizem que é na solidão que o homem se reconhece, se reencontra consigo próprio, deixa cair as máscaras que o convívio com outros homens em sociedade o obriga a vestir na maioria do tempo.
Silval Barbosa teve seu momento de solidão no último domingo. Embora rodeado de gente, foi no meio da multidão que se viu na máxima solidão que o poder pode provocar. Ali, diante de dezenas de milhares de pessoas atomizadas, sem face, percebeu que estava só.
Quando as vaias inundaram o ambiente do Ginásio Aecim Tocantins não havia a quem recorrer, onde se esconder, nada a fazer, exceto enxergar a matéria exposta, sem versões, sem explicações ou justificativas arranjadas. Foi como estar só diante do espelho, nu, numa sala escura, com um único holofote sobre si, mostrando-o inteiro aos olhos invisíveis da massa. Não havia como esconder defeitos, escolher o ângulo bom para mostrar. Foi visto inteiramente, na sua fraqueza de ser humano, na sua limitação e impotência de gente, que nem cargo nem título protegem.
A vaia da massa provoca sensações estranhas. O coração dispara. A adrenalina corre pelas veias em velocidade alucinante. Um frio cortante desce pela espinha. Forma-se uma bola na garganta seca, recheada por algo entre a angústia e a raiva. Os olhos marejam. As mãos suam. As pernas bambeiam. A vontade instintiva é cavar um buraco e desaparecer. Por átimos de segundos nos deslocamos da realidade, como se levitássemos numa órbita própria, extra-terrena, em meio a formas imperfeitas e estranhas. Tudo escurece em puro torpor. Os tímpanos zunem como se tivessem disparado 100 salvas de canhão a nossa volta. Tudo parece passar em slow motion, como se a própria vida se desenvolvesse em câmara lenta.
“Assim se sesse”, como se diz em bom cuiabanês. No átimo de segundo seguinte, porém, um clarão de realidade se abre à nossa frente, e o barulho da vaia é ensurdecedor. Impressiona como a voz humana, somada a outras milhares de vozes humanas, atingem tantos decibéis, superando qualquer invenção tecnológica. E dessa barulhenta realidade não há como escapar.
As vaias ouvidas por Silval não se direcionavam a ele, é verdade. A rigor, Silval nem precisaria tê-las ouvido, o que é ainda mais aterrador. Mas, os apupos o atingiram em cheio. E que bom que aconteceram antes que fosse ele o alvo direto. Num certo sentido, embora não fosse para ele, surgiram por causa dele, afinal, o vaiado era seu escolhido. E é aí que reside o mistério do poder: os reflexos positivos e negativos das ações do Governo, ainda que desencadeadas pelo mais humilde servidor, recairão sobre o governador, de uma maneira ou de outra, porque é nele que está o centro de gravidade, foi ele quem se expôs na busca de votos, é ele o responsável, o comandante.
O poder é o ambiente mais solitário que um ser humano habitará. Quem o detém normalmente se cerca de pessoas mais preocupadas em agradá-lo e “protegê-lo” que orientá-lo. Desde sempre se sabe que o rei decepa a cabeça dos mensageiros de más notícias. Mas, sem elas (as más notícias), viverá sempre num conto de fadas, até que um fenômeno das ruas o tire do sono profundo, da letargia, da ilusão, porquanto, depois que já não pode fazer mais nada para impedir o naufrágio do navio.
Disse aqui deste espaço há menos de um mês, a propósito da crise entre Executivo e Legislativo, que aquele embaraço tinha sido muito bom para Silval Barbosa, porque ele havia conseguido determinar o tamanho e a importância de um aliado estratégico, o que emitiu sinais muito positivos para “fora do Governo” no que dizia respeito à sua autoridade. Mas, dizia também que faltava uma ação semelhante àquela para “dentro do Governo”, a fim de que todos soubessem, vez por todas, que o centro de gravidade do poder estava no gabinete do governador, e não em qualquer outro lugar.
As vaias de domingo, no entanto, conseguiram mostrar ao Silval o que meus artigos – e os de tantos outros autores – não conseguiram: que o poder deve ser exercido por quem o conquista, que não cabe delegação nesse exercício, e que quem negligencia essa regra de ouro costuma fracassar.
As vaias de domingo, portanto, foram alvissareiras porque representaram o povo, na sua espontaneidade e sabedoria, dialogando com o governador, pessoalmente, sem intermediários, e dizendo-lhe que estava cansado da fanfarronice e histrionismo de Eder Moraes – um peru fantasiado de pavão no galinheiro.
As vaias de domingo não devem ser tomadas por Silval como uma afronta pessoal, mas como um alerta. O povo se manifestou na sua presença com a intenção mais provável de dizer-lhe claramente que ainda o respeita como governador, mas não engole mais Eder Moraes.
Logo, o risco de Silval, caso insista com Eder, é ser tragado para o centro do desgaste, onde ainda não está. Creio que agiu corretamente ao decidir extinguir a Agecopa e pôr em seu lugar a Secopa. Mas, deixar Eder na condução da nova secretaria, com ele agindo da mesma forma de antes, terá sido inócuo. E, pior, pode ser recebido pelo povo como uma forma de tentar tapeá-lo. Não se tapeia a massa agitada. Se essa impressão pegar, as próximas vaias poderão ser ainda mais ressonantes e atingir mais gente.
Creio que seja este o melhor ambiente e oportunidade para Silval recolocar o tabuleiro do xadrez político de seu governo – que estava de pontacabeça – na posição correta, passando a jogar como Rei e não mais como peão. O governador precisa ser defendido, e não gastar seu tempo defendendo assessor!
(*) KLEBER LIMA é jornalista, consultor de marketing e diretor geral de HiperNotícias. E-mail:kleber@hipernoticias.com.br.
(**) Publicado orginalmente em 30.09.2011

SORRISO MT:MT24HORASNEWS:Amigos de estudante morto temem impunidade dos policiais militares

Após a declaração do advogado de defesa dos PMs neste sábado, entidade se posiciona dizendo que deve haver federalização nas investigações, caso seja nítido desvios na apuração por parte da Polícia Civil


DA REDAÇÃO 


Arquivo Pessoal
Toni Bernardo, ex-aluno da UFMT, foi morto no dia 22 de setembro, por espancamento; são acusados da agressão dosi policiais militares e um empresário
 A posição do advogado dos policiais militares, após 12 dias da morte de Toni Bernardo, gerou insatisfação entre amigos do estudante que moram em Brasília, que temem a impunidade dos militares e do consultor.
A morte do ex-estudante de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Toni Bernardo da Silva, na pizzaria Rola Papo, localizada no bairro Boa Esperança, em Cuiabá, no dia 2 de setembro, envolveu dos policiais militares, Higor Marcell Mendes Montenegro e Wesley Fagundes Pereira, ambos de 24 anos e o consultor Sérgio Marcelo Silva da Costa, de 21 anos, filho de um delegado aposentado da Polícia Civil.
A alegação do advogado de defesa dos PMs, Ardonil Gonzalez na manhã deste sábado (01), é de que seus clientes agiram conforme determina a lei. “Os PMs no exercício da obrigação que a lei impõe a eles intervieram, porque estava acontecendo a prática de um crime. Entendo que não houve exagero nenhum. O que ele fizeram foi imobilizar”, afirmou o advogado de defesa.
Para o jornalista João Negrão, integrante da União de Negros pela Igualdade (Unegro) e amigo de Toni, a tentativa do advogado é colocar o estudante como um bandido, mesmo ele estando morto, porém não há questionamentos da atitude por parte dos policiais.
“Ainda não sabemos quem são esses policiais. Qual o rosto deles? O que eles são? Porque estão sendo protegidos pela polícia?”, indagou. “Mataram primeiro, e agora querem comprovar que Toni era bandido, mas no Brasil não existe pena de morte, mesmo assim ele mereceu morrer?”, complementou o jornalista.
A ex-namorada e amiga de ex-estudante da UFMT, Liz Andrea Ferreira, disse que as investigações devem ser feitas com rigor. “Reforço a ideia de que o caso deve ser apurado pela Polícia Federal, dado os conflitos de interesses das partes envolvidas”, declarou Lis Andreia.
A Unegro acompanha o caso em Brasília e está empenhada a não deixar o caso impune. João Negrão esteve com parlamentares para pedir providências por parte do governo brasileiro para que as investigações sejam feitas e o julgamento pela justiça federal.

“Acredito nas investigações por parte da Polícia Civil, mas nós corremos o risco do desvio no desenvolvimento das investigações e se isso ocorrer eu acredito na federalização do caso (passando a ser acompanhado pela PF)”, concluiu João Negrão.

SORRISO MT:MT24HORASNEWS:MCCE PEDE AFASTAMENTO DE DIRIGENTES DA AGECOPA E PRESTAÇÃO DE CONTAS


A situação chegou ao marco do insustentável. Mas careceu de dissidência entre os dirigentes da Agencia da Copa (revelações, em audiência pública, de mal feitos na Agecopa) para que as informações (finalmente) viessem à tona.


Na tarde desta sexta-feira (23/09) o MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral) ingressou com uma ação popular em nome de seus dirigentes visando o afastamento de diretores da Agecopa, prestação de contas de todos os gastos e a condenação por eventuais danos ao erário.

Segundo Vilson Nery, advogado do MCCE, “a Lei Complementar estadual número 365, que criou a Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo do Pantanal é um ‘monstrengo jurídico’, tratada como administração indireta, mas ligada ao gabinete do governador, e seus dirigentes fazem ‘o que querem’ ...”, criticando a falta de transparência que cria inclusive uma instabilidade social. “Há uma ‘bolha imobiliária’ em Cuiabá, o preço dos imóveis são inflados pela inércia da Agecopa, e uma crise igual a americana, baseada na inadimplência de financiamento de moradias, pode ocorrer em Mato Grosso”, alerta o advogado, referindo-se à crise do sub prime ocorrida no ano de 2010 nos EUA.

Segundo o coordenador do MCCE, Antonio Cavalcante Filho, o Ceará, “algumas entidades como o Instituto Ethos, o CREA, o MCCE e a Ong Moral tentam, mas não tiveram acesso às informações sobre os projetos para a Copa do Pantanal. Nem um simples rascunho”, reclama Ceará.

Ele disse que nada se sabe com relação às desapropriações, local dos campos de treinamentos, o que permite que alguns ‘iluminados’, de posse de exclusivas informações, possam se valer de especulação imobiliária à custa de prejuízos da coletividade.





Corre à boca miúda’ que a Agecopa teria ‘torrado’ a bagatela de 17 milhões de reais em publicidade, pulverizando a verba em três grandes agências de propaganda. Há gastos abusivos com o uso de veículos automotores, combustível, telefones e viagens (internacionais, inclusive). Algumas diárias são pagas em tabela equivalente ao que reembolsa a ONU (Nações Unidas) aos seus empregados.

Na ação popular o MCCE pede liminarmente a prestação de contas pormenorizada dos gastos efetuados pela autarquia, com cópias de todos os processos licitatórios, contratos, o inventário de bens adquiridos e atos de nomeação de servidores, com descrição de salários e comprovante de cumprimento de jornada (livro ponto, etc.).

E ainda que sejam afastados os dirigentes Eder Moraes e Yenes Magalhães de quaisquer cargos públicos relativos a projetos da Copa do Mundo, que sejam condenados a devolver os gastos com viagem de servidores e dirigentes da Agecopa à Índia, a restituição das despesas de reforma do prédio da agência e a imediata suspensão do contrato com o ‘relógio da Copa’.

No final, o MCCE deseja que o Fundo da Copa, que recebeu um bilhão de reais, seja revertido ao orçamento estadual e aplicado nas obras da Copa do Mundo, depois de amplamente discutido com a sociedade atingida e ouvidos os contribuintes de tributos, de um modo geral.

SORRISO MT:MT24HORASNEWS:AGECOPA ou ‘AGEPOUCO?


(SALVEM A COPA!)
Ponderação é recomendável. O povo quer a Copa do Mundo em Cuiabá, e não perdoará os políticos que ‘agem pouco’ se for mantida a agecopa (ou uma sucessora com os mesmos vícios)

Por Vilson Nery e Antonio Cavalcante Filho*

Uma questão que se coloca, nestes dias nublados (em sentido figurado), é saber qual foi ‘espírito suíno’ que pensou a configuração jurídica da tal ‘Agecopa’. O ‘monstrengo’ sempre sofreu críticas, desde sua concepção.

Dissemos que [agecopa] parece nome de remédio.

E é uma espécie de remédio, tipo vitamina (Complexo ‘C’ de Corrupção) cujos componentes têm como efeito engordar bolso(s) de malandro(s).

Repare você que o Estado de Mato Grosso tem um orçamento na casa dos seis bilhões de reais anuais e a tal ‘autarquia’ (anarquia, seria o mais correto) abocanhava 1/5 do total, de largada. Previa-se inflar ainda mais o cofre da tal agência da Copa do Pantanal. Recursos que migraram (e minguaram) da saúde, educação, segurança pública e assistência social, por certo.


Basicamente deu-se a uma entidade estranha à Administração Pública, formada por políticos rejeitados pelas urnas e sem qualificação pertinente, o poder de dizer a última palavra sobre todas as obras de infra-estrutura, durante pelo menos durante uns cinco anos. E tudo isso sem a fiscalização de ninguém (proibia-se o exercício do poder hierárquico, na lei da Agecopa).

O nosso Tribunal de Contas bem que tentou evitar o pior. Suspendeu uns dois contratos. Mas foi só. A AGE (Auditoria Geral do Estado) que deseja se transformar em Controladoria nos moldes da CGU (Controladoria Geral da União) não foi capaz de perceber (e denunciar) a letargia e gastança na Agecopa.

E o resultado?

Em menos de dois anos foram gastos milhões de reais com supérfluos, foi edificada uma suntuosa sede da Agecopa, que impressionou até mesmo o deputado federal e ex atleta Romário (acostumado a freqüentar locais luxuosos mundo afora), mas resultado (social) que é bom, nenhum.

Dos deputados que aprovaram a lei e ‘sabatinaram’ os dirigentes da tal autarquia pouco se espera. Mas é claro que o futuro desta geração de mato-grossense está nas mãos da classe política. É crível que, por inércia das autoridades e complexo de cleptomania (de alguns), o nosso Estado de Mato Grosso possa inclusive perder o direito de receber a Copa do Mundo.

Imaginemos o desastre!

Ponderação é recomendável. O povo quer a Copa do Mundo em Cuiabá, e não perdoará os políticos que ‘agem pouco’ se for mantida a agecopa (ou uma sucessora com os mesmos vícios). Ora, no quadro de servidores públicos estaduais há bons engenheiros (área de projetos), administradores e economistas (gestão), advogados (licitação) e auditores (controle).

Basta dialogar com o povo sobre as obras, o custo econômico, social e o impacto na vida das pessoas (o ideal é um debate tipo ‘orçamento participativo’). A própria estrutura estatal dará conta da execução das obras (ela existe para isso, ora bolas!). O clima é saudável e propício para a conciliação e ainda há tempo de se fazer a coisa certa.

Agir é preciso!


Vilson Nery e Antonio Cavalcante Filho são militantes do MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral) em Mato Grosso.