Pages

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

PEDOFILIA MT:A VERDADE DOA A QUEM DOER:Senador Magno Malta reconhece expressão nacional de ativista na luta contra a pedofilia em MT

Batista de Oliveira defende políticas públicas que fortaleçam mais as famílias

João Batista e o vereado Toninho do Gloria,que são considerdos os maiores ativista na luta contra a pedofilia em MT, sempre foram coerentes desfraldando a bandeira do social, preservando os bons princípios e enfrentando às drogas, a pedofilia, contra o aborto e o casamento homossexual com direitos civis igual a casais homem e mulher. Esta luta pela defesa da família é reconhecida em todos os setores civis brasileiros.

O vice presidente da ONG MT contra a pedofilia e diretor do site todos contra a pedofilia MT, João Batista de Oliveira, defendeu, durante entrevista, políticas públicas mais vigorosas de fortalecimento às famílias.
Para o diretor, o processo acelerado de desconstrução da família brasileira  é um dos principais responsáveis pelo surgimento de todo tipo de mazela social que hoje se dissemina pelo país, particularmente a dependência de drogas, a prostituição infanto-juvenil e a pedofilia que ultimamente tem ganhado contornos imensuráveis na vida social.

Batista destacou que durante o ano de 2010, focou sua atuação em defesa da família no combate à pedofilia e dos maus costumes, e se compromete a ampliar essa atuação em 2011, em defesa de todos os grupos sociais que se encontram em situação de risco, particularmente mães solteiras e crianças que vivem abaixo da linha da pobreza.

Batista destacou que tem realizado uma grande maratona no estado contra a pedofilia

 Janete Riva e a Roseli Barbosa sempre foram nossa parceira no combate a pedofilia a qui no estado, acredito que em 2011 podemos fortalecer ainda mais essa parceira, acredito que caso a nossa indicação seja concretizada no governo do estado vamos poder ainda mais ajudar e muito mesmo na prevenção e combate à pedofilia no Estado.

Segundo Batista, não é necessário um retrato mais estarrecedor do que este para alertar a sociedade e mostrar que é preciso que os governantes e os legisladores entrem em estado de alerta total para esta problemática e coloquem seus holofotes inteiramente  focados na questão da família.

Ainda conforme o vice presidente da ONG MT contra a pedofilia, se não houver estrutura familiar fortalecida e equilibrada, o país capenga, as novas gerações se perdem no caminho e a “solução” que o jovem encontra pela frente é o universo das drogas, da prostituição e de todo tipo de criminalidade, do desamor e do desespero.

João Batista destacou que “Recebe este reconhecimento com humildade, estou apenas sendo coerente com o aprendizado que recebi da minha família.

 Tenho minhas bandeiras de lutas, são causas sociais em defesa da minoria, do povo sem voz na sociedade e dos marginalizados. Minha perseverança continua cada vez mais aflorada. Sonho por um Mato Grosso por um Brasil justo com igualdade social e sem a hipocrisia da elite, que tomas as decisões sob efeito de bebida alcoólica e não abre espaço para os talentos que nascem em berços simples. Este quadro tem que mudar. Meu enfrentamento tira o sono dos ricos elitizados e motiva os humildes a ocuparem o mesmo espaço. Todos sabem que o sol é para todos”, finalizou João Batista de Oliveira,que acaba de receber um ameça no municipio de Sorriso MT e esta acaminho de Cuiabá aprocura da justiça.

SORRISO MT:MT24HORASNEWS:Sorriso MT: Vereador de Sorriso - MT, Chagas Abrantes: inocente

Durante as prisões da Operação Decoro, deflagrada em junho de 2011 pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco)sob acusação de que grupo de vereadores estava chantageando o prefeito de Sorriso Clomir Bedin, o Chicão (PMDB), em troca de propina, encontrava-se o vereador de Sorriso Chagas Arantes (PR). Fato este que não precisa nem muito falar, pois a mídia se encarregou de mostrar á nível Nacional e Internacional a forma brusca que o prenderam. E nem se preocuparam com a questão da averiguação dos fatos. Mas quem conhece o vereador Chagas Abrantes já sabia que ele era inocente, e TJ MT faz justiça no caso envolvendo o vereador Chagas Abrantes.Isso mostra que o vereador de Sorriso Chagas Abrantes é inocente. 

E agora Sorriso, quem vai amortizar os danos morais que ele passou até que esse fato fosse apurado? O que refletiu como resultados danosos pela imprudência desse ato? Será que não poderiam ter evitado? Quem vai a público pedir desculpas? Esqueceram que ele tem uma família e filhos que precisam ser amparados pela reputação do pai? Todas estas questões vêm à tona quando pessoas de bem, como o vereador Chagas Abrantes, que os sorrisenses conhecem sua luta, sua historia, e sua garra para o bem comum é apedrejado inocentemente.

 

Na época ainda tive a oportunidade de escrever um artigo intitulado “desculpas” que foi editada, citando que “ao ofender alguém, já está se culpando por um ato ilícito e mesmo que tenha sido praticada intencionalmente, assim a culpa já está sendo entendida com a intenção deliberada de prejudicar alguém; e em sentido estrito, quando inexiste essa intenção, mas o prejuízo decorre de negligência, imprudência ou imperícia. Há negligência quando se deixa de tomar as cautelas necessárias para evitar o dano; imprudência, quando se infringem os cuidados normais que deveriam ser observados; e imperícia, quando se descumprem as regras disciplinares de uma arte ou ofício”.

Dizem que depois de subir na torre e jogar as penas aos ventos, fica difícil de recolhê-las, mas para amenizar a falta cometida pela prisão de um inocente, penso que da mesma forma que a mídia se encarregou de anunciar aos quatros cantos do vento a prisão de um inocente, que também faça o mesmo declarando sua inocência ou será que isso não dá ibope? 


João Batista de Oliveira
Diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia MT
E MT24HorasNews

Ativista destaca que objetivo da campanha Sorriso de Mãos Dadas Contra Tráfico de Pessoas e Pedofilia é alertar a população

O maior ativista na luta contra a pedofilia em MT, João Batista de Oliveira, disse que a campanha “Sorriso Contra o Tráfico de Pessoas e Pedofilia”, é de orientação e alerta a população, para que fique atenta e proteja nossas crianças.

“Temos que ficar atentos e não permitir que nossas crianças sejam vítimas desses monstros. Esse tipo de crime desestrutura a família e causa diversos transtornos emocionais e psicológicos a vítima, havendo a necessidade de especializado. Os danos da violência sofrida podem ser irreparáveis para a criança que não recebe cuidados terapêuticos”, alertou o ativista.

O ativista mostrou a entrevista de um borracheiro que estuprou o filho de nove anos de idade e citou os casos do frentista que violentou uma garotinha de 12 anos em Várzea Grande, do pai que foi preso em abrigo municipal quando abusava do filho de seis anos em Jacarepaguá/RJ, da prisão do suspeito de ter violentado uma menina de três anos, na zona sul do Rio de Janeiro e da prisão efetuada pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE), na última segunda-feira (22), de um foragido da Justiça do Maranhão, procurado por pedofilia.

Indignado o ativista falou da venda do livro “O Guia do Pedófilo para o Amor e Prazer”, que estava disponível para venda por 5,60 euros, em formato digital, na Amazon, livraria online.

“ Pelas notícias que li, o editorial do Guia justificava a sua repugnante missão educadora, dizendo que o  livro serve para tornar as situações pedófilas mais seguras para os jovens que nelas estiverem envolvidos, estabelecendo certas regras para os adultos seguirem”, comentou João Batista.

O ativista agradeceu a Câmara Municipal de Sorriso na pessoa do presidente vereador Luiz Fabio (PDT) pelo apoio na campanha de orientação, que está sendo implantada em outras cidades e estados, com o mesmo sucesso de Sorriso.

“Milhares de crianças sofrem abuso sexual todos os dias, que deixam melas cicatrizes para o resto de suas vidas. Todo cuidado é pouco! Você pode não ver, mas a pedofilia pode estar acontecendo muitas vezes aonde menos se imagina”, finalizou o maior ativista na luta contra a pedofilia de MT, João Batista de Oliveira.
Poderá também gostar de:

LUIZ FABIO (PDT):Sorriso-MTCâmara Municipal de Sorriso aumenta produtividade exemplo para outros municípios, diz ativista



A produção legislativa da Câmara Municipal de Sorriso vem aumentando neste período legislativo. Foram muitas proposições apresentadas pelos vereadores sorrisense. Entre as proposições apresentadas, foram 76 projetos de lei, 07 projetos de decreto legislativo, 177 requerimentos e 202 indicações. Também foram realizadas varias audiências públicas e sessões solenes. 
O presidente da Casa, vereador Luiz Fabio Marchioro se mostrou contente com os números, e agradeceu aos colegas pelo desempenho, que resulta em uma Câmara mais atuante e em melhorias para a população de Sorriso, inclusive da zona rural. “A Câmara Municipal de Sorriso nunca foi tão atuante.
O fato das sessões estarem sendo transmitidas ao vivo pela TV aberta influenciou nesses números, mas acredito que o grande mérito é da maturidade política e do compromisso dos vereadores para com a população de Sorriso, diz João Batista diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia MT.
 O presidente Luiz Fabio destacou que foram realizadas audiências públicas para debater problemas de vital importância para a sociedade, como a insegurança, como a geração de emprego e renda através da Estrada. Além “disso, apresentamos indicações, requerimentos e projetos de lei buscando melhorias para a nossa cidade como um todo”, afirmou Luiz Fabio.
Autor: João Batista de Oliveira
Fonte: Portal Todos Contra a Pedofilia MT e
www.todoscontraapedofiliamt.com.br

Poderá também gostar de:

LUIZ FABIO (PDT):IMPARCIALIDADE TEM NORTEADO OS TRABALHOS DE APURAÇÃO DE DENÚNCIAS NA CÂMARA DE SORRISO

A Comissão de Decoro que a Câmara de Sorriso, que investigou se houve quebra de decoro parlamentar por parte dos  Gerson Francio (Jaburu), Chagas Abrantes e Roseane Marques concluiu as investigações e entrgou, no final da manhã, ao presidente do legislativo, Luis Fabio Marchioro, o relatório final que tem cerca de 70 páginas. Não foi informado se a comissão pede a cassação ds 3 vereadores -acusados de pedirem propina em troca de apoio político- ou absolvição.
"Não posso antecipar nada, se pedimos pela absolvição ou punição dos três. Foi muito trabalhoso e tentamos fazer tudo dentro da lei, sempre focados na ética e na responsabilidade. A população vai gostar do que nós apresentamos no relatório", disse o relator, João Mattos ao Só Notícias.
O presidente da comissão,  vereador Paulo da Farmácia (PMDB) conduziu, com João, as investigações desde  6 de julho. Eles consideram que cumpriram a missão "com responsabilidade e lisura".
O próximo passo é a mesa diretora marcar a sessão extraordinária para o relatório ser votado. Pode ocorrer na semana que vem. Os três vereadores investigados -que prestaram esclarecimentos e negaram as acusações- não vão votar. Eles continuam afastados de suas funções pelo Poder Judiciário.
"Primeiro vamos ler todo o relatório, cada vereador terá 15 minutos para falar na tribuna. Depois, os três vereadores acusados terão duas horas para se defender, sendo que poderão ser substituídos por assessores jurídicos. Só depois acontece à votação. Até agora imaginamos que o voto seja secreto, embora toda a população poderá assistir a sessão em plenário. O tempo de julgamento vai depender muito de como a mesa diretora vai conduzir a sessão", explicou o relator, sobre o rito da sessão.

Acusados de chacina em Matupá vão a júri popular e Silval é testemunha

Acusados de chacina em Matupá vão a júri popular e Silval é testemunha
Os quatro acusados de participarem da Chacina de Matupá (720 km de Cuiabá) sentarão ao banco de réus no dia 4 de outubro e vão a julgamento por um dos crimes mais bárbaros já ocorridos em Mato Grosso, com repercussão internacional, sendo noticiada até mesmo pela CNN. Entre as testemunhas de defesa, o governador Silval Barbosa (PMDB) é um dos convocados pela justiça para comparecer ao Fórum da cidade. O julgamento está marcado para começar às 8h. Serão julgados Vademir Pereira Bueno, Alcindo Mayer, Arlindo Capitani e Santo Caioni.

O crime ocorreu há 21 anos e chocou a população local. Apesar do tempo, a chacina é lembrada pela maioria das pessoas que presenciou o assassinato de três assaltantes, queimados ainda vivos após invadirem uma residência e fazerem uma família refém.


De acordo com a denúncia feita pelo Ministério Público Estadual (MPE), o crime ocorreu no dia 23 de novembro de 1990, após uma tentativa de roubo frustrada. Os assaltantes Osvaldo José Bachmann e os irmãos Arci e Ivanir Garcia dos Santos invadiram uma casa no município e permaneceram por mais de quinze horas no interior da residência com a família. Apesar da promessa da polícia de que nada ocorreria com os assaltantes, eles foram linchados pela população, que atearam fogo neles ainda vivos.


“A escolta policial, que tinha o dever de assegurar a integridade dos presos, não conseguiu impedir que estes fossem entregues à população que, com requintes de crueldade, efetuou disparos de arma de fogo, desferiu pauladas e chutes, e posteriormente, ateou fogo sobre as vítimas que ainda estavam vivas”, ressaltou a promotora de Justiça que atua no caso, Daniele Crema da Rocha, por meio da assessoria.


Repercussão


As cenas da execução das vítimas, filmadas por um cinegrafista amador, foram amplamente divulgadas, inclusive por veículos internacionais. Por meio dessas imagens, foi possível, durante o inquérito policial, identificar 18 autores dos crimes.


Consta do processo que, “na época dos fatos, a revista Veja (1991, p.77) noticiou que 'depois de duas semanas de guerra no Golfo Pérsico, a CNN ainda não exibiu nenhuma cena de barbárie igual à registrada por um cinegrafista amador da cidade de Matupá. Três assaltantes rendidos e algemados foram massacrados pela multidão - que, entre gritos e aplausos, jogou gasolina nos assaltantes e queimou-os até a morte".


Na ocasião, houve até mesmo um pedido de intervenção federal no Estado de Mato Grosso feito pelo procurador da República Aristides Junqueira. “Tais fatos repercutiram negativamente sobre a cidade e sua população até hoje traz o estigma de ter sediado um dos crimes mais graves do país, sendo a decisão dos jurados essencial para que esta imagem negativa seja revertida”, ressaltou a promotora de Justiça. Os outros 14 acusados serão julgados nos dias 10, 17 e 24 de outubro.

SORRISO MT:MT24HORASNEWS:Nova Mutum realiza Seminário Participativo para Revisão da Lei da Educação Ambiental


Nova Mutum, município localizado a 264 quilômetros de Cuiabá, na Região Norte do Estado está realizando nesta quinta-feira (29.09), o Seminário Participativo para Revisão da Lei da Educação Ambiental de Mato Grosso. Participam do seminário representantes de órgãos governamentais e não governamentais, instituições de ensino e sociedade civil organizada de Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato, Tapurah e Lucas do Rio Verde. O seminário, que está sendo realizado em todo o estado, faz parte do processo de consulta pública para revisão da Lei 7888/03 – da Educação Ambiental.
 
Durante o evento além do levantamento de propostas que serão sistematizadas e incluídas na proposta da nova Lei de Educação Ambiental de Mato Grosso, está sendo levantado um diagnóstico sobre as potencialidades de cada região, que resultará na formação de um banco de dados, com informações que serão integradas à Lei da Política Estadual de EA, que será encaminhada à Assembleia Legislativa.
 
Desde agosto já foram realizados seminários participativos nos municípios de Cuiabá, envolvendo representantes de Várzea Grande; Sorriso, com a participação dos municípios de Nova Ubiratã e Ipiranga do Norte; Nova Guarita; Matupá, com representantes do município de Terra Nova do Norte e Poconé, com a participação de representantes de Nossa Senhora do Livramento.
 
Na próxima terça-feira (04.10) o Seminário Participativo será realizado no município de Novo Mundo, a 785 quilômetros de Cuiabá, na Região Norte do Estado, com a participação de representantes de Guarantã do Norte. No dia 06.10, será a vez do município de Peixoto de Azevedo, 691 quilômetros da capital, também na Região Norte do Estado e no dia 07.10, em Nova Canaã do Norte, a 699 quilômetros de Cuiabá, na Região Norte do Estado.
 
REVISÃO - O processo de revisão da lei da EA está sendo conduzido por um grupo de aproximadamente 40 pessoas, que integram a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA) de Mato Grosso.
 
O processo de revisão da lei e estruturação da Educação Ambiental teve início em 2008 quando a proposta começou a ser discutida pela CIEA, com a participação dos técnicos das Secretarias de Estado do Meio Ambiente (Sema) e de Educação (Seduc). A ideia é regionalizar a legislação vigente. Assim, além da revisão da Lei 7888/03, o grupo trabalha na proposta de consolidação do Sistema Estadual de Educação Ambiental (SEEA).
 
Participam da iniciativa a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de Mato Grosso (CIEA/MT), representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por meio da Superintendência de Educação Ambiental, e Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Gerência de Educação Ambiental, em parceria com o Ministério Público Estadual e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

SORRISO MT:MT24HORASNEWS:Sinop: líderes estaduais do PSD fazem "mutirão" de filiações

O "mutirão" de filiações anunciado pela direção estadual do PSD será realizado no domingo (2 de outubro), em Sinop. A confirmação foi feita pelo presidente do diretório do PSD sinopense, deputado federal Roberto Dorner, em entrevista ao Só Notícias. Está programada a vinda do presidente da Assembleia Legislativa e principal articulador do partido no Estado, José Riva, e também do presidente estadual, vice-governador Chico Daltro, além de outros políticos.

Dorner explicou que neste primeiro momento o ato de filiação está voltado para àqueles que pretendem concorrer a cargo eletivo na eleição do próximo ano. "Primeiramente vamos filiar os pré-candidatos, pois há um prazo para ser cumprido pela Justiça Eleitoral e este tempo está curto. Em seguida, será realizada a filiação dos demais interessados em participar da legenda".

O deputado ainda não confirmou se o partido tem ou não pré-candidato para a eleição de 2012. No entanto, Riva, em entrevista ao Só Notícias, colocou Dorner, o presidente da Câmara de Sinop, Remídio Kuntz, e o vereador Gilson de Oliveira, como os principais nomes do PSD de Sinop para encabeçar chapa visando a prefeitura do município. Caso nenhum deles saia candidato, Riva espera fazer uma boa composição.

"Espero que um deles saia, que tenhamos uma candidatura própria aqui em Sinop. Se não tiver, o partido vai se articular para fazer uma boa aliança. É natural o partido não ter candidatura própria em todas as cidades de Mato Grosso. Mas em um município polo como Sinop, se tivermos uma candidatura será muito bom", declarou Riva, ao Só Notícias.

O registro do PSD foi consolidado na sessão de terça-feira (27) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Assim, o partido está apto a disputar o próximo pleito porque assegurou os requisitos exigidos para a criação.

SORRISO MT:MT24HORASNEWS:Promotor flagra máquinas de prefeitura em área privada

De Barra do Garças - Ronaldo Couto
Foto: Vanney NevesOs caminhões estavam trabalhando numa fazenda. E a lei não permite Os caminhões estavam trabalhando numa fazenda. E a lei não permite
As máquinas da Prefeitura de Torixoréu, a 556 km de Cuiabá, foram apreendidas na manhã desta quinta-feira (29), numa operação do Ministério Público Estadual (MPE) que flagrou o maquinário trabalhando em propriedade rural particular.

Dois caminhões basculantes com logomarca da prefeitura estavam auxiliando na construção de uma pista de pouso e um aterro na fazenda Barra do Diamantino, do empresário identificado como Valmir, sócio na empresa de lixo Evolu Servic que atua em Barra do Garças. Os motoristas são funcionários da prefeitura e segundo denúncia estão a quase uma semana realizando o serviço na propriedade mencionada.

Fazendeiros da região viram o maquinário chegando no início da semana e acionaram o vereador Vanney Neves Dias (PC do B) que por sua vez acionou o Ministério Público na quinta-feira. Acompanhado de policiais federais e civis, o promotor Marcos Brant Gambier Costa, compareceu in loco na fazenda e viu o maquinário trabalhando na propriedade rural.

O promotor determinou o recolhimento do maquinário no pátio da prefeitura e informou que vai instaurar o inquérito civil público de improbidade administrativa contra o prefeito de Torixoréu, Máximo Barriga (PSB).

De acordo com a lei, máquinas públicas não podem fazer serviços em áreas públicas.
"Enquanto os menos favorecidos estão sendo excluídos dos benefícios públicos, o rico que tem condições econômicas de sobra para a construção e manutenção de sua terra, é privilegiado pelos abusos de poder do Governo Municipal", ressaltou Vanney que fez a denúncia.

O outro lado


O prefeito de Torixoréu, Máximo Barriga (PSB), quando ficou sabendo do fato imediatamente seguiu para Barra do Garças para se explicar sobre ocorrido ao promotor Marcos Brant. Por telefone, ele disse que está tranqüilo porque essa prática é comum no interior às prefeituras auxiliarem produtores. “O produtor disse que com dificuldade de conseguir máquinas. E na Câmara tem várias leis de cooperação para auxiliar outros municípios e até mesmo produtores”, conta Barriga.

O prefeito voltou a se queixar da oposição sistemática que está sofrendo do vereador Vanney e que isso situação pode prejudicar toda a região. “Se a prefeitura ficar proibida de ajudar os produtores, toda a região vai perder”, completou.
  • Esse é o promotor Marcos Brant que foi pessoalmente conferir o flagranteEsse é o promotor Marcos Brant que foi pessoalmente conferir o flagrante

SORRISO MT:MT24HORASNEWS:Muniz diz que Agecopa foi "monstrengo" e "cabide de emprego"

A Assembleia decidiu extinguir a Agecopa e o deputado estadual Percival Muniz (PPS) classificou a autarquia, criada no governo Blairo Maggi (PR) para gerir as obras da Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá, como "monstrengo". "A Agecopa se foi dois anos depois com um legado de muitas brigas, morosidade e empreguismo. Não durou muito tempo, mas durou o suficiente para muitos gastos", desabafou.

Para ele, a autarquia foi concebida com uma "visão arrogante e sem democracia. Ela [Agecopa] morre, porque democracia é isso. Portanto, que este erro sirva de lição e exemplo a todos". Mais adiante Muniz insistiu no que ele "classificou" como erro. "Foi concebida com uma visão arrogante de patrocinar reserva de mercado para amigos e garantir influência no governo alheio".

Conforme Só Notícias já informou, a Agecopa foi criada no governo passado como uma autarquia independente para cuidar especificamente de todas as obras e ações que envolveriam a Copa do Mundo. Antes da polêmica derradeira entre o atual presidente Éder de Moraes e o diretor de Infraestrutura, Carlos Brito, a Agecopa já foi palco de briga e disputa política.

Assim que foi criada, a presidência foi exercida pelo ex-prefeito de Rondonópolis, Adilton Sachetti. No entanto, após "incompatibilidade" administrativa com outros diretores do órgão e até mesmo com o modo de gestão que a autarquia oferecia, Sachetti decidiu "pular fora". O diretor de Planejamento, Yênes Magalhães, acumulou o cargo de presidente durante algum tempo, até Éder de Mores chegar.

Com a extinção da Agecopa, o governo pretende criar a Secretaria Executiva a Copa do Mundo (Secopa). A nova pasta deverá ter uma estrutura enxuta com 50 cargos, sendo o secretário, quatro adjuntos e mais 45 cargos em comissão para formalizar uma rede técnica, principalmente de engenheiros e arquitetos.

SORRISO MT:MT24HORASNEWS:Sorriso: Valtenir destitui direção do PSB e desperta a ira de vereador

O vereador de Sorriso, Gerson Frâncio, o "Jaburu", criticou veementemente a postura do presidente regional do PSB, deputado federal Valtenir Pereira, por ter destituído a atual direção do partido no município, que até então era comandado por Antônio Cesar Neto. "A direção do PSB de Sorriso foi destituído por uma atitude maldosa e sem argumentos por parte do Valtenir. Ele mesmo disse que não está interessado nas eleições municipais e sim na estadual", declarou Jaburu, em entrevista ao Só Notícias, que até então ocupava o cargo de vice-presidente do partido no município

Segundo ele, agora o partido vai para as mãos de um grupo que atualmente faz oposição a diretoria destituída, encabeçada por Reinaldo Loffi, possivelmente o futuro presidente. "Ele [Valtenir] tirou o partido da mão de um grupo que tem mais de 200 pessoas para dar a seis pessoas. Foi uma atitude de coronelismo dentro do partido o que ele fez".

Devido a isso, grande parte dos atuais filiados ao PSB em Sorriso decidiram se desvincular da sigla. A lista de descontes com a situação e que deverão deixar o partido é encabeçada pela também vereadora do PSB, Marilda Savi, do suplente e atualmente ocupando vaga na Câmara de Sorriso, Elias Maciel, além de muitos outros como o presidente destituído. Já o vereador Jaburu afirmou que ficará na agremiação, mesmo depois da atitude de Valtenir. "Todos os descontentes estão se desfiliando hoje do partido. Eu vou ficar e quero ver se ele [Valtenir] me expulsa".

Jaburu ainda afirmou que todo o esforço que Valtenir teve em tirar o atual grupo do poder, o empresário e presidente da legenda na capital, Mauro Mendes, tentou reverter. Apesar dos pedidos de Mauro para que o grupo não deixasse o partido, eles decidiram dar prosseguimento ao plano de deixar a legenda.

O destino dos descontentes do PSB deve ser o PSD. Cesar Neto informou, ao Só Notícias, que o grupo que está saindo do partido deve vir a Sinop no domingo (2 de outubro) para realizar o ato de filiação. Há também alguns que devem migrar para outras siglas, mas ele não soube informar quais seriam.

Outro lado
A assessoria de imprensa do deputado federal e presidente regional do partido, Valtenir Pereira, foi procurada para se pronunciar sobre o assunto. Em resposta, afirmou que "o deputado não vai se pronunciar sobre o assunto".

SORRISO MT:MT24HORASNEWS:Autoridades exigem resposta do Estado sobre criminalidade


O deputado estadual Baiano Filho (PMDB), acompanhado pelos vereadores Hedvaldo Costa (PSDB), Ademir Bortoli (DEM), Gilson de Oliveira (PP), Tony Lenonn (PMDB) e o presidente da Câmara de Sinop, Remídio Kuntz (PP) se reuniram com o secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado, em Cuiabá, preocupados com os altos índices de violência registrados na cidade. 
 
O índice tem se acentuado drasticamente nos últimos dias, fato que levou vereadores e deputado a cobrar resultados por parte do Governo do Estado em resposta à sociedade que vive dias de insegurança e “terror”. 
 
Segundo o vereador Remídio Kuntz, Sinop chegou a registrar quatro homicídios em um único dia, muito acima dos índices esperados para um município como Sinop. O clima de insegurança tem provocado o fechamento de diversos estabelecimentos comerciais, vitimas de assaltos em pleno horário comercial. Os vereadores atribuem os números a dois fatores: a liberação de ex-detentos ao final do cumprimento da pena, que permanecem no município e acabam reincidindo nos crimes, e as disputas estabelecidas entre os próprios criminosos para o domínio de áreas e a venda de drogas. 
 
Segundo Diógenes, Sinop registrou no último mês 11 homicídios, desses, sete provocados por ex-detentos que tinham acabado de receber a ordem de soltura. 
 
Entre as principais deficiências detectadas em Sinop está a insuficiência do contingente policial e a precariedade dos equipamentos físicos, a exemplo de viaturas em péssimo estado de conservação. 
 
“Diógenes, precisamos dar satisfação à população e restabelecer a paz em Sinop, os vereadores estão aqui sofrendo, por que são eles que recebem as cobranças e sofrem por estar lá na ponta, próximo do povo, sabemos da vontade do governo em corresponder às necessidades do estado, mas, por mais que se tente fazer por Sinop ainda é pouco, hoje o governo não consegue acompanhar o crescimento de Sinop”, frisou Baiano Filho. 
 
Baiano cobrou o aumento do contingente e a reestruturação física do Comando Regional em Sinop. Diógenes argumentou que estão sendo formados 370 novos policiais que serão deslocados em atendimento ao interior. Quanto à estruturação física, Diógenes alegou a ausência de prédios públicos para a implantação de novas estruturas. Baiano então propôs que a prefeitura assuma pela locação de um espaço e o Governo do Estado garanta o aparelhamento do local e o envio de duas viaturas. 
 
Com a proposta, Sinop ganhará uma nova Base Comunitária que será instalada na grande região do São Cristóvão, que abrange mais de 39 bairros. 
 
O deputado também cobrou a construção de um centro socioeducativo em atendimento a jovens e adolescentes. Segundo Diógenes, cada unidade corresponde investimentos na ordem aproximada de R$ 3,5 milhões e o orçamento para a construção de novas unidades está em análise pelo governador Silval Barbosa. 
 
O secretário Diógenes se comprometeu em avaliar junto ao delegado geral da Policia Judiciária, Paulo Vilela a possibilidade de reforço no quantitativo policial. Diógenes também argumentou sobre a possibilidade de instalação de um sistema de câmeras de vigilância em Sinop, já em 2012. 
 
Comprometidos com o restabelecimento da segurança pública em Sinop, os deputados estaduais Dilmar Dal´Bosco (DEM) e Baiano Filho (PMDB) irão realizar no próximo dia 07 de outubro, sexta-feira, na Câmara de Sinop, uma audiência pública para debater a fragilidade da segurança no município e a formatação de um plano de ação para coibir a ação criminal.

SORRISO MT:MT24HORASNEWS:MP firma Pacto para garantir comprometimento dos candidatos à prefeito em Tangará da Serra

Por meio da Promotoria de Justiça de Tangará da Serra, o Ministério Público Estadual firmou, na terça-feira (27), um Pacto pela Infância e Adolescência do município com os três candidatos a prefeito e vice-prefeito da cidade, que disputam hoje, dia 30 as eleições indiretas para escolha do novo prefeito que tomará posse no dia 3 de outubro, exatamente um ano antes das eleições de 2012.
O documento tem como objetivo renovar o comprometimento das autoridades com o desenvolvimento de políticas públicas e orçamento municipal destinados ao atendimento de crianças e adolescentes. Também assinaram o Pacto representantes do Conselho Tutelar Municipal e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
“O Pacto sintetiza cinco compromissos emergenciais para o atendimento e proteção da população infanto-juvenil. Um deles é a elaboração de um plano de ação para dar cumprimento à decisão proferida na ação civil pública que visa obrigar o município a prestar o serviço público de educação infantil em creches e pré-escolas, em condição de igualdade, de modo a atender toda a demanda, que segundo dados apurados, somam o total de 4.361 vagas”, afirma o promotor de Justiça Renee do Ó Souza.
Renee informa que, para atender essa demanda, a administração municipal terá que oferecer 500 vagas até o final deste ano, sendo que o restante deverá ser distribuído até o final de 2016. O município também deverá realizar estudos e análises necessárias, em um prazo de 30 dias, enviar o projeto de nova lei que estabelece novos parâmetros na política da Infância e Juventude, sugerida pelo Ministério Público e enviada à Câmara Municipal. “Os avanços relacionados à política dessa área necessitam de base legal atualizada a fim de se dar o integral cumprimento desses direitos fundamentais”, diz o promotor.
De acordo com o documento, o município terá que garantir aporte técnico e financeiro para a estruturação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro de Referência de Assistência Social (Cras), em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), celebrado com o MPE, em agosto de 2011. “Para isso, deverão ser contratados 18 profissionais como assistentes sociais e psicólogos e contemplado no orçamento municipal recursos necessários ao funcionamento ininterrupto das entidades para pagamento de luz, telefone, água, material de expediente e manutenção de veículos próprios, pagamento de servidores, entre outros”.
Entre os compromissos do Pacto, consta, ainda, que a administração municipal deverá realizar estudos para implantar no município uma Fundação destinada a desenvolver ações educativas, de formação técnico-profissional, proteção ao trabalho dos adolescentes e geração de renda para famílias, visando a erradicação do trabalho infantil. “A fundação atuará como agente de integração entre as empresas, profissionais liberais e o mercado de trabalho, proporcionando qualificação profissionalizante aos adolescentes aprendiz, com remuneração com registro em carteira de trabalho”.
O último compromisso celebrado com os candidatos à prefeito de Tangará da Serra refere-se à garantia de aporte técnico e financeiro para a estruturação dos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos Conselhos Tutelares. “É necessário reafirmar a garantia da prioridade absoluta que deve nortear os governantes a partir da primazia de crianças e adolescentes receberem proteção e socorro em quaisquer circunstâncias”, ressaltou o membro do Ministério Público.

SORRISO MT:MT24HORASNEWS:Sinop: obras de centro para menores infratores devem ser definidas em outubro

O início das obras do centro socioeducativo para menores infratores, deve ser definido no no próximo mês, pela Secretaria de Estado de Justiça (Sejudh). O secretário de Governo, Ivanildo Ramos Ribeiro, disse que está sendo concluída a documentação da doação da área de 18 mil metros quadrados para o Estado. Ele explicou, ao Só Notícias, que o processo tramita no cartório local.

O terreno está localizado na Estrada Irene e a cessão para o governo foi aprovado em agosto, pela Câmara de Vereadores. O secretário disse que já há um projeto arquitetônico, da própria secretaria estadual, para a unidade. Não confirmou valores a serem investidos, no entanto quando a Sejudh confirmou a instalação para Sinop, há pouco mais de um mês, informou que era R$ 2,4 milhões, com pelo menos 45 vagas.


Nos centros serão desenvolvidas atividades para os menores, em regime de internação, de escolarização e profissionalização, bem como práticas de esportes e lazer. Há dormitórios, cozinha, refeitório, lavanderia, oficina/escola, posto de saúde, quadra de areia e quadra coberta, além de espaço para administração, estacionamento, centro ecumênico e de convívio.


Atualmente, menores infratores detidos provisoriamente fica em uma ala na unidade junto com as reeducandas. Os demais são enviados para a unidade de Cuiabá (Pomeri).

SORRISO MT:MT24HORASNEWS:Esquema de pedofilia é desfeito em Maués

Um esquema de exploração sexual infantil foi desfeito no município de Maués, (a 276 quilômetros da capital) durante operação da Polícia Civil, neste fim de semana.

De acordo com informações do delegado Mário Melo, nove pessoas entre empresários, músicos, comerciantes e servidores da área de saúde já foram presas.

O delegado informou ainda que durante as investigações, foi constatado que o grupo atuava há pelo menos dois anos praticando crime de pedofilia.

Na última sexta-feira (23), um músico de 45 anos foi flagrado dentro de um motel do município com uma adolescente de 14 anos foi preso. A dona do motel que ainda não teve o nome divulgado também foi presa em flagrante.

Com as informações dos dois presos, o delegado Mário Melo, chegou ao nome de outros envolvidos no esquema e decretou a prisão deles ainda no sábado.

Um dos agenciadores foi preso portando um álbum de fotos de crianças de 11 anos e adolescente de até 17 anos, que eram mostradas aos clientes.

Os programas custavam em média, R$ 50 a R$ 100. Dependendo da idade das crianças os programas eram mais caros. “Descobrimos que quanto mais nova as crianças o programa podia chegar a R$ 1 mil, principalmente se fossem virgens”, informou o delegado.

Para não atrapalhara as investigações os nomes dos presos será mantido em sigilo até o fim das investigações.

Colaborou Nilson Bélem

SORRISO MT:DEPUTADO JOSÉ RIVA:PSD inicia ‘encontros relâmpagos’ para se consolidar como uma opção política para as disputas de 2012

PARTIDO SERÁ O TERCEIRO EM REPRESENTATIVIDADE NO CONGRESSO
Da Redação
Em busca da consolidação como um dos maiores partidos de Mato Grosso (já é o terceiro maior do Brasil), as principais lideranças do PSD promovem, a partir de amanhã,  dia 30 de setembro, uma série de 10 encontros relâmpagos em municípios mato-grossenses para arregimentar o maior número possível de filiados com vista às eleições municipais de 2012 e esclarecer todas as dúvidas a respeito da organização do partido nos municípios, bem como, o funcionamento do processo de filiação partidária.
Os dois primeiros municípios a receber as lideranças do recém criado Partido Social Democrático (PSD), hoje, sexta-feira, serão Confresa e Barra do Garças; no dia 1º/10 (sábado) serão visitados Pontes e Lacerda, Cáceres e Tangará da Serra; no dia 02/10 (domingo) será a vez de Juína, Alta Floresta ou Colíder e Sinop; no dia 03 (segunda-feira), Rondonópolis e no dia 04 (terça-feira) o encontro acontece em Cuiabá.
“Esses encontros serão para explicar detalhadamente como se faz o novo processo de filiação que não é tão simples assim e para conscientização dos nossos filiados sobre o rumo que o PSD vai seguir”, explica Riva, afirmando que o novo partido nasce com muita força política em Mato Grosso, com 51 prefeitos, 350 vereador, devendo chegar a quatro deputados estaduais e três federais.
Em nível federal o PSD já conta com mais de 50 deputados, dois senadores, dois governadores, seis vice-governadores e já desponta como a terceira força política no Congresso Nacional em termos de representatividade, devendo aumentar ainda mais seus quadros de políticos com mandato a partir de 2013, com a eleição de novos prefeitos e vereadores.
RIVA MANTÉM DECISÃO - Mesmo comemorando bastante a concessão do registro definitivo do PSD, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por 6 votos a favor e apenas um contra, na quarta-feira, 28, o presidente da Assembléia Legislativa e principal liderança do novo partido em Mato Grosso, José Riva afirmou que não vai refluir da idéia de se retirar da política estadual após o cumprimento do atual mandato (que termina no dia 31 de dezembro de 2014) para cuidar de seus negócios particulares.
Riva não esconde mais o descontentamento com a política, principalmente pelo fato de não poder se lançar candidato a uma eleição majoritária (Senado ou Governo) por causa das pendências jurídicas que responde em um único processo que foi desmembrado em dezenas de denúncias que nunca foram comprovadas, mas, que, estão sendo diluídas à conta gotas e reavivadas a cada período eleitoral. Em outra situação, com toda certeza o deputado recordista absoluto de votos proporcionalmente, seria um forte candidato na disputa pelo comando do Palácio Paiaguás.
No quinto mandato consecutivo como deputado estadual, Riva, desde a primeira eleição pelo “nanico” PMN, em 1994, sempre fez parte da Mesa Diretora, ora como primeiro-secretário, ora como presidente da Assembléia Legislativa e entende que chegou a hora de encerrar sua vitoriosa carreira política.
“Eu acho que o PSD pode ser o último legado que eu deixo para Mato Grosso como político de mandato. Contribui muito com o Estado e as minhas pretensões hoje são de não disputar mais eleições. Eu digo sempre que o processo eleitoral é muito dinâmico, pode ser que em uma hora, um minuto, um dia, um mês, um ano ou, em dois ou três anos, isso mude, mas, hoje a minha vontade está focada em ajudar a consolidar o PSD como um grande partido no Estado e ser útil de outra forma. Eu não preciso ter mandato para ser útil”, declara José Riva.

LUIZ FABIO (PDT):Imparcialidade norteou os trabalhos de apuração de denúncias contra vereadores na Câmara de Sorriso

O presidente da câmara municipal de Sorriso - MT, vereador Luiz Fabio Marchioro,PDT) tem se mostrado o seu valor imparcial e de  que ainda tem molejo com os seus colegas sem distinção dos edis presente, e tem se posicionando como um verdadeiro presidente legislativo, até o seu lado humorístico ficou de lado quando se tratou de uma situação um pouco desagradável pelos seus colegas vereadores.

E com a cobrança da comunidade por uma resposta à situação dos parlamentares preso, o vereador Luiz Fabio (PDT) comandou com transparência a abertura da Comissão de Decoro. Com Paulo da Farmácia na presidência e João Mattos como relator e a vereadora Marisa Savi membro.
Segundo o relator vereador João Matos (PTB) da comissão de decoro foi muito trabalho de análise das provas encaminhadas pelo GAECO e Ministério Público Estadual. Dificuldade também para ouvir o vereador Gerson Frâncio, o "Jaburu", que por duas vezes não compareceu ao depoimento alegando problemas de saúde. Finalmente, hoje à noite ou mais tardar na quinta feira, o relatório com o resultado dos trabalhos da comissão pode ser apresentado aos demais vereadores.
O presidente da Casa ressaltou a seriedade que fato vem sendo tratado dentro da instituição. “O que nós gostaríamos de deixar claro para toda a comunidade é que, desde o primeiro momento, a Mesa agiu no sentido de esclarecer todos os fatos, de dar maior transparência a todos os atos. O que nós não podemos, de forma alguma, é deixar de lado a isenção no processo. Nós temos que cumprir o que o Regimento reza.”

Luiz Fabio ainda enfatizou a necessidade de a Mesa conduzir a situação com imparcialidade. O nosso papel, enquanto Mesa diretora, é ser imparcial. De forma alguma vamos ceder a caprichos de partidos políticos. Nós temos um compromisso com a verdade, um compromisso com o cidadão, e vamos tomar todas as providencias cabíveis. Nós não vamos, de forma alguma, compactuar com algo errado.

Os parlamentares analisaram em 60 dias mais de mil páginas de documentos e ouviram os três parlamentares afastados por determinação judicial. Segundo pesquisa divulgada pelo site mt24horasnews, 64% da comunidade sorrisense acredita que os vereadores Jaburu e Roseane presos na operação Decoro em junho deste ano, são culpados e não merecem uma segunda chance,o que não é o caso do vereador Chagas Abrantes que na enquete 84% dos internautas acredita na sua inocência,para o diretor do portal todos contra a pedofilia MT e site www.mt24horasnews.com.br, que é o maior ativista na luta contra a pedofilia em MT que acredita na inocência de Chagas, esqueceram que Chagas tem uma família e filhos que precisam ser amparados pela reputação do pai? Todas estas questões vêm à tona quando pessoas de bem, como o vereador Chagas Abrantes (PR), que os sorrisense conhecem sua luta, sua historia, e sua garra para o bem comum é apedrejado inocentemente.
Não se trata de uma pesquisa eleitoral,e sim de um mero levantamento de opiniao dos leitores do MT 
FonteHORASNEWS: MT 24 HORAS NEWS
Autor: João Batista de Oliveira
Email: mt24horasnews@gmail.com

SINOP MT:MT24HORASNEWS:Sinop: Remídio homenageia sindicato com moção de aplauso


Homenagem é pelos 11 anos de atuação da entidade, sendo que, neste período, já prestou cerca de 100 mil atendimentos a associados

Fonte: Assecom/Câmara - Tauana Schmidt

O Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Atacadista e Varejista do Norte do Estado de Mato Grosso (Sintracom) foi homenageado pelo presidente da Câmara de Vereadores de Sinop, Remídio Kuntz, com uma moção de aplauso, a qual foi aprovada na última sessão ordinária, esta semana, segunda-feira 26.

O Sintracom foi fundado no dia 22 de outubro de 1991, ainda localizado em uma sede improvisada, em sala cedida pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Madeireira, Construção Civil e do Mobiliário (Siticom). Como ainda não tinha estrutura adequada, os serviços realizados restringiam-se somente a homologações e orientação jurídica.

Nos dois primeiros anos de fundação, dois presidentes renunciaram ao cargo e a entidade acabou ficando abandonada. “Então, por iniciativa do advogado Elpídio Moretti, foi formada uma junta governativa provisória, liderada por Isabel Rodrigues, Luiz Colombo Sartori e Hilário Doerzbacher, que dirigiu a entidade até 1994, porém sem avanços significativos. Foi quando, ainda em 1994, Adauto Vieira de Paula assumiu a presidência do sindicato, mostrando uma nova dimensão na administração da entidade, com grandes avanços’, explica o vereador na moção.

A partir de então, o sindicato passou a ter sede e veículos próprios e oferecer atendimentos odontológico e de salão de beleza unissex aos associados. “Com o tempo, o Sintracom passou a contar com uma profissional contratada para atender na odontologia e firmou convênio com uma empresa da Alemanha para o fornecimento de medicamentos e instrumentos médicos odontológicos. Em 2000, instalou mais um consultório médico e adquiriu cinco micros computadores para a realização de cursos de informática, promovendo a qualificação dos associados e, hoje, a entidade presta um atendimento de qualidade”, salientou Kuntz.

Entre os atendimentos prestados hoje pela entidade estão, os de cálculos trabalhistas, orientações trabalhistas, homologações, entrega de requisições, atendimento odontológico, atendimento médico, medicina do trabalho e salão unissex. São atendidas mais de dez mil pessoas por ano, entre funcionários dos comércios conveniados, dependentes e associados. “São cem mil atendimentos em 11 anos de atividade. Tudo alcançado com muita luta e dedicação, até porque, no começo não havia estrutura e nem recursos. Hoje é diferente, pois esta entidade sindical, além de possuir recursos, alcançou o respeito e a credibilidade perante a classe empresarial pela luta que trava em defesa do trabalhador e seus dependentes. Por isso, o presidente, que está em seu quarto mandato, Adauto Vieira de Paula, e a nova diretoria, merecem essa homenagem”.


Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Sinop
Fabrícia Radael - 066-9912-3592
Tauana Schmidt - 066-9911-1576
Marco Aurélio Jr. - 066-9612-3440
E-mail: assecom@camarasinop.mt.gov.br
Fone - 066-3517-2800

SORRISO MT:MT24HORASNEWS É DE SORRISO:Vereadores prestigiam lançamento da obra de construção do Cras São Domingos


O Cras oferece serviços continuados de Proteção de Assistência e de Promoção Social


Ângela Gimenez
Assessoria de Imprensa

Os vereadores Elias Maciel (PSB) e Jane Delalibera (PR) participaram nesta tarde (29.09) do lançamento da obra de construção do prédio que irá abrigar o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) no bairro São Domingos.
Com a nova sede, as oficinas desenvolvidas pela unidade deixarão de utilizar espaços de outras entidades.
A obra está orçada em R$ 460 mil e os recursos são oriundos dos governos federal, estadual e municipal.
O vereador Elias parabenizou a Prefeitura pela iniciativa de construir um novo local para o centro. “As pessoas atendidas pelo Cras terão mais conforto e comodidade sem precisar se deslocar para outros lugares”, disse.
Além do Cras São Domingos, a Ação Social do Município mantém ainda o Cras São José.
O Cras é uma unidade pública, que atua com famílias e indivíduos em seu contexto comunitário, visando a orientação e fortalecimento do convívio sócio-familiar.
Em Sorriso, o atendimento social psicológico é desenvolvido por meio de oficinas para grupos de gestantes, idosos, crianças e mulheres. Além de capacitação profissional, os cidadãos recebem apoio no aprendizado para geração de sua própria renda.
Elias lançamento.JPG

SORRISO MT:MT24HORASNEWS É DE SORRISO:Primeiro ano da Ficha Limpa é marcado por avanços, lutas e desafios


A Lei da Ficha Limpa (nº 135/2010), que barra candidaturade políticos condenados pela Justiça brasileira, completa hoje (29) um ano. A iniciativapopular levada a cabo por várias organizações que integram o Movimento deCombate à Corrupção Eleitoral (MCCE), reuniu 1 milhão e 600 mil assinaturas e,ainda hoje, enfrenta resistência por parte de setores conservadores, correndo orisco, inclusive, de não ser aplicada.
De acordo com Márlon Reis, membro do MCCE e juiz deDireito, os setores que se opõem à Lei da Ficha Limpa argumentaminconstitucionalidade, apoiando-se principalmente no princípio da”presunção da inocência” e na retroatividade da lei para crimes cometidos antesde sua vigência. Em março deste ano, o Supremo Tribunal Federal(STF) decidiu anular a aplicação da lei para as eleições de 2010.
Agora, a decisão se concentra no julgamento próximoda Ação Declaratória de Constitucionalidade nº30, que pleiteia a plenaconstitucionalidade da lei. “O que está em jogo é o reconhecimento daconstitucionalidade da lei e, com isso, se ela será aplicada”, explica.
Juridicamente, Márlon esclarece que a lei penal nãopode ser aplicada retroativamente, porém esse não é o caso da Ficha Limpa, queé uma lei de natureza administrativa eleitoral.
A norma torna inelegíveis pessoas com condenação emprimeira ou única instância por crimes como racismo, homicídio, estupro,tráfico de drogas e desvio de verbas públicas; e parlamentares que tenhamrenunciado para fugir de cassações, pessoas condenadas por compra de votos ouuso eleitoral da máquina administrativa.
“Se uma lei nova viesse a estabelecer que pessoascondenadas por pedofilia não podem ser professores da educação infantil, éclaro que não haveria dúvida que essa lei se aplicaria a todos os que jápraticaram o crime, e não aos que o fizeram depois da aprovação da lei”,exemplifica.
Apesar da oposição ferrenha à Ficha Limpa, o juizressalta que o MCCE está tranquilo. “Isso é normal. Se a gente não tivesse essaresistência, teria algo errado, com certeza.”, afirma.
Na opinião do militante, o principal avanço trazidopela Ficha Limpa é justamente a introdução do tema na pauta de discussões navida dos brasileiros. “A vida pregressa nunca ganhou muito destaque antes, masagora se tornou assunto de primeira ordem”, pontua.
Outra conquista é a mudança no marco legal, agoraaprimorado. Márlon destaca que a Lei não suprime o direito de escolha doseleitores, apenas exclui os candidatos com graves problemas na Justiça. Porfim, o fato de o povo ter feito valer sua vontade, levando o Projeto de Lei aoCongresso por meio de iniciativa popular, se constitui em significativavitória.
“Nós estamos vendo que a sociedade está acordandopara se mobilizar de maneiras inovadoras. A própria sociedade está acordando eaqueles que não percebem a veemência desse grito podem se surpreender comprofundas mudanças. Agora, a ética na política começa a ser padrão, não é maispragmatismo na política, são novos critérios e perfis de candidatos”, analisa.
Para celebrar este primeiro aniversário, o MCCErealizou ato hoje pela manhã no Congresso Nacional, no Salão Negro da Câmarados Deputados.
Retrospectiva
O processo de coleta de assinaturas para a Lei daFicha Limpa foi coordenado por 50 entidades que encabeçam o MCCE, tendo o apoiode muitas outras organizações como igrejas, sindicatos, associações, grupos dejovens.
Entre maio de 2008 e setembro de 2009, foramrecolhidas 1 milhão e 600 mil assinaturas presenciais, 300 mil além do númeronecessário para que um Projeto de Lei chegue ao Congresso brasileiro comoiniciativa popular. Além disso, o MCCE conseguiu outras 400 mil assinaturas nainternet, em apenas duas semanas. Estas não tiveram valor legal, mas servirampara demonstrar o amplo apoio social.
Também houve pressão popular exercida diretamente sobreos parlamentares; alguns chegaram a receber 30 mil e-mails pedindo a aprovaçãoda lei.